Ver Versão Completa : Freio a ar na Band
GERALDOMS
13/07/2010, 15:06
Bem, finalmente criei coragem e coloquei o tão sonhado freio a ar (ar/ óleo) na minha band.
Ainda estou em fase de testes, mas estou muito satisfeito.
Alguém já fez essa adaptação?
O que achaste depois da mudança?
Abraços.
jipeirodesdepequeno
13/07/2010, 21:31
opa
ainda é só um sonho, quero colocar na minha band também!
qual motor você tem?
Opa Geraldo, eu estou na Bahia, mas sou do Rio de Janeiro, e o mecânico diesel do meu pai tem uma Toy Band com freio a ar há muito tempo sem problemas... ele mesmo que instalou...
Abraços.
bandoleiro
13/07/2010, 22:27
posta umas fotos ai para nós. Principalmente do reservatório de ar. Quais mudanças são necessárias para mudar o compressor do motor mercedes para gerar pressão ao invés de vácuo? A band é com freio a disco ou a tambor?
Sergioporto
14/07/2010, 11:15
Bem, finalmente criei coragem e coloquei o tão sonhado freio a ar (ar/ óleo) na minha band.
Ainda estou em fase de testes, mas estou muito satisfeito.
Alguém já fez essa adaptação?
O que achaste depois da mudança?
Abraços.
Olá,to com vontade de colocar tambem na minha branquela 92.Qual válvula que colocaste?De qual veículo? Colocou cuica?qual?Qual depósito de ar? Desculpe as perguntas mas serao de grande valia p/ mim!Acho que para mim sómente nao,para todos do forum.
Um abraço
Sergioporto
14/07/2010, 11:17
posta umas fotos ai para nós. Principalmente do reservatório de ar. Quais mudanças são necessárias para mudar o compressor do motor mercedes para gerar pressão ao invés de vácuo? A band é com freio a disco ou a tambor?
Bandoleiro,sómente inverter posiçao da tampa do compressor onde estao as válvulas,Sucçao pode ser feita na admissao.
Glauco mendes
14/07/2010, 11:30
Interessante , o sistema deve ser semelhante ou igual usado nos caminhões MB mais antigos, poderiam passar mais informações pois tenho um compressor para instalar na minha, derrepente! o custou fica muito alto?
Abs..
Acurvelo
14/07/2010, 17:16
Glauco e pessoal,
Eu sou mecanico (não de Band) mas sou um proprietario e meio prof. pardal. Estive analizando esta possibilidade de isntalar o servo pneumatico na minha tambem. Porem ao analizar varias possibilidades e riscos pensei o seguinte:
Qual é o meu problema, freio duro ou ineficiente? O meu problema como usava o sistema a vacuo original era a ineficiencia de frenagem. portanto a culpa não era do servo a vacuo ou a ar e sim do sistema que usava nas rodas. Iniciei uma busca e verifiquei com outros foristas as diferenças que teria com o freio a ar (é tudo igual) e descobri que a melhor mudança seria o freio a disco na dianteria que o meu era a tambor e a a substituição do sistema trazeiro para dois cilindros por roda como as novas que a minha era antiga. Efetuei toda a mudança e digo a todos após alguns ajustes se não tomar cuidado quebro o parabrisas com meu cranio. rsrsrsrs.
Mas se mesmo assim quiserem colocar o pneumatico segue abaixo a receita:
Comprem um acionador de freio do caminhão MB 1113 ou 608 (Hidro ar)
valvula de alivio do MB (100PSI)
Tanque de ar pequeno (MB-608)
3mts de mangueira de polietileno 1/2"
Conexões para o compressor, tanque e valvula
abraçadeiras para o tanque
Procurem um bom soldador pra colocar as braçadeiras
Mecanico a diesel pra instalar o sistema
boa sorte,
Andre
Glauco mendes
14/07/2010, 18:20
Glauco e pessoal,
Eu sou mecanico (não de Band) mas sou um proprietario e meio prof. pardal. Estive analizando esta possibilidade de isntalar o servo pneumatico na minha tambem. Porem ao analizar varias possibilidades e riscos pensei o seguinte:
Qual é o meu problema, freio duro ou ineficiente? O meu problema como usava o sistema a vacuo original era a ineficiencia de frenagem. portanto a culpa não era do servo a vacuo ou a ar e sim do sistema que usava nas rodas. Iniciei uma busca e verifiquei com outros foristas as diferenças que teria com o freio a ar (é tudo igual) e descobri que a melhor mudança seria o freio a disco na dianteria que o meu era a tambor e a a substituição do sistema trazeiro para dois cilindros por roda como as novas que a minha era antiga. Efetuei toda a mudança e digo a todos após alguns ajustes se não tomar cuidado quebro o parabrisas com meu cranio. rsrsrsrs.
Mas se mesmo assim quiserem colocar o pneumatico segue abaixo a receita:
Comprem um acionador de freio do caminhão MB 1113 ou 608 (Hidro ar)
valvula de alivio do MB (100PSI)
Tanque de ar pequeno (MB-608)
3mts de mangueira de polietileno 1/2"
Conexões para o compressor, tanque e valvula
abraçadeiras para o tanque
Procurem um bom soldador pra colocar as braçadeiras
Mecanico a diesel pra instalar o sistema
boa sorte,
Andre
Curvelo eu já uso freio a disco nas 04 rodas da minha band o freio é bom, mas como estamos sempre invetando rsrsrsrsr, valeu pela dica.
band mod.81,lona nas 4 rodas,e freio a ar/oleo.
sistema muito bom,freio eficiente,trava as rodas e canta pneu em lombadas,quando esqueço que estou na 81 e nao na outra,acho melhor que o da mod.99
as dicas do acurvelo sao otimas,
mas no meu caso nao foi necessario o soldador,instalei o reservatorio do mb608 embaixo do assoalho do banco traseiro,coloquei 02 coxim da cabine do scania,e aproveitei as bracadeiras originais do reservatorio do mb608,comprei na casa de peças.
o coxim ficou entre a braçadeira e o reservatorio.
na sua relação faltou uma cuica de freio,para acionar o sistema traseiro,a cuica foi instalada proxima da caixa da bateria,como para a traseira o sistema ficou comprido,foi colocado uma cuica para auxiliar na pressao,na dianteira foi direto para as rodas.
o acionador de freio que vc cita,aqui é conhecido como valvula pedal,foi retirar o cilindro do pedal de freio e encaixar a valvula,antes foi necessario fazer uma chapa quadrada com um furo no meio para acoplar a valvula e fixar na parede cora fogo/no mesmo lugar onde estava a cilindro do pedal.
depois foi colocado um cilindro de freio do mb608 com reservatorio de oleo.
encurtando:
custo total proximo de 2.000,00,
com este valor da para colocar freio a disco nas 4 rodas,mas,
buzina a ar maritima=01,buzina 3 cornetas=01,valvula de descarga espirando no farol e ar para tirar o po da viatura por dentro,como diz a propaganda nao tem preço...
GERALDOMS
15/07/2010, 16:06
O motor do Barrão é um MB 314.
No meu foi retirado o hidrovácuo e cilindro mestre de freio, no lugar foi colocado a válvula pedal da scania, antes da travessa dos amortecedores traseiros (parafusado na lataria) fica o cuicão adaptado a um cilindro de freio e a válvula reguladora ambos do MB 1113 e na parte de trás tem o cilindro de ar do MB 608, fixado no chassi. Também coloquei a buzina com uma solenóide, a mangueira pra limpeza interna do carro e a mangueira de socorro pra encher pneu, também foi eliminado o freio de mão e colocado o maneco.
A mangueira de sucção do compressor foi adaptada na entrada de ar do motor e a saída do compressor foi pra válvula reguladora, a entrada de ar no carter foi isolada com um taps.
O suspiro do motor assim como a mangueira de sucção foi adaptada à entrada de ar do motor.
Em outra oportunidade posto as fotos.
Abraços.
GERALDOMS
15/07/2010, 16:11
Interessante , o sistema deve ser semelhante ou igual usado nos caminhões MB mais antigos, poderiam passar mais informações pois tenho um compressor para instalar na minha, derrepente! o custou fica muito alto?
Abs..
Glauco, qual o motor da tua Band? Se for Mercedes não precisas desse compressor, no teu motor já tem um. É só veres com o teu mecênico.
Abraços.:concordo:
jipeirodesdepequeno
15/07/2010, 18:40
e para o 14b, como ficaria?
Bernardo Hoelz
15/07/2010, 19:07
e para o 14b, como ficaria?
O motor 14B não possui compressor de ar como os Mercedes, teria que adaptar.
Glauco mendes
15/07/2010, 19:16
Glauco, qual o motor da tua Band? Se for Mercedes não precisas desse compressor, no teu motor já tem um. É só veres com o teu mecênico.
Abraços.:concordo:
Geraldo compressor que eu me referia é o original do motor Mercedes, a minha band é 78 e este ano o OM-314 ñ vem com o mesmo então comprei uma para colocar só ñ me animei ainda rsrsrsrsr.
Abs...
dener oliveira
18/07/2010, 20:09
amigos a pouco tempo fiz uma e gastei por volta de R$2500 mais porque minha bande não tinha compressor, mas acho que vão gastar + ou - R$1500 o mecanico que fez pra mim é muito bom mesmo e ele faz sem problema e entrega com freio estacionario e tudo mais gostei muito pena que tive que vender minha bande para adquirir uma cabine dupla. Se ouver enterece posso passar o contato do mecanico. ou tirar alguma duvida é sempre um prazer ajudar.
como foi instalado o freio estacionario.?
Acurvelo
20/07/2010, 10:41
Felix,
O freio estacionnario pode continuar o mesmo na saida da caixa ou instalar uma cuica dupla no cilindro de freio sendo uma pra freiar e outra pra freio de estaconamento. Ai ficará com freio de estacionamento igual aos caminhões, em uma manete.
Sds,
André
achei interessante vc diser que a bomba de vacuo serve tambem p/ pressao, e muita gente despresa essa bomba de vacuo nos caminhoes p/ colocar compressor... vou testar..:concordo: valew mesmo:concordo::concordo:
COMPLEMENTANDO: p/freio estacionario, vai ter que adaptar as cuicas no eixo trazeiro.
fabiano soriano
20/07/2010, 19:17
Com freio a ar na band, é necessário um tempo para encher o compressor e a pressão do ar soltar os freios para poder sair com a band? Se sim....quanto tempo aproximadamente?
Valeu
GERALDOMS
21/07/2010, 07:16
Com freio a ar na band, é necessário um tempo para encher o compressor e a pressão do ar soltar os freios para poder sair com a band? Se sim....quanto tempo aproximadamente?
Valeu
Caro Fabiano, como o balão do Barrão é pequeno, balão do MB 608, a 1000 RPM leva aproximadamente 2 minutos pra atingir 5 kgf e liberar o maneco.
Abraços,
GERALDOMS
21/07/2010, 07:22
Bom dia pessal,
Alguém conhece algum relógio de pressão que caiba extamente no lugar de colocar o relógio no painel da Band?:pensativo:
Coloquei um de compressor, mas ficu pequeno.:-?
Abraços,
Valeu
O tempo é relativo, vai pepender de dois fatores, o compressor e o tamanho do reservatorio. um caminhao com um bom compressor (funcionando perfeito) gasta em media de 1 a 2 mnutos p/ atingir a pressao minima p/ destravamento dos freios.
Bom dia pessal,
Alguém conhece algum relógio de pressão que caiba extamente no lugar de colocar o relógio no painel da Band?:pensativo:
Coloquei um de compressor, mas ficu pequeno.:-?
Abraços,
Qual o diametro do seu furo? No "bom" sentido é claro:mrgreen: trabalho com peças de compressores e acho que posso te ajudar.
GERALDOMS
01/08/2010, 17:33
Qual o diametro do seu furo? No "bom" sentido é claro:mrgreen: trabalho com peças de compressores e acho que posso te ajudar.
Grande Edwint o relógio deve ser de 52 mm, mas eu preferia que fosse de carro mesmo, já que os de compressor não têm iluminação e pra olhar o relógio à noite é complicado.
Abraços,
GERALDOMS
03/08/2010, 19:38
Boa noite pessoal.
Já tentei umas adaptações aqui pra colocar um relógio iluminado, mas ainda não deu certo.:parede:
Ainda estou procurado um relógio, alguém que tenha adaptado sistema de ar na Band tem alguma sugestão?:wink:
Abraços.
Geraldo,
tenho instalado 01 marca cronomac,com fundo branco,funcionando a 2 anos sem problemas.
aqui em sao paulo,vc acha com facilidade.boa sorte por ai.