Ver Versão Completa : Pó Preto no escapamento
Pessoal
Minha F75 quando eu ligo de manhã da uma cuspida de pó preto atraves do escapamento que chega a deixar um grande rastro no chão.
Esse pó sai completamente seco, sem vestigios de oleo ou agua. Meu motor é um BF161.
Alguem pode dar uma dica se isso é normal nesses motores ou se ele esta com problema?
obrigado
Paulo Cesar
15/07/2010, 22:53
Kakiko
Pó preto no escapamento é sinal de carbonização do motor, o problema é que vc falou em grande
quantidade, então isto pode ser sinal de que o escapamento esta enferrujado liberando particulas, sendo mais provável mesmo a ferrugem na tubulação do escapamento.
a outra seria o combustivel (já experimentou abatecer em outro posto).
abs.
Ola Paulo
Realmente o escapamento esta um caos...furado e enferrujado pra caramba...Vou troca-lo em breve porem essa é outra duvida...como vou colocar um escapamento mais alto para evitar de entrar agua, sera que esse pó nao vai acabar ficando retido dentro dele?
Notei tambem que quanto mais o carro fica parado mais pó sai quando eu ligo, isto é, se eu ligar todos os dias sai pouco pó, se eu demorar uma semana para ligar sai muito pó.
Pode ser algo relativo a oxidação/carbonização as partes internas do escapamento e motor. Me disseram que existem aditivos para gasolina que faz a limpeza interna do motor (STP por exemplo)..acho que vou tentar isso o que voces acham? Alguem recomenda algum?
abraço
teste assinatura...........................
Paulo Cesar
16/07/2010, 11:57
Ola Paulo
Realmente o escapamento esta um caos...furado e enferrujado pra caramba...
Notei tambem que quanto mais o carro fica parado mais pó sai quando eu ligo, isto é, se eu ligar todos os dias sai pouco pó, se eu demorar uma semana para ligar sai muito pó.
Pode ser algo relativo a oxidação/carbonização as partes internas do escapamento e motor.
Pelo seu relato, pode ter certeza que o pó é proveniente do escapamento.
Me disseram que existem aditivos para gasolina que faz a limpeza interna do motor (STP por exemplo)..acho que vou tentar isso o que voces acham? Alguem recomenda algum?
abraço
Como o pó e proveniente do escapamento, não use o adtivo agora, troque primeiro o escapamento
e as tubulações também, pois a ferrugem provavelmente corroeu também toda a tubulação
Só depois desta etapa é que deve pensar em algo para o motor.
como vou colocar um escapamento mais alto para evitar de entrar agua, sera que esse pó nao vai acabar ficando retido dentro dele?
Como você pretende colocar um escape mais alto??
Existem muitos pontos contra esta elevação do escapamento.
A simples troca da tubulação já vai ficar sem o pó.
abs.
Paulo
O escape irei fazer sob medida entao estou pensando em fazer no final do escape uma curva 90 graus para cima , subir uns 60cm e virar para traz novamente .
Voce ve algum problema nisso? A ideia é evitar o retorno de agua para o motor quando o carro estiver dentro dágua.
Paulo Cesar
17/07/2010, 11:28
Kakiko
Existem alguns problemas que este tipo de escape pode causar, vou citar alguns:
-Turbilhonamento do ar na saída, provocando algum retorno de gases para o interior do carro mesmo
quando ele esta andado, e muito mais quantidade quando ele esta parado.
- A gasolina que usamos vem com álcool, e com isso tem água, ela vai criar dificuldade na evaporação e
manter mais quantidade no escape. (nos carros a diesel a quantidade é muito inferior facilitando a evaporação)
com isso aumentando a corrosão no escape/tubulação e aumentando a dificuldade da saída do ar.
-Entrada de água de chuva pela saída
- Motores a gasolina morrem com facilidade em função do sistema elétrico com um pouco mais de água por
causa do distribuidor, velas, bobina, outras, com isso você não vai conseguir transpor uma profundidade maior
no nível de água por causa do escape.
-Maior possibilidade de acidentes (queimadura) de você ou de outros.
- me parece ser proibido pelo código de transito.
E outras que não me lembro agora.
Por essas e outras é que não é interessante fazer esta mudança.
Espero ter ajudado um pouco.
abs.
Obrigado pelas dicas...vou fazer o escape sair na posição original mesmo...:dance:
Como vou fazer esse escape sob encomenda posso desenha-lo do jeito que eu quiser...Voces sabem se existe alguma recomendação para diametro dos tubos e silenciador?:parede:
Quanto ao pó preto, vamos ver se resolve só com isso...:palmas:
abraçao
vou ter que trocar o escapamento do meu jeep, porem ele esta com o mesmo motor que a sua F-75, o BF-161. Eu vou ve se uso um tubo de 2,5 polegadas e evitar ao maximo o uso de curvas, possuindo somente aquela curva apos o coletor.
O silenciador vou ve se uso aqueles universal para motor 6 cilindros.
Liguei para o pessoal da Oxford e eles tem todas as peças originais de escapamento dela...:dance:
Vou deixar tudo original mesmo ai nao tem como errar...:palmas:
abraco
Fernando Massad
21/07/2010, 18:10
Kakiko, primeiro quero te dizer que sua assinatura ficou legal demais, parabéns pela criatividade.
Quanto ao escapamento, o único risco de entrar água por ali é se a viatura apagar dentro d'água. Estando o motor funcionando JAMAIS a água terá pressão maior que a saída de escape.
(Até me lembro da minha infância, quando colocávamos batata enfiada no escape dos carros e ficávamos esperando o dono sair. Quando ia ligar a pressão da saída do motor mandava a batata longe...hehehehe acho que vão me expulsar do fórum por causa disso hehehe:parede::parede:)
Pra água entrar no motor, o jipe terá que ter morrido dentro e a água deverá estar acima do coletor de escapamento (lembre-se que a água internamente no escape subirá no mesmo nível que de fora, porque pelo menos um cilindro estará com a válvula de escape aberta), situação a que dificilmente vc irá submeter um jipe com BF.
Abçs
Paulo Cesar
25/07/2010, 22:26
Quanto ao escapamento, o único risco de entrar água por ali é se a viatura apagar dentro d'água. Estando o motor funcionando JAMAIS a água terá pressão maior que a saída de escape.
Pra água entrar no motor, o jipe terá que ter morrido dentro e a água deverá estar acima do coletor de escapamento (lembre-se que a água internamente no escape subirá no mesmo nível que de fora, porque pelo menos um cilindro estará com a válvula de escape aberta), situação a que dificilmente vc irá submeter um jipe com BF.
Abçs
Fernando
Em nenhum momento falei em entrar água no motor pelo coletor de escape, quando ela entra
e provoca o "calço hidráulico" foi porque ela entrou pelo coletor de admissão com o motor ligado
puxando o ar e assim a água vai junto.
O problema é água entrar na tubulação do escape,, isso vai danificando o silenciador mesmo com
o motor ligado, no mais não vai se conseguir ganho nenhum em um motor a gasolina com o
escape dimensionado para cima.
Em minha opinião tal recurso só traz desvantagens.
abs.
Pessoal
Como havia comentado, troquei o escapamento dela...ficou muito bom...o pó preto sumiu, esta andando melhor tanto em baixa rotacao como em alta.:dance:
Observei que a tubulacao do escapamento faz uma curva sobre o eixo traseiro, que imagino que seja para evitar que a agua retorne para o silenciador/motor se o carro "apagar" dentro dágua pois funciona como um sifão.
Muito obrigado pelas dicas pessoal.:palmas: