PDA

Ver Versão Completa : Jato de Areia - Onde fazer

Cotrim
14/03/2005, 16:59
Pessoal,

Estou pensando em fazer uma manutenção mais pesada no SUPER-ESCÓRIA e, para isso, precisarei dar um jato de areia na carroceria e no chassis mas, só tem ums probleminhas:

Onde posso fazer o jato de areia aqui em Sampa?

Quanto custa fazer na carroceria e quanto no chassis?

Precisa fazer o jato e pintar logo em seguida?

[]'s

elcio
14/03/2005, 17:18
oi Fabio.

se fosse por aqui te indicava um lugar BBB.

eu paguei, na epoca, pra jatear o jeep TODO (lata, chassi, eixos, tudo exceto motor e escapamento) 800,00 se nao me engano, entregando o jeep desmontado, logico.
vc precisa, assim que ele sair do jateamento, eh dar um bom jato, e ar mesmo, sem preguiça, pra retirar toda a areia que estiver sobrando, e logo apos passar um fundo anti-ferrugem, principalmente na lata, pois de um dia pra outro ja aparece oxidação.
atenção pra nao tocar em nehuma parte do jeep jateado com graxa, oleo, gordura, gasolina, etc, senao fica f#da pra pegar fundo/tinta.

[]´s jateados

LEANDRO CAV
14/03/2005, 17:21
Fala Escoria blz.

Cara eu estou reconstruindo uma F75 denominada Dom Pedro, eu gastei em torno de R$ 1.000,00 com o jato de areia, o que eu utilizo é em Utinga em Santo Andre.

Com relação ao pos jato, assim que a peça sai do jato é necessario vc aplicar Wash Primier, caso contrario a ferrugem vai detonar novamente.

caso vc tenha curiosidade tem umas fotos neste link http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=7710 e em breve vou colocar as fotos recente da cabine que peguei sabado no jato blz.

qualquer duvida estou a disposiçao.

[]'s

fugger
14/03/2005, 17:23
...se fosse por aqui te indicava um lugar BBB...

Cita aí, pra registro e uso dos demais...

[]´s

elcio
14/03/2005, 17:55
Cita aí, pra registro e uso dos demais...

[]´s

Stival:
41-272-3900

[]´s

Cotrim
14/03/2005, 19:26
Pessoal,

Obrigado!

Vamos colocar mais esse valor na planilha do SUPER-ESCÓRIA.

[]'s

Lucianom38a1
15/03/2005, 16:48
Fábio, foi bom vc ter levantado essa bola, pois estou a fim de jatear o meu Jeep tb. Mas tenho algumas dúvidas (de leigo)

1)-Ainda é permitido o jateamento com areia? Ouvi falar que agora só é permitido com micro-esferas de vidro.

2)-É possível jatear superfícies planas, como o capô ou as laterais do Jeep? Ja me disseram que esse tipo de superfície fica ondulada;

3)-Para jatear o chassis, é necessário tirar fora o motor, câmbio e eixos? Não fica resíduos de areia prejudiciais?

Uma vez me deram o fone da Só Jatos (11) 6941-6044. Porém não conheço ninguém que tenha feito o serviço lá para nos falar se esse pessoal é bom. Mas pelo menos é um contato

[]'s Jateados

Beto Lacerda
15/03/2005, 17:19
Uma vez me deram o fone da Só Jatos (11) 6941-6044. Porém não conheço ninguém que tenha feito o serviço lá para nos falar se esse pessoal é bom. Mas pelo menos é um contato

ja fiz um serviço com eles a uns 2 anos não tenho nada que desabone a empresa mas tb. não posso elogiar , lembro que o preço foi bom mas houveram alguns probleminhas que com o tempo se resolveram , eles estragaram uma peça do carro que eu tava mexendo (buick 1926 todo original ) e foi soda de achar uma igual , que eles dividiram o custo comigo pois fui avisado que possivelmente haveriam danos por ser uma chapa muito fina (aro do farol) , mas ainda acho que com boa vontade o estrago seria menor , o que importa é que resolveram o problema mas eu só elogio quem não causa nenhum inconveniente ,mas que fique claro que os problemas foram sanados (demorou uns 4 meses mas resolveu) resumindo pode ser que vc tenha problemas , mas eles resolvem com tempo . fora isso as ooutras peças como chassis e lataria que eram mais grossos ficaram como esperado
[]'s
[]'s

elcio
15/03/2005, 17:40
... fui avisado que possivelmente haveriam danos por ser uma chapa muito fina (aro do farol) , mas ainda acho que com boa vontade o estrago seria menor , ...

[]'s

o jato de areia eh abrasivo mesmo, tem que escolher bem as peças que se manda jatear senao desmancha.
me lembro que o assoalho do jeep voltou com um rombo, onde era ferrugem sumiu tudo.

[]´s

gseverog
15/03/2005, 23:38
:roll: :roll: pra q serve o jateamento??? :roll: :roll: :oops:

LEANDRO CAV
16/03/2005, 09:02
caros colegas, algumas duvidas eu posso tirar.

quanto a peças como capu, nao recomendo o jato de areia visto que é uma peça grande com poucos reforços possivelmente vai ficar ondulado, qto as demais peças nao vejo problemas desde que feitas individualmente.

o tem que ir desmontado somente ele, quanto a residuo de areia isto pode ser retirado posteriormente com um jato de ar quando vcs forem dar um fundo base para nao enferujar (ou seja nao pegar cupim novamente rsrs).

acho que ajudei em algo.

[]'s

elcio
16/03/2005, 10:31
:roll: :roll: pra q serve o jateamento??? :roll: :roll: :oops:

jateamento eh um processo pelo qual se elimina alguns materiais (como tinta, massa, ferrugem,etc) de materiais metalicos, usando-se um compressor extremamente podente e uma camara de vacuo, expelindo areia de rio, (nunca de mar) a uma velocidade violenta sobre o material aplicado.
porem eh um processo anti-ecologico por varias razoes.
tudo que nao for metal ou se o metal nao for resistente o suficiente desintegra.
tbem pode-se fazer jateamento sobre vidros para fins decorativos.
outros materiais podem ser utilizados, como particulas aluminio ou de ferro.
eh um processo ecologicamente correto mas muito mais caro.
os gringos usam jato de sodio para arrancar tinta, pois areia eh proibido.
nesse caso eh usado uma especie de sal marinho no processo.
mas soube que isto custa varias maletas de doletas. :wink:

[]´s

elcio
16/03/2005, 10:41
quanto a peças como capu, nao recomendo o jato de areia visto que é uma peça grande com poucos reforços possivelmente vai ficar ondulado...

[]'s

eu jateei ate a tampa do porta luvas e nao deu nada.
na verdade desintegrou tudo que estava enferrujado, mas nao deformou nada.
mas como acontece de tudo nesse mundo, eh bom verificar.

[]´s

Cícero Franco
16/03/2005, 14:54
Se tu queres fazer um bom jato de areia barato, vai na Praia do Cassino em Rio Grande, RS e pára na beira da praia no inverno! De preferência quando tiver soprando o Nordestão! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Lucianom38a1
16/03/2005, 15:02
Eu sei que foi proibido o jateamento de areia no Brasil, pois um dos problemas era a inalação de pequenas partículas de areia, que se acomulavam no pulmão da pessoa que aplica.

O pessoal está testando fazer este jateamento com micro esferas de vidro (reutilizável), só que eu não sei se a massa dessas micro esferas é muito grande, transformando o processo já agressivo (com areia) em algo não mais praticável.

A lata do meu Jeep possui muitas camadas de tinta. Eu queria fazer isso direito, retirando a ferrúgem e tb a tinta grossa. Será que este é o melhor método?

[]"s

elcio
16/03/2005, 15:23
Eu sei que foi proibido o jateamento de areia no Brasil, pois um dos problemas era a inalação de pequenas partículas de areia, que se acomulavam no pulmão da pessoa que aplica.

o que eh proibido eh trabalhar sem a proteção adequada.
os caras que aplicam o jato trabalham com umas roupas que parece astronauta. nao tem uma parte do corpo sequer exposta, tudo coberto.

O pessoal está testando fazer este jateamento com micro esferas de vidro (reutilizável), só que eu não sei se a massa dessas micro esferas é muito grande, transformando o processo já agressivo (com areia) em algo não mais praticável.

as particulas para jateamento que que ser muito finas.
nao eh a toa que o jato de sodio eh hoje o metodo mais eficaz para jateamento de metais.

A lata do meu Jeep possui muitas camadas de tinta. Eu queria fazer isso direito, retirando a ferrúgem e tb a tinta grossa. Será que este é o melhor método?

geralmente o jateador cobra por hora jateada. entao quanto mais craca no jeep mais horas de trabalho e mais dinheiro que sai do seu bolso.
eu espatulei e lixei o jeep antes de jatear, senao ficava sem os olhos da cara.
o jateamento da o acabamento final, onde a lixa, a espatula e a escova de aço ja nao fazem mais efeito.

[]´s

Lucianom38a1
17/03/2005, 11:16
Elcio, vc acha que valhe a pena passar aqueles removedores de tinta (pastoso), e fazer o "trabalho fino" no jato de areia?

É possível jatear o chassis sem tirar o motor e eixos? Tenho medo de entrar areia entre as laminas do feixo, e não sair mais (a areia mistura com a graxa).

O que vcs acham?

fugger
17/03/2005, 11:36
Elcio, vc acha que valhe a pena passar aqueles removedores de tinta (pastoso), e fazer o "trabalho fino" no jato de areia?

Vale, vc ganha um bom tempo ($$$) no jato, tirando o grosso da tinta com removedor.

Não é o ideal, mas vc pode passar o removedor e quando a tinta "arrepiar" mete uma lava jato que a tinta sai com facilidade. :wink:

Aí vc deixa só no metal com o jato de arreia.

É possível jatear o chassis sem tirar o motor e eixos? Tenho medo de entrar areia entre as laminas do feixo, e não sair mais (a areia mistura com a graxa).

É possivel jatear partes do chassi, por inteiro é necessário deixar o chassi livre.

[]´s

elcio
17/03/2005, 12:25

O que vcs acham?

oi Luciano:

como disse o Fugger, eh possivel sim, eu passei removedor pastoso nos eixos e chassi, depois raspei com espatula e escova de aço.
depois de bem secos, foram para o jateamento.

eu nao aconselho jateamento com o jeep montado, na verdade nunca vi isso.
vai entrar areia nas partes "intimas" do motor e vai acabar com qquer fio ou parte eletrica que tiver.
e, o pior, vai ficar um serviço incompleto e mal feito, nao por culpa dos caras, mas por causa das partes inalcançaveis que nao poderao ser jateadas por causa do motor, ali, atrapalhando.
jatear feixes de mola eh bobagem. aconselho desmontar e lixar vc mesmo, eh muito facil e vc economiza uma grana.

[]´s

RBANDEIRA
18/03/2005, 11:55
Achei caro o custo do jato de areia, este custo e de apenas maquina + m. obra +
areia = 1.000,00 , em quanto tempo leva para fazer o serviço ?

Rodrigo

elcio
18/03/2005, 12:26
Rodrigo.

que preço eh esse que vc colocou ai?1000,00 pra fazer o que?
eu paguei 500,00 pra jatear o jeep todo a 70,00 a hora.
foram mais de 7 horas de serviço mais um chorinho.
ninguem disse que eh um serviço barato, mas 1.000,00 ta o olho da cara.
por isso eh interessante entregar o jeep pre lixado, pra diminuir as horas jateadas, a nao ser que o sistema cobrado por ai seja outro, como por empreitada por exemplo.
ai vc entrega o jeep como esta.

[]´s

Edintruder
19/03/2005, 15:54
O jato de areia foi proibido a partide de março desse ano, pórtanto o pessoal tem que correr para fazer antes que só consiga na clandestinidade por esse serviço.
Para jatear lataria se usa jato de areia fino, não amassa e mantém gravações da chapa, para chassis se usar o jato de areia grossa normal.
Na empresa onde trabalho adotamos jato de granalha, que é um granulado de aço, mas só serve para chapas grossas e é mais caro.
Para esse serviço dá para repetir o que foi dito antes, vem para a praia do cassino quando soppra o nordestão que se ganha um jato de areia de graça (pelo menos nas canelas) eheehehe.

Fredão ºOlllllllllllllOº
23/10/2006, 16:41
alguem tem o tel de alguem q faça esse trampo em sp?

Lucianom38a1
29/12/2008, 16:48
No meu Jeep fiz jato de granalha.

Estava preocupado, porém nenhuma peça ficou empenada. Apenas a textura das chapas ficou um pouco áspera, mas nada que uma lixa fina não resolvesse.

TIA0
09/06/2010, 15:44
Boa tarde,

Gostaria de saber algumas coisas...

Qual a pressão necessária para o abrasivo remover da tinta/massa da peça de metal?
A tinta/massa sai na primeira passada do jato ou é preciso passar mais de uma vez?
Um compressor de 20 pés/175L/140Lbs aguenta fazer o jateamento de um monobloco inteiro?

abraços

alberto neto
14/10/2014, 21:04
onde vc fez , endereço por favor