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Ver Versão Completa : Socorro aos experts - explorer arc



velocyraptor
12/07/2010, 21:46
Pessoal,

Estou em vias da compra de uma Explorer V8, mas acabei de me deparar com um fator que considero preocupante.

Todas as Explorer V8 (que no Barsil só vieram em versão Limited) tem o maldito ARC, ou seja o sistema eletronico de autonivelamento que usa amortecedores especiais e um sistema de ar comprimido?

Isso me impede de usar os adorados ES9000 PROCOMP ou basta tirar tudo e instalar amortecedores normais? Será que há alguma diferença de encaixe ou suportes?

Embora meu uso não preveja trilhas, sendo um SUV com 4x4 permanente não quero estar limitado a só andar no asfalto... quero poder viajar sem dores de cabeça, em qualquer estrada. Sempre usei os ES9000 em minha antiga Ranger e adoro a performance desses amortecedores e sua robustez.

Fico no aguardo de notícias que espero sejam animadoras.

Abraços,

du
12/07/2010, 22:30
Velocyraptor,

Boa noite.
Tenho quase certeza que a minha Limited não tem este ARC. Na traseira está com amortecedores Rancho 9000. Na frente não sei quais são os amortecedores, mas não são Rancho, pelo menos não são Brancos nem Prata. Resumindo se original ela tinha este sistema, não tem mais. Como verifico se tem este sistema ?
Abraços Du.
Explorer Limited V8 2000

velocyraptor
12/07/2010, 23:04
Bom Du,

Antes de tudo, checar o manula da viatura, pra ver se ele fala do Air Ride Height. Os carros que tem esse dispositivo tem um compressor de ar que fica junto ao pneu step, conectores eletricos e mangueiras nos amortecedores (veja os seus dianteiros), e um botão liga/desliga do sistema que fica no compartimento do macaco, pelo que entendi.

De toda forma, na central de avisos se o sistema estiver sem funcionar apareceria o aviso de "check air ride".

Tomara mesmo que as unidades que vieram para cá não tenham essa firula.

Abraços,

juliano muller
12/07/2010, 23:13
Bão, na minha tem esse sistema e esta desativado, o conector esta desligado e no computador de bordo na há nenhum alerta sobre tal sistema...:discordo:
Pode comprar sem medo e vc pode por o amortecedor que vc quiser, que é só alegria...e olha que eu tenhho brincado bastante!:concordo:

Abraço...

velocyraptor
12/07/2010, 23:39
Grande Juliano,

Minha dúvida está no fato de os suportes serem os mesmos...em todo lugar que eu vejo amortecedores para compra, tipo Rancho ou Procomp, tem uma ressalva dizendo que não servem nos modelos com Air Ride.

Será que esses amortecedores do Air Ride tem tamanhos ou encaixes diferentes? Os traseiros acho pouco provavel, mas lá na frente será que os encaixes ou fixações não tem diferença? Desligar o sistema, ok, sem problemas, mas como eu gostaria de usar amortecedores mais firmes...fico cabreiro de depois não servirem.

Alguém sabe de alguma diferença?

Valeu Juliano! Ta linda sua V8.

christian govastki
13/07/2010, 09:47
Veloci, acredito que quando digam que os Rancho/Procomp não servem nas Explo com ARC é que não dá para usar o controle do ARC com estes amortecedores.

O Rancho 9000 com controle remoto segue o mesmo princípio do ARC (injeta ar para deixar o amortecedor mais ou menos duro).

Dá uma pesquisada no manual da Explo para ver como é que o ARC funciona, se não daria para adaptar no Rancho/Procomp, desativando o controle eletrônico e passando para o manual, aproveitando o mesmo compressor.

Agora eu também preciso da ajuda dos universitários, as Explo V8 são ou não 4x4? eu já li as duas opções. Ou elas são 4x4 (AWD) mas sem reduzida?

velocyraptor
13/07/2010, 10:33
Christian,

Eu tenho o manula de serviço da explorer, mas ele só mostra como fazer a manutenção e os testes no sistema, não mostra por ex fotos ou faz descrições físicas.

Quanto à tração, todas as explorer V8 tem câmbio 4r70w de 4 marchas e uma caixa de transferência diferente, sem opção de rodar 4x2 e sem reduzida. Ela opera o tempo todo em 4x4, mas com acoplamento viscoso o que permite que se rode sem desgastes, como aconteceria numa caixa de transferência direta, onde o 4x4 só deve ser utilizado em terrenos de baixa aderência.

vanderlei correa leite
17/07/2010, 14:09
Que peça é esta da foto que fica em cima do estepe?

vanderlei correa leite
17/07/2010, 14:10
Bão, na minha tem esse sistema e esta desativado, o conector esta desligado e no computador de bordo na há nenhum alerta sobre tal sistema...:discordo:
Pode comprar sem medo e vc pode por o amortecedor que vc quiser, que é só alegria...e olha que eu tenhho brincado bastante!:concordo:

Abraço...
QUE PEÇA É ESTA DA FOTO QUE FICA EM CIMA DO ESTEPE? ENTRE O CHASSIS.
:shock:

juliano muller
18/07/2010, 10:16
Esse é o sistema ARC que citam acima, um conjunto motor e reservatorio que aciona os amortecedores originais que equipam algumas Explo...no caso da minha esse sistema esta desligado...:concordo:

Abraço...

vanderlei correa leite
18/07/2010, 10:31
Esse é o sistema ARC que citam acima, um conjunto motor e reservatorio que aciona os amortecedores originais que equipam algumas Explo...no caso da minha esse sistema esta desligado...:concordo:

Abraço...
obrigado pela resposta mas poderia ser este aparelho que controla os amortecedores que minha explorer v6 balança muito na estrada tem lugar que ñ da nem pra pisar muito devido o balanço,se alguem puder me ajudar e tirar minhas duvidas agradeço.

christian govastki
18/07/2010, 10:36
Vanderlei, salvo engano o ARC só equipa as V8 que vieram para o Brasil.
Para o seu caso, o melhor seria um jogo de amortecedores Rancho 9000 ou Procomp com regulagem, o perfeito são os com regulagem remota, assim você ajusta a carga conforme o seu estilo de uso.

vanderlei correa leite
18/07/2010, 11:26
Vanderlei, salvo engano o ARC só equipa as V8 que vieram para o Brasil.
Para o seu caso, o melhor seria um jogo de amortecedores Rancho 9000 ou Procomp com regulagem, o perfeito são os com regulagem remota, assim você ajusta a carga conforme o seu estilo de uso.
é que semana passada eu tirei o tanque para mexer na bomba de combustivel ai quando eu tirei o estepe eu vi esta peça ai da foto que vc tem até pensei no momento que seria parte do tanque. mas sobre o amortecedor pode ser este o problema de balançar.usar este que vc citou ai?

Orleans
19/07/2010, 11:45
Esse é o sistema ARC que citam acima, um conjunto motor e reservatorio que aciona os amortecedores originais que equipam algumas Explo...no caso da minha esse sistema esta desligado...:concordo:

Abraço...

Amigo Juliano,

Essas caixas fazem parte das emissões evaporativas, que servem para recuperar e armazenar os vapores de combustível, evitar que as emissões de hidrocarboneto sejam expelidas na atmosfera e direcionar vapores para o motor.

Obrigado pelas informações sobre o Maxxis:concordo:

Abraços

http://img830.imageshack.us/img830/5761/canister.jpg

vanderlei correa leite
19/07/2010, 13:25
amigo juliano,

essas caixas fazem parte das emissões evaporativas, que servem para recuperar e armazenar os vapores de combustível, evitar que as emissões de hidrocarboneto sejam expelidas na atmosfera e direcionar vapores para o motor.

Obrigado pelas informações sobre o maxxis:concordo:

Abraços

http://img830.imageshack.us/img830/5761/canister.jpg
vc sabe me diser se esta peça estando inutilizada pode atrapalhar no desenvolvimento do veiculo? E obrigado pelo esclarecimento sobre a peça.

christian govastki
19/07/2010, 14:50
Vanderlei, eu ainda não comprei minha Explorer, estou namorando algumas mas não bati o martelo em nenhuma.

Mas sobre os Ranchos, eu digo da impressão que tive das duas Envemo Camper que o meu irmão teve, uma com amortedores convencionais e a outra com o Rancho 9000 e depois 9000 + controle remoto, a diferença de comportamento do carro é absurda, de uma gelatina total para um carro bem estável, mesmo sem o remoto, quando se muda a regulagem de mais macia para mais rígida se percebe a diferença que faz.

A troca dos amortecedores originais por Rancho ou Procomp é um up que com certeza está na lista de prioridades.

juliano muller
19/07/2010, 21:37
Então o misterio tá desvendado! E eu que achava que esse treco em cima do estepe era o tal do ARC, que o Velocyraptor falou!

O meu de qualquer maneira, esta desligado mesmo, então eu não esquento a cabeça...:discordo:

Grande abraço:concordo:

Orleans
28/07/2010, 23:21
Agora eu também preciso da ajuda dos universitários, as Explo V8 são ou não 4x4? eu já li as duas opções. Ou elas são 4x4 (AWD) mas sem reduzida?

Só um complemento.


Sobre a questão da reduzida...palavras de um feliz e humilde proprietário utilizador e pesquisador desmontador e às vezes montador, hehe, de Xplorer:

Todas as 4x4=4wd tem reduzida. Caixa BorgWarner 1354
Todas as 4x4 ctrack tem reduzida. Se não me engano caixa BorgWarner 4405
Todas as 4x4 AWD (All wheel Drive) = Permanente tem reduzida (v8 q vieram pro brasil)

Toda Explorer com tração nas 4 rodas tem uma T case borg warner até 2006 inclusive as Sport Track, partindo da 1354 e suas variações Ctrack e AWD. Todas tem reduzida.

todas são: 4x2:1x1, 4x4:1x1, 4x4Low 2.48:1

Se não tem reduzida é porque é 4x2 ou foi alterada.
[]'s
Marco Mendonça

Orleans
28/07/2010, 23:29
Então o misterio tá desvendado! E eu que achava que esse treco em cima do estepe era o tal do ARC, que o Velocyraptor falou!

Eu também não sabia, só fui fuçar depois que li sobre a sua dúvida no outro tópico.

Tudo isso por causa de um bafinho de gasolina...:putz:

No meu tem duas mangueiras ligadas a uma das caixas, o que significa que está ativo.

Abraços.

juliano muller
29/07/2010, 10:03
Explorer Limited V8 "NÃO" tem reduzida e é 4x4! Todas!:stop:

Abraço...

Orleans
30/07/2010, 13:54
Explorer Limited V8 "NÃO" tem reduzida e é 4x4! Todas!:stop:

Abraço...

A V6 estou tentando aprender e na Explorer V8 a única coisa que sei é que possui 8 cilindros:mrgreen: Verifique na MP que te enviei se tem ou não reduzida.

Abraços

juliano muller
30/07/2010, 22:05
A imagem não abriu!

Posta aqui mesmo...

Abç...:concordo:

adams
30/07/2010, 22:11
A minha é v6, e tem esta caixa.
Realmente tem a ver com os gases, algo similar aos uno miles e suas caixas de carvçai ativado...

http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAKH86tCFsWsrPlso-Vkv58y79DenGbpUN27wwJZBMmnPk1Am_C9k-iD5DvG3XqZPb8jQ5yepF4Qb5jpwMDA6GyIAm1T1UFYOCqZdwYO AqZ8Hrr8wkFicFcLo.jpg

Orleans
30/07/2010, 23:52
Sobre a questão da reduzida...palavras de um feliz e humilde proprietário utilizador e pesquisador desmontador e às vezes montador, hehe, de Xplorer:

Todas as 4x4=4wd tem reduzida. Caixa BorgWarner 1354
Todas as 4x4 ctrack tem reduzida. Se não me engano caixa BorgWarner 4405
Todas as 4x4 AWD (All wheel Drive) = Permanente tem reduzida (v8 q vieram pro brasil)

Toda Explorer com tração nas 4 rodas tem uma T case borg warner até 2006 inclusive as Sport Track, partindo da 1354 e suas variações Ctrack e AWD. Todas tem reduzida.

todas são: 4x2:1x1, 4x4:1x1, 4x4Low 2.48:1

Se não tem reduzida é porque é 4x2 ou foi alterada.
[]'s
Marco Mendonça


As informações em negrito não estão corretas.
Juliano, obrigado pela correção:concordo:
Precisando de qualquer informação que conste no material passado por MP, é só gritar.

Abraços

jpuerro
09/08/2010, 19:12
Bom amigos uma vez vi e andei numa limited 96 V8 que foi importada direto dos EUA

Pois bem, esta tinha este sistema a ar na suspensão que podia ser regulado pelo condutor...

Agora acho que as de importação oficial não têm este sistema, já fucei em tudo possível na net sobre este carro e nunca vi algo sobre este sistema, inclusive nas matérias dos meios especializados.

abs