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Ver Versão Completa : Medidas de pneus para RANGER



pzaidan
12/07/2010, 15:44
Muita gente me pergunta sobre os pneus a utilizar.

Na internet tem vários sites que calculam a diferença entre as várias medidas.
Fiz uma comparação com os que tem vindo nas Ranger aro 15 por aqui.

Specification / Sidewall / Radius / Diameter / Circumference / Revs/km / Difference
Referência:
235/75-15 / 176mm / 367mm / 734mm / 2304mm / 434 / 0.0%
Alternativas:
255/70-15 / 178mm / 369mm / 738mm / 2318mm / 431 / 0.6%
225/75-15 / 169mm / 359mm / 718mm / 2257mm / 443 / -2.0%
215/75-15 / 161mm / 352mm / 704mm / 2210mm / 452 / -4.1%

Ou seja para trocar pelo 255/70 R15 a diferença é muito pequena, nem precisa mexer no velocímetro/odômetro, mas quando você estiver vendo o velocímetro a 100Km/h você na verdade estará a 100,6Km/h
No caso do 225/75-15 você estará a 98Km/h
No caso do 215/75-15, 95,9Km/h

Espero que ajude!

Abs

eduardo1968
12/07/2010, 16:32
Muita gente me pergunta sobre os pneus a utilizar.

Na internet tem vários sites que calculam a diferença entre as várias medidas.
Fiz uma comparação com os que tem vindo nas Ranger aro 15 por aqui.

Specification / Sidewall / Radius / Diameter / Circumference / Revs/km / Difference
Referência:
235/75-15 / 176mm / 367mm / 734mm / 2304mm / 434 / 0.0%
Alternativas:
255/70-15 / 178mm / 369mm / 738mm / 2318mm / 431 / 0.6%
225/75-15 / 169mm / 359mm / 718mm / 2257mm / 443 / -2.0%
215/75-15 / 161mm / 352mm / 704mm / 2210mm / 452 / -4.1%

Ou seja para trocar pelo 255/70 R15 a diferença é muito pequena, nem precisa mexer no velocímetro/odômetro, mas quando você estiver vendo o velocímetro a 100Km/h você na verdade estará a 100,6Km/h
No caso do 225/75-15 você estará a 98Km/h
No caso do 215/75-15, 95,9Km/h

Espero que ajude!

Abs

Prezado Pzaidan

Qualquer informação técnica postada aqui no forum ajuda muito.
Estou trocando os pneus da minha ranger e vou colocar 255 75 15 nela.
Aproveitei e mandei diamantar as rodas originais, depois posto as fotos aqui no forum.
Abs

Eduardo

pzaidan
12/07/2010, 17:21
255/75 altera heim?
abs

jlfarani
12/07/2010, 17:39
Como é que se calcula essa diferença ? Botei os BF265/75/16 na minha Ranger .

Abs

Raposo
12/07/2010, 18:08
Estava com os BF Long Trail 235 75 15 (originais da Ranger XLT 2001) carequinhas.
Depois de consultar (muito) os sábios foristas e de relutar também ($$$) acabei colocando os BF AT 31. Não sou garoto propaganda de pneus nem da FORD, por isso posso falar com segurança:
1) Pontos negativos:
- o consumo de diesel aumentou de 9,5 na cidade para 8,5 e na estrada de 11 para 10 (a 110 km/h)
- o preço dos pneus é bem salgado = R$ 2.400,00 os 04 colocados alinhados e balanceados mais as 04 válvulas;
- a pick up virou mais cabrito ainda (estou rodando com 28 lbs porque se aumentar a pressão não dá nem para dar seta)

2) pontos positivos:
- o velocímetro ficou mais próximo do real = comparando com GPS antes a 60 no velocímetro, 52 no GPS; agora, a 60 no velocimetro, 58 no GPS;
- a estabilidade da pkp ficou melhor ainda (aliada a troca dos amortecedores);
- o conjunto carroceria/ pneus ficou mais harmônico;
- não foi necessária qualquer adaptação (tipo BL ou calços) bastou levantar um pouco a barra de torção - nem precisava foi mais questão de estética;
- segundo o vendedor da Michelin este pneu roda até bem perto dos 100 mil km;
- ficou bonita para k@r@lho.
Abraços

RGamaJr_4x4
12/07/2010, 18:28
- a pick up virou mais cabrito ainda (estou rodando com 28 lbs porque se aumentar a pressão não dá nem para dar seta)


Vou experimentar rodar com 28 lbs tb. Depois que coloquei os BF31 (c/ troca de amortecedor tb) tá batendo muito, porém acho que mais pelo aperto na barra de torção do que propriamente pelo pneu, mas sei que são mais duros absorvendo menos os impactos.

Walter L. L. Casitta
12/07/2010, 19:20
Esse pneu dura tanto que atrapalha. Depois de meia vida ele começa a fica ruim e nunca que acaba pra gente poder colocar um novinho.:mrgreen:

Os meus depois de 70.000Km eu não consigo mais usar. Normalmente passo pro meu irmão que ainda roda uns 30.000Km que depois ainda vende pra alguém...

Kim
12/07/2010, 20:13
Opa Raposo!

Sobre o consumo, não é que aumentou, é a pequena diferença do hodômetro, pois na minha também coloquei os 31", quando fiz uma viagem internacional, me custaram 130,00"reaus" cada.

Uso 26lbs na dianteira e 24lbs na traseira, para a p.up não pular muito.

As fotos estão no meu álbum na assinatura.

Abraços.

Kim.

eduardo1968
12/07/2010, 21:25
255/75 altera heim?
abs

Pzaidan

Não quero alterar a viatura radicalmente, optei pelo 255x75x15 pelo uso que faço da minha ranger.
- Todos os dias de semana minha esposa vai nela pra Sta Rosa e volta, 120 Km/dia de asfalto meia boca, com vários remendos...
- fim-de-semana sou eu que faço, no mínimo, mais uns 500 km na branquela, sendo uns 90 de estrada de chão.

Com um 31x10,5 q fica mais bonito, não vou aguentar a reclamação da mulher, pois a ranger vai ficar muito cabrita...

Com o 235x75x15 não quero mais rodar, pois acho meio estreito pra viatura

Com o 255x75x15 penso que vai ficar com um visual bom, maior estabilidade e um pouco mais longa na estrada, e consumo semelhante ao original

Abs

Eduardo

Miguels
16/07/2010, 00:03
Pzaidan,
Tem certeza que esses valores estão corretos? Uso os 10,5 x 31 e acrescento 7,5% no hodômetro. Faço na estrada 11,0 km/litro (veloc. média de 100 km/h) mantendo a pressão de 28 psi nos quatro pneus.


Muita gente me pergunta sobre os pneus a utilizar.

Na internet tem vários sites que calculam a diferença entre as várias medidas.
Fiz uma comparação com os que tem vindo nas Ranger aro 15 por aqui.

Specification / Sidewall / Radius / Diameter / Circumference / Revs/km / Difference
Referência:
235/75-15 / 176mm / 367mm / 734mm / 2304mm / 434 / 0.0%
Alternativas:
255/70-15 / 178mm / 369mm / 738mm / 2318mm / 431 / 0.6%
225/75-15 / 169mm / 359mm / 718mm / 2257mm / 443 / -2.0%
215/75-15 / 161mm / 352mm / 704mm / 2210mm / 452 / -4.1%

Ou seja para trocar pelo 255/70 R15 a diferença é muito pequena, nem precisa mexer no velocímetro/odômetro, mas quando você estiver vendo o velocímetro a 100Km/h você na verdade estará a 100,6Km/h
No caso do 225/75-15 você estará a 98Km/h
No caso do 215/75-15, 95,9Km/h

Espero que ajude!

Abs

eduardo1968
16/07/2010, 08:51
Coloquei os pneus 255 75 15 na minha ranger. Recomendo.
A picape ficou muito, mas muito mais macia, parece outro carro. Estou satisfeito com os pneus, pois ficou mais longa no asfalto e mais estável, além do visual bem melhor que os 235 originais.
Depois posto as fotos aqui no forum para verem como ficou.

Abs

Eduardo

Fábio.F
16/07/2010, 09:30
Coloquei os pneus 255 75 15 na minha ranger. Recomendo.
A picape ficou muito, mas muito mais macia, parece outro carro. Estou satisfeito com os pneus, pois ficou mais longa no asfalto e mais estável, além do visual bem melhor que os 235 originais.
Depois posto as fotos aqui no forum para verem como ficou.

Abs

Eduardo

Essa medida aí é o 31"x10"?

Tô doido para colocar na minha ranger uns AT, mas os originais não acabam, vai uns 10 mil ainda :putz::putz::putz::putz: hehehee... Lei de Murphy

Miguels
16/07/2010, 09:57
Fabio,
se não me engano, a 10,5 x 61 corresponde à 265 x 75. É só fazer a conversão em polegadas.


Essa medida aí é o 31"x10"?

Tô doido para colocar na minha ranger uns AT, mas os originais não acabam, vai uns 10 mil ainda :putz::putz::putz::putz: hehehee... Lei de Murphy

eduardo1968
16/07/2010, 17:08
Essa medida aí é o 31"x10"?

Tô doido para colocar na minha ranger uns AT, mas os originais não acabam, vai uns 10 mil ainda :putz::putz::putz::putz: hehehee... Lei de Murphy

Fábio
Coloquei o Destination A/T.
Dá uma olhada:

Fábio.F
16/07/2010, 17:14
Ficou excelente!

O 235 é "linguiça" demais. Muito fino para a pickup.

Fazer uns burnout para acabar com os meus hehehhe...

eduardo1968
16/07/2010, 17:22
Ficou excelente!

O 235 é "linguiça" demais. Muito fino para a pickup.


Fazer uns burnout para acabar com os meus hehehhe...


Fábio
Como troquei os pneus, antes mandei diamantar as rodas, pode notar que ficaram zeradas.

Abs

Eduardo

Fábio.F
16/07/2010, 17:24
Ficaram bonitas.

A minha já não dá. A minha Ranger já é modelo novo, porém é XLS e as rodas são de ferros heehhee...

Josias Santiago
27/07/2010, 20:34
Alguém já usou pneus Open Country A/T da Toyo na Ranger? Há muita diferença deles com relação aos pneus AT das outras marcas?
Abraço!

Daniel.Shimomoto
28/07/2010, 21:11
Bom, depois de uma temporada com os BFG A/T 245/75-16 (+/- uns 70 mil km) radicalizei: Coloquei os Goodyear Wrangler RT/S LT-265/75-16.

Duros pra kct, mas bem firmes no asfalto. Não vi ainda na areia. Mas eles são mais OnRoad do que OffRoad.

Abs!!!!

dalmolin
28/07/2010, 21:27
Coloquei os Goodyear Wrangler RT/S LT-265/75-16.

Duros pra kct, mas bem firmes no asfalto.

Abs!!!!haha a F250 amolece eles , ando com 50 lbs na frente :pipoca: pra ter um desgaste uniforme

eduardo1968
28/07/2010, 21:44
Bom, depois de uma temporada com os BFG A/T 245/75-16 (+/- uns 70 mil km) radicalizei: Coloquei os Goodyear Wrangler RT/S LT-265/75-16.

Duros pra kct, mas bem firmes no asfalto. Não vi ainda na areia. Mas eles são mais OnRoad do que OffRoad.

Abs!!!!

Daniel S.
Na foto achei os pneus da tua ranger meio cheios, deve ser por isso q estão duros.
Na minha ranger uso 27/26 libras (diant/tras.) e fica muito macia na cidade, já no asfalto, quando viajo com a picape lotada, coloco 29/27 libras e fica excelente.

Abs

Eduardo

Raposo
29/07/2010, 17:16
Daniel S.
Na foto achei os pneus da tua ranger meio cheios, deve ser por isso q estão duros.
Na minha ranger uso 27/26 libras (diant/tras.) e fica muito macia na cidade, já no asfalto, quando viajo com a picape lotada, coloco 29/27 libras e fica excelente.

Abs

Eduardo
Estou usando 26/24 nos BF AT 31...:oops:
Abraços.

fverna
30/07/2010, 20:20
Estou usando 26/24 nos BF AT 31...:oops:
Abraços.

Cada um deve colocar os pneus de acordo com seu uso, no meu caso precisava de maior altura de solo, mudei de R15" para R16" colocando as rodas da Sport. Preciso de pneus para barro/lama para chegar no sitio que tem estrada de barro/lama, as toys tem que subir com corrente com os pneus originais, então coloquei um jogo de scorpion mud 265/75 R16", ficou ótima no sitio, mas na cidade é muitoooo duro estes pneus, eu não aconselho ninguem. Agora to querendo montar um jogo novo de BF mud 31/10,5 R15", o que vcs dizem? Será mesmo que vai melhorar o conforto?

No passado comprei um jogo de BF AT 245/75 16", fiquei muito satisfeito em quase todos os quesitos, mas no sitio, chuveu fude....., ai tive que tirar e colocar os scorpions (oportunidade), agora quero montar os BF mud nesta medida.

Agradeço dicas e sugestões.

Flávio

Achei a medida boa, apesar de raspar um pouco na dianteira na caixa plastica de proteção da roda, considerando que coloquei tb alargador de roda de 50mm para não raspar no final de curso na barra estabilizadora. Veja na foto como ficou.

Flávio

samukanvas
30/07/2010, 20:40
O pessoal que tá usando pneus maiores que a medida original tem sentido diferença no desgaste da embreagem ou consumo muito maior?

Abs

DieselPower
30/07/2010, 22:54
Daniel,
O sogro utilizava exatamente estes pneus na SR5 antes dos BF Mud. A durabilidade deles é boa, no asfalto ele também vai bem...
Agora, se pisar no barro dançou!
Quando estacionar, não deixe nenhum cachorro "mijar" nos penus, senão ficará atolado! :mrgreen:

adams
31/07/2010, 01:50
Para bater BF não tem....

O mais bonito sem muitas alterações é o 32 11.50 15

To com um jogo de 33" na Explorer com 60 000 kms e ainda vão longe.

Na f1000 uso 35" tambem BF e rodo com 25 libras...

Quem gosta de dureza e playboy com pneus perfil 40.....

Jera
31/07/2010, 02:56
O pessoal que tá usando pneus maiores que a medida original tem sentido diferença no desgaste da embreagem ou consumo muito maior?

Abs

na ranger eu senti muita diferença no consumo e desempenho.
dos originais 245/70 troquei pelos 265/75.......7.3% de diferença.

o consumo caiu de 12,5-13km/l pra 10-10,5 km/l

o desempenho abaixo de 100km/h parecia normal.....mas pra acelerar acima de 100km/h tava muito fraca.

até pensei em tirar os pneus mas aí reprogramei o módulo, a potencia subiu pra 227cv e o consumo melhorou....ficou fazendo 11,6km/l e adando pra kct!

na embreagem nao sei se diminuiu a vida útil.....rodei 163milkm mas ja ia troca-la. tem gente q troca antes.

Daniel.Shimomoto
31/07/2010, 22:22
Daniel,
O sogro utilizava exatamente estes pneus na SR5 antes dos BF Mud. A durabilidade deles é boa, no asfalto ele também vai bem...
Agora, se pisar no barro dançou!
Quando estacionar, não deixe nenhum cachorro "mijar" nos penus, senão ficará atolado! :mrgreen:

Diesel;

Valeu pelo retorno!!!!!

Agora, no barro o bixo não inspira confiança. Ainda nao experimentei. Vamos ver.

Abs!!!

Daniel.Shimomoto
31/07/2010, 22:27
na ranger eu senti muita diferença no consumo e desempenho.
dos originais 245/70 troquei pelos 265/75.......7.3% de diferença.

o consumo caiu de 12,5-13km/l pra 10-10,5 km/l

o desempenho abaixo de 100km/h parecia normal.....mas pra acelerar acima de 100km/h tava muito fraca.

até pensei em tirar os pneus mas aí reprogramei o módulo, a potencia subiu pra 227cv e o consumo melhorou....ficou fazendo 11,6km/l e adando pra kct!

na embreagem nao sei se diminuiu a vida útil.....rodei 163milkm mas ja ia troca-la. tem gente q troca antes.

Fala Jeronimo!!!!

Pois é, na minha senti até que pouco pois antes do 265 eu tinha os 245/75 que já representavam 3% e pouco a mais que os 245/70 originais.

Mas no arranque, faz falta sim. E na estrada, a quinta acaba ficando muito alongada se pega uma estrada de serra. Ainda não corri mais para ver o que acontece.

Aliás, estive pensando....Deve ficar SHOW pegar uma Ranger zero km, retirar as rodas originais, colocar essas com 265/75-16, andar uns 5 mil km e depois voltar com as rodas originais.....Deve ficar um canhão de bem amaciada.

Abs!!!!

Walter L. L. Casitta
31/07/2010, 22:44
Depois que coloquei o 285 a Ranger que tinha motor 2.5 ficou insuportável de tão lerda. Impossível arrancar numa subida com o AC ligado. Só com reduzida. Então troquei o motor pelo 2.8. Agora mesmo como o 285 é só tira o pé da embreagem. Nem precisa acelerar. :cool:

Pra colocar pneu grande na 3.0 tem que chipar...

Pequeno jr
31/07/2010, 22:49
O pessoal que tá usando pneus maiores que a medida original tem sentido diferença no desgaste da embreagem ou consumo muito maior?

Abs

Samuka,

Qdo comprei a Ranger em 2004 ela tinha pneus na medida 235/70 r15. Rodei com estes pneus acho que no máximo uns 2 meses. As médias de consumo eram na casa de 11 e 11 e alguma coisa.

Depois deste prazo ... comprei os Goodyear Wrangler AT 255/75 r15 ... sinceramente, não vi diferença alguma no consumo, pois na verdade nestes dois meses de diferença fui pegando a manhã da viatura.. qdo coloquei estes pneus maiores já sabia a faixa de giro do motor para usar tanto em estrada qto na cidade. Consumo variava na casa de 10,8 e 11 e tantos.

Depois vieram os atuais GT radial AT na medida 31x10,5. O consumo desde que botei estes pneus é na casa de 10 a 11. Depende do transito, uso da tração durante a semana, forma de dirigir e etc.

Resumindo o que quero falar sobre cosumo x pneus maiores na Ranger até a medida de 31x10, acho que aumenta na casa de 0,5 a no máximo 1km/litro...isso se a pessoa pegar a faixa de giro do motor em que a Ranger fica mais economia.

Comprei essa ranger ou com 70 ou foi 80 mil km/rodados.... foi alguma coisa assim ... só troquei a embreagem com pouco mais de 250.000km/rodados. Embreagem é aquela coisa .. se o infeliz não tiver a manhã, acaba com menos de 20.000km. Meu irmão mesmo mandou a de um corsa classic zerada com menos de 30.000.

Jera
01/08/2010, 01:50
Bom, depois de uma temporada com os BFG A/T 245/75-16 (+/- uns 70 mil km) radicalizei: Coloquei os Goodyear Wrangler RT/S LT-265/75-16.

Duros pra kct, mas bem firmes no asfalto. Não vi ainda na areia. Mas eles são mais OnRoad do que OffRoad.

Abs!!!!

chegou a hora de chipar a ranger hein!!!!

Daniel.Shimomoto
01/08/2010, 15:47
chegou a hora de chipar a ranger hein!!!!

Grande Jera!

Tb to começando a achar!!!!Se me der na cabeça, logo logo posto surpresas.

Abs!!!!

samukanvas
02/08/2010, 00:07
Obrigado pelos relatos dos amigos :concordo:

Apesar de não saber o comportamento com a medida original, vou manter a medida 265 que já veio no carro para o dia a dia. O consumo a mais (se existir, já que não vou saber :oops:), vai ser no modo "o que os olhos não vêem o coração não sente" :mrgreen:.

Abs

Moisés S.M
02/08/2010, 17:11
Montei um seg.jogo de pneus pra ranger,uso hj no dia-dia os 31 at,o meu seg.jogo é os frontiera 32 com roda de aço da ranger,queria saber com os mais entendidos no assunto se vou ter algum problema em andar com eles até a trilha??pode ter risco de quebra de algum componente ?? devido a vibração dos pneus...não rodei com eles ainda,por isso as duvidas.
se alguem tiver algumas dicas sobre esse pneu agradeço.
segue uma foto dle.

Pequeno jr
02/08/2010, 17:35
Moises, problema nenhum.

Tem Ranges nas Trilhas andando com 33 tranquilamente .. fora uma ai do Sul que esqueci o nome do dono que anda com 35.

Moisés S.M
02/08/2010, 17:40
Moises, problema nenhum.

Tem Ranges nas Trilhas andando com 33 tranquilamente .. fora uma ai do Sul que esqueci o nome do dono que anda com 35.
Pequeno jr
BLZ??É aki no sul tem uma ranger com os 35,acho q é a do leonardo da gpartsbr,muito ignorante hehehehe

fabaumm
19/08/2010, 12:06
Galeta to querendo colocar os BF 32" aro 15 só que não quero fazer adaptação, deixar original...


Muda muito dos 31? pelos relatos sei que o 31 naum tem problema algum, não raspa...

Queria saber dos 32" preciso fazer alguma adaptação? o desgaste do conjunto dianteiro é maior? consumo tambem? se raspa?

SEi que na estetica do carro fica lindo!


abraço e obrigado.

fabaumm
20/08/2010, 09:13
Pessoal por favor me ajudem, ja li bastante sobre os pneus BF 31 e 33 mas nada concreto sobre os 32"

Alguém ja usou o pneu BF 32" na ranger?

abraço e obrigado

DieselPower
20/08/2010, 21:11
Acredito que servem sem adaptações, pois o pessoal tem instalado 265-75 R16 (mesma altura dos 32) sem problemas...
Pergunta pro Jera, se não me engano, ele possuia os BF 265 na ex-Ranger dele.

Geist
25/08/2010, 16:12
Eu tinha 235 na minha e coloquei bf at 33 mas fica bastante dura mesmo. Mas pela estética vale a pena....

LeoPOA
25/08/2010, 16:23
Pessoal,

Uso na minha ranger pneus 265/75R16 montados nas rodas originais da Ranger XLS 2008 e nao tive nenhum problema... nao raspa em nada....

Abraço.

Léo

RGamaJr_4x4
25/08/2010, 17:46
Pessoal por favor me ajudem, ja li bastante sobre os pneus BF 31 e 33 mas nada concreto sobre os 32"

Alguém ja usou o pneu BF 32" na ranger?

abraço e obrigado

Fabaumm, qual a medida do aro? Se não me engano o 32" só tem R15. Então fica difícil comparar com um 265 R16. Mas a diferença entre ambos é essa:

265/75R16
largura: 265mm
altura total: 803.65mm
revs por milha: 657.3


32x11.50R15
largura: 292mm
altura total: 813.05mm
revs por milha: 649.7

assim, quando o 265 marcar 100km/h no hodômetro, o 32" marcará 98.8km/h. Não se esquecendo que o 32" é 2,7cm mais largo.

Já li relatos de gente aqui do fórum usando o 32" sem problemas na Ranger, ou seja, ouvi dizer.....

LuizBHZ
25/08/2010, 23:18
Ola pessoal;

Tenho uma ranger 2010 xlt e coloquei os BF AT 265/75. Realmente ela pula mais, mas nao senti diferenca na acelerao ate uns 140km/h. Depois disso ela demora mais a embalar, mas.. . O consumo nao aumentou nada consideravel tb, se amentou foi no max 1l/km, senao tinha percebido.Agora, passa a impressao que em arrancadas ela traciona melhor.Melhorou um pouco o cambio que parece ter ficado mais curto(pouco). E na minha em particular pega somente na dianteira ao esterçar totalmente para direita na fixacao do para barro, pois tem um ressalto no paralama so desse lado devido as dimensoes do cofre do motor.( acho que se retira-lo nao pega). Curiosamente, um amigo tem uma ranger identica, com os mesmo bf 265/75 e nao pega nda. Enfim, a minha deve ser batizada, mas nao incomoda tb nao pq eh muito pouco. E o velocimetro esta marcando quase o real, diferenca de 1-2km/h pra mais. Tem que ficar esperto no radar.
Mas apesar de tudo, na minha opniao vale muito a pena colocar os BF principalmente os 265, o visual fica mais robusto, preenche melhor a caixa de roda. Fora que duram pelo menos uns 60mil km usando sem do, no barro ajuda muito e custam menos que os 245/75 pirelli originais.
Bom gosto eh gosto, fica parecendo um caminhaozinho.

Abraços

DieselPower
26/08/2010, 13:40
Tenho uma ranger 2010 xlt e coloquei os BF AT 265/75.
Melhorou um pouco o cambio que parece ter ficado mais curto(pouco).

:discordo::discordo::discordo:
Amigo, ou você está enganado ou não teve oportunidade de andar em uma Ranger com pneus originais.
A troca dos pneus originais pelos 265/75 R16 irá alongar a relação final e não reduzir.
Abraço.

DieselPower
26/08/2010, 13:45
Se não me engano o 32" só tem R15. Então fica difícil comparar com um 265 R16. Mas a diferença entre ambos é essa:

265/75R16
largura: 265mm
altura total: 803.65mm
revs por milha: 657.3


32x11.50R15
largura: 292mm
altura total: 813.05mm
revs por milha: 649.7



Rogério,
Sempre pensei que o 265/75 R16 era mais próximo do 31" que do 32"...
Mas mês passado, fui fazer a revisão dos Michellin do Golzinho, e tive a oportunidade de compara-los.
Coloquei um BF Mud 265/75 R16 ao lado de um BF AT 31" R15 e de um Michellin 32" R15. O 265 era extamente (pelo menos visualmente) da mesma altura do 32" e bem mais alto que o 31".
Abraço.

RGamaJr_4x4
26/08/2010, 14:00
Tenho uma ranger 2010 xlt e coloquei os BF AT 265/75.
(...)
E o velocimetro esta marcando quase o real, diferenca de 1-2km/h pra mais.


Além do que o DieselPower falou sobre a relação, era, também, para o velocímetro agora marcar uma velocidade menor que antes da colocação dos 265/75.

LuizBHZ
27/08/2010, 22:55
Além do que o DieselPower falou sobre a relação, era, também, para o velocímetro agora marcar uma velocidade menor que antes da colocação dos 265/75.

Verdade, me expressei errado, para menos. Velocidade marcada , quase igual a real.

Mas em relação ao cambio, pode ser que ficou mais longo, mas na pratica sinto que está mais curto (entendo o que quis dizer mecanicamente). Por exemplo, na cidade em velocidaes menores, faco menos reducoes para manter a mesma velocidade.Rodei 4500 km com os originais. Enfim, pode ser que acostumei com o tempo e adaptei o jeito de dirigir, e julguei que foi os pneus. De qualquer forma é uma diferença muito pequena. Acredito que em motores com pouco torque é que faça muita diferença.

Abs

athneto
26/01/2011, 13:53
estou em via de trocar meus pneus de minha ranger 4x2 cabine dupla, e tenho lido muito sobre pneus mais largos, etc. não tenho dúvidas que em matéria de estética os pneus que vieram 235x75x15 são péssimos. por outro lado tenho lido pior consumo e potência com uso de pneus maiores. andei vendo o 31x10,5 que me pareceu um pneu robusto e que dará a minha ranger uma aparencia mais agradável. contudo fica a dúvida se terei ganhos apenas em estética. o 31x10,5 equivale a quanto em mm, pois já li que é igual ao 265x70, 265x75, etc. Qual a equivalência real deles? quanto perderia em potencia? quanto meu odometro seria alteredo?
agradeço comentários.

um abraç:) a todos.

frio
26/01/2011, 21:11
é...

tambem estou a procura de pneus novos, os da frente estão mortos devido a relaxamento meu...

tenho 245 e quero ir pra algo mais largo e alto que der sem precisar fazer BL ou SL por que carrego moto na caçamba e a rampa é pequena entao, infelizmente se ficar alto demais e raspar a moto nao sobe... =/

athneto
26/01/2011, 23:43
pelo que tenho lido por aqui, com o 31"x10,5" não precisa fazer nada e não raspa. tem apenas um forista que diz que raspa um pouco mais ele usou um alargador de roda. outro diz que até com o 32" não raspa. fiquei meio confuso, principalmente no que se refere a perda de potência e consumo. uns dizem que é imperceptível, outros dizem que é importante. aguardo comentários. minha intenção, já com cotação de preço e tudo é colocar os 31". estou só esperando alguém que diga que posso colocá-los e será só aproveitar, sem problemas.
um abraç:).

RGamaJr_4x4
27/01/2011, 00:27
Se com os 31x10.5 raspar ou perder potência o problema estará na viatura e não na medida do pneu.
Quanto ao consumo na estrada, em tese, deve diminuir o consumo, pois dá uma pequena alongada na relação. Pra fazer essa medida do consumo tem que ser no GPS, pois a mudança para uma medida de pneu maior reflete no velocímetro/hodômetro, logo, possível falsa impressão de km/l menor (maior consumo).

Ah! Qual o motor?

TylerNTL
27/01/2011, 07:49
Se com os 31x10.5 raspar ou perder potência o problema estará na viatura e não na medida do pneu.
Quanto ao consumo na estrada, em tese, deve diminuir o consumo, pois dá uma pequena alongada na relação. Pra fazer essa medida do consumo tem que ser no GPS, pois a mudança para uma medida de pneu maior reflete no velocímetro/hodômetro, logo, possível falsa impressão de km/l menor (maior consumo).

Ah! Qual o motor?

X2 perda de potência é imperceptível e até onde sei/testei nunca raspou.

Pequeno jr
27/01/2011, 07:58
31x10,5 é plug and play na Ranger.

A Ford é que vacilou de não por esses pneus desde o início. Muda completamente o visual do carro.

Consumo a diferença cai em 0,5 aprox na cidade. Na estrada fica praticamente a mesma coisa.

DEsempenho é imperceptível.

athneto
27/01/2011, 10:53
no meu caso uma XLS cabine dupla 4x2 com motor duratec 2.3 16V 150hp.

agradeço os comentários, estão me ajudando bastante na minha decisão.

pelo que tenho entendido, a mudança no odometro é para menos, ou seja, ele marcará menos quilometragem do que rodei de fato, estou certo? alguem sabe me dizer o percentual desta diferença, haja vista que interferirá na quilometragem real do carro.

um abraç:) a todos.

RGamaJr_4x4
27/01/2011, 12:13
A diferença do velocímetro é de 7,266% mais lento.
Se com o 235 marcava 100km/h, com o 31" marca 93.2km/h.

Na realidade a Ranger originalmente já marca velocidade acima da real. Com o 31" vai passar a marcar muito mais próximo da velocidade real.

athneto
27/01/2011, 13:51
e quanto ao odometro, como ficaria? marcará também 7,6% a menos na quilometragem real do carro?
um abraç:) a todos.

frio
27/01/2011, 17:32
Maxxion 2.5 EuroII enforcado aqui... ;)

athneto
28/01/2011, 21:21
prejuízo consumado. final da tarde de hoje coloquei meus 4 pneus 31"x10,5"x15" scorpion ATR Pirelli. A primeira impressão, embora tenha sido em transito pesado, foi muito boa. não senti ainda qualquer perda de potência. o carro fica muito mais no "chão". não senti qualquer diferença no freio. usei GPS neste trajeto de um pouco mais de 15 km e realmente o velocimetro fica mais proximo da velocidade marcada no GPS, embora ainda marque um pouco a mais. o pessoal da revenda do pneu ia colocar 30 lbs, pedi para colocar 29, não senti ela mais cabrita com alguns dizem, porém só amanha, quando pegarei um pouco de estrada, 80 km, que vou ter melhor sensação da mudança.
A Aparência nem se fala, muda completamente o visual da picape.

obrigado a todos; apesar de ter optado pelos pirelli, preço melhor, facilidade de pagamento, em vez dos BF ou Michellan, as opiniões de todos vcs me ajudaram bastante. Com certeza não ficarei com minha ranger 2.3 gas CD 2007/2008 por mais 4 anos. pretendo no fim de mais 3 anos de uso trocá-la, obviamente por outra. Espero que daqui pra lá possa ter 4x4 e cambio AT na versão a gasolina.

um abraç:) a todos

Antonio

Junior84
05/09/2015, 06:24
Estou precisando trocar os pneus da minha ranger.
Gostaria de saber se perderia muito em estabilidade se passa-se dos 245/70 r16 scorpion atr para os de menor banda de rodagem 235/70 r16 scorpion atr.
Me preocupo com a segurança pois rodo muito em estradas de terra.

Victorktá
25/09/2015, 16:17
Fala pessoal....
Estou com a mesma dúvida do Junior84. Preciso trocar os pneus da viatura que, hoje, está com pneus Michellin 235/75 R15.
Gostaria de saber se aumentaria a estabilidade caso comprasse pneus 245 ou 255.
Vlw.

Moisés S.M
25/09/2015, 17:42
Sim.Quanto mais largo o pneu maior o contato dele com o solo,mais estabilidade.Sempre tive nas Ranger's pneus 31,nessa ultima que comprei veio com os 235/75r15,meu deu achei muito instável na estrada,dpois que coloquei os 31 ela ficou agarrada no chão.abs

Junior84
26/09/2015, 02:23
Nao tinha reparado, mas se mudar para 235/70 vou perder altura também. Acho que vou apertar o bolço e usar medidas originais.

Fabio junio mendes
09/12/2017, 23:47
Quero usa minha ranger no asfalto e na estrada de chão. Qual pneus devo colocar?

Junior84
10/12/2017, 01:36
Pneus de uso misto (AT - TODO TERRENO) 50/50
Tipo o pirelli atr, Michelin LTX Force, Continental CrossContact AT etc...

Penus AT

Danilo Garcia
15/12/2017, 11:19
Coloquei os BF 265/75/R16 e alterou o odometro em 10% menos que a velocidade real e o consumo aumentou em uns 10% tb. O carro fica lindo, mas pula pacas e a calibragem recomendada é de 33-35 para nao gastar errado.

RicardoFLN
15/12/2017, 11:25
Coloquei os BF 265/75/R16 e alterou o odometro em 10% menos que a velocidade real e o consumo aumentou em uns 10% tb. O carro fica lindo, mas pula pacas e a calibragem recomendada é de 33-35 para nao gastar errado.

Danilo,
Só posso suspeitar que essa calibragem está errada, em se tratando de uma pick-up.
Dá uma olhada: http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/166016-pressao-dos-pneus-metodos-para-determinar.html

Abs.

Danilo Garcia
15/12/2017, 12:57
Danilo,
Só posso suspeitar que essa calibragem está errada, em se tratando de uma pick-up.
Dá uma olhada: http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/166016-pressao-dos-pneus-metodos-para-determinar.html

Abs.

Ricardo, eu colocava 30lbs frente e tras, as vezes 28lbs pro carro ficar mais macio, mas o pessoal da PneusTep que me venderam os BF falaram que menos de 32,35 eu vou estragar os pneus e rodar bem menos. To seguindo o conselho deles, porem, nao sei que parametro eles usaram.
Os meus sao 265/75/R16, pelo seus calculos, qual a calibragem que eu deveria usar?

RicardoFLN
15/12/2017, 13:21
Ricardo, eu colocava 30lbs frente e tras, as vezes 28lbs pro carro ficar mais macio, mas o pessoal da PneusTep que me venderam os BF falaram que menos de 32,35 eu vou estragar os pneus e rodar bem menos. To seguindo o conselho deles, porem, nao sei que parametro eles usaram.
Os meus sao 265/75/R16, pelo seus calculos, qual a calibragem que eu deveria usar?

Danilo,
Pois então, eu sempre sou pé atrás com vendedores, por um motivo simples: Eles querem te ver com frequência....rsrs
Pra fazer o cálculo de forma mais certeira, o ideal é que tu vejas a capacidade de carga do pneu e a pressão máxima. Estão escritos na lateral do pneu.
Veja tb o manual do veículo que lá deve ter a distribuição de pesos por eixo. Com isso em mãos dá pra dar um tiro mais certeiro.
O ideal é cruzar os métodos, e o do giz sem dúvida deve ser feito com o pneu novo, antes de já ter gasto de forma desparelha.

Att.

danilobelmonte
15/12/2017, 13:44
Ola a todos.
Acabei de comprar uma Ranger 3.2 diesel 4x4 Cabine Simples 2013.
A primeira coisa que preciso fazer é colocar um jogo de BFGoodrich AT...
Entrando o ano vou colocar um kit de suspensão provavelmente IronMan.
Sabem me dizer qual tamanho de pneu deveria comprar?
Tenho uma Hilux Cab. Dupla Diesel Automatica 2010 que uso os BF AT 265/75/R16 e a frente raspa um pouco, mas logo que tiver em estoque coloco nela tb um kit de suspensao IronMan...
Na ranger gostaria de tentar algo um pouco maior...

diegohbm
19/07/2018, 13:42
Olá!
Acabo de comprar minha ranger XT CL 97 e também tenho dúvidas quanto ao tamanho do pneu.
Cabe um 265/75/R15 ?

diegohbm
19/07/2018, 15:44
e sobre rodas... a daytona black r15 5 furos 144.3 offset -38? Estão ok?

eduardocaneppele
31/08/2018, 14:59
Boa tarde queridos amigos, estou numa duvida
estou para comprar um jogo de pneu para minha ranger cd 2.8 4x4 2004 e estou na duvida dos seguintes modelos:
> PNEU 33X12,5 R15 108S KL78 KUMHO (consegui preço liquidação R$ 580,00)
> PNEU 32x11.50R15 113S Dunlop Falken WPAT01 R$ 620,00
alguèm teve experiencia com algum desses? desde ja agradeço

Rodrigo Kurz
01/09/2018, 15:16
Boa tarde amigos, alguém sabe me dizer se os pneus BF 275/65r17 ficam bons na ranger Limited 2015?

diegohbm
27/02/2019, 09:01
Olá!
Acabo de comprar minha ranger XT CL 97 e também tenho dúvidas quanto ao tamanho do pneu.
Cabe um 265/75/R15 ?

Para informação de todos estou com esses pneus na Ranger.
Pega um pouco no fim de curso e em lombadas.
Devo trocar o par de molas dianteiras e mais pra frente colocar rodas com offset negativo. Isso deve melhorar

Helder_Ref
27/12/2022, 18:55
Boa tarde, tenho uma ranger 4x2/2011/cab. dupla/3.0 Power Strok, com pneus 245/70 R16 e estava querendo aumentar sem fazer nenhuma modificação, porém tenho receio de ficar encostando em algum lugar. Qual seria o maior diâmetro de poderia usar no veiculo, alguém
poderia me informar?

Gustavo Rivarola
10/05/2023, 09:19
Top! Eu também uso 31 x 10.5
2.5 XL 2001 TD CE
A caminhonete fica muito mais bonita. BRUTA