PDA

Ver Versão Completa : Ranger sport - lastro na caçamba??



jpos
12/07/2010, 15:30
Boa tarde pessoal..

Ainda nao pertenço (totalmente) ao mundo do 4x4, mas pretendo chegar la.
Na verdade estou pensando em adquirir uma Ranger Sport (Gas 4x2). Ja faco trilha, mas de moto (ate por isso tenho sentido a necessidade de uma picape).
No entanto, uma coisa que me preocupa muito é a questao da estabilidade da picape na estrada. Ja ouvi falar demais que a traseira escapa um pouco, etc. Nao tenho o pe muito pesado (costumo andar a no max 120 - 130).
Tambem ja ouvi falar num pessoal que colocar latro (peso) na caçamba, quando esta estiver vazia, pra mehorar a estabilidade.
Dai a minha pergunta: esses latros funcionam mesmo? Ja existem lastros industrializados, ou a gente mesmo que faz, no esquema do improviso??

Outra duvida minha diz respeito aos custos gerais dessa picape (seguro e manutenção). Estou quase fechando o negocio, mas nao vou fechar enquanto nao ouvir a opiniao do pessoal..

Agradeço a todos ai!
Abração!

pzaidan
12/07/2010, 15:49
Olá,

Toda pickup (principalmente cabine simples) tem a trazeira muito leve se comparada com a dianteira.
A razão é que são carros feitos para levar carga e não exatamente para altas velocidades.

Lastro na trazeira... bem, tenha consciência de que é peso morto e influi no consumo, desempenho etc. Eu não gosto.
Na minha opinião, você acabará aprendendo a dominar a sua com o tempo e não precisará de lastro.

Espero que ajude!
:concordo:

eduardo1968
12/07/2010, 21:40
Pra alta velocidade o lastro não altera nada, mas pra andar em estrada irregular em baixa velocidade, o lastro faz a minha RANGER pular menos na trazeira.

Eduardo

Tio Eddie
12/07/2010, 21:44
Hummm...

Conheça sua pkp, use pneus adequados para onde pretende andar e com a calibragem em dia e seja feliz!

Afinal de contas, carregar peso morto pra que?

My 2 cents.

Eddie

dalmolin
12/07/2010, 21:51
a manha da traseira de pickup eh a calibragem dos pneus...

va aos extremos na calibragem dos pneus traseiros (ande com 60 lbs , depois com 20 ) , e vc vai ver qe o que conta bastante eh a calibragem dos mesmos .

Na F250 ando com 50 lbs na dianteira e 25 lbs atras. A diferença de peso no eixo dianteiro e traseiro eh de 450 kg , fui ajustando e nessa regulagem esta muito boa

DieselPower
12/07/2010, 22:16
Amigão,
A maioria das pessoas que eram acostumadas com carros pequenos estranham muito ao andarem em uma picape e a primeira coisa que fazem é "meter" uma câmara de ar cheia de areia na caçamba para diminuir os pulos...
Com o tempo, se acostumam e acabam retirando este peso, sem prejuízos a estabilidade.
Uma coisa que ajuda muito, é a forma de condução, quem não está acostumado, no primeiro pulo tira o pé do acelerador, e com isso faz a traseira pular mais ainda. Nestas situações, o melhor é manter (não mais, nem menos) a aceleração, o que reduz este efeito.
Eu desde os 15 anos dirigia caminhões (principalmente uma MB 608 ), os quais pulavam infinitamente mais que as picapes (quando vazios), talvez por este motivo nunca senti muita dificuldade...
Quando tinha uma S-10, até coloquei a famosa câmara, por pressão de amigos, mas não gostei do resultado...
Em relação a manutenção, com certeza será mais elevada, principalmente em relação aos pneus e peças da suspensão. Já o seguro fica semelhante a picapes pequenas.
Abraço.

Wallace
13/07/2010, 00:36
O melhor lastro que já vi foi uma bolsa grande de agua, pois quando precisar levar carga simplesmente joga a agua fora e dobra bolsa.
Eu também não acho uma boa a ideia do lastro, tanto que coloquei bolsas de ar na suspensão traseira no lugar das laminas de carga para ter mais conforto com qualquer carga (a minha é uma Dodge RAM).

Anthoniusnikos
13/07/2010, 09:43
Por experiência posso te afirmar que nas curvas de estradas asfaltadas, principalmente molhado, as pick-up são muito perigosas(principalmente as Ranger); e com peso na caçamba ficam ainda mais perigosas, pois o controle numa perda de traseira fica quase impossível de controlar, e você capota. E isso, em velocidades baixas.
Portanto, se quiser ter estabilidade com caminhonetes em velocidade maiores, melhor abaixar a suspensão no mínimo e colocar os pneus bem largos de fórmula 1.
Anthon

Wallace
13/07/2010, 09:56
Para que não leva carga a dica é tirar lamina do feixe.
Para quem leva e que algo simples e não muito caro pode melhorar os amortecedores traseiros.
Mas entendo que melhor é fazer o que fiz, trocar os amortecedores, tirar a lamina da carga e colocar bolsas de ar para fazer o trabalho da lamina de carga mas com mais conforto e segurança pois pode regular para cada carga que esteja levando.

jpos
13/07/2010, 12:19
Pessoal, muítissimo obrigado pelas valiosas dicas..

To mesmo tendencioso a fechar com a Ranger Sport.
Vou ver se consigo dar um role em uma antes de comprar de vez. COnheço razoavelmente o interior dela, me apreceu até honesto.
A unica coisa que ainda me preocupa é o espaço interno, principalmente porque eu sou alto (1,91m), e to com medo de nao caber na cabine simples da Ranger Sport.
Achei duas com o preço bem legal (em torno de 39k), e com baixa kilometragem (por volta de 20.000 km).
Cheguei a cogitar a S10, mas, definitivamente, o estilo não me atrai.

Assim que finalizar a compra, posto umas fotos aqui pra galera!

Um abração e, mais uma vez, muito obrigado

DieselPower
13/07/2010, 12:44
Em relação ao espaço, também tinha este medo, mas ao entrar em uma na Ford, me senti bem.
Gostei da posição de direção, mesmo tendo a mania de dirigir com as perna esticadas...
Tenho 1,84.

KONDZ jeep tires
13/07/2010, 13:54
O melhor lastro que já vi foi uma bolsa grande de agua, pois quando precisar levar carga simplesmente joga a agua fora e dobra bolsa.
Eu também não acho uma boa a ideia do lastro, tanto que coloquei bolsas de ar na suspensão traseira no lugar das laminas de carga para ter mais conforto com qualquer carga (a minha é uma Dodge RAM).
Oi Wallace,

Tem fotos de como fez essa bolsa de ar? Achei interessante!! rsrsrsrs

jpos, Tenho uma 2009 e uso pro dia-a-dia e fds, e gosto muito!!! Tenho alguns conhecidos que estão bem contentes, mas realmente com seu tamanho veja se irá se adaptar!! Eu tenho 1.73 e fica tranquilo.

Não coloque peso, faça outras modificações como pneus mais largos e coloque uma coisa na cabeça, pick-up não é carro de velocidade, ela tem o ponto G mais alto que carros normais, se forçar vai acabar virando ela!! Tenho um amigo em Curitiba que ficou com as 4 patinhas pro alto, e a brincadeira ficou cara!!!

Ela é bem forte, tem seus 150cv, e a minha não bebe muito, +/- 7,5km/l na cidade.

Abração,

Boas trilhas!!

Marcos