Ver Versão Completa : problema aviso "check engine" explorer limited
Olá a todos!
Alguém sabe me dizer qual pode ser o problema da luz do check engine acesa no painel da explorer limited V8, já desconectei a bateria e o modulo. Apaga, mas quando piso forte na bichinha, a luz volta a acender. O manual afirma ser o modulo de emissão de gazes... um mecânico olhou e falou que pode ser o sensor de pressão do EGR (?), se for este custa R$ 400 na ford.
Tenho abastecido sempre no mesmo posto e já fiz o controlar 2010 com zero de emissão e 25 de hcc quando o limite é de 700 (não lembro a unidade)
People help me! :sad:
abs joao
velocyraptor
12/07/2010, 22:09
Amigo,
o úncio jeito é também o mais simples: scanner.
assim vc lê a memória de erros do módulo PCM, que vai lhe dizer o que está errado.
se for um scanner mais complexo, ele te avisa na tela. se for um simples leitor de codigos, vc depois consulta numa tabela de códigos OBDII.
não ouça, não vá na onda de gente que não tem aparelhagem. eu mesmo estou pretses a comprar uma limited tb e uma das primeiras coisas que vou trazer dos EUA é o MEU PRÓRPIUO SCANNER DE INJEÇÃO E ELETRONICA EMBARCADA.
assim Eu vou saber o que está se passando com o carro. depois tomo as providências cabíveis. um elitor simples custa cerca de 90 dolares e um scanner top custa uns 300.
abraços e boa sorte.
edubasile
13/07/2010, 07:39
Tive uma Explorer V6 4x4 95, compramos 0km e a vendemos no ano passado, com muita dor no coração e apenas 130.000 km de estrada, era usada apenas pra viajar, o aviso acendia fazia uns 10 anos, fomos varias vezes na concessionaria e nunca acharam o defeito, trocamos um sensor uma vez mas continuou a acender o aviso, sempre passavamos o scaner e nada, o aviso teimava em acender e apagar sem avisar ninguem e durante as viagens podia acender e apagar varias vezes. Uma vez um mecanico falou em defeito no modulo de injeção, outro no soquete do painel e por assim foi, mesmo com o aviso teimando a acender qdo bem entendia, o motor nunca falhou nem deu defeito. Acho que realmente tinha algum defeito na instalação do aviso e não propriamente no motor da Explorer.
Boa sorte.
christian govastki
13/07/2010, 09:38
Veloci, tens idéia de quanto custa este scaner? Ele é para a EEC-IV somente ou pega em outros carros, como o Focus 2009? Também tenho interesse num.
Jpuerro, não será o típico problema de mal contato de algum sensor?
POis é pessoal valeu os toques, o scanner do meu mecânico esta chegando, o programa foi para Ford para revisão.
Edu realmente o carro funciona perfeitamente (e como!), pode ser realmente mal contato Christian, meu mecânico deu uma olhada "por cima" e nada encontrou, aparentemente tudo bem conectado.
Vou postando o que acontece.
abs e valeu por enquanto.
Peça ao seu mecânico para verificar se a válvula EGR não está obstruída, se estiver pode acontecer exatamente como você descreveu.
Abraços
ROBSON P CASTILHO
24/07/2010, 06:09
A minha v6 97 vivia acesa tirei a lampada acabou o problema! Brincadeiras a parte as explorer foram feitas para andar com gasolina a 100% não este lixo que usamos! A central intende que constantemente seu combustivel não e puro e manda o sinal pela insuportavel luz amarela!
Pois é Orleans vou fazer isso.
Robson vc tem toda razão, agora eu imagino como estas bixonas andam com a gaso americana...
abs
No mínimo a luz do Check Engine serve como alerta para passar o scanner, desativando pode ser o caminho mais fácil para acumular defeitos.
Abraços.
ROBSON P CASTILHO
26/07/2010, 16:36
Para que não acumule erros verifique de vez enquando para tirar a duvida!
Para que não acumule erros verifique de vez enquando para tirar a duvida!
Não deixa de ser uma opção.:pensativo:
Quando você desativou a luz do check engine chegou a passar o scanner antes? Se passou, qual foi o código que apareceu?
Eu não desativo um sinal de alerta, afinal de contas um homem prevenido vale por dois, no me gusta de surpresas.
Do jeito que é “fácil” encontrar alguns sensores da Explorer, para mim qualquer informação antecipada vale ouro.
A falta de conhecimento sobre a Explorer tem gerado muita dificuldade em conseguir um local adequado para passar o scanner, fato que sempre é comentado aqui no fórum.
Pelo que tenho lido, tem até mecânico dizendo que precisa atualizar o software do scanner na Ford.
Por muita sorte e ajudando o mecânico, as últimas vezes que passei no meu carro foi numa oficina que o scanner é tão novo e atualizado que fica jogado no meio das ferramentas, mas nem todo mundo consegue.
Os carros andam 100.000... 200.000...kms usando a mesma gasolina brasileira, que com o aumento da fiscalização deve ter melhorado pelo menos 0,1% e depois de tantos kms a luz começa a acender constantemente por causa da gasolina?
Desconsiderar problemas no trem de força não é um bom negócio. Contudo, todavia, entretanto... é uma opção.
ROBSON P CASTILHO
29/07/2010, 07:00
Vai do gosto do fregues! Para mim foi a melhor opção pois não tem oque incomoda mais que uma luz no painel te pertubando e vc gastando para apagar e não apaga! Problemas mais sérios a luz vermelha nos alerta(check gage)
christian govastki
29/07/2010, 11:31
Eu estou como o Orleans, a fábrica não gastaria horas e horas de projeto, manufatura, testes e aumentando o custo de fabricação do veículo a toa.
Também não acredito que tudo seja culpa da gasolina brasileira. Há sim a questão do desgaste dos sensores, das peças, do motor, mas o que se tem de fazer é procurar de forma objetiva, utilizando o manual de reparação e o scanner apropriado, a origem do defeito.
A injeção da Explorer é a FIC EEC-IV ou V, a mesma de todos os Ford's modernos. Não há motivo para não conseguir um scanner que identifique a real causa do alerta.
Sei que muitos não gostam das concessionárias por n-motivos, mas se você tiver uma boa relação com uma delas, conhecer os mecânicos, consultores, gerentes, você pode ficar surpreso positivamente com o que acontece.
Combinei ontem com o consultor técnico da CCS onde levo meus Foci para fazer manutenção que vou levar lá a Explorer que eu estou namorando para eles darem um confere, passar o scanner e checar tudo. Mesmo que eu tenha que pagar 1 hora de serviço, vou sair de lá tranquilo com o carro. Eu sinceramente não tenho motivo algum para reclamar da CCS onde levo meus carros, apesar de eles não terem me conseguido vender o meu Focus atual.
No fundo, cansei de ser enganado e enrolado em oficininha meia-boca, que não tem a ferramenta certa, o scanner certo e só te passa para trás.
Passado no Scanner foi dado erro no fluxo da válvula EGR...
Meu mecanico falou que podemos ver se esta obstruida ou trocar por uma nova (R$400,00 na Ford) :(
abs
Peça ao seu mecânico para verificar se a válvula EGR não está obstruída, se estiver pode acontecer exatamente como você descreveu.
Abraços
Vc estava certo Orleans!!
Valeu camarada!
abs
Vc estava certo Orleans!!
Valeu camarada!
abs
Olá problema resolvido!
troquei a válvula EGR.
comprei na própria ford e com o desconto pelo cnpj do meu mecânico (30%) paguei R$ 280,00
enfim a luz apagou.....
obrigado a todos.