Ver Versão Completa : ideas para potenciar un bf161
petaca321
11/07/2010, 22:09
hola tengo una willys pick up con el motor original bf161 y quiero darle mas potencia quiza alguno me pueda dar ideas:concordo:
titimoser
11/07/2010, 22:20
plainar o cabecote! e se nao tem ainda ignicao eletronica coloca uma!
petaca321
11/07/2010, 22:54
cuanto se puede rebajar??
titimoser
11/07/2010, 23:09
abaixa 1mm...
Mauro_F75
14/07/2010, 15:12
Adaptar o gira/bielas do motor 3000 de maverick fica bom?
Lí que esse motor (mesmo bloco do BF161) dá 130CV.
Tem mesmo diâmetro e maior curso de pistão.
antonio umino
14/07/2010, 21:56
Mauro F75 .. no motor bf 161 não dá para adaptar o virabrquim e as bielas do motor 3.000. pois o bloco do motor 161 é mais baixo, coisa de 1cm. o bloco do maverick é denominado 184, diferente do 161.. quer dizer que um não serve no outro, se colocar o virabrequim e as bielas do 161 no 184. o pistão vai ficar mais baixo 1 cm..
espero ter ajudado........
bajeiro do sul
15/07/2010, 09:31
hola tengo una willys pick up con el motor original bf161 y quiero darle mas potencia quiza alguno me pueda dar ideas:concordo:
Np Bf não tem muito o que fazer,coloca uma ignição eletronica, ou o sistema auxiliar de gerenciamento da parte eletrica (coloquei no meu e ajudou) , rebaixa a tampa 1mm (cuidado com o aquecimento), revisa o sistema de cabos, e velas, e da uma revisada nas valvulas de admissão e escapamento, normalmente não se olha isto, mas da uma grande diferença. Da uma melhorada no carburador e manda ver, ah , pode dar uma polida nos dutos de escapamento e admissão, tudo melhora um pouco
abraços
eduardo
Np Bf não tem muito o que fazer,coloca uma ignição eletronica, ou o sistema auxiliar de gerenciamento da parte eletrica (coloquei no meu e ajudou) , rebaixa a tampa 1mm (cuidado com o aquecimento), revisa o sistema de cabos, e velas, e da uma revisada nas valvulas de admissão e escapamento, normalmente não se olha isto, mas da uma grande diferença. Da uma melhorada no carburador e manda ver, ah , pode dar uma polida nos dutos de escapamento e admissão, tudo melhora um pouco
abraços
eduardo
Eduardo
Da para saber se a tampa do cabeçote ja foi rebaixada? Outra coisa, não entendi sobre a polida nos dutos de escapamento e admissão...Polir como? Porque melhora?
um abraço
Paulo Cesar
17/07/2010, 11:38
Amigos
Quando reformei o CJ5 , fiz retifica geral, o motor esta como zero, gastei uns R$ 2.500, porem agora vejo que deveria ter mudado para um outro motor, ele é muito pesado, o consumo é demasiado, baixíssimo resultado para a relação potencia/consumo/peso.
Se tivesse a experiência com motores que tenho hoje não faria novamente, daí vem a pergunta: . Será que compensa??
schumaum
18/07/2010, 22:23
Eu nao recomendo...retificar um motor destes pq com estes mesmos R$2.500, vc consegue por exemplo emum jeep um motor de opala 4cc, que é mais potente que o bf161 e muito mais leve......
santistadoente
18/07/2010, 22:36
De retificar, o motor ficou campeão, mais falar que melhora, é bobagem......
Esse motor não foi feito para velocidade, esquenta muito mesmo colocando tudo que os amigos aqui falaram, melhora mais sempre em baixa rotação, em alta pode esquecer por que com certeza, qualquer vacilada queima tudo....
Coloca um novo motor que sai mais barato, e o carro fica mais agil!
Minha opinião pois fiz o motor completo gastei 4 paus e não adiantou...........
Abraço!
Troller-a-vista
19/07/2010, 00:13
tb acho que nao vale a pena investir no velho bf, a menos que vc queira olhar pra ele e falar: UHULLL eh um jeep classico.
soh pra explicar o amigo que perguntou sobre polir os dutos e tal.
ha duas formas de se fazer isso, colocar uma lixa grudada num rolo de tinta ligada a uma furadeira e faze-la girar ate os dutos ficarem polidos. Essa eh a mais basica de todas.
a segunda eh continuar o servico, usando massa de polir, lustrador etc, ate virar um espelho perfeito.
a ideia é simples, o ar fluir mais facilmente e rapido por dentro dos tubos de exaustao (ja ouvi falar isso na parte anterior a combustao mas nunca vi).
Com o uso do motor, cria-se rugas nos dutos, seja pelos detritos nao queimados, seja pela fumaca, seja pela propria natureza da coisa que vai enferrujando.
Mas esse polimento eh bastante criticado por muitos preparadores, pois embora o ar flua melhor, eh em pouco tempo perdido esse servico, alem do que, em baixa rotacao a falta dessas rugas impedem a melhor compressao do motor, ou seja, ganha-se aqui mas perde-se ali, no fim das contas, é mais um daqueles mitos automobilisticos que se gasta horrores pra ganhar quase nada.
Claro que se vc tem um troco todo obstruido, com meio kilo de fumaca logo na saida, vale o esforco, mas para 98% dos casos, nao fara diferenca perceptivel alguma.
Mais vale um bom sistema de escape novo.
Lembrando que, é muito comum ficar ouvindo gente dizer que melhorou o carro pq aumentou os canos de descarga. Pura ilusao, na pratica muitos carros pioram.
Ha um valor bastante inflexivel para essas mudancas, nao eh sair colocando tubos maiores q o carro vai andar mais, alem de problermas na leitura da injecao, custo absurdo da troca, o carro pode perder o ponto e detonar rapidinho.
original vale muito mais!
Mauro_F75
19/07/2010, 23:49
Mauro F75 .. no motor bf 161 não dá para adaptar o virabrquim e as bielas do motor 3.000. pois o bloco do motor 161 é mais baixo, coisa de 1cm. o bloco do maverick é denominado 184, diferente do 161.. quer dizer que um não serve no outro, se colocar o virabrequim e as bielas do 161 no 184. o pistão vai ficar mais baixo 1 cm..
espero ter ajudado........
Antônio, valeu a explicação sobre o motor da F-85 (3000).
Pensar que qdo meu BF fundiu, cheguei a pensar em retifica-lo (me pediram 3,7 paus) mas por menos que isso arranjei um 4100 da C20 em excelente estado (capa seca, alternador, carburador 3E, ignição eletrônica).
Daí, juntei uma caixa 4M da C10 e...
Roda nas próximas semanas.
bajeiro do sul
20/07/2010, 09:13
Eduardo
Da para saber se a tampa do cabeçote ja foi rebaixada? Outra coisa, não entendi sobre a polida nos dutos de escapamento e admissão...Polir como? Porque melhora?
um abraço
Kakito
quanto ao cabeçote se pode rebaixar muito pouco do tamanho original, qualquer retifica pode te dizer medindo o cabeçote, se ele ja foi feito alguma coisa ou não
quanto ao polimento dos dutos, o pessoal que faz preparação de carros para pista usam muito este artificio, fazem o polimento interno (com uma retifica) dos dutos de admissão e escapamento do bloco do motor e cabeçote, uma vez que eles são fundidos e tem uma parede áspera, supõe-se que com esta parede sendo lisa (polida) o fluxo de AR/Combustivel deslize mais rapido melhorando o desempenho. Existem pessoas que literalmente arrombam estes dutos deixando eles aspirarem e expirarem mais fluxo da mistura , melhorando tb o desempenho, mas ai eu ja não sei quanto e nem em qual motor pode ser feito, vc poderia verificar com alguem que trabalha com carros de performance na sua cidade
abraço
eduardo
bajeiro do sul
20/07/2010, 09:23
tb acho que nao vale a pena investir no velho bf, a menos que vc queira olhar pra ele e falar: UHULLL eh um jeep classico.
soh pra explicar o amigo que perguntou sobre polir os dutos e tal.
ha duas formas de se fazer isso, colocar uma lixa grudada num rolo de tinta ligada a uma furadeira e faze-la girar ate os dutos ficarem polidos. Essa eh a mais basica de todas.
a segunda eh continuar o servico, usando massa de polir, lustrador etc, ate virar um espelho perfeito.
a ideia é simples, o ar fluir mais facilmente e rapido por dentro dos tubos de exaustao (ja ouvi falar isso na parte anterior a combustao mas nunca vi).
Com o uso do motor, cria-se rugas nos dutos, seja pelos detritos nao queimados, seja pela fumaca, seja pela propria natureza da coisa que vai enferrujando.
Mas esse polimento eh bastante criticado por muitos preparadores, pois embora o ar flua melhor, eh em pouco tempo perdido esse servico, alem do que, em baixa rotacao a falta dessas rugas impedem a melhor compressao do motor, ou seja, ganha-se aqui mas perde-se ali, no fim das contas, é mais um daqueles mitos automobilisticos que se gasta horrores pra ganhar quase nada.
Claro que se vc tem um troco todo obstruido, com meio kilo de fumaca logo na saida, vale o esforco, mas para 98% dos casos, nao fara diferenca perceptivel alguma.
Mais vale um bom sistema de escape novo.
Lembrando que, é muito comum ficar ouvindo gente dizer que melhorou o carro pq aumentou os canos de descarga. Pura ilusao, na pratica muitos carros pioram.
Ha um valor bastante inflexivel para essas mudancas, nao eh sair colocando tubos maiores q o carro vai andar mais, alem de problermas na leitura da injecao, custo absurdo da troca, o carro pode perder o ponto e detonar rapidinho.
original vale muito mais!
Troller a vista
Muito boa a tua explanação sobre o polimento dos dutos, na verdade é uma coisa do tipo, disseram que melhora, mas não fiz ainda no meu. outra coisa importante que vc mencionou é o aumento do diametro do escapamento, se aumentar o diametro escapa mais fumaça e a alta rotação fica melhor, mas em compensação o torque em baixa fica muito prejudicado. tenho um amigo que aumentou para 4 polegadas o escapamento do opala 4 cilindros dele, a fumaça sai com muito mais rapidez, mas em compensação o torque em baixa e media rotação ficaram muito baixos, so fica bom com o pé no fundo. No meu BF vou apenas fazer um assentamento de valvulas (pois o mesmo nunca foi mexido em 40 anos), melhorar o arrefecimento, a ignição assistida eu ja tenho , afinar o carburador e para o BF ja deve chegar
abraço
eduardo
o bajeiro, ja que vc comentou em escapamento, até quantas polegadas da pra aumenta e fika bom? o motor é um bf tbm
To pensando em fazer um escapamento novo pro jeep( o velho ja ta todo podre) e tou pensando em fazer de 2 polegadas e meia e usar o minimo de curvas possiveis, usando somente aquela curva dps do coletor, o resto tudo reto. Vo usa um silencioso tbm, usa aqueles universais mesmo, parece ser bom.
Sera que vai fica bom?
Coloca os coletores dimensionados, 6x2.
Sempre reto fica ruim! Faça com 2.5" e dois turbinhos daqueles no meio.
Só não deixar com as curvas muito acentuadas que fica bom.
[]'s
n entendi esses "turbinhos" que vc falou.
no BF o coletor de escapamento sai pelo lado esquerdo, então fezendo uma curva e passando a saida pelo lado direito. Sera que essa pequena curva ja sera suficiente?
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.