PDA

Ver Versão Completa : Vazamento de óleo.

Rogério Barthy
12/03/2005, 21:42
Peguei 200 km de estrada com meu BF-161 e agora ví que ele está gotejando óleo (alguns pingos por hora) entre o motor e a caixa de mudança.
Fui à um mechanico e ele relatou ser preciso trocar a "gaxeta" que vai no eixo (retirar o carter, afastar a caixa de marcha, baixar o eixo e trocar a bendita gaxeta e torcer para que daquí a dois meses não volte a pingar. Ele me disse que quando se faz o eixo, a retífica deixa tudo polido e por isso a gaxeta não veda e coisa e tal....(onde vai assentada a gaxeta deve ser aspero ou coisa parecida mou ter um ressalto..).
O que vcs podem me dizer sobre esse vasamento de óleo do motor ?
Aguardando qualquer ajuda !!!!

Giovani
12/03/2005, 22:34
Fui à um mechanico e ele relatou ser preciso trocar a "gaxeta" que vai no eixo (retirar o carter, afastar a caixa de marcha, baixar o eixo e trocar a bendita gaxeta e torcer para que daquí a dois meses não volte a pingar. Ele me disse que quando se faz o eixo, a retífica deixa tudo polido e por isso a gaxeta não veda e coisa e tal....(onde vai assentada a gaxeta deve ser aspero ou coisa parecida mou ter um ressalto..).

:D Fala Rogério!!!

:o Geralmente é ali mesmo o problema. Vale conferir se não é só um vazamento na junta do cárter. Mas se o problema é na gaxeta, a solução é essa que o mecânico deu... Existe uma forma correta para pôr a gaxeta, para que ela não volte à vazar. Se vc não achar a original para comprar, pode usar do motor opala antigo. A gaxeta é uma espécie de corda banhada numa graxa tipo grafite. Veja para que lado essa corda solta as fibras. O eixo do virabrequim possui umas estrias, em espiral. Não lembro agora pra que lado gira, mas deixe as fibras da gaxeta voltadas para o mesmo lado em que giram as estrias. Se montar invertido, a graxa sai e desfia a corda, causando vazamento. Um "bom" mecânico, monta ela assim, fazendo um assentamento da gaxeta, antes da montagem final. No meu jeep não vaza! :wink:

[]'s

Rogério Barthy
12/03/2005, 23:41
Então e essas estrias que o mechanico falou, que quando se faz a retífica de eixo, geralmente se tira essas estrias e então... só retirando o eixo para fazer as tais novamente...
Obrigado pela resposta.
Lembrando ! Quanto de ve ser o custo dessa mão de obra, para colocação de nova gaxeta? R$ ???????.

Giovani
13/03/2005, 00:23
Então e essas estrias que o mechanico falou, que quando se faz a retpífica de eixo, geralmente se tira essas estrias e então... só retirando o eixo para fazer as tais novamente...
Obrigado pela resposta.
Lembrando ! Quanto de ve ser o custo dessa mão de obra, para colocação de nova gaxeta? R$ ???????.

:o Nessas estrias nem se mexe! As estrias devem existir. Se alguma retífica tirou elas, bom... Nem dá pra chamar de retífica, deve ser coisa de fundo de quintal... Aí precisa trocar a peça. Mas desmonte para ver. O custo será relativamente alto, pq é preciso tirar o motor do jeep e desmontar parte de baixo.

[]'s

Rogério Barthy
13/03/2005, 01:07
Mi fu !!!!!
Estou juntando $$ para instalar discos de freio na frente !!!! Faltando pinças ,pastilhas e $$ da mão de obra....pelo menos o kit básico já está aquí...

Carvalho
13/03/2005, 06:50
:o Geralmente é ali mesmo o problema. Vale conferir se não é só um vazamento na junta do cárter. Mas se o problema é na gaxeta, a solução é essa que o mecânico deu...

A solução é trocar a tal gaxeta por retentor.

Giovani
13/03/2005, 14:17
A solução é trocar a tal gaxeta por retentor.

:D Fala jmcc!!!

:o Não vejo como... Existe um ressalto, parece uma lâmina circular, de diâmetro maior que o local onde vai a gaxeta. Um retentor não passa por ali... Mesmo se fosse possível, seria preciso fazer um encaixe para o mesmo, no bloco do motor. Aí é mais fácil e barato trocar de motor... :wink:

[]'s

Rogério Barthy
13/03/2005, 21:49
Não é só o meu BF-161 que possui a tal gaxeta !!!! Todos os outros BF-161 possuem tbm. Assim, não pode ser tão ruim assim e alguma coisa pode ser feita para que a gaxeta dure um bom tempo não ? Vamos ver...

Giovani
13/03/2005, 21:57
Não é só o meu BF-161 que possui a tal gaxeta !!!! Todos os outros BF-161 possuem tbm. Assim, não pode ser tão ruim assim e alguma coisa pode ser feita para que a gaxeta dure um bom tempo não ? Vamos ver...

8) Isso eu sei... Só quis dizer que pelo serviço e mão de obra que dá, fazer uma adaptação de retentor, não vale à pena. Sai mais em conta adaptar um outro motor, mais moderno. :wink:
:D Vi num outro tópico que os motores GM 6 cil., à partir de 1988 se não me engano, tiveram a gaxeta substituida por um retentor.

[]'s

Rogério Barthy
13/03/2005, 22:01
Se eu inventar de trocar o motor, a minha sócia matrimonial vai querer disolver sociedade de imediato... Vou tentar trocar a gaxeta e levar o BF por mais algum tempo (ele faz 7,5 Km/m³ GNV) e está redondinho sem contar a tal gaxeta.

Ronaldo B.
13/03/2005, 22:07
Vi num outro tópico que os motores GM 6 cil., à partir de 1988 se não me engano, tiveram a gaxeta substituida por um retentor.

Eu tô com o GM151 no meu Cj e também tem gaxeta e também tem esse mesmo vazamento :oops: . O mecânico me disse que se não estiver vazando muito num vale a pena mexer pelos motivos que o Giovani já citou acima, e que mesmo trocando a gaxeta, sempre existe a possibilidade do vazamento voltar depois de um tempo.

[]´s

Rogério Barthy
14/03/2005, 09:53
O motor de meu CJ está vazando um pouco, mas esse pouco, quando paro na garagem, com o motor quente, transforma-se em uma mancha bem indesejada no chão, com um vasamento de cerca de 20/50 pingos, que fica minando da gaxeta.
Quanto a algum tempo sem vazar, o tempo seria quanto?????
Se durar mais de anos, podera ser conveniente trocar a gaxeta.

elcio
14/03/2005, 11:12
mas nao eh que o professor Giovani apareceu!!!!!!!
seja bem vindo de volta guapo velho.
nos motores GM 4.1 os retentores apareceram a partir de 1990/1.
semana passada trocamos de um amigo que nao estava vazando, estava minando mesmo, e o motor eh 1989.
meu amigo, arrancar fora toda parte de baixo do motor pra enfiar aquela maldita graxeta eh tarefa para monge budista :?
ainda bem que essa merda esta extinta...

[]´s felizes com a volta do companheiro.

Ronaldo B.
14/03/2005, 15:25
Quanto a algum tempo sem vazar, o tempo seria quanto?????
Se durar mais de anos, podera ser conveniente trocar a gaxeta.

Isso varia muito... acho que é quase impossível prever quanto tempo vai ficar sem vazar. Acho que o maior problema é o vazamento no chão da garagem que com o tempo vira uma mancha que passa a fazer parte do piso!!

Acho que pelo custo, só vale a pena trocar se estiver vazando muito ou se a Dona Patroa ameaçar expulsar de casa o causador das manchas de óleo na garagem ... :(

[]´s

Rogério Barthy
14/03/2005, 15:53
Está vazando um bocado, não podendo precisar a quantidade certa, já que o providencial jornal colocado no piso da garagem está ensopado de óleo.

Ronaldo B.
14/03/2005, 16:41
Está vazando um bocado, não podendo precisar a quantidade certa, já que o providencial jornal colocado no piso da garagem está ensopado de óleo.

Então troca a gaxeta e aproveita já faz uma revisão geral no que for possível prá gastar uma mão de obra só com desmontagem e montagem.

[]´s

alexsp
02/11/2007, 12:19
Gostaria de aproveitar o tópico em questão para solicitar a juda dos colegas para tentar identificar a causa do vazamento de óleo no diferencial do meu jeep (cj3-a 1951), estou postando algumas fotos para tentar ilustrar o problema. O óleo chega a gotejar no chão mas não a ponto de formar uma poça, entretando o assoalho do jeep acima do diferencial está bastante lambusado.

alexsp
02/11/2007, 12:21
Estou postando mais algumas fotos...

leopoldo
02/11/2007, 15:00
Pela aparência nas fotos eu primeiramente diria o seguinte:

Vc é um serio candidato a ter de trocar o eixo. A foto 3 da 1º sequência mostra uma profusão de óleo escorrendo de um ponto de solda. E observando, o mesmo aparece na foto 1 e 2, embora embaçadas. Isso pode significar que houve um excesso de penetração do ponto de solda durante a fabricação e este varou a tubeira. MAs se fosse isso, o tudo necessitaria estar cheio de óleo para vazar por lá. Isso não seria aceitável uma vez que o bujão não permite encher a tubeira até o talo .... fenomeno que só ví ocorrer com o TROLLER (pq um orelhudo fabricou o bujão acima do nivel normal de enchimento na tampa.

Oque não é esperado ocorrer é vazar óleo por lá pois pode significar que a tubeira está soltando da carcaça. Pode ser fadiga (pelo uso), pode ter sido sobre-carga(impacto). A carcaça pode estar simplesmente soltando, ou já soltou e pode ou não haver uma trinca na carcaça.

Portanto, muito cuidado, pois já ví esta parte do eixo romper e o eixo dobrar neste ponto ou na outra extremidade.

VC pode tentar ver o grau de comprometimento tentando macaquear o eixo e observar se o eixo se move dentro da carcaça. Vc pode macaquear este lado e puxar o pneu para fora e observar se o eixo mexe. Vc pode colocar uma camcorder presa por baixo, no parachoque e dar umas voltas e ver se o eixo se retorce dentro da carcaça.

alexsp
04/11/2007, 22:05
Leopoldo.

Muito obrigado pela resposta, vou fazer os testes que você recomendou e depois posto os resultados. Um fator que esqueci de mencionar, esse lado do eixo(passageiro) está levemente inclinado para cima e mais para dentro do paralama que o lado do motorista, vendo o jeep em movimento pela parte de trás da a impressão que ele anda de lado, parecendo que as rodas traseiras querem passar as dianteiras. Estou postando mais algumas fotos para tentar ilustrar isso.

Quanto a possível causa disso eu não sei informar porque já comprei o jeep assim, mas acredito que tenha sido por impacto mesmo porque já foi feito um reparo no suporte do feixe de molas desse lado. Estou bastante preocupado com isso, inclusive nem fui fazer trilha ainda e só tiro ele da garagem aos finais de semana e agora com a sua resposta tenho certeza que existe algo mais grave que um simples vazamento.

leopoldo
05/11/2007, 01:22
A foto 3 aparenta algo muito suspeito. Do tipo: não rode até descobrir o que está havendo !

OU eixo empenado (tubeira), OU rolamento detonado, OU cubo solto, OU roda empenada.

Se for semi-eixo empenado(ou roda), vc deve sentir o eixo galopar no alfalto.

Se for rolamento, vc deve escutar o roncar.

Se for cubo solto, vc deve escutar um crockcrock....

Depois de determinar oque está havendo, recomendo, conforme aplicável, ler os seguintes tópicos:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1915

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1654

pois lá a informação base de montagem, inclusive para seu eixo, que deve ser o chavetato.

alexsp
05/11/2007, 10:51
Caro Leopoldo.

Novamente muito obrigado pelo esclarecimento. Eu já havia lido o tópico "CUIDADO, SEU EIXO SEMI-FLUTUANTE PODE MATAR", uma verdadeira aula sem dúvida alguma.

Após ter lido o tópico fiquei desconfiado que havia algo mais sério que um vazamento de óleo, quanto ao outro tópico vou fazer a leitura com certeza. Existe um ronco de rolamento que a princípio achei que fosse do câmbio mas pelos sintomas apresentados por você talvez seja do eixo, outra coisa que esqueci de mencionar é que as vezes ao arrancar com o jeep ou quando tiro o pé do acelerador faz um barulho tipo um "toc" vindo da parte traseira.

No final de semana vou levantar o jeep no macaco e fazer as verificações que voc
ê recomendou.

leopoldo
05/11/2007, 19:55
O barulho ... toc ... pode ser cubo batendo na chaveta ... da ponta de eixo.

alexsp
11/11/2007, 20:51
Amigo Leopoldo.

Levantando o jeep no macaco e deixando a roda do lado direito suspensa nota-se que realmente a tubeira está solta, bem no local do vazamento de óleo. Só o fato de levantar o jeep, retirando o peso daquela roda já fez a tubeira movimentar-se para baixo, ficando aparentemente reta enquanto a roda esta no ar e voltando ao estado atual após baixar o jeep.

Forçando a roda para dentro e para fora não notei folga longitudial, mas fazendo outro movimento do tipo para cima e para baixo notei folga, algo do tipo quando as porcas da roda estão soltas após fazer a troca do estepe, isso ocorre nos dois lados. As porcas das rodas estão presas, só disse isso para tentar explicar o tipo de folga apresentada.

Nesse caso tem conserto, ou vou ter que comprar outro eixo? Visto que esse
serviço será feito em oficina eu gostaria da sua opnião pra ter uma idéia do que precisa ser feito.

Desde já, muito obrigado.

leopoldo
12/11/2007, 00:17
Quando a tubeira solta, o uso do jeep faz o furo de assentamento ovalizar.

E para soltar , algo muito grave aconteceu.

O eixo está com estrutura comprometida. O retrabalho não compensa. Necessita desmontagem, inspeção por partículas magneticas para ver se a carcaça não rachou e depois, gabaritagem, soldagem ... etc...

Financeiramente, economicamente e seguramente é melhor trocar por outro eixo.

alexsp
12/11/2007, 12:54
Leopoldo.

Obrigado pela resposta, já estou procurando outro eixo para comprar.