Ver Versão Completa : Motor MWM 2.8 em Band
Abel Mário
07/07/2010, 19:08
Quem tem este motor em band, poderia informar o que precisa modificar(cambio, flanges, etc)? E quanto aos beneficios, valeria a pena trocar pelo 364? Tenho uma com OM364 com 4 marchas.
Sds, Abel.
Bernardo Hoelz
07/07/2010, 20:15
Quem tem este motor em band, poderia informar o que precisa modificar(cambio, flanges, etc)? E quanto aos beneficios, valeria a pena trocar pelo 364? Tenho uma com OM364 com 4 marchas.
Sds, Abel.
Abel, não seria mais facil vc turbinar e intercoolar o seu OM364? Fica tão forte ou mais do que os MWM 2.8.
Abrs.
guilhermeabreu
07/07/2010, 20:57
A GRANDE VANTAGEM DO MWM NESTE CASO É :
O peso ser bem menor do MWM .
Casa da transmissão4x4
07/07/2010, 21:26
A GRANDE VANTAGEM DO MWM NESTE CASO É :
O peso ser bem menor do MWM .
Isto vale lembrar ainda que o MWM 2.8 tem menor ruido e menor consumo !!!
Cara, vai ficar muito bom!
Revisa o freio!
Eu vi uma band com motor MWM X10, ficou duka!!!!!!
alexandre diniz
07/07/2010, 23:18
Fala Kim tudo beleza
cara esse mwm x10 é o motor das ultimas F1000?
dai tem de trocar tudo cambio e diferenciais ou tudo adaptado?
bom sobre o mtor 2.8
tem uma reportagem em video do programa "mundo 4x4" do canal rural não fala os segredos da adaptação mas passa umas informações e talvez vc chegue ate o cara q fez
entre no site
canalrural.com.br
procure o programa mundo 4x4 e la vc vai achar a reportagem ja tem uns meses mas da uma vasculhada la
abração e boa sorte
Abel Mário
08/07/2010, 07:21
O link do programa e este: http://mediacenter.clicrbs.com.br/canal-rural-player/99/player/90449/mundo-4-x-4-13-12-2009/1/index.htm
Já o tinha visto e foi ai que me interessei, eles usam cambio de 5 marchas, eu tenho com 4. Gostaria de saber as opiniões de quem já fez esta modificação aqui no forum. Turbinar minha band, não a deixaria com a mesma potencia, o OM 364 é um motor muito confiável, mas muito barulhento, tenho tb uma Troller 3.0 e o motor é bem silencioso.
Sds, Abel.
Bem caros amigos, vou passar minha opinião!
A diferença entre no 4 e o 5 marchas , está no fato que a no 5a, a relação é 0,75:1 (existe uma variação, mais não é a questão aqui), onde isso influência drasticamente na velocidade e rotação do motor.
Teste:
Vá para uma rodovia, ande com um carro em 4 (1:1) a 110km/h, depois mantenha a mesma velocidade em 5a (0,75:1).
O cambio 4m, tem a 4a 1:1, o 5a tem 0,75:1.
Então, para quem tem o 4m, mesmo trocando o motor, não melhorará muito.
Para quem tem o cambio com 5a marcha, colocar um X10 ou MWM Sprinter, fica excelente!
A grande vantagem, é que se adapta pouca coisa.
Pegue a capa seca oroginal do motor que irá usar, e coloque o motor.
Olhe aqui http://picasaweb.google.com/kimcavazin/CambioToyMotorCumminsNoEngesaFII#54078281703956664 98 a capa seca é do cummins, o disco e da toy, com o plato do cummins.
Respeito o OM, mais uma toy com MWM deve ficar a TOY!!!!!!
Abraços.
Kim.
alexandre diniz
08/07/2010, 08:17
Boa Kim porem um 4marchas com um motor desses ficara com um torque dukct
Bem caros amigos, vou passar minha opinião!
A diferença entre no 4 e o 5 marchas , está no fato que a no 5a, a relação é 0,75:1 (existe uma variação, mais não é a questão aqui), onde isso influência drasticamente na velocidade e rotação do motor.
Teste:
Vá para uma rodovia, ande com um carro em 4 (1:1) a 110km/h, depois mantenha a mesma velocidade em 5a (0,75:1).
O cambio 4m, tem a 4a 1:1, o 5a tem 0,75:1.
Então, para quem tem o 4m, mesmo trocando o motor, não melhorará muito.
Para quem tem o cambio com 5a marcha, colocar um X10 ou MWM Sprinter, fica excelente!
A grande vantagem, é que se adapta pouca coisa.
Pegue a capa seca oroginal do motor que irá usar, e coloque o motor.
Olhe aqui http://picasaweb.google.com/kimcavazin/CambioToyMotorCumminsNoEngesaFII#54078281703956664 98 a capa seca é do cummins, o disco e da toy, com o plato do cummins.
Respeito o OM, mais uma toy com MWM deve ficar a TOY!!!!!!
Abraços.
Kim.
Fe_jipeiro
08/07/2010, 12:05
Olá Abel ....
Até entendo seu ponto de vista, porem acho q nao vale a pena ... o investimento sairá bem alto ... algo perto de R$ 20.000,00 (entre motor novo, M.O, adaptacoes e pecas)...
Talvez o 14b turbinado te atenderá melhor, com um custo bem mais baixoooo.....
Sem contar, q o consumo dos MWM 2.8 gira em torno de menor ou igual a 9km/l no troller, imagina na band q eh mais pesada ...
Na minha opiniao, ficaria legal sim, inclusive, da para preparar esse motor e deixar ele bem arisco ... mas eu soh faria, se eu ja tivesse o motor e nao fosse fazer nada com ele... um motor novo desse na caixa deve estar uns 15k ... é muito investimento para nao ter um grande retorno ...
Sem contar, q com essa grana, vc pode alongar seu dif, colocar um 5M, turbinar seu 364, deixando ele mais potente q o 2.8 e ainda sobrará $$$$ ... e o melhor de tudo : nao fará "modificações" e sim melhorias !! Experimente turbinar o seu 364, ficara bem mais silencioso......
Que nem o guilherme abreu falou, o melhor seria a peso do motor q eh bem mais leve... mas se for isso seu problema, pegue um 14b e faça uma preparação legal nele....
Segue um band q esta com mwm 2.8, ja vi umas 6 bands com mwm sprint, inclusive uma era 6cc.....
http://www.ibiubi.com.br/carros/toyota+bandeirante+1988/meu-carro-novo/IUID1621253/
http://www.rolo4x4.com.br/dadosClassificados4x4.asp?a=17829&cat=1&item=3
Nada contra os mwm, gosto muito deles, mas acho q o investimento é inviavel ... mesmo pq se fosse para trocar de motor, ou colocaria logo um 364LA ou cummins 4btaa, ambos repotencializados ...
Espero ter ajudado...
Abs....
Abel Mário
08/07/2010, 18:43
A todos muito obrigado pelas opiniões, vão ser de grande valia para tomar minha decisão(trocar o motor ou turbinar). Sei que comprar um MWM terá um alto custo, mas poderia vender o meu motor mercedes, diminuindo assim o ivestimento. Aqui não tem niguém com um OM 364 turbinado para que eu possa fazer uma comparação, mas talvez essa seja a opção mais racional, pois estou utilizando a Band somente para trilhas, o problema é que os deslocamentos ficam entre 90 e 200Km de distância e no futuro pretendo fazer expedições com o grupo de Toyoteiros que fundamos aqui em Salvador.
Sds, Abel.
DieselPower
10/07/2010, 08:32
Aqui na minha cidade tinha uma Band carroceria com o Sprint 4.07. Ficou animal, andava muito mesmo!
Não conhecia o dono, mas algumas vezes vi ele acelerando no asfalto, era muito forte.
Um conhecido comprou conjunto completo de motor, caixa, CT, painel de instrumentos e comandos de acionamento do 4x4 de uma S-10 em SP por 10 K, e instalou em um JPX. Pense num "nanico" que da pau em Troller fácil, fácil!
Está montado a 7 anos, rodadndo diariamente, com BI aberta e nunca encomodou.
fabioabe
10/07/2010, 10:11
Eu tbm esta pensando em fazer uma troca dessa, mas colocar um mwm sprint 6caneco. Pq se vender o motor + o custo que seria de turbinar o MB, acaba não ficando tao caro na ponta do lapis. E ao meu ver ira ter as seguintes vantagens:
1 - Menor Peso;
2 - Menor trepidação;
3 - Menor consumo;
4 - Mais HP e torque;
Estou certo ou errado? E a manutenção, será q eh mais cara que os nossos MB?
Att
Fabio
guilhermeabreu
11/07/2010, 00:28
Eu tbm esta pensando em fazer uma troca dessa, mas colocar um mwm sprint 6caneco. Pq se vender o motor + o custo que seria de turbinar o MB, acaba não ficando tao caro na ponta do lapis. E ao meu ver ira ter as seguintes vantagens:
1 - Menor Peso;
2 - Menor trepidação;
3 - Menor consumo;
4 - Mais HP e torque;
Estou certo ou errado? E a manutenção, será q eh mais cara que os nossos MB?
Att
Fabio
FABIOABE
Estes dois motores citados , o MWM 2.8 e o OM 364 , não dão manutenção , a manutenção que tiver que dar algum dia é qdo eles baterem , aí o custo de fazer um motor MWM 2.8 gira na casa dos R$6.000,00 a R$8.000,00 e o OM 364 na casa dos R$4.000,00 a R$6.000,00 , esta é a diferença do buraco .
Agora qdo vc cita um MWM 6cc VICHEMARIA a sua BAND vai voar .
cesarzubek
10/09/2010, 09:19
Ressuscitando o tópico,
Gostaria de saber se alguém já adaptou ou viu o motor MWM Sprint 6ccda F-250 na Bandeirante?
Estou pensando em fazer esta loucura, mas sei que o trabalho de adaptação não é fácil.
Tenho uma Band Lona 68, uso só para trilha, no momento estou sem motor.
Estou na duvida entre o MWM e o OM-314.
Peço a opinião dos entendidos do assunto.
Dendrobates
13/08/2013, 16:24
Primeiramente aviso que não estou disputando o troféu "pá de ouro" por desenterrar este tópico.
Em minha opinião este motor mwm 2.8 no cambio da band até ficaria bom, mas acredito que faltaria força quando precisasse mesmo da redução. Pois a t-case troller reduz 2,48 e a da band 1,99.
OliveiraDf
13/08/2013, 17:56
Dendrobates, na sua Band 77 você usa os eixos antigos com bola no centro?
Eu também ja pensei em um motor MWM 2.8 e como faço uso diário e em trilhas bem leves, acredito que atenderia super bem.
Dendrobates
13/08/2013, 20:15
OliveiraDf,
Eu ja troquei pelos eixos modernos flutuante.
Dendrobates, onde conseguiu os flutuantes? Aqui em SC?
Norival
Schroeder/SC
Dendrobates, onde conseguiu os flutuantes? Aqui em SC?
Norival
Schroeder/SC
Norival,
Fala com o Renato (47) 3332-4044, ele é de Gaspar-SC.
Foi ele que instalou o câmbio sincronizado e eixo flutuante na minha Band !
Pode falar que foi o Fábio da Bandeirante branca que indicou !
Abs
Dendrobates
14/08/2013, 08:56
Dendrobates, onde conseguiu os flutuantes? Aqui em SC?
Norival
Schroeder/SC
Eu comprei os meus aqui em criciúma mesmo. comprei na mesma tacada cambio,t-case e eixos aí consegui preço melhor. Mas veja bem estes eixos se não estão empenados, os meus depois descobri que estavam empenados e tive que arrumar. Estes eixos provém da pick-ups e que normalmente carregam muito peso...
Em ultimo caso Norival, podes também fazer aqui em Blumenau a adaptação do teu eixo para flutuante com a Ensimec, entretanto não sei dizer quanto a resistência ou qualidade da adaptação, mas em si eles são peritos no assunto e devem saber bem oque fazem.
Não tenho certeza se eles deixam ela montada pra você, mas qualquer coisa podes deixar ela no Marquinho (3336-5590 / 8843-2287) que ele monta ela pra você. Ele só meche com Band.
Em ultimo caso Norival, podes também fazer aqui em Blumenau a adaptação do teu eixo para flutuante com a Ensimec, entretanto não sei dizer quanto a resistência ou qualidade da adaptação, mas em si eles são peritos no assunto e devem saber bem oque fazem.
Não tenho certeza se eles deixam ela montada pra você, mas qualquer coisa podes deixar ela no Marquinho (3336-5590 / 8843-2287) que ele monta ela pra você. Ele só meche com Band.
Holetz,
Você é de Blumenau ? Quem é esse Marquinho ? Ele trabalha aonde ?
Abs
Holetz,
Você é de Blumenau ? Quem é esse Marquinho ? Ele trabalha aonde ?
Abs
O Marquinho foi o mecânico chefe da linha Band da Tarpan por muitos anos (enquanto a Band era produzida ainda). Hoje ele trabalha próximo a Tarpan (Rua Deputado Walter Vicente Gomes, nº90), atendendo ainda pela Tarpan quando aparece uma Band pra eles. Ele é de confiança e realmente resolve, tenho duas Band e sempre levo la, mesmo morando na na Velha Central.
Olá!
Muito obrigado pelas informações.
Vou entrar em contato assim que possível.
Norival
Schroeder/SC
dalmo cruz torres
15/08/2013, 11:02
Norival. Eu tenho um Jipe Bandeirante ano 1998, com motor Toyota 14b. Quando comprei esse Jipe já tinha em casa um MWM 3.0 Sprint, pronto para colocar no Jipe, mas ao começar a usar o Jipe me encantei com o motor 14b. Aguardei um ano e vendí o MWM. Não trocaria um 14b por um MWM sprint por nada desse mundo, e o motor do meu jipe não é turbinado, é maçarico, apenas com bomba injetora e bicos bem regulados.
No começo do ano eu estive pensando em trocar meu jipe por um veículo melhor de estrada, já que eu viajo duas vezes por semana. Andei em alguns Troller, L200, rangers etc. Os MWM são ótimos, quando a turbina começa a fazer pressão, antes disso é completamente frouxo. O 14b dá um coice quando acelera, pois o motor tem muita força em baixa rotação.
Depois de muito pesar os prós e os contras resolvi continuar com meu Jipe Toyota. Agora estou guardando verba para comprar uns mimos para ele, como pneus e rodas novas.
Dendrobates
15/08/2013, 11:43
Dalmo,
Prefiro 14b ao mwm 2.8. É nativo das bands.
Mas achar um bom tá cada vez pior e a manutenção destes motores tá ficando cara.
mwm 2.8(s10) + 240v + t-case band fica show. Aprovado pelo pessoas dos engesas e dá de manter a relação 37x10.
Grand Vinicius
06/08/2019, 09:23
Bom dia, pessoal!
Comprei recentemente uma Band 81 com OM314 turbinado 4 marchas sêca.
É aquela história. Um caminhãozinho. Divertido de dirigir, até pela dificuldade. Mas não é muito prático no dia a dia e a mulher não quer nem tentar.
Eu tinha comprado no final de 2015 um motor MWM Sprint 2.8 de uma S10 2004 virada, e coloquei ele num Grand Vitara 2001.
Aí me veio a idéia de colocá-lo na Band.
Um amigo meu(que não é especialista), disse:
- Não faça isso. Você estará fazendo um Downgrade! O seu motor original é melhor que o MWM.
Gostaria de ouvir opiniões mais balizadas. O que vocês acham?
titanium
06/08/2019, 10:06
A falta de praticidade no uso urbano dessa Band não está no motor, está no câmbio, na dureza do veículo e talvez no "tamanho".
Digo "tamanho" por que a Band é um carro pequeno.. normalmente é a falta de visão que atrapalha o uso.
Muitas vezes o banco do motorista não ajuda, especialmente as esposas mais baixinhas (caso da minha).
Para deixar a Band mais "palatável" é indicado a troca do câmbio por um 4m sincro ou 5m (eu particularmente prefiro o 4m sincro... mas gosto é gosto).
O 314 turbo pode ter mais fôlego ainda.
Se alongar a relação do diferencial e colocar uma turbina k16 ela pega melhor em baixa e o carro vai ficar mais elástico, com menos trocas de marchas na cidade, isso também influencia no conforto.
Retirar o tanque de diesel de dentro do carro e acabar com a catinga de diesel, bem como vedar tudo na cabine para não entrar cheiro de fumaça são modificações que trazem um conforto muito relevante, mas que normalmente só o subconsciente percebe quão ruim é chegar nos lugares fedido (eu particularmente nunca me importei, mas minha esposa........)
Já tivemos 2 Bands em casa.. uma dela, outra minha, em épocas distintas.
Ela gostou mais da segunda, uma longa, teto aço.
Fedia menos, o banco era um Procar todo rasgado, mas com ótima ergonomia e posição de dirigir.
O carro era menor e o retrovisor ENORME, então ela achava muito fácil estacionar.
São essas praticidades que normalmente faltam numa band para uso urbano.
Sem contar é claro um ar-condicionado para evitar de embaçar os vidros em dias de chuva e evitar o calor.
....
Quanto ao motor...
O 2.8 Sprint tem torque em giro alto..
É motor girador e você vai ter um carro muito bobalhão... vai precisar trocar a relação por uma mais curta.
A embreagem também fica difícil de acertar, a menos que você peque um câmbio + tração que case com esse motor.
Vai dar tanto trabalho e custo que não sei se compensa mesmo.
Outra.. o motor é quase a metade do peso do véio 314.... vai ter de mexer na suspensão pq vai ficar mais "dura".
Eu realmente não acho que compensa essa troca.
Talvez se fosse um 2.8 internacional que o torque já é mais em baixa RPM talvez... mas ainda assim muito investimento para pouco ganho.
Melhor apimentar mais o mercedão.
Sem contar que o 314 é todo em ferro... custa bem menos para fazer rebuild completo, qualquer mecânico mexe, aguenta abuso...
Se esses pontos de aprimoramento de conforto não lhe parecerem suficientes para a sua patroa, melhor trocar a viatura ou comprar um carro pra ela.
Aqui em casa precisávamos de uma 4 portas e migrei para uma LR Defender.
É uma viatura com proposta ligeiramente distinta, mas é rústica também. Estou gostando.
Abraço
Junior_jr
27/07/2020, 13:52
Vinicius... .como foi a troca do motor da GV pelo MWM??? Tem algum topico falando sobre isso??
BandeiranteMimosa
10/07/2025, 23:55
Saudações amigos
Possuo uma Toyota Bandeirante com motor om314, cambio banhado a óleo, de ano 1978
Meu uso deste carro é exclusivamente off road, e tenho cada vez mais sentido a necessidade de mais potência na toyotinha. Já mandei regular a bomba injetora e ganhei mais fôlego no carro, mas cada vez mais estou frequentando trilhas mais pesadas e a mimosa carece de potência. Possuo um motor mwm 2.8 já turbinado e queria a opinião dos mais experientes sobre uma possível adaptação deste motor no carro, se os ganhos seriam muito superiores ao de apenas colocar um kit turbo, etc… lembrando que nas trilhas mais pesadas eu sempre fico pra trás no atoleiro.
Obrigado a todos! Um abraço!
dojao campeao
11/07/2025, 06:17
Saudações amigos
Possuo uma Toyota Bandeirante com motor om314, cambio banhado a óleo, de ano 1978
Meu uso deste carro é exclusivamente off road, e tenho cada vez mais sentido a necessidade de mais potência na toyotinha. Já mandei regular a bomba injetora e ganhei mais fôlego no carro, mas cada vez mais estou frequentando trilhas mais pesadas e a mimosa carece de potência. Possuo um motor mwm 2.8 já turbinado e queria a opinião dos mais experientes sobre uma possível adaptação deste motor no carro, se os ganhos seriam muito superiores ao de apenas colocar um kit turbo, etc… lembrando que nas trilhas mais pesadas eu sempre fico pra trás no atoleiro.
Obrigado a todos! Um abraço!
Kit turbo terá menos mão de obra por adaptação mais fácil, e, se bem instalado, ficará muito bom!
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