PDA

Ver Versão Completa : Perdendo a roda !!!

JG4X4
07/07/2010, 11:48
Pessoal,

no meu troller tenho 33 m/t e sempre quando vou para as trilhas troca por 33 recapados.
Na ultima trilha voltando para casa rodando uns 140km com os 33 m/t a roda caiu, soltou os parafusos, ainda bem q eu estava a uns 40 km/h e nao aconteceu nada nem o pneu saiu rodando, ficou preso por causa do copo...(o unico preju):putz::putz:
sei q muitos vao dizer q faltou apertar os parafusos, é............ provavelmente....
mas depois conversando com o pessoal e de 10 troller 8 ja tinham caido a roda pelo mesmo motivo....a desculpa é q por causa do pneu grande ele vibra muito e tem q apertar sempre. O pior de tudo q agora estou com cagaço de passar dos 100km/h e antes de entrar no jeep verifico os parafusos..hehehehe

gostaria de saber se algum de vcs ja tiveram esse problema e se tem alguma coisa pra colocar nos parafusos ou n roda para q isso nao aconteça...

valew

abracos

fmb
07/07/2010, 12:21
Qual o ano do teu Troller? no meu 2004 aconteceu isso só que a 170 km/h no GPS, me disseram que era pq a roda era de magnésio e ela não aguenta mesmo (vai saber..) enfim eu me caguei todo tbm:???: e resolvi vender... agora estou com um 2008 por causa disso... e tbm vivo apertando e conferindo os parafusos!

JG4X4
07/07/2010, 12:41
Qual o ano do teu Troller? no meu 2004 aconteceu isso só que a 170 km/h no GPS, me disseram que era pq a roda era de magnésio e ela não aguenta mesmo (vai saber..) enfim eu me caguei todo tbm:???: e resolvi vender... agora estou com um 2008 por causa disso... e tbm vivo apertando e conferindo os parafusos!

Só caindo pra saber como é ruim!!
o meu é 2007.

rafaelfernandez
07/07/2010, 12:49
Locktite resolve isso, o problema é que quando voce quiser tirar o parafuso para trocar a roda ele nao vai sair tambem. :parede::parede::parede:

[]´s
Rafael

John1532Jr
07/07/2010, 15:04
Este problema de afrouxar o parafuso pode ser resolvido com um líquido trava-roscas. Existem destes líquidos com alto poder de fixação (alto torque) e médio (médio torque). Se não me engano, a Loctite (fabricante do Super Bonder) faz mesmo alguns.

Outra opção é o Orbifix, um trava-roscas da Orbi Quimica, vendido em pequenos frascos de 10ml. O telefone da Orbi é (19) 3573-7500.

fmb
07/07/2010, 18:35
putz.. no 2007 tbm... que m.. :parede:... enfim, se colocar esse liquido será que sai o parafuso ainda, alguém já utilizou?

Abraços

zé dedão
07/07/2010, 19:07
Teve uma pessoa aqui do forum que teve o mesmo problema ao passar por Nova Friburgo quando voltava de um passeio em Sta. Maria Madalena. Eu acho que ele está acionando a Troller. Vou ver se consigo achar o usuário, mas vc pode dar uma olhada na sessão de passeios/trilhas off road para ver se acha algo. Acho que o dele é 2008.
O seu é que ano?

zé dedão
07/07/2010, 19:26
JG4x4.
O usuário que eu postei anteriormente é o Rui Lopes Carvalho. Ele conta parte da saga no tópico Trilhas Equipe do Chapeu (dia 03/05/10 página 452).
Mande uma MP para ele.
Abraços.

rafaelfernandez
07/07/2010, 21:01
putz.. no 2007 tbm... que m.. :parede:... enfim, se colocar esse liquido será que sai o parafuso ainda, alguém já utilizou?

Abraços

Como foi dito acima, o Loctite(agora escrito corretamente) tem varios tipos de fixação. Procure o mais fraco deles que ja é chato o suficiente para sair. Afinal, o produto destina-se a nao deixar porcas e parafusos afrouxarem. :odedo:
Ele sai, mas tem que ter paciencia e ir abrindo e voltando o parafuso devagar e esperar esfriar entre uma ida e outra. Não é nada pratico se pensares em trocar um pneu furado numa trilha ou até mesmo na rua. :putz:

[]´s
Rafael

rogeriomasih
07/07/2010, 23:00
Se ele mudou as especificações originais do veículo, já tem um forte argumento a favor da empresa. :(

Teve uma pessoa aqui do forum que teve o mesmo problema ao passar por Nova Friburgo quando voltava de um passeio em Sta. Maria Madalena. Eu acho que ele está acionando a Troller. Vou ver se consigo achar o usuário, mas vc pode dar uma olhada na sessão de passeios/trilhas off road para ver se acha algo. Acho que o dele é 2008.
O seu é que ano?

rogeriomasih
07/07/2010, 23:01
1. é possível utilizar um tarugo de roda mais comprido na roda e usar uma porca e contraporca em cada roda?
2. É possível utilizar um tarugo de roda com furo e um porca castelo fixada com um pino ou arame?
3. Será que uma porca autotravante (com nylon) aguenta e resolve o problema?

Vou pesquisar e postar umas fotos por aqui.

rogeriomasih
07/07/2010, 23:18
FIGURA 01 - PORCA CASTELO (FONTE: http://www.reipar.com.br/imgs/porca-castelo-sem-coroa-unf-uns-mb.gif)

FIGURA 02 - PORCA AUTOTRAVANTE: (FONTE: http://www.paulufusos.com.br/porcastrav.jpg)

flavio11o
08/07/2010, 20:33
Pessoal,

sempre quando vou para as trilhas troca por 33 recapados.

JG,
vc falou que troca as rodas...
nos pneus de trilhas imagino que vc tenha rodas de ferro certo?

Pois as porcas originais das rodas de liga não são ideais pras rodas de ferro
então FALANDO APENAS DE RODAS DE FERRO:

No meu eu coloquei rodas de ferro com Mud33" e uso tanto pra trilhas quanto pro dia a dia
Logo que coloquei as rodas, fui pro interior (50km) e chegando lá fui ver o aperto e várias porcas estavam soltando :parede:
Depois fui me informar e comprei porcas certas pra rodas de ferro, pelo menos até agora parece resolvido !
- a explicação é que como a roda de ferro é mais estreita no local onde encosta a porca e a porca original é fechada na ponta, ela não dá aperto total na roda e sim na cabeça do prisioneiro, inclusive se apertar demais pode amassar a cabeça do prisioneiro e estragar rosca :putz:

esta porca que compei é vazada, ou seja a ponta do prisioneiro fica aparecendo
até daria pra colocar a contra porca que o Rogério comentou, aliás ótima idéia, segurança nunca é demais né... :D

1. é possível utilizar um tarugo de roda mais comprido na roda e usar uma porca e contraporca em cada roda?

PS: nas lojas off road a porca que compei sai em média $4 cada uma :-o
numa casa de parafusos aqui na Freguesia do Ó -SP paguei $0,65 cada = R$16 total
mas atenção, tem que ser porca certa pra veiculos, pois o local que encosta na roda é cônico

se quiserem posto fotos de como ficou e da porca nova

espero ter ajudado, abraços
Flavio

fmb
08/07/2010, 23:02
No 2004 que tinha as rodas eram de Magnésio (originais) gostaria de saber do colega com o 2007 se as rodas dele são originais ou de ferro, se for de ferro é provavel que os parafusos tenham que ser readaptados mas eu acredito que as rodas foram trocadas no modelo 2006 em diante exatamente para sanar os esses probleminhas (nada grava né perder as rodas)...

Vou ficar atendo novamente... e caso algum solte mesmo que seja um pouco eu posto aqui para contar a novidade... espero poder estar aqui para contar né!!! :shock:

abraços

lucasaboboreira
08/07/2010, 23:31
Entrei hoje no fórum destinado a buscar todo tipo de informações a respeito de rodas soltando exatamente pq aconteceu comigo a 15 dias...após rodar uns 1000km 90% asfalto excelente e 10% estrada de barro, mas bem firme, quando voltava para a casa com mulher e filha simplesmente a roda traseira esquerda soltou-se em plena BR 101 a 110 km/h...por um milagre de Deus consegui controlar o carro....o disco arrastou uns 300 metros no asfalto...depois do susto guardei o carro na garagem e fiquei uns dois dias sem olhar p ele de raiva....mas a doença ataca a corrente sanguinea e la estou eu denovo em cima do bicho...enfim...o que fazer??? não sei vocês, mas n viajo mais sem conferir aperto a cada 300 km percorridos!!!!

PS- pneus mud bf 32, rodas originais, ano 2009.

Casa da transmissão4x4
09/07/2010, 21:53
Irmãos do forum hoje mesmo esteve em meu serviço um troller 2010 para fazer alinhamento/balanceamento e na hora que fui apertar os parafusos eu reparei que a medida que apertamos as rodas de aluminio a porca vai roçado a roda de liga leve, isso e um perigo......Ainda disse para o cliente para rodar uns 50 km e depois voltar para conferir o aperto e ainda não voltou, estou meio preocupado por que ele ia viajar.
No geral rodas de aluminio tem estes problemas, mas as que são originais dos automoveis não dão estes problemas, então porque será que está acontecendo isto ????

Mauricio Rotta
10/07/2010, 09:41
Minha opinião
Jipe = Roda de Aço.

Roda de liga = Carro de Boy

lucasaboboreira
11/07/2010, 17:38
Até agora estou sem entender!! coloquei essa roda pra estepe e so viajo conferindo o aperto. Será que alguém tem alguma idéia para melhorarmos isso?? só quem já passou sabe como é....

Casa da transmissão4x4
11/07/2010, 17:53
Até agora estou sem entender!! coloquei essa roda pra estepe e so viajo conferindo o aperto. Será que alguém tem alguma idéia para melhorarmos isso?? só quem já passou sabe como é....

Acho que não é nescessario mudar o sistema, e so conferir apos cada desmontada da roda(seja para remendar pneus, balancear, mexer em parte mecanias, etc...) e cada 2.000 km fazer um aperto de prevenção.
Eu não sei como e uma chave de roda do troller, mas eu ultilizo um caximbo 21 mm, estensão curta e cabo de força junto ao um cano para aumentar a força.

rogeriomasih
11/07/2010, 23:39
gostei bastante da opiniao do flavio11o. Acho que tem que verificar a compatibilidade do encaixe (furo) do aro com a extremidade da porca. Acho que a maioria dos colegas, o que me inclui, se preocupa somente com a compatibilidade entre a rosca do tarugo e da porca.

confere esta foto de uma porca com as especificações:

http://portuguese.alibaba.com/product-free-img/wheel-nut-282839117.html

JG4X4
12/07/2010, 16:14
Este problema de afrouxar o parafuso pode ser resolvido com um líquido trava-roscas. Existem destes líquidos com alto poder de fixação (alto torque) e médio (médio torque). Se não me engano, a Loctite (fabricante do Super Bonder) faz mesmo alguns.

Outra opção é o Orbifix, um trava-roscas da Orbi Quimica, vendido em pequenos frascos de 10ml. O telefone da Orbi é (19) 3573-7500.

Eai John,

obrigado pela dica, sempre aprendendo !!!!
Mas pretendo tirar e colocar a cada trilha dai fica mais complicado a cola....
abracos

JG4X4
12/07/2010, 16:16
JG4x4.
O usuário que eu postei anteriormente é o Rui Lopes Carvalho. Ele conta parte da saga no tópico Trilhas Equipe do Chapeu (dia 03/05/10 página 452).
Mande uma MP para ele.
Abraços.

Valew Zé....

vou verificar com ele qual o parecer da troller...

JG4X4
12/07/2010, 16:19
FIGURA 01 - PORCA CASTELO (FONTE: http://www.reipar.com.br/imgs/porca-castelo-sem-coroa-unf-uns-mb.gif)

FIGURA 02 - PORCA AUTOTRAVANTE: (FONTE: http://www.paulufusos.com.br/porcastrav.jpg)

Rogerio,

Boa, eu acho q esses parafusos são mais praticos q a Cola !!!!

JG4X4
12/07/2010, 16:24
JG,
vc falou que troca as rodas...
nos pneus de trilhas imagino que vc tenha rodas de ferro certo?

Pois as porcas originais das rodas de liga não são ideais pras rodas de ferro
então FALANDO APENAS DE RODAS DE FERRO:

No meu eu coloquei rodas de ferro com Mud33" e uso tanto pra trilhas quanto pro dia a dia
Logo que coloquei as rodas, fui pro interior (50km) e chegando lá fui ver o aperto e várias porcas estavam soltando :parede:
Depois fui me informar e comprei porcas certas pra rodas de ferro, pelo menos até agora parece resolvido !
- a explicação é que como a roda de ferro é mais estreita no local onde encosta a porca e a porca original é fechada na ponta, ela não dá aperto total na roda e sim na cabeça do prisioneiro, inclusive se apertar demais pode amassar a cabeça do prisioneiro e estragar rosca :putz:

esta porca que compei é vazada, ou seja a ponta do prisioneiro fica aparecendo
até daria pra colocar a contra porca que o Rogério comentou, aliás ótima idéia, segurança nunca é demais né... :D

PS: nas lojas off road a porca que compei sai em média $4 cada uma :-o
numa casa de parafusos aqui na Freguesia do Ó -SP paguei $0,65 cada = R$16 total
mas atenção, tem que ser porca certa pra veiculos, pois o local que encosta na roda é cônico

se quiserem posto fotos de como ficou e da porca nova

espero ter ajudado, abraços
Flavio

Flavio,

Exatamente, no pneu recapado uso rodas de ferro, mas o q caiu foi a roda original depois da trilha...
mas como vc mencionou seguranca nunca é de mais...
e esses parafusos sao os mais adequados pro meu caso mesmo, pois fico trocando toda hora de roda !!!

valew

JG4X4
12/07/2010, 16:30

Lucas,

é verdade só quem passou sabe como é....mas tudo bem, estamos bem e rindo agora...hehehehe

Sinceramente a minha opniao é colocar parafusos diferenciados com prisioneiro e tal...acho q a cola é bom para quem nao fica trocando de roda.

lucasaboboreira
12/07/2010, 18:58
Pois é JG4x4, vamos pegar a dica dos colegas e cada um adaptar a seu modo de uso....por enquanto vou adotar a providência da simples conferência periodica, mas pretendo adotar novas porcas....
Além disso, não sei se te explicaram, mas o rpz da troller aqui me disse q essa roda que soltou naturalmente desgastou o buraco das rodas onde prende o parafuso antes de soltar por conta da vibração com folga na porca...o ideal é joga-la p resrva...n sei se procede, mas na dúvida.....:parede:

Casa da transmissão4x4
12/07/2010, 20:37
Para quem fica no põe e tira as rodas, terá sempre um problema de desgaste da roda de aluminio(nos encostos das porcas), existem rodas que aonde vai a porca existe uma especie de cone fixado, esses modelos dificilmente dão problema, mas eu acho que não deve existir para o troller.
Usar colas de travar parafusos eu já não aconselho, por que de repente em uma viagem e nescessario usar o estepe, e pode acontecer que a medida que a porca sair pode haver uma quebra do prisioneiro ou mesmo estragar o encosto do prisioneiro no cubo. Neste ultimo caso citado no pé do prisioneiro, se acontecer vai ser uma puta dor de cabeça, fica assim: a roda não sai e tambem a porca não aperta. :parede::parede::parede::parede:

penido
13/07/2010, 00:23
pessoal,

to de cara com os relatos...

to com meu troller 2009 um pouco mais de 7 meses, viajo quase toda semana 300 km, e nunca percebi nada...

ja rodei com mud 33 e alargadores de roda....

agora estou com at 32 e nada..

uma vez cai dentro de um mata burro com o troller... o pneu dianteiro estourou, custei a tirar o aperto das porcas da roda pra trocar o pneu.......

fiquei com medo agora...:rolleyes:

amanha cedo to indo conferir os apertos..

isso é muito serio, e a troller deve uma explicacao....:stop:

Lucas Nassif
13/07/2010, 12:16
..uma vez cai dentro de um mata burro com o troller...

BURRO! :odedo:

flavio11o
13/07/2010, 20:19
e esses parafusos sao os mais adequados pro meu caso mesmo, pois fico trocando toda hora de roda !!!

valew

JG,
tem o seguinte, me informaram que do mesmo jeito que as porcas originais não são ideais pra rodas de ferro, as de ferro não são ideais pras de liga... pois a parte cônica não irá se ajustar corretamente

então se vc trocar de roda, recomendo que tenha dois jogos de porcas

abç
Flavio

fmb
13/07/2010, 21:52
ok.... mas só um pouco, estamos falando de 4 relatos ocorridos com modelos diferentes e anos diferentes, e todos com equipamento original e por pessoas que não tem por habito trocar ou substituir as rodas, de pessoas que utilizam o carro em circunstâncias normais de uso... enfim, não cabe um recall ??? ou vamos esperar acontecer algo grave com nós ou nossos amigos ou colegas de fórum para aí pensar em tomar uma atitude? não seria o caso de uma atitude preventiva?

Sds.

CGAUER
14/07/2010, 00:12
Caros, apesar de não ter um Troller, tenho simpatia pelo projeto.

Bom faz uns 4 anos, eu estava na 23 de maio aqui em SP, quando um Troller amarelo em minha frente perdeu a roda traseira esquerda. Fiquei espantado com a cena, pois no carro estavam 3 crianças e o Troller parecia zerado. Mesmo em baixa velocidade o motorista teve dificuldade de manter o carro na reta, mas conseguiu parar em segurança. Infelizmente a roda que veio quicando entrou com tudo na lanterna traseira do próprio Troller.

Agora ao ler estes relatos, concluo que tem elgo errado nesta equação. Provavelmente as porcas não são feitas para as rodas... Vale a pena dar uma verificada para ver se a face da porca assenta direito na roda...

Abraços a todos

Clemente

alexvale2001
14/07/2010, 11:41
Recall na ford/troller??? tst tst tst Senta e espera!!:parede::parede:

Tenho um 04/04 que nunca fez tril...:pensativo::pensativo::pensativo: só passeião...rsrsrs e dois jogos de rodas. Um jogo de ferro pra passeio. Sempre que troco coloco as porcas vazadas e nunca deu nada!! Ainda bem!!!:concordo:

inte...

JG4X4
14/07/2010, 12:21
O difícil é q cada concessionária Troller fala uma coisa sobre pneus, umas "deixam" usar 33 outras "proibem", pelo fato da garantia.

o melhor é prevenir mesmo, apertando as rodas semanalmente ou trocando parafusos com mais seguranca...

Aqui na redondeza os q cairam as rodas era tudo pneu acima de 33', deve ter alguma coisa a ver mesmo com vibracao e tal...

abracos

flavio11o
14/07/2010, 13:02
hoje comprei as contra-porcas, agora tô tranquilo...

e vamos ser realistas, os casos não são poucos ...
mas depois de tantos anos que vendem o Troller esperar que a Ford se preocupe com isso agora :pipoca:
No mínimo teria que ser algum 2010 que ainda está na garantia reclamar, pra criar um histórico favorável

abçs

lucasaboboreira
14/07/2010, 21:26
flavio11o

ja colocou no carro??? posta umas fotos ae p galera!!! toda idéia será bem vinda....abs

flavio11o
15/07/2010, 11:50
coloquei sim... vejo se consigo tirar umas fotos hj a noite,
abçs, Flavio

lucasaboboreira
16/07/2010, 15:24
consegui tirar uma foto da porca da pajero full 2008....ressaltando que a pajero utiliza 285/70/17...veja que possui uma arruela com serrinhas (travante)....

Lucas Nassif
16/07/2010, 16:13
consegui tirar uma foto da porca da pajero full 2008....ressaltando que a pajero utiliza 285/70/17...veja que possui uma arruela com serrinhas (travante)....

A Toyota Hilux (pelo menos as de 2006 em diante) também possui esse sistema. Junto à porca tem uma arruela com serrinhas.. Num bambeiam nem fud***!

:concordo:

flavio11o
16/07/2010, 16:30
flavio11o

ja colocou no carro??? posta umas fotos ae p galera!!! toda idéia será bem vinda....abs

tirei umas fotos com o celular hoje, desculpe a má qualidade

abçs

flavio11o
16/07/2010, 16:32

Lucas,
acho que este esquema com arruela não dá no Troller...
não tem espaço ao lado da porca pra arruela

na roda traseira menos ainda, pois tem o "copo" no meio da roda ...mal entra a chave de rodas

abçs

Casa da transmissão4x4
16/07/2010, 19:00
tirei umas fotos com o celular hoje, desculpe a má qualidade

abçs

Lucas neste caso teu que está com rodas de ferro, acho bem dificil de soltar, inclusive no eixo traseiro do meu jipe estão tambem essas mesmas porcas que estão na foto, o problema das rodas do troller está acontecendo e só nas de aluminio (não e isso ? ). Essas porcas da foto acho que não deve caber nas rodas de aluminio. Na f-1000 existe porcas que parece com essas da pajero full(que estão na foto) , mas não tem essa arruela em volta.

flavio11o
16/07/2010, 20:30
Danilo,
antes de eu colocar as rodas de ferro já havia pensado nisso ...

a idéia era serrar a ponta da porca original, deixando espaço para o prisioneiro passar por ela
e depois colocar a contra-porca

abç

Casa da transmissão4x4
16/07/2010, 21:15
Danilo,
antes de eu colocar as rodas de ferro já havia pensado nisso ...

a idéia era serrar a ponta da porca original, deixando espaço para o prisioneiro passar por ela
e depois colocar a contra-porca

abç

:pensativo::pensativo::pensativo::pensativo:...... .........Não me recordo da porca original do troller mas acho que deve dar certo. Mas o prisioneiro não ficará curto não ?

lucasaboboreira
19/07/2010, 01:43
ficaram otimas as fotos flavios, mesmo pelo cel, e tambem percebo assim como danilo que o problema está mais para as rodas de aluminio...ja estou pensando nas de ferro.....poderia ate ser uma desculpa p calçar o bichão com 33'........abs

brandtoffroad
19/07/2010, 08:11
Rogerio,

Boa, eu acho q esses parafusos são mais praticos q a Cola !!!!

Porca autotravante não aceita calor!!!
Vai danificar com o tempo e afrouxar do mesmo jeito.

O esquema da porca com arruela travante, talvez. Mas acho que não tem espaço mesmo.

flavio11o
19/07/2010, 20:25
:pensativo::pensativo::pensativo::pensativo:...... .........Não me recordo da porca original do troller mas acho que deve dar certo. Mas o prisioneiro não ficará curto não ?

é... a porca original é bem comprida, teria que cortar bem, pra deixar do tamanho da porca vazada
pois se colocar a contra-porca só na pontinha do prisioneiro pode estragar a rosca e daí fu@#$%

abç
Flavio

marcelotroller
10/11/2010, 23:02
uma vez eu fui ao mecanico dar uma olhada no meu ex-troller ( 2003 ) , fui a trilha e quando estava voltando da trilha na BR a roda traseira esquerda caio , ainda bem q estavamos devagar . quebrou a fibra :evil:

Alvaro Orange Juice
06/12/2010, 20:46
O meu troller é 2010 e tem 3500 kms, ele é chipado e com dois diferenciais e-locker. Eu estava voltando da uma trilha a uns 60 km/h e já estava 4x e do nada o pneu traseiro esquerdo nos passou, estragou a roda, raspou o para lamas e danificou a proteção interna do cubo. Um parceiro que estava comigo voltou uns 200 mts e encontrou quatro porcas. Em seguida chegaram mais 03 trollers e de dois deles já tinha acontecido a mesma coisa. Um camarada que conhecemos na hora disse que vendeu um troller com 7 mil km pois a roda caiu tres vezes.
Deixei na concessionária e caso não me ressarcirem com todas as peças novas (inclusive a roda) o pau vai come.:twisted:

AKPG
13/12/2010, 21:34
O meu troller é 2010 e tem 3500 kms, ele é chipado e com dois diferenciais e-locker. Eu estava voltando da uma trilha a uns 60 km/h e já estava 4x e do nada o pneu traseiro esquerdo nos passou, estragou a roda, raspou o para lamas e danificou a proteção interna do cubo. Um parceiro que estava comigo voltou uns 200 mts e encontrou quatro porcas. Em seguida chegaram mais 03 trollers e de dois deles já tinha acontecido a mesma coisa. Um camarada que conhecemos na hora disse que vendeu um troller com 7 mil km pois a roda caiu tres vezes.
Deixei na concessionária e caso não me ressarcirem com todas as peças novas (inclusive a roda) o pau vai come.:twisted:
Não é por nada não, mas seu carro tem dois bloqueios e é chipado. Vc acredita mesmo que vai conseguir que algo em garantia?

Eu uso torquimetro para apertar as rodas do meu Troller e checo constantemente se elas estão bem presas.

RHL
13/12/2010, 22:16
Alvaro, pode dar adeus à garantia.
AKPG, qual o torque de aperto ideal?

AKPG
14/12/2010, 18:09
Como ninguém sabia me informar o torque ideal, segui o que me indicaram nos EUA: 110 lbs/ft2.
Ai depois conversei com meu mecânico e ele disse que é por ai mesmo...

Bruno Machado
14/12/2010, 19:24
Como ninguém sabia me informar o torque ideal, segui o que me indicaram nos EUA: 110 lbs/ft2.

Alexandre,

Segundo a AVM (orientações para instalação do espaçador de roda) o torque recomendado é 108 Nm. Se não estiver enganado, equivale a cerca de 80 lbs/ft2. Mas isso é recomendação da AVM, com trava química no parafuso...

No post #50 vc disse que confere regularmente o aperto. Qual a incidência de porcas frouxas? Estou com Troller a pouco tempo (6 meses, +/- 15.000km) e por causa deste tópico reconfiro sempre o aperto das porcas, mas nunca achei nenhuma solta.

[ ]'s

AKPG
14/12/2010, 19:37
Bruno,

Até hj eu nunca tive problema de encontrar alguma porca frouxa. Mas continuo verificando para não correr o risco.

Provavelmente a recomendação da AVM deve-se ao fato de usar a trava química.

Abraço,

Mac Lira
14/12/2010, 20:13
Assim como o Bruno também tenho troller a menos de um ano, mas acompanho com bastante atenção os tópicos aqui do forum e as experiências dos membros.
Esse tópico sempre me chamou atenção e eu todas as vezes que vou calibrar os pneus mando o borracheiro dar uma conferida nas porcas e até agora nunca foi encontrado nenhuma folgada. Mesmo assim faço como o AKPG, continuo conferindo, afinal os relatos são bastante preocupantes e não pretendo passar por essa triste experiência:discordo:.

lucasaboboreira
15/12/2010, 01:27
apliquei 130 lbs...pela tabela de aplicação do torquimetro n havia especificação p troller, mas tinha jipes importados entre 110 e 150 lbs...deixei no meio termo....só eu sei o q passei qdo a roda soltou...

RHL
17/12/2010, 08:26
coloquei trava rosca em 3 parafusos por roda. pode ser que de trabalho pra trocar, mas pelo menos fico mais tranquilo em rodovias

marcelotroller
18/12/2010, 23:22
no meu ex troller caio a roda porque o mecanico deixou os parafusos folgados !!!

lucasaboboreira
23/12/2010, 00:51
coloquei trava rosca em 3 parafusos por roda. pode ser que de trabalho pra trocar, mas pelo menos fico mais tranquilo em rodovias

como é esse trava rosca????

AKPG
23/12/2010, 08:46
como é esse trava rosca????
É uma espécie de cola q vc passa no parafuso (ou na porca) antes de apertar.

PAULO CARECA
25/12/2010, 18:06
Trava rosca:

http://tds.loctite.com/tds5/docs/242-BZ.PDF

Fernando.c
16/05/2011, 17:04
A verdade é que conversei com o pessoal da troller e a informação que recebi é que o aperto destas rodas tem que ficar entre 13 e 14 kilos, nem para mais men para menos

BADIA
22/05/2011, 11:11
ALL, lendo os post deste tópico, entendo que rodos os carros que "perderam" as rodas tem algo em comum; desmontaram as mesmas para trocas de pneus.
Então, passando a régua, tudo leva a crer que as porcas não foram reapertadas como deveriam e realmente nas montagens que fizemos com pneus 33" prá cima os borracheiros tem dificuldades de manusea-las e isso deve atrapalhar na ora do aperto final.
Algumas dicas são importantes:
- As porcas para rodas de liga não servem para rodas de ferro;
- Cada roda de liga exige um tamanho "cônico" de porca, umas encostam mais e outras mais profundamente;
- Sim, estas porcas se mal apertadas acabam soltando a roda e o pior, antes da roda cair trabalham soltas e os prisioneiros funcionam como brocas, comprometendo o orificio e condenam a roda;
- As porcas para rodas de ferro devem ter uma "parede" ideal para dar o encosto necessário e manter o aperto, por isso a escolha da rodsa deve considerar isso além da bitola do prisioneiro;
- A trava com cola é uma das soluções e como muitos pensam não dificultam na ora de soltar as porcas, a chave tem uma alavanca suficiente.
Pensem, pneus bem maiores que o original fazem uma alavanca consideravel nas trilhas, se as porcas de roda não estiverem devidamente apertadas, babaus . . .
Então, novamente, porcas devidamente apertadas a roda não solta.
Espero ter ajudado.
Badia
LEMBRETE: Se o jipe (de qualquer marca) estiver na garantia e aparecer na revenda com pneus mud maior que o original, a garantia e cancelada na ora.

Loiro
22/05/2011, 12:39
E por aqui tem gente que coloca a roda de ferro com as porcas originais, viaja, faz a trilha, volta e ainda anda por um tempinho sem problemas...
[]'s

fernandotf
26/06/2012, 09:58
Reativando o tópico com uma triste notícia:

Roda de carro se solta e deixa motociclista morto na descida do Colorado - Cidades DF - Correio Braziliense (http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2012/06/25/interna_cidadesdf,308994/roda-de-carro-se-solta-e-deixa-motociclista-morto-na-descida-do-colorado.shtml)

Este é um assunto que merece um pouco mais de atenção... pequenos detalhes podem evitar acidentes!

CARLOS MOREIRA
29/06/2012, 14:39
Tenho um 2004 e aconteceu comigo: rodas originais com mud 32. Ja havia rodado uns 700Km, com passeio em dunas no meio do percurso, e voltando na BR 101, perto de Curitiba, a 120Km/h, senti uma trepidação no volante, joguei pro acostamento e a hora que parei cairam 3 porcas com pedaços do prissioneiro dentro (estrangulados) e as outra estavam bem frouxas - roda doianteira esquerda. Sorte, mas tem algo errado de projeto....

Casa da transmissão4x4
29/06/2012, 14:49

Roda de carro se solta e deixa motociclista morto na descida do Colorado - Cidades DF - Correio Braziliense (http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2012/06/25/interna_cidadesdf,308994/roda-de-carro-se-solta-e-deixa-motociclista-morto-na-descida-do-colorado.shtml)

Este é um assunto que merece um pouco mais de atenção... pequenos detalhes podem evitar acidentes!

Caralho, justamente um troller !!! Será então que esse problema e cronico mesmo ??

VIDADEMEDICO
30/06/2012, 09:25

Caro Fernando, estou penso trocar a suspensão original pela ironman e colocar pneu 31, pois não quero direção mais pesada do que já o é. Já conhece a suspensao ironman? E esse risco aí com a roda, será que aumenta? Abraço. Sidney melo

zeca_cj
30/06/2012, 18:20
ALL, lendo os post deste tópico, entendo que rodos os carros que "perderam" as rodas tem algo em comum; desmontaram as mesmas para trocas de pneus.
Então, passando a régua, tudo leva a crer que as porcas não foram reapertadas como deveriam e realmente nas montagens que fizemos com pneus 33" prá cima os borracheiros tem dificuldades de manusea-las e isso deve atrapalhar na ora do aperto final.
Algumas dicas são importantes:
- As porcas para rodas de liga não servem para rodas de ferro;
- Cada roda de liga exige um tamanho "cônico" de porca, umas encostam mais e outras mais profundamente;
- Sim, estas porcas se mal apertadas acabam soltando a roda e o pior, antes da roda cair trabalham soltas e os prisioneiros funcionam como brocas, comprometendo o orificio e condenam a roda;
- As porcas para rodas de ferro devem ter uma "parede" ideal para dar o encosto necessário e manter o aperto, por isso a escolha da rodsa deve considerar isso além da bitola do prisioneiro;
- A trava com cola é uma das soluções e como muitos pensam não dificultam na ora de soltar as porcas, a chave tem uma alavanca suficiente.
Pensem, pneus bem maiores que o original fazem uma alavanca consideravel nas trilhas, se as porcas de roda não estiverem devidamente apertadas, babaus . . .
Então, novamente, porcas devidamente apertadas a roda não solta.
Espero ter ajudado.
Badia
LEMBRETE: Se o jipe (de qualquer marca) estiver na garantia e aparecer na revenda com pneus mud maior que o original, a garantia e cancelada na ora.

É isso mesmo Badia. excelente comentario!

Concordo em genero, numero e grau!

Giovani
01/07/2012, 01:48
Caralho, justamente um troller !!! Será então que esse problema e cronico mesmo ??
Crônico com rodas de liga e jipes que fazem mais manutenção que outros.

Troller usado em trilhas vai à oficina com mais regularidade. Desmontar e montar rodas é rotina. Quantos que reapertam as rodas depois de sair da oficina?
Depois de rodar uns 50 - 100km é bom conferir o aperto. Se achar umas porcas soltas, não culpe o mecânico. Roda de alumínio é assim mesmo. Ela precisa se "acomodar". Fazendo isso e aplicando uns 14Kg de torque, não solta mais.
Eu não uso cola nos prisioneiros. Passo graxa e depois um pano, para que fique com uma película fina. A roda tem que estar apertada e não a porca colada, disfarçando a falta de aperto. A trava se dá pelo cônico da porca e da roda, não pela rosca.
Se apenas a rosca fosse a responsável, cada uma teria um contra-pino.

E porca correta sempre! Além do cuidado com o correto assento do cônico da porca com o da roda, tenham muito cuidado ao usar porcas fechadas em rodas de ferro. Elas podem travar o prisioneiro no fundo da porca antes de apertar a roda.

[]'s

matiasm
27/08/2012, 00:28
Olá pessoal!

Sendo redundante no assunto, mas têm uns 15 dias e fui vítima tb do mesmo problema. Tive sorte, a roda não atingiu ninguém e nenhum carro (estava em uma avenida movimentada - 50km/h), e no jipe tb não estragou nada. Acho que este assunto é sério mesmo. Nossa responsabilidade penso que deva ser conferir o aperto seguidamente principalmente nas rodas de alumínio. Penso tb, que a troller poderia colocar pelo menos mais dois prisioneios (total de 8), isto já ajudaria bastante já que a maioria usa pneus bem maiores que os originais.

A exemplo da F250, utiliza, não sei ao certo, mas várias porcas para segurar as rodas.

Agora confiro pelo menos 2 porcas de cada roda sempre antes de sair com o jipe. Tenho muito receio!

(pneu 33 roda original de liga)

Y B NORMAL ?
14/09/2012, 07:29
querem pior?....
A roda do meu soltou e por sorte nada aconteceu pois não pegou em nada e principalmente ninguém
Agora vem o absurdo maior.... o carro tinha 120kms rodados
isso mesmo 120kms rodados, carro com dois dias de uso
essa é a qualidade que a troller entrega....
Mas como graças a deus ninguém se feriu e nada de mais sério aconteceu o maior trauma ficou mesmo com o péssimo atendimento da css trilha rio
como já passou nem vou entrar em detalhes, afinal quem conhece a péssima assitência das css imagina o que passei
Comprei um Zerinho no fim de 2011, peguei o carro dia 23 de dezembro, fiz algumas coisas na rua e fui para casa, o carro ficou na garagem até do dia 26, quando saí, rodei mais uns 20kms e a roda traseira esquerda simplesmente foi embora.
A sorte é que apesar de eu estar a 90 por hora e chovendo estava numa reta e quando a roda saiu e ela seguiu reto e foi encostando na mureta até parar.
E consegui atravessar as 4 pistas da linha vermelha e parar no acostamento sem nenhuma colisão.
O carro estava rigorosamente original sem qualquer modificação, na css me disseram que podia ter sido uma falha no aperto das porcas mas que não sabiam se era da fábrica!!!! ou na revisão de entrega????
Nunca me deram uma stisfação ou avaliação mais elaborada, ficou nisso mesmo, e se f*de aí....
5 dos 6 prisioneiros foram simplesmente cisalhados na base completamente arrancados sem nenhum sinal de esforço nem nada e o unico que sobrou deve ter sido o primeiro a perder a porca pois estava inteiro e sem problemas.
O serviço da css foi porco, simplesmente trocaram a panela onde ficam os prisioneiros e pronto, a roda que estava com os furos totalmente ovalados e com pedaços totalmente comidos não foi trocada, o disco que rodou diretamente no asfalto por muitos metros a 90 por hora não foi trocado, um pequeno lascão da fibra não foi reparado e por aí vai
Ou seja uma porcaria total, um serviço abaixo de qualquer crítica, lastimavel e de uma total falta de respeito com alguém que pagou mais de 90k no carro....
Passei por um risco eminente de vida e corri o risco de matar alguém e nunca recebi nenhuma atenção especial por parte da css e da Fábrica, é nessas horas que vemos o tamanho da distância que ainda nos separa do mundo civilizado
Somos um país de terceiro mundo e as empresas aqui, com certeza da impunidade que nossa burrocracia proporciona, continuam c*gando na cabeça dos consumidores
Ou alguém tam alguma dúvida do que aconteceria com a mãe Ford num caso parecido na terra natal???
TROLLER VERGONHA TOTAL
TRILHA RIO UMA CSS DE MERD*....

fernandotf
14/09/2012, 17:18
querem pior?....
A roda do meu soltou e por sorte nada aconteceu pois não pegou em nada e principalmente ninguém
Agora vem o absurdo maior.... o carro tinha 120kms rodados
isso mesmo 120kms rodados, carro com dois dias de uso
essa é a qualidade que a troller entrega....
Mas como graças a deus ninguém se feriu e nada de mais sério aconteceu o maior trauma ficou mesmo com o péssimo atendimento da css trilha rio
como já passou nem vou entrar em detalhes, afinal quem conhece a péssima assitência das css imagina o que passei
Comprei um Zerinho no fim de 2011, peguei o carro dia 23 de dezembro, fiz algumas coisas na rua e fui para casa, o carro ficou na garagem até do dia 26, quando saí, rodei mais uns 20kms e a roda traseira esquerda simplesmente foi embora.
A sorte é que apesar de eu estar a 90 por hora e chovendo estava numa reta e quando a roda saiu e ela seguiu reto e foi encostando na mureta até parar.
E consegui atravessar as 4 pistas da linha vermelha e parar no acostamento sem nenhuma colisão.
O carro estava rigorosamente original sem qualquer modificação, na css me disseram que podia ter sido uma falha no aperto das porcas mas que não sabiam se era da fábrica!!!! ou na revisão de entrega????
Nunca me deram uma stisfação ou avaliação mais elaborada, ficou nisso mesmo, e se f*de aí....
5 dos 6 prisioneiros foram simplesmente cisalhados na base completamente arrancados sem nenhum sinal de esforço nem nada e o unico que sobrou deve ter sido o primeiro a perder a porca pois estava inteiro e sem problemas.
O serviço da css foi porco, simplesmente trocaram a panela onde ficam os prisioneiros e pronto, a roda que estava com os furos totalmente ovalados e com pedaços totalmente comidos não foi trocada, o disco que rodou diretamente no asfalto por muitos metros a 90 por hora não foi trocado, um pequeno lascão da fibra não foi reparado e por aí vai
Ou seja uma porcaria total, um serviço abaixo de qualquer crítica, lastimavel e de uma total falta de respeito com alguém que pagou mais de 90k no carro....
Passei por um risco eminente de vida e corri o risco de matar alguém e nunca recebi nenhuma atenção especial por parte da css e da Fábrica, é nessas horas que vemos o tamanho da distância que ainda nos separa do mundo civilizado
Somos um país de terceiro mundo e as empresas aqui, com certeza da impunidade que nossa burrocracia proporciona, continuam c*gando na cabeça dos consumidores
Ou alguém tam alguma dúvida do que aconteceria com a mãe Ford num caso parecido na terra natal???
TROLLER VERGONHA TOTAL
TRILHA RIO UMA CSS DE MERD*....

O Troller é a única viatura do mundo que só fica bom quando acaba a garantia e começa a levar em mecânicos competentes (bem longe das concessionárias)!

O que mais me indigna é ver que 95% dos relatos de problemas no fórum seriam resolvidos apenas pela boa vontade e competência das concessionárias...

Mateus Lucchese Espíndola
17/09/2012, 16:59
A Trilha Rio é uma piada de mau gosto mesmo. No final do ano passado fui até lá com a intenção de trocar meu Troller (2004) por um zero. O vendedor, que estava fazendo absolutamente nada no momento que eu cheguei, me tratou com o maior descaso, numa baita má-vontade de mostrar o carro zero. E por fim, apesar do meu carro estar ali, a poucos metros do indivíduo, ele nem se prontificou a dar uma olhada e avaliá-lo para uma troca.

Resultado: Desisti de trocar, e caso venha a fazê-lo, não será com a Trilha Rio. Se os caras tratam com descaso um cliente que entra na loja para comprar um carro, nem quero ver quando for pra resolver problemas com o veículo.

PCoelho
18/09/2012, 07:10
A Trilha Rio é uma piada de mau gosto mesmo. No final do ano passado fui até lá com a intenção de trocar meu Troller (2004) por um zero. O vendedor, que estava fazendo absolutamente nada no momento que eu cheguei, me tratou com o maior descaso, numa baita má-vontade de mostrar o carro zero. E por fim, apesar do meu carro estar ali, a poucos metros do indivíduo, ele nem se prontificou a dar uma olhada e avaliá-lo para uma troca.

Resultado: Desisti de trocar, e caso venha a fazê-lo, não será com a Trilha Rio. Se os caras tratam com descaso um cliente que entra na loja para comprar um carro, nem quero ver quando for pra resolver problemas com o veículo.

Pena que aqui no forum não tem a opção de "curtir" seu comentário...

Eu também prometi nunca mais na VIDA entrar naquela css tb. bando de safado ladrão.