Conectar

Ver Versão Completa : que rodas usar.

bandoleiro
07/07/2010, 00:01
Bom pessoal, já vasculhei o forum inteiro para ver se tirava minhas dúvidas e na verdade elas só aumentaram. O problema é o seguinte: atualmente tenho na minha band rodas 15 x 8 mangels e pneus 32 11,5 15 AT e tenho outro jogo de pneus 265 75 16 mud montados em rodas de ferro originas band, ambos os pneus bf goodrich. Até ai tranquilo (só para constar os 265 são maiores que o 32). Por impulso acabei comprando um jogo de rodas mangels 15 x 10 perdidos em uma loja por aqui para colocar com pneus 33. Aí que mora minhas dúvidas. Quais os problemas que eu vou ter em relação a desgastes de componentes do carro com essas rodas? Acredito que obrigatoriamente terei que usar alargadores de paralamas. Quanto a caber no carro está tranquilo pois a carroceria esta com calços maiores e jumelos traseiros um pouco maiores, o que deixou bastante espaço entre os pneus e paralamas. Tenho freio a disco nas 4 rodas, porém sem flutuante ainda na traseira. Utilização do carro é estradas asfaltadas, de terra, estradas internas de fazendas e as vezes locais sem estradas. (sou eng. agrônomo).

BADIA
07/07/2010, 00:35
Olha pelo que sei de experiência própria, os 33" x 12,5 montam que é uma beleza em rodas 7 e 8.
Usei anos e anos em trilhas sem problemas.
Quanto a banda de rodagem dos pneus quanto mais largas, maior o arrasto, maior o consumo de combustivel e pastilhas de freio.
Agora se as 10 polegadas ou as 9 forem descentradas, ou seja com muita borda para fora do centro de fixação no cubo, provoca uma alavanca a mais do que foi projetado o sistema do carro, rolamentos, pontas de eixo, etc.etc.
Para não ficares triste, se mudares de idéia eu compro as tuas 10 polegadas pra montar meus 38" na minha.eheheheeh
Brincadeiras a parte, se mantiveres a manutenção preventiva em dia, não acredito que tenhas problemas de quebra não.
Abraço,
Badia

bandoleiro
07/07/2010, 11:58
Pois é, sei que alguns desgastes a mais eu vou ter por esse usar rodas 15 x 10, eu só não quero visitar demais meu mecânico por isso. O efeito alavanca nos cubos já era algo que eu imaginava. Quanto a vender as rodas, quem sabe, vai depender do que vou optar. Na verdade estou muito tentado a comprar um jogo de rodas 16 x 8 para usar com futuros 285 75 16. As rodas que eu tenho são originais toyota e para caber com os discos tiveram que ter seu off-set mudado, ficando bem descentrada. Isso foi necessário só por causa do formato do centro da roda.
Mas quero ver o que o pessoal tem a dizer de suas experiências antes da decisão definitiva. Quem sabe apareça para venda ou troca um jogo de mangels 15 x10 nunca usada e principalmente, com nota fiscal?

BADIA
07/07/2010, 12:11
Bem no teu lugar ficaria com as 10, e aro 15 pela maior opção em pneus, mas se quizeres trocar na minha tem um jgo de 8, é só falar.
Abraço,
Badia

Fe_jipeiro
07/07/2010, 12:49
Na minha opinião ... A melhor opção de rodas é a tala 8", 8,5", no máximooooo 9" ... 10" já tive na band e fica muito larga, pega nos terminais ...

Abs...

elmestizo
07/07/2010, 14:41
Ops...

Pegar nos terminais não pega.... até 33" eu iria de 8"...
Acima de 33" iria de 10"

Abrass

Fe_jipeiro
07/07/2010, 14:44
Ops...

Pegar nos terminais não pega.... até 33" eu iria de 8"...
Acima de 33" iria de 10"

Abrass

Eai cara blza??

Entao na minha primeira band, tinha 33" com tala 10" ... e os chumbos do balanceamento, pegavam nos terminais de direção ... teve q usar balanceamento dinamico ... Não sei se foi a qualidade do chumbo, mas pegava...

Uso 35" na tala 8" .. Sem problemas ...

Abs...

Guiga Tostes
07/07/2010, 15:26
Eu estou indo de tala 9"(por causa dos Beadlock) nos 37" pois estes são 12,5.

Acho que depende mais do offset e largura do pneu, agora se for 33" ou 35" tala 8 vai bem pacas.

Abrs

bandoleiro
07/07/2010, 18:34
Valeu a todos os que responderam. Quanto a servir até serve sem raspar em nada, pois devido ao off-set da roda 15x10 ela fica a mesma distância dos terminais de direção que as 15x8 que eu tenho. Meu receio são os 5cm a mais que este aro fica para fora, devido ao efeito de alavanca que causa. Já vi rodas dessa montadas com 33 e visualmente achei bonito. O que eu queria saber de forma mais específica, é quanto este conjunto reduz da vida útil de rolamentos, diferenciais e principalmente terminais de direção. Valeu a todos que responderam até aqui.

fabioabe
08/07/2010, 01:36
pois eh, eu estou com um dilema parecido.
comprei um jogo de 15x10 para montar um jogo de mudzilla 35, mas acabei desistindo e vou colocar Trepador Competition 37x12,5x15. Sera q da pra montar numa boa em rodas 15x10 ?

Att
Fabio

bandoleiro
08/07/2010, 18:48
pois eh, eu estou com um dilema parecido.
comprei um jogo de 15x10 para montar um jogo de mudzilla 35, mas acabei desistindo e vou colocar Trepador Competition 37x12,5x15. Sera q da pra montar numa boa em rodas 15x10 ?

Att
Fabio
Se ajustar o carro para o tamanho das rodas acredito que tem tudo para ficar bom, ainda mais com flutuante no eixo traseiro. Eu não quero por pneus tão grandes porque utilizo o carro para trabalho. Também tenho medo do jaque. Jaque vou colocar pneus grandes vou spoar, jaque vou spoar e colocar pneus vou trocar relação e por aí vai...

bandoleiro
09/07/2010, 11:16
Agora pela manhã chove pra caramba aqui em Porto Alegre. O pneu 265 é sensivelmente melhor na chuva, é notavel como aquaplana menos.

Jun Okada
09/07/2010, 15:29
Eu uso há 4 anos pneus 30x10,5x15 AT. Usei scorpinon, hankook e agora to numa marca chinesa. E um pouco barulhento para asfalto, ótimo para cidade e campo, como tenho DH não vejo dificuldades, troquei a travessa dianteira do chassi que estava trincada logo qdo comprei a Band e os terminais forçam um pouco mas nada excepcional. Vale a pena! Abcs

fabioabe
10/07/2010, 10:07
O "Já Que", eh uma coisa muito perigosa para o bolso, hehehehe
Eu tenho preparado a Band para receber os 37. Jah fiz SPOA, Flutuante, DH, freio a disco nas 4. Tah faltando turbo com previsao pra outubro. Vou montar nos 15x10 e ver no q da. Se destalonar parto pra um 15x8 ou 15x9 mesmo

Julio Militão
19/07/2010, 21:58
Eai cara blza??

Entao na minha primeira band, tinha 33" com tala 10" ... e os chumbos do balanceamento, pegavam nos terminais de direção ... teve q usar balanceamento dinamico ... Não sei se foi a qualidade do chumbo, mas pegava...

Uso 35" na tala 8" .. Sem problemas ...

Abs...

Companheiro,

Sabes qual o off set das rodas 15"X8" e onde posso compra-las?

Um abraço

elmestizo
20/07/2010, 07:40
Julio,

Sendo manguels, o off set é -25.

Tenho um jogo tala 10 a venda.

http://4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=77002

Abrass

edwint
30/07/2010, 18:48
ve se te ajuda

http://www.autocustom.com.br/site/materias/furacao_roda/furacaorodas.htm