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Ver Versão Completa : Rodízio de pneus (usando ou não o estepe)



GPA-Airborne
06/07/2010, 22:45
Como fazer o rodízio dos pneus?
Incluir ou não o estepe?
Com quantos KM?
Em qual sequência?

São perguntas comuns, para as quais não achei (se é que há) um resposta definitiva. Procurei pelo fórum mas como não tive sucesso, aqui vai um tópico dedicado a este tema.


Minhas buscas na net resultaram nas seguinte Informações:


Fonte: Tire & Rim Association (EUA)

Premissas

1: O rodízio de pneu pode ser benéfico de várias maneiras.
2: Quando feito nos momentos recomendados, pode preservar a
digiribilidade de forma equilibrada, tração e até mesmo o desgaste do pneu.
3: Sugestão de que rodízio dos pneus sejam feitos a cada 3.000 a 6.000 milhas (aprox de 5.000 a 10.000 km)

Legenda dos pneus
FD Frente lado Direito
FE Frente lado Esquerdo
TD Traseiro lado Direito
TE Traseiro lado Esquerdo
ST Estepe

.

GPA-Airborne
06/07/2010, 22:47
Rodízio de 4 pneus


Adequado para a maioria dos veículos que:

= NÃO possuam pneus direcionais
= Usem as 4 rodas com mesmo tamanho e offset
= Usem os 4 pneus na mesma medida.

------------------------------------
Nos veículos de tração TRASEIRA e veículos 4X4, o rodízio pode feito em cruz-traseira...

Figura A

de -> para
TD -> FD
FD -> TE
TE -> FE
FE -> TD

------------------------------------
... os veículos de tração TRASEIRA e veículos 4X4 também podem fazer o rodízio em X.

Figura B

de -> para
TD -> FE
FE -> TD
TE -> FD
FD -> TE
------------------------------------
Nos veículos de tração DIANTEIRA, o rodízio pode feito em cruz-dianteira...

Figura C

de -> para
TD -> FE
FE -> TE
TE -> FD
FD -> TD

Obs: Nestes veículos, também pode ser usado o rodízio X, citado acima.

GPA-Airborne
06/07/2010, 22:48
Rodízio em casos especiais

Dependendo do tipo de pneu e roda, alguns veículos requerem um tipo especial de rodízio.


------------------------------------
Veículos com pneus direcionais e/ou rodas direcionais, todos do mesmo tamanho, usam o rodízio dianteiro-traseiro

Figura D

de -> para
TD -> FD
FD -> TD
TE -> FE
FE -> TD

Obs: Desta maneira, todos as rodas e pneus continuam trabalhando com a direção de rolamento correta.
------------------------------------

Veículos com diferenças entre os eixos dianteiro e trazeiro, como por exemplo, medida ou desenho do pneu, medida ou offset de roda, usam o rodízio lateral.

Figura E

de -> para
TD -> TE
TE -> TD
FD -> FE
FE -> FD

Obs: Este rodízio não serve para viaturas com pneus ou rodas direcionais.
------------------------------------

Por fim, veículos com pneu ou roda direcional, e com diferença entre os eixos dianteiro e traseiro... parabéns! Não há rodízio possível para a sua viatura.

O único jeito é...
1) Desmontar os 4 pneus das rodas
2) Fazer o rodízio lateral apenas dos pneus (Figura E), respeitando a direção de rolamento
3) Montar os pneus nas rodas da nova posição
4) Balancear todo o conjunto

GPA-Airborne
06/07/2010, 22:50
Rodizio incluindo o estepe

Nos casos em que o estepe tem a mesma medida dos demais, o rodízio dos 5 pneus é recomendado.

Os roteiros abaixo, só servem para veículos onde todas os pneus e rodas possuem a mesma medida, e nenhum deles é direcional.

Ambos funcionam como o rodízio para 4 pneus, exceto pela entrada do estepe no circuito.

------------------------------------
Os veículos de tração DIANTEIRA, o rodízio pode feito em cruz-dianteira.

Figura F

de -> para
ST -> TD
TD -> FE
FE -> TE
TE -> FD
FD -> ST
------------------------------------
Nos veículos de tração TRASEIRA e veículos 4X4, o rodízio pode feito em cruz-traseira...

Figura G

de -> para
ST -> TD
TD -> FD
FD -> TE
TE -> FE
FE -> ST

GPA-Airborne
06/07/2010, 22:52
Bem povo, é isso que encontrei por aí... Na minha TR4, vou começar a fazer o rodízio dos 5 com a cruz-trazeira...

Comentários, como sempre, são bem vindos! Inclusive se houver alguém com conhecimento técnico para validar isso tudo, por favor deixe sua mensagem!

Abraços

Gustavo

FIDELIS
07/07/2010, 13:16
Pneus mud ou AT, por experiência própria, recomendo:

>>EDxET
>>DDxDE

pois caso contrário as lonas serão deslocadas ocorrendo a perda dos pneus.

Pneus que rodam no lado esquerdo só devem rodar no lado esquerdo e direito no lado direito, isto vale para pneus com letras brancas, ou seja a posição de tração não pode ser invertida.

Cuidado ao comprar pneus usados, pois mesmo que tenham rodado menos de 1000km, o deslocamento das lonas podem ocorrer.

Nava
08/07/2010, 15:21
Recomendo fazer o rodízio a cada 5Mkm para pneus mud e a cada 3MKm para pneus de trilha agressivos.

RGamaJr_4x4
01/09/2010, 15:24
Hoje li um texto na net que diz não tem problema fazer a inversão do sentido de rotação do pneu por ocasião do rodízio.
O que vcs acham?
Pergunto isso porque se fizer o rodízio como diz o manual da Ranger, o lado do pneu que as letras são brancas ficará para dentro.



Rodízio de pneus e inversão do sentido de rodagem

O que acontece se trocarmos o sentido de rotação de um pneu radial, ou seja, for feito um rodízio de forma cruzada?

O rodízio, inversão de posição entre os pneus, tem como fim prolongar sua vida útil. Num carro de tração dianteira, por exemplo, as rodas da frente têm as funções de acelerar, frear e esterçar o veículo, desgastando-se mais que as de trás. Trocando de posição os dianteiros com os traseiros e incluindo o estepe na operação, é possível adiar o momento da compra de novos pneus. Outra vantagem: mantém-se um nível equivalente de desgaste entre os quatro pneus, com benefícios à segurança.
Apenas permutar os pneus dianteiros e traseiros é o rodízio mais comum, mas não há riscos em inverter seu sentido de rotação


O rodízio deve ser feito a cada 10 mil km ou sempre que houver diferença acentuada de desgaste entre os pares dianteiro e traseiro. Passa-se os pneus dianteiros para trás e vice-versa, sem inverter o lado. Se o estepe for incluído, pode ser montado atrás à direita, guardando-se como estepe o pneu dianteiro direito -- em geral o que mais se desgasta, pois a construção das ruas e estradas conduz o carro para essa direção.

Um antigo mito condenava a inversão do sentido de rotação dos pneus radiais. Hoje se sabe que não há qualquer risco nessa alteração. Ainda assim há marcas, como a BMW, que não recomendam o rodízio para carros utilizados com mais vigor. Alegam que os pneus se acomodam à posição de trabalho (sobretudo em relação à cambagem -- clique aqui para saber mais), sofrendo maior desgaste e oferecendo menor aderência se assumirem nova posição. O ideal, assim, seria substituir os pneus aos pares, mantendo-os no lugar durante toda a vida útil.

fonte: http://www2.uol.com.br/bestcars/ct-rodiz.htm

GPA-Airborne
08/11/2010, 21:22
Hoje li um texto na net que diz não tem problema fazer a inversão do sentido de rotação do pneu por ocasião do rodízio.
O que vcs acham?
Pergunto isso porque se fizer o rodízio como diz o manual da Ranger, o lado do pneu que as letras são brancas ficará para dentro.

Olha Rogério, não sou expert, mas pelo que li, se o pneu não tem indicação do sentido de rotação, não há problema em inverter o sentido.

E preste atenção,:pensativo: se as letras brancas ficam do lado de fora da roda, ao fazer o rodízio cruzado, elas continuarão do lado de fora! afinal, vc não inverte a montagem do conjunto roda/pneu, então como é que o pneu ficaria com as letras pra dentro? :concordo:

Martin Melcop
08/11/2010, 22:00
Hoje li um texto na net que diz não tem problema fazer a inversão do sentido de rotação do pneu por ocasião do rodízio.
O que vcs acham?
Pergunto isso porque se fizer o rodízio como diz o manual da Ranger, o lado do pneu que as letras são brancas ficará para dentro.

Nos nossos carros acredito que não tenha problema, mas existem pneus UNI-DIRECIOANAIS
(não sei se é assim que se escreve)
Mas neste caso os pneus nNÃO podem ser invertidos nos sentido.

RGamaJr_4x4
25/11/2010, 21:55
Olha Rogério, não sou expert, mas pelo que li, se o pneu não tem indicação do sentido de rotação, não há problema em inverter o sentido.

E preste atenção,:pensativo: se as letras brancas ficam do lado de fora da roda, ao fazer o rodízio cruzado, elas continuarão do lado de fora! afinal, vc não inverte a montagem do conjunto roda/pneu, então como é que o pneu ficaria com as letras pra dentro? :concordo:

GPA, achei que os pneus tivessem que ser desmontados.

Martin, valeu pelo esclarecimento.

GPA-Airborne
12/04/2013, 11:27
Comprei uma TR4 em Agosto de 2010 e fiz o rodízio dos 5 pneus originais.

2,5 anos e 56000km depois o desgaste deles está por igual, é impossível distuinguir um do outro. O resultado foi excelente! Eles ainda tem borracha o suficiente para rodar com segurança, e no meu caso vou guardá-los para o dia emq ue for vender a viatura.

E então passei para uma nova etapa, equipando meu carro com 5 Pneus BF Goodrich MUD Terraim KM2 nas medidas 227/75r16. PERFEITO! Não raspa na bandeija, no amortecedor, não raspa nas caixas, enfim, é plug and play.

405544405545

Novamente vou fazer o rodízio dos 5 com a cruz-trazeira e vou postando os resultados!

Walter da Camper
12/04/2013, 18:45
Colegas, Assim como o Fidelis, eu sempre fiz rodízio respeitando o sentido de rotação, mas agora pensando melhor sobre o assunto, me ocorreu o seguinte:
Quanto a roda está tracionando, o pneu sofre esforço em determinado sentido de rotação e quando freia a torção ocorre no sentido inverso. Assim, se o carro passa a maior parte do tempo com tração traseira, o pneu traseiro e o dianteiro DO MESMO LADO, sofrem esforços no sentido inverso, já que a frente recebe apenas força de frenagem e com intensidade bem maior que a traseira.
Seguindo esse princípio, para preservar o sentido de torção eu deveria mandar o pneu dianteiro para a traseira do lado inverso.
Ou então desprezar por completo o sentido de rotação, já que num carro com tração dianteira o pneu sofre esforços alternadamente, ora acelerando, ora freiando, o que em tese significa que não haveria problema de deslocamento da lona. O que acham?



Pneus mud ou AT, por experiência própria, recomendo:

>>EDxET
>>DDxDE

pois caso contrário as lonas serão deslocadas ocorrendo a perda dos pneus.

Pneus que rodam no lado esquerdo só devem rodar no lado esquerdo e direito no lado direito, isto vale para pneus com letras brancas, ou seja a posição de tração não pode ser invertida.

Cuidado ao comprar pneus usados, pois mesmo que tenham rodado menos de 1000km, o deslocamento das lonas podem ocorrer.

GPA-Airborne
15/04/2013, 11:22
Walter, não sou expert em pneus, mas minhas consultas (internet e revendedoras autorizadas) sempre me informou que essa mudança não é problemas, que o deslocamento de lonas não ocorre na utilização de pneus "originais" em jipes ou carros de passeio.

Pneus em medidas especiais, carros de arrancadas ou de corrida geram forças que, devem ser consideradas.

GPA-Airborne
04/01/2014, 14:42
E lá foram 22.000 km rodados, 4 rodízios (incluindo o estepe)e o resultado é ótimo! Todos os pneus estão com o mesmo nível de desgaste.

Não poderia estar dando mais certo!

Múcio Luiz
20/03/2014, 14:55
Boa tarde a todos!

O único senão do rodízio com o estepe é quando este estiver usando uma roda diferente. No meu caso as 4 rodas em uso são de liga leve e o estepe é de ferro, com desenho diferente. E acho que se toda a vez que fizer o rodízio tiver que desmontar o pneu da roda pra que as 4 continuem iguais pode prejudicar o pneu.

Ou será que não??? :pensativo:

[]s!

Cocatriz
20/03/2014, 17:05
Sobre montar o pneu, se for feito por profissionais, aplicando a cola na roda, acho que não há problema em ficar mudando o pneu de roda... ACHO.

Alias eu acho uma puta sacanagem a uma roda ser diferente das demais... só por que ela não é aparente?

Múcio Luiz
20/03/2014, 20:08
Alias eu acho uma puta sacanagem a uma roda ser diferente das demais... só por que ela não é aparente?

Falou tudo!

SandroGaúcho
26/01/2015, 15:35
Pessoal

Para constar... Fiz o segundo rodízio de pneus mas desta vez em "X", ou seja, invertendo a rotação dos mesmos e já rodei uns 2000km e está tudo ok, sem barriga, sem oscilações, etc...

Antes de fazer eu li várias reportagens e cada tem uma opinião que pra mim só significaram muito "bla, bla, bla" e no fim fiz e não me arrependi! Ahh e lembrando... Pneus chineses KKKKK

eduardojunq
12/05/2015, 08:30
E lá foram 22.000 km rodados, 4 rodízios (incluindo o estepe)e o resultado é ótimo! Todos os pneus estão com o mesmo nível de desgaste.

Não poderia estar dando mais certo!

Gustavo,

Qual o ganho que voce estima em KM quando se faz o rodizio com 5 pneus?

GLIDER
14/05/2015, 10:32
já fiz rodidizio em todos os meus carros, ultimamente não tenho feito, andei pensando, se o carro não está puxando para nenhum lado e não tem chimbre na direção, não vou alinhar nem balancear, visto que é o pior tipo de serviço executado em qualquer lugar, dificil de encontrar alguem competente, faço se for necessário. Nos meus últimos veículos 4x4, percebi que o pneu do eixo da frente gasta mais que o trazeiro, ora já é sabido que o melhor pneu tem de ser o trazeiro e não o dianteiro (tanto no ON ROAD QUANTO NO OFF ROAD), sendo assim o trazeiro teria que permanecer sempre atrás, e não colocar o trazeiro na frente, e o da frente para o eixo trazeiro! pois vc esta colocando um pneu pior no eixo mais importante para estabilidade do veiculo. Claro defendo alinhamento e balanceamento, agora o ponto é o polemico rodizio. E ainda tem outra para veiculos 4x4 o melhor pneu (com mais borracha) tem que estar atrás, pois senão vc fica sem aderencia no "MELHOR" EIXO. Como se diz aderencia vs durabilidade dos pneus, por um lado vc ganha por outro vc perde.

helvecio
20/06/2018, 22:22
boa noite moçada, tenho uma dúvida, meu carro é tração integral 4x4 (suzuki gv3 4x4 2010) como devo proceder para fazer o rodízio? em x ? ou de x te e dd x td ? desde já agradeço a todos.