PDA

Ver Versão Completa : [Ranger 3.0]Problema na embreagem do ventilador (acoplamento viscoso).

Smyle
06/07/2010, 01:31
Notei que após uma recente viagem, nossa Ranger 3.0 Diesel, apresenta a toda hora, mesmo estando fria, aquele barulho ao acelerar (que parece uma turbina de avião).

Antes eu só percebia esse barulho depois de o motor aquecer e em trânsito pesado com o ar condicionado ligado, o que era o normal.

Com isso o carro está consumindo um pouco mais e notei que tambem perdeu um pouco de força.

Fuçando o fórum percebi que meu problema é, provavelmente, essa embreagem do ventilador.

Peço ajuda aos colegas, alguém já teve esse problema?

Li em um fórum americano um relato de um problema parecido, mas em uma Ranger a gasolina. “http://www.ranger-forums.com/f32/2003-3-0l-those-who-still-have-fan-clutches-have-replaced-yours-already-pics-76585/ ”

NGDaniel
06/07/2010, 06:45
Tem de trocar logo, pelo que consta de alguns relatos no forum pode dar problema no sistema de arrefecimento e o prejuizo ser maior..

Certa vez cotei essa embreagem, salvo engano fica em tonro de 500 contos..

abs,

Fábio.F
06/07/2010, 07:13
Smyle, beleza?

Infelizmente não posso te ajudar.

Mas vi esse seu anexo aí que é do catálago de peças.

Você sabe onde posso baixar um?

Abraço!

Smyle
06/07/2010, 23:37
Essa tela eu copiei de um anúncio no Mercado Livre.

cantodopirão
07/07/2010, 00:45
Caro colega,
na minha antiga Ranger o problema que tive com esse acoplamento viscoso foi o contrário, ou seja não "prendia" a ventoinha e o carro esquentava...
Troque logo antes de ter problemas sérios....(obs: leva numa boa oficina para verificar!!!!!)
Saudações!!

Daniel.Shimomoto
07/07/2010, 10:37
Smyle;

A minha Ranger, geralmente quando vc desliga ela com o ventilador acoplado, na partida seguinte o motor vira com o ventilador acoplado e nos primeiros segundos (quase um minuto) ele continua acoplado. Mesmo se a primeira partida for com o motor frio, no dia seguinte. Verifica se nao é isso qu está acontecendo.

Um abraço

NGDaniel
07/07/2010, 13:47
Smyle;

A minha Ranger, geralmente quando vc desliga ela com o ventilador acoplado, na partida seguinte o motor vira com o ventilador acoplado e nos primeiros segundos (quase um minuto) ele continua acoplado. Mesmo se a primeira partida for com o motor frio, no dia seguinte. Verifica se nao é isso qu está acontecendo.

Um abraço

x2..

Mas se contiunar depois é pq está travado..

Smyle
12/07/2010, 22:25
Comprei a bendita peça, troquei (fácil) e tudo voltou ao normal.

Problema solucionado.:dance:

Fábio.F
13/07/2010, 09:42
Alguém pode me explicar o funcionamento, pois não entendi direito.

Ele só acopla para o ventilador girar quando tá quente?

O meu gira direto. Ligou o carro o ventilador já tá girando.

jlfarani
13/07/2010, 11:03

A minha sempre acopla quando ligo o carro c/motor frio , depois funciona de acordo c/ a temperatura . Se ligar o AC acopla imediatamente.

TylerNTL
13/07/2010, 12:55

Acredito que o anexo tira a sua dúvida.

Também recomendo a leitura para o amigo que comentou que acopla imediatamente ao ligar o AC.

Fábio.F
13/07/2010, 13:33
Tyler, eu li e entendi o seguinte.

No caso da Ranger então, é normal ficar acoplado, pois é um acoplamento mínimo. Então sempre vai girar quando ligar, estando fria ou quente. Ou seja, o ventilador nunca vai ficar parado.

Desacopla, por absoluto, mais em alta velocidade, pois o pressuposto é a ventilação forçada pelo velocidade, assim, não faz necessário ficar acoplado. Apesar que deu a entender que nunca desacopla, e sim fica no acoplamento mínimo.

Enfim, de um jeito ou de outro, vai girar.

TylerNTL
13/07/2010, 21:19
Pois é se vc manusear a ventoinha com o motor parado dá para perceber que ela e "BEM" acoplada.

Não sei dizer se com o motor ligado e ainda frio ela fica "menos acoplada". No mínimo na minha ela gira bem rápido desestimula qualquer iniciativa de tentar meter o dedo para verificar se ela está "mais ou menos acoplada"...

GAUDERIO
15/10/2010, 21:04
Notei que após uma recente viagem, nossa Ranger 3.0 Diesel, apresenta a toda hora, mesmo estando fria, aquele barulho ao acelerar (que parece uma turbina de avião).

Antes eu só percebia esse barulho depois de o motor aquecer e em trânsito pesado com o ar condicionado ligado, o que era o normal.

Com isso o carro está consumindo um pouco mais e notei que tambem perdeu um pouco de força.

Fuçando o fórum percebi que meu problema é, provavelmente, essa embreagem do ventilador.

Li em um fórum americano um relato de um problema parecido, mas em uma Ranger a gasolina. “http://www.ranger-forums.com/f32/2003-3-0l-those-who-still-have-fan-clutches-have-replaced-yours-already-pics-76585/ ”

Estou com o mesmo problema seu, teve que comprar outra peça é... vou procurar no ML p ver o preço. Alguém com alguma solução caseira?

Smyle
15/10/2010, 22:07
A bendita peça saiu por R$ 320,00 em um representante MWM-Internacional aqui de Fortaleza.

GAUDERIO
15/10/2010, 22:12
obrigado vou procurar aqui em porto alegre mas nosso colega david aki do forum falo que trocou a um mes e pagou 500,00 :(:parede: to quebrado

Smyle
15/10/2010, 22:15
Lembrando que a minha é o motor 3.0 Diesel.

GAUDERIO
15/10/2010, 22:25
a minha é uma gasolina v6 4.0 mas acho q é a mesma paça problema...

Marcelo-HPE
16/10/2010, 07:27
A ventoinha viscosa sempre estará rodando com o motor frio ou quente . com maior velocidade quando o motor estiver quente, e mais lentamente quando frio .

GAUDERIO
16/10/2010, 14:09
Valeu pelas dicas gurizada e acredito que a ventoinha da v6 e da diesel são a mesma. Hoje pela manhã com o carro frio girei a ventoinha manualmente para ambos os sentidos por uns 5min. e reparei que a media q eu girava ele ia caindo uns farelo de sujeira/ graxa. junto ao eixo, e a tal ventoinha desacoplou e agora o barulho de avião sumiu. Fica ai a dica se alguém tiver com a ventoinha acoplada fulltime, da uma girada nela manualmente que pode ajudar.

GAUDERIO
27/10/2010, 23:33
Vou ter que comprar outro acoplamento viscosso, a minha ventoinha voltou a rodar junto com o rpm motor... vi no Mercado livre que em SP tem gente que recondiciona esta peça, recolocam o gel no interior da peça. Vouver se acho no desmache

Carlos A. C. Azevedo
28/10/2010, 00:22
Valeu pelas dicas gurizada e acredito que a ventoinha da v6 e da diesel são a mesma. Hoje pela manhã com o carro frio girei a ventoinha manualmente para ambos os sentidos por uns 5min. e reparei que a media q eu girava ele ia caindo uns farelo de sujeira/ graxa. junto ao eixo, e a tal ventoinha desacoplou e agora o barulho de avião sumiu. Fica ai a dica se alguém tiver com a ventoinha acoplada fulltime, da uma girada nela manualmente que pode ajudar.

Caraaaaaai, caiu mesmo esse farelo ai? o gel de dentro do acoplamento foi então tudo muido ... só a nova mesmo.:putz:

NGDaniel
28/10/2010, 06:57
Cuidado que isso ta estranho...

E se o gel caiu e ela nao acopla mais ? perigo de FERVURA!!!

abs,

Matagato
31/08/2011, 02:34
Pessoal, alguém sabe onde comprar o acoplamento viscoso em porto alegre?
Pessoal, alguém sabe onde comprar o acoplamento viscoso em porto alegre ou arredores para uma ranger diesel?

Cotei na Orbid por 420,00, autorizada da International, mas gostaria de saber se alguém sabe onde posso conseguir por um preço melhor?

Nos desmanches estão pedindo 500,00 = é foda ter Ford, sempre dão nos dedos

Imperador!
31/08/2011, 11:54
O preço tá bom!

NGDaniel
31/08/2011, 14:55
Pessoal, alguém sabe onde comprar o acoplamento viscoso em porto alegre?
Pessoal, alguém sabe onde comprar o acoplamento viscoso em porto alegre ou arredores para uma ranger diesel?

Cotei na Orbid por 420,00, autorizada da International, mas gostaria de saber se alguém sabe onde posso conseguir por um preço melhor?

Nos desmanches estão pedindo 500,00 = é foda ter Ford, sempre dão nos dedos

Se for do NGD, tenho uma usada pra vender, mandei uma msg particular..

douglas jmed
25/09/2012, 16:31
Caro colega,
na minha antiga Ranger o problema que tive com esse acoplamento viscoso foi o contrário, ou seja não "prendia" a ventoinha e o carro esquentava...
Troque logo antes de ter problemas sérios....(obs: leva numa boa oficina para verificar!!!!!)
Saudações!!

Quando vc trocou arrumou a problema de esquentamento. pois a minha ta esquentando e nao ta fazendo o barulho de turbina da ventuinha sera se eu trocar resolve.

Imperador!
25/09/2012, 22:38
Mande ver se o acoplamento viscoso não vazou... se tiver vazado tem que trocar e vai resolver com certeza...
Só não resolverá se tiver outro problema...

Magno 4x2 sim
22/10/2012, 23:39

Li em um fórum americano um relato de um problema parecido, mas em uma Ranger a gasolina. “2003 3.0L - To Those Who Still Have Fan Clutches & Have Replaced Yours Already (pics) - Ford Ranger Forums - The Ultimate Ford Ranger Resource (http://www.ranger-forums.com/f32/2003-3-0l-those-who-still-have-fan-clutches-have-replaced-yours-already-pics-76585/) ”

minha ranger tbm tem esse problema que só notei por que o barulho de avião parou por 3 dias e depois retornou, então comecei a pesquisar o quer poderia ser, se alguem poder me ajudar eu agradeço pois é minha primeira ranger, não manjo nada de viaturas a diesel...........valeu!!

Artilheiro
23/10/2012, 01:09
Magno... estranho isso de funciona depois não funciona..
1 - Funciona
2 - Não funciona
3 - Parece que funciona - Acopla faz barulho de avião - mas não está 100% acoplado - então não funciona
Faça um teste.. quando ela já estiver quente.. liga o ar.. em uns 5 mins no máx ela deve acoplar..
Se já estiver acoplando é bom sinal.. agora pra saber se ela está com funcionamento ok, coloca a mão na frente do radiador.. na colmeia ( na frente do carro mesmo ).. ele deve estar frio.. impressão de estar gelado... se estivar está ok.. se não estiver .. hummm.. acho que já foi pro brejo ..
Ela está esquentando ??? ( passando do meio a temperatura )

Abração

mario_hpb
30/10/2014, 10:32
Amigos, a minha não sei se está com problema ou não, sei que esse barulho de avião me enche o saco, sem contar que a viatura perde muita potência especialmente com o ar ligado. A minha costuma ligar mais se estou andando dentro da cidade sem ar condicionado ligado e com motor já quente.

Por algumas vezes aconteceu de ligar mesmo estando com o motor frio. Se eu acelero até 3.500 rpm o barulho é muito alto. Até pensei em trocar de camionete por causa desse barulho e da perda de potência. Mas acho essa Ranger muito confiável e a Hilux de mesmo ano ainda é cara para o meu uso e não tem a quantidade de acessórios da Ranger.

Valeu.

Astor
05/01/2017, 11:25
Dicas para troca do acoplamento viscoso da ranger 3.0, não é necessário desmontar nada, apenas trave a embreagem viscosa com uma chave de polia ou se nao tiver coloque os dois parafusos nos furos da base e trave com uma chave de fenda, e gire pro lado oposto do giro,

Imperador!
06/01/2017, 09:01
Travar a embreagem viscosa não é solução...

VanderArraes
01/08/2017, 16:26
Smyle, estou com um problema igual. Onde comprou a peça? foi original mwm ou paralela? era a embreagem viscosa? quanto pagou na peça? se puder passar informações de como resolveu.

O mecânico disse que não é bom colocar paralela, me pediu original.

Att.
Vander

Comprei a bendita peça, troquei (fácil) e tudo voltou ao normal.

Problema solucionado.:dance: