PDA

Ver Versão Completa : Dodge RAM



Marcos Albuquerque
05/07/2010, 08:11
A Dodge RAM na descida de declives ingremes e com curvas frequentes não é "segura" pelo motor, mesmo estando em primeira marcha. É necessario usar o freio em praticamente todo o trajeto. Quando é acionado o 4X4 lock(primeiro estagio) tenho a impressão que uma das rodas dianteiras é arrastada nas curvas. O manual é pouco esclarecedor, no meu entender. É dito que há um bloqueio da arvore de transmissão. Tenho bastante experiencia com o bloqueio do Land Rover e sei que não se deve fazer curvas em pistas pavimentadas com o mesmo bloqueado. Agradeceria um esclarecimento como devo proceder no caso da RAM? Existe risco de danos descer uma ladeira extensa, pavimentada, com muitas curvas e com tração nas quatro que é a unica forma de "segurar" com o motor?
Atenciosamente,
Marcos Albuquerque

AKPG
05/07/2010, 09:39
Prezado Marcos Albuquerque,
A Dodge RAM não tem diferencial central. Portanto, ao acionar o 4x4 ela irá ficar igual a sua Defender quando bloqueado o diferencial central, ou seja, a tração está sendo enviada 50% para cada eixo. Portanto, usar o 4x4 da RAM no asfalto com curvas é pedir para detonar o seu sistema de transmissão.

Com relação ao motor segurar o carro, acredito que isto só aconteça se vc estiver usando a reduzida. Sugiro mudar a alavanca do câmbio para 1 ou 2 quando vc estiver precisando de freio motor. Com certeza irá ajudar em decidas íngrimes.

Abraço,

Marcos Albuquerque
05/07/2010, 10:34
Prezado Marcos Albuquerque,
A Dodge RAM não tem diferencial central. Portanto, ao acionar o 4x4 ela irá ficar igual a sua Defender quando bloqueado o diferencial central, ou seja, a tração está sendo enviada 50% para cada eixo. Portanto, usar o 4x4 da RAM no asfalto com curvas é pedir para detonar o seu sistema de transmissão.

Com relação ao motor segurar o carro, acredito que isto só aconteça se vc estiver usando a reduzida. Sugiro mudar a alavanca do câmbio para 1 ou 2 quando vc estiver precisando de freio motor. Com certeza irá ajudar em decidas íngrimes.

Abraço,
Caro Alexandre, Obrigado pela sua imediata resposta. sempre que estou descendo ladeiras ingremes, com muitas curvas, uso a primeira marcha, entretanto normalmente não é o suficiente. Tenho que segurar no freio a maior parte do tempo. Tentei junto a concessionaria e não obtive resposta satisfatória. Entrei em contato com a Dodge Brasil, por telefone e me responderam que poderia usar a reduzida que não haveria nenhum problema. Perguntei como poderia me assegurar da resposta. Me informaram que eu poderia ficar tranquilo pois iam me enviar o protocolo que foi o 2737087 e que a informação ficaria gravada. Ocorre que quando entro em uma curva sinto o ruido de uma roda "arrastando". Acredito mais na sua resposta do que na que me foi repassada pela Dodge Brasil. Ontem fiz a seguinte experiencia: Coloquei uma marca nos pneus dianteiros, na parte em contato com o solo e em seguida fiz duas curvas em um terreno com alguma lama. Ao parar as marcas não se encontravam no memo lugar. Lhe pergunto: Caso as duas rodas estivessem "travadas" as marcas não deveriam permanecer no mesmo lugar? Pois a roda de fora em percorrendo um maior trajeto não deveria "arrastar" a roda de dentro? Aguardo sua resposta como também de outro colega, pois utilizo não apenas a RAM como outros veiculos em trabalho e passo frequentemente por situações análogas.
Abraços,
Marcos Albuquerque

AKPG
05/07/2010, 10:42
Marcos,

Usando a reduzida, vc está obrigatoriamente com o 4x4 acionado e fazer curvas desta forma no asfalto irá forçar todo o sistema de transmissão.

Neste teste que vc fez, este é o resultado correto. Uma roda vai girar mais do que a outra e por isso as marcas ficaram em posições diferentes. E é justamente por isto que não se pode usar o 4x4 no asfalto fazendo curvas. Uma roda vai tentar girar mais do que a outra porém como o pneu tem muito atrito com o solo, o mesmo não consegue "escorregar" para compensar a diferença de rotação entre as rodas e é justamente ai que podem acontecer quebras.

Um abraço,

Fábio.F
05/07/2010, 10:57
Aproveitando este tópico do Marcos e sem dúvida não querendo atrapalhar, gostaria de tirar uma dúvida.

Quando acionado o 4x4, por exemplo, no meu caso que é uma Ranger, também fica dividido a tração entre os eixos

Gostaria de saber então se sempre haverá um "bloqueio" de uma roda do eixo dianteiro com uma roda traseiro? Bloqueio entre aspas.

Ou seja, quando acionado o 4x4, obrigatoriamente um roda dianteira com uma traseira sempre vão trabalhar juntos? Na mesma medida de tração? "Bloqueada"? Ou as 4 rodas sempre vão trabalhar juntas, "bloqueadas"?

E caso sim, somente duas rodas, elas trabalham de acordo com a aderência, podendo fazer várias combinações como mesmo lado, em "X" ?

AKPG
05/07/2010, 11:04
Fábio,
Não sei se entendi sua duvida corretamente, mas vamos lá:
Em carros sem diferencial central (Ranger, Hilux, Troller, L200, RAM entre outros), ao acionar a tração, 50% vai para o eixo dianteiro e 50% para o trazeiro. Portanto, sempre uma roda dianteira e uma trazeira terão tração.

Acontece que quando um roda do mesmo eixo perde aderência, toda a tração vai para esta roda que está com menos aderência. Então no caso do X, a tração acaba sendo jogada justamente para as rodas que perderam contato com o solo e por isso não se consegue passar.

Não sei se consegui ajudar...

Abraço,

Wallace
05/07/2010, 11:30
Marcos, como foi falado não pode usar o 4x4 ou 4x4 reduzidos nestes casos a não ser quer tenha certeza do que esta fezendo.
Na ponta da avalanca de cambio tem um botão que aciona o modo de reboque oi desliga a over drive (4 marcha). O modo de reboque talvez force um pouco mais o freio motor no motor, não tenho certeza se já estando na posição 1 vai realmente fazer diferença. Pois eu normalmente uso em D.

Se ainda assim não achar que ficou bom existe um opcional que é justamente um freio motor tipo retarde que tem nos caminhões. E um limitador de saida de escape dos gases de combustão. Muito usado lá fora quando se carrega trailers pesados justamente para ajudar e poupar os freios originais.

Lembrando que se pois pneus maiores umas das desvantagens é justamente uma perda de freio motor.

Fábio.F
05/07/2010, 11:34
Prezado AKPG,

deu para entender. Então a tração pode trabalhar tanto em X como do mesmo lado, caso toda a lateral, digamos, esteja sem aderência.

Ora, então o 4x4, na verdade, é igual um amigo meu disse. "é para ter, mas não confiar" hehehhee....

O bicho são as 4 rodas bloqueadas então.

Abraço e obrigado pelo esclarecimento!

Wallace
05/07/2010, 11:40
Oi Fábio,

Ficou confuso o topico pelos termos usados.
Quando usaram o termo bloqueio deveria ter usado o termo arraste, pois quando se usa um 4x4 sem diferencial centrar (ou com o mesmo bloqueado) se tem a mesma rotação (e não tração) em ambos os cardans.
Ai em curva os eixos percorrem distancias diferentes, ai é que temos o arraste de alguma roda, normalmente de uma dianteira já que este eixo percorre uma disntancia menor em curva.

Não existe nestes casos um ganho de tração para frente.
Assim como em cada eixo se perde a tração fica sem tração nenhuma naquele eixo se não tiver um bom bloqueio de diferencial

As roda não vão trabalhar juntas na tração pela ação do diferencial de cada eixo. Só tem garantia de rodas girando juntas quando tem bloqueio de diferencial 100% no eixo, ai se tem em ambos os eixos as 4 rodas vão girar juntas rs

Ou seja, para ter mais tração só com bloqueio mesmo rs

Adson alves
05/07/2010, 17:53
meus amigos eu com minha santa ignorância quando chove mesmo no asfalto eu ligo a tração e enfiu o pé no acelerador, o carro fica muito mais seguro principalmente nas curvas, se não é correto eu não sei mais que dar muito mais segurança isto eu tenho certeza,
abraços


Oi Fábio,

Ficou confuso o topico pelos termos usados.
Quando usaram o termo bloqueio deveria ter usado o termo arraste, pois quando se usa um 4x4 sem diferencial centrar (ou com o mesmo bloqueado) se tem a mesma rotação (e não tração) em ambos os cardans.
Ai em curva os eixos percorrem distancias diferentes, ai é que temos o arraste de alguma roda, normalmente de uma dianteira já que este eixo percorre uma disntancia menor em curva.

Não existe nestes casos um ganho de tração para frente.
Assim como em cada eixo se perde a tração fica sem tração nenhuma naquele eixo se não tiver um bom bloqueio de diferencial

As roda não vão trabalhar juntas na tração pela ação do diferencial de cada eixo. Só tem garantia de rodas girando juntas quando tem bloqueio de diferencial 100% no eixo, ai se tem em ambos os eixos as 4 rodas vão girar juntas rs

Ou seja, para ter mais tração só com bloqueio mesmo rs

AKPG
05/07/2010, 21:18
Adson,

Andando em linha reta ou em curvas bem abertas, não vejo problema algum em fazer isto. Eu também faço o mesmo procedimento que você citou e sinto realmente que o carro fica mais seguro. O grande problema é fazer isto em cuvas fechadas, como virar em uma esquina ou em serras. Ai sim o carro pode quebrar ou até mesmo pode-se causar um acidente pois a tendência do carro é ser jogado para fora da curva. Até existe um tópico aqui no fórum falando sobre isto, pois é um assunto muito polêmico.

Abraço,

Adson alves
05/07/2010, 21:32
na ranger que eu tinha por exemplo chegava a andar a 120 / 130 no 4x4 e nunca aconteceu nada rodei com ela mais de 130.000 Km

Wallace
06/07/2010, 13:41
Eu não recomendo de forma nenhuma, se quer andar em 4x4 no asfalto compre um veiculo que permita isso.
Da forma que esta fazendo esta forçando o sistema de transmissão e dando mais desgaste nos pneus.
A segurança é ilusoria, pois na hora que estiver em 4x4 em curva e pegar mais tração no eixo dianteiro e principalmente na roda interna da frente pode passar reto na curva.
Ande em 4x2 e diminua a velocidade, mas seguro para todos.

Walter L. L. Casitta
06/07/2010, 13:50
Eu não recomendo de forma nenhuma, se quer andar em 4x4 no asfalto compre um veiculo que permita isso.
Da forma que esta fazendo esta forçando o sistema de transmissão e dando mais desgaste nos pneus.
A segurança é ilusoria, pois na hora que estiver em 4x4 em curva e pegar mais tração no eixo dianteiro e principalmente na roda interna da frente pode passar reto na curva.
Ande em 4x2 e diminua a velocidade, mas seguro para todos.

Me permita discordar de você Wallace. Em minha opinião, mesmo sem ter dif central a segurança em 4x4 é muito maior e isso de passar reto na curva é mais fácil acontecer em 4x2...

Wallace
06/07/2010, 14:15
Bem pode discordar, mas a fisica, geometria e tudo mais envolvido na engenharia disso aponta para o contrario.
Se quer mais segurança na chuva ou em piso ruim onde não deve ou não pode usar a tração 4x4 faz como eu e coloque um bom bloqueio (no caso eu optei por deslizamento limitado, o True Trac) de brinde ainda ganha tração quando em 4x4 rs.

Carlão Rover
06/07/2010, 14:36
Concordo com Wallace.

Por isso vou de Defender.Embora um bom bloqueio seja uma opção de melhor custo/benefício.

Abraço.

Walter L. L. Casitta
06/07/2010, 14:46
Concordo com Wallace.

Por isso vou de Defender.Embora um bom bloqueio seja uma opção de melhor custo/benefício.

Abraço.

Acho que o Wallace se referiu ao bloqueio nos eixos. O bloqueio que a Defender, todo 4x4 tem.

Quanto aos bloqueios no eixo em 4x2. Eles melhoram a tração sim, mas pioram a estabilidade se imprimir torque. A traseira sai bem mais com o bloqueio...

MARCELOLUCHESI
06/07/2010, 14:54
Vocês tão errados, vocês ligam a tração 4x4 para andar no asfalto?
E na trilha?............. vocês ligam o que?:mrgreen:

Adson alves
06/07/2010, 18:50
no meu caso eu acho que melhora e muito, tiro o pé um pouco antes da curva e quando chego na curva pé no acelerador, se vai desgastar eu não sei, mais como diz um amigo meu quando começar a dar problema ela já foi

DiEgOsEiChIrLz
06/07/2010, 20:23
na ranger que eu tinha por exemplo chegava a andar a 120 / 130 no 4x4 e nunca aconteceu nada rodei com ela mais de 130.000 Km

coitado de quem comprou sua ranger. o limite do sistema se eu n estiver enganado é 80km/h em piso de pouca aderencia(em piso de mt aderencia+curva...).

Walter L. L. Casitta
06/07/2010, 20:31
coitado de quem comprou sua ranger. o limite do sistema se eu n estiver enganado é 80km/h em piso de pouca aderencia(em piso de mt aderencia+curva...).

Ranger não tem limite... Não tem RL...

dalmolin
06/07/2010, 20:31
A Dodge RAM na descida de declives ingremes e com curvas frequentes não é "segura" pelo motor, mesmo estando em primeira marcha. É necessario usar o freio em praticamente todo o trajeto. Um container de 1000 kg em cima entao , fim de serra com discos azuis e empenados ?

chip pra 460 cv , pneus 35" , e chegar em curva so com o freio de serviço?

Carlão Rover
07/07/2010, 09:01
Acho que o Wallace se referiu ao bloqueio nos eixos. O bloqueio que a Defender, todo 4x4 tem.

Quanto aos bloqueios no eixo em 4x2. Eles melhoram a tração sim, mas pioram a estabilidade se imprimir torque. A traseira sai bem mais com o bloqueio...

Ele se referiu ao bloqueio do diferencial central na caixa de transferência(entre eixos) para liberar o uso do 4x4 full time. Do contrário não usar o 4x4 direto para não dar os problemas que ele relatou.

Wallace
07/07/2010, 16:56
Não, eu falei em bloqueio de eixo mesmo.
Um bloqueio como o True Trac que optei para a RAM vai ter ganho de segurança e tração em todos os pisos não piorando a estabilidade com o Walter falou.
Isso aconteceria em bloqueios 100% automaticos onde obrigatoriamente ficaria com tração em 1 roda, que não é o caso, alias foi por isso que optei por ele.
Pena que no caso não tenho a mesma opção para a frente.

Pequeno jr
07/07/2010, 18:01
meus amigos eu com minha santa ignorância quando chove mesmo no asfalto eu ligo a tração e enfiu o pé no acelerador, o carro fica muito mais seguro principalmente nas curvas, se não é correto eu não sei mais que dar muito mais segurança isto eu tenho certeza,
abraços

X2!!!

Faço isso só a mais de 400.000 km/rodados e nunca tive problema algum na minha CT.

Tudo que é amigo aos quais falei para quando estiverm na chuva forte no asfalto ligarem a 4x4H nunca tiveram problema algum.


DiEgOsEiChIrLz, sabendo usar o sistema ele roda muito!!!! ... não tem esse papo de coitado de quem comprar. ... já tivemos inúmeras discussões aqui na área de pick-ups sobre isso ... fiz até uns vídeos para demonstrar sobre o uso da 4x4H ... como ele auxilia a condução e etc.


MARCELOLUCHESI, no asfalto, em pistas de terra batida, cascalho solto .. sempre uso o 4x4 H. .... Quando vamos para trilha usa-se o 4x4 L. Agora quais são os momentos que você usa a sua 4x4 H ????

Carlão Rover
07/07/2010, 18:35
Eu não recomendo de forma nenhuma, se quer andar em 4x4 no asfalto compre um veiculo que permita isso.
Da forma que esta fazendo esta forçando o sistema de transmissão e dando mais desgaste nos pneus.
A segurança é ilusoria, pois na hora que estiver em 4x4 em curva e pegar mais tração no eixo dianteiro e principalmente na roda interna da frente pode passar reto na curva.
Ande em 4x2 e diminua a velocidade, mas seguro para todos.

Aqui você disse(escreveu) o que eu citei...Veículo que permite é full time com diferencial central...

Miranda
07/07/2010, 18:42
amigo meu tem uma Triton.. estavamos viajando e tinha chuva forte, bem forte..
ele mandou o 4x4 H e continuamos.. da pra sentir, até do banco do passageiro qeu a caminhonete melhora.
Isso que estavamos a 140 mais ou menos..

Quando tinhamos a Ranger, tbm usava na chuva.

negreira
07/07/2010, 18:50
2WD



Esta posição é designada para a condução do veículo em superfícies duras sob condições normais quando não for necessário acionar a tração nas 4 rodas.
4x4



PART TIME


Esta posição é designada para a utilização temporária da tração nas 4 rodas quando o veículo estiver sendo conduzido em superfícies escorregadias, terrenos desnivelados ou estradas que exijam maior tração. Quando ativada, os eixos dianteiro e traseiro são mecanicamente interligados, girando na mesma velocidade. Não use 4x4 PART TIME em estradas secas e pavimentadas.
4x4



FULL TIME


Esta é a principal posição de tração nas 4 rodas. Quando acionada, os eixos dianteiro e traseiro podem girar em velocidades diferentes, acentuando a capacidade de manobras. Use o sistema 4x4 FULL TIME ativado durante todo o tempo, para qualquer tipo de superfície, se desejar.
4 LO




Esta posição é projetada para utilização temporária da tração nas 4 rodas, quando as condições de utilização do veículo exigirem uma força de propulsão adicional em velocidade reduzida. Use ativado para máxima tração nas 4 rodas, em superfícies escorregadias, terrenos desnivelados ou em subidas e descidas íngremes. Não use o 4 LO em superfícies pavimentadas e secas.
NEUTRO




Esta posição desengata os eixos do conjunto de força. Utilize para rebocar o veículo.
2H




Esta posição é designada para a condução do veículo em superfícies duras sob condições normais quando não for necessário acionar a tração nas 4 rodas.
4H




Esta posição é projetada para o uso temporário da tração nas 4 rodas. Utilize em caso de chuva, neve, lama, areia ou ao dirigir fora da estrada. Não use 4H em estradas secas e pavimentadas.
4L


Esta posição é projetada para utilização temporária da tração nas 4 rodas, quando as condições de utilização do veículo exigirem uma força de propulsão adicional em velocidade reduzida. Use ativado para máxima tração nas 4 rodas, em superfícies escorregadias, terrenos desnivelados ou em subidas e descidas íngremes. Não use 4L em estradas pavimentadas e secas


:concordo:
[]s paz saúde e harmonia
http://www.orkut.com/Home.aspx?xid=2657608490577625572
http://picasaweb.google.com.br/okanguru
http://www.youtube.com/user/okanguru

MARCELOLUCHESI
08/07/2010, 11:49
X2!!!

Faço isso só a mais de 400.000 km/rodados e nunca tive problema algum na minha CT.

Tudo que é amigo aos quais falei para quando estiverm na chuva forte no asfalto ligarem a 4x4H nunca tiveram problema algum.


DiEgOsEiChIrLz, sabendo usar o sistema ele roda muito!!!! ... não tem esse papo de coitado de quem comprar. ... já tivemos inúmeras discussões aqui na área de pick-ups sobre isso ... fiz até uns vídeos para demonstrar sobre o uso da 4x4H ... como ele auxilia a condução e etc.


MARCELOLUCHESI, no asfalto, em pistas de terra batida, cascalho solto .. sempre uso o 4x4 H. .... Quando vamos para trilha usa-se o 4x4 L. Agora quais são os momentos que você usa a sua 4x4 H ????



OI JR eu falei para descontrair:), eu só uso tração nas 4 rodas diferencial central bloqueado (part time) tanto em "hi" com "lo" na trilha e em pisos com pouca aderencia nunca para fazer curvas ou manobrar em garagem. No asfalto uso sempre 4x2 independente se tiver molhado, prefiro reduzir a velocidade.
Claro se o veiculo tiver a opção 4x4 full time que é o caso de Uma RAV que tenho aumenta consideravelmente a segurança em pisos molhados.

Mas a questão é que eu achei a discução engraçada pois me lembra o meu sogro com uma TR4 que liga a tração para subir uma rampa da garagem que deve dar uns 20º no maximo, ou em qualquer estrada de chão.

Ai eu brinco e digo: Pô se vocÊ liga a tração no asfalto ou em qualquer estradinha de chão, e na trilha vai ligar o que??

Wallace
08/07/2010, 15:32
Na trilha eu uso um botão que inverte a força da gravidade rs

Marcos Albuquerque
09/07/2010, 17:55
Caros amigos, agradeço a colaboração de todos o que vem a ratificar minhas duvidas fruto da observação. Como citei, em mensagem anterior, a DODGE Brasil, me enviou o numero do protocolo, afirmando que poderia usar a reduzida sem nenhum problema, pois a tração positiva compensaria a diferença de percurso entre as rodas. Todas as experiencias que fiz foi em primeira marcha, pois seria a de menor velocidade não tendo necessidade de acionar o OD ou o recurso de reboque, e mesmo assim testei estas duas opções.
Lamentavelmente é que vivemos em um país em que as coisas ou objetos são importados com eliminação de itens sem que o adquirente tome conhecimento. Por exemplo, no painel frontal existe a possibilidade de se programar a abertura de dois portões eletronicos. Tentei e não consegui. Indo a revenda me informaram que este modelo era tropicalizado. O que significa tropicalização????? Redução de itens? No manual, por sinal muito mal traduzido, com muita frequencia pode-se ler: se equipado. Concordo, desde que as revendas tenham condições de informar como aquele veiculo se encontra configurado. Em meu entender não deve ser o proprietário que deve colocar o veiculo em um cepo para testas se ele tem tração positiva ou não. Lamentavelmente nós "tropicais" aceitamos a redução de custos para o importador com o nome de tropicalização. Certa vez comprei uma outra camionete em uma revenda muito conceituada em Recife, e na entrega "tecnica" foi aberto o capô do veiculo e me disseram "aqui é a bateria e aqui o motor" Acho que nós temos um certo grau de culpa por aceitar tamanhos absurdos.
Abraços a todos e mais uma ver grato pela colaboração.
Marcos Albuquerque

Wallace
09/07/2010, 19:02
Tração positiva seria um tipo de bloqueio de diferencial meia boca que só atrapalharia ainda mais rs.
Quanto menor a velocidade pior para o sistema de tração, pois mais dificil é a perda de tração ou escorregamento de alguma roda.
A minha e 2006 e tinha um diferencial aberto normal original de fabrica (ou seja, sem a tal da tração positiva). Tinha porque o mecanico acabou de sair aqui de casa onde terminou a instalação do bloqueio traseiro, nem andei com ela ainda rs.
Quando peguei a Cherokee a explicação tecnica da entrega foi completamente invertida entre a opção 4x4 Full-time para a 4x4 Part-time.

Carlão Rover
10/07/2010, 11:17
O duro é que depois o veículo quebra muito antes da hora e ninguém é culpado...Além do dono é claro srsrsrsr.

Robervaldo
10/07/2010, 13:18
Prezados,

Acabei de me registrar no 4x4 Brasil e escolhi o topico Dodge Ram por possuir uma CS. Agradeço as explicações aqui postadas... sou meio analfabeto no assunto 4x4 mas, para meu alívio, minha conduta até aqui tem sido compatível com o postado. Temos de 5 a 6 meses de chuva por ano em minha cidade e sempre faço uso do 4x4 H no asfalto molhado, até por que nunca usei a Ram em quaisquer trilhas e, acho, deve-se ligar de vez em quando o sistema. Só tenho uma dúvida: verifiquei que, mesmo em 4x2, o cardã dianteiro gira quando o veículo se movimenta. Se há roda livre automática, ele não deveria ficar em repouso? Aguardo. Abraços.

Robervaldo.

Wallace
11/07/2010, 10:02
Roda Livre ?
Desconheço que alguma RAM tenha, a minha CS 2006 não tem.
Alias isso é uma filosofia da Dodge / Jeep a um bom tempo, pois é menos coisas para dar problema, não precisa acionar mais nada e faz o conjunto dianteiro girar o que evita problemas.
E como foi falado NÃO deve usar o 4x4 no asfalto molhado sob pena de forçar ou quebrar algo.

Robervaldo
12/07/2010, 11:26
Valeu, Wallace... pensei que todo 4x4 atual já vinha com roda livre (seja automática ou manual). Tenho muito o que aprender.