PDA

Ver Versão Completa : Ignição Eletrônica no Nivão !!!



Ramiro - Bin Lôco
11/03/2005, 12:15
Agueridos Niveiros de Minha Terra !!! :( :shock:

Gostaria de instalar ignição eletrônica no meu valente niva (rala-queijo),
dizem que é relativamente fácil.
Parece que é só comprar um módulo de ignição do motor AP, e o distribuidor troca-se também e por qual ? e o platinado como eliminar?
Quanto custa esta modificação?
Alguém pode me dar a receita?

Espero respostas!
Abraços!!! :P

Ramiro - Niva
______________________________
Toda jornada começa com o primeiro buraco... :arrow:

gbpereira
12/03/2005, 19:48
Caro Ramiro

Segue alguns links sobre esquemas de ignição eletronica

http://www.manutencaoniva.hpg.ig.com.br/ignicao_eletronica.GIF


http://www.manutencaoniva.hpg.ig.com.br/avanco.GIF


http://www.autonewsbr.hpg.ig.com.br/Materias/ignicao.htm

http://caminho4x4.com/oficina/ignicao/



espero ter ajudado

Ramiro - Bin Lôco
14/03/2005, 11:33
Qbpereira, bom dia !!! :!: :!:

Valeu cara. Visitarei os links com atenção.

Gostaria de saber se de fato existe um ganho com esta modificação em termos de economia, desempenho, durabilidade das velas, compressão etc. :idea:

Abraços,

Ramiro - Niva. :shock:

quimico2
14/03/2005, 15:29
Eu instalei a ignição eltronica do motor AP 1.6

Beneficios :

Pega mais facil, tenho a impressão que anda mais, facilidade de peças ( distribuidor, rotor, modulo ) e nunca mais esquentar a cabeça com platinado.

Ao meu ver, esta adaptação ( ignição eletronica ) e a troca do servofreio/cilindro mestre e reservatórios pelos usados no Kadet, são praticamente obrigatórias em qualquer Niva....Simples e o resultado é excelente

braszil
14/03/2005, 16:31
quimico2,
O quanto melhorou o seu freio com a troca pelo cilindro do Kadete e a troca é simples ou precisa de adaptaçoes? Com mais motor e mais pneus eu quero aumentar a potencia dos freios e sua ideia pode dar certo por enquanto. :)

quimico2
14/03/2005, 16:45
Camarada :

è dificil eu mensurar o quanto melhorou o sistema de frenagem, pois ( no meu caso em especial ) os freios originais da minha viatura eram uma @#$%# .....

Antes de instalar o conjunto do Kadet ( cilindro mestre, reservatório e servofreio ) eu troquei as lonas as pastilhas ... mesmo assim continuava vendo os obstaculos chegando rapidamente .... :shock:

Comprei o conjunto completo em desmanche ( R$ 170,00 ) e precisei fazer apenas um suporte para afastar o conjunto da parede corta fogo, pois o servofreio estava em conflito com a caixa de direção ( ainda uso a original ).

È um suporte bem simples, e precisa prolongar o eixo de acionamento do pedal ( barbada de fazer ).

Ficou ANIMAL ... é tocar o pé e a viatura já esta paradinha ,,, se tocar com força, arrasta as 4 rodas.

No seu caso que usa direção hidraulica, eu acho que vai ser bem mais simples, mas se vc quiser, eu posso fotografar e te mando as fotos.

[]´s com freios by GM

Ramiro - Bin Lôco
14/03/2005, 17:38
Quimico2, valeu pela dica.
Com relação ao freio meu Niva está ótimo, piso e o bicho obedece, não sei se o antigo dono fez algum tipo de modificação mas tá bom.

Quanto a ignição eletrônica me diz uma coisa: no distribuidor não tem que fazer nenhum tipo de adaptação????
Parece que tem que serrar a aste que vai pra dentro do motor e soltar a aste do distribuidor antigo...
Isso procede ou é só comprar nhum desmanche e socar o pau?????

Abraços enlameados!!! :shock: :idea: :arrow:

braszil
14/03/2005, 19:13
quimico2, se puder mandar as fotos eu agradeço. Quanto à igniçao eletronica eu mandei colocar no motor antigo e funcionou muito bem mas eu nao fiquei com o motor antigo por muito tempo e quando vendi vendi com tudo. O Marcelo mecanico de Niva aqui de SP trocou o distribuidos inteiro tanto que eu fiquei com o antigo e uma vez tive que trocar de volta porque deu um probleminha no modulo mas depois de trocado o modulo ficou tudo otimo. Se me lembro ele trocou o distribuidor a bobina e instalou um modulo foi so isso. mas posso perguntar a ele.

quimico2
15/03/2005, 08:54
Ramiro :

Para instalar a ignição eletronica, vc precisa substituir o eixo do distribuidor ( cortando o do niva e soldando o eixo VW ), o proprio distribuidor , rotor , tampa e modulo.

Fica muito bom, alem da vantagem de serem peças bem baratas e fáceis de achar.

Tenha apenas cuidado especial na hora de cortar o eixo e solda-lo no eixo novo ,,, tem que ficar perfeitamente alinhado e a solda tem que ser muito bem feita, com direito a um passe de torno para deixar tudo retinho, sem rebarbas ou barrigas :shock:

[]´s

Ramiro - Bin Lôco
15/03/2005, 09:23
Aí PessoALL !!!

Até agora, pelo que entendi eu tenho que comprar num desmanche:
01 módulo
01 distribuidor completo
01 bobina
Tudo do motor VW AP 1.6
Retirar meu distribuidor véio, serrar as bases dos dois e mandar soldar (bem soldado) o do véio no do motor AP, passar num torneiro para checar se tá alinhadinho, tirar rebarbas etc. Intalar e aí é só alegria!!!!!

Se eu tiver errado me acorrija por favor!!!! :shock:

Outra pergunta: coloquei um jogo de velas Bosch super com 04 eletrodos, paguei uma nota mas acho que estas velas não são as ideais, não senti ganho nenhum ao contrário parece que piorou, será que devo trocar e por quais???

O Niva é engraçado, quando a gente pensa que está fazendo um benefício a ele adaptando peças melhores, em vez dele melhorar ele piora... ha, ha. ha!!!
Que jipe mal agradecido sô!!!!!!!!

Abraços e agradecido pelas respostas. :cry: :? :mrgreen:

quimico2
15/03/2005, 10:09
Ramiro, cuidado ,,,
Não é serrar a base, é serrar o eixo.

Pensa assim :

vc vai adaptar a "parte de cima" ( parte do eixo, distribuidor ) na ponta que vai dentro do motor ( eixo original do Niva ).

Vc quem vai fazer ou vai levar no meca pra fazer pra vc ?? Se for no meca, é só explicar o que vc quer que ele vai entender ...

Ramiro - Bin Lôco
15/03/2005, 13:58
Quimico2, beleza já entendi!!! :idea:

Eu pretendo levar no meca que fez o motor dele, mas ele não é do ramo niveiro eu é que tenho que dar os toques.
è engraçado, os mecânicos quando vê um Niva parece que estão vendo um E.T. !!!
A gente fala das adaptações já testadas e aprovadas por colegas eles te olham espantados. Os meca de hoje em dia só sabem trocar peças não querem raciocinar!!!

Valeu garoto!!!!! :twisted:

KGB
16/03/2005, 12:25
Salve Camagada!!!! No KGB eu coloquei a ignição eletrônica do Laika... foi tirar uma e colocar a outra. O módulo é o do gol 1000... Pega mais fácil e ajuda a diminuir o consumo.

Ramiro - Bin Lôco
16/03/2005, 15:03
KGB, valeu pela dica! :shock: É claro que o ideal é tirar um e colocar o outro, mas eu acho que aqui em Sampa é mais fácil encontrar em desmanche e mais barato o conjunto do VW AP 1.6 do que do Laika, mas vou dar uma pesquizada!!!!

Valeu, até mais!!! :evil: :lol:

Niveiro X
23/03/2005, 11:50
eu troquei pistões do jipe, e agora ele está com 1800cc, posso pegar sem medo de problemas a I.E do ap 1.6?

fredohenriquez
28/11/2005, 13:12
Olá Camaradas!

Sei que este tópico é meio antigo mas aí vai minha pergunta:
Vocês já ouviram falar neste produto?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-34354361--_JM

Será que ele funciona ou é só papo de pescador?

Valeu! Um abraço![/url]

mauniva
29/10/2007, 11:57
Camaradas Niveiros,sobre o distribuidor ap tenho a informar que só serve o do motor injetado sem avanço.
Cai na besteira de fazer o distribuidor ap com avanço,depois de soldado o
eixo comprado o modulo chicote à bobina,descobri que distribuidor com avanço não deixa o mecânico regular ,pois o avanço bate no cabeçotehttp://www.natal4x4.com.br/ideias/t_ie_06.jpg (http://www.natal4x4.com.br/ideias/ie_06.jpg)motor injetadohttp://www.natal4x4.com.br/ideias/t_ie_05.jpg (http://www.natal4x4.com.br/ideias/ie_05.jpg)motor carburado

Jossano
29/10/2007, 12:27
Distribuidor sem avanço???

O bom é o avanço que ajuda no pique do motor, na retomada e na resposta... sem avanço o motor fica xoxo, vc pisa e ele responde de vagar.

Se tava batendo o avanço no cabecote, é facil de resolver, basta tirar o distribuidor e girar ele um pouco e recoloca-lo.... O do Niva tb bate se nao colocar direito.

abracos

nivento
30/10/2007, 01:34
ola camaradas!!!

sou novo forista mas como jah tinha falado Nivento a qse 2 anos e muita coisa mudada

a ig Eletronica do meu colokei um modulo que utiliza o platinado como sensor sem ter q mudar muita coisa... melhor sem mudar nada

depois de instalar ela eh bater a chave e pegar... o carro ficou sensivelmente mais esperto e muito melhor no GNV

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-63139223-ignico-eletrnica-para-motores-com-platinado-_JM

este eh o link dela no ML

Ah estou tb com cabo de velas novos, velas do GOL 1.6 MI 3 eletrodos, bobina azul bosch (kero a verm depois), tampa distribuidor nova, bateria e alternador novo.... hehehe qse td!!!

_____________________
Niva 1.6 1991

mauniva
30/10/2007, 09:48
Olá,Jossano.
Eu tenho um logus 1.8 motor ap e o distribuidor não tem avanço,pelo menos aquele que fica do lado de fora, não sei como fucionamento dentro,
coloquei ás fotos do Distribuidor mas não apareceram!
O meu logus e fera anda muito,as retomadas são muito boas,na alta não perde velocidade,Eu subo a imigrantes livre em 5ª marcha sem o motor esguelar. Mas ás fotos do destribuidor sem avanço estão no site do NATAL4x4 é só conferir.

mauniva
30/10/2007, 10:03
Ola Jossano,
esqueci de explicar sobre à limitação do distribuidor;
O avanço bate no cabeçote na Hora da regulagem,se você virar o corpo do destribuidor os dois fios que saem dele para o modulo è que encosta no cabeçote esquentando o mesmo,se correr o bixo pega,se ficar o bixo come,mais uma coisa se você pegar os dois distribuidores vera que o WV é muiiito! menor em altura e largura,mesmo trocando o eixo

Flugêncio
30/10/2007, 10:59
Com certeza haverá de se fazer a adaptação de um prolongador de +- 8cm na base do distribuidor, para que tenhamos ajustes no ponto de ignição.
Na foto um distribuidor do AP 1.8 a ser instalado no Niva.

Gustavo Niva
30/10/2007, 13:17
ola camaradas!!!

sou novo forista mas como jah tinha falado Nivento a qse 2 anos e muita coisa mudada

a ig Eletronica do meu colokei um modulo que utiliza o platinado como sensor sem ter q mudar muita coisa... melhor sem mudar nada

depois de instalar ela eh bater a chave e pegar... o carro ficou sensivelmente mais esperto e muito melhor no GNV

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-63139223-ignico-eletrnica-para-motores-com-platinado-_JM

este eh o link dela no ML

Ah estou tb com cabo de velas novos, velas do GOL 1.6 MI 3 eletrodos, bobina azul bosch (kero a verm depois), tampa distribuidor nova, bateria e alternador novo.... hehehe qse td!!!

_____________________
Niva 1.6 1991

Se alguém quiser tem um amigo que tá com uma dessas parada em casa, acho que vende num preço camarada... ele saca muito de eletrônica e tinha feito pra por no meu niva (o dele já tem), mas como eu sou enrolado e acabei nao indo na casa dele pra buscar, o distribuidor de ig el chegou antes... aí ele ficou com a peça lá parada...

Jossano
30/10/2007, 14:30
Olá,Jossano.
Eu tenho um logus 1.8 motor ap e o distribuidor não tem avanço,pelo menos aquele que fica do lado de fora, não sei como fucionamento dentro,
coloquei ás fotos do Distribuidor mas não apareceram!
O meu logus e fera anda muito,as retomadas são muito boas,na alta não perde velocidade,Eu subo a imigrantes livre em 5ª marcha sem o motor esguelar. Mas ás fotos do destribuidor sem avanço estão no site do NATAL4x4 é só conferir.

Caro amigo, seu carro é injecao eletronica certo? Pois bem, neste caso o avaço é comandado pela centralina e nao pelo vácuo do coletor/carburador.... por isso nao tem avanço no distribuidor

abracos

Jossano

Jonatars
31/10/2007, 00:09
A minha ignição veio da Russia, através de uma das listas do Jossano, a simples colocação dela deixou o carro mais esperto, pega bem mais facil e o consumo que era de 5 a 5,5 km/l medido sempre no mesmo posto, na mesma bomba e com mesmo frentista toda semana passou para 7 km/l (consumo de cidade, na estrada não medi) e vem se mantendo assim a 3 meses desde que instalei.

Soldier
31/10/2007, 11:40
A minha ignição veio da Russia, através de uma das listas do Jossano, a simples colocação dela deixou o carro mais esperto, pega bem mais facil e o consumo que era de 5 a 5,5 km/l medido sempre no mesmo posto, na mesma bomba e com mesmo frentista toda semana passou para 7 km/l (consumo de cidade, na estrada não medi) e vem se mantendo assim a 3 meses desde que instalei.
Jonatars, vc mesmo instalou a injeção? Mto complicado? Preciso fazer minha viatura consumir menos, mas naum quero colocar gás.

Carlão Pinheiro
31/10/2007, 15:24
Jonatars, vc mesmo instalou a injeção? Mto complicado? Preciso fazer minha viatura consumir menos, mas naum quero colocar gás.

Soldier, estamos falando de IGNIÇÃO.

Se o seu distribuidor for platinado e vc quiser colocar a ignição eletrônica não tem muita complicação não. Basta vc marcar a posição do rotor do distribuidor (platinado) e tirá-lo, ajustar o rotor do distribuidor (ignição) e encaixá-lo no lugar do antigo.

Instalar o módulo de ignição, plugar o chicote na posição, ajustar o ponto e pronto.

PS: Comprei o meu distribuidor + chicote (Laika) na Sarancar e o módulo (Laika tbm) achei em um desmanche, se vc não achar o módulo o do Gol serve (7 pinos em linha).

Gustavo Niva
31/10/2007, 15:36
Pra instalar a ignição talvez isso ajude...
http://picasaweb.google.com.br/gustavoniteroi/InstalaOProvisRia?authkey=ICpB5lHQfjY

[]s
Gustavo.

Soldier
31/10/2007, 15:40
Soldier, estamos falando de IGNIÇÃO.

Se o seu distribuidor for platinado e vc quiser colocar a ignição eletrônica não tem muita complicação não. Basta vc marcar a posição do rotor do distribuidor (platinado) e tirá-lo, ajustar o rotor do distribuidor (ignição) e encaixá-lo no lugar do antigo.

Instalar o módulo de ignição, plugar o chicote na posição, ajustar o ponto e pronto.


Ops! Confundi na digitação a ignição com a injeção... mas é isso mesmo, ignição... o meu é platinado, tudo original, afinal, melhora o consumo, certo??

Carlão Pinheiro
31/10/2007, 15:48
Pronto um tutorial rápido e prático.

Valeu Gustavo.

PS: Soldier não cheguei a medir na gasolina, mas no gás o bicho melhorou bastante.

alexandre roveri
31/10/2007, 16:48
Se vc não quer gastar muito, não quer perder a originalidade e ainda quer manter a curva de avanço original uma alternativa é essa caixinha de ignição :- http://www.dedobroca.com/
É óbvio que não é nenhum CRMRacing ou Accel, mas por 60 reais é uma alternativa excelente !
Estou usando no motor do meu Willis :wink:

ROAD TECH
31/10/2007, 17:39
Olá Alexandre,

Como está o desempenho do seu Willys com a tal ignição transistorizada a platinado?

Vc manteve a folga dos eletrodos de velas ou aumentou em função da melhora no centelhamento?

Mande notícias sobre isso.

Sds,

Octávio

alexandre roveri
31/10/2007, 17:53
Olá Alexandre,

Como está o desempenho do seu Willys com a tal ignição transistorizada a platinado?

Vc manteve a folga dos eletrodos de velas ou aumentou em função da melhora no centelhamento?

Mande notícias sobre isso.

Sds,

Octávio

Se vc esperar umas duas semanas te faço um relatorio completo :mrgreen: É que o jipe ainda tá no cavalete :parede:
Eu só fiz o motor virar pra ver se a ligação tinha ficado boa, o motor ligou esquentou um poquinho, já fazia 4 meses que ele tava parado, desmontei tudo dinovo !
Mas a principio por recomendação do Marcelo, fabricante do circuito, deixei o platinado com uma abertura bem pequena aprox. 0,15mm (eu tenho calibre de folga)
Tem um tópico na seção dos Cj´s, onde alias conheci o sistema, que tem um pessoal rodando a mais tempo
:concordo:

Sukys
31/10/2007, 18:45
Alexandre,

Diminuindo a abertura do platinado aumenta-se o dwell time, e dwell time além da conta só serve pra esquentar a bobina.

Sds,
Sukys

ROAD TECH
31/10/2007, 18:59
Olá Pessoal,

Concordo com o Sukys sobre o Dwell Angle (ângulo de permanência) do platinado. Quanto menor, mais tempo "carrega a bobina", mas em compensação diminui a "flutuação" em altas rotações.

Não conheço o sistema transistorizado em questão, mas na grande maioria que mantém o platinado, este serve apenas com gatilho (trigger) para o tal circuito dentro da caixinha, poupando a bobina de superaquecimento.

De acordo com o filme no site do fabricante, ele estava usando 5 mm de folga entre os eletrodos da vela. Isso é apenas uma demonstração sem compromisso com a realidade. Na prática jamais isso será possível. Não podemos esquecer que dentro da câmara de combustão, a mistura está comprimida, aumentando a restrição ao centelhamento (vide as máquinas de teste de velas).

De qualquer forma, estou curioso para saber como fica o desempenho com o tal sistema transistorizado.

Se alguém tiver algum testemunho para dar, vai ser legal.

SDS,

Octávio

Sukys
31/10/2007, 19:47
Não conheço o sistema transistorizado em questão, mas na grande maioria que mantém o platinado, este serve apenas com gatilho (trigger) para o tal circuito dentro da caixinha, poupando a bobina de superaquecimento.

Octávio,

Do seu texto acima, só um comentário, circuito do tipo não poupa a bobina de superaquecimento, apenas evita o desgaste dos contatos do platinado.


...ele estava usando 5 mm de folga entre os eletrodos da vela. Isso é apenas uma demonstração sem compromisso com a realidade. Na prática jamais isso será possível. Não podemos esquecer que dentro da câmara de combustão, a mistura está comprimida, aumentando a restrição ao centelhamento (vide as máquinas de teste de velas).

E se observar bem, a faísca não acontece onde deveria e sim na lateral do eletrodo, e isso acontece porque a faísca não tem energia suficiente para vencer a distância de 5mm.
Em outras palavras, faísca pra lá de fraca, porque em PRESSÃO AMBIENTE pode-se considerar (a grosso modo) que para cada 10.000 volts pode-se incrementar a distância dos eletrodos em 10mm, e a faísca TEM QUE ACONTECER nesta abertura, caso contrário é indicação de que a faísca não tem energia suficiente para vencer a resistência do ar.

Só para ilustrar, é assim que se comporta, em pressão ambiente, uma faísca realmente energética : http://www.geocities.com/rsukys/produtos/cdi-d.wmv


Pessoal,

Esses amplificadores de corrente ajudam muito no desgaste dos platinados, e quando BEM PROJETADOS não atrapalham no desempenho da bobina, e só, não esperem nada além disso porque neste assunto não existe milagre, e faísca mais energética só com a utilização de bobina mais parruda, e mesmo assim se o amplificador de corrente tiver como chavear, caso contrário só com o uso de ignição CDI.

Sds,
Sukys

alexandre roveri
31/10/2007, 21:54
Do seu texto acima, só um comentário, circuito do tipo não poupa a bobina de superaquecimento, apenas evita o desgaste dos contatos do platinado.
Esses amplificadores de corrente ajudam muito no desgaste dos platinados, e quando BEM PROJETADOS não atrapalham no desempenho da bobina, e só, não esperem nada além disso porque neste assunto não existe milagre, e faísca mais energética só com a utilização de bobina mais parruda, e mesmo assim se o amplificador de corrente tiver como chavear, caso contrário só com o uso de ignição CDI.

Sds,
Sukys

Justo !!!! Eu sei que o ideal é um distribuidos Hall, mas já que o din din tá curto, vai esse circuitinho mesmo !
Talvez tenha me expressado errado em algum lugar, nunca quiz comparar essa ignição que coloquei no meu carro com uma ignição tipo CDI ou uma ignição eletronica tipo original !!!!
Mas volto a afirmar que por 60 réis, tá da hora:concordo:

Sukys
31/10/2007, 23:53
Alexandre,

Eu sei que você não está querendo comparar ignição convencional com ignição cdi, e nem eu, tanto que deixei claro, "só para ilustrar", qual é o comportamento de uma faísca realmente energética.

Quanto ao distribuidor com sensor Hall, ou mesmo sensor indutivo (impulsor, aranha ou o apelido que for), vocês continuam fazendo confusão, e escrevo "vocês" no plural porque a confusão rola solto pra tudo quanto é lado.
Pra quem quiser, no meu site já existe informação técnica sobre sistemas de ignição, de forma bem detalhada, e por aqui faço um resumo bem simples.

Sensor Hall ou sensor indutivo tem que ser encarado como chave elétrica, exatamente da mesma forma que o platinado.

Podemos colocar a coisa de forma bem simples:

-Sensor Hall, chave eletrônica de baixíssima corrente
-Sensor indutivo, chave indutiva de baixíssima corrente
-Platinado, chave mecânica com razoável capacidade de corrente

Três componentes com a mesma função: CHAVE, INTERRUPTOR, LIGA/DESLIGA, só e tão somente isso, e como qualquer chave, não tem absolutamente nada a ver com faísca de ignição, apenas com COMUTAÇÃO.

Agora as particularidades de cada um.

O platinado tem uma razoável capacidade de corrente, o que permite chavear a bobina diretamente, DESDE QUE a corrente drenada pela bobina não exceda a capacidade dos contatos, e esta capacidade está limitada à bobina que faz par com o platinado. Nada impede de se utilizar bobina mais parruda com platinado PORÉM, os contatos vão pro espaço em pouquíssimo tempo.

Sensor Hall e sensor indutivo não tem a capacidade de chavear a bobina diretamente porque na saída destes sensores a corrente circulante é baixíssima, da ordem de poucos miliampéres, daí que junto a estes sensores existe a necessidade de amplificar a corrente, e isso é feito pelas famosas "caixinhas de ignição".

Só pra facilitar mais ainda as coisas, as famosas caixinhas de ignição ou, mais apropriadamente "amplificadores de corrente", podem ser entendidos como se fossem um relé, onde um sinal elétrico de baixa corrente faz a comutação de contatos que aguentam uma porrada de corrente, e da mesma forma que um relé, os amplificadores de corrente também tem uma capacidade máxima de corrente, que tem que ser compatível com a bobina utilizada.
E já que estou fazendo um paralelo vou continuar com exemplo que se encaixa perfeitamente: se o farol do carro tem 100W, de nada adianta colocar um relé que aguenta 500W porque a luminosidade continuará a mesma. Se colocar um relé que só aguenta 10W, de imediato o farol até poderá acender com a mesma luminosidade, mas em pouco tempo os contatos do relé poderão ir pro saco por excesso de calor.
Com ignição é a mesma coisa, e pra entender o exemplo basta substituir o farol pela bobina, e o relé pelo platinado ou pelo amplificador de corrente.

Resumindo:

Intensidade da luz depende do "potencial" da lâmpada e de mais ninguém.
Intensidade da faísca depende do "potencial" da bobina e de mais ninguém.

Para aproveitar o máximo potencial da lâmpada o relé tem que ser compatível com a corrente drenada pela lâmpada. Relé com maior capacidade de corrente não atrapalha, mas também não ajuda em nada. Com menor capacidade de corrente, baubau iluminação.
Para aproveitar o máximo potencial da bobina o amplificador de corrente tem que ser compatível com a corrente drenada pela bobina. Amplificador com maior capacidade de corrente não atrapalha, mas também não ajuda em nada. Com menor capacidade de corrente, baubau faísca.

Agora a diferença: lâmpada fica acesa direto, bobina não.
Bobina tem um tempo de carga, igual a uma caixa d'água, que tem um tempo para encher. Passou deste tempo a água vaza pelo ladrão, e como bobina não tem ladrão, o excesso de tempo que a dita fica ligada se transforma em calor. E esquenta um pouco agora, outro tanto daqui à pouco e lá vai a bobina pro saco, daí a importância do controle do tempo de carga, ou dwell time, que no caso do platinado é feito pela abertura dos contatos, no caso do sensor hall é feito pelo disco de janelas, e no caso do sensor indutivo é feito pelo próprio sensor ou pelo amplificador de corrente.

Resumo do resumo: instalar um amplificador de corrente pra dar um descanso pro platinado é algo realmente interessante, interessante e de baixo custo, PORÉM o amplificador de corrente tem que ser bem projetado.
Se bem projetado A ÚNICA VANTAGEM é o aumento da vida util dos contatos do platinado. Só isso, absolutamente isso, nada mais do que isso.
Ah, mas instalei um amplificador de corrente e a ignição está mais forte que cuspida de dragão! Quando isso acontece a explicação é simples: antes de instalar o dito a ignição estava funcionando com a ajuda de todos os santos, pai de santos e avós de santos. Até o diabo estava com pena da situação e dava uma mão, daí qualquer melhora é melhora, o que não significa dizer que ficou melhor que o original, quanto muito empata.

Na internet existem zilhões de esquemas de amplificador de corrente pra platinado, alguns funcionam bem, outros nem tanto, e outro tanto só serve pra perder tempo montando.
E quero deixar bem claro o seguinte: pra quem não quer montar existe a opção de comprar, e 60~80 mangos é um valor até que apropriado para um sistema decente, e sendo decente vale a pena sim, mas não sendo é melhor gastar este dinheiro em platinado, combustível ou pizza.

Sds,
Sukys

ROAD TECH
01/11/2007, 00:05
Olá Sukys,

Aprendi muito com a sua explicação !!!!!

Didática nota 100!!!!!! Escrita idem...... Coisas raras por essas bandas.:palmas:

Agradeço a paciência em escrever e tirar as dúvidas minhas, e de nossos colegas.

Saudações,

Octávio

ROAD TECH
01/11/2007, 00:10
Sukys,

O que acontece com os seus sites que não abrem ou estão com página não encontrada?

SDS,

Octávio

Sukys
01/11/2007, 00:41
Octávio,

O Geocities passou a ter limite de banda, e quando o site é muito acessado... pimba, sai do ar.
Já providenciei espaço no Tripod http://sukysbr.tripod.com/ mas por lá a encrenca é com as janelas popup que tenho na seção sobre teoria, e só não providenciei domínio próprio porque esta não é minha atividade principal. Gostaria que fosse, mas ainda tenho isso mais por diletantismo do que qualquer outra coisa.

Sds,
Sukys

nivento
01/11/2007, 02:21
Ola

Então respondendo a pergunta de quem tem a tal caixinha da ignição, do Marcelo Tonela.

Tenho ela instalada em meu Niva motor 1.6 original Zero, eletrica refeita toda, bateria nova 75Ah, alternador novo 75Ah, cabos de velas, velas 3 eletrodos do gol MI

não sei se foi pela mudança de todo o motor mas mesmo antes de fazer td isso jah tinha instalada e deu diferença sim em partidas bem melhores, economia e desempenho melhora tb, sem magicas mas muda

________________________
Niva 1.6 1991

Sukys
01/11/2007, 12:33
Olá Sukys,
Aprendi muito com a sua explicação !!!!!
Didática nota 100!!!!!! Escrita idem...... Coisas raras por essas bandas.:palmas:
Agradeço a paciência em escrever e tirar as dúvidas minhas, e de nossos colegas.
Saudações,
Octávio

Octávio,

Se foi de valia pra pelo menos pra um, o dia foi útil pra pelo menos dois, porque nesta situação quem escreve também ganha... nem que seja em prática de digitação.:mrgreen:

Sds,
Sukys

Gustavo Niva
01/11/2007, 15:42
Opa.... pode me por na lista! :)

Sukys já teve niva??? Alguém dá um niva pra ele??? Isso ia resolver várias pendengas nossas heheheh

Soldier
01/11/2007, 16:13
Depois dessa aula (ave mestre Sukys :palmas:), acho que vou deixar do jeito que tá, rsrs;) !!

alexandre roveri
01/11/2007, 16:54
Opa.... pode me por na lista! :)

Sukys já teve niva??? Alguém dá um niva pra ele??? Isso ia resolver várias pendengas nossas heheheh

E por que não lançar a Campanha : - Vamos dar um Niva para o Suks !
Eu gasto tanto dindin com cursinho de M# que não ensina nada e o Suks dando aula de gratis ai !!! Não ia me pesar nada fazer uma contribuição pra campanha :mrgreen:

:mrgreen:

Sukys
01/11/2007, 18:18
acho que vou deixar do jeito que tá

Soldier, nem tanto ao céu e nem tanto à terra. Um amplificador de corrente já justifica seu uso pelo aumento de vida útil do platinado. Mas tem que ser bem projetado, porque instalar coisa do tipo pra ajudar platinado sacaneando bobina não vale a pena.
Outro lance importante, existem circuitos que não desabilitam a carga da bobina com o motor parado, e neste caso, se esquecer a chave de ignição ligada a bobina terá que segurar o baque. Bobina pra platinado até que segura o tranco, mas bobina mais parruda não aguenta muito tempo.
Amplificador de corrente tem que ser feito levando em conta um monte de detalhes, e se bem feito, nada contra.


Sukys já teve niva???

Gustavo, nunca tive Niva mas já tive carro ruço :mrgreen: e se quer saber, sou mais um carro antigo bem conservado, devidamente atualizado só naquilo que realmente vale a pena.
Também gosto de video-game sobre rodas, mas não gosto de IPVA, seguro contra roubo, preço de peças importadas, assalto em semáforo e, principalmente, motor empacado com luzinha vermelha piscando no painel. :-)


Alguém dá um niva pra ele??? Isso ia resolver várias pendengas nossas

Várias eu não digo, mas pra pendenga que tem a ver com potência e economia já tenho coisa pronta, devidamente testada e aprovada em GM e VW à ar. Já comentei sobre este assunto em outro tópico há mais de mês, só que o dono de oficina com quem combinei uma avaliação ficou de arrumar um Niva, e acho que foi procurar um no Afeganistão. :-)
Se alguém por aqui conhecer dono de Niva :-) que esteja em boas condições funcionais, que use o carro rotineiramente, que tenha distribuidor com sensor Hall e que more em Sampa, favor avisar. É desejável algum conhecimento sobre motores, assim fica mais facil a troca de idéias e a avaliação. Só preciso cortar um fio e emendar quatro, mais nada. Em motor modificado em taxa, comando, aumento de cilindrada ou no álcool ou GNV, eu tenho certeza de que existirá melhora, só não sei qual será o ganho em motor original, e é justamente em motor original que gostaria de fazer a avaliação.

Sds,
Sukys

Jossano
01/11/2007, 19:18
Camaradas

Faz tempo que estou observando esse topico e achando muito legal toda essa historia.... nada como aprender...

Com relação ao aplificador de corrente e o dispositivo para eliminar o platinado, tenho uma pergunta.

Nos sistemas modernos de ignição eletronica exite o tal do sensor hall, que no meu ponto de vista é um sensor optico e a resposta da luz todos concordamos que é muito rapida. Existem tambem sensores a base de chaves magnéticas.... e no caso proposto o platinado esta sendo o sensor.

O platinado tem uma distancia de milimetros e distancia tem que ser venciada atraves de uma velocidade e temos um tempo de resposta, que pelo fato de ser mecanico é muito inferior que um siatema optico.... entao como fica o rendimento deste sistema em altas rotações?

A corrente se mantem, para altas rotacoes onde a carga de variação de pressão na vela é "maxima"??

Vcs podem me ajudar

Abracos

Jossano

Marcio Rossetto
01/11/2007, 21:36
Jossano

A velocidade de resposta da faisca elétrica no platinado , obviamente é menor doque a velocidade do feixe de luz de 300.000 km/seg , porém muitíssimas vezes maior que a rotação máxima do motor , então acredito que podemos desprezar o tempo de resposta da faísca e os ganhos com o sistema óptico.

Sukys
01/11/2007, 22:12
Jossano,

Sensor Hall não atua por processo ótico e sim magnético, e na verdade não é tão somente um sensor e sim um transdutor, ou seja, lá dentro do invólucro de plástico existe um componente eletrônico que detecta variação de campo magnético (o sensor propriamente dito), só que este componente tem um sinal de saída extremamente débil, que pra ser utilizado de forma prática requer amplificação e filtragem, sem falar da necessidade de compensação de temperatura e estabilização de tensão, e tudo isso é feito por um circuito eletrônico junto ao próprio sensor. Isso vale como curiosidade, só pra saber que tem muita eletrônica dentro daquele invólucro de plástico. Na pratica o que vale mesmo é saber que o dito cujo funciona na base da variação de campo magnético.

Quanto ao tempo de resposta do platinado, ele é satisfatório em determinada faixa de rotação. Abaixo e acima deixa a desejar.

Acima de determinada rotação, que varia em função das características do platinado mas que normalmente é coisa pra mais de 5.000 RPM, o problema é puramente mecânico. Acontece que o martelete (parte móvel do platinado) abre pela ação do eixo de came, e fecha em função da mola de retorno. Até ai tudo bem, só que ao aumentar a frequência do abre e fecha aumenta também a inércia do martelete, até que em determinada frequência (rotação do motor) a força da inércia é maior que a força de retorno da mola, daí o martelete "flutua", fazendo com que os contatos permaneçam abertos mais tempo do que deveriam, e contatos abertos por mais tempo diminui o tempo de carga da bobina, que por sua vez gera uma faísca mais fraca. E isso acontece na pior situação, porque a partir de uns 4.000 RPM a bobina já está com tempo de carga no perigo, e se a flutuação do martelete diminuir mais ainda este tempo, um abraço pra faísca.
A saída pra isso seria aumentar a força da mola, só que isso aumenta o desgaste do came e da haste de levante, então o jeito é garantir o menor desgaste possível com a menor possibilidade de flutuação.
E aqui vai uma dica: não sei no Niva, mas eixo de came normalmente é ôco e isso não é por acaso. O ôco serve pra reter óleo, que a própria inércia se encarrega de espalhar pra lubrificar o came e a haste do martelete. Em alguns distribuidores existe até um feltro ou coisa do tipo pra facilitar a retenção do óleo, que de tempos em tempos deve ser reabastecido.

Abaixo de determinada rotação, partida ou próximo a marcha lenta, o problema tem a ver com mecânica mas é puramente elétrico, e pra entender o que acontece é necessário também entender o funcionamento da bobina, que se for de interesse posso entrar em detalhes em outro momento, mas que por hora, pra não complicar, basta saber que no momento da abertura do platinado existe a geração de força contraeletromotriz, que em miúdos, é uma parcela da energia acumulada na bobina e que retorna ao enrolamento primário, e quanto mais próximos estiverem os contatos no momento deste retorno, maior o estrago nos contatos.
Como o levante é feito por came a velocidade de abertura varia em função da rotação, e quanto mais baixa a rotação maior a probabilidade da contraeletromotriz danificar os contatos, e quem dá um refresco pra isso é o condensador, que existe justamente para atenuar este efeito elétrico, e que mesmo com o condensador está presente em qualquer rotação.
Por isso que o ajuste de abertura dos contatos tem que ser seguido à risca, já que este ajuste tem influência na vida útil dos contatos e no tempo de carga da bobina.
E aqui vai outra dica que tem tudo a ver com a dica anterior: eixo de came gasto deve ir pro lixo. Com o tempo de uso é normal a ocorrência de desgaste no came, e coisa do tipo geralmente passa batido, só que, com a came gasta, aumenta o tempo de abertura do platinado, daí não existe contatos que sobrevivam à contraeletromotriz, que vão embora em pouco tempo, mesmo com condensador novo.

Comparado ao que existe hoje em dia o platinado realmente deixa a desejar, mas boa parcela da culpa não é do dito e sim de quem não entende suas "carências", e sabendo cuidar do bixinho ele vai longe, e o diabo não fica tão feio quanto parece. :-)

Sds,
Sukys

Jossano
02/11/2007, 02:40
Sukys

Realmente sua explicação esta de parabens e tirou minhas duvidas...muita gente desconhece, mas alguns detales mecanicos como distancia e peso das peças bem coomo as ações de molas, tem limites e pontos de ressonancia e flutuação.

entretanto o sensor Hall so existe magnético?? Falo isso pois tenho um distribuidor de Niva com o dito sensor Hall e ele é em formato de U exatamente como um foto-acoplador. Pelo meio dele corre um disco que possui duas aberturas: uma curta e uma longa.... entao presumo que seja optico, pois se fosse magnético nao necessitaria janelas.

Abracos

Jossano

Sukys
02/11/2007, 04:23
Pois é, Jossano, conhecer os detalhes é que faz toda a diferença, e se na mecânica existe complicação, imagine na eletrônica, onde praticamente todos os efeitos são invisíveis ou de difícil observação.

O sensor Hall dos distribuidores realmente lembra um fotoacoplador, mas a semelhança é só no visual.
Em uma das abas fica o sensor, e na outra um imã. Quando o metal do obturador (ou disco de janelas) não está entre os dois o campo magnético atinge o sensor, gerando em sua saída um sinal elétrico que identifica tal situação, e vice-versa quando o metal da janela interrompe o campo, e é através da dimensão da janela que se faz o controle do tempo de carga da bobina. Por isso que quando se faz adaptações o ideal é utilizar a bobina que fazia par com o obturador.

Hoje em dia não é comum, mas algumas décadas atrás a Lucas fabricava distribuidores com optoacoplador e que foram muito utilizados em competição, inclusive em Fórmula Um, já que o platinado não dava conta do recado e o sensor Hall ainda era coisa de laboratório. Funcionava perfeitamente, mas como o processo ótico não é muito afeito à sujeira o uso ficava restrito às pistas.
Imagina só uma beleza dessas em jipe! :-)

Sds,
Sukys

Marcio Rossetto
02/11/2007, 12:58
Também achei muito interessante a explicação teórica , mas tenho algumas indagações :

O sistema mecânico do platinado , por meio de um eixo excentrico de acionamento, e um sistemna de redução , praticamente tem um movimento instantâneo .

O erro relativo de tempo , AT , entre o instante do ponto máximo superior de explosão do pistão com o instante de abertura do platinado , é praticamente despresível . A velocidade de reposta da faisca , também é muitíssima mais rápida que a rotação máxima do motor , então também é desprezível .

Com relação ao momento de inércia do platinado, como abertura do platinado é muito pequena , 1 milímetro e a massa da haste é muito pequena também , não creio que ele possa flutuar ou podemos considerar inércia nesse sistema .
A pressão da mola , também é muito superior a massa da haste .

Uma das desvantagem do platinado com relaçaão a ignição eletronica é o desgaste da ponta .

Jossano
02/11/2007, 15:58
Marcio

Olha, vc esta enganado... onde ha massa e distancia existe inercia e tempos envolvidos e eles nao podem ser despresados pois são importantes. Por menor que seja a massa e a distancia, existem as limitações fisicas e isso nunca pode ser considerado "despresivel". se assim fosse nao haveria necessidade de ignição e eletronica, pois o platinado seria perfeito. Isso que nao estamos entrando em outros detalhes com o efeito bousing (nao sei se escreve assim).


Sukys

Considerando o sensor Hall como um "transformador" e o rotor (obturador) produz uma variação de indultancia do campo pela variação do metal entre eles e pelas janelas, fica facil de entender o funcionamento. Mas acho que na sua explicação vc trocou as bolas.... quando ha metal no sensor aumenta o campo pelo efeito de ferromagnetismos, e quando entra a janela o efeito diminui... pois sensores magneticos nao se "enchegam" eles se "sentem".... tou certo??

abracos

Jossano

Sukys
02/11/2007, 16:07
Google, palavras chave "distributor point bounce"

Se em português não ficou claro, em inglês talvez fique.

Sds,
Sukys

Sukys
02/11/2007, 16:49
Jossano,

Sensor Hall não tem nada a ver com transformador e nem com indutância.
Sensor Hall funciona pelo princípio do "efeito Hall", que tem a ver com o deslocamento de cargas elétricas em uma superfície (e não enrolamento) quando da presença de um campo magnético, e este efeito acontece inclusive com campo magnético estático.

Quando o campo magnético atinge diretamente o sensor o dito "sente" este campo, quando o metal do disco fica posicionado entre os dois o campo magnético sofre uma dispersão, atenuando (ou impedindo) que as linhas de campo magnético atinjam o sensor, daí o dito não "sente" mais o campo.

Sds,
Sukys

Marcio Rossetto
02/11/2007, 17:28
[quote=Jossano;485335]Marcio

Olha, vc esta enganado... onde ha massa e distancia existe inercia e tempos envolvidos e eles nao podem ser despresados pois são importantes. Por menor que seja a massa e a distancia, existem as limitações fisicas e isso nunca pode ser considerado "despresivel". se assim fosse nao haveria necessidade de ignição e eletronica, pois o platinado seria perfeito. Isso que nao estamos entrando em outros detalhes com o efeito bousing (nao sei se escreve assim).



Acredito Jossano que a Física é exata e essa questão da inércia não é tão trivial assim , mas posso te afirmar com convicção absoluta que não ocorre o problema de inércia e nem ressonacia nesse sistema .

O sistema do platinado é um sistema massa mola e para efeito de um calculo voce pode considerar que 1/F = 2 pi x (rais quadrada) de m/K

Onde m = massa do platinado , da haste + ponta .
F= frequencia com que abre e fecha o platinado
K= constante da mola Força da mola = - KX
X= deslocamento da mola do platinado

O rotor é um sistema movimento circular, com periodo T= 1/F

Se considerar que a rotação máxima de um motor de jipe seja 6000 rpm por exemplo , voce pode calcular facilmente a frequencia do rotor , certo .

F= 1/(6000/60 ) = HZ hertz

Se voce igualar as duas equações (F do rotor com F do sistema massa mola ) , através das frequencias que deve ser no mínimo as mesma , vai calcular o "K" da mola mínimo para isso, para que esse sistema funcione .

Voce verá que o K da mola tem que ser muito pequeno .
Com certeza a K da mola do platinado é muito superior .

Resumindo :
Se a massa do sistema oscilante for grande , a frequencia da mola vai ser pequena
Se o K for grande , nesse caso , onde a mola é rígida (o platinado não oscila sem o roto forçar ) , a frequencia vai ser altíssima .

Nesse sistema o " K "da mola do platinado é muitíssimo maior que a massa da haste do platinado.

Sukys
02/11/2007, 19:05
Voce verá que o K da mola tem que ser muito pequeno .
Com certeza a K da mola do platinado é muito superior .


Você está assumindo uma condição teórica onde os valores de "K" são favoráveis para a sua explicação: um é menor e outro maior. Menor quanto? Maior quanto?
Descubra estes valores, faça os cálculos, e descobrirá o que meio mundo que conhece detalhes de distribuidor já sabe, e até já expliquei: a carga da mola é dosada em função do melhor equilibrio entre flutuação dos contatos versus desgaste da came e haste de levante.

Quem manja de distribuidor com platinado conhece o termo "point bounce", que é utilizado até pela Bosch para identificar a ocorrência de repique e flutuação de contatos de platinado.
Em elétrica ou eletrônica o termo é utilizado para identificar apenas o repique, mas nos meios automobilisticos também serve para identificar flutuação de platinado.

Encontre alguém que possua equipamento de diagnóstico de distribuidor da SUN, instale um distribuidor equipado com platinado e, com um osciloscópio, observará que acima de determinada rotação existe alteração de duty cicle incompativel com o que deveria ser para aquela rotação, e daí em diante tire as próprias conclusões sobre este efeito de alteração de duty cicle.


Mais uma vez, Google, e encontrará meio mundo falando exatamente a mesma coisa.

Sds,
Sukys

Jossano
02/11/2007, 22:46
Sukys.

Fui dar uma lida no livro do Hallyday e relembrar minhas aulas de eletromagnetismos... realmente eu tava confundindo as bolas.. todas as bolas rsrsrsrs. O efeito Hall é muito mas complexo que parece... valeu a volta as aulas :)


Marcio

Lembrando do bouncing... ele nao é somente um repique, é muito mais que isso. Imagine a seginte situação: duas peças metalicas se aproximam a uma determinada velocidade e se encostam onde a velocidade final é zero, por exemplo uma chave de ligar a luz. pois bem, quando as peças metalicas se encostam pela primeira vez, elas nao grudam e param, a colisao elastica joga as peças no sentido contrario, abrindo o contato. Como ha uma mola forçando, a pecinha metalica retorna e bate de novo, e retorna outra vez... e bate de novo, de novo e de novo numa onda de amortecimento até parar. Isso tem um tempo.... Agora transporte isso para o platinado onde tem uma faisca. Isso implica que a cada pulso do platinado o efeito bouncing emite centenas de micro faiscas ou micro falhas no contato, sem falar do efeito eletrico quando temos aproximação e destanciamento de dois contatos eletricos.

Imagina isso no teclado de um computador, se nao existice um mecanismo eletronico para eliminar esse efeito seria impossivel digita uma letra com um toquee... sempre ia sair mais de uma letra

O tempo de existencia deste repique esta diretamente relacionado com a massa e a velocidade de empaquito... tambem temos que considerar um choque lastico, que projeta uma forca cinetica identica da chegada no sentido contrario... que é atenuada pela mola que fecha o contato

Considere o tempo maximo de bouncing de um sistema em 0,1 mili segundos (poucos dao isso) a rotação de "flutuacao" (como chamou Sukys) vai ser 10mil rpm. Pelas dimenções de um platinado eu imagino que o tempo de boucing do contato seja uns 0,15 mili segundos... ou seja uma limitação en torno de 6mil rpm

infelizmente nao achei nada descente na net

abracos

Jossano

Sukys
02/11/2007, 23:32
Se a coisa está complicada pra ser entendida tendo o platinado como exemplo, é só lembrar que o mesmo efeito também acontece nas válvulas do cabeçote, que também apresentam flutuação a partir de uma determinada rotação do motor. E neste caso também existe um compromisso entre flutuação versus desgaste, então a força da mola é determinada de tal forma que a possibilidade de ocorrência de flutuação aconteça em rotação acima da potência máxima.
Por isso que quando é feita a troca de comando por outro com maior lift (levante de válvula) também é necessário a utilização de molas com maior carga, caso contrário a flutuação ocorrerá em rotação mais baixa por causa do maior lift.

Só como curiosidade, pra evitar flutuação de válvulas existe o sistema desmodrômico, onde a haste da válvula é em formato de "F". A came fica posicionada nas "abas do F" e não existe a necessidade de uso de molas para retorno.
Este sistema caiu no esquecimento por ser muito dispendioso e não permitir nenhum tipo de reajuste em função de desgaste, mas chegou a ser utilizado em carros de competição e em moto de rua: Ducati Desmo, um show de moto.

Sds,
Sukys

Marcio Rossetto
03/11/2007, 00:28
Suks , não esta dificil de entender , para mim não é possível ter efeito de inércia no sistema de platinado , se voce calcular , verá que o K da mola crítico , é muito baixo , para uma frequencia do rotor de até 10.000 Rpm .

Agora , valvula flutuar é fato , mas nunca creio que em sistemas mecânicos isso aconteça .

Em sistemas de tucho hidraulico sim , em função da velocidade de recalque do óleo ser maior que a velocidade de exaustão da pressão hidraulica no óleo no tucho , diretamente relacionada a pressão das molas das válvulas .
´
Quem ja teve um opala sabe disso .

Quem ja teve um seis boca , tucho mecanico, por vareta , sabe que a valvula não flutua .

Sukys
03/11/2007, 04:00
Quem ja teve um seis boca , tucho mecanico, por vareta , sabe que a valvula não flutua .

Depois dessa, desisto até de fazer comentários sobre o que foi escrito sobre tucho hidráulico, e se alguém quiser continuar no assunto seria interessante bater um papo com este povo: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=30419&page=3


Jossano,

Voltando a conversa pro Niva e como você é dono de um, me tire uma dúvida: Niva flutua?
Eu acho que sim, porque o Niva é parente do Laika, que tem este nome em homenagem ao primeiro (ou seria segundo?) mamífero que entrou em órbita.
Mas aí surge outra dúvida. Laika era uma cadela, e como tal tinha tração integral nas quatro patas. Porque então a Lada deu este nome para um carro 4X2?
Seria a Laika uma cadela com tração parcial, que foi mandada pro espaço para que a diminuição da gravidade facilitasse a sua locomoção?
Seria uma forma dos russos tentarem enganar os gringos, uma vez que o Niva entrou em produção no tempo da Guerra Fria?

Demorou muito pra responder, e neste meio tempo o Dr. Jivago me contou que em russo a palavra niva significa "campo de trigo".
Vejamos... como o trigo fica no alto de uma haste, quando venta o trigo vai, e quando "desventa" o trigo vem. Agora, quando venta muito o trigo vai muito, mas quando "desventa" muito o trigo não volta muito e... flutua!
Oras, se o trigo flutua e se colocaram este nome no carro, fizeram isso porque o carro também flutua.

Âh?
Como é que é?
Não?!
Ok, entendi.
É o seguinte, o Dr. Jivago leu o que escrevi e disse que não é nada disso.
Ele me disse que quando os russos estavam fazendo os testes preliminares no 4X4 (que ainda não tinha nome), lá pelas tantas o camarada engenheiro falou pro camarada motorista: "camarada motorista, não entre com o carro no campo de trigo".
Só que o camarada motorista estava atolado de vodka, entendeu ao contrário, e mandou ver no acelerador.
Daí o camarada engenheiro gritou "niva, niva, niva" (quem quiser saber a tradução é só apertar a tecla SAP), e gritou tão alto que até os camaradas responsáveis pelo marketing ouviram, gostaram do nome, e o resto da história todos sabem.
Conclusão definitiva: Niva não flutua, mas seria mais apropriado ser chamado de Laika... mas, já pensou se numa dessas a Laika responde ao chamado do dono, e vem balançando o rabinho, ou melhor, o cano de escapamento, e pula no colo do dono?
4X4 é mais pesado que 4X2, melhor deixar os nomes como estão...


:mrgreen:


Nos meus tempos do JCB, e inclusive nos velhos tempos da Jipenet, falava-se muita coisa séria, mas sempre havia espaço pra descontração, justamente a tônica de qualquer jipeiro. :concordo:

Sds,
Sukys

Marcio Rossetto
03/11/2007, 12:29
[quote=Sukys;485556]Depois dessa, desisto até de fazer comentários sobre o que foi escrito sobre tucho hidráulico, e se alguém quiser continuar no assunto seria interessante bater um papo com este povo: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=30419&page=3

O Forum 4x4 é algo espetacular , imagina eu que me formei em física ja a muito tempo e ontem fiquei algumas horinhas calculando a inercia do platinado , também achei interessante a aplicação do efeito Hall , puxa que loucura, que bacana , muito prazeroso .

Sukis , muitíssimo obrigado por permitir momentos de discussão, muito obrigado por problematizar , muito obrigado por tolerar , fugimos assim da rotina , muito bacana . Desculpe qualquer coisa.

Não escreveremos mais Ok , mas muito obrigado :concordo:

Jossano
03/11/2007, 13:18
Sukys

Acho que vc conversou com o Dr. Divagus :)

N.I.V.A = Nao Infia Vai Atolar (la no campo de trigo) :)

Na Verdade a palavra Niva vem de um sentimento talves uma nostalgia pela saudade da cadela Laika. Que deveria ter um latido muito musical pois temos o instrumento balalaika. Que é um tipo de "violão".

Mas talvez isso seja o motivo dos Russos belerem muita vodca, a saudade da saudosa cadela (que ainda deve estar no espaço pois ela nao retornou)

Certa vez comentei com um Russo que no Brasil havia carros movidos a alcool... ele parou por um minuto e respondeu: Na Russia tb, so que o alcool vai no motorista.

Tem as facções secretas dos campos trigais que gritam NIVA = Nada Impidira Vossa Assenssao.

Mas no fundo, no fundo mesmo , eu acredito que o NIVA seja um plano comunista para dominar a terra. Ele é fabricado a mais de 30 anos, com as mesmas caracteristicas, foi o primeiro protuto Russo a ser exportado e existe no mundo inteiro... acredito que com apenas um latido supersonico da cadela Laika (que ainda esta em orbita) todos os Nivas virarão transformers e dominaram o mundo.

Hitler tentou isso com o Fusca, mas a guerra terminou antes dele consegui terminar as V2 para colocar um dobermam em orbita. Detelhe, sabia que as V2 eram movidas a alcool???

acho que agora ficou claro!!!!

abracos

Jossano

Sukys
03/11/2007, 14:49
Marcio,

Se quiser poderemos continuar a conversa sobre seizão lá no outro tópico.

Jossano,

V2 era movida à álcool e a ignição feita por platinado, o que explica os erros de balística por tontura e repique. :-)

O Niva foi sim um plano russo de invasão, já até escrevi sobre isso e o relato está nos arquivos da Jipenet, e se não me engano também no site do (ex-niveiro) Vernizi.

Sds,
Sukys

Marcio Rossetto
03/11/2007, 16:51
Puxa vida muito obrigado pela oportunidade .

Suks Talvez discutiremos .

A propósito , o que cai primeiro no rio se largamos de uma ponte , uma laranja ou uma bola de papel ?

Sukys
03/11/2007, 18:49
Marcio,

Dependendo da altura, nenhum dos dois.
E a explicação é simples, enquanto o papel ou a laranja estiverem em queda, as respectivas massas estarão em flutuação e deverão ser descontadas da massa total da Terra, com isso nosso planeta fica mais leve na proporção direta da diferença de massa em flutuação, logo a Terra terá um empuxo ascendente igualmente proporcional, e caso o ponto de observação seja solidário à Terra, a velocidade de queda será observada como constante. Coisa do tipo é comprovada na propaganda do Gol, onde o macaco não levanta o dito e sim o Gol que empurra a Terra, e se imagem vale mais que mil palavras, vídeo é inquestionável. :-)

Ixe, esse papo de flutuação ainda vai dar pano pra manga, deixa eu voltar pro meu "worm holes" quântico. :mrgreen:

Sds,
Sukys

Jossano
04/11/2007, 03:30
Sukys

Volta para seus buracos de minhoca que eu vou voltar para a minha fisica dos plasmas.... afinal ainda tenmho um doutorado em fibra de carbono e nano tbos pela frente. rsrsrsrs

dale acido, dale.

e respondendo a pergunta do Marcio..... se a distancia for pequena, o demonio pode entrar na bola de papel em faze-la chegar ao mesmo tempo que a laranja... entretanto se a ponte for muito alta, o demonio vai ficar com tedio na bolinha de papel e vai deixa-la livre, entao a forca cinetica pela a celeracao da gravidade vai se equilibrar com a forca de atrito com o ar e ai ja viu né...... a nao ser que coloquemos tudo no vácuo rsrsrsrs

abracos

jossano

Marcio Rossetto
04/11/2007, 14:56
Senhores , a resposta é simples demais , se as folhas da bola de papel não se soltarem no ar e abola não se desmanchar , a laranja e a bola de folhas vão cair juntas .

Voce pode ter um conjunto de engrenagens , a coroa com dentes impares e o pinhão com dentes pares ?

Soldier
05/11/2007, 14:00
Meu Deus!!! Vcs tiveram uma overdose de superinteressante, galileu, cientific american... :palmas:! Só faltou falar de extraterrestres... se bem que chegaram perto... rsrsrsrs!!!

Sukys
05/11/2007, 15:37
Pois é, Soldier, como não apareceu nenhum dono de motor original interessado no que saiu no post 47 o jeito foi passar o tempo de outra forma.
O curioso é que todo mundo reclama de alto consumo e baixa eficiência, e quando aparece alguma coisa que pode melhorar, baubau interesse. E como não foi a primeira vez, desisto de fazer isso aqui pelo fórum. :parede:

Sds,
Sukys

Rones Jr
05/11/2007, 17:27
Sukys,

se quizer testar em um original aqui no ES...mando relatórios diários! E olha que estou no exato nível do mar, mas em 45 minutos estou a 750 m dele!

Soldier
05/11/2007, 17:38
Pois é, Soldier, como não apareceu nenhum dono de motor original interessado no que saiu no post 47 o jeito foi passar o tempo de outra forma.
O curioso é que todo mundo reclama de alto consumo e baixa eficiência, e quando aparece alguma coisa que pode melhorar, baubau interesse. E como não foi a primeira vez, desisto de fazer isso aqui pelo fórum. :parede:

Sds,
Sukys

Sukys,:pensativo: meu motor é original (todo original aliás) e estou em São Paulo. Me interesso muito em colocar o Nivazul como "cobaia" dessa experiência se não houverem efeitos colaterais, principalmente financeiros... :lol: !! Podemos conversar. Vou te mandar uma MP com meu tel, belezz :concordo: !!

Abraço!!

Sukys
05/11/2007, 20:08
Rones,

O que estou querendo fazer é uma simples avaliação, e não teste. O circuito já foi devidamente testado, e pra isso tive a pachorra de tirar a ignição mapeada que já estava no SuperMini e adaptar o circuito na ignição original só pra teste, e fiz no SuperMini porque é o meu carro de uso diário. Do mês de Agosto pra cá já testei tudo o que deveria ser testado, e o circuito está lá até hoje, funcionando sem problema algum.
Neste feriado terminei a versão pra sensor indutivo, tasquei um no X12 e a melhora foi sentida no ato, e este vai ficar em definitivo já que a melhora foi significativa.
Também já avaliei em um GM 6 cil. e o resultado foi igualmente animador, mas como o distribuidor não era original preferi não levar em conta esta avaliação.

Com escrevi anteriormente, no caso de motor convertido pra álcool, ou com maior taxa de compressão, ou com alteração de cilindrada, ou com alteração de comando, ou com uso de GNV, já existe a certeza de que existirão ganhos, e só gostaria de saber se com o motor absolutamente original haverá melhora significativa, como foi no caso do X12, que tem motor de concepção antiga igual ao Niva. Tenho fortes suspeitas de que sim, mas pra ter certeza só avaliando, e como é coisa que não demora mais do que alguns minutos não faz sentido fazer isso fora de Sampa.

Soldier,

O unico efeito colateral que poderá existir nesta avaliação é o corte e emenda de um fio, e caso o módulo de ignição que esteja instalado no carro seja o modelo de 6 pinos posso fazer conectores de adaptação e nem o corte de fio será necessário. Fora isso, é só fazer um procedimento de ajuste no meu módulo, e com o próprio dono do carro dando uma ou duas voltas no quarteirão já será possível quantificar o ganho em eficiência do motor, e se o dono gostar do resultado já deixo um circuito de brinde.

Mais uma vez, a avaliação em questão é pra motor com distribuidor original que tenha sensor Hall.
Distribuidor com platinado não tem como, pelo menos para esta avaliação.

Para os demais casos (motor convertido pra álcool, ou com maior taxa de compressão, ou com alteração de cilindrada, ou com alteração de comando, ou com uso de GNV) e que também tenham distribuidor original e com Hall, o ganho é garantido, e como sempre faço tudo com a maior transparência e como meu ganha-pão não está na venda desses equipamentos (e isso já deixei bem claro até neste tópico), se alguém de Sampa tiver interesse pela compra mas antes quiser comprovar as vantagens é só uma questão de combinar.

Sds,
Sukys

Rodorfo (Niva Caveirão)
05/11/2007, 20:40
Sukys, me desculpe pela leiguice, mas como faço pra saber se meu distribuidor tem o sensor Hall??

Não entendo bulhufas de elétrica/eletrônica...

O meu niva está com GNV, e com ignição... motor original...

Grato pela atenção,

Rodolfo,

Sukys
05/11/2007, 20:50
Isso é muito simples, Rodolfo, e nem é necessário retirar a tampa do distribuidor pra ver.
Se houver apenas um fio saindo do distribuidor, o que tem lá dentro é platinado.
Se houverem três fios, é sensor Hall.

Sds,
Sukys

Jossano
05/11/2007, 22:21
Sukys

Se vc for de sampa e for fazer essa avaliação, me chama que queroestar junto... vai ser um prazer e ver a coisa funcionando e depois a cerva.

abracao

Sukys
05/11/2007, 23:04
Jossano,

Estou em Sampa, e a avaliação pode ser feita na presença de quem quiser, é só uma questão de combinar. De dia pra mim é complicado, mas à noite (Paca ou Ibira, por exemplo) ou de fim de semana, pra mim não tem hora.

Teve um comentário que o Soldier fez neste tópico que me deixou em dúvida sobre o distribuidor do Niva dele. Já mandei MP e vou aguardar confirmação, daí a gente vê o que dá pra fazer.

Sds,
Sukys

Sukys
05/11/2007, 23:19
1. Soldier has chosen not to receive private messages or may not be allowed to receive private messages. Therefore you may not send your message to him/her.

Eita, em MP pro Soldier vem isso como resposta. O jeito é saber por aqui mesmo se o dito distribuidor é com hall ou não.

.

Soldier
06/11/2007, 09:39
Sukys, qdo eu tento enviar uma MP tb aparece essa msg... acho que tem alguma configuração errada, sei lá... enfim, em relação ao meu distribuidor, acho que é platinado... mas vou confirmar e posto aqui, blz!!

Otávio Luiz
06/11/2007, 11:06
Para os demais casos (motor convertido pra álcool, ou com maior taxa de compressão, ou com alteração de cilindrada, ou com alteração de comando, ou com uso de GNV) e que também tenham distribuidor original e com Hall, o ganho é garantido, e como sempre faço tudo com a maior transparência e como meu ganha-pão não está na venda desses equipamentos (e isso já deixei bem claro até neste tópico)...

Sukys,
Estive vendo no seu site mas não consegui identificar qual é o equipamento.
Tenho interesse, depende do preço é claro...:lol:
E aquele avanço de ponto, serve pra álcool/GNV? Meu motor tem tudo isso ai em cima, álcool/GNV, taxado, 1.8 e comando Aerocar.
Desculpe as perguntas, mas sou leigo em mecânica, muito mais em elétrica automotiva.
Se preferir (ou se já tiver) indica um tópico de venda dos produtos pra tirar as dúvidas; ou falamos por aqui mesmo, pois tem tudo a ver com ignição...

Rodorfo (Niva Caveirão)
06/11/2007, 13:40
Isso é muito simples, Rodolfo, e nem é necessário retirar a tampa do distribuidor pra ver.
Se houver apenas um fio saindo do distribuidor, o que tem lá dentro é platinado.
Se houverem três fios, é sensor Hall.

Sds,
Sukys


Sukys, valeu pela informação, realmente, saem três fios da parte de baixo do distribuidor, que ainda é o original.

Então, eu sei que vc está procurando um Niva, de prefêrencia na gasolina, pra vc analisar, e como o meu está no GNV acho que não te interessa, mas se por acaso tiver interesse em fazer a instalação no meu, vc vê um valor e ae a gente conversa, vou te mandar um e-mail no mailto_ste@yahoo.com.br, pode ser?

A gente se fala.

Abraços,

Sukys
06/11/2007, 19:32
Soldier,

Fico no aguardo da sua confimação.

Otávio, Rodolfo e demais,

No meu site ainda não consta porque o produto é novo, e a idéia surgiu de tanto escutar o pessoal, aqui do fórum, reclamar da dificuldade de atualizar o sistema de ignição e/ou fazer adaptações de forma inadequada, tanto que até criei tópico sobre o assunto: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=29560

Fazendo um resumo do que existe lá no tópico, minha idéia original tinha dois objetivos: atualizar a curva de ignição e permitir que os sistemas convencionais fizessem uso de bobina plástica. Porém, com o aprofundar dos testes, cheguei à conclusão de que o uso de bobina plástica não justificaria o empenho, mas mesmo assim continuei no desenvolvimento porque a atualização da curva de ignição é algo altamente desejável em motores antigos, cuja curva de ignição foi determinada em função de um combustível com propriedades bem distintas do que se tem hoje em dia.
Qualquer um que faça pesquisa pela web encontrará, com muita facilidade, vasta informação sobre a necessidade de atualização da curva de ignição em motores antigos, principalmente em sites americanos de clubes ou entusiatas de uma determinada marca de carro, e se existe esta importância por lá, o que dizer daqui, onde 25% de álcool na gasolina requer uma alteração substancial da curva de ignição, caso contrário é consumo demais e eficiência de menos.
Atualizar a curva pelo método convencional é um processo caro e trabalhoso, tanto que por lá existem até empresas especializadas no assunto:
http://www.vintagewerks.com/html/body_recurving_services.html
http://www.advanceddistributors.com/
Por aqui, nem existe o conhecimento desta necessidade, e mesmo que alguém conheça e queira fazer a atualização terá grandes dificuldades de encontrar quem faça, e se encontar será por custo proibitivo, porque coisa do tipo só existe em oficinas altamente especializadas em preparação de motor, e mesmo assim a alteração será por meios mecânicos, da forma clássica, e não por meios eletrônicos, que permite uma liberdade de alteração infinitamente superior.
Pra área de competição já tenho produto bem sofisticado e que atende qualquer necessidade (SGI-D), com ótima relação custo/benefício mas que requer experiência para seu uso, e depois de muito "queimar a pestana" cheguei ao CCI (Corretor de Curva de Ignição) onde com um único ajuste é possível determinar a curva mais apropriada para o motor, ficando à cargo do programa toda a complexidade de gerar a atualização da curva.

Parte dessa conversa também já existe no tópico sobre injeção de combustível em motor GM, onde comentei que do primeiro lote de CCI para sensor Hall ainda restam 8, com o custo de 140 reais cada, que não é o valor definitivo porque não estou levando em conta uma série de despesas.
A instalação e ajuste do CCI é extremamente simples, mas para mandar pra fora de Sampa o ideal é que seja acompanhado de manual, coisa que já estou providenciando e assim que estiver pronto aviso por aqui. Pra quem é de Sampa nem existe esta necessidade, porque alguns minutos de conversa frente ao carro já são o suficiente.

O resumo da história é essa. Nos motores que sofreram alteração de taxa, comando, cilindrada ou que passaram a funcionar com álcool puro ou GNV, já é público e notório a necessidade de alteração da curva de ignição, só que por aqui quase ninguém sabe que esta necessidade também existe em motores originais de concepção relativamente antiga ou em motores importados que sequer levavam em conta a mistura de álcool em nossa gasolina, ou se levavam não era em relação à atual mistura de 25%.
Como o Niva é carro importado e possui motor de concepção antiga, nada mais óbvio do que fazer uso desta marca para avaliar as vantagens da atualização da curva EM MOTOR ORIGINAL, já que em motores modificados nem existe esta necessidade de avaliação, é só alterar a curva e aproveitar as vantagens.

Muita gente queria melhorar o desempenho do motor, e pra isso encontrei solução prática e de baixo custo, que permite transformar em trabalho útil o que hoje em dia passa batido pro cano de escape.
Que existirão vantagens em motor original não me resta dúvida, só que para quantificar e qualificar estas vantagens só com avaliação prática, daí a necessidade de um motor original.
O que estava ao meu alcance já foi feito, daqui pra frente só depende dos principais interessados.

Sds,
Sukys

Rones Jr
06/11/2007, 22:07
eu quero um trem deste. Põe meu nome na lista.

Rodorfo (Niva Caveirão)
07/11/2007, 11:21
Fala Sukys, beleza?

Olha só, eu vou querer um CCI sim.

Mas eu tô curto de grana agora,:evil: pode ser no começo do mês que vem, ou então lá pro fim deste mês mesmo, eu entro em contato com você.

Daí a gente combina um sábado e eu vou até SP, pra instalar.

Guarda um pra mim...

Valeu,

Rodolfo

Otávio Luiz
07/11/2007, 12:00
Sukys, e pra quem tem álcool E GNV?
Ele funcionaria como um variador também, quando da mudança de combustível e respectivamente do ponto?
Seria muito bom, resolveria dois problemas...:dance:

nivento
07/11/2007, 12:59
ola Sukys

me interessei no seu produto estou com motor todo original feito e com 1500 km rodados, tenho GNV instalado mas naum estou utilizando ate amaciar o motor e estou pensando em tirar.... me interessei pelo seu produto sou da ZN de sampa...

atualmente ele utiliza platinado e um modulo de ignição eletronica transistorado... tem como instalar seu produto?? ou tem q ser sensor HALL??

se for relativamente boa a economia ate tiro de vez o GNV

__________________
Niva 1.6 1991
CCCP

Soldier
07/11/2007, 13:14
Sukys,

O meu é 91 e tem um fio só saindo do distribuidor, neste caso, realmente é platinado, né...:parede: gostaria muito de testar mas...:( enfim, se encontrarem alguém pra fazer o teste, divulguem aqui a data e o local (especialmente se for no pacaembu) pois gostaria de presenciar e aproveitar pra conhecer pessoalmente parte dos camaradas.:razz:

Nivento,

Vc é da zona norte, que bairro :?: Estou no Tucuruvi.

nivento
07/11/2007, 14:40
Sou do Horto florestal!!!
vc tah perto!
deve ter visto meu Niva jah rodando estava personalizado mas tirei o ploter e vou fazer um novo --> CCCP .... hehehe
vamos marcar uns role com o pessoal aki da ZN dos NIVAs e outros

_________________
Niva 1.6 1991
CCCP

Sukys
07/11/2007, 16:44
Rones,

Já está anotado.

Rodolfo,

Até o fim de semana termino o manual, aí nem será necessário se deslocar até Sampa.

Nivento,

Tem que ser com Hall. Até poderia projetar uma versão para ser utilizado com platinado e amplificador de corrente mas isso dependerá de demanda, e hoje por hoje não existe demanda nem pra Hall, que já está pronto.

Soldier,

Platinado, por enquanto, nada feito.
A idéia da avaliação em motor original está justamente em divulgar os resultados, e quem vai dizer se vale a pena não sou eu. De minha parte já expliquei o que deveria explicar e daqui pra frente não adianta mais blablablá, porque o que vale mesmo é a constatação.

Otávio,

Vou tentar colocar a coisa de forma bem simples:
Qualquer combustível tem um determinado tempo de queima, por isso que existe distribuidor pra motor à gasolina e distribuidor pra motor à álcool, onde a diferença entre os distribuidores está nas características do avanço centrífugo e à vácuo, e se houvesse, de fábrica, motor à GNV, também haveria um distribuidor específico pra esse combustível.
Quando se faz alteração de gasolina pra álcool o correto é trocar - ou alterar - o distribuidor, para atender as novas necessidades de queima, caso contrário baubau eficiência, e o mesmo acontece em motores que fazem uso alternado de combustíveis, como gasolina/GNV ou álcool/GNV, só que no caso de uso alternado de combustível não existe como usar dois distribuidores. Daí entra em uso o variador de ponto, que nada mais faz do que alterar o ponto estático (e alteração de ponto estático é o que se faz quando se altera, na mão, a posição do corpo do distribuidor). Não deixa de ser interessante, mas isso não altera as características dinâmicas do distribuidor, e é aqui que está o diferencial do CCI, que não altera o ponto estático e sim a dinâmica do distribuidor. Ou seja, ataca o problema pela origem, e aí o resultado é da água pro vinho.

Voltando ao seu motor. Se o distribuidor é pra gasolina e está usando álcool, haveria a necessidade de alterar a DINÂMICA do distribuidor pra o álcool. Se além do álcool também faz uso de GNV, quando no GNV também haveria a necessidade de alterar a dinâmica para este combustível.

Sds,
Sukys

Otávio Luiz
07/11/2007, 17:21
Ok Mestre Sukys, como sempre suas explicações e paciência são nota dez!
Pode por meu nome na lista.

Rodorfo (Niva Caveirão)
07/11/2007, 17:41
Então, sem crise, Sukys.

Eu entro em contato contigo, daqui uns dias...

Valeu mesmo pelas dicas e como disse o colega Otávio Luiz, pela paciência...

Abraços,

mpmassa
07/11/2007, 22:28
Sukys, parabéns pelas explicações. Também quero um desses. Pode me colocar na lista.

Abraço
Marcos

Luciano SHAKALL
08/11/2007, 01:18
"pra quem tem álcool E GNV? ... funcionaria como um variador também, quando da mudança de combustível e respectivamente do ponto?..."

"...Se o distribuidor é pra gasolina e está usando álcool, haveria a necessidade de alterar a DINÂMICA do distribuidor pra o álcool.
Se além do álcool também faz uso de GNV, quando no GNV também haveria a necessidade de alterar a dinâmica para este combustível.:arrow: Sukys, então o CCI não atua como um "variador de avanço" usado nos Kit-Gás,
mas ele (o CCI) dispensa seu uso (do "variador") em um motor convertido pra GNV?

:arrow: Caso já tenha o "variador de avanço" instalado, é recomendada sua retirada ao instalar o CCI? (É "obrigatória/não precisa/"tanto faz"...)

:arrow: Você comenta que cada tipo de combustível (gasolina, álcool e GNV) requer uma curva diferente de ignição.
Em motores que utilizam Gasolina E GNV (alternadamente, claro :mrgreen: ) - ou álcool/GNV - esse CCI dá a possibilidade de utilizar "2 curvas diferentes",
uma pra cada tipo de combustível, ou isso só pode ser feito pelo SGI-D (ou nem por ele, e eu "entendi tudo errado"? :oops: )


"... Qualquer combustível tem um determinado tempo de queima, por isso que existe distribuidor pra motor à gasolina e distribuidor pra motor à álcool ...
... se houvesse, de fábrica, motor à GNV, também haveria um distribuidor específico pra esse combustível...":arrow: Na falta de um "Específico pro GNV", qual distribuidor se aproxima mais das condições ideais para uso de GNV? o distribuidor "pra álcool", ou o "pra gasolina"?


[]'s e desculpe o "interrogatório"... :oops:

Sukys
08/11/2007, 04:32
Marcos,

Já está anotado.


:arrow: Sukys, então o CCI não atua como um "variador de avanço" usado nos Kit-Gás,
mas ele (o CCI) dispensa seu uso (do "variador") em um motor convertido pra GNV?

Exatamente.
Como é de conhecimento de quem usa variador, os variadores são ajustáveis em graus, e atuam de forma estática, ou seja, quando se faz um ajuste de 5º, por exemplo, será 5º de cabo a rabo. Já o CCI leva em conta a dinâmica do motor, e com isso se obtém melhores resultados.
E só pra não colocar tudo dentro do mesmo saco, da mesma forma que existem variadores que não variam nada, existem variadores mais $ofisticado$ que eliminam o avanço em marcha lenta ou em limite de giro, mas entre estes dois extremos o avanço é estático.


:arrow: Caso já tenha o "variador de avanço" instalado, é recomendada sua retirada ao instalar o CCI? (É "obrigatória/não precisa/"tanto faz"...)

Pelos motivos acima descritos, não faz o menor sentido utilizar os dois.


Você comenta que cada tipo de combustível (gasolina, álcool e GNV) requer uma curva diferente de ignição.
Em motores que utilizam Gasolina E GNV (alternadamente, claro :mrgreen: ) - ou álcool/GNV - esse CCI dá a possibilidade de utilizar "2 curvas diferentes",
uma pra cada tipo de combustível, ou isso só pode ser feito pelo SGI-D (ou nem por ele, e eu "entendi tudo errado"? :oops: )

Com o SGI-D pode-se fazer o que bem entender em duas curvas mapeadas, independentes e selecionáveis por meio externo (chave, automatismo, etc.) além de outras predisposições que tem a ver com ignição e rotação, e nada impede seu uso em "carro de rua", mas são refinamentos que interessam mais pra motor preparado, principalmente quando de uso em competição.

O CCI permite a alteração de uma curva, e na versão pra uso em GNV possui habilitação de atuação, ou seja, habilitando o GNV também é habilitado o CCI, e vice-versa.
Caso o motor tenha sido modificado para funcionar no álcool e também no GNV, e desde que mantido o distribuidor com características para a gasolina, pra cada combustível haveria a necessidade de uma curva específica, mas levando em conta de quem faz uso de GNV normalmente só utiliza o combustível líquido na falta do gás, não sei se haveria demanda pra controle de duas curvas.


Na falta de um "Específico pro GNV", qual distribuidor se aproxima mais das condições ideais para uso de GNV? o distribuidor "pra álcool", ou o "pra gasolina"?

A resposta é simples e pode ser extendida para qualquer outro agregado do motor e para o próprio motor: quanto mais adequado o motor estiver para funcionar no álcool, mais adequado estará para funcionar no GNV.
Evidente que desta generalização não entra o que tem a ver com cuidados sobre corrosão proporcionada pelo álcool, mas de resto encaixa tudo, inclusive a necessidade de faísca mais energética.

Sds,
Sukys

Otávio Luiz
08/11/2007, 12:12
O CCI permite a alteração de uma curva, e na versão pra uso em GNV possui habilitação de atuação, ou seja, habilitando o GNV também é habilitado o CCI, e vice-versa.
Caso o motor tenha sido modificado para funcionar no álcool e também no GNV, e desde que mantido o distribuidor com características para a gasolina, pra cada combustível haveria a necessidade de uma curva específica, mas levando em conta de quem faz uso de GNV normalmente só utiliza o combustível líquido na falta do gás, não sei se haveria demanda pra controle de duas curvas.

OPA! Se pudesse controlar as duas curvas seria perfeito!
Ficaria "defaut" na curva p/ álcool e quando no GNV habilitaria a curva para este conbustível....:palmas:
Qual seria a "demanda" nescesária pra produzir um destes? Acredito que aqui no fórum terá outros interesados, tanto para álcool/GNV como pra gasolina/GNV. Os variadores de avanço, quando não ineficientes, são caros. E o CCI seria uma saída melhor, pois iria corrigir também a curva no combustível líquido...
No caso de não ser possível, acredito que a diferença de curva maior seria da gasolina p/ GNV, do que gasolina p/ álcool, partindo da premissa que o meu distribuidor é original Lada p/ gasolina.
Se for assim, precisarei de um CCI p/ GNV.
Não esquece de por meu nome na lista!

Luciano SHAKALL
08/11/2007, 19:26
" ... cada tipo de combustível (gasolina, álcool e GNV) requer uma curva diferente de ignição.
Em motores que utilizam Gasolina E GNV (alternadamente, claro ) - ou álcool/GNV -
esse CCI dá a possibilidade de utilizar "2 curvas diferentes", uma pra cada tipo de combustível? ... "
" ... O CCI permite a alteração de uma curva, e na versão pra uso em GNV possui habilitação de atuação, ou seja,
habilitando o GNV também é habilitado o CCI, e vice-versa.
Caso o motor tenha sido modificado para funcionar no álcool e também no GNV, e desde que mantido o distribuidor com características para a gasolina,
pra cada combustível haveria a necessidade de uma curva específica ... "
Então, resumindo (se eu entendi direito :mrgreen: ):

1 :arrow: Motores antigos a gasolina se beneficiarão com a "nova curva" gerada pelo CCI, devido a diferença na "gasolina de hoje em dia" (25% álcool) - CCI SEMPRE "acionado". :concordo:

2 :arrow: Motores convertidos de gasolina pra álcool, que não realizaram a troca do distribuidor - IDEM acima. :concordo:

3 :arrow: Motores que fazem uso de Gasolina/GNV, "acionariam" o CCI APENAS quando utilizando Gás (a maior parte do tempo :mrgreen: ):concordo: -
quando na gasolina, "a ignição" permanece com a "curva original" ("inadequada" pra "gasola de hoje em dia" :parede: ).

4 :arrow: Motores originalmente a Gasolina, mas que foram convertidos pra Álcool/GNV (é a minha pretensão), o mais indicado seria utilizar um distribuidor pra motor Álcool -
utilizando a "curva original do motor álcool" quando utilizando esse combustível, e o CCI "acionado" quando no Gás. É isso? :pensativo:


- SUKYS,
Em motores que foi adaptado uma "ignição estática" (como o do Flugêncio), utilizando duas bobinas, e mantendo o distribuidor só como "sensor de giro" (ou algo assim...),
como se dá a "regulagem" da curva de ignição? O CCI também serve pra esses casos? (tenho vontade de instalar no meu...)


- AOS NIVEIROS "MEXÂNICOS" DE PLANTÃO:
Muito de fala do distribuidor VW adaptado ao "eixo" do original Lada (inclusive a Apoio 4x4 vende "pronto").

:arrow: As "curvas" do VW são semelhantes às do Niva, ou pelo fato de utilizar o "eixo" Lada, mantém-se as curvas Lada?

:arrow: Se a tal adaptação for feita com um distribuidor VW "pra álcool" (+ o CCI), seria sanada essa questão "do Ítem 4" (conversão de Gasolina p/ Álcool/GNV) ?

Por enquanto "é só" :mrgreen: ...

[]'s

Flugêncio
08/11/2007, 19:36
- SUKYS,
Em motores que foi adaptado uma "ignição estática" (como o do Flugêncio), utilizando duas bobinas, e mantendo o distribuidor só como "sensor de giro" (ou algo assim...),
como se dá a "regulagem" da curva de ignição? O CCI também serve pra esses casos? (tenho vontade de instalar no meu...)


Luciano,

Ainda não foi instalada a tal Ignição, pois dependendo de umas variantes a CCI pode ser a solução.

Sukys
09/11/2007, 02:05
Qual seria a "demanda" nescesária pra produzir um destes? Acredito que aqui no fórum terá outros interesados, tanto para álcool/GNV como pra gasolina/GNV. Os variadores de avanço, quando não ineficientes, são caros. E o CCI seria uma saída melhor, pois iria corrigir também a curva no combustível líquido...

Determinar demanda é coisa complicada, ainda mais em se tratando de inovação.
Tudo já está caminhando para que neste fim de semana seja feita a avaliação que faltava (motor original com ignição eletrônica) e se o resultado for significativo aumentam as chances de módulo com duas curvas, mas mesmo assim terei que pensar muito em como fazer coisa do tipo com o menor incremento de custo possível.

Sds,
Sukys

Sukys
09/11/2007, 04:25
1 :arrow: Motores antigos a gasolina se beneficiarão com a "nova curva" gerada pelo CCI, devido a diferença na "gasolina de hoje em dia" (25% álcool) - CCI SEMPRE "acionado". :concordo:

Exatamente, mas não é só isso.
Motores antigos tem curva muito conservadora em função da qualidade do combustível da época. Muita gente reclama da mistura de álcool (e eu sou um deles, porque cada hora é uma mistura) só que a gasolina de antigamente era pior, inclusive nos EUA (falo sobre gasolina comum, e pior lá, muito pior por aqui). Tanto que por lá não existe a mistura com álcool e mesmo assim, em motores antigos, existe atualização de avanço centrífugo.


2 :arrow: Motores convertidos de gasolina pra álcool, que não realizaram a troca do distribuidor - IDEM acima. :concordo:

Aí já é baba de quiabo.


3 :arrow: Motores que fazem uso de Gasolina/GNV, "acionariam" o CCI APENAS quando utilizando Gás (a maior parte do tempo :mrgreen: ):concordo: -
quando na gasolina, "a ignição" permanece com a "curva original" ("inadequada" pra "gasola de hoje em dia" :parede: ).

Exatamente, mas enquanto eu não entrei nessa de fazer algo pra melhorar ignição antiga, quem é que se preocupava com perda na curva original? :-)

Foi apenas um comentário sobre algo que não deixa de ser curioso, mas é bom que isso aconteça, porque assim as pessoas passam a se preocupar também com outras melhoras que podem ser feitas em carros com algumas décadas de uso, e de preferência sem grandes descaracterizações.
Não sou contra a alteração de motores e câmbios, mas do jeito que muitos fazem, na base do "qualquer jeito é jeito", não demora muito e não sobrará jipe antigo, apenas jipe velho e sem valor.
Quem cuida leva vantagem até na hora da venda, e quem compra, gosta e conhece, sabe dar valor ao que é original ou bem adaptado.


4 :arrow: Motores originalmente a Gasolina, mas que foram convertidos pra Álcool/GNV (é a minha pretensão), o mais indicado seria utilizar um distribuidor pra motor Álcool -
utilizando a "curva original do motor álcool" quando utilizando esse combustível, e o CCI "acionado" quando no Gás. É isso? :pensativo:

Na situação em que existe a opção de distribuidores, de fábrica e para um mesmo tipo de motor, tanto pra álcool quanto pra gasolina, sim


Em motores que foi adaptado uma "ignição estática" (como o do Flugêncio), utilizando duas bobinas, e mantendo o distribuidor só como "sensor de giro" (ou algo assim...),
como se dá a "regulagem" da curva de ignição? O CCI também serve pra esses casos? (tenho vontade de instalar no meu...)

Não faço a menor idéia sobre o que está falando, porque ignição estática leva este nome justamente por não existir distribuidor, quem dirá seus avanços mecânicos: DIS, distributorless ignition system, ou em bom português, ignição estática.


:arrow: As "curvas" do VW são semelhantes às do Niva, ou pelo fato de utilizar o "eixo" Lada, mantém-se as curvas Lada?

Em adaptação do tipo o avanço centrífugo e à vácuo do Niva vão pro lixo junto com o distribuidor, e entram na jogada os avanços do Gol, que são bem diferentes do Niva.
Até entre o MD-270 1.6 (Passat) e o AP 1.6 (Gol) já existem grandes diferenças, quem dirá entre o Gol e o Niva, que são motores de concepção completamente distintas.
Funcionar funciona, melhor em alguma faixa de rotação, pior em outra, já que o ideal seria alterar o avanço em função do motor e não em função do que existe à mão ou é mais barato, mas como alteração de avanço tem seu preço e são poucos que sabem fazer, fecha a conta e passa a régua.
Não estou escrevendo isso por causa do CCI. Se alguém tiver como alterar o avanço centrífugo como manda o figurino, manda bala, porque o resultado justifica o empenho, ainda mais em motores modificados. E isso não é nenhuma novidade. Em preparação de motores, alteração de curva é coisa pra ser pensada antes de qualquer outra coisa, pelo menos por quem manja de preparação.


:arrow: Se a tal adaptação for feita com um distribuidor VW "pra álcool" (+ o CCI), seria sanada essa questão "do Ítem 4" (conversão de Gasolina p/ Álcool/GNV)

Se voltar no tópico (ou até em outros tópicos) verá que já comentei que o ideal é fazer uso do CCI com distribuidores originais, porque é sobre a curva original que serão obtidos os melhores resultados, e a resposta anterior explica o porque.

Sds,
Sukys

Rones Jr
09/11/2007, 10:04
Sukys,

Já que meu nome tá na lista, como faço para pagar?

Vicenzo
09/11/2007, 12:00
Sukys

Como sou mto leigo no assunto e leio, leio, leio e continuo sem entender quase nada, vou peguntar de forma bem tosca...

Meu Niva usa gasolina/GNV e possui motor praticamente original, só foi modificado pra 1.7 c/ carburador weber 460. Adaptei o distribuidor com sensor Hall do Gol 1.6/1.8 e notei mta diferença principalmente no GNV (menor consumo e maior força/velocidade), fiquei mto satisfeito a única coisa q não gostei é q qdo ando com GNV o carro tá redondo em uma rotação "X" na lenta e quando ando com ele na gasolina ele fica numa rotação "Y" na lenta não tão boa (ou vice-versa).

1) Eu me beneficiaria em alguma coisa usando este teu componente???
2) Melhoraria consumo ou performance???
3) Só é possível usar no distribuidor original???
4) Tem alguma coisa que eu possa fazer pra melhorar isso???

Desculpa as perguntas mas não saco nada do assunto mas sempre temos vontade de melhorar nossas viaturas...

Gde abraço e obrigado

Sukys
09/11/2007, 18:20
Troque a sua por uma do Gol AP 1.6 MI, que na realidade é um trasnformador, e tem um potencial de faisca melhor.

Como é que é?
Maiores explicações serão altamente bem vindas, porque essa de "bobina que na realidade é um transformador" é uma grande novidade.
E já que está recomendando a troca, também seria interessante explicar como é que o amplificador de corrente suportará sem queima os "trocentos" ampéres drenados por este "transformador".

Sds,
Sukys

Sukys
09/11/2007, 18:28
Sukys,Já que meu nome tá na lista, como faço para pagar?

Rones,

Já nem sei mais quem é quem. :-)
Se o seu caso tem a ver com GNV, dê um tempo, vamos esperar o resultado da avaliação que - tudo indica - acontecerá neste fim de semana.
Se tem a ver apenas com modificações de taxa, comando ou cilindrada, é só me responder por MP que por lá a gente combina o resto.

Sds,
Sukys

Sukys
09/11/2007, 18:38
Meu Niva usa gasolina/GNV e possui motor praticamente original, só foi modificado pra 1.7 c/ carburador weber 460. Adaptei o distribuidor com sensor Hall do Gol 1.6/1.8 e notei mta diferença principalmente no GNV (menor consumo e maior força/velocidade), fiquei mto satisfeito a única coisa q não gostei é q qdo ando com GNV o carro tá redondo em uma rotação "X" na lenta e quando ando com ele na gasolina ele fica numa rotação "Y" na lenta não tão boa (ou vice-versa).

Vicenzo,

A descrição que você fez se encaixa perfeitamente na resposta que dei ao penúltimo item da prova escrita :-) do Luciano, e se ainda existe dúvida sobre a funcionalidade do avanço vou tentar explicar de outra forma.

.

Sukys
09/11/2007, 18:42
Vou tentar explicar a função do avanço de ignição contando uma história que aconteceu na cidade de Pato Branco, aí no Rio Grande do Sul.
Domingão, dia de Grenal, e um torcedor do grêmio resolveu soltar rojões antes do jogo. Solta rojão daqui, solta de lá, e um vizinho, torcedor do inter, se emputeceu com o barulho e reclamou com o gremista, mas não adiantou nada, continuou a barulheira. Daí o interista (se um é gremista, o outro é interista :-) ) resolveu jogar água toda a vez que o gremista acendia um rojão, e depois de algumas tentativas de soltar rojão o gremista desistiu, e acabaram os estouros.
Lá pelas tantas, passou pela rua um dono de Niva, meio que maluco e defensor de teses de mestrado em física (qualquer semelhança com participantes aqui do fórum é mera coincidência) e vendo o gremista sentado no meio-fio, todo molhado e com uma caixa de rojões na mão, já foi logo pensando em ganhar o prêmio Nobel da física com a tese que explicaria a "criação da água em função do estouro de rojão". E não deu outra, parou o Niva e começou a analisar a situação, devidamente munido de calculadora científica, gráficos e enunciados de física quântica, e como estava na hora do almoço passou a fazer isso tomando chimarrão e comendo dois "pastel" (o camarada físico niveiro não era gaúcho e nem paulista, mas tinha feito curso de pós graduação em Sampa e no momento dava aulas de mestrado no Centro de Tradições Gaúchas, daí a mistureba).
Pergunta daqui e escuta de lá, e o camarada físico niveiro entendeu a razão da água e também percebeu que seu sonho de ganhar o Nobel tinha ido pra sarjeta junto com a água que pingava do gremista, e como em situação do tipo qualquer um fica puto e quando puto quer se vingar, resolveu se vingar do interista, justamente quem estava quieto, queria ficar quieto, e não tinha nada a ver com teses ou rojões.
Enquanto comia os pastéis e tomava goles de chimarrão ficou pensando na forma de vingança, e quando foi pegar a sobremesa, um belo pão de queijo recheado com vatapá (nosso camarada físico jipeiro também tinha feito curso de pós graduação em Minas e Bahia) percebeu que do outro lado da rua existia um parque de diversões, e vendo a roda gigante começou a dar pulos e a gritar "eureka, eureka, eureka" (tradução do grego para o português: "eu era careca, eu era careca, eu era careca", tradução do grego para o dialeto dos físicos: "pô meu, achei"), e disparou a fazer contas e mais contas, fazendo o chão de quadro negro e uma chave de fenda como giz (calculadora científica todo físico que se preza tem, mas não faz uso porque se embanana com tanta tecla).
Como o gremista só olhava e não entendia nada, o camarada físico niveiro resolveu explicar, e entre goles de paçoca diluída em guaraná (isso não é resultado de nenhum curso de pós-graduação, é mania mesmo) desandou a falar:

- Seguinte, depois de cálculos e mais cálculos cheguei à conclusão de que o pavio do rojão queima por exatamente 1 minuto (nota da redação, ele poderia ter chegado à mesma conclusão usando o cronômetro do relógio de pulso, mas físico que se preza sempre faz as coisas pela forma mais complicada), dai eu pensei, se o pavio demora 1 minuto pra queimar, vamos até o parque de diversões, você senta na cadeira da roda gigante com os rojões nas mãos e eu fico no controle do acelerador da roda gigante, fazendo com que ela gire em velocidade tal que, daqui de baixo até lá no alto, demore exatamente 1 minuto. Como suas mãos estarão ocupadas, toda a vez que a cadeira passar por mim eu acendo o rojão pra você, daí transcorrido 1 minuto o rojão explode com você lá no alto da roda gigante, e com você girando e com o rojão explodindo lá no alto, a probabilidade do interista te acertar com a água será muito pequena, algo em torno de 0,00874824358243572 por tentativa.

O gremista sacou a idéia e lá foram eles para o parque de diversões.
Roda gigante com a rotação adequada, cadeira passando próximo ao chão, camarada físico niveiro acende o pavio e, em 1 minuto, com a cadeira lá no alto, o rojão explode, e o nosso camarada físico niveiro exclama,"ixe meu rei, beleza pura, tchê!".
E assim ficaram explodindo rojões, até o interista chegar com baldes e mais baldes de água, e vendo que não conseguiria molhar o gremista, mandou ver a água no nosso camarada físico niveiro, que embora maluco não é besta, e estava acendendo os rojões com um isqueiro que funcionava com carbureto plasmático, devidamente à prova d'água.
Só que de tanto levar água na cara, nosso camarada físico niveiro se atrapalhou com o controle da roda gigante, que passou a girar um pouco mais rápido, e pra compensar o aumento da velocidade da roda gigante passou a acender o pavio do rojão um pouco antes da cadeira chegar ao alinhamento com o chão, e fez isso pra compensar a maior velocidade da roda gigante, já que tempo de queima do pavio é sempre o mesmo, e assim o rojão continuava a explodir com a cadeira sempre lá no alto.
Só que a velocidade da roda aumentava cada vez mais, e cada vez mais o nosso camarada físico niveiro compensava este aumento de velocidade acendendo o pavio com a cadeira em posição cada vez mais distante do alinhamento com o chão. Só que em determinado momento, mesmo com a roda gigante aumentando a velocidade, percebeu que pro rojão acender lá no alto não precisava mais se antecipar tanto no acendimento do pavio. Pensa daqui, calcula de lá, e chegou à conclusão que o aumento da velocidade da roda gigante gerava vento no pavio, e o vento fazia o pavio queimar mais rápido.
Daí nosso camarada físico niveiro chegou à seguinte conclusão, que óbviamente serviu para uma nova de tese de mestrado, igualmente óbvia como tantas outras, com o seguinte resumo em inglês (em inglês só pra ficar mais chique, mas vou fazer uso da tecla SAP): até determinada velocidade da roda gigante o vento não altera o tempo de queima do pavio, mas é preciso se antecipar no acendimento por causa do aumento da velocidade da roda, mas a partir daí o tempo de queima do pavio diminui por causa do vento, então mesmo com o aumento da velocidade da roda se faz necessário diminuir a antecipação de acendimento, assim o rojão continua a explodir sempre lá no alto.
E como todo físico que se preza, dedicou a tese de doutorado ao tio, ao vizinho, ao vendedor de cachorro quente, ao guarda de trânsito e ao jacaré de estimação, que é a única forma encontrada pelos físicos pra demonstrar apego ao mundo real.

A história não termina por aqui, mas enquanto nosso camarada físico niveiro decide se escreve o rascunho da tese com lápis ou lapiseira, e só nisso vai demorar alguns meses, vamos aproveitar o tempo e fazer a seguinte analogia:

Roda gigante = motor
Isqueiro = faísca de ignição
Pavio = tempo de queima do combustível
Vento = turbulência dentro da câmara de combustão
Camarada físico niveiro = avanço de ignição

Oras, se o combustível possui um tempo de queima e este tempo é constante, ao aumentar a rotação do motor a faísca de ignição terá que ter um avanço proporcional, e isso tem que ser assim para melhor aproveitar a energia liberada pela explosão, que deve acontecer sempre que o girabrequim do motor se encontrar em determinada posição. Só que o aumento da rotação do motor também aumenta a turbulência da mistura e isso diminui o tempo de queima, então a partir de determinada rotação a faísca de ignição deixa de ter um avanço proporcional à rotação do motor, caso contrário o motor perderá eficiência pelo menor aproveitamento da energia liberada pela explosão do combustível, que sempre deve acontecer com o girabrequim numa determinada posição.

É isso aí. Na realidade a coisa é muito mais complexa e só fiz uso da turbulência pra não complicar mais o assunto, e da mesma forma que existem diversos tipos de roda gigante também existem diversos tipos de motor, cada qual com suas particularidades, onde cada particularidade e no seu próprio jeito alteram o tempo de queima do combustível, e quem tem que correr atrás de tudo isso é o sistema de ignição.
Por isso que distribuidor com curva de avanço pra Niva tem lá suas diferenças do Gol, que tem lá suas diferenças do BF161, que tem lá suas diferenças pra qualquer outro. Distribuidor de um carro no outro até que funciona, mas que ninguém espere obter a eficiência devida, porque quem controla a eficiência do motor são os dispositivos de avanço, seja na forma mecânica ou eletrônica, e nas adaptações feitas por quem não conhece os detalhes de um sistema de ignição... grandes chances do resultado acabar em merda.

Sds,
Sukys

Vicenzo
09/11/2007, 19:15
Sukys,

Cara, valeu mesmo pela explicação... pelo menos agora consigo entender simplificadamente o funcionamento do avanço... além d físico tu é um ótimo contador d histórias... porém acredito q Pato Branco seja no Paraná....

Gde abraço...

Sukys
09/11/2007, 19:30
Vicenzo,

Eu não sou físico, mas pode ter certeza que qualquer físico consegue comprovar, através da teoria quântica, que a cidade de Pato Branco pode estar em qualquer lugar, inclusive no Rio Grande do Sul. :mrgreen:

Um pouco de humor sempre facilita as coisas, e se a história teve serventia, ótimo.

Sds,
Sukys

nivento
09/11/2007, 22:27
ola
Sukys
O q vc fala do Sistema DIS - Ignição sem uso de distribuidor com variador de avanço e e reforçador de centelha incorporados, utiliza apenas bobinas,não sei o custo ainda vou ver...
encontrei em uma pg na net a www.motorspice.com.br (http://www.motorspice.com.br)
tem esse produto lah

_________________
Niva 1.6 1991
CCCP

Luciano SHAKALL
11/11/2007, 07:42
"... Em motores que foi adaptado uma "ignição estática" (como o do Flugêncio), utilizando duas bobinas, e mantendo o distribuidor só como "sensor de giro"
(ou algo assim...), como se dá a "regulagem" da curva de ignição? O CCI também serve pra esses casos? (tenho vontade de instalar no meu...) ..."
"... Não faço a menor idéia sobre o que está falando, porque ignição estática leva este nome justamente por não existir distribuidor,
quem dirá seus avanços mecânicos: DIS, distributorless ignition system, ou em bom português, ignição estática..."
"... Sukys, O q vc fala do Sistema DIS - Ignição sem uso de distribuidor com variador de avanço e e reforçador de centelha incorporados,
utiliza apenas bobinas,não sei o custo ainda vou ver...
encontrei em uma pg na net a www.motorspice.com.br (http://www.motorspice.com.br) tem esse produto lahVALEU mais uma vez, Sukys! :concordo: :concordo: :concordo:

Nivento, é exatamente essa do site mencionado (mais precisamente no link http://www.motorspice.com.br/dis/dis.htm ) a qual me referia... :concordo:
Inclusive, há um tópico aqui no fórum sobre o desenvolvimento dela desde 2005 até esse mês... O referido tópico É Desenvolvimento de ignição eletrônica (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=10120).

Recentemente eu entrei em contato com o Sérgio Raposo (da "Motorspice) via e-Mail (e fui prontamente respondido),
pois quero "incrementar" a ignição do NIVAder (daí TANTAS perguntas ao Sukys :mrgreen: ).

Segue o conteúdo do e-Mail em azul (Resposta dele em Vermelho):


Oi. Meu nome é Luciano e estou curioso/interessado na "ignição estática" DIS, contudo, tenho algumas dúvidas:

- Ela é adaptável em qualquer carro?

- Quanto ao "Módulo de ignição", é mantido o original, ou um "de vocês" (ou a própria "caixinha" já faz as vezes de módulo de ignição?

- Posso utilizar em conjunto com uma Ignição por Descarga Capacitiva (CDI) com um Módulo de alta Potência?

- Qual o custo do equipamento?

Possuo um Lada Niva com motor original (4 cilindros, gasolina, carburado), mas que, por ocasião da retífica, foi ligeiramente modificado:
- Os pistões passaram de 79mm para 84mm, o que, mantendo o curso original de 80mm, elevou a cilindrada de 1568Cm3 para 1773Cm3;
- Com esses pistões - que também são um pouco mais altos - e um ligeiro rebaixo no cabeçote, a taxa de compressão passou dos 8,5:1 originais para 9,8:1;
- Foi eliminada a ventoinha mecânica, e instalada uma elétrica
- O carburador foi trocado por um Solex H-34;
- E a ignição original (platinado), foi substituída por uma eletrônica (Sensor Hall) com módulo Bosh 7 pinos e bobina "vermelha" (asfáltica) da mesma marca.

Estou pensando, no entanto, em instalar GNV pra rodar na cidade (economia),
e passar a rodar no álcool em trilhas, no que eu quero/preciso melhorar a "faísca" (entre outras coisas).
Daí as perguntas se o sistema de vocês é compatível com "ignições + potentes"

Desde já agradeço as respostas.


Olá, Luciano.

Sim, o DIS é adaptável em QUALQUER carro com distribuidor.
O módulo original da ignição eletrônica deve ser mantido.
Ainda não foi testado o DIS em conjunto com uma CDI, mas teria tudo para funcionar. No entanto, você precisaria ter 2 CDIs, pois o DIS tem 2 saídas para bobina.
Pessoalmente, não acredito que você obteria algum ganho em performance usando o DIS junto com CDI, pois a centelha do DIS é bastante 'potente',
mais do que seria necessário para um motor com as características do teu carro. Imagino com deva estar bem mais esperto o motor do teu carro após as modificações que sofreu :),
e asseguro que o DIS provê uma centelha perfeitamenmte adequada a um motor mais 'apimentado'.

O DIS para motor de 4 cilindros custa R$330,00, não incluído o custo das 2 bobinas de Palio 8v/Uno,
facilmente encontrável e de custo bastante baixo, principalmente se comparadas às outras.

O DIS possui a funcionalidade de avanço de ignição seletivo até 24 graus, atendendo à necessidade de um motor movido a GNV.
Este avanço, com a contribuição secundária da centelha mais potente, proporciona um ótimo resultado com GNV.

Atenciosamente,

-------------------------------------------------------------------------------
Sérgio Raposo

Motor Spice electronic devices
automação veicular - off-road - GNV - alta performance

http://www.motorspice.com.br

telefone: 0**21 2611-4209, 2610-5070
celular: 0**21 9136-4003
fax: 0**21 2611-4209, 2610-5070
e-mail: sraposo@motorspice.com.br
MSN Messenger: motor_spice@hotmail.com


[]'s

Sukys
12/11/2007, 06:26
Pessoal,

No meio da semana passada recebi email do Jonatan se oferendo para avaliar o CCI em seu Niva, o que foi combinado para este domingo, quando não só o conheci pessoalmente como também outros participantes da comunidade Niva, do Orkut.
Por se tratar de momento de confraternização entre eles (churrascada) o CCI foi instalado de forma temporária e checado rápidamente apenas em seu funcionamento.
Após a confraternização voltamos a conversar por telefone, apenas para trocar idéia sobre as primeiras impressões, e à noite, após ter utilizado o carro em percurso mais extenso, recebi email que, em sua próprias palavras, tem este resumo:

-"o carro ficou o bixo, andando bem mais nas retas, se mantendo bem em subidas e mais esperto nas retomadas"

Isso em motor absolutamente original e sem nenhuma alteração de ajustes, já que a única coisa em que coloquei a mão foi na fiação da ignição para poder instalar o CCI, que sequer teve seu ajuste otimizado, coisa que será feita pelo próprio Jonatan em função do seu uso.
Ele ficou de efetuar a instalação definitiva e de me colocar à par dos resultados, e se por aqui tiver alguém que também participe do Orkut, poderá checar isso tudo por lá, com o próprio Jonatan.

Sds,
Sukys

Rones Jr
12/11/2007, 10:22
Sukys,

mandei uma MP sobre o CCI , eu e depósitos bancários! No aguardo,

Rones

Soldier
12/11/2007, 11:22
Isso poderá se refletir em menor consumo tb?

[]'s

Rones Jr
12/11/2007, 12:00
Muito provavelmente sim, pois a queima parece ter ficado mais eficiente...mas, quero ver consequirmos andar devagar agora....acabamos por pisar mais, bebendo mais....porém coloquem em uma reta, carros iguais a mesma velocidade (teste grosseiro!) que certamente um irá andar mais (distância) que o outro...

Jonatars
13/11/2007, 00:16
Olá camaradas, alguns aqui já me conhecem, participo deste forúm e dos camaradas do Niva do Orkut, já tive contato com o Sukys no tópico de PX quando estava instalando meu rádio e li muitos de seu tópicos, sempre acompanho as suas aulas:concordo:, neste tópico em particular, me interessei em dar minha impressão sobre a ignição que havia instalado no meu carro e me deparei com o Sukys, dando mais uma aula e solicitando um voluntario para o teste do CCI, e não encontrando um carro com as caracteristicas necessarias ofereci o meu para o teste, e camaradas, o negócio é o seguinte, instalamos Domingo, no meio de um churrasco de Niveiros onde a toda hora um camarada o chamava para analisar algum problema eletrico, a instalação durou acredito eu menos de dez min, e eu já parti para o que interessa, andar com o carro, logo na saída, já senti ele meio violento, dei apenas uma volta no quarteirão e o testei em uma ladeira onde eu senti uma boa melhora, mas foi no caminho para casa que fiz o teste derradeiro, de Sapopemba até Santo André onde o ganho de potência do carro foi realmente sentido, nas arrancadas, nas trocas de marchas onde senti o motor trabalhando bem mais redondo e mantendo a potência em subidas onde caracteristicamente o Niva perde potencia mesmo embaldo, senti essa melhora principalmente na quarta marcha onde não houve perda de potência somente em subidas mais acentuadas, hoje fiz o teste indo trabalhar com ele e fui ajustando o CCI na ida e na volta, no meio do caminho eu parava o carro ligava o alerta e ajustava o comando ( o CCI para a galera entender é uma caixinha do tamanho de um maço de cigarro com uma luz vermelha que indica seu funcionamento e um botão redondo que gira sentido horario e anti-horaio para o ajuste como um botão de volume de rádio) e partia novamente, ele foi instalado provisóriamente no cofre do motor e suas conexões estão enroladas e com fita isolante, e segundo o Sukys isso compromete um pouco o produto pois em alguns ajustes a marcha lenta oscila um pouco, por isso me comprometi com ele de concluir a instalação de forma correta, passando o comando para dentro do carro e soldando as conexões como manda o figurino, pois o teste para mim já foi e o CCI não sai mais do meu carro! Hoje o carro pegou melhor de manhã e o motor que demora quatro quarteirões para esquentar e ficar legal, hoje no segundo eu já tinha desligado o afogador ele já estava normal, o que relamente tem me chamado a atenção, é que o carro está com o motor bem mais redondo, está deslizando melhor, não parece aquele carro amarrado que conheço, e essa é a parte que mais gostei! No mais é isso aí, tá andando bem mais, com um torque bem melhor, as retomadas estão melhores, e o motor parece mais suve nas trocas de marchas e em seu funcionamento, a lenta tem oscilado, pois como disse acima a instalação foi feita as pressas apenas para teste e será corrigida. Até o final da semana passo para vocês o consumo ( que hoje fica em torno de 6 km/L na cidade) e verei se consigo testa-lo na estrada, e conforme for usando vou passando a minha impressão para os companheiros que até agora foi a melhor possível!:concordo:

Jonatan

Soldier
13/11/2007, 11:15
Pô... por que não deram um "chamado geral" pra esse churrasco de Niveiros :sad: ? Ou não era pra qualquer :roll: Niveiro???

Girti
13/11/2007, 14:00
Pô... por que não deram um "chamado geral" pra esse churrasco de Niveiros :sad: ? Ou não era pra qualquer :roll: Niveiro???

Faço minha a pergunta do Soldier: por que não houve uma convite para todos os participantes das discussões? Eu fiquei "moscando" em São Paulo, teria ido...

Magoei.... :(

[ ]s

Gustavo Niva
13/11/2007, 15:17
Pessoal, o Sérgio Raposo da MotorSpice postou isso uns dias atrás... http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=33836

Vale a pena dar uma olhada nos vídeos, principalmente os testes de água e faísca... Só não sei se o DIS faz a correção da curva como o do Sukys...

OBS: Pra quem não conhece, o Chapéu é um mecânico de 4x4 bastante respeitado por aqui...

Sukys
13/11/2007, 17:16
por que não houve uma convite para todos os participantes das discussões?

Da minha parte, por diversas vezes me coloquei à disposição de efetuar a avaliação em qualquer lugar de Sampa e na presença de quem quisesse, e o interesse por dono de carro com motor original equipado com sensor Hall foi zero, e até teve gente que (em outro tópico) tirou um sarro com a solução que estava propondo.
Como o CCI não é nenhuma solução tabajara (por sinal, muita gente acredita mais em solução tabajara do que em solução técnica devidamente explicada e detalhada, e é só "passear" pelo fórum pra qualquer um chegar a esta conclusão) já estava desistindo de continuar nesse assunto por aqui quando o Jonatan, que não é participante ativo deste fórum, se dispôs em avaliar, e à princípio marcamos para o sábado, em São Bernardo, só que neste meio tempo o Jonatan comentou o fato com o pessoal do Orkut, e como entre eles já existia marcada a confraternização entenderam por bem em me convidar.
Fui até lá, e embora por diversas vezes tenha sido convidado à participar do churrasco só senti o cheiro da carne, porque apesar de não ser dono de Niva meu interesse estava centrado no Niva, e foi entre capôs abertos e muita conversa sobre mecânica, hora com um hora com outro, que passei a tarde toda, e foi com esta mesma objetividade que o Jonatan perdeu tempo escrevendo suas impressões aqui pelo fórum.

E o resultado disso tudo está ai: tópico sobre ignição no Niva, solução para melhora do Niva, relato de dono de Niva com suas impressões, e apenas dois comentários sobre o porque da falta de convite, como se os participantes de um fórum tivessem como obrigação extender tal convite para todos os outros fóruns, listas, e grupos de discussão.

Sinceramente, depois dessa - e de outras mais - só rindo mesmo, e quem quiser que fique com os "tabajaras da vida", que pra esses não é necessário avaliação, basta fazer uso do gogó, e de preferência toda hora e em tudo quanto é lugar.


Voltando agora ao que interessa, como o CCI deu resultado até em motor original, o que pra mim não foi novidade, estou pensando em fazer versão com duas curvas para atender o pessoal do GNV, e versão com amplificador de corrente pra atender também o pessoal que ainda usa platinado.
Para os demais casos, se alguém se interessar é só mandar MP ou email, porque não vou ficar fazendo "flood" no fórum só pra chamar a atenção, deixo o flood para os produtos tabajara que estão por ai.

Sds,
Sukys

Otávio Luiz
13/11/2007, 17:42
...estou pensando em fazer versão com duas curvas para atender o pessoal do GNV...

Sukys, tenho real interesse neste aí, p/ álcool e GNV, motor taxado, 1.7 com comando.
Quando estiver pronto manda uma MP, sinal de fumaça, o que for melhor.
No aguardo...

Soldier
13/11/2007, 17:57
embora por diversas vezes tenha sido convidado à participar do churrasco só senti o cheiro da carne, porque apesar de não ser dono de Niva meu interesse estava centrado no Niva, e foi entre capôs abertos e muita conversa sobre mecânica, hora com um hora com outro, que passei a tarde toda, e foi com esta mesma objetividade que o Jonatan perdeu tempo escrevendo suas impressões aqui pelo fórum.

E o resultado disso tudo está ai: tópico sobre ignição no Niva, solução para melhora do Niva, relato de dono de Niva com suas impressões, e apenas dois comentários sobre o porque da falta de convite, como se os participantes de um fórum tivessem como obrigação extender tal convite para todos os outros fóruns, listas, e grupos de discussão.

Sinceramente, depois dessa - e de outras mais - só rindo mesmo,



Sukys e demais Camaradas...

Quero esclarecer que minha intenção era somente conhecer os "camaradas" que como eu possuem e gostam do Niva, como citei em outro comentário meu neste mesmo tópico, pois a meu ver esse fórum assim como o do Orkut, destina-se a unir e confraternizar, ajudar e transferir conhecimento entre niveiros e demais off-roaders, que acredito, sejam em sua grande maioria, pessoas maduras e educadas. O comentário retratado acima é, ao meu ver, totalmente contrário a esse objetivo de confraternização, companheirismo e camaradagem.

E eu, sinceramente lamento muito por isso.

Girti
13/11/2007, 19:31
Sukys e demais Camaradas...

Quero esclarecer que minha intenção era somente conhecer os "camaradas" que como eu possuem e gostam do Niva, como citei em outro comentário meu neste mesmo tópico, pois a meu ver esse fórum assim como o do Orkut, destina-se a unir e confraternizar, ajudar e transferir conhecimento entre niveiros e demais off-roaders, que acredito, sejam em sua grande maioria, pessoas maduras e educadas. O comentário retratado acima é, ao meu ver, totalmente contrário a esse objetivo de confraternização, companheirismo e camaradagem.

E eu, sinceramente lamento muito por isso.

Entendi, pela mensagem anterior do Soldier, que ele lamentava, como eu também, haver perdido uma oportunidade de conhecer e confraternizar com outros niveiros. Conheci o Soldier pessoalmente no Pacaembu, há algum tempo, mas, de modo geral, depois da extinção dos encontros no Ibirapuera, o pessoal se dispersou, ficando difícil juntar a turma dos Nivas. Um encontro como este ao qual estamos nos referindo teria sido uma ótima oportunidade de conhecer ou rever o pessoal. Pena que não foi amplamente divulgado... Quem sabe numa próxima, o pessoal faz mais propaganda? :-D

A propósito: alguém pretende ir ao Pacaembu amanhã?

[ ]s

Sukys
13/11/2007, 19:50
...que acredito, sejam em sua grande maioria, pessoas maduras e educadas. O comentário retratado acima é, ao meu ver, totalmente contrário a esse objetivo de confraternização, companheirismo e camaradagem.

Meu caro, sou jipeiro há décadas, e quando muitos aqui nem tinham nascido eu já estava ajudando na criação deste movimento. De lá para cá aprendi alguma coisa, sempre na base de MUITA RALAÇÃO porque nada chegou à mim de mão beijada, e de alguns anos para cá resolvi passar meu conhecimento na forma de textos, tanto na Jipenet quanto neste fórum quanto em alguns sites que existem espalhados por aí, e estes textos somam-se aos milhares, sempre com conteúdo técnico, sempre com toda a educação, compreensão e paciência, muita paciência, e sempre que possível desvinculando estes textos do conteúdo do meu site, onde até lá faço as coisas POR GOSTO e não por profissão.
Assim como faço ao vivo, neste fórum também transito entre Nivas, Cherokees e Willys, e faço isso porque sou versado e tenho o que escutar e o que falar, sempre tratando a todos como igual, porque carro pra mim é máquina e não forma de ostentação.
Então meu caro, não me venha tentar passar nas entrelinhas que deixei de lado a camaradagem, companheirismo, maturidade ou educação, e pra qualquer outro que ainda tenha dúvida sobre isso que volte alguns posts na leitura deste tópico, ENTENDA o que foi escrito e que tire as próprias conclusões, porque pra mim, ponto final, tô fora, tenho coisa mais útil pra fazer da vida e que continuem o tópico da forma que bem entenderem.


Magoa por falta de convite, tenham a santa paciência...


.

Jonatars
14/11/2007, 01:52
Camarada Soldier e Gil, já nos topamos pelo fórum do Orkut, a galera que me referi no meu post vocês conhecem bem, Caio Pompeu(Niva Pantanal), Osmar ( Niva Homen Aranha), Eduardo(Niva Capitão Caverna), Jair (Niva Mimoso), Willien (Niva Rabugento), Rogério( do Niva Dinossauro ), Osvaldo (Niva Preto) e Alberto( Niva Azul com climatizador de caminhão no teto bancos de Mitisubichi vulgo caçulinha) de Santos e eu Sou o JOnatan do Niva OMO o branco mais que branco dos tópicos proximo passeio lembram? E desde o começo do ano já fomos em três passeios e uma viagem com convite aberto a todos no forum do orkut, e sempre somos só nós, muitos dizem que vão, mas na hora H, são sempre as mesmas caras que vão e voltam juntas, mas não fiquem tristes, em Dezembro se der tudo certo, faremos outro e se for possivel para vocês, participem e conheçam a turma, os churrascos e confraternizações são consequencia. Postarei convite aqui e lá o tópico acho que já está até aberto como proximo passeio parte 3.
Ao que interessa; os testes continuaram hoje com o CCI e em determinado momento desliguei para sentir a diferença de como está para como era, pois o que é bom se acostuma rapido e o que é ruim se esquece mais rápido ainda, dois quarteirões e CCI ligado denovo, foi sem novidades, a mesma melhora que já relatei no outro tópico, e a partida da manhã ficou mais fácil também, amanhã irei viajar e na sexta posto se senti alguma melhora em estrada e dados sobre consumo para vocês, no mais por enquanto é isso, o compromisso que assumi com o Sukys e com os camaradas aqui do fórum é esse, ir passando para a galera o que tenho achado e como tem se comportado o Niva com o CCI, e é o que farei sejam elas boas ou ruins para ajudar a formar a opinião dos camaradas que tem interesse no CCI, afinal, camaradas com problemas, aparecem vários, todos o dias, mas camarada com soluções, como a do Sukys, não é todo dia não!

Abraços a todos e bom feriado

Jonatan

Girti
14/11/2007, 04:20
Camarada Soldier e Gil, já nos topamos pelo fórum do Orkut, a galera que me referi no meu post vocês conhecem bem, Caio Pompeu(Niva Pantanal), Osmar ( Niva Homen Aranha), Eduardo(Niva Capitão Caverna), Jair (Niva Mimoso), Willien (Niva Rabugento), Rogério( do Niva Dinossauro ), Osvaldo (Niva Preto) e Alberto( Niva Azul com climatizador de caminhão no teto bancos de Mitisubichi vulgo caçulinha) de Santos e eu Sou o JOnatan do Niva OMO o branco mais que branco dos tópicos proximo passeio lembram? E desde o começo do ano já fomos em três passeios e uma viagem com convite aberto a todos no forum do orkut, e sempre somos só nós, muitos dizem que vão, mas na hora H, são sempre as mesmas caras que vão e voltam juntas, mas não fiquem tristes, em Dezembro se der tudo certo, faremos outro e se for possivel para vocês, participem e conheçam a turma, os churrascos e confraternizações são consequencia. Postarei convite aqui e lá o tópico acho que já está até aberto como proximo passeio parte 3.
Ao que interessa; os testes continuaram hoje com o CCI e em determinado momento desliguei para sentir a diferença de como está para como era, pois o que é bom se acostuma rapido e o que é ruim se esquece mais rápido ainda, dois quarteirões e CCI ligado denovo, foi sem novidades, a mesma melhora que já relatei no outro tópico, e a partida da manhã ficou mais fácil também, amanhã irei viajar e na sexta posto se senti alguma melhora em estrada e dados sobre consumo para vocês, no mais por enquanto é isso, o compromisso que assumi com o Sukys e com os camaradas aqui do fórum é esse, ir passando para a galera o que tenho achado e como tem se comportado o Niva com o CCI, e é o que farei sejam elas boas ou ruins para ajudar a formar a opinião dos camaradas que tem interesse no CCI, afinal, camaradas com problemas, aparecem vários, todos o dias, mas camarada com soluções, como a do Sukys, não é todo dia não!

Abraços a todos e bom feriado

Jonatan


Jonatan, Sukys e ALL

Antes que esta "bola de neve" role e aumente ainda mais:

Realmente, conheço grande parte do pessoal via Orkut, cheguei a encontrar alguns no Ibirapuera ou no Pacaembu. Sei que, através do Orkut, estavam tentando marcar um passeio/trilha, mas este ainda não havia sido marcado definitivamente (aquela história, quando um pode, o outro não pode, etc...). Como eu estava acompanhando o tópico, e não encontrei nenhuma referência a este encontro/teste, foi para mim uma surpresa (que, suponho, também foi a do Soldier) saber que houve um encontro do pessoal. Apenas fiquei surpreso pelo fato de, apesar das inúmeras mensagens trocadas no Orkut, não haver sido divulgado este encontro. Surpreso não significa "bravo", ou "ofendido" (aquele "magoei" era uma brincadeira, por isso coloquei o "smilie triste" ao lado, mas talvez tenha sido mal interpretado, mea culpa), ao que parece tudo não passou de um desencontro de informações.

Acho que devemos seguir em frente com o assunto CCI, que,creio eu, interessa a muitos de nós, deixando de lado as discussões paralelas, que não nos levarão a lugar nenhum.

[ ]s

Soldier
14/11/2007, 09:45
Jonatan, Sukys e ALL

...Como eu estava acompanhando o tópico, e não encontrei nenhuma referência a este encontro/teste, foi para mim uma surpresa (que, suponho, também foi a do Soldier) saber que houve um encontro do pessoal. Apenas fiquei surpreso pelo fato de, apesar das inúmeras mensagens trocadas no Orkut, não haver sido divulgado este encontro. Surpreso não significa "bravo", ou "ofendido" (aquele "magoei" era uma brincadeira, por isso coloquei o "smilie triste" ao lado, mas talvez tenha sido mal interpretado, mea culpa), ao que parece tudo não passou de um desencontro de informações.

Acho que devemos seguir em frente com o assunto CCI, que,creio eu, interessa a muitos de nós, deixando de lado as discussões paralelas, que não nos levarão a lugar nenhum.

[ ]s

Faço minhas as palavras do Gil... só tenho a acrescentar que :discordo: não ataquei diretamente a ninguém e nem era essa minha intenção, só estranhei a falta de divulgação, mas "na boa", :wink: estava brincando... entretanto, quando me senti desrespeitado, fui compelido a me defender e não deixei nada em "entrelinhas", fui bem claro.

No mais, não me manifestarei mais sobre o assunto independente de possíveis réplicas ou tréplicas, até pq este não é um espaço pra isso.

Grande abraço a todos e espero que nos conheçamos numa próxima oportunidade!:dance:

lucasane
25/11/2007, 13:48
Jonatan, alguma novidade? O CCI esta funcionando legal?

[],s
Luis

mauniva
26/11/2007, 10:36
Camaradas Niveiros,sou novo no ramo de mecânica,mas acredito que 330.00 reais
e muito caro para o resultado.Acredito também que sem uma solução para os diferênciais do niva nada mudara;o motor com adaptações poderá ter algum ganho de correções,aumento da faisca,economia etc...
Tenho no meu niva(motor original) Distribuidor ap e bobina plástica,tive que acertar o ponto aos poucos e tive o mesmo resultado do Jonatars ou seja velocidade nas retas
e melhora nas subidas sempre embalado (motor cheio) as retomadas melhoraram também,talves o niva do Jonatars ande um pouco mais com a CCI.
Estou agora preparando um distribuidor CHT (Del Rey,Belina)estou pensando em dar um passe no volante do motor(terei que conversar com quem entende de embreagem).

Sukys
26/11/2007, 17:29
Estou retornando a este tópico apenas para fazer um comentário e um posicionamento.

Comentário ao Mauniva, o RCI (ex-CCI e que mudou para um nome mais condizente com a sua função) não custa 330,00 e sim menos da metade deste valor, e por se tratar de algo que melhora o rendimento sem aumentar o consumo pode até ser encarado como investimento e não como despesa.

Posicionamento ao Luis. Durante estes dias o Jonatan tem me reportado suas impressões sobre o RCI e como provavelmente ele não tomou conhecimento sobre o seu questionamento tomo a libertade de reproduzir o que me foi passado por ele, na forma deste resumo:



13/11

Sukys, antes de mais nada gostaria de dizer que eu estou gostando muito do desempenho do carro, melhorou bastante, hoje testei na minha realidade e pude comprovar melhora em todos os sentidos, parei o carro varias vezes e ajustei de diversas formas o CCI e em todas eu continuei sentindo ganho, em alguns ajustes o torque se acentua, em outros o funcionamento durante as trocas de marcha e velocidade constante ficam ainda mais suaves, gostei de todos os ajustes, que fiz, e por enquanto tenho brincado bastante com ele, de manhã pegou melhor, e o motor entrou na temperatura de funcionamento mais rápido do que o normal (isso eu gostei bastante).

18/11

No mais a melhora continua o consumo acredito que te passo no domingo ou segunda, pois como não fui viajar, não abasteci ainda para medi-lo e não testei na estrada, porém há uma avenida aqui perto de casa que quase não tem movimento e não tem radares, na quarta a noite dei uma boa esticada nela e pela primeira vez, desde que tenho o Niva a uma ano e meio, passei a quinta marcha na cidade rssssss....

25/11

Em uma análise mais detalhada do problema do meu Niva com o Sr. João da Bomer esta semana, constatamos que os cabos de velas da viatura estavam lascados e provavelmente, estaria havendo fuga de corrente em pelo menos dois deles, trocamos por novos R$ 40,00 e adivinha? O carro está maravilhoso e o RCI funciona perfeitamente, sem oscilações no motor, tá andando muito!
No mais o que realmente me agrada no RCI, é que ele não faz milagre, mas dá um bom ganho no rendimento, um comando aerocar também dá um otimo ganho, segundo informações de quem tem o original e bem regulado, mas também não faz milagre e custa dez vezes mais, os Niveiros tem a oportunidade de ter em mãos um otimo produto que não requer adptação e traz uma melhora significativa com investimento muito baixo, medi o consumo hoje (domingo), e ele se manteve em 6 km/l, considerando que eu acelerei e forcei além do normal, fica claro que houve melhora sim, também dei umas voltas pela Via Anchieta hoje, e deu para sentir que o rendimento na estrada melhorou também, por enquanto é isso

Convém frisar que o Niva do Jonatan possui MOTOR ORIGINAL, e como já escrevi diversas vezes, em motor com alteração de taxa, comando, cilindrada ou combustível nem existiria a necessidade de tal avaliação.

No mais, se alguém aqui de Sampa tiver interesse estou à disposição até para um "teste drive", que poderá ser feito junto à oficina preferida, clube ou qualquer encontro de jipeiros, da forma mais transparente e clara possível. É só uma questão de marcar por fone ou email.

Sukys

Jonatars
26/11/2007, 22:02
Camaradas, desculpem o sumiço, mas tive problemas familiares e com o Niva que impossibilitaram a continuação do relato como prometido, mas o Sukys já repassou minha experiência nesta semana e só tenho acrescentar que no domingo testei na trilha e tanto o desempenho quanto o consumo foram exelentes testei outros 4 Nivas e nenhum anda mais que o meu, inclusive um deles foi alterado para 1.7 e roda no alcool, e seu dono é mecânico da Mercedez-Benz, na estrada ele teve rendimento melhor, mas em arrancadas e resposta em retomadas o meu está de longe bem melhor, isto foi dito por ele mesmo,por sua esposa e por muitos outros que dirigiram meu Niva, o único Niva que realmente anda bem mais que o meu é o do meu camarada Osmar que está com ignição eletronica, motor 1.7 e comando aerocar, esse anda! E ainda vai instalar o RCI, ai não vai dar graça!

jiper
27/11/2007, 22:16
Compadre, tenho um distribuidor com ignição eletronica pro Niva original.
Vai junto um modulo e chicote para ligação. Mando tb esquema eletrico.
Vc terá que usar a tampa e o rotor do seu dist. atual.
Se interessar mando fotos. Preço R$ 200,00 + frete.
Aguardo.

Rones Jr
05/12/2007, 00:29
Pessoal,

Também comprei o RCI do Sukys. Segue abaixo mail que enviei hoje para ele depois de completar a instalação no sábado passado.

"Sukys,

Houve duas coisas. 1 - erro de interpretação. Acreditava que o RCI passava atuar já na lenta, já que no manual fala em ajuste da mesma, ai pensei...já que tenho que ajustar a lenta o aparelho atua na lenta! 2 - Havia um rasgo na conexão do avanço do carburador que recebe a tubulação do avanço do distribuidor. Com o andar e aquecimento este rasgo dilatava. Só foi possível verificar com ouvido perto do carbura e um pouco de água com sabão por ali...

Uma vez corrigido, o motor funcionou suave e pude fazer o teste: Giro 2500 rpm´s, carbura travado para manter a rotação. Girei lentamente e sim percebi alteração na rotação, nada de 1000 rpm´s a mais ou menos....mas bem percepítivel. Mas, oque mais chama a atenção é modo que motor funciona, parece a cerveja: redondo.

Não tenho mais que queimar embreagem em algumas curvas lentas, mesmo de terceira (claro, sempre há um limite), bem como as saídas de quebra molas. Subir a terceira ponte com o mínimo de embalo subo a 90 de 5ª marcha. Acompanhar o trânsito ficou mais fácil e divertido.

É isso. Aprovado"

Galera, não esperem milagres, mas se o carro estiver em ordem (Carbura, velas, cabos, bobina...) a diferença é nítida. Lembra até injeção eletrônica, de longe mais lembra, com acelarações lisas e planas. Vou tentar andar nas mesmas velocidades dantes...pra ver se o consumo melhorar, mas vai ser difícil pq o carro tá chamando pra acelerar...

Lembrando que meu carro é original 1.6, carbura russo original do carro ainda, ignição de Laika.

Gustavo Niva
05/12/2007, 13:20
Hmmmmm.... ótimo mais um relato positivo... pelo jeito todos vão ser assim...

Eu só não coloquei ainda pq tô com carburação e ignição ruins, então tenho receio de não sentir direito a diferença.... mas...... como esses 2 detalhes tão sendo ajeitados agora, já posso pensar em instalar logo...

Tá saindo por quanto?

E no GNV? Tem que usar regulagem diferente?

Rones, tem como tu postar umas fotos, só pra gente fazer idéia de como fica a instalação?

Rones Jr
05/12/2007, 15:59
Hmmmmm.... ótimo mais um relato positivo... pelo jeito todos vão ser assim...

Eu só não coloquei ainda pq tô com carburação e ignição ruins, então tenho receio de não sentir direito a diferença.... mas...... como esses 2 detalhes tão sendo ajeitados agora, já posso pensar em instalar logo...

Tá saindo por quanto?

E no GNV? Tem que usar regulagem diferente?

Rones, tem como tu postar umas fotos, só pra gente fazer idéia de como fica a instalação?

Parece que há uma versão para GNV...com um fio amarelo a mais. Vou tirar fotos...mas para ter idéia: a caixinha fixada na vertical, na lateral do console do rádio com fita dupla face. O fio vermelho foi para um postivo na cx de fusíveis. Os outros passei pela cx de ar e cheguei ao porta luvas, onde havia um furo por trás do forro. Cortei os fios da ignição e instalei conectores, para retirada se for o caso.

Gustavo Niva
04/01/2008, 21:07
...e é aqui que está o diferencial do CCI, que não altera o ponto estático e sim a dinâmica do distribuidor...


Acreditava que o RCI passava atuar já na lenta, já que no manual fala em ajuste da mesma, ai pensei...já que tenho que ajustar a lenta o aparelho atua na lenta!

Ainda tô com uma dúvida :parede:, a impressão que tenho é que a gasolina irá ter um ponto estático e dinâmica diferentes do gnv... então, pra usar no gnv e gasolina, com ambas as curvas devidamente corrigidas eu teria que usar 2 rci e também um "variador de ponto estático"???

:parede:

Sukys
07/01/2008, 14:32
Postado originalmente por Rones Jr
Acreditava que o RCI passava atuar já na lenta, já que no manual fala em ajuste da mesma, ai pensei...já que tenho que ajustar a lenta o aparelho atua na lenta!

Sobre isso o manual é bem claro, como consta:
Antes de proceder ao ajuste (do RCI), é recomendável checar o ponto estático do distribuidor com luz estroboscópica (pistola de ponto), posicionando este ajuste conforme o indicado pelo fabricante ou preparador do motor.


Ainda tô com uma dúvida :parede:, a impressão que tenho é que a gasolina irá ter um ponto estático e dinâmica diferentes do gnv... então, pra usar no gnv e gasolina, com ambas as curvas devidamente corrigidas eu teria que usar 2 rci e também um "variador de ponto estático"???

O ponto estático (ou ponto inicial, aquele que é ajustado pelo corpo do distribuidor) não é muito diferente para a gasolina ou para o GNV, o que torna fácil encontrar um ajuste compatível (por vias convencionais) para os dois combustíveis, lembrando, mais uma vez, que o ajuste de ponto estático tem tudo a ver com estabilidade de marcha lenta.
Quando o assunto é avanço de ignição versus tipo de combustível, a grande diferença fica por conta do avanço centrífugo.

.

Rones Jr
12/01/2008, 20:59
Gustavo, coloquei a foto no meu flog. Assim como da mudança de local da bobina...

GARCIA/SP
13/01/2008, 22:15
Pessoal,

Também comprei o RCI do Sukys. Segue abaixo mail que enviei hoje para ele depois de completar a instalação no sábado passado.

"Sukys,

Houve duas coisas. 1 - erro de interpretação. Acreditava que o RCI passava atuar já na lenta, já que no manual fala em ajuste da mesma, ai pensei...já que tenho que ajustar a lenta o aparelho atua na lenta! 2 - Havia um rasgo na conexão do avanço do carburador que recebe a tubulação do avanço do distribuidor. Com o andar e aquecimento este rasgo dilatava. Só foi possível verificar com ouvido perto do carbura e um pouco de água com sabão por ali...

Uma vez corrigido, o motor funcionou suave e pude fazer o teste: Giro 2500 rpm´s, carbura travado para manter a rotação. Girei lentamente e sim percebi alteração na rotação, nada de 1000 rpm´s a mais ou menos....mas bem percepítivel. Mas, oque mais chama a atenção é modo que motor funciona, parece a cerveja: redondo.

Não tenho mais que queimar embreagem em algumas curvas lentas, mesmo de terceira (claro, sempre há um limite), bem como as saídas de quebra molas. Subir a terceira ponte com o mínimo de embalo subo a 90 de 5ª marcha. Acompanhar o trânsito ficou mais fácil e divertido.

É isso. Aprovado"

Galera, não esperem milagres, mas se o carro estiver em ordem (Carbura, velas, cabos, bobina...) a diferença é nítida. Lembra até injeção eletrônica, de longe mais lembra, com acelarações lisas e planas. Vou tentar andar nas mesmas velocidades dantes...pra ver se o consumo melhorar, mas vai ser difícil pq o carro tá chamando pra acelerar...

Lembrando que meu carro é original 1.6, carbura russo original do carro ainda, ignição de Laika.

Rones,

Tive a oportunidade de dirigir o Niva do camarada Jonatan (que também tem o RCI), e, realmente, é isso tudo que vc falou...o bicho fica redondo...acelera de forma "homogênea" ...chega mesmo a lembrar um motor injetado...Fiquei impressionado...nota 10!:palmas:

Abs
Renato

Girti
13/01/2008, 22:30
Estou retornando a este tópico apenas para fazer um comentário e um posicionamento.

Comentário ao Mauniva, o RCI (ex-CCI e que mudou para um nome mais condizente com a sua função) não custa 330,00 e sim menos da metade deste valor, e por se tratar de algo que melhora o rendimento sem aumentar o consumo pode até ser encarado como investimento e não como despesa.

Posicionamento ao Luis. Durante estes dias o Jonatan tem me reportado suas impressões sobre o RCI e como provavelmente ele não tomou conhecimento sobre o seu questionamento tomo a libertade de reproduzir o que me foi passado por ele, na forma deste resumo:



Convém frisar que o Niva do Jonatan possui MOTOR ORIGINAL, e como já escrevi diversas vezes, em motor com alteração de taxa, comando, cilindrada ou combustível nem existiria a necessidade de tal avaliação.

No mais, se alguém aqui de Sampa tiver interesse estou à disposição até para um "teste drive", que poderá ser feito junto à oficina preferida, clube ou qualquer encontro de jipeiros, da forma mais transparente e clara possível. É só uma questão de marcar por fone ou email.

Sukys

Sukys, eu enviei e reenviei diversas vezes uma mensagem a você perguntando sobre o RCI, mas não recebi resposta. Você sabe se está havendo algum problema com o seu endereço de e-mail?

[ ]s

Sukys
14/01/2008, 03:58
Respondi a dois emails seus, Gil, o último em 21 de Novembro. De lá para cá não recebi nenhum outro, e neste período mantive contato com diversas pessoas e nenhuma relatou problemas do tipo.
Em todo o caso, podemos conversar por aqui, por MP, ou mesmo por telefone.

.

Otávio Luiz
14/01/2008, 10:48
Pessoal,
Instalei sábado agora o RCI.
Conforme instrução do Sukys, e querendo corrigir as duas curvas (álcool e GNV) instalei ele ligado direto, tanto no álcool como no GNV.
Acontece que no álcool começou a bater pino, tive que reduzir a curva pra parar. No GNV tranquilo...
Então ligei com a habilitação só p/ GNV, ou seja, só utilizo o RCI no GNV.
De cara a lenta estabilizou melhor, antes ficava um pouco baixa (no GNV) 500 rpm, agora está com 900 rpm. Sempre existiu uma diferença de lenta entre GNV e álcool, conforme o Aldo (antigo dono) e outros relatos de Nivas com GNV. Agora as lentas estão mais próximas.
A maior diferença que senti até agora é na elevação do giro. No álcool ele sempre foi mais esperto, o giro sobe mais rápido que no GNV. Agora está mais equilibrado, o giro subindo melhor no GNV, o motor está mais redondo.
Ainda estou descobrindo o melhor acerto ( o RCI tem regulagem), e ainda vou verificar a economia de combustível.
Quanto a melhora de desempenho não posso afirmar ainda. Só rodei no fds, testando alguns ajustes. Se alguém que tenha o RCI tiver uma dica, manda aí.

Girti
14/01/2008, 13:36
Respondi a dois emails seus, Gil, o último em 21 de Novembro. De lá para cá não recebi nenhum outro, e neste período mantive contato com diversas pessoas e nenhuma relatou problemas do tipo.
Em todo o caso, podemos conversar por aqui, por MP, ou mesmo por telefone.

.

Sukys, enviei uma MP com a cópia de minhas mensagens, vamos tentar descobrir o que houve!

Abraço!

Sukys
14/01/2008, 15:30
Gil,

Já lhe enviei MP.

Otávio,

Você percebeu na prática o que lhe havia comentado por email, de que a curva ideal para o GNV é mais avançada do que a curva para o álcool, o que, por consequência, faz com que o avanço ideal para o GNV se torne excessivo para o álcool, acarretando em detonação (quando no álcool, evidentemente).

Agora uma dica: uma vez encontrado a melhor curva para o GNV é conveniente fazer uma verificação na carburação, reajustando, se necessário, a mistura ar/GNV. O ideal é fazer isso com analisador de gases ou, pelo menos, com sonda lambda, assim terá certeza sobre a mistura e sobre o melhor rendimento.

No mais, controle sobre o ponto de ignição é tudo de bom, e com ajuste ALÉM da conta o motor poderá render ainda mais, mas EXCESSO de ponto também acarreta em excesso de temperatura no motor e até em detonação (vide o que aconteceu com o uso de álcool com a curva para o GNV).

Siga o exemplo dos fabricantes de cerveja, e use o ajuste de curva com moderação. :-)

.

Otávio Luiz
15/01/2008, 09:45
Valeu Sukys, uma informação importante que você me passou por e-mail é quanto a regulagem, que quando tudo p/ a esquerda fica com o ponto original, e virando p/ a direita vai aumentando a curva.
Por isso que quando liguei no álcool só pude adiantar um pouquinho e já batia pino. Agora sei que tô andando com ele no talo!!! Vou rever minhas regulagens...:concordo:

Sukys
15/01/2008, 17:26
Avanço de ignição é algo muito complexo, e como boa parte desta complexidade já é tratada de forma automática pelo RCI, resta apenas entender o seguinte:

Com ajuste totalmente em sentido anti-horário a curva será a original, gerada pelo avanço do distribuidor, e a medida em que o ajuste é deslocado em sentido horário maior será a atuação do RCI junto à curva original.
Fazendo um paralelo bem simples, é o mesmo que acontece com o controle de volume de um equipamento de som: com o ajuste totalmente em sentido anti-horário o volume é zero (curva original), totalmente em sentido horário o volume é máximo (curva original + curva do RCI no máximo), e em pontos intermediários do ajuste existe uma correspondência com o volume (curva original + curva do RCI com avanço correspondente ao ajuste).

Como ponto de partida para o ajuste definitivo pode-se economizar algum tempo partindo de um pré-ajuste: posicionando o potenciômetro em meio-curso, utilizar o carro, de preferência em percurso rotineiro, já que assim é mais fácil observar alterações de desempenho, e alterar o ajuste para mais ou para menos, em pequenos passos, até observar o ponto de ajuste em que o motor apresenta o melhor desempenho.

Dica: dentro de certos limites e que dependem de inúmeras variáveis (temperatura, pressão, qualidade e tipo de combustível, mistura ar/combustível, etc. etc.) pode-se dizer que quanto maior o avanço de ponto maior o torque e potência, tanto que em competição (e quando não se faz uso de dinamômetro) tem quem ajuste o ponto até que o motor comece a detonar, e daí se faz um pequeno atraso, o suficiente para evitar a detonação. Com isso o motor funciona "no talo", gerando tudo o que tem que gerar, só que no limiar da ocorrência de detonação e com a câmara de combustão em temperatura elevada.
Em competição ainda vá lá, mas em uso "de rua" a coisa muda de figura, mesmo porque as condições de uso são mais diversificadas do que em pista, e por uma questão de bom senso deve-se ajustar o ponto de forma mais moderada, sem exagerar no avanço. Agindo assim pode-se até perder alguns HP's, mas não podemos esquecer que sem o uso do RCI a perda seria maior ainda.
Outra coisa, aumento de potência sem alteração na capacidade de arrefecimento pode implicar em aumento na temperatura do motor. Alterações moderadas e/ou esporádicas podem passar batido, mas caso atinja valores elevados - E DESDE QUE ORIGINADAS PELO AVANÇO EXAGERADO - pode ser corrigida com o atraso do ponto.

Só como curiosidade, avançar o ponto até detonar é o "segrêdo" de todo motor flex, cuja ECU, lá pelas tantas, avança o ponto até a ocorrência de detonação, daí ela "percebe" esta ocorrência via sensor de detonação e daí vai retrocedendo o ponto até a extinção (da detonação). É desta forma que a ECU "sabe" qual é o ponto ideal para gerar o máximo de potência com o combustível que está no tanque, seja ele álcool ou gasolina.

Outra coisa, o programa do RCI foi desenvolvido para que, em qualquer posição do ajuste, sempre haverá ênfase para a faixa de torque, que é justamente o que interessa no uso "de rua" ou em Off Road, e desta forma torna-se possível um "efeito colateral" muito interessante, que é a rapidez na resposta do acelerador quando de baixa para médias rotações, tornando a aceleração "menos áspera" e o motor "mais redondo" (fato comprovado pelos relatos já postados) e oferecendo ênfase ao torque o motor também se torna mais econômico nesta faixa de rotação, mas se pisar fundo o motor fica malcriado... e responde! :-)

.

GARCIA/SP
15/01/2008, 19:24
Avanço de ignição é algo muito complexo, e como boa parte desta complexidade já é tratada de forma automática pelo RCI, resta apenas entender o seguinte:

Com ajuste totalmente em sentido anti-horário a curva será a original, gerada pelo avanço do distribuidor, e a medida em que o ajuste é deslocado em sentido horário maior será a atuação do RCI junto à curva original.
Fazendo um paralelo bem simples, é o mesmo que acontece com o controle de volume de um equipamento de som: com o ajuste totalmente em sentido anti-horário o volume é zero (curva original), totalmente em sentido horário o volume é máximo (curva original + curva do RCI no máximo), e em pontos intermediários do ajuste existe uma correspondência com o volume (curva original + curva do RCI com avanço correspondente ao ajuste).

Como ponto de partida para o ajuste definitivo pode-se economizar algum tempo partindo de um pré-ajuste: posicionando o potenciômetro em meio-curso, utilizar o carro, de preferência em percurso rotineiro, já que assim é mais fácil observar alterações de desempenho, e alterar o ajuste para mais ou para menos, em pequenos passos, até observar o ponto de ajuste em que o motor apresenta o melhor desempenho.

Dica: dentro de certos limites e que dependem de inúmeras variáveis (temperatura, pressão, qualidade e tipo de combustível, mistura ar/combustível, etc. etc.) pode-se dizer que quanto maior o avanço de ponto maior o torque e potência, tanto que em competição (e quando não se faz uso de dinamômetro) tem quem ajuste o ponto até que o motor comece a detonar, e daí se faz um pequeno atraso, o suficiente para evitar a detonação. Com isso o motor funciona "no talo", gerando tudo o que tem que gerar, só que no limiar da ocorrência de detonação e com a câmara de combustão em temperatura elevada.
Em competição ainda vá lá, mas em uso "de rua" a coisa muda de figura, mesmo porque as condições de uso são mais diversificadas do que em pista, e por uma questão de bom senso deve-se ajustar o ponto de forma mais moderada, sem exagerar no avanço. Agindo assim pode-se até perder alguns HP's, mas não podemos esquecer que sem o uso do RCI a perda seria maior ainda.
Outra coisa, aumento de potência sem alteração na capacidade de arrefecimento pode implicar em aumento na temperatura do motor. Alterações moderadas e/ou esporádicas podem passar batido, mas caso atinja valores elevados - E DESDE QUE ORIGINADAS PELO AVANÇO EXAGERADO - pode ser corrigida com o atraso do ponto.

Só como curiosidade, avançar o ponto até detonar é o "segrêdo" de todo motor flex, cuja ECU, lá pelas tantas, avança o ponto até a ocorrência de detonação, daí ela "percebe" esta ocorrência via sensor de detonação e daí vai retrocedendo o ponto até a extinção (da detonação). É desta forma que a ECU "sabe" qual é o ponto ideal para gerar o máximo de potência com o combustível que está no tanque, seja ele álcool ou gasolina.

Outra coisa, o programa do RCI foi desenvolvido para que, em qualquer posição do ajuste, sempre haverá ênfase para a faixa de torque, que é justamente o que interessa no uso "de rua" ou em Off Road, e desta forma torna-se possível um "efeito colateral" muito interessante, que é a rapidez na resposta do acelerador quando de baixa para médias rotações, tornando a aceleração "menos áspera" e o motor "mais redondo" (fato comprovado pelos relatos já postados) e oferecendo ênfase ao torque o motor também se torna mais econômico nesta faixa de rotação, mas se pisar fundo o motor fica malcriado... e responde! :-)

.

Valeu pela aula :palmas:

Otávio Luiz
17/01/2008, 09:31
......Só como curiosidade, avançar o ponto até detonar é o "segrêdo" de todo motor flex, cuja ECU, lá pelas tantas, avança o ponto até a ocorrência de detonação, daí ela "percebe" esta ocorrência via sensor de detonação e daí vai retrocedendo o ponto até a extinção (da detonação). É desta forma que a ECU "sabe" qual é o ponto ideal para gerar o máximo de potência com o combustível que está no tanque, seja ele álcool ou gasolina.......

Fiz um teste ontem, deixei o RCI no máximo (tudo pra direita) e o motor não bateu pino.
Agora sim, senti realmente uma melhora na perfomance, ficou bem mais próximo quando no álcool.:dance:
Vou ver se não aquece, andei ontem a noite e depois de rodar uns 15km verifiquei que não esquentou e não está batendo pino de geito nenhum.
Se não houver aquecimento, vai ficar assim...
Certa vez li em algum lugar que o ponto na gasolina era algo em torno de 4º, no álcool 8º e no GNV 15º. Estes valores devem ser aproximados, devido a minha memória de barata...:? ... o que quero dizer é que o ponto do álcool e gasolina são próximos, já do GNV fica bem mais acima, talvez por isso coloquei o RCI no máximo e não houve pré-detonação.
Se alguém puder trazer essa informação correta seria legal...

Sukys
18/01/2008, 03:08
Fiz um teste ontem, deixei o RCI no máximo (tudo pra direita) e o motor não bateu pino.

Ok, agora retorne aos poucos até perceber queda de desempenho, e quando isso acontecer avance apenas um tico.


Agora sim, senti realmente uma melhora na perfomance, ficou bem mais próximo quando no álcool.

O que já está pra lá de ótimo, já que para uma mesma taxa de compressão o gás gera menos trabalho util que o álcool, mas reforço o que lhe comentei por email: dê uma checada na mistura ar/gás. É muito comum ajustarem o redutor para maior economia (mistura pobre). Até certo ponto realmente interessa para a economia, só que mistura muito pobre aquece muito a câmara de combustão.


Vou ver se não aquece, andei ontem a noite e depois de rodar uns 15km verifiquei que não esquentou e não está batendo pino de geito nenhum.

Aquecimento e detonação tem que ser checado em dia quente e/ou com motor sob carga constante, mas como você já está acostumado com o carro e sabe das suas manhas, siga seu feeling.


Certa vez li em algum lugar que o ponto na gasolina era algo em torno de 4º, no álcool 8º e no GNV 15º. Estes valores devem ser aproximados, devido a minha memória de barata...... o que quero dizer é que o ponto do álcool e gasolina são próximos, já do GNV fica bem mais acima, talvez por isso coloquei o RCI no máximo e não houve pré-detonação.

A relação para o ponto estático é mais ou menos esta... porém, pode variar de motor para motor em função de alterações.
Só para ficar em um exemplo, seu motor tem comando modificado, certo? Pois qualquer alteração no comando (levante, permanência, enquadramento) alteram não só o enchimento da câmara como também a turbulência, que são dois fatores que modificam em muito o ponto de ignição.
Isso é mais perceptível em motor com comando "bravo", que mesmo com ponto estático nas alturas a marcha lenta é irregular e em rotação elevada, mas serve como referência para entender que quando se faz qualquer alteração de comando também é necessário alterar o ponto.

Hoje estive com o Gilberto (com quem havia combinado o teste do RCI há meses atrás, fato que não ocorreu por falta de Niva disponível, o que agora é irrelevante) e comentando com ele sobre seu comando a resposta foi taxativa: o melhor rendimento é obtido com a alteração do ponto original.

Qualquer dúvida sobre isso é só conversar com o pai da criança... ops, do comando. :-)

.

Girti
18/01/2008, 12:01
Hoje estive com o Gilberto (com quem havia combinado o teste do RCI há meses atrás, fato que não ocorreu por falta de Niva disponível, o que agora é irrelevante) e comentando com ele sobre seu comando a resposta foi taxativa: o melhor rendimento é obtido com a alteração do ponto original.

Qualquer dúvida sobre isso é só conversar com o pai da criança... ops, do comando. :-)

.

De fato, com o comando instalado, o ponto de ignição deve ser alterado, passando dos +- 1 indicados pelo manual para 12 a 12 graus (varia um pouco de motor para motor).

[ ]s

Carvalho
18/02/2008, 12:38
Alguem sabe o fone do Sukys? já passei vários e-mail e nada....

Sukys
18/02/2008, 13:31
Carvalho,

O nº do telefone sempre esteve em meu site (link na assinatura).
Quanto ao retorno de email, fiquei sabendo que isto está acontecendo por algum problema no sistema de spam do Yahoo.
Pelo sim ou pelo não, já criei conta em outro provedor e inclusive já atualizei o endereço em meu site, e tanto o n° do telefone quando o endereço de email já seguiram para você por MP.

.

Nivoide
20/02/2008, 23:40
Gente quem nao tem igniçao eletronica, tentem isso:

http://www.motorspice.com.br/motorAntigo.htm (http://www.motorspice.com.br/motorAntigo.htm)

Sukys
21/02/2008, 03:26
Se a idéia é potencializar a ignição, inclusive por platinado, eu mato a cobra, mostro o pau, e topo qualquer tipo de avaliação para comprovar o que o vídeo demonstra: http://www.youtube.com/watch?v=LRGkKvucLyA


.

Nivoide
21/02/2008, 20:01
O kit é um elininador de distribuidor, usando bobinas modernas que sao ligadas diretamente nas velas...eu gostei, so nao sei o preço ajuda.

Tristão
07/05/2008, 15:50
Caro professor Sukys , não teria um esquema elétrico de montagem de um kit de ignição eletronica( módulo+ bobina + bateria + distribuido) um croqui ,um rabisco...?
Por favoooor ajudeemm esta pobre alma com o jeep parado na garagem.

Sukys
07/05/2008, 16:33
Ignição com sensor Hall ou indutivo?
Módulo Bosch (de 6 ou 7 fios) ou de outra marca?
Bobina com ou sem o uso de resistor ballast?

Tenho alguns esquemas por aqui, mas antes é preciso saber o que você tem por aí.


Aproveitando a msg, já existe RCI com amplificador de corrente, para uso junto a sistemas de ignição que fazem uso de platinado.
Além da melhora significativa de desempenho, acaba com os desgastes do platinado e permite o uso de bobinas asfálticas mais potentes.

.

MariusJr.
26/05/2008, 00:46
Buenas camaradas!
Dúvidas de leigo :
1- Tenho ignição mas a bobina que está nele não é a Bosch vermelha - pelo que me disseram TEM que ser - isso acarreta qual tipo de problema?
2- Na semana passada fiquei sem o rotor do distribuidor - quebrou, talvez por má instalação, sei lá - e um jipeiro na ocasião me perguntou se a viatura possuía ignição ou platinado...pela pergunta dele, achei que os dois eram incompatíveis...mas pelo que li nesse tópico isso não é verdade, certo?:parede:
3- Devo levar o Niva para uma revisão na parte elétrica - desconfio de fuga de corrente - e queria saber se qualquer eletricista tem condições de detectar problemas relacionados á ignição?:parede:

Como li esse tópico quase todo - as parte muito técnicas soavam como japonês em braille:putz:... - sei que minhas perguntas vão soar como de crianças do jardim de infância, mas se puderem me auxiliar ficarei muito grato, blz?

Abçs e inté.
Marius - BH
Nivampiro:twisted:

MRaizer
15/03/2010, 01:20
Tio Sukys, tio Sukys!! (mode mulequi pentelho on)
Seguinte, troquei o motor da viatura e fui ligar o conta-giros que era de bobina diretamente nas entranhas do novo alternador.
Ok... não funciona.
Um cara disse que conta-giros de motor com bobina é diferente de contagiros para ligar em alternador, que a potência do sinal não seria suficiente para excitar ele...
Isso existe?
Se sim, pensei em tacar um diodo para amplificar o sinal. Só não faço a menór idéia da potência dos bagüi! Faz alguma idéia de quanto sai do polo negativo de uma bobina?

Abraço e desculpe a pentelhação
(mode muleki pentelho off)

Chico Almeida
12/05/2010, 20:54
Carvalho,

O nº do telefone sempre esteve em meu site (link na assinatura).
Quanto ao retorno de email, fiquei sabendo que isto está acontecendo por algum problema no sistema de spam do Yahoo.
Pelo sim ou pelo não, já criei conta em outro provedor e inclusive já atualizei o endereço em meu site, e tanto o n° do telefone quando o endereço de email já seguiram para você por MP.

.
Boa noite, Sukys.

Dei uma olhada lá no seu site e mandei mensagem sobre preços. Meu problema, acredito ser "junta" (junta tudo e joga fora!!!). Me interessei tb pelo gerenciador para motores diesel, vc poderia fornecer mais detalhes??? a instalação é complicada???

Um abraço,