Ver Versão Completa : Dúvidas sobre F75 cabine simples...Ajuda por favor.
marcelopdecampos
04/07/2010, 12:05
Caros amigos, em outro tópico deste forum, perguntei como seria montar um Jeep do zero: chassis, carroceria, motorização etc...Cheguei a conclusão de que não vale a pena devido aos problemas que enfrentaria em adaptar a parte mecânica, lê-se motor + cx de marcha/tcase + diferencial, no carro pretendido.
Bom, pensando melhor e pegando alguns guanchos que me deram, resolvi partir para uma coisa mais em conta e também mais "fácil", porque não montar ou atualizar uma F75 cabine simples no melhor estilo militar!
Então vamos ao questionário :dance:
1 - Como vi modelos 4x4 e 4x2, o que se deve fazer para tornar o último modelo um 4x4, isso levando em consideração manter a originalidade do conjunto!
2 - O meu projeto é ter um carro forte, antes de mais nada, confortável na medida do possível - ela é um off road - , que eu possa trabalhar nela, meu emprego é perto aqui de casa e que eu possa encarar trilhas sem medo de ser feliz e sem fazer feio perante hilux, trollers etc...
Então estive pensando em substituir o bom e velho 6cc por uma mecânica Diesel assim como todo conjunto de transmissão (cx de marcha, redução tcase eixos e diferencial) por algo mais moderno. Aqui preciso da ajuda dos amigos. A princípio tava querendo usar tudo da Ranger, motor, cx de marcha eixos...O que vcês experts recomendam? Daria para usar os eixos do Troller mas com mecânica e transmissão da Ranger?
3 - Como o acionamento da tração tanto na ranger como no troller é elétrico, haveria uma alternativa para ser mecânico, como o da pantanal? Onde posso encontrar diferenciais - traseiro e dianteiro - DANA 44?
4 - segue algumas peças que gostaria de usar no F75:
a) pneus 33"x12,5 Allterrain T/A Bf goodrich e rodas em aço Mangels preta 15"x8".
b) suspensão tipo SPOA com feixes de molas da Toyota Bandeirante. Aqui não sei dizer que amortecedores usar mas tava pensando nos amortecedores rancho...
c) bloqueio de diferencial Kaiser, posso usar nos dois diferenciais?
d) sistema de roda livre, eixos, cubos de roda AVM etc...Aqui a salada é grande...Vi algumas coisas no site da Ensimec como cubo de roda AVM, pontas de eixo, diferenciais munhão etc...
Acho que é isso o resto é como dizem perfumaria...
O que vocês podem fazer por mim meus amigos,
Agradeço desde já a todos Marcelo:concordo:
meu amigo compra uma ja no modo que vc quer!
vc vai gastar uma fortuna para fazer tudo isso.
akio nishikawa
04/07/2010, 18:26
Marcelo, a primeira coisa que vc tem que fazer é estipular uma meta de gastos para sua viatura, depois disso, é correr atráz, da forma que vc colocou, tudo fica muito vago,superficial.
Aqui no fórum vc encontra ótimos exemplos, aqui vc encontra também soluções funcionais, algumas mais baratas e outras mais caras, veja bem, nem tudo que é barato é ruim e nem tudo que é caro é o melhor.Voce tem que escolher, porém, nada é como receita de bolo, cada um tem seu tempero,criatividade e formulação.
Boa sorte, estipula uma meta e vai em frente!
marcelopdecampos
05/07/2010, 11:18
Bom, seguindo o conselho do Akio, vamos por partes.
1 - após comprar a Rural, pretendo atualizar a parte mecânica dela. O conjunto escolhido é o da Ford Ranger, que inclui: motor, cx de marcha completa - com caixa de transmissão (T-Case), eixos / diferenciais dianteiro e traseiro.
Pergunta: o que é necessário para se fazer esta adaptação? O que seria necessário acrescentar no quesito suspensão, para se ter uma suspensão do tipo SPOA!
OBS: quero um carro para rodar no dia-a-dia pois trabalho perto de casa e que funcione com Diesel. Pensei na RAnger por se tratar de uma pick-up com dimensões parecidas com a Rural...
Beleza assim?
Agradeço a todos,
Marcelo
akio nishikawa
05/07/2010, 13:06
Quantas latinhas aproximadamente??$$$?
marcelopdecampos
05/07/2010, 14:36
Quantas latinhas aproximadamente??$$$?
Ainda não sei mestre! Estou querendo definir o trem de força por aqui e paralelo a isso ir pesquisando na net e nas sucatas daqui. Como conheço um dos diretores da Troller aqui em Fortaleza ainda posso ir atrás das peças da Pantanal, ou pelo menos tentar alguma coisa....
Por isso pergunto: que adaptações são necessárias para montar o conjunto motor + cx de marcha completa numa Ruaral 75 ou 77?
MArcelo
marcelopdecampos
05/07/2010, 16:18
Bom, para visualizar o projeto é mais ou menos isso que eu quero fazer na minha F75..
http://img824.imageshack.us/img824/9962/233993.jpg (http://img824.imageshack.us/i/233993.jpg/)
http://img693.imageshack.us/img693/927/233992.jpg (http://img693.imageshack.us/i/233992.jpg/)
Porém com pintura militar e demais acessórios!!!
Davi Gonçalves
05/07/2010, 16:57
Boa Tarde!!
Vou ser franco com vc, devido a experiencia propria.
Estou fazendo minha F75 tem 3 anos e só agora esta caminhando para "os finalmente".
Se vc tem paciencia de sobra, mas muiiiiiiitaaaaaaa paciencia e um um bom trocado no bolso comece a empreitada, agora se faltar um pouquinho de paciencia desista, pois vc vai se estressar como nunca, por experiencia propria.
Eu por ex ja mudei de cambio 2 vezes no meio do projeto mudei de motor, mudei de bloqueio, pois a partir do momento q vc começa a frequentar este forum vc começa a ficar meio louco ai começa a ferrar td, vc ve uma coisa um pouco melhor e ja decide trocar, e é ai q começa a dor de cabeça.
Não me arrpendo por ter ficado parado por 3 anos, pois minha F75 meu pai tirou 0km então queria fazer algo legal nela, mas vou te falar minha paciencia esta esgotando, pois gostaria de estar por ai curtindo as trilhas com ela e ela esta ainda ancorada no estaleiro.
Do mais te desejo boa sorte se decidir começar um projeto, e se não for partir p um projeto novo, compre uma feita ja, existem aos montes a venda nos sites e te garanto q vc irá gastar muiiito menos.
abraços
marcelopdecampos
05/07/2010, 23:12
Opa Davi...Exatamente...Sei que um trabalho de restauração ou montagem de quarquer veículo demanda, tempo, dinheiro e paciência...Por isso que estou tentando definir por aqui um norte para seguir.
Eu mexia com carros de arrancada e as informações eram mais centradas por assim dizer. No 4x4, a gama de informações e as combinações de partes são inúmeras, daí a dificuldade de se ter uma "receita de bolo". Não é nem de longe fácil como preparar um AP forte que se use no dia-a-dia e tb dê um couro no pessoal no fds.
Acho que já deixei claro o que quero. Simplesmente colocar todo o conjunto da Ranger 4x4 na Rural F75...motor, cx de marcha com reduzida tcase etc...Mas para isso ir p frente preciso saber o que mais tenho que fazer: suspensão, cardã, eixos, direção hidraulica, freios etc...
Abraços
Marcelo
marcelopdecampos
07/07/2010, 08:32
CAríssimos,
Uma boa notícia aqui...Consegui o conjunto mecânico completo da RAnger 4x4: motor 3.0 powerstroke, cx de marcha com tcase reduzida e diferenciais.
Quais as adaptações que terei que fazer no chassis da rural e tb com relação a suspensão para que eu possa instalar o conjunto todo? Um detalhe: lendo aqui no forum descobri 2 possibilidades de se instalar os feixes de molas: SPUA e o SPOA, como quero um carro mais alto vou de SPOA, o que vc's acham?
MArcelo
Carlão4x4
07/07/2010, 12:00
Marcelo,
Como em qualquer serviço de adaptação, sempre vai depender do que voce quer. Por exemplo, a suspensão original da conta do recado, pois o peso do conjunto mecânico que você vai colocar é próximo do original do carro.
No chassi vais ter de trocar de lugar a travessa que segura a caixa de transferência, refazer os suportes para os calços do motor e, se usar os radiadores originais, reposicionar a travessa dianteira. Também terás de refazer os cardans.
Spoa é melhor para trilhas. Os eixos do troller 3.0 são exelentes (fortes e com ótimo sistema de freios). Motor forte requer bons freios.
De resto as adaptações normalmente utilizadas são pedaleiras suspensas, coluna de direção, direção hidraulica, bancos e cintos de segurança.
Na minha Rural estou colocando o mesmo motor que você, mas com caixa de troller. Mantive os eixos originais e para isso tive de inverter a bola do diferencial dianteiro. Coloquei kit flutuante traseiro Ensimec e bloqueio selecionável macrotorque. Seguindo conselhos do fórum, optei por trocar as molas por um kit de molas toyota e amortecedores da Ranger (mais macio e maior curso). Optei por deixar as molas passando por baixo do eixo, pois pretendo trilhas leves no máximo, e muita estrada. Mesmo assim ficou bem mais alta que a original. A relação que vou usar no diferencial será 46/13 (longa), e rodas 31/10,5.
Para uma adaptação bem feita é necessário muita paciência e grana. É preciso gostar mesmo do modelo clássico da Rural e F-75, pois do contrário é melhor partir direto para uma Hilux, por exemplo. Se não faz questão de ter ela ezatamente com os detalhes que você quer, é melhor comprar pronta bem adaptada, que sai mais barato e incomoda menos. Se resolver entrar na empreitada, tenha conciência de que se for vendê-la não conseguirá retornar o investimento feito. Dificilmente verá alguém dizer quanto foi o total gasto na reforma da sua viatura em uma primeira conversa, pois quando acreditam, te chamam de louco.
No mais, boa sorte!
[ ]'s tracionados.
Davi Gonçalves
07/07/2010, 12:10
CAríssimos,
Uma boa notícia aqui...Consegui o conjunto mecânico completo da RAnger 4x4: motor 3.0 powerstroke, cx de marcha com tcase reduzida e diferenciais.
Quais as adaptações que terei que fazer no chassis da rural e tb com relação a suspensão para que eu possa instalar o conjunto todo? Um detalhe: lendo aqui no forum descobri 2 possibilidades de se instalar os feixes de molas: SPUA e o SPOA, como quero um carro mais alto vou de SPOA, o que vc's acham?
MArcelo
Acredito que só ter a mecanica e nada de conhecimento na area vao re enrolar ao extremo e não vai ficar do seu gosto.
Pega na area frota4x4 e vá lendo os projetos que vc vai saber o que é melhor para seu uso, pois o que pode ser bom p mim não pode servir p vc.
Perca um pouco a mais de tempo lendo que vc vai ver o q estou falando, pois ja fui nessa de perguntar o q é melhor e me lasquei.
abraços
marcelopdecampos
07/07/2010, 15:03
Carlos e David,
Valeu pelas dicas...Já estou fazendo isso David, lendo alguns projetos e vendo o que serve ou não...
Carlos, este conjunto que vc mencionou, a cx do troller é a da Silverado EATON, com tcase integrada?
Com as informações que estou colhendo aqui estou definindo o que é bom para o projeto e o que não se aplica... Por exemplo, a suspensão SPOA é porque quero fazer trilhas em dunas e no interior....
Valeu, MArcelo
Amauri Marques Farias
07/07/2010, 15:20
3 anos quase 4 agora fazendo a minha tb
e depois que terminar ainda tem 500 conto de documento que nao paguei durante o periodo que esta parada..
o problema e que eu sempre quero fazer algo antes de colocar ela pra andar o exemplo
ja comprei até camera de ré mas ela ainda nem anda. kkk
eu sou sem noçao mesmo.
fiz spoa na minha , mas so por caprixo mesmo.
ainda tenho que girar o diferencial para apontar para tcase..
ai vai mecher na Dh.
ai ja viu mais 1 ano parada..
mas as fotos dela.
quando comprei , e hoje..
akio nishikawa
07/07/2010, 21:33
Carlos e David,
Valeu pelas dicas...Já estou fazendo isso David, lendo alguns projetos e vendo o que serve ou não...
Carlos, este conjunto que vc mencionou, a cx do troller é a da Silverado EATON, com tcase integrada?
Com as informações que estou colhendo aqui estou definindo o que é bom para o projeto e o que não se aplica... Por exemplo, a suspensão SPOA é porque quero fazer trilhas em dunas e no interior....
Valeu, MArcelo
Marcelo, se não me engano, o nosso companheiro de forum LUCCIANO, aqui de Varginha MG está adaptando na Rural todo o conjunto da Ranger, manda uma MP prá ele que ele te dá alguma dica.
Boa sorte!
Carlão4x4
09/07/2010, 10:53
Marcelo,
Sim, pelo que sei essa caixa (FSO2405) já foi usada na Silverado, e também na Blazer 6 cilindros 4x4. Usei a caixa do Troller para fugir do volante Bimassa da Ranger. Também para que o cilindro da embreagem hidráulica ficasse externo, para manutenções sem ter de desmontar a caixa.
[ ]'s.