PDA

Ver Versão Completa : Marcador de combustível.



edneyccruz
03/07/2010, 20:30
Oi, pessoal.
Alguém sabe como ou ja fez o marcador de combustível ficar mais exato, sem ficar alterando a posição quando o carro se move?
Eu sempre estou na estrada e realmente é chato ficar prevendo o nível do combustível compensando o relevo da pista e se estou ou não com a lanterna acesa, então, se alguém souber como resolver esse problema, por favor, ME AJUDE...

Obrigado e abraços.

BACALHAU
03/07/2010, 22:14
Edney, esse problema ocorre porque o tanque o NIVA é largo, então o combustível fica "chacoalhando" de um lado para o outro e a bóia do marcador fica no sobe e desce.
A única solução que eu conheço para evitar esse problema e que é usada em embarcações, aeronaves e automóveis mais modernos (mas, por motivos de estabilidade) é o tanque de combustível com várias paredes internas. Nos aviões, imagina cerca de 21 toneladas (cerca de 26 mil litros) de combustível (no caso do Boing 737, existem outros beeeeem maiores), chacoalhando de um lado para o outro). Essas paredes têm passagens que permitem a equalização do nível de combustível, mas, impede grandes deslocamentos.
A solução que eu acho mais interessante é a substituição do tanque original, como eu fiz no "Pangaré" (tanque de Santana de 75 litros) que também vai permitir maior autonomia. Ele não tem essas divisões internas, mas o seu formato mais arredondado minimiza esse problema.
Se eu tivesse, aqui na região, quem fizesse tanques de inox, eu mandaria fazer um com formato mais adequado ao espaço disponível (embaixo do porta malas e aí poderia até aumentar a capacidade e com essas divisões internas o nível do combustível ficaria muito mais estável.
Existem, também, indicadores de nível eletrônicos que mantêm a estabilidade da leitura (não do combustível).

http://www.fazerfacil.com.br/carros/tanque_gasolina.htm

Girti
03/07/2010, 23:00
Oi, pessoal.
Alguém sabe como ou ja fez o marcador de combustível ficar mais exato, sem ficar alterando a posição quando o carro se move?
Eu sempre estou na estrada e realmente é chato ficar prevendo o nível do combustível compensando o relevo da pista e se estou ou não com a lanterna acesa, então, se alguém souber como resolver esse problema, por favor, ME AJUDE...

Obrigado e abraços.

Edney, tenho o hábito de zerar o odômetro parcial de meus Nivas, a cada vez que encho o tanque. Como tenho uma idéia do consumo esperado, posso calcular quantos Km vou poder rodar com este abastecimento, o que me ajuda a saber quanto me resta de combustível no tanque (é claro que faço um cálculo conservador, considerando o pior consumo esperado para o trecho que estou percorrendo).

Ex.: Se encho o tanque para rodar na cidade, o cálculo aproximado é:

40 litros (os 2 restantes são uma reserva) a 6,0 Km/l = 240 Km a serem percorridos com a gasolina colocada no tanque. Quando o odômetro estiver marcando uns 200 Km, eu já fico "esperto", eventualmente reabasteço.

Outra dica é observar a luz alaranjada de aviso que acende quando o combustível está acabando. Geralmente, ela começa a piscar nas curvas e balançadas do carro quando ainda há cerca de 10 a 12 litros de combustível no tanque. Ela vai piscar por algum tempo, depois vai tender a ficar acesa por mais tempo, piscando apenas de vez em quando. Esta é a hora de abastecer, pois quando ela ficar permanentemente acesa, devem haver apenas uns 2 a 3 litros de combustível no tanque.

BACALHAU
03/07/2010, 23:26
No meu NIVA a "reserva" é de 20 litros. :mrgreen:
Por aqui, com não temos postos em cada esquina, um galãozinho de 20 litros no porta malas. :twisted:
O marcador do "Félix" é bem preciso, mas, como o Gil disse, com um quarto de tanque aquela luz, que deveria indicar apenas a reserva, começa a ficar acesa.