PDA

Ver Versão Completa : Chevrolet + eixos da Bandeirante

Jacimar
03/07/2010, 08:13
Bom dia prezados ! estou ultimando a compra de uma Chevrolet 3100 Brasil ano 63, ela esta bem depredada mas rodando, motor 261 original e cambio de 3 marchas no volante, com carroceria de madeira, em virtude disso nao vou restaura-la, vou reforma-la e estava pensando em fazer um estilo Hot Rod :twisted: nesse momento lembrei que tenho 2 eixos de Bandeirante, o dianteiro jah eh freio a disco, estava pensando em coloca-lo na minha C-10, mas como a Brasil jah eh feixe de molas na dianteira me veio a ideia de fazer uma Chevrolet 3100 4X4 :twisted::twisted:, o que acham ? Agradeco qualquer sugestao e relevo as pedradas :lol: um abraco !

Mauricio Rotta
03/07/2010, 08:29
Sem pedras nas mãos!

Vamos lá, eu acho que será uma adaptação muito interessante e relativamente simples já que a ChevBrasil não possui bandejas nem molas helicoidais na dianteira (não que isso tb não fosse fácil de resolver).

A minha única dúvida é em relação a bitola desses eixos que na minha opinião parecem ser estreitos demais para a largura da picape, mas repito, é uma impressão minha, basta correr uma trena e verificar. Não que isso também seja um baita problema, basta acertar isso depois com alargadores de roda... se a diferença não for muita é claro.

Você pode manter o motor original da Chev e até mesmo o câmbio, você só precisará retirar o câmbio e flangeá-lo para a reduzida willys e isso é uma adaptação que todos estamos enjoados de saber que é simples, pois esse seu câmbio é exatamente o mesmo das C10 que o povo aqui adapta aos montes na CT Willys.

Você terá que fabricar um cardan exclusivo pra dianteira e para a traseira deverá encurtar o cardan original e talvez adaptar novas luvas para casar com as cruzetas willys, ou não, isso se vê na hora.

Quanto a direção vai ter que rever o sistema e isso só estando no lugar e revendo tudo, mas a experiencia mostra que são adaptações simples e funcionais de se fazer, ou coloca tudo da toyota que ja é bem reforçado... ou parte pra outros rumos, mas tudo é simples.

Você pode manter a alavanca de câmbio na coluna de direção... ou pode adaptar uma alavanca embaixo e isso tb já foi bastante comentado aqui no fórum, as alavancas de tração e reduzida tb ficarão no assoalho exatamente como no Jeep...

Concluindo, na minha opinião se os eixos da toy tiverem bitola suficiente para a largura da sua picape vai ficar show. Se for tocar adiante esse serviço mantenha-nos informados.

Abraço

Rotta

Campi
03/07/2010, 09:48
Jacimar se este projeto vingar vai ficar demais, é como o maurício disse, talvez o único problema seja o comprimento dos eixos, mas isso tem jeito.
Gostei muito da sua idéia, se por tudo os eixos não derem certo, compre o par de eixos da F75 revisa e manda bala. O conjunto que esta na caminhonete é muito bom, sua máquina vai esbanjar potencia.
Espero que tudo de certo e sempre mantenha-nos informado.

Jacimar
04/07/2010, 08:26
Bom dia prezados ! Mauricio e Campi, muito obrigado pelo incentivo ! asssim que estiver com a Chevrolet Brasil em maos eu coloco umas fotos, quanto a bitola eu nao tive como medir mas acho que deve dar, eu jah havia medido os eixos da Band para colocar na C-10 e o chassi dela e da Brasil sao muito parecidos vamos ver . . . vou dar uma pesquisada no forum sobre o cambio de 3 marchas + transferencia Willys como bem lembrado pelo Mauricio, um abraco !

Jhonatan Jho Jho
04/07/2010, 11:32
Minha Jabiraca

http://www.4x4brasil.com.br/forum/picture.php?albumid=1606&pictureid=10260

http://www.4x4brasil.com.br/forum/picture.php?albumid=1606&pictureid=10261

Jacimar
05/07/2010, 06:46
Bom dia prezados ! Jhonatan a sua aparentemente está muito boa de lata, já pensou em fazer uma Brasil 4X4 também ? :concordo: qual motor está na sua ? se for o 261 e ainda com platinado, eu coloquei na C-10 uma ignição eletrônica do Opala, envolve serviço de torneiro mas fica muito bom ! só o avanço original do motor 261 está custando quase R$200,00 . . . se quiser me mande uma MP que te passo os detalhes, tenho inclusive o distribuidor original para servir de modelo para o torneiro fazer o serviço sem tirar o que está rodando, um abraço !

Jacimar
06/07/2010, 07:11
Sem pedras nas mãos!

. . .

Você pode manter o motor original da Chev e até mesmo o câmbio, você só precisará retirar o câmbio e flangeá-lo para a reduzida willys e isso é uma adaptação que todos estamos enjoados de saber que é simples, pois esse seu câmbio é exatamente o mesmo das C10 que o povo aqui adapta aos montes na CT Willys.

. . .

Concluindo, na minha opinião se os eixos da toy tiverem bitola suficiente para a largura da sua picape vai ficar show. Se for tocar adiante esse serviço mantenha-nos informados.

Abraço

Rotta

Bom dia prezado ! dei uma pesquisada no fórum e acho que entendi, vou ter que comprar uma flange e uma ponta de entalhado para fazer a adaptação, quando retirar o câmbio vejo se é estria grossa ou fina, é "só" isso mesmo ? na pesquisa indicaram alguns sites e achei esses produtos :

A flange :
http://www.garra4x4.com.br/garra4x4/interface/product.asp?template_id=2&partner_id=2&utm_source=www.Garra4x4.com.br&departamento=Kit%B4s++e++Flanges&produto=Flange+do+Clark+3+m+%2F+reduzida+do+Jeep&dept%5Fid=85&pf%5Fid=FL008 (http://www.garra4x4.com.br/garra4x4/interface/product.asp?template_id=2&partner_id=2&utm_source=www.Garra4x4.com.br&departamento=Kit%B4s++e++Flanges&produto=Flange+do+Clark+3+m+%2F+reduzida+do+Jeep&dept%5Fid=85&pf%5Fid=FL008)

Uma ponta :
http://www.garra4x4.com.br/garra4x4/interface/product.asp?template_id=2&partner_id=2&utm_source=www.Garra4x4.com.br&departamento=Kit%B4s++e++Flanges&produto=Ponteira+p%2F+Entalhado+Clark+3m+%28estria +grossa%29&dept%5Fid=85&pf%5Fid=PR051 (http://www.garra4x4.com.br/garra4x4/interface/product.asp?template_id=2&partner_id=2&utm_source=www.Garra4x4.com.br&departamento=Kit%B4s++e++Flanges&produto=Ponteira+p%2F+Entalhado+Clark+3m+%28estria +grossa%29&dept%5Fid=85&pf%5Fid=PR051)

outra ponta :
http://www.garra4x4.com.br/garra4x4/interface/product.asp?template_id=2&partner_id=2&utm_source=www.Garra4x4.com.br&departamento=Kit%B4s++e++Flanges&produto=Ponteira+p%2F+Entalhado+Clark+3m+%28estria +fina%29&dept%5Fid=85&pf%5Fid=PR050 (http://www.garra4x4.com.br/garra4x4/interface/product.asp?template_id=2&partner_id=2&utm_source=www.Garra4x4.com.br&departamento=Kit%B4s++e++Flanges&produto=Ponteira+p%2F+Entalhado+Clark+3m+%28estria +fina%29&dept%5Fid=85&pf%5Fid=PR050)

Um abraço !

Mauricio Rotta
06/07/2010, 08:26
É acho q é isso mesmo, também tem q dar uma olhada nos sistemas de alavanca no assoalho pra esse seu câmbio. O pessoal costuma colocar a tampa do Jeep mesmo. Dá uma pesquisada aqui no forum mesmo, q vc entende o que eu to falando.

Jacimar
06/07/2010, 11:59
É acho q é isso mesmo, também tem q dar uma olhada nos sistemas de alavanca no assoalho pra esse seu câmbio. O pessoal costuma colocar a tampa do Jeep mesmo. Dá uma pesquisada aqui no forum mesmo, q vc entende o que eu to falando.

Olá prezado ! obrigado pela dica, mas a princípio estou pensando em deixar o câmbio no volante mesmo, ele me lembra o Belcar que minha mãe teve . . . um abraço !

Jacimar
12/07/2010, 07:19
Bom dia prezados ! algumas fotos da Chevrolet, como disse ela está bem ruim e o lanterneiro vai ter um bom trabalho . . . o que mais me intrigou é que o motor é o mesmo da C-10 ( 261 polegadas cúbicas ou 4300 Cm³ ) mas não tem o filtro de óleo :parede: , onde seria o filtro a fundição é fechada, vai ver que na época era opcional :lol: , uma surpreza é que o dono havia dito que ela é 63 mas na realidade é 64.
Medi a bitola e tem 140 Cm pela parte de dentro das rodas e 85 Cm na parte externa do feixe de molas, hoje vou medir novamente o eixo da Band, um abraço !

Jacimar
12/07/2010, 07:22
Detalhe curioso das "calotinhas", se a Skol desce redondo nada melhor para fazer uma calota :lol: do lado direito foi usada uma embalagem de fluido de freio - DOT 3 - claro ! :lol::lol:, um abraço !

Jacimar
19/07/2010, 07:25
Bom dia prezados ! fui andar na Chevrolet sábado e consegui engatar duas marchas ao mesmo tempo :parede: nem debreando eu consegui destravar as rodas, coloquei a danada no caminhão plataforma e entreguei na oficina/ferro velho do meu amigo Maurílio, ele é macaco velho e em 2 segundos resolveu o problema, deixei lá para poder fazer o orçamento da reforma pois o lanterneiro já havia ido embora, medi a grosso modo a bitola do eixo dianteiro da Band e de um alojamento do rolamento do munhão ao outro deu 120 Cm, e 60 Cm entre os suportes de mola, acho que vai dar :concordo: aproveitei e tirei uma foto da frente, um abraço !

Mauricio Rotta
19/07/2010, 09:38
Mantenha-nos informados dessa empreita, vai ficar muito bacana, sem dizer que você poderá documentá-la a diesel se ela tiver 4x4 e reduzida.

Rodrigo Baratti
20/07/2010, 10:43
Jacimar,

Bela pickup!:palmas:

Esse motor é pesado, mas tem um bom torque 32 kgfm e potencia 151 hp.
Ficha Técnica Pick up`s GM (http://www.picapesgm.com.br/ficha_tecnica/ficha_serie10.htm)

Qto ao WMS de uma olhada nesse tópico:
Bitola de Eixos / Furação de Rodas- Banco de Dados (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1937&highlight=bitola&page=3)

[]

Jacimar
21/07/2010, 12:30
Jacimar,

Bela pickup!:palmas:

Esse motor é pesado, mas tem um bom torque 32 kgfm e potencia 151 hp.
Ficha Técnica Pick up`s GM (http://www.picapesgm.com.br/ficha_tecnica/ficha_serie10.htm)

Qto ao WMS de uma olhada nesse tópico:
Bitola de Eixos / Furação de Rodas- Banco de Dados (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1937&highlight=bitola&page=3)

[]

Boa tarde prezado ! bondade sua ! espero que fique bela um dia :lol: pelas medidas que estão no tópico que você indicou, está coerente com o que encontrei : 120 Cm, de rolamento a rolamento de munhão, no tópico diz 141 no WMS - esse termo é novo para mim - muito obrigado ! só a lanternagem da cabine vai ficar em R$ 2.500,00, fica faltando pintura, pintura do chassi, carroceria e adaptação dos eixos . . . além do acabamento interno . . . vejo uma empreitada longa ! um abraço !

Jacimar
03/08/2010, 07:24
Bom dia prezados ! enquanto o lanterneiro termina a pintura de um Corcel para liberar espaço para a Brasil, andei olhando o eixo da Band, o sistema de direção é similar ao do Jeep, ou seja, o acionamendo para esterçar é feito pela frente do eixo, levando em conta que o peso da Brasil deve ser pouco maior que o da F-75 ou mesmo do Jeep, estou pensando em utilizar o setor de direção do Gol/Santana, na adaptação da direção o mais "problemático" é a fixação ao chassi, pois no munhão é muito simples, não descartei o setor da D-20 ou mesmo da Band, mas acredito que o setor do Gol seria mais fácil de instalar e ele já faz o movimento esquerda/direita sem precisar de pivô ou outra peça auxiliar, a grande dúvia é : será que aguenta ? um abraço e obrigado :concordo:

Mauricio Rotta
03/08/2010, 08:27
Se você fizer umas guias bem caprichadas aguenta sim, o que o setor da VW não aguenta é pancada lateral direta na haste, mas em relação a ter ou não força de esterço ela é bem resistente.

Confeccione guias decentes que absorvam os impactos laterais e frontais e pode usar sem medo.

antonio umino
11/02/2011, 13:24
Jacimar acabei de tirar fotos. do filtro. Olhando agora vejo que é uma 3.100 63 unica fabricação chevrolet deste ano. e em 1964 já sairam as c 14. modelo este que vieram a seguir até os anos acho que 84, logico mudando a frente e o capo. mas vai lá as fotos que vc quer. qualquer coisa dá um grito. Ok. abraços.

Jacimar
17/02/2011, 12:46
Obrigado pelas fotos prezado ! estou a procura agora de uma caixa de transferência para adaptar na Chevrolet, estou pensando em utilizar uma Willys mesmo, não sei o peso da Brasil, mas não deve ser muito mais pesada que uma F75, pretendo utilizar 3 cardãs, deixando a tranferência isolada do câmbio para que, se resolver trocar o conjunto motor + transmissão fique mais fácil, a propósito, essa minha é 64 e compartilhou o ano e mecânica com as primeiras C14 ( acho que eram mais longas que a C10 ) de 4 faróis também . . . um abraço !

LuizDP
19/02/2011, 22:58
É colega Jacimar, uma Brasil 63/64 pura e dura já é objeto de admiração minha já a longa data, mas você foi além: chev64 4x4!!!
Parabéns pela garra, não será fácil mas vejo pelas opiniões não ser impossível.
Tenha calma e nada de pressa, isso qdo acaba a gente sente até falta do "movimento" e, é claro tudo bem calculado = menos erros. Quero acompanhar sua idéia aqui até o fim.
Sucesso. :dance:

Jacimar
24/04/2012, 12:25
Boa tarde prezados ! após alguns percalços, como um lanterneiro que recebeu e sumiu . . . continuo com a reforma da Chevrolet Brasil, o QSJ anda baixo e não tenho feito muita pressão no dono do FV/oficina, ele é amigo e não me apressa tembém, aí já viu . . . em anexo algumas fotos do andamento da lanternagem :

Uai ! não consegui anexar as fotos, vou tentar em casa, desculpem.

Jacimar
24/04/2012, 12:31
343021343022343023343024

Jacimar
24/04/2012, 12:36
Tive que enviar uma de cada vez ! desculpem novamente, bem, esse amigo achou uma caixa de marcha e transferência aparentemente de uma Land Rover, alguém conhece ? será que vale a pena ? um abraço !

343025 343026

Sonhador
09/06/2013, 19:36
E a Reforma ainda em andamento?

Sydney66
09/06/2013, 19:59
Não desista, essa ideia é ótima, uma chevrolet Brasil 4X4 vai ficar muito interessante!!!

juleymar73
09/06/2013, 21:23
e isso ai , o amigo Jacimar não aparece por aqui a algum tempo , ele mora uns 100 klm daqui de onde moro , essas Brasil são comuns e procuradas , aqui no bairro tem duas dessas na reforma mesma co,
vamos ver se o Jacimar aparece ,

abraço.

Jacimar
10/06/2013, 07:52
Bom dia prezados ! ando sumido mesmo, é a correria do dia-a-dia, mas pelo menos 3 vezes por semana entro no fórum para ver o que está rolando . . . a reforma da Brasil está na fase de compra de acabamentos : borrachas, canaletas, máquinas de vidro, emblemas, banco etc . . . há que ter paciência e perseverança ! e o incentivo dos amigos me dá alento ! um abraço a todos e obrigado !

Sonhador
11/06/2013, 16:21
Mas e Como ficou a mecanica? a mesma original?