Ver Versão Completa : Motor do Opala x Câmbio do Chevette
marcelo_michelin74
02/07/2010, 15:18
Boa tarde Galera,
Estou comprando um motor de Opala GM151 e irei instalar o câmbio do chevette 5m. Alguém utiliza esta combinação? Fica bom? Se puderem me ajudar, ficarei grato.:dance:
Sds, Marcelo
fendrich
02/07/2010, 15:28
Marcelo,
Tem muita discussão sobre o assunto, aconselho utilizar a pesquisa para procurar as conversas anteriores...
Com certeza você vai encontrar respostas para tuas dúvidas.
Eduardo
marcelo_michelin74
02/07/2010, 16:17
Caraca...é este o problema deste fórum....tudo já foi discutido e o pessoal não gosta de comentar....eu tenho um cj a um bom tempo com o motor BF-161 e praticamente sei tudo sobre ele...participo de outros fóruns e ajudo todo mundo com dúvidas que vão desde instalação de lanterna a regulagem da reduzida, manutenção bomba óleo, água, gasolina, etc....esta semana abri um tópico sobre motor do opala 4cc e misteriosamente foi encerrado..justamente quando estava ficando bom...e foi encerrado pelo mesmo motivo: já foi discutido...será que antes de abrir um tópico preciso ler tudo desde 2003????..olha, como disse sei tudo sobre BF e nada sobre o GM 151.. e pelo jeito continuarei sem saber.....mas como diz o velho ditado "os incomodados que se retirem", irei procurar um fórum onde os pessoas como eu possam ter suas dúvidas dirimidas.......olha, este desabafo não é para você...não fique chateado...desde já agradeço todas as respostas do tópico anterior, apesar de breve foi bem esclarecedor......valeu galera, Sds, Marcelo
Boa tarde Galera,
Estou comprando um motor de Opala GM151 e irei instalar o câmbio do chevette 5m. Alguém utiliza esta combinação? Fica bom? Se puderem me ajudar, ficarei grato.:dance:
Sds, Marcelo
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=11259&highlight=adapta%E7%E3o+cambio+chevette
André Luiz Rossetim
02/07/2010, 17:45
Caraca...é este o problema deste fórum....tudo já foi discutido e o pessoal não gosta de comentar....eu tenho um cj a um bom tempo com o motor BF-161 e praticamente sei tudo sobre ele...participo de outros fóruns e ajudo todo mundo com dúvidas que vão desde instalação de lanterna a regulagem da reduzida, manutenção bomba óleo, água, gasolina, etc....esta semana abri um tópico sobre motor do opala 4cc e misteriosamente foi encerrado..justamente quando estava ficando bom...e foi encerrado pelo mesmo motivo: já foi discutido...será que antes de abrir um tópico preciso ler tudo desde 2003????..olha, como disse sei tudo sobre BF e nada sobre o GM 151.. e pelo jeito continuarei sem saber.....mas como diz o velho ditado "os incomodados que se retirem", irei procurar um fórum onde os pessoas como eu possam ter suas dúvidas dirimidas.......olha, este desabafo não é para você...não fique chateado...desde já agradeço todas as respostas do tópico anterior, apesar de breve foi bem esclarecedor......valeu galera, Sds, Marcelo
Caso vc volte a ler este topico...não há a necessidade de ler td desde 2003, mas...entrar num site chamado GOOGLE, e digitar: site:www.4x4brasil.com.br opala chevette ; desta maneira vc não pecisa esperar alguem ter a boa vontade e paciencia para responder, afinal já está td escrito em algum lugar.
Vais ter uma pesquisa completa, com opinião de centenas de pessoas (mtas delas já se cansaram de repetir respostas, e acabaram nos deixando sem uma preciosa gama de opiniões de pessoas que deferentemente da maioria de nós...já estão a dezenas de anos neste maravilhoso sport), já com dezenas fotos anexadas, etc....
Além disto ao vc realizar a pergunta num topico existente ajuda à organizar todo o forum, para futuras pesquisas.
Olha amigo marcelo, já vi muita discusão sobre isso neste forum e posso te dizer que este conjunto fica muito bom, o pessoal usa até com o bf161. O cambio do chevete não é robusto como um de d10 ou c10 mas já dá pro gasto, tem engates maçios e precisos, e como o motor pretendido é um GM 151, o conjunto tem um bom relacionamento entre sí, pois os dois são parentes rsrsrsrs.
Espero ter ajudado:concordo:
anderson_wzorek
02/07/2010, 20:13
Opa blz?
seguinte,eu fui um feliz usuario dessa configuração por mais de 2 anos,posso garantir que fica bom
caso querira minhas impressoes sobre o conjunto e algumas ideias:
andersonluis85@hotmail.com
abraços
Anderson
marcelo_michelin74,
Sinto muito que você esteja insatisfeito com o 4x4 Brasil, mas não vejo nada de errado em um usuário falar pra você pesquisar aqui no fórum. Ele estava ajudando você, pois sabia que o mesmo assunto já fora discutido no passado e é para isso que existe a pesquisa.
Não esqueça de ler as Regras de Conduta do 4x4 Brasil (Leia antes de postar) (http://www.4x4brasil.com.br/forum/announcement.php?a=2).
Espero que você entenda que este fórum é um privilégio seu para poder adquirir conhecimento e tirar dúvidas, mas não um direito.
Abraços.
Sem brincadeira eu li esse post de 72 paginas por duas vezes e nao morri, to aqui vivinho da silva. Foi atravez dele e da ajuda de alguns amigos que fiz essa adaptacao e ficou uma maravilha.
E garanto, isso nao demorou mais do que 1 hora e foi de grande valia. Bastou ter paciencia e filtrar o que de melhor ha no topico e pronto.
Voce pode ate procurar outro forum onde haja usuarios que deem a mesma respostas por 2 3 4 10 vezes, mas garanto que como aqui uma hora se cansam e vao mandar voce procurar assim como aqui.
Nao se sinta ofencido, mas veja, ninguem aqui é melhor do que ninguem, e tambem ninguem vai te pegar pela mao e te ensinar passo a passo tudo que o é preciso pra fazer essa adaptacao. Alias na vida nada é assim, se voce quer algo tem que correr atras e resolver por conta, claro que as pessoas sempre estarao dispostas a ajudar.
Leia o topico e voce nao se arrependerá, achara muita coisa interessante, e se tiver alguma duvida nao hesite em postar la mesmo (nao interessa se o topico é de 1997, ele vai subir e alguem vai responder, te garanto!)
Abraco
marcelo_michelin74
04/07/2010, 09:58
Valeu pela dica....
bajeiro do sul
05/07/2010, 09:22
Boa tarde Galera,
Sds, Marcelo
Amigo
Coloquei o BF 161 com caixxa do chevette, ficou muito bom. Claro que nãoe é tao forte quanto a caixa da C-10 3 marchas, mas é de igual robustes que a caixa original willys, sendo que os engates são mais macios e precisos, sem falar do otimo escalonamento, a primeira é bem curta (mais que o willys 4 marchas) e ainda tem a quinta maecha para andar acima de 70K/h. No motor de opala 4 cilindros fica parecido. Na verdade a caixa dochevette 5 marchas é a mesma dos ultimos opalas que sairam (ano 82 eu acho), muda apenas a capa seca.
abraço
Eduardo
marcelo_michelin74
05/07/2010, 09:37
Amigo
Coloquei o BF 161 com caixxa do chevette, ficou muito bom. Claro que nãoe é tao forte quanto a caixa da C-10 3 marchas, mas é de igual robustes que a caixa original willys, sendo que os engates são mais macios e precisos, sem falar do otimo escalonamento, a primeira é bem curta (mais que o willys 4 marchas) e ainda tem a quinta maecha para andar acima de 70K/h. No motor de opala 4 cilindros fica parecido. Na verdade a caixa dochevette 5 marchas é a mesma dos ultimos opalas que sairam (ano 82 eu acho), muda apenas a capa seca.
abraço
Eduardo
Pois é Eduardo...também tenho esta opção..ao invés de comprar o motor do opala, apenas adaptar a clarkette no BF...dúvida cruel...mas valeu a sua dica....irei pensar com carinho...:-P
bajeiro do sul
05/07/2010, 14:23
Pois é Eduardo...também tenho esta opção..ao invés de comprar o motor do opala, apenas adaptar a clarkette no BF...dúvida cruel...mas valeu a sua dica....irei pensar com carinho...:-P
somente para vc ir pensando mais, para trilhas o BF 6 cilindros tem mais torque em baixa, se é somente para estrada, o opala é um pouco mais economico
abraços
BoaTrilha
05/07/2010, 15:00
A galera que não gosta de comentar ou vc que não gosta de ler?
pesquisar dá trabalho né?
marcelo_michelin74
06/07/2010, 17:38
A galera que não gosta de comentar ou vc que não gosta de ler?
pesquisar dá trabalho né?
Um pouco. Mas estou aprendendo. Eu chego lá. Valeu :concordo:
patrick plaza
06/07/2010, 19:06
Um pouco. Mas estou aprendendo. Eu chego lá. Valeu :concordo:ola marcelo não liga não, aqui tem muintas pessoas que não sabem de nada e so querem se apareçer , mas tem muintas pessoas boas tambem dispostas a ajudar ao proximo ,,,, posso te pasar algumas informaçoes sobre esta adptaçao pra vc se presisar é so avisar .
me adc no e-mail patrickplaza1@hotmail.com :concordo:
marcelo_michelin74
06/07/2010, 22:44
ola marcelo não liga não, aqui tem muintas pessoas que não sabem de nada e so querem se apareçer , mas tem muintas pessoas boas tambem dispostas a ajudar ao proximo ,,,, posso te pasar algumas informaçoes sobre esta adptaçao pra vc se presisar é so avisar .
me adc no e-mail patrickplaza1@hotmail.com :concordo:
Beleza Patrick..irei te add e trocaremos algumas idéias...valeu mesmo. Até que o pessoal tá tendo paciência...eu entendo eles..é chato contar a mesma piada duas vezes...
Sds, Marcelo :concordo:
patrick plaza
07/07/2010, 11:53
Beleza Patrick..irei te add e trocaremos algumas idéias...valeu mesmo. Até que o pessoal tá tendo paciência...eu entendo eles..é chato contar a mesma piada duas vezes...
Sds, Marcelo :concordo:é mas o certo não seria ser assim mas fase oque essa é sua duvida abraço
marcelo_michelin74
07/07/2010, 14:27
é mas o certo não seria ser assim mas fase oque essa é sua duvida abraço
Concordo...mas vamos olhar para frente....:mrgreen:
Olha, agora estou com a seguinte dúvida. Estive olhando as configurações do GM-151 e do BF-161 e notei que a potência e o torque de ambos são bem parecidos, ou seja, quase não há diferença. Aí vem a pergunta: se eu colocar o câmbio do chevette no motor do BF terei o mesmo rendimento que o motor do opala, ou seja, ficarei com o BF porém com clarkette.. Pq o motor do opala corre muito enquando o BF não? Será que a diferença está somente no câmbio?? Se alguém puder me ajudar, ficarei grato. Sds, Marcelo
Neste ordem: cilindrada; potência, torque
BF: 2638CM; 90HP A 4400RPM; 18,67 A 2000RPM
GM: 2474CM; 94HP A 4400RPM; 18,00 A 3000RPM
:concordo:
Porque a construcao do motor é diferente, tipo de pistao (pistoes altos privilegiam o torque, enquanto pistoes chatos privilegiam potencia) , comprimento de bielas, RL, etc etc etc, sao muitas variaveis. Sem falar na evolucao tecnologica, veja estamos comparando um motor de projeto dos anos 50-60 com um motor dos anos 70. Em 10-15 anos muita cosia muda.
André Luiz Rossetim
07/07/2010, 18:33
Olha, agora estou com a seguinte dúvida. Estive olhando as configurações do GM-151 e do BF-161 e notei que a potência e o torque de ambos são bem parecidos, ou seja, quase não há diferença. Aí vem a pergunta: se eu colocar o câmbio do chevette no motor do BF terei o mesmo rendimento que o motor do opala, ou seja, ficarei com o BF porém com clarkette.. Pq o motor do opala corre muito enquando o BF não? Será que a diferença está somente no câmbio?? Se alguém puder me ajudar, ficarei grato. Sds, Marcelo
Não acho que os motores sejam tenham caracteristicas semelhantes, basta verificar que o BF tem torque maximo em uma rotação mto baixa, o que é otimo para o off road. O GM é um motor com torque em uma rotação um pouco mais alta, enquanto um AP (por exemplo) vai atingir o torq e potencia maximo nuns 5000RPM.
Não basta apenas olhar a potencia e torque maximos, é necessario ver em que rotação cada um acontece, e principalmente saber o comportamento do motor antes e depois destes pontos maximos, como é a curva de potencia de cada um???
Marcelo,
Dá uma lida no tópico que você vai entender...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=347
Já tive BF e hoje rodo com GM-151. Não me arrependo nem por 1 seg. Fica outro jeep!
Concordo 110% com o Angelo.
Esse final de semana eu pude testar o Jeep mais a fundo. Rampas de 45 graus que o BF peidava pra subir, eu subi com o Gm151s e mal relava o pe no acelerador. Até minha esposa perguntou porque eu tava tao de boca aberta.
Vale cada centavo a troca do motor, sem falar no consumo, consegui 9Km/l na estrada
marcelo_michelin74
08/07/2010, 09:46
Esse final de semana eu pude testar o Jeep mais a fundo. Rampas de 45 graus que o BF peidava pra subir, eu subi com o Gm151s e mal relava o pe no acelerador. Até minha esposa perguntou porque eu tava tao de boca aberta.
Vale cada centavo a troca do motor, sem falar no consumo, consegui 9Km/l na estrada
Ok..já estou quase convencido..como utilizo o jeep em regime misto (urbano e trilha) acho que o GM-151 irá atender bem a minha necessidade...:concordo:
fendrich
08/07/2010, 10:40
Marcelo,
Sinto muito se minha primeira resposta pareceu ofensiva ou de alguma forma de "negativa de auxílio". Realmente a pesquisa auxilia muito e já vi vários posts com a primeira resposta "procure a pesquisa".
Eu tenho motor de opala (gasolina) com câmbio original 3M no meu CJ, e funciona bem em cidade e trilha.
Vai com fé porque é bom. Um amigo tem este mesmo motor a álcool e também vai bem.
Eduardo
marcelo_michelin74
08/07/2010, 11:30
Marcelo,
Sinto muito se minha primeira resposta pareceu ofensiva ou de alguma forma de "negativa de auxílio". Realmente a pesquisa auxilia muito e já vi vários posts com a primeira resposta "procure a pesquisa".
Eu tenho motor de opala (gasolina) com câmbio original 3M no meu CJ, e funciona bem em cidade e trilha.
Vai com fé porque é bom. Um amigo tem este mesmo motor a álcool e também vai bem.
Eduardo
Sem problemas Eduardo...fórum é assim mesmo...tem gente que discorda, gente que concorda, gente que não fala nada e por aí vai....o importante é a discussão e a troca de experiência pois este é o objetivo de qualquer fórum..precisamos sair mais fortalecidos do que entramos....neste exato momento em que estamos pedindo desculpas ou dicutindo se o tópico já foi discutido ou não, tem alguem comprando um cj pela primeira vez e está cheio de dúvidas, e daqui a pouco irá postar um tópico com a seguinte pergunta: Boa tarde galera, acabei de comprar o meu primeiro jeep, é um cj com motor do BF-161..este motor é bom? O que iremos responder: 1) isto já foi dicutido. Tópico fechado; ou 2) seja bem vindo amigão, olha o motor BF é um motorzinho bom sim, ele é 6cc..bla, bla, bla, bla...... Qual das duas respostas você gostaria de receber? é por isso que eu acho que toda dúvida deve ser respondida, mesmo que já tenhamos discutido em tópicos anteriores...não será perda de tempo, mas sim camaradagem. A melhor parte de uma trilha são os amigos e quando podemos ajudá-los então, nossa é a maior felicidade. Quem nunca sentiu-se orgulhoso ao estreiar o guincho para tirar o colega de um atoleiro??:concordo:
Bom, vamos voltar ao tópico:...qual a velocidade máxima que vc consegue fazer com esta configuração (mtr opala x 3M)? O motor não fica "pedindo" uma quarta marcha??
Desde já gradeço, Michelin :palmas:
bajeiro do sul
08/07/2010, 11:46
Não acho que os motores sejam tenham caracteristicas semelhantes, basta verificar que o BF tem torque maximo em uma rotação mto baixa, o que é otimo para o off road. O GM é um motor com torque em uma rotação um pouco mais alta, enquanto um AP (por exemplo) vai atingir o torq e potencia maximo nuns 5000RPM.
Não basta apenas olhar a potencia e torque maximos, é necessario ver em que rotação cada um acontece, e principalmente saber o comportamento do motor antes e depois destes pontos maximos, como é a curva de potencia de cada um???
Muito importante esta relação peso/potencia/curva de torque. Coloquei a caixa de chevette 5marchas na minha rural motor BF. Posso te dizer que as marchas ficaram tão bem escalonadas que dificelmente vc não encontrara a melhor faixa de uso dependendo do obstaculo. A primeira é mais curta qua a 4 marchas do willis original, e a quinta marcha ja pode ser usado acima dos 70Km por hora em baixissima rotação, ou seja , tem marchas pra caramba para serem escolhidas. ficou muito bom, e os engates ficaram iguais ao do chevette(que surpresa), recomendo
abraços
eduardo
marcelo_michelin74
08/07/2010, 11:52
Muito importante esta relação peso/potencia/curva de torque. Coloquei a caixa de chevette 5marchas na minha rural motor BF. Posso te dizer que as marchas ficaram tão bem escalonadas que dificelmente vc não encontrara a melhor faixa de uso dependendo do obstaculo. A primeira é mais curta qua a 4 marchas do willis original, e a quinta marcha ja pode ser usado acima dos 70Km por hora em baixissima rotação, ou seja , tem marchas pra caramba para serem escolhidas. ficou muito bom, e os engates ficaram iguais ao do chevette(que surpresa), recomendo
abraços
eduardo
Valeu Eduardo, com este depoimento acabaram-se as dúvidas (ao menos pra mim) com relação ao motor BF x Clarkett...o negócio fica bom mesmo..agora é só investir numa flange de qualidade (de preferência da deeptec ou da adapbrasil), neste quesito, não dá para economizar...:concordo:
fendrich
08/07/2010, 12:00
Michelin,
Fica pedindo uma quarta marcha sim, mas não dá prá exagerar. Tenho pneus 276 R16 prá trilha, treme bastante quanto passo dos 60/70. Se eu colocar um pneu mais apropriado para asfalto, talvez um R15, consiga melhorar a estabilidade e aumentar essa velocidade final.
Tenho esse projeto de trocar os pneus, mas não tanto pela velocidade, e sim pq o asfalto derrete esses pneus de trilha muito rápido...
Eduardo
marcelo_michelin74
08/07/2010, 13:27
Michelin,
pneus 276 R16 prá trilha, treme bastante quanto passo dos 60/70.
Eduardo
Boa tarde Eduardo...vc já investigou pq sua roda está tremendo?? Não era para tremer..no meu jeep tenho BF 33 (aro 15) e ando no máximo...e não treme nada...já andei a 90km/h com o BF berrando, mas sem tremer...
Olha, se vc já fez a revisão nas ponteiras, nos rolamentos da roda, rolamentos do munhão, alinhou e balanceou e continua tremendo, irei te falar o problema: é o contra-peso(calços) dos rolamentos do munhão. Eu tive o mesmo problema. O meu tremia muito. o famoso shimmy. Regulei com 7 kg e o problema terminou. Se não sabes regular, me avise, que te explico. Sds, Marcelo :concordo:
Mauricio Rotta
08/07/2010, 14:16
Putz, shime é coisa do capeta... No meu de vez em quando ele aparece, aí é só andar no barro e sujar as bolas do munhão que ele desaparece. Rsssssss
Brincadeirinhas a parte é o seguinte: além dos ítens que o Marcelo-michelin citou também é preciso se levar em consideração os terminais de direção, se estiverem com muita folga isso tb ajuda a dar o shimmy, outra coisa que eu fiz e ajudou muito foi confeccionar retentores das bolas do shimmy com borracha de pneu comum.
Segundo os mais entendidos a tal da regulagem do caster tb influencia... ou seja, são muitos e muitos fatores. A grande vantagem de se lutar contra o shimmy é que no final você acaba tendo todo o sistema de direção totalmente revisado.
bajeiro do sul
08/07/2010, 14:41
Valeu Eduardo, com este depoimento acabaram-se as dúvidas (ao menos pra mim) com relação ao motor BF x Clarkett...o negócio fica bom mesmo..agora é só investir numa flange de qualidade (de preferência da deeptec ou da adapbrasil), neste quesito, não dá para economizar...:concordo:
Quanto a flange, tem um cara vendendo por cerca de R$ 300,00 a flange motor willys caixa chevette, e por R$ 330 o flange caixa chevette sobrecaixa wllys. ja com um pequeno cardan. Comprei dele o segundo item, porque eu ja havia mandado fazer o primeiro. O flange sobrecaixa willys, caixa chevette ficou muito bom, foi so chegar e montar. Não sei o preço da deeptec, mas acho que sai um pouco mais caro que isto
eduardo
fendrich
08/07/2010, 14:49
Eu sempre achei que fosse por causa do desenho do pneu, mas não revisei nada.
Obrigado pelas dicas...
André Luiz Rossetim
08/07/2010, 15:35
Bom, vamos voltar ao tópico:...qual a velocidade máxima que vc consegue fazer com esta configuração (mtr opala x 3M)? O motor não fica "pedindo" uma quarta marcha??
Desde já gradeço, Michelin :palmas:
Tenho essa config tbm, até ond eu sei:
a relação da 3-° marcha de uma caixa de 3 marcha é: 1:1,
""""""""""""""""" 4-° """""""""""""""""""""""""""""""" 4 ou 5 marchas é: 1:1
Ou seja, caso vc queira mais velocidade, vai ter de partir para uma caixa de 5 marchas ou a relação fica proxima à 0,8:1, mas...acho mto dificl adaptar uma (se não for impossivel) na reduzida original.
Velocidade final se ajusta com relação de diferencial e diametro dos pneus, além ó obvio do motor (motor proprio para alta ou baixa RPM)
Mauricio Rotta
08/07/2010, 16:01
O cambio do chevete com 5 marchas já é com a 5ª desmultiplicada, ou seja relação menor que 1:1, da mesma maneira que o do opala 5m.
Os únicos 5m com 5ª com relação 1:1 são os da f1000 mwm 229 e das D20 perkins q20b.
(primeira para baixo)
André Luiz Rossetim
08/07/2010, 17:50
Foi o que eu disse:
relaça da 4-° marcha das caixas comuns (4 ou 5 marchas) é 1:1, se quizer algo menor ainda, tem q usar uma 5-° marcha.
Eu não sabia destes modelos com 5-º 1:1.
Dependendo da rampa, só sobe reduzido. Se para no meio então, já era!
marcelo_michelin74
08/07/2010, 18:29
Foi o que eu disse:
relaça da 4-° marcha das caixas comuns (4 ou 5 marchas) é 1:1, se quizer algo menor ainda, tem q usar uma 5-° marcha.
Eu não sabia destes modelos com 5-º 1:1.
Pessoal, a 5ª do chevetté é 0,840:1.....(chevette 83 em diante e chevy 500):concordo:
patrick plaza
08/07/2010, 19:01
Pessoal, a 5ª do chevetté é 0,840:1.....(chevette 83 em diante e chevy 500):concordo:e ai Marcelo viu como tem jente boa ainda que ajuda, os ruins são a minoria, que querem se apareçer ,mas ainda bem que a maioria são de pessoas boas ajudando e querendo ajuda
abraço :concordo:
marcelo_michelin74
09/07/2010, 11:11
Velocidade final se ajusta com relação de diferencial e diametro dos pneus, além ó obvio do motor (motor proprio para alta ou baixa RPM)[/QUOTE]
Pois é...meu jeep é 1966 6CC..acredito que o diferencial dele é bem robosto..o que atrapalharia o desempenho da configuração opala x chevette....para ter um bom desempenho final, terei que ajustar o diferencial...Como fazer? é complicado? Se puder ajudar, ficarei grato.:concordo:..
André Luiz Rossetim
09/07/2010, 13:04
Pois é...meu jeep é 1966 6CC..acredito que o diferencial dele é bem robosto..o que atrapalharia o desempenho da configuração opala x chevette....para ter um bom desempenho final, terei que ajustar o diferencial...Como fazer? é complicado? Se puder ajudar, ficarei grato.:concordo:..
Ve qual é a relação que vc tem atualmente (abre a tampa do diferencial e procura marcações ou conta o numero de dentes da coroa ou pinhão). Ai vc compra dois pares de coroa e pinhão (um pra cada eixo) com a relação que vc acha que vai ficar bacana (mais reduzido ou longo), aproveita e compra rolamentos novos, leva tudo mais o carro num excelente mecanico e pede pra ele trocar a coroa e pinhão dos dois eixos. Vai gastar no minimo 1,5k (mão de obra + coroa pinhão + rolamentos + retentores e outras coisas q o mecanico pode querer trocar)
Velocidade final se ajusta com relação de diferencial e diametro dos pneus, além ó obvio do motor (motor proprio para alta ou baixa RPM)
Pois é...meu jeep é 1966 6CC..acredito que o diferencial dele é bem robosto..o que atrapalharia o desempenho da configuração opala x chevette....para ter um bom desempenho final, terei que ajustar o diferencial...Como fazer? é complicado? Se puder ajudar, ficarei grato.:concordo:..[/QUOTE]
Não entendi o problema.......o que atrapalharia??????
marcelo_michelin74
09/07/2010, 17:49
Não entendi o problema.......o que atrapalharia??????[/QUOTE]
Penso que de nada adiantaria ter um motor potente com uma relação curta (vamos levar em conta o do jeep 43:8=5,38). Se o objetivo da troca do motor for um desempenho/velocidade melhor, é preciso ajustar a relação do diferencial também. Sugeriria a relação aplicada pra a F-1000 que é 46:13=3,54, ou seja, uma relação longa, que resulta em um desempenho/velocidade final considerável. Sds, Michelin:concordo:
Puxa não se onde vc quer andar mais, mas acho q relação da f1000 muito longa, pra um jeep a gasolina no meu ponto de vista no maximo 9x44 ficaria bom...eu uso 9x44 com cambio chevete com tork 265/75-16 ja cho mto longa a relação!
André Luiz Rossetim
09/07/2010, 19:59
Eu uso 43:8 pneus 31"; e o motor fica nuns 3500 RPM a 80km/h. Estou satisafeito.
Sobra motor, mas falta estabilidade pra acelerar mais.
Não entendi o problema.......o que atrapalharia??????
Penso que de nada adiantaria ter um motor potente com uma relação curta (vamos levar em conta o do jeep 43:8=5,38). Se o objetivo da troca do motor for um desempenho/velocidade melhor, é preciso ajustar a relação do diferencial também. Sugeriria a relação aplicada pra a F-1000 que é 46:13=3,54, ou seja, uma relação longa, que resulta em um desempenho/velocidade final considerável. Sds, Michelin:concordo:[/QUOTE]
Sei lá.......na minha opinião jeep tem que ser curto. Ainda mais que dificilmente vai viajar de CJ.
marcelo_michelin74
10/07/2010, 12:06
Penso que de nada adiantaria ter um motor potente com uma relação curta (vamos levar em conta o do jeep 43:8=5,38). Se o objetivo da troca do motor for um desempenho/velocidade melhor, é preciso ajustar a relação do diferencial também. Sugeriria a relação aplicada pra a F-1000 que é 46:13=3,54, ou seja, uma relação longa, que resulta em um desempenho/velocidade final considerável. Sds, Michelin:concordo:
Sei lá.......na minha opinião jeep tem que ser curto. Ainda mais que dificilmente vai viajar de CJ.[/QUOTE]
Pelo contrário Angelo..viajo direto com o meu CJ...a média é de 4:concordo:00 km por semana....a maioria rodovia (trabalho em uma cidade e moro em outra)...e as trilhas sempre exigem uns 100 km de rodovia...então??????
Denis Takashi
10/07/2010, 13:44
Bom , meus 2 cents :
Particularmente, acho que opala 4 cil + chevette fica muito bom com 43x8, já montei alguns com 44x9 e pneus 33" , mas nesses casos o carro parecia um pouco "xoxo"... Qualquer relação mais longa do que isso é pedir pra ter dor de cabeça, pra se ter uma idéia, um Cj com um 4.1 já fica muito longo com as 47X12 (3,92), quanto mais uma 3.54, essa relação é para que tem um motor diesel torcudo e uma t case parruda, pois conheço inúmeros casos de t cases quebradas em função das relações longas.
Apenas como comparação, com um cambio que tem uma 5ª desmultiplicada em 15 %, como é o caso do chevette, uma relação 5.38 ficaria equivalente à uma 4.57.... trocando em miúdos, na prática o carro com 5.38 em 5ª ficaria como um outro com 4.6 em 4ª com um cambio 1:1... Porém sem perder em arrancada, força e etc...
Para todos os efeitos, meu Cj3 chega fácil à 100 km/h, a final calculo na casa dos 130 ... acho que jeep algum precisa andar mais do que isso.
Abraços
Sei lá.......na minha opinião jeep tem que ser curto. Ainda mais que dificilmente vai viajar de CJ.
Pelo contrário Angelo..viajo direto com o meu CJ...a média é de 4:concordo:00 km por semana....a maioria rodovia (trabalho em uma cidade e moro em outra)...e as trilhas sempre exigem uns 100 km de rodovia...então??????
Nosso perfil é completamente diferente. Meu CJ é exclusivamente utilizado em trilhas pesadas e no asfalto anda quase sempre rebocado pela Ranger. De qualquer forma, acho que o Jeep tem que andar bem é na trilha, mesmo que sofra um pouco nos deslocamentos, afinal é um JEEP.
Continuo com a mesma opinião. Quer alongar um pouco, ok. Mas que seja com uma caixa com 5a overdrive, mas nunca no diferencial. Jamais utilizaria qualquer outro recurso que prejudicasse minha 1a. reduzida. Aliás, to usando relação 43x8 e ainda o kit de Redução do Marcel (MKrawler)...
Para ter um CJ manco nas trilhas é melhor escolher um carrinho mais urbano, como um Vitara ou uma TR4. Estes não tem um desempenho ótimo nas trilhas, mas são de longe, melhores do que qualquer jeep por mais equipado e "longo" que seja no asfalto e deslocamentos.
Essa é apenas a MINHA opinião...
marcelo_michelin74
10/07/2010, 21:23
Nosso perfil é completamente diferente. Meu CJ é exclusivamente utilizado em trilhas pesadas e no asfalto anda quase sempre rebocado pela Ranger. De qualquer forma, acho que o Jeep tem que andar bem é na trilha, mesmo que sofra um pouco nos deslocamentos, afinal é um JEEP.
Continuo com a mesma opinião. Quer alongar um pouco, ok. Mas que seja com uma caixa com 5a overdrive, mas nunca no diferencial. Jamais utilizaria qualquer outro recurso que prejudicasse minha 1a. reduzida. Aliás, to usando relação 43x8 e ainda o kit de Redução do Marcel (MKrawler)...
Para ter um CJ manco nas trilhas é melhor escolher um carrinho mais urbano, como um Vitara ou uma TR4. Estes não tem um desempenho ótimo nas trilhas, mas são de longe, melhores do que qualquer jeep por mais equipado e "longo" que seja no asfalto e deslocamentos.
Essa é apenas a MINHA opinião...
é..olhando neste prisma...vc está coberto de razão....ficarei com a relação original mesmo..valeu...:concordo:
oi Marcelo,
Vou te dar um argumento definitivo para a escolha do motor:
Em idos de 1980 o JEEP CJ5 (o americano) saia de FÁBRICA com 3 opções de motores, sendo eles:
V8 5.0l
L6 4.2l
L4 2.5 gm 151
Logo, quando vc opta por um motor opala esta fazendo a mesma escolha que a engenharia da Jeep fez em 1980.
Tenho um cj3B com motor de opala desde 1997, posso te garantir que é a melhor escolha. Salvo pelo V8 com câmbio automático....
saudações
DUDA