Conectar

Ver Versão Completa : Motor e caixa da D10 no CJ5.

Raphael Willys 74
01/07/2010, 20:28
Fala Jipeiros de plantão.....
Estou com uma oportunidade única em mãos e queria a opinião de vocês mais experientes e vivenciados que eu.
Seguinte tenho um CJ5 6 cilindros a gasolina com caixa original de 3m a pouco tempo, fiz trilha com ele umas 2 vezes só. E me apareceu um maluco aqui querendo me vender um motor e caixa de D10 com nota e tudo por R$ 4 mil já instalado no Jeep. Procurei no fórum e não achei nada falando sobre esse motor e nem sobre essa caixa. Então o que eu gostaria de saber dos senhores é: É fácil de adaptar esse motor e caixa? E o que mais eu tenho que fazer no carro para que ele receba esse motor? E se esse motor vale a troca pelo 6 cilindros original do meu jeep? Pois não tenho nenhum dado técnico sobre esse motor e nem sei potência nem nada. E mais uma coisa, essa caixa tem como se conectar com a tração e reduzida originais do jeep?
Valeu!!!!

Kim
01/07/2010, 20:58
O motor é um Perkins 4236, com caixa clarck, acho que 240.

Tem bastante coisa no fórum.

Sua t-case não aguenta.
não adianta insistir, vai quebrar.
Terá que colocar coroa e pinhão mais longo, uma 13x46.
Terá que ter paciência, pois toda adaptação é meticulosa e demorada.
Se bem feito, é muito bom, no jeep, é motor para o resto da vida do jeep!
R$ 4.000,00 é o valor de uma retífica.

É a minha opinião.

Mauricio Rotta
02/07/2010, 15:03
Para adaptar o câmbio tem esse tópico que te explica muita coisa, já esse motor aí pra mim é besteira.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=58314

Campi
02/07/2010, 15:16
Vou dar meu pitaco.
Se eu estivesse no seu lugar, levaria todo o conjunto que te foi oferecido a um mecanico para inspelção do mesmo, se tudo estivesse ok correria atras de quanto fica a mudança de documentação. Depois de tudo bem pesado e pensado, mandaria bala na compra, este conjunto é dígno de trator, é muito forte e dificilmente dá mão de obra.
Vou por abaixo a especificação do BF 161 que é o 6 cilindros original do jeep e do motor perkins 4236 da d10.

BF 161:
Cilindrada: 2638 cm cúbicos.
Taxa de compressão: 7.6:1.
Potencia: 90 CV a 4000 rpm.
Torque: 18.67 mkgf a 2000 rpm.

Perkins 4236:
Cilindrada: 3861 cm cúbicos.
Taxa de compressão: 16:1.
Potencia: 86 CV a 2800 rpm.
Torque: 26.4 mkgf a 1400 rpm.

Bom os números já dizem tudo, o motor perkins é bom de torque em baixas rotações, ótimo pra um 4x4, é meio ruim de potencia, mas isso não interessa tanto nada que uma turbinada não resolva.
Espero ter ajudado qualquer dúvida estamos aqui.

Mauricio Rotta
02/07/2010, 17:40
Mas é de bom alvitre lembrar que esse motor é bem mais pesado que o Bf161 e isso implica em mudanças significativas na estrutura do Jeep no que diz respeito a freios, direção, suportes de coxim de motor, suspensão e chassis.

Campi
02/07/2010, 18:38
Bem lembrado caro mauricio, concerteza o chassis deverá ser reforçado e ter um belo de um coxim, agora em relação a freios de minha parte se estiverem bons não tem problema, agora a direção também merecerá um belo reforço.

Raphael Willys 74
02/07/2010, 23:34
Fala pessoal...
não tinha levado em conta a questão do peso do motor, pensei que seria uma troca meio que justa já que o original tem 6 cilindros e o perkins tem 4 mas esqueci do fator da taxa de compressão que o perkins tem que aguentar fazendo-o necessariamente mais pesado que o 6 caneco do meu willys...
estive conversando com um amigo aqui que praticamente me jogou nesse mundo falando com ele sobre as intenções com esse motor e ele me falou que de repente seria mais interessante colocar um VW AP 1.9 Diesel com caixa de Chevete, e ai vêm a questão, o que que vocês meus amigos do fórum me dizem sobre essa combinação? Desculpe se estou sendo repetitivo em algum tópico que já exista no fórum mas é pq estou saindo de casa agora e não tive tempo hoje de pesquisar algo sobre.
Valeu...

Campi
03/07/2010, 11:15
Na minha opinião se for pra colocar um VW diesel é melhor ficar com o bf, pois vc vai ter que fazer um monte de modificação, que talvez mais tarde vc sinta falta de força e robustez do conjunto, então vc vai ter que mudar tudo de novo.
Não se desespere com ofertas feitas pelos outros, se o seu está bom não enteressa que o do outro é diferente, com o tempo vc vai sentindo as necessidades, e ser for necessário a mudança vc não fará escolhas precipitadas.

Tiago-ES
07/07/2010, 02:20
Assinando o tópico e babando pra ver como isso acaba, ter um CJ5 a diesel parece algo muito interessante....

Fernando Massad
07/07/2010, 07:52
Sobre o 1.9:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=40138