Ver Versão Completa : Motor XUD9
pretokdz
01/07/2010, 19:07
Após adiquirir varios conhecimentos com apessoal aqui sobre a motorização do J mais uma vez venho aqui e lanço a pergunta que não se cala. Alguém por aí já manteve as configurações originais do XUD9 eliminando somente os by-pass e aumentando a capacidade volumétrica do radiador e resolveu o problema do aquecimento?
Esse aquecimento do XUD, pelo menos no meu jipe, era dependente da forma de condução; explico:
Andando normalmente pela cidade, transito pesado, subidas, etc; sem problemas de aquecimento, ou seja, a temperatura sobe os eletroventiladores ligam e a temperatura normaliza.
Na rodovia a coisa é diferente: A temperatura sobe e liga os eletroventiladores em aclives mais longos e não necessariamente uma subida de serra, mas desliga-se normalmente ao primeiro alívio que tiver.
O detalhe é a subida de serra; se vc for subir uma serra com uns trés a quatro kms, a coisa se complica, ou seja, a tempertura sobe os eletroventiladores entram em ação e mesmo assim a temperatura continua a subir. Nesse momento é que tem que ficar atento porque senão o motor ja era, vai ferver na certa.
Na minha primeira viagem com o jipe e ja sabendo dos problemas eu parei no meio da serra para o motor esfriar (4 min.). Depois continuei sem problemas porque o restante da viagem não tinha longas subidas.
A minha opnião é que sabendo das limitações do motor e ficando de olho no marcador de temperatura não terás problemas. O ideal é ter alarmes sonoros para avisar em caso de temperatura acima do normal.
Nunca tive uma junta de cabeçote queimada no meu jipe.
abs.
pretokdz
01/07/2010, 21:50
Blz Wander mas seu jeep ta com quais configurações de motor super XUD ou XUD original.
Hoje é Super Xud, ja rodei mais de 11000Kms com ele assim, mas antes era original, e apresentava o comportamento que citei acima. Rodei com ele original por mais de 15000kms.
Para fazer o Super Xud tive que fazer o motor inteiro porque ja estava cansado.
Qualquer coisa pergunte ai.
abs.
Um amigo sugeriu que substituisse as ventoinhas pelo do Tempra, aproveitando a coifa que vem com elas (direcionaria melhor o ar e reduziria o esforço).
O que é o SuperXud?
Abraços!
pretokdz
02/07/2010, 19:26
SuperXud nada mais é que o motar Xud9 com modificação internas como pistões, camisas redução da taxa de compressão e adaptação de nova bomba e bico mais adaptação de intercooler, se estiver errado peço que os amigos do forrum me corrija.....abraços
pretokdz
02/07/2010, 19:30
Diga amigo, quando vc fez seu motor fazendo a transformação qual preço total ficou o serviço e se ouve mudança no sistema de arrefecimento do j
pretokdz
02/07/2010, 20:07
Olá pessoal aqui começairas fotos da minha mais nova jornada.
232835
232836
Ademar Ferracioli
02/07/2010, 21:07
Após adiquirir varios conhecimentos com apessoal aqui sobre a motorização do J mais uma vez venho aqui e lanço a pergunta que não se cala. Alguém por aí já manteve as configurações originais do XUD9 eliminando somente os by-pass e aumentando a capacidade volumétrica do radiador e resolveu o problema do aquecimento?
quando comprei meu jota1994, ainda original em janeiro de 2002, so troquei o radiador por um maior feito sob medida, nunca esquentou, não tirei o by-pass.
ricardoma
02/07/2010, 21:09
Amigo, só por curiosidade, quanto pagou neste J. O motor fundiu? Estou indo buscar o meu J no Valdemar em Mogi das Cruzes, na próxima semana e colocarei meus gastos aqui, mas depende de como cada motor está. No meu caso fiz também embreagem, motor de partida, caixa de marcha(troca do trambulador, retirada de vazamentos e rolamentos), caixa de redução(vazamentos) e outros pequenos problemas(boia do tanque, reservatório de expansão, válvula termostática, M.O. substituição das ventoinhas que coloquei pelas originais)
Tudo isso encareceu um pouco o orçamento original.
Ricardo
pretokdz
03/07/2010, 21:13
Ricardoma, se eu te dizer vc não vai acreditar, esse jeep so rodou 45.000km originais, o motor tá stander, motor de partida zero na caixa e outro no jeep com caixe de mudança e transferencia no lugar e muito mais, esse jeep é td original militar com tds os acessórios que possa ter uma vtr militar parou com problemas de aquecimento antes de queimar junta jeep filé de mais e pagei por ele 3.300 + frete, quem me vendeu ainda tem uma Rural 4x4 original, uma veraneio tbm original, belina, variante e mais uns que não me interessei.....
pretokdz
03/07/2010, 21:20
Mais fotos do mais novo J
232967232968232969
Chave nato suporte para camburão
felipebrde
28/08/2013, 23:42
E ae pretokdz (http://www.4x4brasil.com.br/forum/membro-4x4-Brasil/41566.html), será que tu poderia postar uma foto com resolução melhor da plaqueta da chave nato?
andre_belem
04/10/2013, 22:32
eu mantenho meu Jota com o XUD original. Nele foi eliminado o bypass e a taxa de compressão reduzida em 2.5% apenas. Nada de intercooler ou nova bomba. O radiador é novo, grande, duas ventoinhas. Ou seja, dependendo do que vc quer fazer com ele, só isso de modificação é mais do que suficiente.
Coloquei no título dessa mensagem R$ 100K não porque custou isso e sim, porque não vendo ele por menos que isso (ou mais!) :)
boa sorte
caiodabike
10/01/2014, 13:01
Olá galera, estou vendo de comprar um Jpx 1994 com o motor original (Acho que é esse Xud) O proprietário (mecanico e trilheiro) disse que já fez adaptações para resolver a temperatura e me assegurou que não está fervendo. O jipe está somente com um vazamento na direção hidraulica, problema que logo que comprar vou mandar arrumar. A minha pergunta é: Esse motor tem dado algum outro tipo de problema? Acha peças de reposição? Vou ter muita dor de cabeça??
Muito obrigado!!!
andre_belem
10/01/2014, 13:31
Caio...verifique exatamente qual foi a modificação feita pelo antigo dono. Vc precisa ter uma atenção especial ao bypass (que tem que ter sido eliminado) e a junta do cabeçote. O ideal seria desmontar o coletor e verificar as junções e se não há vazamentos. A direção hidraulica é barbadinha. Normalmente é apenas as vedações que se rompem quando não se usa muito.
Peças de motor pode ser um problema, mas se ele estiver inteiro, não dá dor de cabeça. Como é seu sistema de arrefecimento ? duas ventoinhas ? qual a dimensão ?
Abraços e parabens pela aquisição.
Olá galera, estou vendo de comprar um Jpx 1994 com o motor original (Acho que é esse Xud) O proprietário (mecanico e trilheiro) disse que já fez adaptações para resolver a temperatura e me assegurou que não está fervendo. O jipe está somente com um vazamento na direção hidraulica, problema que logo que comprar vou mandar arrumar. A minha pergunta é: Esse motor tem dado algum outro tipo de problema? Acha peças de reposição? Vou ter muita dor de cabeça??
Muito obrigado!!!
caiodabike
10/01/2014, 14:41
olá André, ainda não comprei, mas tá bem "engatilhado"! heehehh obrigado pela ajuda!
Ele disse que preencheu o bloco do motor onde é fina a distancia entre a passagem de água e a camisa e refez os furos deixando-os maiores alcançando um "equilíbrio" na passagem do liquido. O bypass tbm disse que foi eliminado, não vi se há duas ventoinhas mas há uma de acionamento elétrico na frente (para subidas longas) . Dei uma olhada verificando se havia algum tipo de vazamento no bloco e não constatei nada. Ligou o motor e pareceu redondinho, meu maior medo é a possibilidade de acontecer algum dano interno no motor, sendo dificil arrumar de arrumar peças e tendo que troca-lo!
Um abraço, obrigado!
andre_belem
10/01/2014, 20:42
Normalmente a modificação é feita assim:
- preenchimento e reusinagem das entradas de água;
- recamisamento e rebaixamento do pistão (não me lembro a % mas é pequena. Visa diminuir a taxa de compressão para ser comativel com o TF)
- retirada do bypass
- ajustamento do cabeçote e inslatação de uma junta metálica
- recalibração da bomba.
Alguns mecânicos ainda colocam turbo variável e intercooler. Eu deixei o meu igual...apenas fiz o que está acima e ele roda que e uma beleza.
Sobre o resto do motor é sorte - sinceramente. Não dá para saber se internamente vai quebrar amanhã ou daqui a 5 anos. Mas pelo som e resposta do carro vc já percebe se o motor está bom.
mais uma vez...sorte com ele ! vc vai gostar (eu não abro mão do meu XUD de jeito nenhum).
olá André, ainda não comprei, mas tá bem "engatilhado"! heehehh obrigado pela ajuda!
Ele disse que preencheu o bloco do motor onde é fina a distancia entre a passagem de água e a camisa e refez os furos deixando-os maiores alcançando um "equilíbrio" na passagem do liquido. O bypass tbm disse que foi eliminado, não vi se há duas ventoinhas mas há uma de acionamento elétrico na frente (para subidas longas) . Dei uma olhada verificando se havia algum tipo de vazamento no bloco e não constatei nada. Ligou o motor e pareceu redondinho, meu maior medo é a possibilidade de acontecer algum dano interno no motor, sendo dificil arrumar de arrumar peças e tendo que troca-lo!
Um abraço, obrigado!
Muito obrigado!!!
Caio,
Com relação à peças não esquente. As peças do motor não são difíceis de conseguir. Tem várias "fontes" de peças. Além das lojas, em Belo Horizonte tem uma, tem também o Marcus de Guarulhos, tem outra loja em Ponta Porá, etc. Devido a falta de peças, seu motor não vai ficar parado.
Abs.
caiodabike
12/01/2014, 22:35
Muito obrigado pela força galera!
Essa semana vou dar uma volta e ver qualéqueé!
Um abraço
caiodabike
17/01/2014, 16:47
E ai gente, fui lá pegar o J pra dar uma volta. O bixão ta legal mas o motor (xud9) assim que liguei de um pouco de fumaça branca (já não gostei mt). Conversando com o dono que havia dito que o problema do J só estava na direção hidraulica agora explicou melhor e disse que o problema está na caixa da direção hidraulica, a bomba é nova, mas a caixa é que está com defeito (piorou?). Enfim, papo vai e papo vem, disse que se fosse pra ele ficar com o carro, pra fazer viagens e etc ele aplainaria o cabeçote e trocava as juntas (que GARANTIA é essa que ele ta dando?). Estou tentando comprar e ele já começa a tirar o dele da reta. Disse que não está me vendendo um carro revisado que se for pra eu pegar vou ter que continuar a arrumar... Gostaria da ideia de vocês sobre essa situação, não tenho experiencia NENHUMA pra isso! heehehehehhe
abraço!
willys59
26/01/2014, 09:45
Pessoal. Tenho um Jeep Willys com motor de opala que estou trocando por um JPX 94 com motor original. Um colega meu fazia trilha com um JPX, motor original e pneus 33. Ele vendeu porque ficou com medo do motor (muito vazamento).
Eu acho que o JPX é um bom jipe (principalmente pelo conforto, espaço e suspensão).
Agora eu peço a ajuda de vocês. O que eu devo ver no JPX para realizar uma compra tranquila???? Com relação ao CJ5, eu sei de suas características e o que devo ver. Mas quanto ao JPX não sei o que verificar, principalmente quanto ao motor, caixa, etc.
Agradeço se alguém puder me ajudar. O JPX é ano 1994 e pelo jeito todo original, desde motor e outras coisas.
pretokdz
01/02/2014, 20:46
Olá Caio, vc comprou ou desistiu desse jpx que vc relatou, qual o preço que estão pedindo por ele?
Arturandrade
21/02/2014, 16:16
Alguém sabe qual a medida da vareta do óleo do Jota??? O meu tem o xud9a que acabei de fazer. Ficou muito bom. Não apresentou ainda problemas de aquecimento. Mas ainda andei pouco. Se alguém souber da vareta. Grande abraço a todos.
caiodabike
12/05/2014, 17:30
Desculpem a demora para responder!
Olá Caio, vc comprou ou desistiu desse jpx que vc relatou, qual o preço que estão pedindo por ele?
Eu peguei o J sim, fiz rolo no Niva que tinha, me saiu por 19500 embora já tenha gasto 2200 em peças e mão de obra (não ando com tempo para eu mesmo mexer). Fiz toda a revisão de rolamento, freio etc das rodas que estavam com muito jogo podendo causar danos maiores.
Agora a proxima etapa vai ser o sistema de arrefecimento e alimentação. Creio que os bicos estão desregulados (pois sai muita fumaça preta) ou a entrada de ar está pequena. Não sei se a turbina é muito pequena também, creio que a entrada de ar é de 2,5". Quanto o arrefecimento está com 3 ventoinhas e só esquenta em grandes subidas, vou mandar fazer um radiador maior, acha que resolve? Creio que mexer na taxa de compressão do motor agora vou ter que gastar muito.
Valeu! logo postarei fotos!!
pretokdz
28/09/2014, 15:31
Olá Caio ja faz um bom tempo que vc fez a pergunta mas estava meio sem tempo de visitar a pagina mas vamos lá antes de mudar as configurações do seu radiador primeiro muda o fluxo de água dele, se ele for original as duas bocas vão está do mesmo lado e dentro das caixas vai ter um separador retire o separador,fecha o furo inferior e abra do outro lado assim vai ter melhor fluxo de liquido de arrefecimento correndo no sistema.
betorick
17/12/2015, 12:21
Olá Pessoal, estou com uma duvida e gostaria da ajuda de vocês, Estou com um motor XUD9(Peugeot 504 1.9 Diesel), e estou achando que a bomba de freio esta produzindo pouco vácuo, porem antes de sair mexendo gostaria de saber de alguém já mediu o quanto de vácuo essa bomba produz, pode ser em 'Bares' ou algum outra medida para eu poder comparar como a minha e ver se o problema esta nela ou não. Agradeço a atenção.