PDA

Ver Versão Completa : Configuração ENGESA em vista



hugosm
01/07/2010, 10:29
Gostaria que vocês avaliassem a configuração do ENGESA descrito abaixo, para me alertar sobre possíveis problemas que poderei ter caso eu o compre e se esta configuração é adequada para trilhas e viajens (10% do tempo) e asfalto (90% do tempo).

Não tenho nenhuma foto dele, mas a mecânica parece está em ordem, só que o estado da lataria é sofrível. A T-case e redução do CJ% tem algum problema de adptação em engesas?

Gostaria ainda, que vocês me indicassem o que "ficar de olho" no momento da compra do engesa, pois não encontrei nenhujm tópico que falasse disso na pesquisa.

ENGESA FASE1 ANO 1986
R$ 9500,00
MOTOR 6CC 4.1 ALCOOL;
CAIXA DE MACHA ORIGINAL COM ADAPTAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA/REDUÇÃO DE JEEP CJ5;
FLUTUANTE NA TRASEIRA DE TOYOTA;
EIXO TRASEIRO E DIANTEIRO DE PICKUP RURAL (5 FUROS)
FREIO DIANTEIRO JÁ É A DISCO (ADAPTADO)
DIREÇÃO HITRÁULICA

JotaPê
01/07/2010, 14:38
Hugo,

Acho que esse é um Engesa que tem algumas pessoas de olho aqui no Fórum. Inclusive, parece que o Magao e o Geandre2004 conhecem o carro e, quem sabe, podem te dar dicas.

Abraço!

Paulo Cesar
01/07/2010, 14:59
Hugosm
Quanto a configuração inicial está boa, é só comprar e se divertir,
porem, antes que isso aconteça, reponda as perguntas:
- você sabe fazer mecanica e manutenção.
- Quer brigar com seu mecanico, lanterneiro, funeiro, pintor.
- Tem idéias malucas para por em pratica.
- $$ dindin para gastar
- Disponibilidade de tempo.
Caso responda sim nas perguntas acima, vai fundo. Vai lhe dar alguma dor de cabeça,
porem, o resultado final quando pronto é ótimo.
abs.

MaGao
01/07/2010, 15:05
Hugo,

me da uma ligada que eu sei que carro é esse.. 8859-2332 / 9610-1999
tava la no Ureia ele.. Abraços,

hugosm
01/07/2010, 15:37
Onde fica esse Ureia? é alguma oficina pelo Tabuleiro ?

MaGao
01/07/2010, 16:00
Úreia é filho do Douglas.. fica no centro na linha do trem.. perto da praça da faculdade.. são os caras que consertam e adaptam esses carros aqui em maceio..

Kim
01/07/2010, 18:58
ENGESA FASE1 ANO 1986
R$ 9500,00
MOTOR 6CC 4.1 ALCOOL;
CAIXA DE MACHA ORIGINAL COM ADAPTAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA/REDUÇÃO DE JEEP CJ5;
FLUTUANTE NA TRASEIRA DE TOYOTA;
EIXO TRASEIRO E DIANTEIRO DE PICKUP RURAL (5 FUROS)
FREIO DIANTEIRO JÁ É A DISCO (ADAPTADO)
DIREÇÃO HITRÁULICA

Isso não está certo:
FLUTUANTE NA TRASEIRA DE TOYOTA
EIXO TRASEIRO E DIANTEIRO DE PICKUP RURAL

Verifique corretamente, pois se o eixo traseiro for toy, pode não aferir com a relação dianteira.
A t-case não aguenta muito bem motores a diesel.
O motor é pau para toda obra!

Do mais, o Paulo Cesar colocou o dedo na ferida!!!:mrgreen: :mrgreen:

Eduardo Velo
01/07/2010, 21:36
Por esse preço compraria só pela documentação ... rsrs ...
Motor 6CC + Flutuante + eixos de Rural + D. Hidr. já é quase o preço do carro ...
Ainda não vi uma cx de transf. de CJ que aguentasse muito tempo num Engesa , depende muito do peso do pé ...
Se vc tem a grana pra comprar e tiver com documentação em dia , vale a pena , mesmo se for mexer depois ...

hugosm
02/07/2010, 15:59
Bem, depois da derrota do Brasil, resolvi ir ver o ENGESA !

Para descontentamente total, segue minha avaliação:

1. Quase não existe mais piso na carroceria e esta está toda corroida (só uma cabine de fibra mesmo)
2. Tanque de combustível todo amassado e com uma 'barroca" bem funda de mais ou menos 30 -40 cm bem no meio
3. Nenhum reservatório está presente, esguicho e radiador (que foi substituido por uam garrafa (PET)
4. Linha de combustível não há, existe apenas outra garrafa PET que serve como tanque
5. Pode-se ver claramente um vazamento grande na caixa de tranferência
6. A parte elétrica é uma gambiarra só
7. os pneus não existem
8. Suportes da carroceria do chassis precisam ser refeitos
9. Notei que uma barra (acho que da DH ) está roçando (tem uma marca bem visível) na bola do diferencial dianteiro
10. Todas as borrachas, buchas, etc condenadas
12. Amortecedores estão lá, mas parece que não.


Esqueci de levar a câmera, depois passo por lá e tiro algumas da parte mecânica para vocês avaliarem.

hugosm
02/07/2010, 16:30
esqueci de mencionar:

1. Não há escapamento
2. Parece-me que o coletor está danificado também
3. bancos originais em estado precário
4. Velocímetro sem ponteiro e demais mostradores em péssimo estado
5. Vários cabos desligados, não pude identificar o cabeamento de freio

Paulo Cesar
02/07/2010, 17:31
Bem, depois da derrota do Brasil, resolvi ir ver o ENGESA !
Esqueci de levar a câmera, depois passo por lá e tiro algumas da parte mecânica para vocês avaliarem.
Hugo
Então o carro esta ideal para quem pretende fazer tudo do 0 (zero)
uma pena que não tenho esse dindin no momento, teria que vender o CJ5, senão ele se
tornaria mais uma de minhas aventuras, faria dele uma pick-up.
abs.

Ralado/SP
02/07/2010, 22:41
Coisas pra se considerar...

Dois eixos de bitola diferente: TOY bitola menor uns 9CM isso se o eixo de rural não for o canela grossa, se não a diferença é maior ainda

Relação provavelmente incompatível: TOY original só tem 37x10 ou 37x11 provavel mente a diferença entre as relações pode levar a danos

Reduzida de JEEP vai bem com motor 4cc, isso se tiver bem montada e revisada... acho que não é esse o caso

Só pegaria esse carro se o meu estivesse com o DOC ruim.... mesmo assim acho caro. Acho que se pegar pra montar fica caro, porém ao mesmo tempo vc consegue vender tudo separadamete por esse valor

Eduardo Velo
02/07/2010, 23:41
Pra tudo tem uma explicação ... rsrs ... por isso o preço é baixo ...
O que fica dificil entender é pq a criatura troca eixos , coloca red. , flutuante , freio a disco e deixa o carro deteriorar ... então deixasse tudo original , tinha até mais valor relativo , mesmo estando em péssimo estado ...
Mexer com lataria é PH.d@ ... o Doctor que o diga ... rsrs ...

hugosm
03/07/2010, 09:01
Pude notar que o calço da mola helicoidal fixado no suporte não está alinhado com os calços da mola dos diferenciais. As molas estão "pendendo" para fora.

Paulo Cesar
03/07/2010, 12:29
Hugo
será que ele não pega uma oferta, oferece uns 6 contos (6.000)
se for voltar lá tira umas fotos .
abs.

guilhermeabreu
03/07/2010, 13:43
Pra tudo tem uma explicação ... rsrs ... por isso o preço é baixo ...
O que fica dificil entender é pq a criatura troca eixos , coloca red. , flutuante , freio a disco e deixa o carro deteriorar ... então deixasse tudo original , tinha até mais valor relativo , mesmo estando em péssimo estado ...
Mexer com lataria é PH.d@ ... o Doctor que o diga ... rsrs ...

É EDU VELO


Acertou em cheio , não é só retirar uma carroceria e colocar a outra , tem 300.000 coisas pra fazer , MAS VALE A PENA , POIS SÓ FAZ UMA VEZ E PRONTO , é que eu estou fazendo e estou dando acabamento final em tudo , NÃO QUERO DEIXAR NADA PRA DEPOIS , ou seja , ha depois eu faço ísto ou depois eu faço aquilo e fica sem fazer , logo só vou andar no CORAÇÃO VALENTE qdo ele estiver todo finalizado .

ABRAÇÃO

MaGao
04/07/2010, 00:16
são eixos de rural.. frente e traz.. não tem eixo de toy não..

esse carro o cara colocava os pneus ia pra trilha voltava tirava e jogava ele literalmente no chão da oficina.. cuidado 0.. quem comprar tem q comprar para reformar e pronto... não adianta querer comprar engesa com 9mil e está bom.. é praticamente doc e etc..