PDA

Ver Versão Completa : GPS ideal

Troller-a-vista
30/06/2010, 22:07
PEssoal, ja li uma porrada de pagina, juro que procurei ate em outros foruns .. mas qto mais eu leio mais maluco eu fico!

Mais facil achar uma sogra perfeita do que um GPS perfeito (que alguns preferem dar outro nome ao inves de GPS.. ate isso meu deus...)

Uns falam: tomtom pra vc é o ideal, outros falam que GARMIN é o o ponto chave enfim ... to ficando pirado!

Entao resolvi postar aqui (e olha que ja li uns 10 topicos com as necessidades parecidas com as minhas)!

O que eu preciso:

1 - (essencial e importantissimo): radares: tem que me falar onde estao os amiguinhos radares...

2- ter mapas rodoviários, inclusive com estradas vicinais (seria otimo ter estradinhas de terra tb, mas nao sei se vou conseguir isso, mas se nao tiver tiver tudo bem, nao sao trilhas e sim estradas mesmo, vou usar para um possivel trabalho)

3- ter o mapa das principais cidades do pais (ta eu vou rodar mais em cidades minusculas mas nelas é facil se locomover, duro é em cidade grande que é complicado se achar)

4- ATUALIZACOES GRATUIDAS : se tiver que pagar pra atualizar, achar radar etc, esta totalmente excluido de compra, simplesmente nao rola!

5- possibilidade tracar uma rota (importantissimo): por exemplo estou na minha cidade e preciso ir nos cafundós de minas, queria por exemplo tracar uma rota que eu considere melhor ou pior que as sugeridas (vai que caiu uma barreira ou nao queira passar por algum lugar especifico), tem como?

6- tela grande : nao precisa ser uma TV, mas uma tela de uns 7" seria otimo ! Minha ideia é colocar ele por exemplo no espaco onde ficaria o MID do vectra ... nao tenho problema em prega-lo no vidro mas estou pensando nos meus pais, faria um grande favor nao ter que os velhinhos ficarem forcando a vista para ver o GPS, tem que ser facil de visualizar.

O que nao preciso (mas se tiver tudo bem...):

1- firulas, tipo mp3, video, fotos, e um monte de bizarrice

2- bateria que dure uma eternidade (pq eu vou usar apenas dentro do carro, eventualmente algo a pé mas muito eventual mesmo, raro eu diria, muito raro... entao tendo uma tomada ligando no acendedor resolve meu problema facilmente)

3- bluetooth, raio laser, beleza, etc.... quero um GPS funcional nao algo pra mostrar pros meus amigos.

valeu

netto mietto
30/06/2010, 22:19
amigo compre o + barato possivel se nao funcionar tambem nao perdeu nada tenho um bak a 2 anos tela 4.3 estou satisfeito na epoca paguei 400 contos.

Ronaldo B.
01/07/2010, 00:11
Por partes....

1) Já que leu tanto, leia mais um pouco as regras de conduta e pare de criar tópicos com titulos esdruxulos. :rolleyes: Imagina que a sua dúvida com certeza é a de outras pessoas, e como alguem usando a pesqquisa vai encontrar esse tópico com um titulo desses ????? :parede:

2) Não tem nenhum GPS ou Navegador que que faça tudo o que vc quer da forma como vc quer, ainda mais com tela de 7". No minimo vai ter que comprar um Xing Ling, instalara e configurar vários programas e rezar prá essa tralha funcionar.

3) Se vai colocar num Vectra com certeza não vai fazer trilha (esse fórum e sobre o que mesmo ?? :roll:), então nesse caso o mais indicado e útil para vc seria um Navegador.

4) Dificilmente vc vai encontrar um navegador que a bateria dura mais que 4:00, ainda mais com tela de 7".

5) Radar qualquer navegador indica, prá atualizar basta acessar www.maparadar.com.br (http://www.maparadar.com.br) , baixar a instalar as atualizações que são gratuitas.

6) Um único programa de navagação não vai suprir suas necessidades, gratuito e que mais se aproxima do que vc quer seria o Track Source, mas só funciona em plataforma Garmin e mesmo assim tem alguns problemas.

7) Atualizações gratuitas é o mais fácil, de novo ponto para o track Source.

8 ) Quem é o responsavel por traçar as rotas é o programa que está instalado e não o aparelho. Vc pode ter mais de um programa de navagação instalado no seu navegador ou GPS, mas cada caso é um caso e nem sempre é facil fazer tudo isso rodar junto e a contento.

9) Uma tela de 5" é mais que suficiente, uma de 4,3" dependendo do local da instalação já atende perfeitamente. Tela maior que isso eu acho exagero e normalmetne só acha nos aparelhos chineses que eu não recomendo. Compre um bom aparelho prá não ter dor de cabeça depois.

Resumindo, vc não vai encontrar tudo que quer em um só aparelho. O que mais pode se aproximar seria o Garmim MAP378 ( https://buy.garmin.com/shop/shop.do?cID=148&pID=401#specsTab ), porem a tela está longe de ser do tamanho que vc quer, mas é um excelente GPS.

Uma sugestão é comprar um bom Navegador desbloqueado ou fácil de desblquear e instalar os programas que vc quiser, recomendo o Mio Moov M400, tenho um desbloqueado rodando Destinator9 e Igo 8.3.4, igo Amigo e Primo e não tenho do que reclamar, mas vai ter o tempo de uso da bateira limitado em média a menos de 4 horas, alem dos recursos de gravar trilhas e transferir para um PC e vice versa, que o Garmim faz de forma muito fácil através do Mapsource. Para uso offroad tenho um MAP60Csx com City Navigator e Track Source instalados. A soma dos dois prá mim é perfeita.

[]´s

Tio Eddie
01/07/2010, 00:27
Por partes....

1) Já que leu tanto, leia mais um pouco as regras de conduta e pare de criar tópicos com titulos esdruxulos. :rolleyes: Imagina que a sua dúvida com certeza é a de outras pessoas, e como alguem usando a pesqquisa vai encontrar esse tópico com um titulo desses ????? :parede:

Ronaldo, SHOW a tua resposta!

De fato sanou várias das minhas duvidas sobre nagevadores! Quanto ao ZéPS uso um Garmin 60 CSX que é um espetáculo! E o meu bom e velho Garmin GPS III.

Agora vou procurar com calma um navegador que aceite os programas e boa!

[]s

Troller-a-vista
01/07/2010, 00:36
Por partes....

ok

2) Não tem nenhum GPS ou Navegador que que faça tudo o que vc quer da forma como vc quer, ainda mais com tela de 7". No minimo vai ter que comprar um Xing Ling, instalara e configurar vários programas e rezar prá essa tralha funcionar.

Hmmm 7"seria otimo mas na impossibilidade vai uma menor...

3) Se vai colocar num Vectra com certeza não vai fazer trilha (esse fórum e sobre o que mesmo ?? :roll:), então nesse caso o mais indicado e útil para vc seria um Navegador.

Vou usar em todos os meus carros. No vectra tem um espaco perfeito pra ele (como é na europa), só dei essa ideia por causa disso.

4) Dificilmente vc vai encontrar um navegador que a bateria dura mais que 4:00, ainda mais com tela de 7".
Como eu disse, nao preciso de uma bateria que dure muito tempo, muito pelo contrario.

5) Radar qualquer navegador indica, prá atualizar basta acessar www.maparadar.com.br (http://www.maparadar.com.br) , baixar a instalar as atualizações que são gratuitas.

6) Um único programa de navagação não vai suprir suas necessidades, gratuito e que mais se aproxima do que vc quer seria o Track Source, mas só funciona em plataforma Garmin e mesmo assim tem alguns problemas.

7) Atualizações gratuitas é o mais fácil, de novo ponto para o track Source.

8 ) Quem é o responsavel por traçar as rotas é o programa que está instalado e não o aparelho. Vc pode ter mais de um programa de navagação instalado no seu navegador ou GPS, mas cada caso é um caso e nem sempre é facil fazer tudo isso rodar junto e a contento.

9) Uma tela de 5" é mais que suficiente, uma de 4,3" dependendo do local da instalação já atende perfeitamente. Tela maior que isso eu acho exagero e normalmetne só acha nos aparelhos chineses que eu não recomendo. Compre um bom aparelho prá não ter dor de cabeça depois.

Resumindo, vc não vai encontrar tudo que quer em um só aparelho. O que mais pode se aproximar seria o Garmim MAP378 ( https://buy.garmin.com/shop/shop.do?cID=148&pID=401#specsTab ), porem a tela está longe de ser do tamanho que vc quer, mas é um excelente GPS.

Uma sugestão é comprar um bom Navegador desbloqueado ou fácil de desblquear e instalar os programas que vc quiser, recomendo o Mio Moov M400, tenho um desbloqueado rodando Destinator9 e Igo 8.3.4, igo Amigo e Primo e não tenho do que reclamar, mas vai ter o tempo de uso da bateira limitado em média a menos de 4 horas, alem dos recursos de gravar trilhas e transferir para um PC e vice versa, que o Garmim faz de forma muito fácil através do Mapsource. Para uso offroad tenho um MAP60Csx com City Navigator e Track Source instalados. A soma dos dois prá mim é perfeita.

[]´s

valeu estou na procura ainda

Ronaldo B.
01/07/2010, 00:45
Tio,

Se for procurar um bom navegador vai de TomTom ou Mio. Eu prefiro o Mio pelo custo x benefício, além de ser mais fácil de desbloquear instalar outros navegadores adicionais, dá inclusive prá fazer rodar os SW da Garmim.

Se não pegar um desses dois pega um que rode Windows CE (desbloqueado ou facil de desbloquear) e que tenha receptor de sinal de GPS Sirf Star III ou mais recente e compare sempre a capacidade de memória interna e velocidade do processador dos Navegadores na hora da escolha.

Foi somando tudo isso que optei pelo MIO MOOV M400 com tela de 4,3. Instalei o Igo 8.3.4 e rodo direto em SP sem problemas, muito bom de recepção e muito rápido no recalculo de rotas.... :concordo:

Qualquer dúvida, é só perguntar, no que eu poder ajudar... tamos aí.:concordo:

[ ] ´s

Tio Eddie
01/07/2010, 00:49
Ronaldo,

Agradeço e não dispenso a ajuda!
Vou dar uma olhada nos preços em terras hermanas, e de fato já havia ouvido falar muito bem do MIO.

Abraços

Ronaldo B.
01/07/2010, 00:56
Tio,

Prá vc ter uma ideia de preço, eu comprei o meu na Saraiva:

http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/2886035/navegador-gps-mio-moov-m400-guia-4-rodas-tela-43-alerta-radar-1318-cid-mapeadas-335-navegaveis/?ID=BD6444C37DA061C0E02310458

Á vista, na loja saiu com 10% de desconto... então vc deve encontrar por um peço bem melhor por ai. O TomTom é bem mais caro.

Um excelente fórum sobre GPS é o GPSBra.com

http://www.gpsbra.com/bra/index.php?sid=204f6190fb933b7bba933eed3d8ebba3

Vale a pena conferir.

[]´s

Tio Eddie
02/07/2010, 13:46
Tks Ronaldo!

Vou conferir as dicas.

[]s

Supercharger
05/07/2010, 16:11
Ronaldo, sempre ouvi dizer que nos navegadores, para quem faz trilha, pode-se apenas colocar as trilhas mapeadas e chegar no local, sendo que nos GPS tradicionais eles podem também capturar os pontos de leitura e armazenar o caminho que está sendo percorrido (gravar uma trilha nova).

Quando você menciona um destes GPS Navegadores com Windows CE, entendo que é um computador portátil, então é questão de trocar o SW por algum outro que permita também capturar os pontos de leitura dos satélites, é isso mesmo?

Saudações,
Gustavo.

Ronaldo B.
05/07/2010, 16:21
Ronaldo, sempre ouvi dizer que nos navegadores, para quem faz trilha, pode-se apenas colocar as trilhas mapeadas e chegar no local, sendo que nos GPS tradicionais eles podem também capturar os pontos de leitura e armazenar o caminho que está sendo percorrido (gravar uma trilha nova).

Gustavo,

Sim, isso é possivel. Já fiz várias vezes no MAP60 CSx.:concordo:

Vc pode criar trilhas ou rotas no Mapsource, por exemplo, e carregar no GPS ou mapear e salvar uma trilha no GPS e depois transferir para o PC e abrir no Mapsource ou Track Maker.

Quando você menciona um destes GPS Navegadores com Windows CE, entendo que é um computador portátil, então é questão de trocar o SW por algum outro que permita também capturar os pontos de leitura dos satélites, é isso mesmo?

Saudações,
Gustavo.

Sim. é isso mesmo.

Tentei instalar o Garmim Mobile TX no meu Mio para rodar os mapas do Track Source e ver se é possivel ter todos os recursos que tenho no MAP6- CSx, mas não deu certo. Não sei o que eu fiz de errado na instalação que a aplicação da Garmim não rodou. :oops:

Vou continuar tentando prá ver se consigo, se der certo posto o resultado aqui.

[]´s

Hamilton.pb
05/07/2010, 20:13
Caros,

é possível instalar o Garmin XT no Windows CE 4 ou 5. A instalação não é tão difícil, mas você perde uma funcionalidade que julgo importante no Garmin XT: a possibilidade de gravar trilhas. Ou melhor, você até grava, mas depois é impossível achar o arquivo gravado! (Não estou brincando. Nessas instalações "piratas" do Garmin XT, até agora ninguém conseguiu!) Além disso, muitas configurações se perdem cada vez que você desliga o programa (volume, idioma (conforme o caso) etc). O Garmin XT não fala o nome das ruas: fala apenas vire à direita etc. Com a voz em português, mesmo com o volume no máximo, o som fica baixo. (É possível achar o áudio com volume aumentado, o que diminui o problema.)

Existe uma versão nova, que funciona apenas no Windows CE 6. Essa só é recomendável para quem tem experiência na instalação do XT. Ela grava trilhas, mas tem dois problemas atualmente: voz, só em inglês, chinês ou tailandês. E o programa vem inicialmente em chinês. Se você não souber exatamente onde está cada coisa, não vai conseguir instalar... E, muito menos, passar para o inglês.

Quem precisar de auxílio na instalação do XT, mande uma mensagem para mim. Não sei se conseguirei resolver o problema (afinal, Mio é diferente de Bak, que é diferente de NDrive etc). Tenho experiência com alguns aparelhos, mas nem todos...
[]s, Hamilton

Supercharger
06/07/2010, 08:16
Bom, tentando me expressar em outras palavras: com um navegador baseado em Windows CE que eu imagino ter uma miríade de softwares para instalar por se tratar de uma plataforma computacional ao invés de um dispositivo dedicado, posso fazer uma trilha no meio do mato que ele vai traçando o caminho percorrido e se a trilha não tiver saída eu posso seguir no GPS o caminho "de volta"?

Saudações,
Gustavo.

Tio Eddie
06/07/2010, 12:10
PessoALL,

Acabou de chegar meu navegador NDrive Touch Se.
Descobri que ele tem modo aventura :dance: e já baixei o IGO 8.3.4

Aos poucos me familiarizando com o bichinho e postando as impressões.

Abraços

Ronaldo B.
06/07/2010, 12:58
Bom, tentando me expressar em outras palavras: com um navegador baseado em Windows CE que eu imagino ter uma miríade de softwares para instalar por se tratar de uma plataforma computacional ao invés de um dispositivo dedicado, posso fazer uma trilha no meio do mato que ele vai traçando o caminho percorrido e se a trilha não tiver saída eu posso seguir no GPS o caminho "de volta"?

Saudações,
Gustavo.

Gustavo,

Teoricamente vc está certo, era isso que eu estava tentando fazer com o do Garmim Mobile XT, mas a instalação não deu certo no Mio. O problema não está no Win CE mas sim encontrar um software que permita fazer isso, até agora não encontrei nenhum que rode no Win CE que tenha esse recurso.

[]´s

Hamilton.pb
06/07/2010, 14:52
Ronaldo, existem vários, mas os principais são o Two Nav e o OziExplorer. Tenho o primeiro deles instalado em um celular, mas não tenho muita experiência com ele. Você pode colocar vários tipos de mapas (por exemplo, baixar do Google Maps). Mas como esses mapas não estão "ajustados", ocorrem muitos erros. Quer dizer, ambos funcionam para gravar trilhas.
No Garmin XT (qualquer que seja a versão do WinCE) você consegue gravar a trilha e visualizá-la depois. Mas não consegue navegação imediata: quer dizer, navegação só é possível no XT com arquivos .img e esse não é o formato de gravação. Se você instalar no celular (por exemplo, Nokia), você conseguirá depois transpor para o Mapsource e usando outros programas, criar um arquivo .img que servirá para navegação.
Como disse em outra mensagem, na versão para WinCE 6, também é possível criar arquivos .img. Mas a instalação dessa versão não é trivial. Com um pouco de tempo, posso tentar escrever um tutorial. Mas, repito, essa versão não serve para WinCE 4 ou 5. Um link para instalação dessa versão é
http://forum.mobilism.org/viewtopic.php?f=743&t=73617
Tive problemas de diversas ordens (até para baixar os arquivos), mas no final consegui instalar.
Quem quiser instalar em WinCe 5 (ou 4.2) utilize o link
http://gpsinfo.com.br/modules.php?name=Forums&file=viewtopic&t=637
(Essa instalação tem alguns problemas mas funciona para a maioria de aparelhos gps. Em algumas dificuldades consigo ajudar, mas tudo depende do aparelho onde você estiver instalando...)
Qualquer que seja seu aparelho, faça um back-up de todos os arquivos antes de instalar. Instale apenas no cartão (e não no próprio aparelho). Evite o uso de desbloqueadores como MioPocket ou WolfNCU (a menos que você tenha experiência em informática).
Finalmente, quanto a instalação no Mio, eu não tenho experiência com esse aparelho. Mas talvez consiga ajudá-lo se você me descrever quais os problemas que estão acontecendo.
[]s, Hamilton

Ronaldo B.
06/07/2010, 15:28
Hamilton,

Obrigado pelas dicas.

Instalei o Garmim XT e ao executar o Que.exe, conforme era orientado nos procedimentos para instalação que baixe, ele apresentava um erro e não roadava mais nada. Acabei por remover o Garmim XT e estou usando o Igo 8.3.4 para navagar na cidade e o funcionamento até agora tem sido excelente.

Como tenho um MAP60CSx com o City Navigator e os mapas do Track Source instalados, acabo não tendo real necessidade de instalar o Garmim XT no Mio, estava testando o Garmim XT apenas para ver se funcionava bem, mas como disse, não deu certo.

Para desbloquear o Mio não usei o MioPocket ou o WolfNCu, usei a configuração que me foi passada no GPSbra, e funcionou muito bem. Desisti do Garmin XT, agora estou testando o Igo Primo (o Amigo não gostei), mas até o momento para navegação na cidade o melhor tem sido mesmo o Igo 8.3.4. Para uso offroad vou continuar usando o MAP60CSx, tem mais recursos para essa finalidade, é mais resistente e a a bateria tem uma durabilidade muito maior que a do Mio.

Abraços.

edugal
06/07/2010, 21:58
Caro Hamilton,

é possível sim recuperar as trilhas gravadas no Garmim Mobile XT que roda no WinCe5. Existe um programa gratuito que traduz do formato que o Garmin grava para gpx.

Eduardo

Caros,

é possível instalar o Garmin XT no Windows CE 4 ou 5. A instalação não é tão difícil, mas você perde uma funcionalidade que julgo importante no Garmin XT: a possibilidade de gravar trilhas. Ou melhor, você até grava, mas depois é impossível achar o arquivo gravado! (Não estou brincando. Nessas instalações "piratas" do Garmin XT, até agora ninguém conseguiu!) Além disso, muitas configurações se perdem cada vez que você desliga o programa (volume, idioma (conforme o caso) etc). O Garmin XT não fala o nome das ruas: fala apenas vire à direita etc. Com a voz em português, mesmo com o volume no máximo, o som fica baixo. (É possível achar o áudio com volume aumentado, o que diminui o problema.)

Existe uma versão nova, que funciona apenas no Windows CE 6. Essa só é recomendável para quem tem experiência na instalação do XT. Ela grava trilhas, mas tem dois problemas atualmente: voz, só em inglês, chinês ou tailandês. E o programa vem inicialmente em chinês. Se você não souber exatamente onde está cada coisa, não vai conseguir instalar... E, muito menos, passar para o inglês.

Quem precisar de auxílio na instalação do XT, mande uma mensagem para mim. Não sei se conseguirei resolver o problema (afinal, Mio é diferente de Bak, que é diferente de NDrive etc). Tenho experiência com alguns aparelhos, mas nem todos...
[]s, Hamilton

Hamilton.pb
07/07/2010, 12:04
No Garmin XT o arquivo já está gravado em .gpx. A questão é que, em todas as versões que já instalei e tanto quanto tenho lido nos fóruns nacionais e internacionais, o arquivo current.gpx (onde está gravada a trilha) simplesmente desaparece! Não adianta procurar por data de criação etc etc. Mas o arquivo está lá. Você consegue ver a trilha gravada!
Mas acho que você está fazendo confusão. Quem grava em outro formato que precisa de conversão para .gpx são os Nüvi. Nesse caso, existe um programa para conversão do formato .bin (dos Nüvi) para .gpx. E, daí, mais um programa permite transformar em .img, que é o único formato que permite navegação (isto é, narração de "vire à direita" etc) no XT.
[]s, Hamilton

edugal
07/07/2010, 23:00
Hamilton,

faço isso rotineiramente para guardar as minhas trilhas.
O Garmin para winCe não usa o current.gpx, ele gera um arquivo para o trajeto corrente e outro arquivo para os trajetos salvos (quando se usa opção de salvar trajetos). Ambos arquivos tem um formato diferente dos "padrões normais" que programas como GpsBabel traduzem. Existe um programa que traduz este formato para gpx.
Não estou agora em minha máquina para dizer que programa é este. Quando estiver envio o nome.

Eduardo

No Garmin XT o arquivo já está gravado em .gpx. A questão é que, em todas as versões que já instalei e tanto quanto tenho lido nos fóruns nacionais e internacionais, o arquivo current.gpx (onde está gravada a trilha) simplesmente desaparece! Não adianta procurar por data de criação etc etc. Mas o arquivo está lá. Você consegue ver a trilha gravada!
Mas acho que você está fazendo confusão. Quem grava em outro formato que precisa de conversão para .gpx são os Nüvi. Nesse caso, existe um programa para conversão do formato .bin (dos Nüvi) para .gpx. E, daí, mais um programa permite transformar em .img, que é o único formato que permite navegação (isto é, narração de "vire à direita" etc) no XT.
[]s, Hamilton

Hamilton.pb
08/07/2010, 07:06
Eduardo, você poderia me dizer as extensões desses arquivos, assim como seus nomes?

[]s, Hamilton

Supercharger
08/07/2010, 11:28
Ótima discussão!
Eduardo e Hamilton, veja se o que eu pretendo procede: comprar um GPS "chinês" baratex com WinCE, rapar tudo que vier de fábrica nele (se é que vem alguma coisa), instalar o tal do IGO 8.3 que tenho ouvido (lido) falar para usar na cidade e também instalar o GarminXT para fazer trilhas. Com o GarmimXT poderia gravar trilhas novas e também poderia carregar as trilhas 4x4 que o pessoal tem catalogadas no Projeto Tracksource. É factível?

O GPS/PDA já encomendei, ano que vem chega aqui de navio, rsrsrs. :mrgreen:

Hamilton.pb
08/07/2010, 12:54
Sim, é mais que factível. Em geral, nesses aparelhos chineses (especialmente Deal Extreme) o desbloqueio é fácil e eles já vem com o IGo instalado. Sem muita dificuldade você altera completamente o visual (se você comprou na Deal Extreme, veja no fórum de lá um novo Menu, fácil de instalar e que ECONOMIZA memória) e pode instalar vários navegadores. O Garmin XT acaba sendo o melhor para quem pega estrada (por causa do Tracksource) ou mesmo para trilha. Outros são melhores em cidades. Em BH, o melhor é o TomTom, mas ele sempre é uma opção interessante, pois permite você mesmo fazer correções nos mapas e baixar as correções feitas por outros usuários. (Esse é o ovo de colombo do TomTom.)
[]s, Hamilton

Supercharger
08/07/2010, 13:46
Pedi um do DX mesmo. Vamos ver no que dá.

edugal
09/07/2010, 00:27
Hamilton,

a extensão é NVM. Ele é gravado em Garmin\RunGMTX\Settings.

Eduardo

Eduardo, você poderia me dizer as extensões desses arquivos, assim como seus nomes?

[]s, Hamilton

Hamilton.pb
09/07/2010, 17:14
Obrigado!

[]s, Hamilton

edugal
10/07/2010, 19:24
Hamilton,

agora, com mais tempo (fim de semana) posso passar mais dados.
O programa de tradução do formato do Garmin Mobile XT (para Wince) para o formato gpx é o GMXT2GPX.exe.
Passei na outra mensagem a localização errada de onde ficam os arquivos dos trajetos.
No meu gps, para executar o GMXT chamo um script, no término da execução do GMXT, o script copia os arquivos de trajeto para o diretório Garmin\RunGMTX\Settings do cartão de memória. Originalmente o GMXT salva os arquivos de trajetos no diretório \Garmin da memória do GPS.
Os nomes dos arquivos são:
GARMIN_ATRK.NVM (para o trajeto atual)
GARMIN_ATRK.NVM (para o trajeto salvos com algum nome)
Prefiro sempre usar o arquivo do trajeto atual, pois o GMXT "resume" os trajetos quando é feito o "salvamento" do trajeto. Por "resumir" quero dizer reduzir o número de pontos guardados.

Acho que agora passei todas as informações.

Qualquer dúvida é só perguntar.

Eduardo

Obrigado!

[]s, Hamilton

edugal
10/07/2010, 19:37
Caro Supercharger,

depois de uma experiência não muito bem sucedida com meu primeiro GPS, li um pouco mais, e os dados que obtive indicam que para a qualidade de um aparelho de GPS é seu "chip de GPS", que é o responsável pela captura dos dados dos satélites e pela geração das coordenadas de localização. Da mesma forma que Dell, Itautec e Positivo não fabricam o chip da CPU dos nossos computadores, os fabricantes de aparelho de GPS não fabricam o "chip de GPS".
Também nas leituras e em conversas com desenvolvedores e colaboradores do projeto Tracksource aqui no Rio conclui que um dos melhores chips de GPS não profissional é o SIRF III.
Comprei um GPS com este chip e a diferença para meu gps anterior foi grande.

Espero ter ajudado.

Eduardo

Ótima discussão!
Eduardo e Hamilton, veja se o que eu pretendo procede: comprar um GPS "chinês" baratex com WinCE, rapar tudo que vier de fábrica nele (se é que vem alguma coisa), instalar o tal do IGO 8.3 que tenho ouvido (lido) falar para usar na cidade e também instalar o GarminXT para fazer trilhas. Com o GarmimXT poderia gravar trilhas novas e também poderia carregar as trilhas 4x4 que o pessoal tem catalogadas no Projeto Tracksource. É factível?

O GPS/PDA já encomendei, ano que vem chega aqui de navio, rsrsrs. :mrgreen:

Supercharger
11/07/2010, 15:11
Claro que sim Eduardo, obrigado pela dica!
:concordo:

Hamilton.pb
11/07/2010, 16:04
A qualidade da antena é essencial. Mas também são essenciais (como em um computador) a memória interna e a velocidade do processador. Os processadores atualmente usados estão na faixa de 400MHz (existem celulares com processadores muito mais rápidos e, se você quiser colocar vários navegadores, esse é quase o mínimo, se bem que você consegue quase tudo a partir de 233MHz, se for bem econômico na colocação dos navegadores...) e memória variando de 64M a 1G. Quanto menor a memória, mesmo com um processador bom, mais lenta fica a navegação e mais fácil o aparelho bloquear.

[]s, Hamilton
PS: Eduardo, obrigado pelas informações. Depois da mensagem com os nomes dos arquivos, consegui fazer (quase) tudo! Baixei justamente o programa que você recomendou. Ótima a informação sobre trajetos salvos!

edugal
11/07/2010, 21:40
Pequena correção:
para trajetos salvos o nome do arquivo é:
GARMIN_STRK.NVM

Eduardo

Hamilton,

agora, com mais tempo (fim de semana) posso passar mais dados.
O programa de tradução do formato do Garmin Mobile XT (para Wince) para o formato gpx é o GMXT2GPX.exe.
Passei na outra mensagem a localização errada de onde ficam os arquivos dos trajetos.
No meu gps, para executar o GMXT chamo um script, no término da execução do GMXT, o script copia os arquivos de trajeto para o diretório Garmin\RunGMTX\Settings do cartão de memória. Originalmente o GMXT salva os arquivos de trajetos no diretório \Garmin da memória do GPS.
Os nomes dos arquivos são:
GARMIN_ATRK.NVM (para o trajeto atual)
GARMIN_ATRK.NVM (para o trajeto salvos com algum nome)
Prefiro sempre usar o arquivo do trajeto atual, pois o GMXT "resume" os trajetos quando é feito o "salvamento" do trajeto. Por "resumir" quero dizer reduzir o número de pontos guardados.

Acho que agora passei todas as informações.

Qualquer dúvida é só perguntar.

Eduardo

Tio Eddie
12/07/2010, 03:09
PessoALL,

Meu NDrive agora roda tanto com o software original como com o IGO 8.3 e está com todas as funcionalidades do windows embed CE funcionando :dance:

Achei um grupo no orkut que tem um tutorial que funcionou 100% e de primeira para mim, segue o link

http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=40769971&tid=5453475745606545609&na=4

Acredito que lá tem muita informação boa para outros GPS inclusive.

Coloquei uma cópia do IGO 8.3 na área de FTP do site da minha empresa, logo se alguém estiver com dificuldades para encontrar o IGO na net, favor mandar uma MP que eu disponibilizo o link para download.

Agora falta por o bichinho na rua para ver se o IGO me agrada..:twisted:

Abraços

Eddie

Hamilton.pb
12/07/2010, 09:29
Tio Eddie,

se você tiver interesse em instalar o Garmin XT eu posso tentar escrever um tutorial. Seu NDrive vem com WinCE 6.0, não é?

[]s, Hamilton

Tio Eddie
12/07/2010, 12:34
Hamilton

É com o WinCE 6.0 sim, e sincronizou perfeitamente com o win 7.

Seria muito bom ter o Garmin XT acessivel também! Se você estiver disposto a escrever, estou disposto a tentar! POrém acredito que se eu o tiver inteiro no cartão micro sd, ele deva rodar como o IGO roda.

Alguma sugestão de onde baixar o Garmin XT?

[]s

Eddie

Tio Eddie,

se você tiver interesse em instalar o Garmin XT eu posso tentar escrever um tutorial. Seu NDrive vem com WinCE 6.0, não é?

[]s, Hamilton

Hamilton.pb
12/07/2010, 21:05
Eddie, existem duas alternativas. A primeira delas eu tenho certeza que funciona, mas é difícil de instalar.
//rapidshare.com/files/262523212/artful_ASN_Wince6.rar.html
O problema dessa versão é que o programa está configurado em chinês e você não consegue instalar sem ajuda (a menos que tenha experiencia com GarminXT) e passar para o inglês. Ele não aceita português.

A segunda versão eu não tentei instalar, mas vem de um fórum muito bom:
//www.ipmart-forum.com/showthread.php?t=451498
Eu acho que essa versão deve aceitar português. Em geral, esse tipo de configuração tem problemas para guardar suas opções. Por exemplo, você define um volume mais alto para o som (ele vem baixo). Mas quando liga novamente, o volume voltou a ficar baixo. (Pode ser que essa versão tenha isso corrigido, mas esse é um problema comum.)

Não sei o que vem nesse último pacote, mas talvez você precise baixar o keygen.

Em qualquer dos dois, vai precisar dos mapas do tracksource (que são os mais confiáveis de todos os mapas brasileiros, especialmente nas estradas). Instruções de instalação de uma versão semelhante podem ser encontrados em
gpsinfo.com.br/modules.php?name=Forums&file=viewtopic&t=637

Você tem skype? Procure por Hamilton.pb em Belo Horizonte.

Caso contrário, apenas me informe o que você resolveu e verei como posso ajudá-lo.
[]s, Hamilton

Tio Eddie
12/07/2010, 21:12
Hamilton,

Grato pelos links! Com calma vou bucar os arquivos e fazer a instalação, dai te conto o resultado.

Quanto ao volume, hoje rodei o dia inteiro testando o IGO no NDrive. Funciona bem, mas o volume é muito baixo, ainda mais andando de pkp (sabe como é né, escape direto, pneus lameiros, turbina enchendo, snorkel...rsrs). Achei que o IGO é mais esperto que o software do NDrive em todos os sentidos, navegando,recalculando rotas, etc.

Ah, inglês não é problema, mas instalação em Chinês....rsrsrs

Abração

P.S. meu Skype é eddiehalley

Ronaldo B.
12/07/2010, 22:17
Tio Eddie,

Tô usando o Igo 8.3.4 e o Igo Primo, apesar do Igo Primo ser uma versão mais nova o Igo 8.3.4 ainda é melhor. Instalei e usei o Igo Amigo por um tempo mas não gostei.

Se vc não estiver usando nenhuma skin no Igo 8.3.4, eu recomendo a Gurjon. Ela trás alguns recursos bem interessantes, achei que fica bem melhor que a original, inclusive o som.

[]´s

Tio Eddie
12/07/2010, 22:22
Ronaldo,

Conforme você havia sugerido instalei e estou usando o IGO 8.3.4.
Ja tinha lido algo sobre o Gurjon, mas decidi fazer uma etapa de cada vez. Agora vou procurar o Gurjon com calma.

No mais, gostando do brinquedo novo.

[]s

DieselPower
13/07/2010, 00:24
Pessoal, pensem em um cara que está perdido, lendo um monte de coisa que parece estar escrito em chinÊs! Este sou eu lendo este tópico...
Seguinte, vou pedir a ajuda dos "conhecedores" de GPS.
Viajo bastante, e preciso de um aperelho que me avise dos radares (:putz:), e me ensine chegar aos locais que quero nas cidades desconhecidas...
Por ex.: Vou até São Paulo, até a uma loja. Digito o endereço desta loja e ele me guia de Lages-SC até São Paulo_SP, no bairro certo, na rua certa, no número certo, me aviando dos radares e das ruas contra mão...
Existe um aparelho assim (ou todos são assim)? Qual?
Gostaria também de gravar algumas rotas para chegar em fazendas (clientes) via estradas de chão, e que guie-me para chegar na segunda visita a este local, bem como passar estes dados para que outras pessoas que possuam GPS possam chegar até lá.
Mas o mais importante é o gia nas estradas e cidades.

Hoje me ofereceram "um tal de" Banbo por R$ 540,00 (em 3x), o qual quando liguei aparaceu uma tela escrita Igo. Seria um bom aparelho?
Desde já agradeço a ajuda dos amigos, obrigado.
Grande abraço a todos.

Ronaldo B.
13/07/2010, 01:06
Diesel,

Vou tentar explicar de forma bem simples, mas se prepara que o texto vai ser bem longo.... então vamos por partes, ok.

Primeiro vamos dividir os aparelhos em duas categorias: GPS e Navegadores.

Vamos chamar de GPS os aparelhos do tipo Garmim MAP60CSx, 276c, etc...

Vamos chamar de Navegadores os aparelhos do tipo Mio Moov, Tom Tom, NDrive, etc.

Não vou falar sobre GPS e programas de navegação que estão disponiveis em vários modelos de aparelhos celulares, Palm´s, etc.

Tanto os aparelhos GPS quanto os Navegadores são compostos de Hardware e Software, sendo que o Software está dividido em sistema operacional e programas de navegação. Imagina como se fosse um notebook, o windows é o sistema operacional e os programas de navegação seriam os aplicativos tipo Word, Excel, Power Point. Ok ?

Até agora tá fácil, então vamos complicar um pouco...

Existem vários modelos tanto de GPS´s como de Navegadores a venda, na hora de decidir qual comprar eu recomendo que vc defina muito bem o uso que vai fazer e procurar aquele que melhor atenda suas necessidadades. Até aí nenhuma novidade, mas o problema é que não existe um aparelho que faça tudo de forma simples e fácil, que seja bom prá te levar aonde vc quiser, mapear um caminho, salvar esse trajeto para depois vc poder repassar para outras pessoas, etc. seja dentro da cidade, na estrada ou no Offroad. Para uso dentro da cidade eu recomendo o uso dos Navegadores porque normalmente são mais baratos, tem a tela maior e a interface com o usuário é mais intuitiva. Para uso em estrada vai depender do aparelho e do tipo de propgrama de navegação que vc tiver porque tanto GPS quanto Navegador podem funcionar bem ou não, e para uso Offroad eu recomendo o uso de um GPS por serem mais resistentes, terem uma autonomia de bateira maior, mas normalmente são mais caros e tem a tela menor que um Navegador, além de normalmente terem recursos diferentes entre eles.

Na hora de escolher o hardware do seu Navegador ou GPS esteja atento a três ítens de hardware. 1. Receptor de sinal de satélites (eu recomendo que seja Sirf Star III ou superior). 2. Procure aparelhos com processador com velocidade próxima ou superior a 400Mhz. 3. Que tenha uma boa capacidade de memória interna ou que possa usar cartões SD ou mini SD, pois é ai que serão instalados os programas de navegação. O tamanho da tela fica a gosto do freguês, eu acho que uma tela de 4,3 polegadas atende bem.

Definido o hardware agora é a hora de ver o software do GPS ou Navegador. Normalmente os Navegadores usam uma versão do Windows chamada Windows CE ou simplesmente WinCE, já os GPS usam outros sistemas o que limita e as vezes dificulta a instalação de outros programas de navegação ou mapas. Eu recomendo que no caso de um Navegador vc opte por um modelo com WinCE, e no caso de GPS opte por modelos da linha Garmim, vai ser mais fácil vc encontrar mapas e navegadores para esses aparelhos. Muitos modelos de Navegadores vem com WinCe bloqueado, ou seja, vc não vê o Windows rodando, ao ligar o aparelho já vai para uma tela do programa de navegação, isso te impede de instalar outros programas de navegação. Alguns modelos de Navegadores são fáceis de desbloquear, é o caso do Mio, NDrive e a maioria dos aparelhos chineses a venda por aí. Já Navegadores como o TomTom é mais complicado e as vezes o resultado para desbloquear não é mutio satisfatório.

Escolhido o modelo de hardware e com qual sistema operacional, agora é hora de avaliar qual ou quais programas de navegação vem instalados. Vc pode encontrar vários programas de navegação, entre eles os mais conhecidos são o Destinator, Igo 8, Igo Amigo, Igo Primo, MioMap estes para rodar em Navegadores com Windows, No caso de GPS Garmim os programas de navegação mais comuns são o City Navigator e o Track Source. Originalmente programas de navegação para sistema operacional Win CE não rodam em aparelhos Garmim, e vice versa, mas isso dá prá dar um jeito mas aí complica um pouco mais.

Basicamente é isso aí, acho que já dá prá vc começar a entender um pouco como a coisa funciona, agora é ler o tópico todo de novo e aí com certeza vçao aparecer inumeras duvidas... aí é só postar que aos poucos vamos tentando ajudar vc a escolher o aparelho e programa de navegação que melhor atenda as suas necessidades, seja ele um Navegador ou um GPS. :concordo:

Abraços.

Hamilton.pb
13/07/2010, 08:10
Eddie e Ronaldo,

cuidado com a Gurjon! É uma interface ótima, mas consome muita memória interna. Se o aparelho tem pouca, isso provoca congelamentos. Em geral, quando o IGO começa a funcionar mal, a culpa é da interface.
[]s, Hamilton

Tio Eddie
13/07/2010, 09:36
Hamilton,

Achei uma "receita" numa comunidade do orkut para aumentar o som do IGO no NDrive, mas ainda não testei.
Posto a receita logo abaixo e pergunto, o que você acha?

Para o Som do IGO ficar mais alto, Vc ira entrar no diretorio IGO\SAVE e procurar o arquivo Sys.TXT ou System.TXT abrir esse arquivo e procurar atraves da barra de rolagem a linha que contem a palavra [sound] todos os comandos que estao abaixo desse texto vc apaga. OBS SO APAGA OS COMANDOS QUE REPRESENTA A LINHA SOUND as outras linhas de comando que estao entre [ ] NAO SERA APAGADA. Depois vc coloca essa Linha

[sound]
dynamic_volume_type="1"
sound_volume="265"
os_volume="265"
dynamic_volume_voicemaxspeed="200"
dynamic_volume_voice_volume_max="265"
dynamic_volume_maxspeed="200"
dynamic_volume_minspeed="200"
os_muted="0"
voice_volume="265"
sound_muted="0"
use_method="1"

Desde já agradeço

[]s

Eddie

Ronaldo B.
13/07/2010, 15:26
Eddie e Ronaldo,

cuidado com a Gurjon! É uma interface ótima, mas consome muita memória interna. Se o aparelho tem pouca, isso provoca congelamentos. Em geral, quando o IGO começa a funcionar mal, a culpa é da interface.
[]s, Hamilton

Hamilton,

Já li alguns relatos sobre problemas não só com a Gurjo como com outros skins. Até agora não tive problemas mas isso não quer dizer que não venha a ter.

Ultimamente o que eu estou tendo problemas é com erros de indicação de velocidade dentro de SP. Tem trechos da Marginal Pinheiros por exemplo onde o GPS indica que a velocidade permitida é de 130 km/h... :shock: ... em outros 50 km/h, quando na real o limite de velocidade da Marginal Pinheiros é de 70km/h na pista local e 90 km/h na pista expressa, salvo algumas exceções. Não sei se essa informação vem do mesmo arquivo dos radares, estou utilizando o arquivo de atualização de radares do maparadar.com e tem muitos erros, além de radares faltando.

Alguma dica ???

[]´s

DieselPower
13/07/2010, 21:50
Ronaldo, Ti Edie e demais...
Muito obrigado pela ajuda, já está começando a clarear...
Mais perguntas:

1- Qual seria um bom custo X benefício, visto que mandarei buscar nos "hermanos"! :mrgreen:
Seguindo as aulas dos senhores, seria bom comprar um bom hardware e um bom software. Como não conheço nada dos produtos, 2- qual Garmin (custo X beneficio) vocês indicariam? Visto que li muitos elogiando o Track Source.

3- O Track Source indica os radares, velocidade real instantânea e guia até pontos de interesse? Caso as respostas sejam positivas, acredito que já defini o Software. Agora falta o Hardware...

A tela pode ser pequena (até prefiro), visto que vou deixa-lo entre a coluna "A" e o volante (fixado no vidro).

4- Posso passar um cabo da bateria por dentro da painel e com um plug ligar no GPS? Pergunto isso pois não suporto cabos passando do aparelho até o acendedor de cigarros. Será que seria necessário utilizar um relê ou porta fusível?
Sendo assim, deixo o cabo original guardado, e quando for utilizar em outro veículo levo ele e ligo no acendedor...

Desde já agradeço a atenção, obrigado! :concordo:

Ronaldo B.
13/07/2010, 22:10
Diesel,

Um bom custo x benefício na linha Garmim de GPS´s eu acho o MAP60CSx, que nos USA caiu de preço com o lançamento da linha MAP62.

https://buy.garmin.com/shop/shop.do?cID=145&pID=310

No MAP60CSx vc pode carregar os mapas do projeto Track Source (http://www.tracksource.org.br/ recomendo que vc acesse o site pra conhecer ) ou vc pode usar o software de navagação da Garmim que é o City Navigator, porém esse é pago. O MAP60CSX tem vantagens e desvantagens, as principais vantagens que eu vejo são o fato de ser a prova de água, usa pilha comum, é mais indicado prá uso offroad e tem integração fácil com o PC através do Mapsource. As desvantegens que eu vejo são a tela pequena, os softwares de navegação tanto o Track Source quanto o City Navigator não são tão bons quanto o Igo 8.3.4 para navegão tanto na estrada quanto na cidade e ambos tem alguns erros, o tempo para calculo de rota e para recalcular é lento. Não utilizei ainda nenhum Navegador da linha Nuvi da Garmim, então não posso opiniar, atualmente eu uso o Mio Moov M400 e esporadicamente uso o MAP60CSx.

[]´s

DieselPower
13/07/2010, 23:14
Um bom custo x benefício na linha Garmim de GPS´s eu acho o MAP60CSx,
Na verdade eu estava procurando um daqueles que possuem apenas o visor LCD, sem botões ou antenas aparentes...
o software de navagação da Garmim que é o City Navigator, porém esse é pago.
Quando eu tenho que pagar? É mensal/anual ou apenas quando atualizo? Tem idéia do valor?

usa pilha comum,
Recarregável, certo? Posso liga-lo no acendedor de cigarros?

tanto o Track Source quanto o City Navigator não são tão bons quanto o Igo 8.3.4 para navegão tanto na estrada quanto na cidade
Com isso, você considera então que devo adquirir outra marca de equipamento, a qual seja compatível com o Igo?
Me ofereceram um tal de Banbo, e quando liguei pareceu "Igo" na tela, porém como nunca ouvi falar desta marca fiquei meio desconfiado...

Desculpe o grande número de perguntas, mas quero ter certeza de estar adquirindo um equipamento que atenda as minhas necessidades, afinal, 500, 600 ou 700 Latinhas não se encontra em qualquer lugar!
Abraço!

Ronaldo B.
13/07/2010, 23:45
Um bom custo x benefício na linha Garmim de GPS´s eu acho o MAP60CSx,
Na verdade eu estava procurando um daqueles que possuem apenas o visor LCD, sem botões ou antenas aparentes...

A sua preferencia seria por um aparelho tipo Navegardor como o da foto ?
https://static.garmincdn.com/en/products/010-00858-00/g/cf-lg.jpg

o software de navagação da Garmim que é o City Navigator, porém esse é pago.
Quando eu tenho que pagar? É mensal/anual ou apenas quando atualizo? Tem idéia do valor?

Vc tem opção de baixar gratuitamente (não oficial) ou comprar em um revendedor da Garmim, que deve estar por volta de usn R$ 300,00, esse valor é pago apenas quando compra uma nova versão. O track source é gratuito.

usa pilha comum,
Recarregável, certo? Posso liga-lo no acendedor de cigarros?
Sim, o MAP60CSx pode usar pilhas comum ou recarregáveis, a duração passa tranquilamente de 12 horas, enquanto que a maioria dos aparelhos Navegadores tem bateria interna que dura no máximo 4 horas. Não me lembro se o MAP60CSx pode ser carregado no acendedor de cigarro, mas acho que não, apesar de ter conexão USB acho que é apenas para conectar no PC. Todos os aparelhos Navegadores podem ser conectados no acendedor de cigarro para recarregar a bateria interna.

tanto o Track Source quanto o City Navigator não são tão bons quanto o Igo 8.3.4 para navegão tanto na estrada quanto na cidade
Com isso, você considera então que devo adquirir outra marca de equipamento, a qual seja compatível com o Igo?
Me ofereceram um tal de Banbo, e quando liguei pareceu "Igo" na tela, porém como nunca ouvi falar desta marca fiquei meio desconfiado...

Qualquer Navegador que tenha Windows CE pode ser instalado o Igo ou outros programas de navegação. O problema é que nem todos os aparelhos vem desbloqueados, que eu me lembre todos os Navegarodes de marca vem bloqueados, a diferença é que alguns são fáceis de desbloquear como é o caso do Mio, enquanto que outros são mais dificies como é o caso do TomTom. Nunca ouvi falar da marca Banbo, então não sei se é bom ou não, se já vem com o Igo instalado é pq usa WinCE e provavelmente vem desbloqueado.

Desculpe o grande número de perguntas, mas quero ter certeza de estar adquirindo um equipamento que atenda as minhas necessidades, afinal, 500, 600 ou 700 Latinhas não se encontra em qualquer lugar!
Abraço!

Vc tá certo, tem que perguntar e pesquisar muito antes de comprar prá não levar um produto que não vai te atender. Hoje vc encontra navegadores de marca e com garantia a partir de R$ 250,00. O meu Mio eu paguei R$ 540,00 , veio com o Destinator9 com o pacote de Quatro Rodas, mas não gostei, por isso desbloquiei e intalei o Igo 8.3.4.

Talves a maior dificuldade que vc tenha comprando um Navegador seja para criar suas rotas, salvar e depois compartilhar com outras pessoas como vc disse que quer fazer. Isso é um recurso que eu não me lembro de ter visto nos aparelhos de navegação, sei que é possivel vc armazenar uma rota que vc já fez e depois "chamar" ela de volta quando quiser, não sei se na linha Nuvi da Garmim tem esse recurso como tem nos GPS´s como o MAP60CSx e nos outros aparelhos similares.

[]´s

Ronaldo B.
13/07/2010, 23:53
Diesel,

Esqueci de mais um detalhe, que é bem importante. A cobertura de cidades difere de um programa de navagação para outro normalmente, então verifique se a sua cidade está mapeada no programa de navegação que vc escolher. Nesse ponto o City Navigator da Garmim não é muito bom quando se sai das grandes capitais, então é bom verificar isso antes de escolher o aparelho e o navegador que vai comprar.

Um dos mais completos em cobertura é o da Quatro Rodas, eu tenho o Destinator9. Tem boa cobertura mas não gostei das funções, da interface e principalmente é um saco digitar o endereço que se quer buscar, nesse ponto perde feio pro Igo.

[]´s

Fábio.F
14/07/2010, 09:59
Ronaldo, criar rota como assim?

Todos criam ou indicam não? Rota mais perto ou mais rápido.

O que você indica para navegar em cidade, ou seja, colocar um endereço e conseguir chegar lá?

Ademais, todos eles se sair da rota eles vão corrigindo automaticamente para voltar ao rumo desejado?

Ronaldo B.
14/07/2010, 11:02
Ronaldo, criar rota como assim?

Criar rota é indicar para o GPS um endereço e ele indicar o caminho para vc a partir do ponto onde vc se encontra.

Todos criam ou indicam não? Rota mais perto ou mais rápido.

Sim, mas dependendo do software de navegação que estiver instalado isso pode ser mais rápido ou mais lento, ter alguns erros como por exemplo te mandar entrar em uma rua que é contra mão ou fazer uma conversão em local proibido... :putz:. Perfeito mesmo não existe nenhum.

O que você indica para navegar em cidade, ou seja, colocar um endereço e conseguir chegar lá?

Eu optei pelo Mio Moov, o Tio Eddie pelo Ndrive, ambos são excelentes aparelhos com ótimo custo x benefício. Dê preferência por aparelhos que rodem WInCE e que possam ser desbloqueados caso vc queira instalar outros programas de navegação. O TomTom e o Nuvi são excelentes aparelhos, mas limitados quanto a possibilidade de instalar outros programas.

Se vc quer comprar um chinezinho baratinho, não tem pressa e não se importa de correr o risco do aparelho pifar na sua mão e vc ficar no prejuizo, compra na Deal Extreme ( www.dealextreme.com.br (http://www.dealextreme.com.br) ). Já teve até usuário aqui do fórum comprando e revendendo produtos da Deal Extreme aqui, eu particularmente não recomendo.

Ademais, todos eles se sair da rota eles vão corrigindo automaticamente para voltar ao rumo desejado?

Sim, novamente, dependendo do software de navegação isso pode ser mais rápido ou mais lento, mas todos devem fazer.

[]´s

Sergioporto
14/07/2010, 11:30
Diesel,

Esqueci de mais um detalhe, que é bem importante. A cobertura de cidades difere de um programa de navagação para outro normalmente, então verifique se a sua cidade está mapeada no programa de navegação que vc escolher. Nesse ponto o City Navigator da Garmim não é muito bom quando se sai das grandes capitais, então é bom verificar isso antes de escolher o aparelho e o navegador que vai comprar.

Um dos mais completos em cobertura é o da Quatro Rodas, eu tenho o Destinator9. Tem boa cobertura mas não gostei das funções, da interface e principalmente é um saco digitar o endereço que se quer buscar, nesse ponto perde feio pro Igo.

[]´s
Olá pessoal,dando uma pequena atravessada aqui,tenho um Mio 320 ,alguem sabe informar se o mesmo pode ser usado p/ off road desde que sejam instalados alguns programas?Aqui em Bhte já procurei alguem que me ajudasse e nao consegui.
è um ótimo aparelho p/ navegaçao,tenho usado em estradas, cidades,nao é perfeito,tens seus porens.
Agradeço qualquer ajuda.
Abraços

Ronaldo B.
14/07/2010, 11:33
Olá pessoal,dando uma pequena atravessada aqui,tenho um Mio 320 ,alguem sabe informar se o mesmo pode ser usado p/ off road desde que sejam instalados alguns programas?Aqui em Bhte já procurei alguem que me ajudasse e nao consegui.
è um ótimo aparelho p/ navegaçao,tenho usado em estradas, cidades,nao é perfeito,tens seus porens.
Agradeço qualquer ajuda.
Abraços

Sergio,

O que exatamente vc quer fazer quando pergunta se o Mio 320 pode ser usado para Offroad ???

Qual software de navegação vc está usando ??

[]´s

Fábio.F
14/07/2010, 11:47
E os Navicity Ronaldo?

Eu já vi ele e os positron.

Na faixa de 400 reais, o que seria interessante para colocar os mapas da tracksource?

Tem algum nessa faixa de preço?

Vi no ML o Nuvi 205.

Ronaldo B.
14/07/2010, 12:06
E os Navicity Ronaldo?

Eu já vi ele e os positron.

Na faixa de 400 reais, o que seria interessante para colocar os mapas da tracksource?

Tem algum nessa faixa de preço?

Vi no ML o Nuvi 205.

Navicity já vi mas nunca usei, e Positron não conheço.

Os mapas do projeto Track Source só rodam em aparelhos Garmim, e sinceramente, não vejo nada nos mapas do projeto Track Source que me motivem a comprar um aparelho só prá rodar eles, muito pelo contrario. Para uso dentro da cidade eu sou muito mais o Igo que o track Source, pelo menos prá rodar em São Paulo. Tenho alguns amigos que usam o Track Source em Minas e dizem que lá funciona muito bem... já aqui em SP, bom deixa prá lá ...:roll: ... isso é só a minha opinião pessoal.

[]´s

Sergioporto
14/07/2010, 13:39
Sergio,

O que exatamente vc quer fazer quando pergunta se o Mio 320 pode ser usado para Offroad ???

Qual software de navegação vc está usando ??

[]´s
Beleza Ronaldo?
Bem, sou zero 'a esquerda em gps mas vamos lá
Tem mobile navigator,igo,tomtom,mio map, destinator 7 ,garmin,nao sei qual.
Minha ideia é usar tambem p/ trilhas,baixar alguma trilha que colegas tenham feito,entende? Na estrada e cidade uso o igo 8, já tentei os outros e nao gostei,como ves é desbloqueado.

Hamilton.pb
14/07/2010, 14:25
Hamilton,

Achei uma "receita" numa comunidade do orkut para aumentar o som do IGO no NDrive, mas ainda não testei.
Posto a receita logo abaixo e pergunto, o que você acha?

Para o Som do IGO ficar mais alto, Vc ira entrar no diretorio IGO\SAVE e procurar o arquivo Sys.TXT ou System.TXT abrir esse arquivo e procurar atraves da barra de rolagem a linha que contem a palavra [sound] todos os comandos que estao abaixo desse texto vc apaga. OBS SO APAGA OS COMANDOS QUE REPRESENTA A LINHA SOUND as outras linhas de comando que estao entre [ ] NAO SERA APAGADA. Depois vc coloca essa Linha

[sound]
dynamic_volume_type="1"
sound_volume="265"
os_volume="265"
dynamic_volume_voicemaxspeed="200"
dynamic_volume_voice_volume_max="265"
dynamic_volume_maxspeed="200"
dynamic_volume_minspeed="200"
os_muted="0"
voice_volume="265"
sound_muted="0"
use_method="1"

Desde já agradeço

[]s

Eddie

Eddie, acho que isso deve funcionar. O único problema é que o som pode ficar picotado. Teste e me informe. Um abraço,
Hamilton

Hamilton.pb
14/07/2010, 14:33
Hamilton,

Já li alguns relatos sobre problemas não só com a Gurjo como com outros skins. Até agora não tive problemas mas isso não quer dizer que não venha a ter.

Ultimamente o que eu estou tendo problemas é com erros de indicação de velocidade dentro de SP. Tem trechos da Marginal Pinheiros por exemplo onde o GPS indica que a velocidade permitida é de 130 km/h... :shock: ... em outros 50 km/h, quando na real o limite de velocidade da Marginal Pinheiros é de 70km/h na pista local e 90 km/h na pista expressa, salvo algumas exceções. Não sei se essa informação vem do mesmo arquivo dos radares, estou utilizando o arquivo de atualização de radares do maparadar.com e tem muitos erros, além de radares faltando.

Alguma dica ???

[]´s

Ronaldo, esse é um problema sério com o IGo. Os mapas vem com velocidade pré-definidas. Assim, os erros "fazem parte" dos mapas.

Você pode definir uma tolerância maior no IGo para evitar que o programa fique o tempo inteiro informando que você está com velocidade acima da permitida. A única solução, no momento, é ter uma informação confiável de radares.

Os radares do maparadar tem muitos problemas. No caso de Garmin, o
site mais confiável é
radaresgarmin.heliohost.org/
Não sei qual a melhor solução para IGo. Vou verificar.
Um abraço,
Hamilton

Hamilton.pb
14/07/2010, 15:43
Ronaldo, pelo que olhei na internet a base que parece mais confiável pode ser encontrada em
www.gpsbra.com/bra/viewtopic.php?f=76&t=2446&sid=95a436217d806174df9472a498f4300c.

Não tenho esse arquivo, mas o texto do tópico mostra que a pessoa que selecionou os radares parece ser competente.
[]s, Hamilton

Ronaldo B.
14/07/2010, 21:07
Ronaldo, pelo que olhei na internet a base que parece mais confiável pode ser encontrada em
www.gpsbra.com/bra/viewtopic.php?f=76&t=2446&sid=95a436217d806174df9472a498f4300c (http://www.gpsbra.com/bra/viewtopic.php?f=76&t=2446&sid=95a436217d806174df9472a498f4300c).

Não tenho esse arquivo, mas o texto do tópico mostra que a pessoa que selecionou os radares parece ser competente.
[]s, Hamilton

Hamilton,

Vou dar uma lida no tópico indicado.

Obrigado.

[]´s

DieselPower
14/07/2010, 23:21
Ronaldo,
Realmente o que quero é um navegador...
O mais desejavel é esta função (guiar, indicar caminhos e radares), mas caso existisse algum que também pudesse gravar e compartilhar rotas com outros GPS seria interessante. Mas o principal é a navegação.
Dificilmente saio do Sul, gostaria do produto para me locomover em PoA, Ctba e Outras cidades aqui da região que conheço pouco... Qual será o navegador (software) que melhor atende a esta região (Sul)?
Em relação a navegadores Garmin, qual você recomendaria?
o Ndrive do Tio Edie, é um Software ou um Hardware?

DieselPower
14/07/2010, 23:23
4- Posso passar um cabo da bateria por dentro da painel e com um plug ligar no GPS? Pergunto isso pois não suporto cabos passando do aparelho até o acendedor de cigarros. Será que seria necessário utilizar um relê ou porta fusível?
Sendo assim, deixo o cabo original guardado, e quando for utilizar em outro veículo levo ele e ligo no acendedor...

Akguém saberia responder a esta dúvida?

Ronaldo B.
15/07/2010, 15:51
Ronaldo,
Realmente o que quero é um navegador...
O mais desejavel é esta função (guiar, indicar caminhos e radares), mas caso existisse algum que também pudesse gravar e compartilhar rotas com outros GPS seria interessante. Mas o principal é a navegação.
Dificilmente saio do Sul, gostaria do produto para me locomover em PoA, Ctba e Outras cidades aqui da região que conheço pouco... Qual será o navegador (software) que melhor atende a esta região (Sul)?
Em relação a navegadores Garmin, qual você recomendaria?
o Ndrive do Tio Edie, é um Software ou um Hardware?

Diesel,

Prá navegador não conheço nenhum programa que possibilite gravar as rotas e compartilhar com outras pessoas, o que não quer dizer que não exista, mas essa resposta vou ficar devendo.

Para as principaias capitais acredito que o Igo funcione bem mas nunca vi a relação de cidades mapeadas e roteáveis do Igo... tai uma boa pergunta.:pensativo:

A linha de navagadores da Garmi é a Nuvi, em termos de funções e recursos não muda muito de um aparelho para outro, pelo menos nos mais novos. O qu eue não gosto muito da linha Garmim é que não trabalha com WindowsCE ai fica limitado a usar o City Navigator e o Track Source que eu achei a ultima versão muito pesada e não gosto muito, sou muito mais o IGO 8 que o track source, pelo menos prá rodar me SP não recomendo o Track Source, não sei como é na sua região.

O NDrive é um modelo de Navegador (Hardware) mas também tem o programa e navegação com o mesmo nome.

[]´s

Ronaldo B.
15/07/2010, 15:52

Ligar direto não é possivel porque a alimentação do GPS é pela porta USB que se não me engano são 5V enquanto que se puxar uma alimentação direta da bateria esta será de 12V.

[]´s

Tio Eddie
24/07/2010, 16:35
Eddie, acho que isso deve funcionar. O único problema é que o som pode ficar picotado. Teste e me informe. Um abraço,
Hamilton

Hamilton,

Instalei a configuração de volume no IGO 8.
Melhorou bastante, mas ainda ficou longe do que eu esperava.

Enfim, ao menos está audivel!

[]s

Supercharger
04/08/2010, 11:39
Pedi um do DX mesmo. Vamos ver no que dá.

Oi Hamilton!
Chegou meu xingling, já veio com IGO8 e mapas do Brasil. Achei legal pacas, tem diversas vozes para escolher a narração e tal. Não sei se é a versão mais atual, segue o que consta na telas de "about":

IGO8
8.3.2.80621 10-Março-2009

Basemap
2007.07
Data Source NIMA [080812]

Brasil 8.1.1
Data Source TANA [080930]

Vale a pena atualizar algo ou fica com este e acrescenta o Mobile XT para aquele lance de trilhas de jipe do Tracksource?