Conectar

Ver Versão Completa : Motor Opala 4cc no CJ-5



marcelo_michelin74
30/06/2010, 16:40
Boa tarde Galera, tenho um CJ-5 com motor BF-161 e gostaria de substituí-lo por um motor do opala 4cc. Vocês sabem qual motor é o melhor para adaptar no CJ? Que ano devo comprar, que acessórios deve ter, enfim, qual o segredo desta adaptação? Desde já agradeço os comentários. Sds, Marcelo :concordo:

maico lapschies
30/06/2010, 18:00
boa tarde

o seu motor esta ruim?
na minha opinião vc primeiro deve perguizar bastante antes de trocar o motor, envolve bastante coisa, não é simplestimente tirar um e por o outro.converse com um necanico que ja fez esse tipo de adaptação...

bom a motor de opala acho os mais modernos melhor, pq ja vem com ignição eletronica, retentor do virabrequim.

abraço

marcelo_michelin74
30/06/2010, 18:10
boa tarde

o seu motor esta ruim?
na minha opinião vc primeiro deve perguizar bastante antes de trocar o motor, envolve bastante coisa, não é simplestimente tirar um e por o outro.converse com um necanico que ja fez esse tipo de adaptação...

bom a motor de opala acho os mais modernos melhor, pq ja vem com ignição eletronica, retentor do virabrequim.

abraço

Blz lapschies...olhe, meu motor está muito bom...mas ficaria ótimo com um motor do opala..na verdade o BF é muito confiável, mas para época que foi inventado.....por isso estou pedindo ajuda..estou um pouco confuso..uns dizem que tem que ser o motor cinza...que tem que ser o GM 151...outros falam em GM250..estou perdido.....só tenho uma certeza: irei instalar o motor do opala...se puderem comentar, ficarei grato..alguém utiliza o motor do opala? O que vcs acham?.:concordo:

KitiU.
30/06/2010, 18:13
Dae Marcelo....

Tenho em meu cj5 motor de opala 4cc na caixa 3 original...

Quanto a adaptação, é super simples... se for na caixa 3m original...

É usada a capa seca/caixa seca (sei lá como chamam), do opala mesmo...
Dae é só aumentar o furo onde acopla a caixa e fazer novos furos onde vai os parafusos...

Quanto a embreagem, uso o plato do opala, mas o disco é uma mistura do miolo do sinca (por causa da ranhura do eixo piloto) com o disco do opala (parte externa do disco)...

*No meu caso uso plato de 1200Lbs e disco de cerâmica de 6 pastilhas...

* Note que não se mexe em caixa, quem sabe a única coisa que precisa ser feito é tirar um pedaço do eixo piloto ( a pontinha) para acoplar no vira-brequim do opala (isso teve que ser feito no meu, mas é milimetros, não chega a 1 cm)....E por fim fazer novos suportes para o motor...

Usando o jeep mais em trilha que cidade... o motor opala com caixa 3m é perfeito...tem torque o suficiente pra trilha e na cidade vai super bem...o problema é na estrada, ele fica amarrado na caixa 3m...

maico lapschies
30/06/2010, 18:14
gm 151 cinza é do mais modernos, não lembro certo mas parece que é apartir do ano 87 ou 89. mas a cor não quer dizer muito. mitas vezes ja forão pintados de outra cor.

gm 250 é 6cc 4.1

junior braga
30/06/2010, 18:17
Marcelo de uma olhada aqui:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=74895&highlight=motor+opala

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=33205&highlight=motor+opala

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=70960&highlight=motor+opala

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=347&highlight=motor+opala

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=62686&highlight=motor+opala

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=44431&highlight=motor+opala

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=59569&highlight=motor+opala

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=45597&highlight=motor+opala

muita calma nessa hora....sucesso e boa leitura, tem bastante informações nesses tópicos.

[ ],

marcelo_michelin74
30/06/2010, 18:54
Dae Marcelo....

Tenho em meu cj5 motor de opala 4cc na caixa 3 original...

...o problema é na estrada, ele fica amarrado na caixa 3m...

é este o meu problema também...estou trocando de motor pois utilizo o meu jeep misto, ou seja, faço trilha e uso urbano...preciso ter na estrada uma velocidade de cruzeiro..uns 90 a 100 km/h...com relação ao câmbio, irei adaptar um do chevette 05 marchas...fica show.....qual é o seu motor??? 151??

marcelo_michelin74
30/06/2010, 18:57
Marcelo de uma olhada aqui:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=74895&highlight=motor+opala

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=33205&highlight=motor+opala

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=70960&highlight=motor+opala

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=347&highlight=motor+opala

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=62686&highlight=motor+opala

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=44431&highlight=motor+opala

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=59569&highlight=motor+opala

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=45597&highlight=motor+opala

muita calma nessa hora....sucesso e boa leitura, tem bastante informações nesses tópicos.

[ ],

Obrigado..já tenho leitura para esta semana...heheheh...o mecânico que irá fazer esta "cirugia" é fera no assunto..eu só tenho que dar a matéria-prima para ele trabalhar...e não posso dar nada ruim para ele....este projeto tem que dar certo...vou ler e depois comento....valeu :concordo:

André Luiz Rossetim
30/06/2010, 19:09
é este o meu problema também...estou trocando de motor pois utilizo o meu jeep misto, ou seja, faço trilha e uso urbano...preciso ter na estrada uma velocidade de cruzeiro..uns 90 a 100 km/h...com relação ao câmbio, irei adaptar um do chevette 05 marchas...fica show.....qual é o seu motor??? 151??

Acho que qualquer motor chega nesta velocidade, desde que vc tenha uma relação de transmissão (caixa de marcha, diferencial e diametro dos pneus) bem dimencionada. e MUITA CORAGEM!!!!!

O meu com motor 151,relação curta de cx (C10) e diferencial (8:43), pneus 31", chega facil aos 90km/h, mas... raramente faço isso, uma boa velocidade de cruzeiro é 80km/h (no meu carro)