PDA

Ver Versão Completa : Guinchos

JotaPê
29/06/2010, 19:13
Caros,

Cá estou eu novamente para consultar-vos sobre mais um melhoramento no Traste. Como mencionei no tópico sobre rebaixamento das caixas de roda dianteiras, pretendo colocar um guncho elétrico no Traste.

Considerando que minha viatura é um FII que está com motor a diesel (MWM 2.8 turbo), qual é a capacidade que vocês recomendam? Alguma marca é melhor que a outra (confesso que tenho uma queda estética por aqueles da Warn...), ou tem alguma que seja BBB (boa, bonita e barata)?

Abraços!

Tio Eddie
29/06/2010, 19:44
Vamos lá

Alguns link para tópicos que podem ajudar

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=44846&highlight=guinchos+escolha

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=62066&highlight=guinchos+escolha

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=45901&highlight=guinchos+escolha

Abraços

Eddie

Kim
29/06/2010, 23:24
Opa!

Olha no meu álbum, estou colocando um Work!

Engesa deve ser um 12.000lbs.

JotaPê
30/06/2010, 11:09
Lendo os tópicos encaminhados pelo Tio Eddie, surgiu outra dúvida: mecânico ou elétrico? Inicialmente tinha pensado num elétrico pq ele funcionaria em qualquer situação, mesmo caso acontecesse algo com o motor. Há tanta contra-indicação assim, para aqueles que defendem o hidráulico?

Já com relação à marca, parece que o Work é mais em conta, em relação ao Warn, mas parece haver consenso que o Warn é um baita guincho. O Wallace (via MP) disse que bom mesmo é o HiPull. Alguém tem experiência para falar das qualidades e defeitos destes?

Oh dúvida cruel! rs

Abraço!

MaGao
30/06/2010, 11:29
Quando tinha um samurai comprei um guincho usado que nunca tinha visto pelo forum.. HDW9000 no samurai com 02 baterias.. e me tirou de todos os enrroscos.. nunca tive problema com ele..
acho que sendo novo e de uma marca de confiança.. por exemplo tem os ZHME que muita gente fala super bem deles.. e a DDA tem um puta atendimento.. bom D+ ver no forum na parte GERAL que vc acha sobre eles..

Abraços,

Tio Eddie
30/06/2010, 12:30
Jotapê,

Elétrico, Mecânico ou Hdráulico são excelentes guinchos!
A escolha vai depender de outros fatores como:

Mecânicos:

Precisam de tomada de força;
São acionados por eixo cardan ligado a tomada de força;
Funcionam indefinidamente enquanto seu motor estiver funcionando e ligado e o cardan esteja em ordem.

Hidráulicos:

Precisam que o sistema hidráulico gere a pressão especificada para seu adequado funcionamento;
São acionados por pressão de fluido hidráulico e dependem de mangueiras hidráulicas que devem ser adequadamente dimensionadas;
"Competem" com a direção hidráulica (pelos relatos, quando o guincho funciona, se fica sem acionamento da direção);
Funcionam indefinidamente enquanto seu motor estiver funcionando e ligado, desde que não haja perda de pressão hidráulica.

Elétricos:

Precisam de alternador e bateria dimensionados para a tensão nominal do guincho;
São acionados pela energia da bateria / sistema elétrico do veículo;
Esquentam e devem ser usados com parcimônia, mas vão muito bem se souber usar;
Funcionam por algum período mesmo com o motor apagado.

Para todos os guinchos:

Nem sempre o maior possível é a melhor solução;
Uma instalação bem feita influencia no resultado de utilização;
Pesou a puxada, use uma patesca;
Mais importante do que sair super rápido é SAIR do enrosco com segurança;
Todos requerem manutenção, cuidados com o cabo (de aço ou sintético);
São mais uns 30-50 kg na frente da viatura, podendo demandar ajustes na suspensão dianteira.

Quanto a marcas, a uns 10 anos atrás indicaria uns 3 fabricantes sem pestanejar, porém com a alta globalização e padronização de uma série de componentes a "marca" passou a ser um critério mais subjetivo (se tratando de guinchos é claro!).

Minha sugestão:
Decida se será Mecânico, Hidráulico ou Elétrico e depois converse com quem tem e veja o que cabe no teu bolso.

Qualquer coisa adicional, estou a disposição

Abraços

Eddie

Lendo os tópicos encaminhados pelo Tio Eddie, surgiu outra dúvida: mecânico ou elétrico? Inicialmente tinha pensado num elétrico pq ele funcionaria em qualquer situação, mesmo caso acontecesse algo com o motor. Há tanta contra-indicação assim, para aqueles que defendem o hidráulico?

Já com relação à marca, parece que o Work é mais em conta, em relação ao Warn, mas parece haver consenso que o Warn é um baita guincho. O Wallace (via MP) disse que bom mesmo é o HiPull. Alguém tem experiência para falar das qualidades e defeitos destes?

Oh dúvida cruel! rs

Abraço!

Kim
30/06/2010, 12:38
Tio!

Melhor impossível!

Abraços.

Kim.

JOÃO R.
30/06/2010, 20:39
Senhores, conhecem o guincho ZIDOMAQ? Existe uma discussão já em outro tópico e me pareceu muito interessante o custo/benefício... agora eu que tenho a t-case da toy band posso usar um desse, alguém já usa guincho mecânico no engesa??
Araços.

guilhermeabreu
30/06/2010, 21:00
Senhores, conhecem o guincho ZIDOMAQ? Existe uma discussão já em outro tópico e me pareceu muito interessante o custo/benefício... agora eu que tenho a t-case da toy band posso usar um desse, alguém já usa guincho mecânico no engesa??
Araços.

AMIGO JOÃO R.

Aqui em Campos a maioria tem o WORK , o meu cunhado HUGO4X4 tem na LAND dele um HIPULL e gosta muito dele , ou seja ele fala muito bem desta marca .

ABRAÇO

JOÃO R.
30/06/2010, 21:08
Estes guinchos são elétricos, não? E são Zidomaq?

rodrigo camper
01/07/2010, 14:12
Estes guinchos são elétricos, não? E são Zidomaq?

Zidomaq e mêcanico, mais com um nome desses deve ser made in TABAJARAS.

Para uso esporadico sou mais o elétrico.

MaGao
01/07/2010, 14:23
É complicado essa questão.. Elétrico, mecânico, hidraúlico.

O melhor é aquele que te tire do enrrosco e seja confiável! hehe

Usei HDW por um tempo e é bom.. são chineses.. então... hehe

JotaPê
01/07/2010, 14:32
Vamos por partes:

Primeiro queria agradecer pelo Tio Eddie pela aula de guinchos. Muito esclarecedora!

Também acho que para uso mais eventual o elétrico seria mais indicado pq não fica roubando força do motor a todo instante. Até por isso que pretendo colocar um desses no Traste.

Quanto às marcas, o Work me agrada pela capacidade de 12000lbs. Como não sou um expert na utilização de guinchos com o Tio Eddie (quem sabe um dia, tomara!), acho que é mais razoável pegar um mais potente para compensar eventual bobagem que eu faça sobrecarregando o bicho. Mas se eu achar um Warn mais em conta... O HiPull eu achei muito caro, pelo menos numa primeira pesquisada.

Enfim, quando tiver novidades, aviso-vos!

Abraço!

Tio Eddie
01/07/2010, 15:45
Jotapê,

Estou sempre as ordens!

Vou dar mais uns pitacos:

Existe uma "fórmula" ,um tanto quanto controversa, para calcular a capacidade minima de um guincho, que é 1,5 X o peso da viatura = capacidade nominal mínima do guincho.

Por exemplo, uma viatura de 2000 kg demandaria um guincho com capacidade mínima de 3000 kg (6614 libras).

No mercado, os guinchos de 9000 - 9500 libras se tornaram os "clássicos" atendendo a grande maioria dos veículos.

Ultimamente há uma tendência do "bigger is better" onde os guinchos de 12.000 e 15.000 libras vem sendo muito empregados.

Uma ressalva, o guincho só puxa sua capacidade nominal na primeira camada do cabo, ou seja com o cabo quase todo desenrolado (mantendo as 3-4 voltas mínimas de segurança). Conforme as camadas de cabo vão se sobrepondo, a força da puxada diminui.

Logo de certa forma é um pouco de ilusão ter um guincho de 15.000 libras, liberar apenas uns 5 metros de cabo e imaginar que o guincho está funcionando em toda a sua capacidade.

Por isso é que recomendamos o uso da patesca. Demanda mais cabo (guicho usando sua capacidade máxima) desmultiplica o esforço, ou em outras palavras "dobra" a força da puxada e reduz a velocidade da puxada a metade.

Ganha-se em força e menor desgaste do guincho e perde-se em velocidade.

Tudo é uma questão de escolha e de segurar o impulso.

Tem hora que não adianta mais acelerar, assim como em várias situações é melhor aliviar a puxada do guincho, sair mais devagar e manter o equipamento funcionando.

Para fechar este post já um tanto longo, vai meu exemplo pessoal.
Tenho uma F-1000 4x4 que pesa, em ordem de marcha, 2284 kg e uso um guincho de 8000 libras que nunca me deixou na mão, nem aos meus companheiros!

Abração

Eddie

JOÃO R.
02/07/2010, 00:49
Zidomaq e mêcanico, mais com um nome desses deve ser made in TABAJARAS.

Para uso esporadico sou mais o elétrico.

Olá Rodrigo, segundo informações colhidas, Zidomaq fabrica máquinas têxtil, e tem um pessoal aqui do fórum que já usa e diz que é muito bom e alia bom custo. O Juninho Bitencurt acho que tem um, pode falar melhor...

No meu caso eu estava perguntando, pois eu tenho a t-case da Toyota e ACHO que dá instalar a tomada de força nela...

...PESQUISANDO AINDA SOBRE O ASSUNTO...

JUNINHO_BITTENCOURT
02/07/2010, 07:02
Isso. Tenho Zidomaq no CJ:concordo:, Aprovo
Tenho Warn elétrico no Engesa, quando puder ($)ele vai para a traseira e entra um mecanico na dianteira.
Por aqui quando a situação enrosca são os mecânicos que salvam a turma.
Penso assim: se da para por mecanico (CJ, Engesa, Land, Band.) vá de mecãnico.
Agora se prefere um guincho para socorrer volta e meia, um elétrico sempre revisado e em ordem vai servir.
Abraço.

Ralado/SP
04/07/2010, 23:54
JP,

mais uma vez venho com meus pitacos...
tenho guicho elétrico no meu carro, um work 12.500lbs. que no meu ponto de vista é o ideal, pois nossos carros são pesados e se estiverem atolados pior ainda ( o que não é caso raro no tipo de diversão que temos ) penso que um engesa atolado beire o arraste de uns 4 a 5 Ton. Sempre que faço uso do guincho, mesmo que com certa facilidade em geral também utilizo o motor para poucar o sistema como um todo.
Houve uma situação muito particular, onde tive que utilizar o meu guincho para puxar um engesa F3 pra cima, isso mesmo, o engesa cavou tanto, utilizando pneus 35 pol. que encostou o chassi no barro. A saída que adotamos, foi passar o meu guincho numa arvore e puxar o F3 pra cima pelo santo antônio, só então um trenzinho de 2 TOY puxaram o diabo pra frente e tiramos do desvio do rio onde se encontrava. Minha engesa F1 ficava tentando subir e o F3 dava impressão de só trbalhar a suspensão, porém ficava com muuuuito menos peso... facilitando o trabahlo das TOY.

Penso que o bom do guincho elétrico é o fato de que ele funciona mesmo com o motor desligado ( como medida de emergência ) coo seu carro é diesel, vc não é taõ dependente da parte elétrica, então não sobrecarrega o sistema.

PS: ´por curiosidade já abri todo o cabo de aço do meu guincho e enrolei 2x sem ligar o carro, em seguida sei partida e o carro pegou. Sempre utilizo baterias de tamanho me´sio ou grande.

Abraçones

Ralado

garsonso
05/07/2010, 11:31
Bom dia,

Meu jeep tem praticamente o mesmo peso de uma engesa, pois são 37 cm mais cumprido e 13 mais largo...eixos de rural...e tem o guincho 15000 da work na frente,mais pras trilhas que eu faço acho que o ideal é o mecânico pois acho que o elétrico não é muito confiável,porem eu to usando o motor e cambio hilux 2.8 e gostaria de saber se existe tomada de força pra esse cambio.

Obrigado

Eduardo Velo
05/07/2010, 18:16
Esse tópico está excelente pra consultas ...
Na teoria é bem melhor que na prática ... rsrs ... o Tio Eddie lembrou muito bem que a capacidade do guincho está na camada de cabo mais proxima ao rolo ... ainda tem uns detalhes das marcas , Work é uns 80% do nominal , ex. um 9000 lbs = 7200 lbs , isso na ultima camada de cabo , aí a patesca faz a diferença , o Warn se aproxima mais do valor nominal , mas as peças e mão de obra pra manutenção são mais caras e o Work todas as peças são nacionais , manutenção eficiente e mais em conta que os outros ... no mecânico , pode quebrar cruzeta , tem que sempre ter de reserva e se o motor pifar já era ... e hidraulico tb tem que ter motor funcionando pra girar a bomba ...
Nunca tive nenhum tipo de problema com o meu , é Work 12000 , já foi muito usado e ainda não foi preciso fazer manutenção ... Bateria e Alt. de 100A
Minha escolha pelo eletrico foi pq mesmo ficando sem bateria poderia pegar de outro jipe ...

abs ... Edu

Wilson Roda
05/07/2010, 19:47
Amigo,
A marca Warn é de excelente qualidade, mas ai vai o porém: - se vc é usuário assiduo de guincho, ou seja, brinca muito, trilhas pesadas, vai precisar de manutenção um dia e ai vem as dificuldades de peças de reposição. Por experiência de 5 anos de Work 12.500, uso com frequencia e precisei de peças, mas achei sem problemas, e o bicho é bom e feroz, sempre arrastou minhas humildes 2,5 Tn de peso do Engesão (ehehe). Lembro ainda que a relação com a bateria e o alternador é de grande importancia para o bom rendimento do guincho, além do que saber usá-lo adequadamente.
Abs.
Wilson

Nava
26/07/2010, 14:19
Olá, gostaria de contribuir:

Vantagens:

Mecanico: vc pode controlar a velocidade do cabo na aceleração e na ordem de marcha. Uma puxada mais controlada em lenta, por ex ou meter quinta para puxar com velocidade. Qq camada do cabo tem a mesma capacidade de tração. alta confiabilidade. Vc pode puxar todos os carros da equipe o dia todo sem medo.

Elétrico: mais leve, instalação simples e em qq veículo e posição. Mais barato que mec e hidraulico. Se for de procedencia boa e souber usar tem pra vida toda mais seis meses.

Hidraulico: muito forte e puxa em qq condição de cabo no tambor. Não necessariamente precisa de tomada de força.

Desvantagens:

Mecanico: preço, funciona com o motor do veiculo, campeão em amassar e danificar o cabo no tambor. Como tem muita força, não perdoa erros e arranca eixo, parachoques, árvores, rodas e entorta seu chassi como papel. Cansei de ver neguin engatar o gancho no chassi e esquecer de desligar o guincho...vira um J o chassi até quebrar o cabo!

Eletrico: guincho de uso pessoal. Requer pessoa bem treinada para operação. Desenrolar mais cabo, procurar ponto de ancoragem eficiente, trabalho mais intermitente. Se desejar guincho para puxar todo mundo...esqueça esta opção.
O aquecimento (principal problema) é facilmente resolvido com guincho 24V (metade da corrente) ou usando sempre camadas mais baixas de cabo.

Hidraulico: na minha opinião o pior para aplicação off-road. Vc precisa de reservatório de fluido e isso é um problemão. Precisa manter refirgerado tb...onde instalar tudo isso...outro problema. Possibilidade de enroscar algo e rasgar um mangueira, etc. Velocidade baixa. Acho que para Unimog ou veiculso grandes, 6x6, etc é a melhor opção.

Bem é isso.

Eu uso Pitbull na Ranger, é nacional e me surpreendeu bastante.

Cesar (ºlllº)
26/07/2010, 15:56
Fala pessoal:concordo:

O que eu sempre falo para a galera que anda com o pessoal do nosso grupo (Esquadrão pé preto) é o seguinte:

Trilha hardcore como Camel, 90 , Ariri, etc, é NECESSÁRIO pelo menos um guincho mecânico, porque na hora que o bicho pega e tudo dá errado será este guincho que vai aguentar o tranco. O investimento é bem salgado, na casa dos $6.000,00 e o conjunto deve estar em perfeito estado.

Tenho no meu TJ Pangaré (2.000kg) o Work 9.000 que hoje já não aguenta mais o tipo de trilha que estamos fazendo, tenho este guincho a 4 anos, então vou troca-lo pelo 15.000 da work mesmo.

Porque Work? No meu caso estou em Sampa e o pessoal me atende pessoalmente na fábrica (www.guinchoswork.com.br (http://www.guinchoswork.com.br)), isso me ajuda e da um certo ar de confiabilidade, vou pagar o mesmo preço que o 16.500 da Warn que é expetacular, porém guincho é como a viatura, sempre tem que fazer manutenção preventiva se não te deixa na mão e pefiro a opção nacional devido a estas manutenções.

Outra dica, não entre em trilhas sem guincho, esperando que alguém te ajude, guincho é um up-grade e o ideal é que cada um tenha o seu:concordo:

Valeu.

Nava
26/07/2010, 21:06
Concordo César, depois de proteções e pneus é o item da vez e ajuda muito a todos do grupo.