PDA

Ver Versão Completa : Troca do freio de Mão



Afajoses
28/06/2010, 22:08
Pessoal !

Estava querendo trocar a alavanca do freio de mão de lugar... :)

A ideia é aproveitar aquele espaço atras das alavancas do cambio para colocar um porta treco, ou uma caixa termica... vi que no troller ela fica ao lado esquerdo do motorista, e acho que o Bacalhau falou em colocar o do Opala (eu acho :???:) que fica em baixo do painel perto dos pedais ( eu acho tb :???:)

Alguem já fez ? qualquer dica ajuda !

:concordo::concordo::concordo::concordo:

BACALHAU
29/06/2010, 13:12
André, alguns modelos de Opala sairam com essa alavanca de freio no painel.
A pick-ups da Chevrolet (D10 e D20) e da Ford (F1000 e algumas Pampas) também.
A Kombi, idem, mas, a alavanca desta me parace muito comprida, teria que ver.
A adaptação não é nenhum bicho, o problema é que eu não consegui achar nenhum, nem em desmanches e nem novo.
Se você encontrar aí pelo RJ, me avisa.

edneyccruz
29/06/2010, 15:33
Eu estava pensando outro dia em algo igual a do Gurgel, que permitia bloquear cada roda individualmente para facilitar a saida de atoleiros. Alguém ja viu um Niva com tal sistema?

Abraço.

thgteixeira
29/06/2010, 15:54
Eu estava pensando outro dia em algo igual a do Gurgel, que permitia bloquear cada roda individualmente para facilitar a saida de atoleiros. Alguém ja viu um Niva com tal sistema?

Abraço.

Seletraction é o nome que a Gurgel deu a este sistema, era para compensar a falta de um bloqueio de diferencial, trocando em miúdos: Um Bloqueio de pobre :mrgreen:

Mas esse sistema funciona muito bem em um carro leve como o Gurgel, não sei se funcionaria ou se seria útil no Niva, mas a execução é super simples. Basta modificar o cabo do freio de mão - são duas vias unificadas e tensionadas pelo cabo que vai para a alavanca - basta eliminar essa união e conduzir os dois cabos até o interior do carro, existirá a necessidade de instalar alguns batentes para que os cabos possam correr sem se soltar.

Afajoses
29/06/2010, 17:25
André, alguns modelos de Opala sairam com essa alavanca de freio no painel.
A pick-ups da Chevrolet (D10 e D20) e da Ford (F1000 e algumas Pampas) também.
A Kombi, idem, mas, a alavanca desta me parace muito comprida, teria que ver.
A adaptação não é nenhum bicho, o problema é que eu não consegui achar nenhum, nem em desmanches e nem novo.
Se você encontrar aí pelo RJ, me avisa.

Bacalhau,

Vou começar a catar por aqui, se achar te aviso !!

Afajoses
29/06/2010, 17:27
Eu estava pensando outro dia em algo igual a do Gurgel, que permitia bloquear cada roda individualmente para facilitar a saida de atoleiros. Alguém ja viu um Niva com tal sistema?

Abraço.

Já vi isso em alguns topicos por aqui mesmo... porem prefiro aproveitar melhor aquele espaço, mas a ideia é interessante :concordo:

BACALHAU
29/06/2010, 18:52
Seletraction é o nome que a Gurgel deu a este sistema, era para compensar a falta de um bloqueio de diferencial, trocando em miúdos: Um Bloqueio de pobre :mrgreen:

Mas esse sistema funciona muito bem em um carro leve como o Gurgel, não sei se funcionaria ou se seria útil no Niva, mas a execução é super simples. Basta modificar o cabo do freio de mão - são duas vias unificadas e tensionadas pelo cabo que vai para a alavanca - basta eliminar essa união e conduzir os dois cabos até o interior do carro, existirá a necessidade de instalar alguns batentes para que os cabos possam correr sem se soltar.

Uma vez que você vai travar a roda que está sem tração (girando em falso), não faz diferença se o carro é leve ou pesado. Certo?
Mas, pode-se fazer um esquema diferente e que eu acho mais simples. A colocação de válvulas esferas independentes para cada freio (LD/LE).
Funcionaria assim: ao perder a tração de uma roda traseira, p.ex., é só pisar no freio e fechar a válvula correspondente àquela roda. Nada impede que se utilize o mesmo sistema para os freios dianteiros.
Pode ser um "bloqueio de pobre", mas é mais simples, mais confiável e muuuuuuito mais barato.

shuther4x4
29/06/2010, 19:38
André, alguns modelos de Opala sairam com essa alavanca de freio no painel.
A pick-ups da Chevrolet (D10 e D20) e da Ford (F1000 e algumas Pampas) também.
A Kombi, idem, mas, a alavanca desta me parace muito comprida, teria que ver.
A adaptação não é nenhum bicho, o problema é que eu não consegui achar nenhum, nem em desmanches e nem novo.
Se você encontrar aí pelo RJ, me avisa.

Baca, as da pampa são no assoalho no lado esquerdo. É como um pedal. A liberação é por uma alavanca no painel, tipo um afogador. O problema é que são peças separadas: o pedal e a alavanca de liberação. Acho que dificulta a adaptação. A da F1000 (antigas, das mais novas não sei) é uma peça somente (mais fácil adaptar), acionada pela mão. Em termos de uso prefiro a da pampa: parou já mete o pé e trava o freio.
Abraços.

BACALHAU
29/06/2010, 20:10
Baca, as da pampa são no assoalho no lado esquerdo. É como um pedal. A liberação é por uma alavanca no painel, tipo um afogador. O problema é que são peças separadas: o pedal e a alavanca de liberação. Acho que dificulta a adaptação. A da F1000 (antigas, das mais novas não sei) é uma peça somente (mais fácil adaptar), acionada pela mão. Em termos de uso prefiro a da pampa: parou já mete o pé e trava o freio.
Abraços.

Fábio, no caso da Pampa (em alguns modelos, em outros é aquela alavanca convencional no meio dos bancos), a alavanca de liberação do painel só faz soltar uma trava, que segura o "pedal" do freio. Não deve ser problema nenhuma dessas adaptações, uma vez que é um mecanismo simples: Tensiona o cabo de freio, prende tensionado e solta.
O meu problema é achar algum mecanismo desses à venda. Já procurei em desmanches e nas maiores lojas de autopeças de Fortaleza sem sucesso. Ou esse mecanismo dura toda a "vida" do carro ou, se der problema, o cara está lascado. Por aí se encontra?

shuther4x4
29/06/2010, 21:32
Fábio, no caso da Pampa (em alguns modelos, em outros é aquela alavanca convencional no meio dos bancos), a alavanca de liberação do painel só faz soltar uma trava, que segura o "pedal" do freio. Não deve ser problema nenhuma dessas adaptações, uma vez que é um mecanismo simples: Tensiona o cabo de freio, prende tensionado e solta.
O meu problema é achar algum mecanismo desses à venda. Já procurei em desmanches e nas maiores lojas de autopeças de Fortaleza sem sucesso. Ou esse mecanismo dura toda a "vida" do carro ou, se der problema, o cara está lascado. Por aí se encontra?

As com freio de mão de alavanca eram as antigas (se é que existe pampa nova!). O de pé realmente não quebrava. Tive uma por vários anos e só troquei uma vez o cabo da parte traseira (são 3 cabos).
Não sei se encontro novo por aqui, posso procurar.
Aqui tem um anunciado:
Pampa:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-147339897-freio-d-mo-freio-de-pe-freio-estacionario-f-1000-d-20-pampa-_JM
Esse não é de pampa, mas parece legal:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-147339889-freio-de-mo-de-pe-estacionario-d-20-f-1000-pampa-etc-_JM
Abraços.

BACALHAU
30/06/2010, 00:03
Valeu, Fábio. :concordo:

Uma vez eu vi um sistema bem interessante. Para acionar o freio, o motorista puxava uma alavanca em forma de "T", cuja haste era dentada. Para liberar, era só girar um pouco a alavanca para ela liberar a trava e voltar à posição inicial.
Só não sei de que carro era. Acho que era de uma D10. :pensativo:
Alguém lembra como era o sistema do Opala? Sei que em alguns modelos o freio também era no painel.

Chico Almeida
30/06/2010, 00:43
Valeu, Fábio. :concordo:

Uma vez eu vi um sistema bem interessante. Para acionar o freio, o motorista puxava uma alavanca em forma de "T", cuja haste era dentada. Para liberar, era só girar um pouco a alavanca para ela liberar a trava e voltar à posição inicial.
Só não sei de que carro era. Acho que era de uma D10. :pensativo:
Alguém lembra como era o sistema do Opala? Sei que em alguns modelos o freio também era no painel.

Fala Bacalhau, beleza?????

Rapaz, esse negócio que vc fala aí é do meu tempo :mrgreen: :(.......eheheheh
Isso, tinha no Aero Willys........ Mas, acho que não é do seu tempo, ou é ?!?!?!?!

Abração :concordo:,

MRaizer
30/06/2010, 05:33
Aero Willys, Jeep Willys... Dá tudo na mesma. E com a vantagem de ainda se encontrar à venda!
E é bem "fácil" de adaptar. Mantem-se da meia-lua para trás todo o sistema do Niva. E da meia-lua para frente, o Willys. O invólucro da haste já tem a cremalheira para o travamento (ao contrário do sistema da Kombi) nescessitando apenas um ponto para a fixação da extremidade da mesma sob o painel, além dos furos na parede-de-fogo para a passagem do cabo e a fixação de dois parafuzos (se bem me lembro). Aliás, em se falando nisso, atentem para escolher o lugar mais apropriado para a passagem do cabo pelo motor e não tanto o lugar mais ergonômico para puxar a bagaça.
Abraços e sorte



Deus protege os loucos, os bêbados, as crianças e os motoristas de fusquinha branco.