PDA

Ver Versão Completa : Local p/colocar comprenssor do ar na Band.



caseiro
10/03/2005, 09:45
Bom dia
Alguém pode me ajudar, estou instalando ar condicionado na Band. 93, mas não sei qual o local correto para instalar o comprenssor, minha band. possui 02 baterias + hidráulico da direção do lado direito do motor e lado esquerdo filtro de ar + gerador "alternador", se alguem tiver uma foto será "bótimo"
Caseiro

Diego Durigon
14/03/2005, 14:23
Edit: caixa evaporadora...

caipirinha
17/03/2005, 18:14
Boa Tarde !!!
Tivemos com grandes problemas com o nosso compressor. Compramos a "Beduína- Band/85-Curta" com um suporte que pegava o tal compressor e a DH. Terrível (nunca faça isso) pois vivia quebrando os parafusos e caia.
Optamos por separá-los e solicitamos a confecção de 2 suportes ficando o hidraúlico do lado do carona e o compressor acima do altenador. Show de bola.
Abraços... :lol:
caipirinha

Chacal do Pantanal
18/03/2005, 09:16
Você pode colocar o compressor de qualquer lado, pois a alimentação para o conjunto sera feita por mangueiras, o importante é o suporte que você fara, conforme já disse a caipirinha. Diego Band isso que você mostrou não é o compressor é a caixa evaporadora.

[]´s

Chacal do Pantanal
18/03/2005, 09:19
Diego Band

Você poderia me dizer o que é aquela alavanca pequena perto do banco do passageiro???


obrigado

caseiro
18/03/2005, 09:47
Bom dia
Diego, Chacal, a Band. esta na oficina.
Esta sendo colocado o compressor no lugar do alternador, com uma correia, e o alternador acima do compressor ligado por outra correia, a caixa evaporadora estou usando da D10 esta sendo posicionada abaixo do p/luvas do lado do passageiro, vou ter que cortar o suporte do filtro de ar e soldar de outra maneira.
Após terminar o serviço e testar, volto a dar noticias.
Caseiro

Chacal do Pantanal
18/03/2005, 10:17
Esse é o famoso "gela saco" ou "gela piriquita", como queira, depois, se possível, poste algumas fotos para futura referências.

[]´s

Chacal do Pantanal
18/03/2005, 10:38
A propósito, faltou perguntar se a sua Band é curta ou longa, se for longa, já pensou em colocar o AC atras, acima da porta traseira? Fica a sugestão.

Boa sorte...

Diego Durigon
18/03/2005, 11:49
Você poderia me dizer o que é aquela alavanca pequena perto do banco do passageiro???
obrigado

Fala Chacal :)

Tentei descobrir, mas não sei também o porque dessa alavanca, achei essa foto na net :?
Ah, valeu pela correção :)
Quando a Band foi comprada, iria ser feita a adaptação de um ar, só que ela não tinha capota de aço, aliás nem capota tinha. Ai foi colocada uma de lona e ela tá assim até hoje... afinal, ela fica mais "jipe" desse jeito :wink:

Caseiro, manda fotos da adaptação.

[]'s

Chacal do Pantanal
18/03/2005, 12:34
Gosto também do estilo "jipe", mas como estou preparando a minha para ser o carro do dia a dia tento imprimir um pouco mais de conforto e segurança. Daqui alguns dias postarei fotos do upgrade (1ª faase)

[]´s

Diego Durigon
18/03/2005, 12:53
Claro. A Band é usada no dia-a-dia, e sei bem dos apuros que passamos quando está chovendo :P

Um problema também, é que ela deixa entrar muita lama :twisted:

Elmer_Jeep
21/03/2005, 16:49
http://www.4x4brasil.com.br/forum/download.php?id=11740

Já tive uma band por 7 anos e conheço esse interior.
A alavanquinha deve ser de guincho mecanico.

Detalhe, essa band aí tem até vidro elétrico, ó lá o controle no forro da porta, chique hein. :lol:
Outra coisa, a alavanca do freio de mão foi cortada pra caixa evaporadora(gela prikita é legal) :lol: :lol: sair de baixo do porta luvas e caber no centro do painel.

1[].

Chacal do Pantanal
21/03/2005, 17:06
É, deve ser isso mesmo,

obrigado elmer

[]´s

Diego Durigon
21/03/2005, 17:55
Já tive uma band por 7 anos e conheço esse interior.
A alavanquinha deve ser de guincho mecanico.


E se eu não me engano, o guincho mecânico era opcional para a band.
Ah, o cara cortou mesmo um pedaço do freio-de-mão :)

[]'s

caseiro
22/03/2005, 10:08
Caipirinha
Bom dia
Como você citou, estou com problemas correia patinando.
Gostaria de saber como ficou as correias na sua band., você usa uma correia p/compressor e outra para o alternador.
Se eu alinhar as polias, motor-bomba d'agua-compressor-alternador e usar duas correias será que da certo.
Caseiro

TOYOPÓTAMO
22/03/2005, 12:31
CASEIRO, BOM DIA
Na minha TOYOPÓTAMO, ESTÁ COM DUA CORREIA, UMA PRO ALTERNADOR E OUTRA PARA O COMPRESSOR,
VEJA A FOTO DO EVAPORADOR NO CONSOLE TRAZEIRO , A FOTO DO COMPRESSOR MANDO APÓS A VIATURA SAI DA MECÂNICA
OK.

Diego Durigon
18/04/2005, 14:10
Pessoal, fotos da adaptação do compressor... http://www.toyoteiros.com.br/index.php?set_albumName=album10&option=com_gallery&Itemid=40&include=view_album.php

[]'s

elmestizo
20/04/2005, 14:14
Ops..

A band das fotos é de um amgio meu...

Vamos partes:

* A Alavanquinha é do guinco mecanico (biselli)
* a alavanca do freio de mão eu ACHO que não foi cortada.. mas onde esta o resto eu tb num sei
* vidro eletrico.. xique no urtimo.. o melhor é da eleva.... pois mantem a maquina original e adaptada apenas um motorzinho
* o a/c na parte de tras.. fica shoow.. mas faz um barrulho fdp.. tem que fixar direito
* para os motores 14b num sei dizer... mas para os motores mercedes existem suportes vendidos no motor que penduram o compressor na mesma correia da bomba ´d´agua.. ou seja.. fica uma merda!!! O melhor suporte é um que é suporte de motor tb.. mosca branca!!!

Faltou algo?

sds
LM

caseiro
20/04/2005, 17:03
Boa tarde a todos
O compressor foi instalado, no local do alternador com 1 correia passando pelo motor-bomba d'agua-compressor, outra motor-bomba d'agua-alternador, ficando com no máximo 02cm do filtro de ar.
Agora estou quebrando a cabeça, pois não esta gelando apenas circulando ar um pouco "fresco", o gela saco que não gela, foi instalado abaixo do porta-luvas as 03 saídas de ar direcionada para o passageiro foi fechada e na lateral foi aberto um buraco para direcionar o ar para a saída da ventilação original que fica atrás da alavanca do câmbio.
Quando solucionar o problema, darei noticias.
Caseiro

elmestizo
20/04/2005, 19:16
Ops..

O rolamento da bomba d'agua, vai pro saco já já...

sds
LM

joaquim
21/04/2005, 22:01
Caseiro,

Se o ar não está gelando é porque o gás vazou. Verifique os vazamentos.
A instalacão é mesmo um saco. o meu teve que voltar três vezes para o instalador até acabar com os vazamentos.

Minhas considerações sobre a instalação do ar:
-Não pendure nada na bomba d'água, pois o rolamento é pequeno e não agüenta esforço constante. Os únicos acessórios que compartilham a polia da bomba dágua são o alternador e a bomba da direção, sendo que essa só exige força do motor quando se vira as rodas com o carro parado.

A instalação do ar condicionado original nos motores Mercedes segue o seguinte critério:
-O suporte original é conjugado com o suporte do motor, mas desista, depois de dois anos achei um e comprei, paguei R$ 930,00 e vale cada centavo pela sua robustez.
-O compressor é instalado abaixo da bomba da direção hidráulica.
-A polia do virabrequim é tripla e existe um canal só prá acionar o compressor.
-É necessário refazer a saida do radiador, colocando-a para frente, e alterar a mangueira do radiador para que a correia não pegue na mangueira.

O meu conselho é fazer um suporte a partir dos quatro parafusos de fixação do motor, e usar chapa de espessura bem grossa (10 mm), pois qualquer coisa menos que isso quebra ou vai dar trabalho no futuro.
A caixa evaporadora deve ser a de 17.000 BTUs, pois a de 12.000 não dá conta do recado se funcionar por mais de 5 horas consecutivas.

Se o seu carro tem 5 marchas, a caixa pode ser colocada no meio do painel, apenas alterando-se a caixa de fusíveis de lugar, se tem quatro marchas, além de mudar a caixa de fusíveis, vai ser necessário entortar a alavanca.

Boa sorte.

Joaquim/SP

caseiro
22/04/2005, 12:19
Joaquim
bom dia
A Band. original tem:
01 correia bomba d'agua-bomba direção
02 correias virabrequim-bomba d'agua- alternador
Se ligar, conforme abaixo vai dar certo:
01 correia virabrequim-bomba d'agua-alternador
01 correia virabrequim - compressor
01 correia bomba d'agua-bomba direção
Como fico sabendo que o rolamento da bomba d'agua estragou, tem que abrir o motor para trocar, fica caro.
Estou fazendo várias perguntas pois vou ter que mudar muita coisa e esta faltando $$$
Caseiro

joaquim
22/04/2005, 19:22
Caseiro,

Atualmente a minha instalação está desse mesmo jeito. O problema é que uma correia só para o vira/alternador/bomba d'água não agüenta virar a bomba da direção. Por uns dias ela fica boa, mas depois começa a patinar.
Por conta disso eu estou alterando o esquema do ar e colocando como o original.
A polia original para o ar tem 3 canais, e aí não tem o que dar dor de cabeça.
Essa polia também é mosca branca de olhos azuis.
Pensei em fazer a polia a partir de um tarugo de aço 1020, mas fica pesada demais e arrisca quebrar o virabrequim quando desliga o carro. cotei o tarugo de alimínio, mas sai mais de 300 reais só o tarugo (11 quilos de alumínio, imagina aço 1020!), então vou partir prá ignorância e vou pegar mais uma polia de chapa no desmanche e vou fazer num torneiro, soldando um na outra e balanceando depois.
Vou aproveitar e colocar a correia da bomba da direção virando junto com o compressor do ar também.

Fazer o ar funcionar gastando pouco é fácil, difícil é ele não dar dor de cabeça depois, como o meu deu (ops!) no começo. Agora o único inconveniente dele é a correia do vira/alternador/bomba d'água que fica patinando e fazendo aquele maldito barulho e a durabilidade dela, que não passa de 10.000 km.

Evite colocar o compressor do ar do lado do motorista, pois se um dia você quiser turbinar sua Band, vai ter que mexer em tudo de novo.
Outra dica é usar correia automotiva no compressor do ar, pois os caras usam correia industrial, que não aguüenta uma semana.

O rolamento da bomba dágua quando pifa começa a fezer barulho ou vazar água, ou os dois...


Qualquer outra dívida é só perguntar.

Joaquim/SP

André-4WD
23/08/2007, 22:29
Pessoal:
To em estudos para colocar o ar na bandeirante (motor OM-364) e a dor de cabeça ja começou, pq nao esta sendo facil planejar.. qto mais instalar.

- O compressor que vcs usam qual marca eh? DENSO? 6P? 10P15? 10P08?

Estou vendo um kit da metalmoro que vem com suporte mas.. foi feito para o 10P08 apenas, que compressor de ar de carro popular. E como a band eh longa, to com receio que ficara fraco demais.

sds
andre