PDA

Ver Versão Completa : Ranger - Troca do eixo cardã



Edintruder
09/03/2005, 23:38
Não sei quanto os demais proprietários de Ranger, mas a minha vou ter que trocar o eixo cardã urgente.
O que acontece é que o eixo cardã original é de alumínio, portanto a luva se desgasta causando o desalinhamento e consequentemente o desbalanceamento criando uma vibração que vai agravando com o tempo.
Esse defeito é mais comum do que se imagina. O pessoal costuma mandar fazer um cardã novo de aço já que o original é caro e não tem conserto.
É importante observar a vibração que ocorre pois se for ignorada ela causa rachaduras na caixa e cria vazamentos na caixa de transmissão e transferência. O cara que me falou disso pela primeira vez tinha gasto R$3000,00 consertando as caixas por ter ignorado esse defeito.
Na minha eu sentia essa vibração quando andava além de 130Km/h, com o passar do tempo foi reduzindo a velocidade para ela aparecer, no domingo fui ao Chuí e ela apresentava a partir de 118Km/h, quando voltei notei que começa a partir de 85Km/h!!! Hoje de manhã levantei ela e deixei virando, notei um desalinhamento de 1 cm aproximadamente no cardã.
A vibração é acompanhada de um ruído forte de ressonância.

nfsleo
10/03/2005, 00:03
Com que quilometragem surgiu o problema? Qual o ano da ranger? A utilizaçâo do veículo é leve ou "radical" ? Desculpe, mas no quesito manutenção das carangas sou curioso mesmo, até pq estou querendo trocar a minha camionete e a ranger pode ser uma opçâo :D

Edintruder
10/03/2005, 23:29
A minha está com 59000 Km com um uso normal. De vez em quando desatolo carros, caminhonetes, caminhões e ônibus que atolam aqui perto de casa na areia solta.
O caso é antes de comprar dá uma esticada na estrada. Pisa fundo e vê se vibra algo ou se faz algum barulho além do motor. Não sei em qual km esse problema aparece, cada caso é um caso. Mas com um de ferro vai durar uns 30 anos.

Walter L. L. Casitta
11/03/2005, 09:44
Edin,
Você teve esse problema cedo de mais. Provavelmente a lubrificação da luva estava contaminada por causa de um defeito na coifa de proteção.
O cardã é de alumínio, mas a luva não pode ser. Deve ser de aço. Estou enganado?

Edintruder
11/03/2005, 19:37
Não sei ainda, porém quando fizer a troca do eixo vou desmontar o de alumínio para ver o que ocorreu. Mas o estranho é que a coifa está em bom estado. Com a mão não dá para notar folga ali no espigão, porém quando desmontar vou ver se é folga ou empeno do eixo.
Realmente, esse problema surgiu muito cedo, pois já ví várias Ranger com mais de 100.000 Km com o cardã original.
Estive pensando se em arrancadas bruscas pode enpenar o cardã sendo ele de alumínio, porém não sei nada de concreto sobre isso.

ojaneri
12/03/2005, 15:22
Qual o ano da sua Edintruder? Fui verificar a transmissão e é de ferro. Me parece ser o original ainda. A minha é 99/00.

Edintruder
12/03/2005, 17:28
A minha é 2001/2001

ojaneri
13/03/2005, 02:06
A minha é 2001/2001

Sera que entao essa transmissao de aluminio foi introduzido na linha 2001 juntamente com a retirada da roda-livre por vácuo? Provavelmente para reduzir o peso do conjunto.

Edintruder
15/03/2005, 10:01
Bem, mas uma boa notícia para mim! O cardã está ok, o que aconteceu é que uma trava da cruzeta da frente soltou e desalinhou a cruzeta (acabou por estragar a cruzeta), mas foi só isso. Como já estava ressabiado com o tal cardã de alumínio eu já fui imaginando o pior antes de desmontar para ver. De qualquer forma não cheguei a comprar o espigão e a luva que são o mais caro, então não perdi nada, porém a Ranger na oficina e descobri que além da troca da embreagem tem que tr5ocar o cilindro acionador da embreagem que custa mais 55% o valor da embreagem numa peça quase toda de plástico... Que facada!!! Então o cardã de alumínio não é tão ruim como eu já estava apostando.

nfsleo
15/03/2005, 11:45
descobri que além da troca da embreagem tem que tr5ocar o cilindro acionador da embreagem



A embreagem é hidráulica, né? O cilindro está vazando ou o pedal está apenas mais duro que o normal?

cbridi
15/03/2005, 11:57
Edin,

Por qto vc conseguiu esse atuador da embreagem? Já entrou em contato com o Gattiboni de São Borja? Ele deve conseguir por menos de 300...

[]'s

Rodolfo CLaudio dos Santo
15/03/2005, 12:10
Quanto vc pagou pelo serviço e pela cruzeta, por favor - a minha esta com 89000Km e esta fazendo a mesma coisa só que a 135Km/h não vibra a caçamba mas faz um zunido mesmo com os vidros fechados vc ouve...Edintruder,

Walter L. L. Casitta
15/03/2005, 14:01
Rodolfo,
O meu vizinho ta com esse “zunido” na Ranger dele e me pediu pra eu ver se eu conseguia descobrir o que era. Era a junta homocinética do cardan dianteiro.
O zunido começa logo em 40Km/H.

Edintruder
16/03/2005, 22:53
A embreagem é hidráulica, né? O cilindro está vazando ou o pedal está apenas mais duro que o normal?


O cilindro começou a vazar na semana passada quando comprei a embreagem. O curso do pedal fica lá em baixo mas continua macio. O poiro é que quando fica quase sem óleo ela não engata marcha nenhuma.




Por qto vc conseguiu esse atuador da embreagem? Já entrou em contato com o Gattiboni de São Borja? Ele deve conseguir por menos de 300...



Paguei R$ 448,00 aqui em Rio Grande. O mecânico me disse que a embreagem toda, inclusive atuadores é comum ao da S-10, podia ter pesquisado mais preços se soubesse disso antes de comprar a embreagem.




Quanto vc pagou pelo serviço e pela cruzeta, por favor - a minha esta com 89000Km e esta fazendo a mesma coisa só que a 135Km/h não vibra a caçamba mas faz um zunido mesmo com os vidros fechados vc ouve...Edintruder,


A mão de obra toda foi R$ 250,00, mas só troca das cruzetas o pessoal cobra algo de R$ 30,00. Cada cruzeta Spicer sem lubrificação custou R$ 55,00.

A primeira vez que escutei algo foi a partir de 130Km/h, porém com o desgaste progressivo da cruzeta a velocidade foi diminuindo para surgir o ruido acompanhado da vibração. O ruído não assusta muito, mas a vibração é medonha, você segura firme a palanca das marchas e o braço vibra junto.




O meu vizinho ta com esse “zunido” na Ranger dele e me pediu pra eu ver se eu conseguia descobrir o que era. Era a junta homocinética do cardan dianteiro.
O zunido começa logo em 40Km/H


No cara em Pelotas que fabrica cardãs ele costuma substituir essa homocinética por um espigão e luva com cruzeta pois sai mais barato. A própria concessionária da Ford manda o serviço para eles.

ojaneri
17/03/2005, 12:15
A embreagem é hidráulica, né? O cilindro está vazando ou o pedal está apenas mais duro que o normal?


O cilindro começou a vazar na semana passada quando comprei a embreagem. O curso do pedal fica lá em baixo mas continua macio. O poiro é que quando fica quase sem óleo ela não engata marcha nenhuma.




Por qto vc conseguiu esse atuador da embreagem? Já entrou em contato com o Gattiboni de São Borja? Ele deve conseguir por menos de 300...



Paguei R$ 448,00 aqui em Rio Grande. O mecânico me disse que a embreagem toda, inclusive atuadores é comum ao da S-10, podia ter pesquisado mais preços se soubesse disso antes de comprar a embreagem.




Quanto vc pagou pelo serviço e pela cruzeta, por favor - a minha esta com 89000Km e esta fazendo a mesma coisa só que a 135Km/h não vibra a caçamba mas faz um zunido mesmo com os vidros fechados vc ouve...Edintruder,


A mão de obra toda foi R$ 250,00, mas só troca das cruzetas o pessoal cobra algo de R$ 30,00. Cada cruzeta Spicer sem lubrificação custou R$ 55,00.

A primeira vez que escutei algo foi a partir de 130Km/h, porém com o desgaste progressivo da cruzeta a velocidade foi diminuindo para surgir o ruido acompanhado da vibração. O ruído não assusta muito, mas a vibração é medonha, você segura firme a palanca das marchas e o braço vibra junto.




O meu vizinho ta com esse “zunido” na Ranger dele e me pediu pra eu ver se eu conseguia descobrir o que era. Era a junta homocinética do cardan dianteiro.
O zunido começa logo em 40Km/H


No cara em Pelotas que fabrica cardãs ele costuma substituir essa homocinética por um espigão e luva com cruzeta pois sai mais barato. A própria concessionária da Ford manda o serviço para eles.

Na minha Ranger a dianteira esta com luva, cruzeta, etc do jeep willys (comprei tudo novo) pois nao estava com zunido, mas sim batendo. Ficou excelente.

Walter L. L. Casitta
20/03/2005, 10:56
O ângulo de saída da CT para o diferencial dianteiro é muito grande. Com esse ângulo, se for colocado uma junta universal no lugar vão aparecer virações.
Quem tem Ranger sem RL não deve fazer isso ou vai se arrepender amargamente...

Humberto Baldisseri
12/04/2005, 20:01
Pessoal,acabei de comprar uma Ranger 2000 CS 4x4 2.5 Diesel e estou com a seguinte duvida:ela nao tem roda livre?o cardã dianteiro roda mesmo ela estando em 4x2?Obrigado.

ojaneri
13/04/2005, 16:30
Pessoal,acabei de comprar uma Ranger 2000 CS 4x4 2.5 Diesel e estou com a seguinte duvida:ela nao tem roda livre?o cardã dianteiro roda mesmo ela estando em 4x2?Obrigado.

A sua tem roda livre automática, ativada por vácuo pela central eletronica do seu veiculo. :-)

cbridi
13/04/2005, 17:28
A sua tem roda livre automática, ativada por vácuo pela central eletronica do seu veiculo. :-)

ojaneri,

Estou com dúvidas quanto a ser RL até 2000 (inclusive).
Já vi vc e o Walter afirmarem que até 2000 a RL era automática, ativada por vácuo. Pois bem, tenho uma Ranger diesel 4x4 cabine estendida ano e modelo 2000. Para testar, com a tração desengatada coloquei a Ranger no elevador, segurei o cardã dianteiro e a roda esquerda enquanto outra pessoa tentava girar a roda direita mas nada da bichinha girar. Se tivesse roda livre ela não deveria girar sozinha, independente do cardã e da outra roda?

[]'s pedindo desculpas pela ignorância...

Walter L. L. Casitta
13/04/2005, 18:48
Na verdade existem modelos 2000 com e sem RL...
E é só olhar o centro da roda dianteira, logo embaixo da calota. Se você ver uma porca lá, é porque não tem a RL

Humberto Baldisseri
13/04/2005, 18:52
Bem,eu acho que a minha Ranger nao tem roda livre.As Rangers com roda livre por vacuo,tem uma caixinha preta na roda.A minha nao tem nada,só uma porca.
Eu estou ficando com uma baita duvida.O cardã dianteiro está rodando com ela 4x2.

Walter L. L. Casitta
13/04/2005, 19:48
Sem a RL, o cardan roda o tempo todo...

Humberto Baldisseri
13/04/2005, 20:04
Pois é.Eu quero saber se isso é original.

cbridi
13/04/2005, 21:07
Na verdade existem modelos 2000 com e sem RL...
E é só olhar o centro da roda dianteira, logo embaixo da calota. Se você ver uma porca lá, é porque não tem a RL

Feito o diagnóstico! A minha é 2000/2000 sem RL.

Valeu Walter.



Pois é.Eu quero saber se isso é original.

Sim, é original. A minha nunca foi mexida e não tem RL.

[]'s sem RL...

renzo
19/04/2005, 18:50
ola amigo,

eu acharia interessante,dependendo do uso,vc colocar a roda livre manual da avm.

vc economizaria,alem de combustivel,o mais importante o desgaste de todo sistema de traçao dianteiro.alem disso ficaria com um sistema de roda livre muito mais confiavel do que a vacuo

abraços

cbridi
19/04/2005, 23:00
ola amigo,

eu acharia interessante,dependendo do uso,vc colocar a roda livre manual da avm.

vc economizaria,alem de combustivel,o mais importante o desgaste de todo sistema de traçao dianteiro.alem disso ficaria com um sistema de roda livre muito mais confiavel do que a vacuo

abraços

Já pensei nisso mas, pesquisando no site da AVM (http://www.avm.com.br/products2.htm), parece que roda-livre para Ranger tem apenas para modelos anteriores a 2000, ou seja, justamente para os modelos que possuem roda livre à vacuo. Enviei e-mail para a AVM perguntando da disponibilidade, estou aguardando resposta.

Já que vc citou o fator economia de combustível, acredito que minha Ranger, mesmo sem RL, esteja dentro do padrão. Na verdade, ela é um reloginho, sempre crava a média de 10Km/l. Alguém por aqui com RL pode informar qual a média de consumo que tem obtido??

[]'s com os diferenciais sempre em movimento mas satisfeito com o consumo,

andretomasi
19/04/2005, 23:09
Essa Ranger sem RL é com queixo-duro então?

Não sei se a roda-livre vai dar diferença de consumo perceptível.. e o desgaste do conjunto dianteiro não vai ser nada demais, visto que vai girar solto.. no máximo, vai gastar menos do que o conjunto traseiro :wink: Tem que pensar nisso e ver se o gasto com um par de RL compensa, além de ter que descer pra engatar, ri$co de quebra, etc..

[ ]´s fãs de queixo-duro :mrgreen:

cbridi
20/04/2005, 11:30
Resposta da AVM qto a disponibilidade de RL para Ranger posterior ao ano 2000: "As ultimas Ranger não aceitam roda livre".

[]'s

sandroN
30/03/2006, 11:06
Amigo, bom dia

Estou com o mesmo problema na minha ranger, as oficinas daqui falaram que tem que trocar o cardan inteiro, ele nao ronca mas esta batendo.
Será que tem como fazer essa adaptação que vc falou? E como faço.

Obrigado

Abraços

Pequeno jr
30/03/2006, 14:38
A minha está com 59000 Km com um uso normal. De vez em quando desatolo carros, caminhonetes, caminhões e ônibus que atolam aqui perto de casa na areia solta.
O caso é antes de comprar dá uma esticada na estrada. Pisa fundo e vê se vibra algo ou se faz algum barulho além do motor. Não sei em qual km esse problema aparece, cada caso é um caso. Mas com um de ferro vai durar uns 30 anos.

Edi,

a minha esta com 208.000 e até o momento não vibra nada. Graças a Deus.

Agora .. a embreagem .. eu sei q tenho q trocar, mas estou esperando juntar um pouco mais de grana. So q ate hoje, não aconteceu de eu não engatar as marchas, o pedal fica la emabaixo, mas mesmo assim a embreagem funciona.

maria aparecida
27/02/2009, 18:47
Com que quilometragem surgiu o problema? Qual o ano da ranger? A utilizaçâo do veículo é leve ou "radical" ? Desculpe, mas no quesito manutenção das carangas sou curioso mesmo, até pq estou querendo trocar a minha camionete e a ranger pode ser uma opçâo :D

ranger 2004/2005 180.000 km
muito esforço, carrega reboque com cavalos

Carlos Jacomini
04/03/2009, 08:42
tive esse problema com a minha (115.000 km). Provavelmente por falta de cuidado do dono anterior pq so rodo na cidade, sem forçar. Comecei sentindo vibração no veiculo em baixa velocidade. Na concessionária identificaram problema no cardã. Levei na empresa Cardasul, aqui em Curitiba, e eles fizeram o balanceamento e trocaram o rolamento que estava quebrando como resultado da vibração. Problema resolvido por R$200,00.
Quanto a ele ser de alumínio ou aço, não sei. Só sei que quanto mais pesado, melhor deverá ser o rolamento, mais esforço exigirá do conjunto motor/caixa/diferencial e consequentemente afetará o consumo...

abraços

Adson Lopes
13/01/2012, 00:13
Olá eu não sei usar este xat ainda mais tenho uma duvida a minha ranger é 2.5 disel 4x4 de ano 2001 e tem uma vibração na caixa de marcha q só da quando alcanço 125 km e ja tirei o cardã e não tem folga mais vibra ja olhei balanceamento das rodas não achei folga alguma e esta vibração não é muito grande é apenas tipo a vibração do celular só a vai aumentando me ajudem por favor ja não aguento mais gastar com esta viatura agradeço qualquer ajuda pra solucionar este problema

Walter L. L. Casitta
13/01/2012, 16:56
Olá eu não sei usar este xat ainda mais tenho uma duvida a minha ranger é 2.5 disel 4x4 de ano 2001 e tem uma vibração na caixa de marcha q só da quando alcanço 125 km e ja tirei o cardã e não tem folga mais vibra ja olhei balanceamento das rodas não achei folga alguma e esta vibração não é muito grande é apenas tipo a vibração do celular só a vai aumentando me ajudem por favor ja não aguento mais gastar com esta viatura agradeço qualquer ajuda pra solucionar este problema

Você pode tirar o cardan dianteiro e ver se a vibração acaba. Se não você faz o mesmo com o trazeiro. Se for um dos dois a vibração vai parar...

Adson Lopes
16/01/2012, 23:34
Obrigado Walter mais eu ja não uso a tração então ta sem o cardan dianteiro e como faço pra ver se é o trazeiro eu ja tirei e olhei e ta normal será q o balanceamento do mesmo resolveria ou as cruzetas embora estão aparentemente boas sem folgas e na luva não tem muita folga não ...

LeoLeone
17/01/2012, 16:07
Obrigado Walter mais eu ja não uso a tração então ta sem o cardan dianteiro e como faço pra ver se é o trazeiro eu ja tirei e olhei e ta normal será q o balanceamento do mesmo resolveria ou as cruzetas embora estão aparentemente boas sem folgas e na luva não tem muita folga não ...
Olá Adson..
O Walter disse pra vc tirar o cardan dianteiro (literalmente) pois ele gira mesmo em 4x2. Se continuar vibrando, coloca o cardan dianteiro e retira o trazeiro, testando com o 4x4 acionado. Hoje eu troquei o Rolamento do cardan trazeiro, mesmo fazendo pouco barulho ainda, estava bem danificado por dentro, as esferas já estavam enferrujando.
Muito boa sorte..... Abs

Adson Lopes
25/01/2012, 23:53
Obrigado pela ajuda amigo LeoLeone mais tive que comprar outro Cardan achei um de uma 2008 novinho e por um preço melhor ainda vou colocar amanhã então dai vou ver como fica ok

Adson Lopes
03/02/2012, 21:05
Querido eu ja resolvi o problema era o Flange q sai da caixa de marcha q segura o cardã q tava empenado dai eu dei um passe e agora ta ótimo embora eu gastei uma grana pra resolver a vibração e ter q tirar o cardã por varias vezes descobrir o defeito era apenas este flange q estava empenado obrigado a todos e espero q possa ajudar a outras pessoas tb