PDA

Ver Versão Completa : Gaiola inspirada em veículo militar



Marcelo A. Marchiodi
26/06/2010, 19:26
Estou fazendo para um amigo, Tales de Franca-SP, um projeto inspirado no veículo militar brasileiro/argentino chamado "Gaúcho" (primeira foto), com a permissão dele estou mostrando as imagens 3d de como vai ficar.
A parte mecânica, motor, suspensão dianteira levantada (manga de eixo soldada), suspensão traseira com caixinha de redução da Kombi antiga (por aqui é bastante usada) vai ser o Tales que vai executar, já que é mecânico de longa experiência, a minha parte é somente o desenho. Aliás o motor será um AP 1.6 injetado, turbo, todo montado por ele! Posteriormente vou postar mais detalhes do motor.

Basicamente colocamos o jeitão do veículo nas proporções de uma gaiola, entre-eixos de 2,15 metros, vão livre deve ficar entre 38 a 42 cm, pneus 235-75 R15 nas quatro rodas.
Ainda falta definir melhor a parte traseira, e portas, pois ela será usada, além de trilhas claro, também em algumas viagens para a Serra da Canastra, e deve ter um mínimo de conforto!
Tubos da estrutura principal serão de 1"1/2 com parede de 2,5 mm e o resto será 1"1/4, acabamento em chapas (ainda vai ser acertado a medida, mas nada pesado, para manter todo o conjunto o mais leve possível), o capô vai dar um certo trabalho pra fazer, mas nada absurdo.

A cor vai ser mais ou menos essa das imagens mesmo, um verde militar não muito escuro, até as rodas serão pintadas.

Bom, é isso, espero que gostem, durante a semana vou postar algumas fotos do chassi montado (chassis de Fusca encurtado), que já está praticamente pronto pra começar a colocação e soldagem dos tubos.
E ao longo da montagem vou atualizando o tópico.

cesarferreira
26/06/2010, 20:25
Parabéns, belo projeto!!! Vamos acompanhar a evolução!
Abç,
Cesar:pipoca:

Flávio Cadore
26/06/2010, 20:32
Gostei, belo projeto! Está de parabéns!!!

oliveiraideal
26/06/2010, 23:25
se precisares de ajuda em cad ou rhino eu estou à disposição :D

gostei muito do estilo, vai ser um 4x4 motor dianteiro? abraços!

Dézao
27/06/2010, 10:54
Essa vai ficar das melhores heim !!!!

Se estamos falando da mesma pessoa, essa vai ficar muito boa. !!
Mecânico competente demais da conta !!!
Foi ele que deu jeito na Injeção da Minha Gaiola !!!!

Acompanhando a evolução do projeto !!!!

Marcelo A. Marchiodi
28/06/2010, 08:25
Valeu pelos elogios César e Flávio! :concordo:
A intenção foi fazer algo diferente, mas simples ao mesmo tempo.

Oliveira, o chassi é de Fusca mesmo, motor AP 1.6 turbo e IE, mecânica VW simples, com caixinha de redução, por aqui o pessoal prefere ela do que as homocinéticas, aqui as trilhas com pedras prevalecem, aí as transmissões antigas acabam sendo mais confiáveis.

Dézão, é esse mesmo! Ele até comentou comigo já que fez a sua IE.

Vou ver se consigo umas fotos hoje já do chassis.

rafaelcardoso
28/06/2010, 10:47
Fala Marcelo, também estou acompanhando o tópico, ia falar com você mesmo sobre um projeto de uma 4x4 com motor dianteiro 2 ou 4 lugares inspirada no mesmo projeto!

Marcelo A. Marchiodi
16/07/2010, 09:14
Já começamos a construção da estrutura tubular!
Vou postar algumas fotos do chassis.

Marcelo A. Marchiodi
16/07/2010, 09:16
Algumas fotos de como já está, já dá pra ter uma idéia de como vai ser.
Na lateral alguns detalhes foram mudados, mas as linhas gerais estão sendo obedecidas.

Codinome Vw
16/07/2010, 11:13
Muito interessante mesmo Marcelo , você vai disponibilizar o projeto para download ?
Um amigo meu do EB viu e ficou louco e pediu para te perguntar isso rsrs
[]'s

leobnaval
18/07/2010, 00:49
Muito bom este projeto Marcelo.

Não deixe de postar as fotos.

[]s

genhero
18/07/2010, 10:10
Algumas fotos de como já está, já dá pra ter uma idéia de como vai ser.
Na lateral alguns detalhes foram mudados, mas as linhas gerais estão sendo obedecidas.
ola amigo, parabens pelo projeto.
quanto a esta dobradeira, gostei do sistema de trabalho dela. Ela dobra tubos de 1 1/4" com parede 1,5mm e 2,3mm? as dobras ficam com bom acabamento?

Marcelo A. Marchiodi
19/07/2010, 08:50
ola amigo, parabens pelo projeto.
quanto a esta dobradeira, gostei do sistema de trabalho dela. Ela dobra tubos de 1 1/4" com parede 1,5mm e 2,3mm? as dobras ficam com bom acabamento?

Obrigado!
Ela dobra tubos de 1"1/2 com parede até 3 mm (pra dobrar outras medidas tem que fazer uma nova matriz), eu fiz ela há algum tempo já, comprei um projeto no ebay (é só pesquisar por "tube bender plans", tem vários), fica muito bom o acabamento e tem pouca deformação na curva.

Marcelo A. Marchiodi
19/07/2010, 08:51
Muito bom este projeto Marcelo.

Não deixe de postar as fotos.

[]s


Valeu Leo!

Estamos vendo se conseguimos uma cor pelo menos parecida com o olive drab do Jeep da seg. guerra, bem fosco, aí tudo vai ser verde, até as rodas!

Segue mais duas fotos de como já está:

Cezar candelaria
19/07/2010, 21:49
Grande Marcelo...belo projeto...que cor é essa olive drab...

leobnaval
19/07/2010, 22:44
Marcelo você que já tem esta matriz da curvadora e manja de usinagem sabe mais ou menos o custo apenas da matriz, desta que você usa para curvar tubo de 1 1/2", por que o projeto da curvadora eu tenho.

Abraços, Leo

Marcelo A. Marchiodi
20/07/2010, 08:29
Grande Marcelo...belo projeto...que cor é essa olive drab...

Fala Cezar!:concordo:
Olive drab era a cor usada nos Jeeps e outros veículos americanos na Segunda Guerra, na verdade a cor exata não se conhece, existem várias versões, tons na verdade, mas basicamente é essa cor abaixo, um verde mais claro, meio "amarronzado", bem fosca:

http://www.detroitarsenalofdemocracy.com/images/MilVeh/jeep/jeep.gif

Marcelo A. Marchiodi
20/07/2010, 08:31
Marcelo você que já tem esta matriz da curvadora e manja de usinagem sabe mais ou menos o custo apenas da matriz, desta que você usa para curvar tubo de 1 1/2", por que o projeto da curvadora eu tenho.

Abraços, Leo

Tenho que ver pois faz um bom tempo que fiz ela, e teria que ver também como é o seu projeto, te passo uma mp depois ok.

leobnaval
20/07/2010, 15:43
Ok, seria mais pra mim ter uma idéia mesmo, aguardo a MP.

[]s

Duducad
22/07/2010, 19:39
muito legal sua gaiola, já vi pessoalmente esse veículo militar, mas na época ainda era um protótipo, é lindo. achei show ver uma gaiola com a mecânica que estamos acostumados porém ousando um visual novo, Parabéns, esperamos mais fotos! :)

seribeli
23/07/2010, 15:11
ola amigo, é minha primeira vez no fórum, entrei aqui pq fiquei apaixonado pela gaiola estilo militar, e vi q vc tem uma foto de uma gaiola laranja se nao me engano, entao gostaria de saber se vc sabe onde encontro um projeto, grato.

Dézao
19/10/2010, 12:54
E aí Marcelão !!!

A quantas anda o projeto !!!!!

Quando for fazer uma trilha pela região de Ibiraci-MG me dá um toque !!!!

Abraço

Marcelo A. Marchiodi
19/10/2010, 14:01
Fala Dezão!
Tá parado por enquanto, assim que tiver novidades posto por aqui!:concordo:
Ah valeu pelo convite, assi mque der quero aparecer sim!

RicardoMDF
21/10/2010, 21:04
Da uma olhada ai:
http://www.mercado4x4.com.br:8080/Mercado4x4/pc_detanun.jsp?anunid=2235

Ta vendendo uma parecida com essa sua ;D

gdonadel
22/03/2011, 10:46
Fala Dezão!
Tá parado por enquanto, assim que tiver novidades posto por aqui!:concordo:
Ah valeu pelo convite, assi mque der quero aparecer sim!

Dai Marcelo, poste novidades!

Marcelo A. Marchiodi
22/03/2011, 11:00
Então, a gaiola foi passada p/ Alemão (mecânico 4x4 daqui: www.mundodo4x4.com.br) pra finalização e acabamento/pintura, etc...tá quase pronta.
Vou ver se consigo umas fotos essa semana.

Alessandro.SC
01/09/2011, 18:45
Então, a gaiola foi passada p/ Alemão (mecânico 4x4 daqui: ..:Mundo do 4 X 4:.. (http://www.mundodo4x4.com.br)) pra finalização e acabamento/pintura, etc...tá quase pronta.
Vou ver se consigo umas fotos essa semana.

Dae Marcelo!! E a gaiola? tá quase pronta???hehehe
manda as fotos para concluir o tópico.

Abraços

Quílvio Talvani
24/08/2013, 19:41
Marcelo, tudo bem , eu também estou esperando as demais fotos do andamento da Gaiola com inspiração militar, meu guri de 20 anos ficou com vontade de ter uma e me pediu para fazer uma para ele. Amigo assim que possível por fazer envie novas fotos.

kako_itaqui
25/08/2013, 21:29
Curioso para ver as fotos do veículo!

Quílvio Talvani
26/08/2013, 23:15
Marcelo que tipo de tecido tu estais usado para mondar a peças em fibra?

Quílvio Talvani
02/09/2013, 19:37
Aí, desculpe mas a pergunta era o Vini em outro tópico.

kako_itaqui
30/09/2013, 11:40
Eai amigo! como anda o projeto! coloca umas fotos ai pra nos apreciar! ehee abraços

marcos rj kabral
10/01/2014, 22:32
quais motores dão pra adaptar em um cambio de fusca

Marcelo A. Marchiodi
27/10/2014, 10:07
Pra quem pediu fotos da gaiola pronta, demorou mas está andando!
Houve algumas mudanças visuais, mas nada que alterou muito a idéia inicial.
Video: https://www.youtube.com/watch?v=vRaRpM9wD6o&feature=youtu.be

EDAPO
27/10/2014, 22:10
Que linda gaiola parabéns...
Deu até vontade de fazer uma

frenando giló
28/10/2014, 22:27
ai MARCELO demorou mesmo kkkk mas parabéns pelo projeto ficou muito boa mas coloca mais detalhe pra matar a curiosidade e videos mesmo assim vlw..