PDA

Ver Versão Completa : Sportage 2.0TDI soluçando a baixas rotaçoes

volcom64
26/06/2010, 15:11
Boa tarde a todos

Tenho vindo a acompanhar este forum já à alguns meses desde que comprei a minha sportage e tenho encontrado muitas respostas para algumas questões que tinha, mas só agora decidi me registar.

Sou de Portugal e comprei a minha sportage à cerca de 4 meses. Sportage 2.0 TDI do ano 2000.
Pois é, ela veio para as minhas mãos com cerca de 92000km's (sim muito pouquinhos) e agora já vai nos 97000... A primeira coisa que fiz foi trocar a correia de distribuição, limpeza do radiador e uma breve revisão no alternador (precaução acima de tudo), para além das normais mudas de óleo, etc...

No entanto, apesar de estar bastante satisfeito com ela, tem apresentado um problema (quando me chegou as mãos já o trazia, mas eu pensei que fosse normal e se devesse a não estar habituado a um carro tão pesado) que é o seguinte:
Entre as 1500 e 1800rpm ela soluça bastante, no entanto, se pisar o acelerador ao fundo ela desenvolve normalmente sem soluçar! É complicado conseguir uma velocidade constante abaixo das 2000rpm pois se não estiver em aceleração ela vai soluçar, o que incomoda bastante...
O mais estranho é mesmo o facto de se pisar o acelerador ao fundo ela não soluça nada...
Penso que não tenha nada a ver com o turbo, pois este só dispara às 2000rpm e penso que esteja a funcionar correctamente... Já li também que podia ter a ver com a qualidade do gasóleo que utilizo, no entanto, já experimentei trocar várias vezes de posto de abastecimento e não altera nada...
Alguem tem uma ideia do que possa ser? as velas?

Também estou com um problema no termómetro (anda aos saltos) mas para isso já existe por aqui muito tópico que irei consultar para resolver este problema...

Até agora tou muito satisfeito, bebe cerca de 8,3l aos 100km's (sem nada de puxar muito por ela é claro), só estou mesmo incomodado com os tais soluços que me obrigam a andar sempre em rotações mais altas, pois em baixas só mesmo com o pé no acelerador...

Desde já obrigado a todos!

Cumprimentos.

Baudenbacher
28/06/2010, 11:29
Boa tarde a todos

Tenho vindo a acompanhar este forum já à alguns meses desde que comprei a minha sportage e tenho encontrado muitas respostas para algumas questões que tinha, mas só agora decidi me registar.

Sou de Portugal e comprei a minha sportage à cerca de 4 meses. Sportage 2.0 TDI do ano 2000.
Pois é, ela veio para as minhas mãos com cerca de 92000km's (sim muito pouquinhos) e agora já vai nos 97000... A primeira coisa que fiz foi trocar a correia de distribuição, limpeza do radiador e uma breve revisão no alternador (precaução acima de tudo), para além das normais mudas de óleo, etc...

No entanto, apesar de estar bastante satisfeito com ela, tem apresentado um problema (quando me chegou as mãos já o trazia, mas eu pensei que fosse normal e se devesse a não estar habituado a um carro tão pesado) que é o seguinte:
Entre as 1500 e 1800rpm ela soluça bastante, no entanto, se pisar o acelerador ao fundo ela desenvolve normalmente sem soluçar! É complicado conseguir uma velocidade constante abaixo das 2000rpm pois se não estiver em aceleração ela vai soluçar, o que incomoda bastante...
O mais estranho é mesmo o facto de se pisar o acelerador ao fundo ela não soluça nada...
Penso que não tenha nada a ver com o turbo, pois este só dispara às 2000rpm e penso que esteja a funcionar correctamente... Já li também que podia ter a ver com a qualidade do gasóleo que utilizo, no entanto, já experimentei trocar várias vezes de posto de abastecimento e não altera nada...

Também estou com um problema no termómetro (anda aos saltos) mas para isso já existe por aqui muito tópico que irei consultar para resolver este problema...

Até agora tou muito satisfeito, bebe cerca de 8,3l aos 100km's (sem nada de puxar muito por ela é claro), só estou mesmo incomodado com os tais soluços que me obrigam a andar sempre em rotações mais altas, pois em baixas só mesmo com o pé no acelerador...

Cumprimentos.

Volcom64,

Você já verificou os filtros de ar e combustível? :pensativo:

No filtro de combustível tem o separador óleo/água, abra o dreno de fundo até que começe a sair óleo, ou gasóleo como você disse, depois feche bém.

Vão aí algumas sugestões.

Caso não dê resultado, eu pesso ajuda para os universitários deste Fórum :mrgreen:.

Geisler®
02/07/2010, 01:34
Boa tarde a todos

Cumprimentos.

Volcom64, você ja reparou se a sua Sportage solta fumaça alem do normal nestas situações, entre os 1500/1800rpm?? Se neste caso tiver fumaça em excesso, sem nem acelerar, pode ser a bomba injetora de diesel, os bicos, sujeira ou ferrujem no tanque de combustivel, agua no filtro de combustivel, etc... Um amigo meu, usava uma Grand Sportage TDI da empresa em que trabalha, e esta apresentava problema semelhante, e inclusive o motor chegava a desligar na marcha lenta, só andava acelerado, como o seu, e como ele não trabalha mais la, não soube me dizer qual era o problema. :(:parede:
Eu possuo uma TDI 2001, ja tive de trocar o cabeçote por superaquecimento, os bicos injetores, por estarem com a rosca espanada, e por precaução troquei tambem o acoplamento da hélice do sistema de refrigeração do motor, ja que o motor superaqueceu sem motivo aparente.
Espero que consigas resolver o problema, e se possivel, poste as causas e a solução por aqui tambem :concordo:

Um abraço, e seja bem vindo !!:mrgreen:

volcom64
03/07/2010, 16:26
ola de novo pessoal!

bem eu estou esperando que fassa os 7500km's para o carro ir para o mecanico para fazer a muda do óleo e etc...

por isso para já não posso garantir se o problema será os filtros ou os bicos tal como referiram... desde já agradeço a todos por tentarem ajudar, eu vou apresentar as suas respostas para o mecânico para que ele possa retirar uma pequena ideia daquilo que poderá causar tal problema...

geisler, ela até hoje nunca se desligou em marcha lenta, e isso é coisa que faço muitas muitas vezes, pois apanho muito trânsito e em fila eu simplesmente engato primeira e deixo andar sem ter sequer de acelerar pois ela aguenta-se muito bem, mesmo em subidas basta quase só subir a embreagem que ela anda "sozinha"...

por agora só me resta esperar que o carro vá para o mecanico pois eu em casa (para alem de perceber muito pouco) tenho algum medo de ainda deixar pior... por isso se mais alguem tiver uma ideia ou opinião sobre o assunto, deixe aí, eu agradeço :concordo:

muito obrigado a todos por tentarem ajudar mais uma vez! quando tiver uma resposta do mecânico eu falarei para vocês.

:wink:

jiper
04/07/2010, 14:12
Amigos, o problema pode estar num filtro que fica dentro da injetora, tipo uma peneirinha. Ele se entope com sujeiras pequenas que o filtro não consegue reter, ou o filtro de combust. ja está saturado.
Necessita de conhecimento de um profissional bombista para retira-lo, pois requer uma ferramenta propria.
Espero poder ajudar, pois ja trabalhei em concessionaria Kia como chefe de oficina.

RABELO
18/07/2010, 22:24
Amigos, o problema pode estar num filtro que fica dentro da injetora, tipo uma peneirinha. Ele se entope com sujeiras pequenas que o filtro não consegue reter, ou o filtro de combust. ja está saturado.
Necessita de conhecimento de um profissional bombista para retira-lo, pois requer uma ferramenta propria.
Espero poder ajudar, pois ja trabalhei em concessionaria Kia como chefe de oficina.
O interessante e que a ,minha 2.0 gas,tanbem soluça em baixa rotaçao e nao consigo resolver ...

tacao
28/12/2010, 10:39
Ola meus amigos, em fevereiro de 2010 comprei uma Kia Sportage 2.0 td de 2000 e neste momento estou com o mesmo problema de soluços a baixa rotação já mudei todos os filtros ( ar, oleo, gasoleo) e o problema persiste. o pior é que o carro de vez em quando fica acelerado e tenho de dar um toque de acelerador para normalizar e as vezes desliga-se em andamento. desde que estou com esse problema que tambem sinto o carro muito travado e quando atinjo uma velocidade acima dos 100Km/h parece que o carro vai em esforço e faz muito barulho coisa que não acontecia pois ele ia a 140/150Km/h sem esforço...
Alguem sabe como me ajudar ???

Abraço a todos

DouglasMac
30/12/2010, 21:27
Prezados, FELIZ ANO NOVO!!!!

Viatura a diesel soluçando é falha no sistema de alimentação.

Falta diesel na média rotação, quando mete o pé o sistema injeta tudo que tem direito.

O filtro "peneira" da bomba pode estar comprometido, conforme nosso expert Jiper. Pois intão!!! :concordo:

sportage branquinha
20/08/2013, 09:07

Tenho uma Sportage 2001 tdi 2.0, filtro esta muito sujo, vou mandar limpara o tanque, ela perdeu um pouco da lenta. Pergunto, este filtro peneira da bomba Injetora pode ser limpo pelo bombista sem necessidade de retirada da bomba.