Ver Versão Completa : Montar um Jeep CJ5.
marcelopdecampos
25/06/2010, 17:49
Boa tarde a todos!
Me chamo Marcelo, moro em Fortaleza e como Engenheiro Mecânico e louco por carros estou decidido a iniciar um projeto diferente. Diferente para mim mas bem conhecido de todos aqui: montar um Jeep CJ5.
O problema é um pouco mais extenso que parece; Não se encontra carrocerias decentes por aqui, por se tratar de cidade litorânea. Então pensei em usar carroceria de fibra, mas aí gerou mais dúvidas com relação a qual chassis usar e qual mecânica / transmissão faria o conjunto motor.
Por isso venho aqui solicitar dos amigos sugestões de como proceder para montar um bom Jeep, não muito alterado mas que possa ser confiável, nada de especial. Segue as características do que pretendo fazer:
MECÂNICA E TRANSMISSÃO: Toyota 2.8 ou 3.0 (Hilux antiga até 2004), aspirada ou turbo diesel, caixa de marcha, caixa reduzida e diferencial, todos Toyota.
CARROCERIA: JEEP WILLYS CJ5.
PNEUS E RODAS: PNEU; BFGOODRICH MOD. ALLTERRAIN T/A KO, medidas 33X12,5 R15 - RODAS MANGELS MOD. TROPICO MEDIDAS 15X8
Se vocês puderem contribuir com informações adicionais tipo: que chassi usar, que carroceria é mais adequada: fibra ou metálica?
Por falar em carroceria, quem produz carrocerias em chapa metálica?
Grato, MArcelo
Paulo Limão
25/06/2010, 18:27
Boa tarde Marcelo,
bem, não seria melhor comprar um já pronto (chassi e carroceria) e ir fazendo as modificações do jeito que você quiser? Pelos menos a parte dos documentos seria mais fácil que tentar documentar outro tipo de chassi.
E em relação ao motor, ficaria com o do opala 4cc ou até o 6cc, ambos são ótimos motores para o jeep. Creio que esse tipo de motor que você pensa em colocar (Toyota 2.8 ou 3.0 Hillux), dê mais dor de cabeça para adaptações e sem fala no $$.
Abraço.
JAIME MOREIRA
25/06/2010, 18:35
Ja que pediu, vou falar...:mrgreen:
Carroceria - Fibra com certesa, nunca mais vai ter que pensar nela, ja que mora em uma cidade litoranea, eu prefiro da Fiber, mas hoje em dia tem a AMBR que tambem é muito boa e vc encontra na maioria das lajas online.
Mecanica, bom, se tu tem grana e tempo, quer diesel? va a um leilão, tem muitos ai no ceara, compre uma hilux antiga ( 2,8 ) e aproveite quase tudo dela, podendo até usar os eixos, que deixaria teu jeep mais confortavel...
Se não for de diesel, e quiser algo mais barato, sobra um AP 2.0, e motores de opala... ai vai de gosto!!! :concordo:
JeepDennis
25/06/2010, 18:36
Primeira coisa é comprar um chassis ja documentado, eu não compraria um jeep já pronto.. pois ja tive essa experiencia e agora estou refazendo tudo de novo do zero.. se procurar aqui no forum vai achar venda de chassis já com documento.. o conjunto mecânico que vc citou na minha opinião está ótimo, eu usaria molas de Toyota SPOADO e eixo de rural ou toyota dana 44.. carroceria da Fiber4x4 que é a mais resiste.. bom essa é minho opinião.. abraço
Bom
primeiro, aborde um assunto de cada vez e utilize a pesquisa do forum, vá ao google e coloque "forum 4x4 brasil carroceria de fibra" sem aspas ou qualquer outro assunto que deseje pois a maioria foi destrinchado à exaustão aqui
Caso vc pense em fazer do zero e tudo RELAMENTE zero... o roteiro que eu seguiria é
1- Comprar documentos de jeep CJ5
2- Chassis novo ZERO - Chassis Fortaleza (http://www.chassisfortaleza.com.br/)
3- Carrocedria de fibra à gosto - Fiber4x4 (http://www.fiber4x4.com.br/)
4- Eixos de Troller (aqui no classifidados tem gente vendendo o conjunto do troller pantanal)
5- conjunto mecanico pode ser do troller pantanal - (Edilson Fabre pede 18 mil t-case + cambio + motor MWM 2.8 turbodiesel ZERADOS).
O resto é resto, vc pode ir montando à gosto, só não caia na bobagem de achar que será barato, em média vai custar mais que um troller 2005 por exemplo. Se é por estudos e para diversão hobby/paixão ok, mas se está pensando em negócio CAIA FORA DESSA e compre alguma coisa quase pronta, em geral o dono gastou uns 50 mil pra montar e tá vendendo por 30 mil e vc economiza uns 20 na historia ok?
abraços
Sergio Rocha
25/06/2010, 21:35
Bom
primeiro, aborde um assunto de cada vez e utilize a pesquisa do forum, vá ao google e coloque "forum 4x4 brasil carroceria de fibra" sem aspas ou qualquer outro assunto que deseje pois a maioria foi destrinchado à exaustão aqui
Caso vc pense em fazer do zero e tudo RELAMENTE zero... o roteiro que eu seguiria é
1- Comprar documentos de jeep CJ5
2- Chassis novo ZERO - Chassis Fortaleza (http://www.chassisfortaleza.com.br/)
3- Carrocedria de fibra à gosto - Fiber4x4 (http://www.fiber4x4.com.br/)
4- Eixos de Troller (aqui no classifidados tem gente vendendo o conjunto do troller pantanal)
5- conjunto mecanico pode ser do troller pantanal - (Edilson Fabre pede 18 mil t-case + cambio + motor MWM 2.8 turbodiesel ZERADOS).
O resto é resto, vc pode ir montando à gosto, só não caia na bobagem de achar que será barato, em média vai custar mais que um troller 2005 por exemplo. Se é por estudos e para diversão hobby/paixão ok, mas se está pensando em negócio CAIA FORA DESSA e compre alguma coisa quase pronta, em geral o dono gastou uns 50 mil pra montar e tá vendendo por 30 mil e vc economiza uns 20 na historia ok?
abraços
x2 :concordo:
[]´
marcelopdecampos
26/06/2010, 10:36
Bom galera,
bom dia ao todos.
Pois é. Quero agradecer a todos que estão contribuindo aqui neste projeto.
Vamos aos pontos.
1 - Mecânica: para mim mecânica diesel para este propósito é a mais adequada, porque tb pretendo usar o carro no dia-a-dia. Trabalho perto de casa e minha esposa ficaria com o Siena dela e eu com meu Jeep. O outro motivo é que trata-se de uma mecânica um pouco mais econômica em se tratando de consumo e custo do próprio combustível, além de possuir mais torque e robustez.
2 - Carroceria: taí um ponto que para mim está sendo uma encruzilhada: gosto muito de carrocerias em chapa mas como disse, morar em Fortaleza é pedir para frequentar mais oficinas de funilaria. Não que minha intensão fosse de usar este carro direto na praia, longe disso, mas é que o nível de corrosão aqui é elevado!!! A fibra seria a melhor pedida mesmo.
3 - Chassis: aqui esbarramos na burocracia brasileira. Conversando com um amigo meu, ele disse que se fosse montar um do zero, o DETRAN possui locais cadastrados que gravam chassis e depois registra o veículo como veículo artesanal. Isto procede? Concordo que comprando antigo, fica mais fácil de documentar pois já está todo registrado e com a papelada necessária...O problema é saber onde encontrar um bom sem ser empenado, judiado etc...O que devo observar para efetuar uma compra desta e como identificar se o chassis é mesmo do Jeep ou não?
4 - Conjunto mecânico da Toyota: conversando com um chapa que tb gosta de carros e principalmente de montá-los, ele me falou que o motor da Hilux 2.8 tem algumas vantagens sobre o 3.0 apesar de não ser turboalimentado. Uma delas é a maior vida útil...o que o torna mais interessante ainda uma vez que, não quero um carro para competição nem para puxar boi atolado na lama, mas quero um carro que eu possa ir a uma trilha legal ou uma praia mais isolada só para curtir mesmo. Para um Jeep desse dá para usar tudo: caixa de marcha completa e diferencial inckuindo eixos e motor da TOYOTA SR5 4X4? O cardã tem que ser refeito ou pode tb ser o mesmo?
5 - O carro propriamente dito: queor um jeepinho com o máximo de originalidade possível: lanternas traseiras redondinhas, capota tradicional, mas com um toque moderno como mecânica, rodas e pneus.
Bom, ainda estou perdido mas já estou um pouco mais tranquilo com alguns esclarecimentos.
Grato a todos
Continuem colaborando,
Marcelo
PS: o que seriam molas Toyota Spoado? é uma marca ou um modelo??? Desculpem a ignorância....
JAIME MOREIRA
26/06/2010, 10:56
Vamos por partes... veja esse tópico
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=59549
Era uma sucata que conhecia, tava na frente da oficina do mecanico amigo meu a mais de ano... veja o que virou,
Eu, particularmente, compraria um jeep, bem feinho, daqueles esquecidos nos sitios, ai no ceara vc acha bastante, procure em sites que vai achar, jogaria tudo que não interessa fora e começava do zero...
Uma hilux capotada, batida ou de sinistro num leilão vc aproveita quase tudo... eixos, direção, coluna de direção, freios, servofreio, etc.... mas tem que conhecer bem de mecanica pra ver se não ta comprando uma porcaria...
SPOA que todos aqui falam seria os feixes de mola SOBRE o eixo, SPUA é o original, por baixo dos eixos...
Fica muito bom fazer spoa se, e somente se, vc vai usar pneus 37 pra cima, no seu caso acho que vai perder estabilidade a toa!!!
Acho que um jipinho parecido com esse gaucho do link, com um motor diesel seria um jeep quase perfeito, o resto é frescura que queira colocar...
vamos lá marcelo
1- conjunto do toyota não é ruim mas valores de peças e etc pode ser um problema
2- todo e qualquer conjunto que vc colocar no jeep terá de redminsionar os cardans e isso há empresas que fazem sem maiores problemas
3- o conjunto inteiro da hilux provavelmente é bem extenso e vai te obrigar a eticar o entre-eixos do jeep. Se vc pensa em originalizade procure um conjunto menor, porém esticar o jeep não é dificil e melhora o conforto dele, coloque 37cm a mais e a Fiber4x4 tme uma carroceria já com os 37cm a mais alongado.
4- Documentação dá pra documentar como prototipo, a parte boa de comrpar só um documento e um chassis novo é que vc vai até o detran e coloca pede transferencia de numero de chassis (troca por quebra ou oxidação) e vão remarcar seu chassis no novo, ficando assim sem pagar ipva e etc pois é mais antigo.
Em tempo sobre suspensão se for feixes de molas que irá manter, compre um kit de molas de toyota bandeirantes especifico para jeeps (são 4 feixes dianteiros de band) e o que sugeriram e que é totalmente desnecessário no seu caso é usá-los no modo SPOA
O que é SPOA?
O jeep originalmente usa o arco de feixe de molas embaixo do eixo ficando mais baixo
O pessoal transfroma colocando o feixe de molas por cima do eixo ficando SPOA = Spring Over Axle em inglês:
Jeep da esquerda SPOA - F-75 da direita SPUA (original)
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/8f92975c7a7d70c42238f4f51cb00358.jpg
É desnecessáiro, porém os feixes de toyota é interessante...
use a pesquisa do forum que vai ser melhor para você entender esses pontos
marcelopdecampos
27/06/2010, 21:48
Olá Rubens... Isso aqui ta quase me enlouquecendo....:parede: Mas vamos lá:
vamos lá marcelo
1- conjunto do toyota não é ruim mas valores de peças e etc pode ser um problema: De fato! Um conjunto de motor, caixa de marcha e diferencial gira em torno de R$20.000. Estou falando do conjunto da SR5 - motor 2.8, aspirado e 4x4, que é o quero para o meu Jeep.
Ainda falta eu pesquisar mais pois fui apenas em um lugar para ter uma noção.
2- todo e qualquer conjunto que vc colocar no jeep terá de redminsionar os cardans e isso há empresas que fazem sem maiores problemas: Existe sim. Aqui em Fortaleza existe a Cardan Fortaleza, que já tem uma certa credibilidade além de ser especializada.
3- o conjunto inteiro da hilux provavelmente é bem extenso e vai te obrigar a eticar o entre-eixos do jeep. Se vc pensa em originalizade procure um conjunto menor, porém esticar o jeep não é dificil e melhora o conforto dele, coloque 37cm a mais e a Fiber4x4 tme uma carroceria já com os 37cm a mais alongado: Aqui foi um ponto que me deixou um pouco encafifado. Quando vc mencionou em alongar o veículo em 37cm, suei frio. Mais tarde analisando percebi que iria ganhar além é claro do espaço, mais conforto no rodar diário. Ainda não chequei com os fabricantes tanto de chassis como a da carroceria, se pode ser adotado tal conjunto semprejudicar em nada na montagem do veículo.
4- Documentação dá pra documentar como prototipo, a parte boa de comrpar só um documento e um chassis novo é que vc vai até o detran e coloca pede transferencia de numero de chassis (troca por quebra ou oxidação) e vão remarcar seu chassis no novo, ficando assim sem pagar ipva e etc pois é mais antigo. Essa eu não sabia!!!! Bom que economizo dindin!
Em tempo sobre suspensão se for feixes de molas que irá manter, compre um kit de molas de toyota bandeirantes especifico para jeeps (são 4 feixes dianteiros de band) e o que sugeriram e que é totalmente desnecessário no seu caso é usá-los no modo SPOA. Me corrija se eu estiver errado: terei que comprar 4 feixes dianteros(?) da Toyota Bandeirante e fazer a instalação tradicional, por baixo dos eixos? Por que seria desnecessário mesmo eu usando pneus Bfgoodrich, modelo All Terrain T/A KO, nas medidas 33"x12.5"R15? E amortecedores o que vc recomenda?
O que é SPOA?
O jeep originalmente usa o arco de feixe de molas embaixo do eixo ficando mais baixo
O pessoal transfroma colocando o feixe de molas por cima do eixo ficando SPOA = Spring Over Axle em inglês:
Jeep da esquerda SPOA - F-75 da direita SPUA (original)
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/8f92975c7a7d70c42238f4f51cb00358.jpg
É desnecessáiro, porém os feixes de toyota é interessante...
use a pesquisa do forum que vai ser melhor para você entender esses pontosValeu pela explicação e apenas mais uma pergunta: essa lanterna do Jeep é a mesma dos caminhões International???
Quero aproveitar e agradecer a todos aqui pelas explicações e pela paciência...
Obrigado, MArcelo
PS: SÓ POR CURIOSIDADE: SE EU USASSE O CONJUNTO DA F1000 4X4 DARIA CERTO TB? SERIA MAIS ADEQUADO?
Olá Rubens... Isso aqui ta quase me enlouquecendo....:parede: Mas vamos lá:
Valeu pela explicação e apenas mais uma pergunta: essa lanterna do Jeep é a mesma dos caminhões International???
Quero aproveitar e agradecer a todos aqui pelas explicações e pela paciência...
Obrigado, MArcelo
PS: SÓ POR CURIOSIDADE: SE EU USASSE O CONJUNTO DA F1000 4X4 DARIA CERTO TB? SERIA MAIS ADEQUADO?
Vamos lá aumentar entre eixos dá, o chassis fortaleza já faz um mais eticados e a fiber já faz exatos 37cm a mais por isso sugeri ;-)
Vc ganha alavanca pra subidas, estabilidade em curvas, espaço e conforto, só tem vantagens
Lanterna do jeep é sim a mesma dos caminhões internacional
Conjunto da f-1000 cabe sim tranquilamente
prefira eixos de troller 6 furos, já vem com freios a disco, flutuantes e mais largos já com mais estabilidade
SPOA pra pneus 33 polegadas é desnecessário se vc não vai fazer trilhas radicais é somente aparencia, com SPOA tem de vir correção de angulo de caster e mexer nos eixs, se feito errado fica terrivel a dirigibilidade, prefira o simples primeiro monte e saia feliz
como disse há o edilson fabre aqui do forum vendendo um conjuntod e troller, motor mwm diesel 2.8 com cambio 5 marchas e t-case borbgwarner com acionamento mecanico por 18 mil +/- vale mais a pena que um conjunto da toyota, peças de reposição serão mais baratas
Pesquise bem no forum encontrará respostas mais detalhadas de todas essas questões inclusive SPOA e feixes de toyota, vc comrpa 4 feixes dianteiros ou wntra no site
www.molasff.com.br e compra o kit completo rpa jeep direto que já ve com buchas de PU e etc
Pablo.pinto2007
28/06/2010, 01:33
Não cheguei nem a ler o tópico inteiro... mas deixa ver se entendi:
Você quer montar um CJ5, mas pra isso precisa comprar um documento com chassis, é o mais aconselhável.
COmo sou daqui de Fortaleza também posso te ajudar se quiser, indicando oficina especializada de confiança, ok?
A carroceria de fibra é fabricada aqui mesmo pelo amigo Afrânio, gente boa...
O motor, a meu ver será o mais difícil de achar... mas isso um bom rato de sucata pode resolver... tenho dois amigos que têm essa configuração que pretende colocar motor da hilux 2.8, mecânica muito boa e confiável, forte robusta e econômica, só tem um incoveniente, o barulho, mas isso... qual o CJ que não faz...
Deve-se comprar completo, ou seja, motor câmbio e reduzida da hilux, fica show... quando comprar o chassis, pode comprar completo com eixos e suspensão, sem problemas, com esse motor dando só uma reforçada no chassis, por causa do peso do motor... fica show, se quiser posso te apresentar o amigo que tem essa configuração... ok?
Qualquer coisa é só dar um grito...
Abraços
Pablo
marcelopdecampos
28/06/2010, 08:45
Olá a todos...
Rubens, mais uma vez uma aula aqui para este novato, meu muito obrigado pela atenção:concordo:
Se fosse já para definir o projeto com o conjunto da Hilux SR5 teríamos:
1 - Chassis Fortaleza alongado.
2 - Carroceria em fibra da 4x4 Fiber alongada.
3 - Feixe de molas dianteira do Toyota Bandeirante.
4 - Pneus Bfgoodrich Allterrain medidas 33x12,5R15.
5 - Suspensão tipo SPUA:lol:.
Ainda neste conceito que amortecedores eu tería que usar? Os originais da Hilux ou outro modelo? Sistema de direção: hidráulico, caixa e barra de direção: todos também da hilux ou teria que fazer algo do tipo sistema do landau, barra da F1000 etc...
O sistema de freio, ainda para este conjunto, dá para aproveitar o da Hilux?
Com relação as peças da F1000, vc informou que seria tranquilo. A configuração seria:
1 - Motor e caixa de marcha c/T-case da F1000 4x4.
2 - Eixos do Troller com 6 furos e previsão de freios a disco.
Uma pergunta: este sistema de tração, bem como o motor da F1000 4x4, é elétrônico ou mecânico? Não gostaria de nada eletrônico no Jeep, uma vez que, ele é um carro rústico e não queria problemas com falhas elétricas.
Caro Pablo, é uma honra falar com alguém aqui da terra do sol:palmas:! Pois é, estou nessa de montar um Jeepão para usá-lo no dia-a-dia, meu emprego é perto da minha casa, e também nos finais de semana. O projeto básico aqui consiste em um Jeep CJ5 com mecânica diesel aspirada e sistema de tração 4x4 com caixa de reduzida! Porque usar mecânica Toyota? Simples: pelo fato de ser muito confiável e contar com uma certa disponibilidade de peças no mercado. Acredito que o inconveniente maior seria o custo de aquisição do conjunto, mas isso é questão de pesquisa!
Gostaria de conhecer a fabrica de carroceria que vc mencionou e se existe alguém que faça um novo chassis ou se dava para achar um chassis de jeep por aqui...Não sei só conversando para esclarecer estas dúvidas.
No mais quero novamente agradecer a todos aqui...
Valeu e vamos em frente,
Marcelo8)
Todos os troller são eletronicos, porém o kit do edilson fabre é manual que era do troller pantanal, raro isso e bem interessante, se for o conjunto de cambi oda f-1000 é manual, alguns são eletronicos
amortecedores:
traseiros da ranger 1997 turbogás
Pablo.pinto2007
02/07/2010, 00:28
Marcelo fique a vontade para perguntar o que quiser... inclusive se quiser obter mais informações à respeito da fábrica de carrocerias de fibra daqui, pode ligar direto pro cara e dizer que foi o Pablo do Jeep 51 verde que ele sabe, se não souber é por senvergonhice dele, vai lá Afrânio 3235-7103 e celular 99878932 sendo que os colegas que estão lendo quiserem ligar de outros estados o código de área é 085, ok?
Vou dar um pitaco no seu angu!
Possuo um 51, bem leve, com motor leve, sem muitos acessórios e meu CJ anda bem em todo lugar, por aqui temos um colega que tem um JPX eu acho que é, que é do Gegê, um monstro o carro, alto penus 33, motor da hilyx 3.0 turbinada interculada, o caralho aquato... e tem locais que o meu CJ passa tranquilo e o dele empaca, pelo simples fato de ser pesadão e não ter o molejo o jingado do CJ, o que dificulta em muito numa trilha, não que esse seja seu objetivo, que aliás, hoje aqui no CE se o cara não fizer um CJ com o objetivo de botar na lama (uma vez por ano, quando chove - de fev a maio), é melhor você comprar uma hilux, digo isso pois vai gastar o preço de uma para montar essa configuração desejada aí... fazer um chassis sai carao demais, sei quem faz, você também deve saber aquela fábrica de engates e reboques do JJ quase em frente ao DETRAN da Maraponga... vai gastar uma fortuna para mandar fazer e legalizar... se comprar um Chassis de CJ, se achar com documento em dia vai pegar por uns 2000 conto... mecânica da F-1000 4x4 por aqui você não encontra, se achar é um "achado" e não deverá ser barato! o da hilux embora não sairá barato será mais fácil achar... pneus 33 já viu o preço? não se espante sai mais caro que muito carro velho por aí, às vezes dependendo das rodas que colocar o jogo de pneus e rodas se compra um carrinho bom da faixa dos 12000 conto.... bem a carroceria sai por quase 5000 conto completa... mandar pintar e montar mais 2000 conto... mecânica mais 2000 conto no mínimo, pois vai depender das adaptações... eixos, dependendo do que seja mais 4000 conto... suspensão mais 2000 conto fora amortecedores que esses da ranger custam quase 200 conto cada um.... capotinha se comprar em Sampa nova mais 2000 conto.... bancada usada mais cobertura / reforma mais 1000 conto... sistema de freio a disco mais 2000 conto para comprar e instalar... só de parafusos que aconselho a comprar de aço inox, será um absurdo de dinheiro, só comprar de aço puro se for crucial para apertos e segurança pois o de aço inox afrouxa, ou então com porca travante (todos os meus estão sendo assim agora, pois se não for travante afrouxa e você pode danificar carroceria, um radiador que está preso e se solta, por exemplo) ... tanque de combustível de plástico é claro... fora os acessórios como santo antônio, dentre outros... a parte elétrica também e os faróis você pode ter dificuldade de achar a cuba, a não se que adapte um moderno de outro carro... radiador para o motor que geralmente não acompanha... descarga que tem que madar fazer... instrumentação do painel... volante e sistema de direção que da hilux também é muito boa... e por aí vai... se você tiver assim uns 30.000 conto guardado só pra fazer esse brinquedo... deverá demorar uns 6 meses, se for rápido para concluir o CJ e digo por experiência própria, sairá da oficina sem terminar, pois sempre tem algo pra fazer...
É tanta coisa que se você não gostar da coisa, abre nos primeiros dias... fora a apurrinhação dos mecânicos e funileiros... o meu passou 9 meses na oficina... e tem mais dependendo da oficina que colocar aí é que você perde dinheiro e tempo, pois se colocar em oficina comum vão fazer cagada e se colocar na oficina especializada errada vão te comer dinheiro, condenar peças boas e por aí vai... felizmente a que conserto o meu não tenho do que falar... tem seus defeitos mas até hoje posso dizer que não tive desavenças maiores...
Agora fazer um CJ tem seu preço... é muito gostoso você ter feito o seu CJ do nada, ou só do chassis... o meu quando veio do interior chegou acabado... aos pouquinhos foi tomando forma e depois de 9 meses estava lá todo bunitão, todo original... e a partir daí aos poucos e em tantas visitas às oficinas fui trocando motor.... câmbio.... e claro manutenções tanto preventivas quanto corretivas....
É isso Marcelo, qualquer coisa pode me passar mp se quiser....
Desculpe o post tão grande é que me empolguei....
Abraços!
Pablo
Olá a todos...
Rubens, mais uma vez uma aula aqui para este novato, meu muito obrigado pela atenção:concordo:
Ainda neste conceito que amortecedores eu tería que usar? Os originais da Hilux ou outro modelo? Sistema de direção: hidráulico, caixa e barra de direção: todos também da hilux ou teria que fazer algo do tipo sistema do landau, barra da F1000 etc...
Com relação as peças da F1000, vc informou que seria tranquilo. A configuração seria:
Uma pergunta: este sistema de tração, bem como o motor da F1000 4x4, é elétrônico ou mecânico? Não gostaria de nada eletrônico no Jeep, uma vez que, ele é um carro rústico e não queria problemas com falhas elétricas.
Caro Pablo, é uma honra falar com alguém aqui da terra do sol:palmas:! Pois é, estou nessa de montar um Jeepão para usá-lo no dia-a-dia, meu emprego é perto da minha casa, e também nos finais de semana. O projeto básico aqui consiste em um Jeep CJ5 com mecânica diesel aspirada e sistema de tração 4x4 com caixa de reduzida! Porque usar mecânica Toyota? Simples: pelo fato de ser muito confiável e contar com uma certa disponibilidade de peças no mercado. Acredito que o inconveniente maior seria o custo de aquisição do conjunto, mas isso é questão de pesquisa!
Gostaria de conhecer a fabrica de carroceria que vc mencionou e se existe alguém que faça um novo chassis ou se dava para achar um chassis de jeep por aqui...Não sei só conversando para esclarecer estas dúvidas.
Valeu e vamos em frente,
Marcelo8)
Francisco Maciel
03/07/2010, 21:22
Olá a todos...
Valeu e vamos em frente,
Marcelo8)
Marcelo, acompanhei rapidamente o seu tópico e acho muito interessante sua idéia de montar um jeep. Também sou engenheiro mecânico e moro em Manaus. Estou em processo final de montagem do meu CJ, e assim como vc no ínicio tive muita dúvida quanto a qual carroceria usar, que tipo de mecânica e etc.
Afim de contribuir com seu tópico, digo o seguinte, compre um chassis documentado, dá menos trabalho pra regularizar o jeep no final. Quanto a carroceria, existe uma empresa aí em fortaleza chamada Artica, veja o site deles www.equinocio.com.br
No quesito mecânica, a motorização da Toyota é uma boa escolha, se vc usar os diferenciais da Bandeirante e a motorização da Hilux, será uma excelente escolha, daí você pode usar os feixes de mola originais da band sem problemas. Terá um jeep robusto e muito fiel, não lhe deixará na mão.
Jeeps muito grandes, muito alongados nem sempre são os melhores em trilhas, pense em manter as geometrias originais é mais fácil pra manutenção e obtenção de peças de reposição.
Abraços.
Pablo.pinto2007
07/07/2010, 05:18
Marcelo, acompanhei rapidamente o seu tópico e acho muito interessante sua idéia de montar um jeep. Também sou engenheiro mecânico e moro em Manaus. Estou em processo final de montagem do meu CJ, e assim como vc no ínicio tive muita dúvida quanto a qual carroceria usar, que tipo de mecânica e etc.
Afim de contribuir com seu tópico, digo o seguinte, compre um chassis documentado, dá menos trabalho pra regularizar o jeep no final. Quanto a carroceria, existe uma empresa aí em fortaleza chamada Artica, veja o site deles www.equinocio.com.br (http://www.equinocio.com.br)
No quesito mecânica, a motorização da Toyota é uma boa escolha, se vc usar os diferenciais da Bandeirante e a motorização da Hilux, será uma excelente escolha, daí você pode usar os feixes de mola originais da band sem problemas. Terá um jeep robusto e muito fiel, não lhe deixará na mão.
Jeeps muito grandes, muito alongados nem sempre são os melhores em trilhas, pense em manter as geometrias originais é mais fácil pra manutenção e obtenção de peças de reposição.
Abraços.
Era tudo que queria dizer... essa empresa aí é a que eu falo do meu amigo o Afrânio... dá uma olhada lá...
Abraços!
Pablo
Cabral2003
10/01/2021, 22:10
Em 2004 desisti do projeto de montar um jipe CJ5 montado sobre o kit da chassi Fortaleza.
no lugar disso comprei um CJ5 usado. Um jipe lindo , motor S10, cambio D20, parecia um sonho, mas virou um pesadelo.
A adaptação de câmbio e motor era péssima, nada confiável.
Agora estou mais velho, mais experiente e continuo com o desejo de realizar este projeto.
O que me dizem?
Imagino que o chassi Fortaleza não exista mais. Por onde começar ?
Aristides Jr
11/01/2021, 09:32
Olá Cabral2003!
Acho que deve começar com a documentação!
Att. Aristides Júnior
Cabral2003
11/01/2021, 13:26
mas com chassis Cinfel a documentaçnao sai como prototipo certo?
alejotaefe
15/01/2021, 17:40
Saudações a todos. Concordo com o Marcelo. Tá cheio de jipes willys detonados mas que tem documentação, daí vc pega o chassi dele e monta o que quiser. Eu, particularmente, prefiro original, portanto, fiz o contrário , peguei um com poucas alterações e com documentação em dia e o tornei 95% original. Por que 95%? Por que ele estava com direção hidráulica GM, muito boa e em perfeito funcionamento, então a única coisa que vai ficar de alteração é isso.
Marcelo Perlin
06/10/2021, 12:34
Saudações,
A pedida é fazer o CJ 5 do ZERO.
motor original 2.3... vale reformar ou instalar outro usando a mesma transmissão?
injeção eletrônica?
suspensão............. a ideia é instalar um lift de 2 pol ou mais, fazer o sistema de direção ser mais macio
rodas.................... usar um conjunto maior possível, sem prejudicar a direção
instalar tanque auxiliar
instalar um guincho
Marinheiro de primeira viajem aceitando dicas.
obrigado.
Sydney66
06/10/2021, 19:19
Marcelo, boa noite;
No aspecto de alterações mais radicais não sou muito experiente, mas esse motor 2.3 Georgia é um ótimo motor para brincar com ele, você pode injetar ele, aumentar a taxa de compressão, usar pistões especiais, se procurar na net vai descobrir que já existem empresas que vendem cabeçotes retrabalhados e coletores de escape dimensionados que aumentam muito a potência deste motor.
Então é um bom motor para modificações, mas isso junto com rodas, como mencionou, as maiores possíveis, troque o câmbio, coloque um Eaton ou Clark de pickups mais fortes.
Se conseguir um conjunto completo (câmbio e CT que case direito com o motor) melhor ainda, pois a CT Dana 18 é resistente, mas não para abusos extremos, muitos mantém a Dana 18 mas querem andar a mil com 4x4 engatado, como fosse um 4x4 moderno, ela não foi feita para esse regime de trabalho. Seu projeto é o mesmo do jeep que foi para a guerra, isso mesmo, nem todos sabem, mas o que mudou foram as relações de engrenagens que mudaram de 26 para 29 dentes, alterando a relação de baixa de 2,42:1 para 2,46:1. Mas o projeto continuou o mesmo.
Abs
JM-Lavras
26/10/2021, 11:56
Bom dia Cabral, se ainda não conseguiu o chassis, olhe com o pessoal da CINFEL do Paraná, comprei um deles e optei pela suspensão Four Link que eles produzem tb, já me enviaram pronto.
Aristides Jr
26/10/2021, 16:05
Olá Jeep 0km merece cambio automático! dê preferencia escolha o powertrain um conjunto que já é "casado" de fábrica!
Gosto do moderno mas adaptações são uma experiência de acertos e erros!
As vezes melhora alguma coisa e pioram 2 ou mais!