PDA

Ver Versão Completa : Barra de torção dúvidas



jlfarani
24/06/2010, 18:59
Pessoal , eu já li tudo sobre isso aqui no forum mas como continuo com dúvidas ,vou voltar ao assunto e pedir orientação .
Botei os BF 265/75/R16 na minha Ranger , os dianteiros ficaram raspando com o jogo todo virado . Levei pra alinhar e balancear e pedi pra ajustar a barra de torção , o alinhador me disse que levantou 3cm , o alinhamento e balanceamento ficaram ótimos e parou de raspar, será que isso pode me trazer algum problema + tarde ?

Abraço a todos

Nava
24/06/2010, 20:33
A ranger não possui roda livre então teoricamente vc terá um desgaste maior nas homocineticas.
Isso é dificil de dizer se dará ou não problema. Mecanicamente falando, a homocinetcia nao pode trabalhar reta, pois o desgaste é mais acentuado que se trabalhar em angulo...então o lift seria mais benefico que o original.

Fora isso...senta a bota!

juliano muller
24/06/2010, 21:51
Se o alinhamento zerou, entao fique tranquilo, pois esta dentro de limite permitido pelo fabricante!
O unico inconveniente é o conforto, porque endurece bem a suspensao!
Só evite pular lombadas, pois dá fim de curso facil facil!

Abraço...:concordo:

leobnaval
24/06/2010, 22:06
Acho que o único problema é que isso vicia daqui a pouco você vai querer erguer mais hehehe

Do jeito que você fez e se ergueu só este 3 cm para parar de raspar o pneu, provavelmente não vai ter nenhum problema.

[]s

jlfarani
25/06/2010, 10:25
Pois é Leo , você matou a charada , já tô pensando numa opção de BL , he,he.
Abraço a todos e obrigado pelas dicas.

Moisés S.M
25/06/2010, 14:24
Aproveitando o topico,to querendo tirar uma duvida,vamos lá,a minha ranger tá com a regulagem dianteira igual a original de fabrica,roda com os pneus 31 AT,tava querendo levantar mais um poquinho a diantera,levei ela na geometria e o rapaz me falow q uma das barras de torção teria q ser trocada,não subia mais,essa barra tem vida util?a minha tem roda AVM,as homocineticas não vão ter nenhum desgaste correto??

rogeriomasih
25/06/2010, 16:04
eu tenho uma dúvida parecida: quando comprei a ranger a altura da traseira e dianteira eram praticamente a mesma, ou seja, o carro ficava alinhado. Hoje noto que a dianteira baixou um pouco e que a traseira passou a ficar mais alta.

É possível corrigir através das barras de torção? isso pode gerar algum problema?

Moisés S.M
25/06/2010, 16:56
eu tenho uma dúvida parecida: quando comprei a ranger a altura da traseira e dianteira eram praticamente a mesma, ou seja, o carro ficava alinhado. Hoje noto que a dianteira baixou um pouco e que a traseira passou a ficar mais alta.

É possível corrigir através das barras de torção? isso pode gerar algum problema?
Claro q é possivel,não tera problema algum...tu só vai levantar pela barra de torção para ficar como era antes "original",ja eu quero levanta-la para ficar mais alta q a original!!

leobnaval
25/06/2010, 23:56
Aproveitando o topico,to querendo tirar uma duvida,vamos lá,a minha ranger tá com a regulagem dianteira igual a original de fabrica,roda com os pneus 31 AT,tava querendo levantar mais um poquinho a diantera,levei ela na geometria e o rapaz me falow q uma das barras de torção teria q ser trocada,não subia mais,essa barra tem vida util?a minha tem roda AVM,as homocineticas não vão ter nenhum desgaste correto??

Tem vida útil sim pois é uma mola, no caso uma barra que sofre torção e com o uso frequente acaba fadigando o material que foi projetado para suportar uma série de ciclos, com o passar do tempo ela acaba perdendo suas caracteristicas iniciais e acaba sedendo nota-se facilmente isso com a perda de altura.
Pode se corrigir isso na regulagem, porém se acabou a regulagem provavelmente esta na hora de trocar (antes de trocar leve em mais alguns lugares para comprovar isso). Lembrando que se arriou e você regular as barras para corrigir a altura provavelmente suas barras não terão uma grande vida útil, pois elas já sofreram uma deformação plástica e a chance de quebra é maior.

[]s

leobnaval
25/06/2010, 23:59
eu tenho uma dúvida parecida: quando comprei a ranger a altura da traseira e dianteira eram praticamente a mesma, ou seja, o carro ficava alinhado. Hoje noto que a dianteira baixou um pouco e que a traseira passou a ficar mais alta.

É possível corrigir através das barras de torção? isso pode gerar algum problema?

Rogerio acho que a resposta anterior responde a sua.

Só para exemplificar pense como se fosse uma mola helicoidal, ela sedeu e o carro baixou, você vai lá e coloca calços na mola para voltar a altura original, é claro que esta mola já perdeu suas caracteristicas iniciais e deveria ser trocada, mas é possível voltar a altura original seja com calços na molas helicoidais, seja com a regulagem nas barras de torção.

[]s

rogeriomasih
26/06/2010, 10:57
Algum dos senhores tem idéia de quanto custa um par dessas barras de torção?

LeoLeone
26/06/2010, 18:55
Olá Rogério
Concordo com o Leobnaval que a barra de torção tem vida útil e limite de deformação, mas vale lembrar que a estremidade dianteira da barra que encaixa na balança é sextavada e acredito que pode ser corrigida tb com a recolocação da balança em nova posição (me corrijam se eu estiver enganado). Estou levantando esta hipótese sem conhecimento, apenas por observação do funcionamento.

Abs

leobnaval
26/06/2010, 22:49
Não tenho a menor idéia de preço...

[]s

Pequeno jr
26/06/2010, 23:11
Algum dos senhores tem idéia de quanto custa um par dessas barras de torção?

Nada quem parte de um fígado e um pâncreas não pague.

É caro pra burro!!!

Vocês tem a certeza que tem que trocar isso??

Walter L. L. Casitta
26/06/2010, 23:16
algum dos senhores tem idéia de quanto custa um par dessas barras de torção?

r$500,00 cada...

leobnaval
26/06/2010, 23:27
O PJ seu figado e seu pâncreas estão por volta de R$500 hehehehehe eu vou avisar caso alguém precise rsrsrsrsr

[]s

FRanger
02/07/2010, 09:15
Duas dúvidas: como se faz a regulam das barras de torção e quais as ferramentas necessárias?
Abraços,
FRanger

Pequeno jr
02/07/2010, 09:17
O PJ seu figado e seu pâncreas estão por volta de R$500 hehehehehe eu vou avisar caso alguém precise rsrsrsrsr

[]s

Leo, fui na ford dia desses para ver uma peça e tinha um cara comprando a barra de torção. Era acima dos R$ 2500,00

christian govastki
02/07/2010, 12:49
FRanger, são três ferramentas específicas (de acordo com o manual de reparação da Explorer): Juego de Pernos - T96T-5310-B; Herramienta de Barra de Torsión
T95T-5310-AR (parece um saca-polias); Adaptadores de la Herramienta de
Barra de Torsión T96T-5310-AR (dois ganchos para o "saca-polia"). Na seção de downloads tem o manual da Explorer (que é muito parecido com o da Ranger) e lá está explicado o procedimento.

FRanger
02/07/2010, 13:50
FRanger, são três ferramentas específicas (de acordo com o manual de reparação da Explorer): Juego de Pernos - T96T-5310-B; Herramienta de Barra de Torsión
T95T-5310-AR (parece um saca-polias); Adaptadores de la Herramienta de
Barra de Torsión T96T-5310-AR (dois ganchos para o "saca-polia"). Na seção de downloads tem o manual da Explorer (que é muito parecido com o da Ranger) e lá está explicado o procedimento.

Problema então... ferramentas especiais...
Obrigado!
Abraços,
FRanger

leobnaval
02/07/2010, 23:02
Leo, fui na ford dia desses para ver uma peça e tinha um cara comprando a barra de torção. Era acima dos R$ 2500,00

PJ eu estava brincando, eu tambem não fazia a menor idéia do preço das barras de torção...

[]s

Pequeno jr
02/07/2010, 23:10
Acho que o Shammpo trocou da RAnger dele ... vou dar uma cutucada por trás nele para ele vir aqui e falar o custo de arrumar a suspensão dele

Daniel.Shimomoto
02/07/2010, 23:30
Acho que o Shammpo trocou da RAnger dele ... vou dar uma cutucada por trás nele para ele vir aqui e falar o custo de arrumar a suspensão dele

Pequeno;

Não cheguei a trocar as barras da minha. Mas a suspensão dianteira estava muito arriada e depois de 92 mil km (hoje ela esta com 100.900km), sendo que dos 92, pelo menos 30 foi em estradas de terra - boas no sentido lama, mas com muita costela de vaca, tive que mexer na dianteira da minha Ranger.

Troquei os braços superiores (se não me falha a memoria, 380 Reais cada - marca argentina), 4 amortecedores (dianteiros e traseiros), rolamentos (Timkem) e o embuxamento da bandeja inferior.

O Embuxamento da bandeja ajudou a arriar um pouco a frente e junto com o pivo superior, acabaram com a cambagem da Ranger. Trocado o embuxamento, as barras de torção foram remontadas e tanto a cambagem quanto a altura da dianteira voltaram ao normal. Inclusive o parafuso voltou a ter margem para regulagem de altura.

Conforme chegamos até a conversar, Pequeno, desconfiei das barras de torção estarem "cansadas" e fui pesquisar nos Estados Unidos, inclusive cheguei a postar uma pergunta no "The Ranger Station" (forum americano só de Ranger) e lá, não localizei nenhuma "torsion bar" para vender.

Depois dessa experiencia, e conversando com meu meca que sempre tá mexendo com Ranger, cheguei a conclusão que antes de ir para as barras de torção, o interssante é revisar os componentes da suspensão, especialmente embuxamento, muitas vezes relegado a segundo plano. No caso da minha, a areia tinha estragado bem eles.

Abraços!

Walter L. L. Casitta
03/07/2010, 09:00
Pequeno;

Não cheguei a trocar as barras da minha. Mas a suspensão dianteira estava muito arriada e depois de 92 mil km (hoje ela esta com 100.900km), sendo que dos 92, pelo menos 30 foi em estradas de terra - boas no sentido lama, mas com muita costela de vaca, tive que mexer na dianteira da minha Ranger.

Troquei os braços superiores (se não me falha a memoria, 380 Reais cada - marca argentina), 4 amortecedores (dianteiros e traseiros), rolamentos (Timkem) e o embuxamento da bandeja inferior.

O Embuxamento da bandeja ajudou a arriar um pouco a frente e junto com o pivo superior, acabaram com a cambagem da Ranger. Trocado o embuxamento, as barras de torção foram remontadas e tanto a cambagem quanto a altura da dianteira voltaram ao normal. Inclusive o parafuso voltou a ter margem para regulagem de altura.

Conforme chegamos até a conversar, Pequeno, desconfiei das barras de torção estarem "cansadas" e fui pesquisar nos Estados Unidos, inclusive cheguei a postar uma pergunta no "The Ranger Station" (forum americano só de Ranger) e lá, não localizei nenhuma "torsion bar" para vender.

Depois dessa experiencia, e conversando com meu meca que sempre tá mexendo com Ranger, cheguei a conclusão que antes de ir para as barras de torção, o interssante é revisar os componentes da suspensão, especialmente embuxamento, muitas vezes relegado a segundo plano. No caso da minha, a areia tinha estragado bem eles.

Abraços!

A isso mesmo. As buchas da bandeja inferior interferem na altura também. As barras, como qualquer mola também arriam, mas as barras têm ajuste e não precisam ser trocadas...

Em tempo: Para ajustar a altura e nivelar tem que fazer com as bieletas soltas...

Daniel.Shimomoto
04/07/2010, 20:37
Complementando...

Barras de torção, acho que a maior escola vem do uso em VW da linha derivada do Fusca...

Na frente, são laminas sobrepostas e presas no centro do tubo e ligadas nos braços arrastados, atrás, é uma única barra estriada, de um lado preso no centro do chassis e do outro, no facão.

Costuma-se trocar as barras dianteiras, seja de kombi, Fusca, etc. porque a falta de graxa e o atrito fazem as laminas do feixe se quebrarem. E ai a frente vai arriando...

no caso da suspensão traseira, as barras NUNCA são trocadas exceto no caso de quebras, que se dá geralmente por conta das quebras, que na maioria das vezes se dá por mudanças abruptas de temperatura: É comum parar Fusca de noite e na manhã seguinte encontrar ele arriado no chão.

O Sergio Holanda na Transamazonica do ano passado narrou um caso desses com uma X-Terra.

Abraços!

FernandoCBS
28/05/2011, 14:05
Pessoal estou com uma uvida e um problema

Ja li bastante aqui no forum e esse topico foi o que mais tem a ver com a duvida.

Minha ranger bate quando passo em valetas, parecendo amorteceor fechando té o fim.
Como um estava vazando oleo coloquei 2 ProComp Es9000 com o pessoal da 4Craw.
Mas continua batendo
Hoje tirei essas medidas da altura dela

Dinteira esquerda
Chão/paralama - 83,8cm
Centro da roda/paralama - 50,5cm

Dianteira direita
Chão/paralama - 83,5cm
Centro da roda/paralama - 50,0cm

Traseira esquerda
Chão/paralama - 91,5cm
Centro da roda/paralama - 57,0cm

Traseira direita
Chão/paralama - 90,5cm
Centro da roda/paralama - 56,5cm

Pensei em nivelar a ranger pela barra de torção, mas o parafuso do lado do motorista esta no ultimo já, e do outro lado ainda tem uns 2 ou 3cm ainda.
Ja fiz os testes que o Edin comentou em um topico e a suspensão esta firme, não tem nenhuma borracha ruim.
Levei em 3 lojs de alinhamento e todos confirmaram, unico pequeno problema uma barra axial com minima folga que da uma leve puxada para a direita na estrada.

Alguem comentou aqui nesse topico que qundo não der mis regulagem pelo parafuso poderia retirar a barra fora e recolocar dando um grau nela, por ela ser sestavada tem até sentido, ai que veio a duvida, por a ranger estar toda original até de peças achei estranho essa diferença, alguem pode ter montado errado essa barra ?
Tento soltar e virar um pouco ela ou o melhor a faser é igual ao Shinomoto e trocar todas borrachas e depois ver como fica a barra ?
Lembrando que o lado do motorista esta no talo e o outro ta no meio e a frente uns 7cm mais baixa que a traseira.

Abraços...
Fernando...

FernandoCBS
12/07/2011, 20:22
Alguem ai tem ideia do que devo fazer primeiro???

Fernando...

miguelcps
12/07/2011, 21:24
Fernando, a minha está igual a sua no detalhe que o parafuso do lado do motorista esta no final e o do lado do passageiro esta longe ainda, no meu caso, quando eu comprei foi trocado peças da bandeja do lado do motorista qdo foi feita a revisao para me entregar a pickup e acho que o mecanico na hora de montar nao deixou a barra de torçao na mesma posicao que a do lado direito, na minha opniao primeiro voce deveria mudar as posiçoes da barra de torçao de modo que elas levantem um pouco mais a frente e tbem endureçam um pouco a suspensao dianteira.

Walter L. L. Casitta
12/07/2011, 21:40
Alguem ai tem ideia do que devo fazer primeiro???

Fernando...

A posição dos parafusos não quer dizer nada. A primeira coisa que você tem que fazer é verificar a altura da suspensão. Existe um procedimento pra isso segundo o manual de manutenção. Só assim você pode avaliar as barras de torção.

http://img495.imageshack.us/img495/8348/especificaes6bo.gif
http://img495.imageshack.us/img495/604/alturadasuspenso8ma.gif

leobnaval
12/07/2011, 21:44
Verifica todas as buchas independente das barras.
Depois mede de novo se ficar diferença que seja possivel a regulagem você faz, é normal a frente baixar mais porque o peso se concentra na diant. e com o tempo as molas (barras de torção sofrem fadiga, e deixam de ter a resistência original e o efeito memória vai deixando de ter a eficiência de quando novas).
Então se não der regulagem e for possivel você poderá montar ela numa possição que dê regulagem, mais saiba que isso vai diminuir a vida da barra pois ela não foi fabricada para ter toda esta variação de angulação e poderá quebrar mais cedo ou mais tarde.

O ideal é revisar as buchas e trocar as 2 barras de torção, caso não fique nos níveis previstos pelo fabrincante, conforme o Walter postou.

[]s

miguelcps
12/07/2011, 22:11
Verifica todas as buchas independente das barras.
Depois mede de novo se ficar diferença que seja possivel a regulagem você faz, é normal a frente baixar mais porque o peso se concentra na diant. e com o tempo as molas (barras de torção sofrem fadiga, e deixam de ter a resistência original e o efeito memória vai deixando de ter a eficiência de quando novas).
Então se não der regulagem e for possivel você poderá montar ela numa possição que dê regulagem, mais saiba que isso vai diminuir a vida da barra pois ela não foi fabricada para ter toda esta variação de angulação e poderá quebrar mais cedo ou mais tarde.

O ideal é revisar as buchas e trocar as 2 barras de torção, caso não fique nos níveis previstos pelo fabrincante, conforme o Walter postou.

[]s


Leo concondo com voce em quase tudo, mas qto a trocas as barras de torçao, nao foi isso que o Walter disse, Veja abaixo:

A isso mesmo. As buchas da bandeja inferior interferem na altura também. As barras, como qualquer mola também arriam, mas as barras têm ajuste e não precisam ser trocadas...

Em tempo: Para ajustar a altura e nivelar tem que fazer com as bieletas soltas...

:semideia:semideia

leobnaval
12/07/2011, 22:27
Leo concondo com voce em quase tudo, mas qto a trocas as barras de torçao, nao foi isso que o Walter disse, Veja abaixo:

A isso mesmo. As buchas da bandeja inferior interferem na altura também. As barras, como qualquer mola também arriam, mas as barras têm ajuste e não precisam ser trocadas...

Em tempo: Para ajustar a altura e nivelar tem que fazer com as bieletas soltas...

:semideia:semideia


Miguel então releia o que escrevi:"O ideal é revisar as buchas e trocar as 2 barras de torção, caso não fique nos níveis previstos pelo fabrincante, conforme o Walter postou".
Disse que o ideal é revisar as buchas e trocar as barras de torção, (vírgula) caso não fique nos níveis previstos pelo fabricante, (vírgula) conforme o Walter postou.
Ou seja quis me referir que ele deveria medir e comparar com o anexo que o Walter postou. Ok?

Toda mola tem vida útil e varia de acordo com o uso e manutenção de todo o sistema, principalmente amortecedores e buchas. As barras tem ajustes, mas chega uma hora que acaba os ajustes e não se chega nos níveis previstos pelo fabrincante, nesse caso somente substituindo as molas ou barras. Até porque elas são fabricadas prevendo a durabilidade por x ciclos.
Como disse na mensagem anterior, nesse caso tem que ser substituidas.

miguelcps
12/07/2011, 22:48
Sim entendi, só que estas barras nao sao baratas, e entao antes de troca-las seria ideal ajusta-las até o nivel maximo aceitavel, caso nao resolva aí sim deveram ser trocadas, ............ vamos tentar resolver sem ter que troca-las, se possivel.

PauloLimited
12/07/2011, 22:54
Da uma olhada no feixe de molas tb, se um lado da traseira estiver mais baixa pra frente poder ficar alinhada tem q apertar a barra de torção mais de um lado do q do outro. O problema do alinhamento da dianteira pode estar na traseira.

leobnaval
12/07/2011, 22:59
Sim entendi, só que estas barras nao sao baratas, e entao antes de troca-las seria ideal ajusta-las até o nivel maximo aceitavel, caso nao resolva aí sim deveram ser trocadas, ............ vamos tentar resolver sem ter que troca-las, se possivel.

Sim exatamente isso, mas no caso de montar elas mudando de posição para voltar a ter regulagem corre maior risco de quebras.

hugocsl
13/07/2011, 10:05
Não sei se ajuda em alguma coisa, mas para se ter uma ideia na minha Xplo 98, do chão ao para-lamas tem 88cm na dianteira. Fiz um pequeno aperto na barra, mas ainda tenho mais ou menos 1cm de parafuso sobrando se eu quiser apertar até o talo mesmo...
Acredito que se apertar tudo ela suba pelo menos 1cm o equivalente ao que ainda tem de rosca par fora...

OBS: Sei de pessoas que substituíram os parafusos originais por parafusos mais longos para poder subir a barra ainda mais....!

Abs

Marcelo de Aguiar
13/07/2011, 22:12
Pessoal

Tive uma grande experiência com essas barras de torção e pesquisei bastante então vou tentar passar um pouco p vocês.

Tive 1 S10 Cabine Dupla e sempre acompanhei a manutenção das camionetes da nossa empresa e no ano passado peguei uma S10 Cabine Simples 4x4 diesel nova e tive que mexer na suspenção dela e por isso aprendi ainda mais, como já tinha conhecimento desses sistemas de suspenção de barra de torção, logo que a camionete chego nova eu anotei a altura do chão ate a borda do para-lamas dianteiro pois sabia que teria que ajustar periodicamente.

Com apenas 2 meses de uso já tive que ajustar os parafuso dos reguladores das barras de torção mais uns 2 meses depois tive que ajustar de novo e o parafuso do lado direito já estava no limite, reclamei na Chevrolet e trocaram a barra de torção do lado direito na garantia, ai beleza, tudo tinha voltado ao normal, mas não por muito tempo pouco, mais de um mês depois ela volto a abaixar e eu voltei a reclamar e o pessoal da Autorizada fez pouco caso e falo que era assim mesmo e eu era o único cliente que reclamava.

Então comecei a pesquisar como as pontas da barra de torção são sextavadas eu cheguei até pensar em mudar a posição da barra como alguns de vocês comentaram, mas então fui fazer umas contas como é sextavada dividisse 360 graus por 6 oque da 60 graus então se a bandeja tiver uns 35 centímetros de comprimento por exemplo daria uns 45 cm na roda oque muita coisa não daria certo, então descobri que tem vários kit vendidos nos Estados Unidos com os braços reguladores com a posição do sextavado um pouco mudado cerca de 10 graus oque daria uns 7 cm na roda para quem quiser ver é só pesquisar a imagem “S10 lift kit” no Google, então pensei “vou fabricar um peça dessa para mim” peguei uma pedaço de chapa de 1 polegada de espessura e fui numa oficina mandei tirar o braço regulador para servir de amostra, fui numa metalúrgica com maquina de corte de plasma depois que expliquei tudo para o torneiro vi que tinha um código na peça, liguei para o departamento de peças da Autorizada e pedi para verificar o código e o rapaz confirmou que o código era do braço regulador da barra de torção, mas então pedi para verificar a qual modelo se aplicava a peça ai que minhas suspeitas de que tinha alguma coisa erada na minha camionete se confirmaram o rapaz me informou que a peça se aplica a S10 2,4 flex 4x2 sendo a minha uma S10 2,8 Diesel 4x4 que é mais pesada então logicamente a peça teria que ser diferente, e o pessoal da autorizada teimava comigo que não tinha nada errado, fui até a concessionaria e falei com o chefe de oficina, eles encomendaram a peça com o código correto no dia seguinte quando chego a peça fui verificar com as duas peças na mão verifiquei que teria uma diferença de uns 5 graus, montei a peça nova e meus problemas acabarão.

Uns 2 meses depois ajuste novamente e fico tudo beleza.

Agora estou querendo colocar uns amortecedores especiais para encarar meus Rallys diários que não são fáceis...

Pessoal, espero ter ajudado, qualquer coisa estou por ai...

Abraços

FernandoCBS
14/07/2011, 00:15
Valeu pessoal, amanha tiro as meidas igual o Walter mostrou e depois posto aqui....
Preciso arrumar isso pois esta ruim de mias ter que parar em valetas para não bater frente...
Quanto as buchas da bandeja inferior, preciso desmontar alguma coisa pra verificar, pois ja ergui a frente dela e tentei mexer o pneu pra todo lao e nada de folga, e na oficina fizeram mesma coisa e nada...
To vendo que eu e essas oficinas estamos errados em algo...
Abraços
Fernando

leobnaval
14/07/2011, 00:28
Mechendo a roda, consegue-se perceber apenas folga no sistema de direção e dos pivôs, para verificar a folga da buchas das bandejas, o comum é forçar com uma barra e ver se o quanto se desloca, desmontar e ver o estado das buchas e até mesmo ver se as peças estão centralizadas (aonde teoricamente deveriam ficar se a bucha estivesse em boas condições).

[]s

vieira912
14/07/2011, 09:26
Pessoal , eu já li tudo sobre isso aqui no forum mas como continuo com dúvidas ,vou voltar ao assunto e pedir orientação .
Botei os BF 265/75/R16 na minha Ranger , os dianteiros ficaram raspando com o jogo todo virado . Levei pra alinhar e balancear e pedi pra ajustar a barra de torção , o alinhador me disse que levantou 3cm , o alinhamento e balanceamento ficaram ótimos e parou de raspar, será que isso pode me trazer algum problema + tarde ?

Abraço a todos

Bom se ela Regulou sem precisar alterar nada pode ficar tranquilo que tá dentro do padrão Original.

o Único problema é forçar as Homocinéticas pois elas são Fixas não tem roda livre dai como a altura está maior elas torcem um pouquinho mais mais nada que chegue ao Extremo, só evite dar pau em quebra molas e buracos pois isto dá final de Curso e força muito a barra de torção com risco de quebra.

até mais.

Nava
14/07/2011, 16:17
Eu tenho duas peças do regulador da ranger para tentar fazer um sextavado extra...alguem ja tentou?

Albertocuritiba1
17/07/2011, 18:46
E ai nava........ Me conta uma coisa...... Voce ou alguem está usando os parafusos da barra de torção apertados até o tálo ??? Eu havia feito isso e recuei de medo... Pois no visual da a impressão que ta forçando as homocineticas ( no visual)

Guto Machado
18/07/2011, 13:01
cara, meu carro vai fazer um ano, foi a 1º coisa q fiz quando comprei, ela é 2004 e tava com a frente meio caidinha como os parafusos tinham uma diferença um chegou no limite e meu meca sem nem me avisar trocou por outro p ficar a altura q eu queria, bom sempre tive muito medo disso tambem mas não consigo olhar ela com a frente baixa,já rodei 50.000 entre viagens,trabalho com peso e algumas trilhas bom até hj ta tudo ok, a um mes atrás em uma trilha cruzei uma vala rápido com 4x4L acionado com medo de afundar o carro e ficar preso já q estava sozinho, logo depois quando eu ligava o 4x4 dava um monte de estalo do lado esquerdo, bem viagei mais 500km de volta a minha cidade e quando fui levar no meca o barulho tinha sumido, já tentei de tudo p ve se faz o barulho denovo e nada já fiz duas trilhas depois disso usando redução e tb nada. bom essa é minha experiencia espero ter ajudado vou ficar d olho p saber q probs posso trazer p bolso e p viatura, nesse dia q deu os estalos liguei p ford p saber quando era a homocinética eram incríveis 2.400



E ai nava........ Me conta uma coisa...... Voce ou alguem está usando os parafusos da barra de torção apertados até o tálo ??? Eu havia feito isso e recuei de medo... Pois no visual da a impressão que ta forçando as homocineticas ( no visual)

Albertocuritiba1
18/07/2011, 18:17
Opa Guto.......assim fico mais tranquilo................ da uma má impressão ver de frente aqueles eixo saindo do diferencial e descendo bastante até chegar as rodas..............parece que vai quebrar de uma hora para outra..........

Walter L. L. Casitta
19/07/2011, 00:01
Tem mané que aperta até o talo sem perceber que os amortecedores ficaram estrangulados.

Dragaobgon
30/07/2011, 14:55
ISOLADOR TRASEIRO DE AJUSTE DA BARRA DE TORCAO e SUPORTE DE AJUSTE DA BARRA DE TORCAO, seria bom verificar o estado destas peças, como relatado pelo Sr Marcelo de Aguiar, não sendo a especificada ou desgastada, a barra de torção sai rente ao chassis do veículo, passando muito proximo a bandeija inferior ao invès de passar pelo centro do orificio, causando a batida de metal com metal em ondulações e buracos, as buchas descentralizadas tbm causariam este problema de batida metálica, não esquecendo de ver o estado das demais buchas ( barra de torção, amortecedor ) e batentes estourados.
Todos estes fatores alteram a altura final do veiculo, não sendo necessáriamente fadiga da barra de torção..
Me desculpem se escrevi alguma besteira, pois não sou perito, apenas propietário de uma Ranger, e faço quase toda manutenção em casa, adquirindo alguma experiência com meu veiculo.

Dragaobgon
30/07/2011, 15:07
305037 Peças 6 e 7

Dragaobgon
02/08/2011, 09:00
Como a solução que estou tentando para o problema de barulho de toque-toque na suspenção em outro tópico agiu na regulagem de altura, dando uma maior margem de ajuste, vou repetir aqui o meu relato.
Inverti a barra de torção 180°, do lado direito, não houve mudanças, coloquei um calço de duraluminio de 7mm entre o isolador traseiro de ajuste da barra de torção e o chassis, tive um ganho de +-1cm de folga no buraco de passagem da bandeja, se aproximando do centro deste, reduziu em muito o barulho que era a barra batendo na parte superior do buraco da bandeja, as buchas estão sem folgas, levando a crer que a parte de fixação da barra na bandeja não esta alinhada com o buraco de passagem, ou a bandeja está empenada ou o chassis, como o veiculo esta alinhado, creio que seja a bandeja levemente torcida, como há varios relatos de propietários com barulho seco de metal com metal, quando passa em ondulações ou a roda descendo forte em depressões, saídas de lombadas e passagem rápidas por buracos, eis aqui o meu relato, troquei balança superior, buchas da barra estabilizadora, buchas da balança inferior, amortecedores, bieletas e batentes, só agravaram o barulho, pois ficou tudo justinho, rsrsrsrsrs, o impacto se tornou mais forte sem folgas, com o calço de 7mm foi um paleativo que não pretendo retirar só trocar por outro material bem forte que absorva mais vibrações que o duraluminio, ficou melhor que estava mas pode melhorar mais, se alguem teve uma solução mais profissional, poste aqui por favor, no meu amadorismo meu proximo passo é trocar a bandeja inferior direita

Dragaobgon
02/08/2011, 09:18
1. Antes da medição da altura da suspensão dianteira é necessário que o veículo
esteja nas seguintes condições:
- Todos os pneus devem estar calibrados com a pressão especificada;
- O veículo deve estar com o reservatório de combustível em nível máximo;
- Os níveis de fluídos do veículo devem estar no máximo;
- Nenhum motorista, passageiro ou carga no veículo.
Atenção: para uma medição correta da altura da suspensão dianteira,
certifique-se de que o veículo esteja estacionado sobre uma superfície
plana e nivelada.

2. Balance verticalmente as suspensões dianteira e traseira do veículo para
normalizar a altura estática do veículo.


305592
3. Posicione o medidor de altura
corretamente entre o piso e a
parte mais baixa da ponta do
eixo dianteiro, lado direito.
Trave o medidor na posição.



4. Com o medidor de altura em
uma superfície plana, meça a
altura e anote a medição como
medida ALD. Por exemplo,
medida ALD = 175 mm
(6,89 pol).


305594
5. Posicione o medidor de altura
corretamente entre o piso e a
parte mais baixa da ponta do
eixo dianteiro, lado esquerdo.
Trave o medidor na posição.







6. Com o medidor de altura em
uma superfície plana, meça a
altura e anote a medição como
medida ALE. Por exemplo,
medida ALE = 174 mm
(6,85 pol).


305595
7. Posicione o medidor de altura
corretamente entre o piso e o
centro do parafuso do braço
inferior da suspensão dianteira,
lado direito. Trave o medidor
na posição.



8. Com o medidor de altura em
uma superfície plana, meça a
altura e anote a medição como
medida BLD. Por exemplo,
medida BLD = 295 mm
(11,61 pol).


305596
9. Posicione o medidor de altura
corretamente entre o piso e o
centro do parafuso do braço
inferior da suspensão dianteira,
lado esquerdo. Trave o
medidor na posição.



10. Com o medidor de altura em
uma superfície plana, meça a
altura e anote a medição como
medida BLE. Por exemplo,
medida BLE = 290 mm
(11,42 pol).




11. Subtraia a medida A da medida B para obter as alturas da suspensão dianteira,
lado direito (HLD) e esquerdo (HLE).
12. Seguindo o exemplo:
- HLD = BLD – ALD = 295 mm (11,61 pol) - 175 mm (6,89 pol) = 120 mm
(4,72 pol.).
- HLE = BLE – ALE = 290 mm (11,42 pol) - 174 mm (6,85 pol) = 116 mm
(4,57 pol.).
13. Verifique se a medida obtida das alturas da suspensão dianteira, lado direito e
lado esquerdo, estão dentro das especificações:


Descrição

mm

pol.
Altura da Suspensão Dianteira - 4X2 e 4X4
Peça original do veículo


106 ± 11

4,17 ± 0,43
Peça nova (substituída)


118 ± 11

4,64 ± 0,43
Veículos novos (com menos de 800 Km)


118 ± 11

4,64 ± 0,43
14. Caso alguma das alturas da suspensão dianteira não esteja dentro do
especificado, faça o ajuste da altura da suspensão dianteira até que fique dentro
do especificado. Para informações adicionais, consulte Ajuste da Altura da
Suspensão Dianteira (http://fenix.revemar.com.br/cat/Ranger%20Sport/HTML/204-00.html#27), nesta seção.
15. Subtraia a medida obtida da altura da suspensão dianteira, lado direito, da
medida obtida da suspensão dianteira, lado esquerdo, para obter a variação de
altura da suspensão dianteira (S).
16. Seguindo o exemplo:
S = HLD- HLE = 120 mm (4,72 pol.) – 116 mm (4,57 pol.) = 4 mm (0,15 pol.).
17. Verifique se a variação de altura da suspensão dianteira está dentro da
especificação:


Descrição

mm

pol.
Variação de altura da suspensão dianteira (máxima permitida)


8

0,31
18. Caso a variação de altura da suspensão dianteira não esteja dentro do
especificado, faça o ajuste da altura da suspensão dianteira até que a variação
fique dentro do especificado. Para informações adicionais, consulte Ajuste
da Altura da Suspensão Dianteira (http://fenix.revemar.com.br/cat/Ranger%20Sport/HTML/204-00.html#27), nesta seção.


(http://fenix.revemar.com.br/cat/Ranger%20Sport/HTML/204-00.html#top)AJUSTE DA ALTURA DA SUSPENSÃO DIANTEIRA

1. Antes do ajuste da altura da suspensão dianteira é necessário que o veículo
esteja nas seguintes condições:
- Todos os pneus devem estar calibrados com a pressão especificada;
- O veículo deve estar com o reservatório de combustível em nível máximo;
- Os níveis de fluídos do veículo devem estar no máximo;
- Nenhum motorista, passageiro ou carga no veículo.
Atenção: para um ajuste correto da altura da suspensão dianteira, certifique-se
de que o veículo esteja estacionado sobre uma superfície plana e
nivelada.

2. Balance verticalmente as suspensões dianteira e traseira do veículo para normalizar
a altura estática do veículo.
Nota: o parafuso de ajuste da barra de torção é coberto com Loctite®, que é
removido após a desmontagem. Se o sistema da barra de torção for
desmontado ou o parafuso de ajuste da barra de torção for alguma vez
removido, descarte-o e utilize um novo parafuso na instalação.

3. Ajuste as barras de torção (altura da suspensão dianteira), apertando ou
afrouxando o parafuso de ajuste da barra de torção, lado direito ou lado
esquerdo, conforme necessário:
· Aperte o parafuso de ajuste da barra de torção para elevar a altura.
· Afrouxe o parafuso de ajuste da barra de torção para diminuir a altura.


305597
4. Faça a medição da altura da suspensão dianteira e verifique se as medidas estão
dentro das especificações. Para informações adicionais, consulte a Medição
da Altura da Suspensão Dianteira (http://fenix.revemar.com.br/cat/Ranger%20Sport/HTML/204-00.html#26), nesta seção.

leobnaval
02/08/2011, 09:43
Os anexos não abrem...

Dragaobgon
02/08/2011, 17:10
305736305737305738305739305740

FernandoCBS
20/09/2011, 23:33
A posição dos parafusos não quer dizer nada. A primeira coisa que você tem que fazer é verificar a altura da suspensão. Existe um procedimento pra isso segundo o manual de manutenção. Só assim você pode avaliar as barras de torção.

http://img495.imageshack.us/img495/8348/especificaes6bo.gif
http://img495.imageshack.us/img495/604/alturadasuspenso8ma.gif

Acabei enrolano e só hoje medi.

Não enteni ireito a ilustração acima que o Walter postou, mas tirei algumas meidas.

A medida 1 nao enteni se era pra medir na ponta da peça ou esticar a linha e ponta a ponta e medir mais para dentro
E a medida 2 não sei se era no centro da pota da barra de torção ou passar a linha entre o centro das duas.

De qual quer forma a diferença entre as duas formas de midir ficou em 2 a 3mm,

Na media ficou assim.
Medida 1 = 116,2 mm
Medida 3 = 240,2mm
Entao a altura ficou em 80mm

Pelo que fala a tabela ai de cima teria que ficar em 101mm
Ta mias baixa uns 3cm.

Pelo que vi o correto agora é desmontar a dianteira e verificar as buchas.

Vou ter que achar uma autorizada pra comprar as originais, pq por aqui fui cotar os batentes da bandeija do modelo 2006 pra frente e me peiram 105,00 por CADA lado, e lembro do Walter ter postado uma relaçao e de lugares todos abaixo de 100,00 o PAR.

Fernando...

Pequeno jr
21/09/2011, 08:56
Acabei enrolano e só hoje medi.

Não enteni ireito a ilustração acima que o Walter postou, mas tirei algumas meidas.

A medida 1 nao enteni se era pra medir na ponta da peça ou esticar a linha e ponta a ponta e medir mais para dentro
E a medida 2 não sei se era no centro da pota da barra de torção ou passar a linha entre o centro das duas.

De qual quer forma a diferença entre as duas formas de midir ficou em 2 a 3mm,

Na media ficou assim.
Medida 1 = 116,2 mm
Medida 3 = 240,2mm
Entao a altura ficou em 80mm

Pelo que fala a tabela ai de cima teria que ficar em 101mm
Ta mias baixa uns 3cm.

Pelo que vi o correto agora é desmontar a dianteira e verificar as buchas.

Vou ter que achar uma autorizada pra comprar as originais, pq por aqui fui cotar os batentes da bandeija do modelo 2006 pra frente e me peiram 105,00 por CADA lado, e lembro do Walter ter postado uma relaçao e de lugares todos abaixo de 100,00 o PAR.

Fernando...

Fernando

Ve se não vale a pena colocar os batentes de PU que o Admns está fabricando.

O Alberto da Ranger PS 2.8 colocou na dele a alguns dias e tem falado que ficou muito bom.

Walter L. L. Casitta
21/09/2011, 09:08
Apesar dos benefícios, eu desisti desses batentes, eles duram muito pouco.

FernandoCBS
21/09/2011, 18:40
Pequeno, não sabia que ele estava fabricano os batentes tmb, mas ja estava pensando mesmo em falar com ele sobre as buchas da baneja inferios.
Só estou esperando ver o preço que consigo por aqui.
Apesar que muitos falam que os de PU epois de lgum tempo ficam muito barulhento, precisando e lubrificação constante.


Apesar dos benefícios, eu desisti desses batentes, eles duram muito pouco.

A qual se refere Walter ? os de PU ou os originais o modelo mais novo ?

Fernando

Imperador!
15/11/2011, 13:21
Walter, de onde exatamente são feitas as medições A e B, tendo como referencial estar exatamente embaixo da barra de torção olhando pra frente do carro?

Fui medir hoje, mas me atrapalhei todo.

Edintruder
15/11/2011, 14:16
Coloca uma régua apoiada nos pivôs inferiores, por baixo das balanças, como mostrou na última figura em destaque. Pode ser uma linha bem esticada. A medida 2 é a reta formada a partir do centro dos parafusos que prendem as balanças inferiores. A diferença de medida é entre essas duas linhas (A - pontas dos suportes dos pivôs nas mangas de eixo) e (B - centro dos parafusos das balanças).

Walter L. L. Casitta
15/11/2011, 16:58
Coloca uma régua apoiada nos pivôs inferiores, por baixo das balanças, como mostrou na última figura em destaque. Pode ser uma linha bem esticada. A medida 2 é a reta formada a partir do centro dos parafusos que prendem as balanças inferiores. A diferença de medida é entre essas duas linhas (A - pontas dos suportes dos pivôs nas mangas de eixo) e (B - centro dos parafusos das balanças).

É isso aí, é só reparar os destaque no desenho...

Guilherme A. Araújo
25/04/2012, 09:48
É mta complicação, erguer o trem e medir a distancia que ficou dos pneus até o paralamas pra comparar com o outro lado, é bem mais facil, rsrsrs

betto strelow
15/08/2012, 13:40
Pessoal, não sei se estou no topico certo ou nao, mas alguem sabe me responder como faço para medir a força que existe em cada barra de torção? Entendi a logica para ver a altura de cada uma, até ai blz, mas consequentemente se a altura dos 2 lados for igual, a pressão exercida pelas barras vai ser a mesma?
A minha S10 esta meio instável quando a estrada apresenta pequenas ou grandes irregularidades, imagino que seja pelo motivo de uma das barras estar mais firme do que a outra, fazendo a medição de altura, os dois lados estão iguais. Os amortecedores podem influenciar em algum sentido ?

leobnaval
15/08/2012, 13:47
Pessoal, não sei se estou no topico certo ou nao, mas alguem sabe me responder como faço para medir a força que existe em cada barra de torção? Entendi a logica para ver a altura de cada uma, até ai blz, mas consequentemente se a altura dos 2 lados for igual, a pressão exercida pelas barras vai ser a mesma?
A minha S10 esta meio instável quando a estrada apresenta pequenas ou grandes irregularidades, imagino que seja pelo motivo de uma das barras estar mais firme do que a outra, fazendo a medição de altura, os dois lados estão iguais. Os amortecedores podem influenciar em algum sentido ?

Se a altura está igual em ambos lados o seu problema não são as barras e sim amortecedores.
Porém não espere melhoras significativas da suspensão da S-10 pois ela tem a pior suspensão que se pode ter numa camionete, ela balança demais é instável, enfim....
O que você pode fazer para atenuar estes sintomas que descreveu é verificar os batentes da suspensão e efetuar a troca dos amortecedores (compre amortecedores bons: Monroe, Cofap, Rancho, Bilstein, etc. e que sejam pressurizados).

[]s

betto strelow
15/08/2012, 13:53
Se a altura está igual em ambos lados o seu problema não são as barras e sim amortecedores.
Porém não espere melhoras significativas da suspensão da S-10 pois ela tem a pior suspensão que se pode ter numa camionete, ela balança demais é instável, enfim....
O que você pode fazer para atenuar estes sintomas que descreveu é verificar os batentes da suspensão e efetuar a troca dos amortecedores (compre amortecedores bons: Monroe, Cofap, Rancho, Bilstein, etc. e que sejam pressurizados).

[]s


Pois então .. questáo de batentes estão em perfeita condição pelo que vi, mas balançando a parte dianteira dum lado e depois em outro percebo que um dos lados esta mais "molenga" creio que este lado o amortecedor ja esta com menos pressao, vou verificar estes modelos que voce citou ai em cima. Obrigado pela dica.

leobnaval
15/08/2012, 14:00
Pois então .. questáo de batentes estão em perfeita condição pelo que vi, mas balançando a parte dianteira dum lado e depois em outro percebo que um dos lados esta mais "molenga" creio que este lado o amortecedor ja esta com menos pressao, vou verificar estes modelos que voce citou ai em cima. Obrigado pela dica.

Exatamente se um lado está mais "mole" que o outro pode trocar os amortecedores que melhora.

[]s

Madera
25/03/2016, 11:17
Pessoal

Tive uma grande experiência com essas barras de torção e pesquisei bastante então vou tentar passar um pouco p vocês.

Tive 1 S10 Cabine Dupla e sempre acompanhei a manutenção das camionetes da nossa empresa e no ano passado peguei uma S10 Cabine Simples 4x4 diesel nova e tive que mexer na suspenção dela e por isso aprendi ainda mais, como já tinha conhecimento desses sistemas de suspenção de barra de torção, logo que a camionete chego nova eu anotei a altura do chão ate a borda do para-lamas dianteiro pois sabia que teria que ajustar periodicamente.

Com apenas 2 meses de uso já tive que ajustar os parafuso dos reguladores das barras de torção mais uns 2 meses depois tive que ajustar de novo e o parafuso do lado direito já estava no limite, reclamei na Chevrolet e trocaram a barra de torção do lado direito na garantia, ai beleza, tudo tinha voltado ao normal, mas não por muito tempo pouco, mais de um mês depois ela volto a abaixar e eu voltei a reclamar e o pessoal da Autorizada fez pouco caso e falo que era assim mesmo e eu era o único cliente que reclamava.

Então comecei a pesquisar como as pontas da barra de torção são sextavadas eu cheguei até pensar em mudar a posição da barra como alguns de vocês comentaram, mas então fui fazer umas contas como é sextavada dividisse 360 graus por 6 oque da 60 graus então se a bandeja tiver uns 35 centímetros de comprimento por exemplo daria uns 45 cm na roda oque muita coisa não daria certo, então descobri que tem vários kit vendidos nos Estados Unidos com os braços reguladores com a posição do sextavado um pouco mudado cerca de 10 graus oque daria uns 7 cm na roda para quem quiser ver é só pesquisar a imagem “S10 lift kit” no Google, então pensei “vou fabricar um peça dessa para mim” peguei uma pedaço de chapa de 1 polegada de espessura e fui numa oficina mandei tirar o braço regulador para servir de amostra, fui numa metalúrgica com maquina de corte de plasma depois que expliquei tudo para o torneiro vi que tinha um código na peça, liguei para o departamento de peças da Autorizada e pedi para verificar o código e o rapaz confirmou que o código era do braço regulador da barra de torção, mas então pedi para verificar a qual modelo se aplicava a peça ai que minhas suspeitas de que tinha alguma coisa erada na minha camionete se confirmaram o rapaz me informou que a peça se aplica a S10 2,4 flex 4x2 sendo a minha uma S10 2,8 Diesel 4x4 que é mais pesada então logicamente a peça teria que ser diferente, e o pessoal da autorizada teimava comigo que não tinha nada errado, fui até a concessionaria e falei com o chefe de oficina, eles encomendaram a peça com o código correto no dia seguinte quando chego a peça fui verificar com as duas peças na mão verifiquei que teria uma diferença de uns 5 graus, montei a peça nova e meus problemas acabarão.

Uns 2 meses depois ajuste novamente e fico tudo beleza.

Agora estou querendo colocar uns amortecedores especiais para encarar meus Rallys diários que não são fáceis...

Pessoal, espero ter ajudado, qualquer coisa estou por ai...

Abraços

amigo a minha comprei rebaixada e corri erguer mas a frente foi apertado todo o parafuso e a frente não ergue, poderia ser as barras de torção será

iartz
29/03/2016, 18:11
Pessoal, boa tarde!
Alguém sabe dizer onde acho o par da barra de torção da Explorer 97 - XLT V6 4.0?