PDA

Ver Versão Completa : TRACKER ESTRADEIRA (não trilheira)!



netuno
23/06/2010, 21:54
Amigos foristas viajantes!

Preciso de uma opinião abalizada e objetiva dos suzukeiros/trackeiros.

Gosto demais de viajar e no verão passado fiz uma viagem à Patagonia numa Strada Adventure Locker 2009/2010 Cab. Dupla. Rodei 11.000 km em 26 dias. Uma baita viagem. Saí da praia do Cassino-RS, onde moro, desci até Bahia Blanca, daí fui a oeste (Rn 22) até Bariloche e segui ao sul entrando no Chile pelo Paso Futaleufú. desci a carretera Austral até o Lago Gen. Carrera e segui a Los Antigos, Ruta 40 Sur, El Chaltén, El Calafate, Torres del Paine e finalmente Ushuaia. Retornei pela costa atlântica (Ruta 3) até fechar o circuito. Roteiro clássico. De Bariloche a Ushuaia (4.000 km) tive parceria (meu genro) o resto (7.000 km) fiz "solito".

Bem, como este sub-fórum não é Relatos de Viagem, fico por aqui.

O motivo do post é que após a volta da viagem comecei a planejar uma ida ao NOA, Atacama e por aí. Li os relatos do Newton Guerra, Mario Iwakura, JeisonK, Arlei Vitara e tantos outros, e observei que com a minha Strada eu até poderia ir, mas, provavelmente, ou certamente , alguns trechos necessitaria de um veículo melhor preparado (tracionado etc...) para vencê-los. É aquela estória, "dá pra ir até de Uno" mas... se perde muitas atrações. E rodar milhares de kms, estar "cercano" de lugares maravilhosos e não poder alcançá-los, é dose, não?

Fora isso, tô me aproximando daquela idade, que nos bancos, super-mercados etc... tem um guichê especial, desconto em passagens de ônibus, e por aí vai. Uma Stradinha é f*....a. Conforto, espaço interno....Parti pra outra. Uma Tracker 2008. 28.000 km, inteira de tudo. Maravilha!!!:-D:-D:-D

Faz uma semana, ou mais, que leio, dia e noite, no sub-fórum Suzuki, as adaptações, melhorias, para a Tracker. Lift 2", amortecedores Suprema, molas Opala, pneus 235/70, protetores....

Então, chega de conversa fiada.

Qual a sugestão de vcs para eu ter um carro "estradeiro". Confortável no asfalto e valente nas estradas de chão. Estradas de chão, eu daria como exemplo, aquelas da serra gaúcha e catarinense, pra quem conhece, a região dos Aparados da Serra(Aí Arlei), com muita pedra e alguma lama nos dias de chuva.

Ou seja, não quero subir duna, andar de lado em erosões, jogar o carro em alagados. Pra isso tenho meu CJ 3A.

Desculpa a ladainha:oops:.

Agora sou todo ouvidos, ou melhor, olhos!!!

Gracias e abcs a todos viajantes desse mundão!

NO - CT Santos/SP
23/06/2010, 23:32
Netuno
Não sou a melhor pessoa pra lhe responder mas ...
Tive uma Tracker 08/09.
Original fiz uma viagem de 10 mil pelo NE uma maravilha.
Tb fiz alguns passeios leves com barro e erosões e até pedras (Aiuruoca/MG), ela é valente.
Depois coloquei tudo que falaste:
"Lift 2", amortecedores Suprema, molas Opala, pneus, protetores...."
Só faltou guincho (deu perda total antes) kkk tinha pneus BF T/A 225/75.
É um outro carro. ele vai lhe proporcionar usa-lo como planeja sem problemas, alem de manter o conforto pra longas viagens.
Eu procurei um Tracker mas não achei um legal na época e comprei o Jimny 09/10, bom mas não tem o conforto do Tracker.
Não sei se ajuda, e se precisar de algo mais é só falar
abs

netuno
24/06/2010, 19:13
Alô NO-CT Santos, tava sabendo do seu drama com o Papaléguas no final do ano passado. Desejo melhor sorte com a viatura nova, o Jimny.

Então, seguindo orientação do fórum, já comprei o peito de aço na Garra (acho que é o da RC) e logo comprarei os outros protetores (caixa e tanque).

Minhas dúvidas quanto ao lift:

1. A colocação dos amortecedores da Suprema na traseira é possível sem uso de calços, tipo os da RC? Caso positivo, quanto ganho em elevação ? Esse ganho, caso ocorra, permitiria o uso de um pneu 235/70/16?

2. O uso das molas do Opala contribui para elevar a suspensão traseira , ou apenas para dar maior firmeza na suspensão ?

3. Quanto a suspensão dianteira, é possível o uso de pneus 235/70/16 sem fazer qualquer modificação? O uso das molas do GV 6 cil contribui para elevar a suspensão dianteira, ou apenas para dar maior firmeza na suspensão ?

4. Resumindo: Posso usar pneus 235/70/16 só trocando os amortecedores e molas originais, sem usar calços ?

Desculpa se estou fazendo perguntas "sem pé nem cabeça", mas é que são tantas "receitas" que tô perdidão!:-?

Sempre lembrando que não pretendo usar a viatura para trilhas, só aumentar um pouco o vão livre com relação ao solo.

Abcs

Pedro

Elver
24/06/2010, 20:58
Caro Pedro, respondendo suas perguntas:

1. O Amortecedor na traseira não irá elevar a traseira e só é recomendável caso você faça a instalação do Kit de Lift da RC. O amortecedor melhora a performance pois ele é mais firme que o original. Recomendação: Colocar as molas do Opala na traseira, sem os calços e colocar o amortecedor da Suprema (GBL1024). Com essa combinação você não precisa se preocupar mais com a parte traseira do carro. Com o kit de 2" instalado é possível colocar pneus até 235/70/16 que não raspam.

2. Ambos. As molas do opala são mais duras e maiores que as originais, se você for instalar elas no carro, você deve remover os calços. Com elas o carro fica muito mais firme.

3. Não, para montar as rodas 235/70/16 na dianteira você precisa colocar o kit de 2". É possível instalar elas sem o Kit, porém qualquer lombada fará o pneu raspar na lata/plástico do carro (rodei 1 semana assim, coloquei os pneus antes de colocar o kit...) parece que o carro está rebaixado, muito estranho... As molas do V6 são mais duras que as originais, elas são do mesmo tamanho, e devem ser instaladas junto com os calços. Não é que elas "elevem" a dianteira, porém, por serem mais duras, elas cedem menos e, consequentemente, da a impressão que a frente fica mais alta. Eu instalei as molas do v6 pois tive que calcular o peso extra do guincho+parachoque de aço que eu coloquei no meu carro. Como você quer o carro para expedições, sugiro que você pense em uma combinação de no mínimo Quebra-mato + guincho. ai, neste caso, a mola vale a pena.

Combinação rápida de preparação para fazer expedições com o Tracker (alguém me ajude se estiver faltando alguma ou muita coisa, hehe):

1. Lift de 2" + Molas traseiras do opala (sem calço) e dianteiras do V6 (com calço). Troca dos amortecedores traseiros pelos Cofap GBL1025 (Omega Suprema). Com essa combinação você ganha uns 5cm de altura no carro, chegando a 8cm com a troca dos pneus por medidas maiores (235/70 ou 225/75 ou 70).

2. Pneus 235/70 ou 225/70 A/T (General Grabber, BF, Maxxis, etc). Uso os Grabber e são excelentes, recomendo.

3. Proteções inferiores, todas as possíveis (peito de aço, caixa e tanque, principalmente tanque), inclusive os estribos (todos são comercializados pela RC 4x4). Um pessoal torce o nariz para estribo, pois atrapalha um pouco na trilha e preferem um rockslider, eu to com estribo e ele me salvou a lateral do carro inúmeras vezes, inclusive fora de trilhas, hehe.

4. Para expedições recomendaria a combinação quebra-mato + guincho. A 4Weel, se não me engano, vende dois modelos de quebra-mato para Tracker, ambos com berço para guincho. Guincho é, acima de tudo, um equipamento de segurança e, particularmente, é o mesmo princípio de ter uma arma: É melhor ter e nunca precisar usar do que precisar usar e não ter.

Acho que "de cabeça" eu lembro disso. Vamos aguardar o pessoal mais "expedicionários" para colaborar.

[]`s
Elver

netuno
24/06/2010, 22:23
Caro Pedro, respondendo suas perguntas:

Combinação rápida de preparação para fazer expedições com o Tracker ...

1. Lift de 2" + Molas traseiras do opala (sem calço) e dianteiras do V6 (com calço). Troca dos amortecedores traseiros pelos Cofap GBL1025 (Omega Suprema). Com essa combinação você ganha uns 5cm de altura no carro, chegando a 8cm com a troca dos pneus por medidas maiores (235/70 ou 225/75 ou 70).
.......
Elver

Elver, após sua didática explanação me parece mais clara a questão.

O que eu queria era evitar de ter que morrer em 500 contos na compra do kit da RC.
Mas não tem jeito, vou com ele mesmo.

Achava que era possível apenas trocar as molas e amortecedores, porque tinha visto num site (acho que era MXV...ou coisa parecida, um kit suspensão 2" composto apenas por 4 amortecedores + 4 molas, mas com valor $$$ exorbitante, quase 3k) e como os amortec. suprema e molas opala são mais em conta, pensava que serviriam para usar os pneus maiores.

Então, quando vc fala " molas traseiras do Opala (sem calço) e dianteiras do V6 (com calço) ", esses calços não têm nada a ver com o kit da RC, não é? Sorry pela "inguinorancia" hehehe!

Gde abc.

Pedro

NO - CT Santos/SP
25/06/2010, 02:11
Netuno
Depois dessa aula do Elver, so tenho a lhe dizer ....
segue-as e vai ser feliz kkkkkkkkk
Abs

JOFRAN
25/06/2010, 11:44
Amigos foristas viajantes!

Preciso de uma opinião abalizada e objetiva dos suzukeiros/trackeiros.

Gosto demais de viajar e no verão passado fiz uma viagem à Patagonia numa Strada Adventure Locker 2009/2010 Cab. Dupla. Rodei 11.000 km em 26 dias. Uma baita viagem. Saí da praia do Cassino-RS, onde moro, desci até Bahia Blanca, daí fui a oeste (Rn 22) até Bariloche e segui ao sul entrando no Chile pelo Paso Futaleufú. desci a carretera Austral até o Lago Gen. Carrera e segui a Los Antigos, Ruta 40 Sur, El Chaltén, El Calafate, Torres del Paine e finalmente Ushuaia. Retornei pela costa atlântica (Ruta 3) até fechar o circuito. Roteiro clássico. De Bariloche a Ushuaia (4.000 km) tive parceria (meu genro) o resto (7.000 km) fiz "solito".

Bem, como este sub-fórum não é Relatos de Viagem, fico por aqui.

O motivo do post é que após a volta da viagem comecei a planejar uma ida ao NOA, Atacama e por aí. Li os relatos do Newton Guerra, Mario Iwakura, JeisonK, Arlei Vitara e tantos outros, e observei que com a minha Strada eu até poderia ir, mas, provavelmente, ou certamente , alguns trechos necessitaria de um veículo melhor preparado (tracionado etc...) para vencê-los. É aquela estória, "dá pra ir até de Uno" mas... se perde muitas atrações. E rodar milhares de kms, estar "cercano" de lugares maravilhosos e não poder alcançá-los, é dose, não?

Fora isso, tô me aproximando daquela idade, que nos bancos, super-mercados etc... tem um guichê especial, desconto em passagens de ônibus, e por aí vai. Uma Stradinha é f*....a. Conforto, espaço interno....Parti pra outra. Uma Tracker 2008. 28.000 km, inteira de tudo. Maravilha!!!:-D:-D:-D

Faz uma semana, ou mais, que leio, dia e noite, no sub-fórum Suzuki, as adaptações, melhorias, para a Tracker. Lift 2", amortecedores Suprema, molas Opala, pneus 235/70, protetores....

Então, chega de conversa fiada.

Qual a sugestão de vcs para eu ter um carro "estradeiro". Confortável no asfalto e valente nas estradas de chão. Estradas de chão, eu daria como exemplo, aquelas da serra gaúcha e catarinense, pra quem conhece, a região dos Aparados da Serra(Aí Arlei), com muita pedra e alguma lama nos dias de chuva.

Ou seja, não quero subir duna, andar de lado em erosões, jogar o carro em alagados. Pra isso tenho meu CJ 3A.

Desculpa a ladainha:oops:.

Agora sou todo ouvidos, ou melhor, olhos!!!

Gracias e abcs a todos viajantes desse mundão!

Caro Amigo,:mrgreen:
Tenho uma TRACKER 07/08.Só uso em viagens longas.Agora no inicio de Junho,viajei pelos Aparados da Serra.Sai de Campinas-SP, direto a Lages-SC. Entrei por Vacaria-Bom Jesus-Ausentes-Cambará do Sul-São Chico-Torres-B.Camboriu-Campinas. Foram oito dias de rodagem.2.800 Kms. Carro super seguro,confiavel,valente e sobretudo economico.Manutenção fácil.Varias peças no paralelo.(veja no Tópico correspondente).
Ando dentro da velocidade legal das nossas rodovias.Na Regis rende até 12 kms/lt. a 100/110 km/h.
O apoio lombar do banco do motorista protege sua coluna. Chega-se inteiro após uma viagem de um dia.
Boa Sorte na escolha.
Abs.Jofran:concordo:

fhilipe
25/06/2010, 14:11
é a receita que um dia vou fazer na minha 2009, ta original ainda heheheh.
o pessoal costuma viajar muito pela america do sul nos GV/tracker suzukis em geral, comprei a minha pra isso só ta faltando $$$$$$$$$$$

JOFRAN
25/06/2010, 18:04
Amigo Netuno,
Complementando,a minha TRACKER é totalmente original.Só coloquei protetores de motor,carter e cambio,feitos pelo OSAMENTO aqui do forum.
Troquei os pneus que eram Bridgestones originais por YOKOHAMA Avs Decibel,por serem mais macios e silenciosos.Viajei tranquilo pelas estradas dos Aparados.
Abs Jofran.

netuno
26/06/2010, 00:56
O apoio lombar do banco do motorista protege sua coluna. Chega-se inteiro após uma viagem de um dia.
Boa Sorte na escolha.
Abs.Jofran:concordo:


Pô Jofran como é que tu adivinhou que tenho problema na lombar (hernia de disco), hehehe. :o
Mas é ótimo saber que o Tracker é confortável e valente, entre tantas outras características positivas. Estou ansioso pra pegar a estrada e poder ter o prazer de curtir milhares e milhares de kms com ele.

Valeu pela força!
Gde abc.

Pedro

GMC
26/06/2010, 09:56
Acho que um rack de teto com alguns farois e um bagageiro de fibra seria legal, bom pelo menos são minhas próximas compras para a minha tk.
[]'s

JOFRAN
26/06/2010, 13:43
Pô Jofran como é que tu adivinhou que tenho problema na lombar (hernia de disco), hehehe. :o
Mas é ótimo saber que o Tracker é confortável e valente, entre tantas outras características positivas. Estou ansioso pra pegar a estrada e poder ter o prazer de curtir milhares e milhares de kms com ele.

Valeu pela força!
Gde abc.

Pedro

Caro Netuno,Saude e paz.:mrgreen:.
Veja no meu perfil porque a proteção da coluna é importante.
Abs.Jofran:concordo:

netuno
27/06/2010, 14:07
Caro Netuno,Saude e paz.:mrgreen:.
Veja no meu perfil porque a proteção da coluna é importante.
Abs.Jofran:concordo:

Agora entendi Dr. Jofran!!!:concordo:

Gde abc.

Pedro

Elver
27/06/2010, 14:43
Elver, após sua didática explanação me parece mais clara a questão.

O que eu queria era evitar de ter que morrer em 500 contos na compra do kit da RC.
Mas não tem jeito, vou com ele mesmo.

Achava que era possível apenas trocar as molas e amortecedores, porque tinha visto num site (acho que era MXV...ou coisa parecida, um kit suspensão 2" composto apenas por 4 amortecedores + 4 molas, mas com valor $$$ exorbitante, quase 3k) e como os amortec. suprema e molas opala são mais em conta, pensava que serviriam para usar os pneus maiores.

Então, quando vc fala " molas traseiras do Opala (sem calço) e dianteiras do V6 (com calço) ", esses calços não têm nada a ver com o kit da RC, não é? Sorry pela "inguinorancia" hehehe!

Gde abc.

Pedro

Pedro, desculpe pela demora na resposta, só hoje consegui acesso a internet :putz:

Quando eu falo dos calços estou me referindo aos da RC sim, aconselho você comprar, mas ...você pode comprar partes dele :dance:.

Por exemplo, os extensores para os amortecedores dianteiros e os calços de mola, apenas para a parte dianteira do carro. Ai ele descontaria do preço os espaçadores trazeiros e os prolongadores dos amortecedores traseiros também (utilizados quando não troca o amortecedor traseiro) entre outras peças.

Negocie com ele, acredito que ele consegue descontar o preço das peças que você não vai usar e ai vc compra apenas o que precisa.

Esse kit de amortecedor e mola que você falou eu não conheço, então não posso opnar, mas está beeem caro, e se precisar trocar alguma delas no meio da vida do carro deve sair caro também...

[]'s

Elver

antoniogeo
13/08/2010, 17:51
Amigos foristas viajantes!

Preciso de uma opinião abalizada e objetiva dos suzukeiros/trackeiros.

Gosto demais de viajar e no verão passado fiz uma viagem à Patagonia numa Strada Adventure Locker 2009/2010 Cab. Dupla. Rodei 11.000 km em 26 dias. Uma baita viagem. Saí da praia do Cassino-RS, onde moro, desci até Bahia Blanca, daí fui a oeste (Rn 22) até Bariloche e segui ao sul entrando no Chile pelo Paso Futaleufú. desci a carretera Austral até o Lago Gen. Carrera e segui a Los Antigos, Ruta 40 Sur, El Chaltén, El Calafate, Torres del Paine e finalmente Ushuaia. Retornei pela costa atlântica (Ruta 3) até fechar o circuito. Roteiro clássico. De Bariloche a Ushuaia (4.000 km) tive parceria (meu genro) o resto (7.000 km) fiz "solito".

Bem, como este sub-fórum não é Relatos de Viagem, fico por aqui.

O motivo do post é que após a volta da viagem comecei a planejar uma ida ao NOA, Atacama e por aí. Li os relatos do Newton Guerra, Mario Iwakura, JeisonK, Arlei Vitara e tantos outros, e observei que com a minha Strada eu até poderia ir, mas, provavelmente, ou certamente , alguns trechos necessitaria de um veículo melhor preparado (tracionado etc...) para vencê-los. É aquela estória, "dá pra ir até de Uno" mas... se perde muitas atrações. E rodar milhares de kms, estar "cercano" de lugares maravilhosos e não poder alcançá-los, é dose, não?

Fora isso, tô me aproximando daquela idade, que nos bancos, super-mercados etc... tem um guichê especial, desconto em passagens de ônibus, e por aí vai. Uma Stradinha é f*....a. Conforto, espaço interno....Parti pra outra. Uma Tracker 2008. 28.000 km, inteira de tudo. Maravilha!!!:-D:-D:-D

Faz uma semana, ou mais, que leio, dia e noite, no sub-fórum Suzuki, as adaptações, melhorias, para a Tracker. Lift 2", amortecedores Suprema, molas Opala, pneus 235/70, protetores....

Então, chega de conversa fiada.

Qual a sugestão de vcs para eu ter um carro "estradeiro". Confortável no asfalto e valente nas estradas de chão. Estradas de chão, eu daria como exemplo, aquelas da serra gaúcha e catarinense, pra quem conhece, a região dos Aparados da Serra(Aí Arlei), com muita pedra e alguma lama nos dias de chuva.

Ou seja, não quero subir duna, andar de lado em erosões, jogar o carro em alagados. Pra isso tenho meu CJ 3A.

Desculpa a ladainha:oops:.

Agora sou todo ouvidos, ou melhor, olhos!!!

Gracias e abcs a todos viajantes desse mundão!


Olá, Netuno!!!

Aproveitando a ocasião... pretendo adquirir um 4x4 para viagens curtas, expedições, estradas de terra e trilhazinhas leves... estava tentado a adquirir um pajero sport, pois é o que mais me agrada visualmente... mas confesso que olhando com mais atenção o tracker, fiquei na dúvida... gostaria de saber o desempenho do tracker nas condições citadas (viagens curtas, expedições, estradas de terra e trilhas leves), sendo que este será meu único carro para o dia-a-dia (normalmente duas pessoas no máximo) e também para viagens e expedições (cinco pessoas)... como é o espaço interno?... o desempenho nas situações que mencionei??... o consumo??

Agradeço a você e qualquer colega do fórum que quiser manifestar sua opinião...

Abraços!!!

JOFRAN
13/08/2010, 18:54
Olá, Netuno!!!

Aproveitando a ocasião... pretendo adquirir um 4x4 para viagens curtas, expedições, estradas de terra e trilhazinhas leves... estava tentado a adquirir um pajero sport, pois é o que mais me agrada visualmente... mas confesso que olhando com mais atenção o tracker, fiquei na dúvida... gostaria de saber o desempenho do tracker nas condições citadas (viagens curtas, expedições, estradas de terra e trilhas leves), sendo que este será meu único carro para o dia-a-dia (normalmente duas pessoas no máximo) e também para viagens e expedições (cinco pessoas)... como é o espaço interno?... o desempenho nas situações que mencionei??... o consumo??

Agradeço a você e qualquer colega do fórum que quiser manifestar sua opinião...

Abraços!!!
Caro amigo forista,
Nós temos uma tracker 08-09, com a qual temos usado no dia-a-dia. É um carro muito robusto e economico, fazemos viagens longas e numa média de 12-13 km-litro-velocidade de cruzeiro para um jeep é confortável o apoio lombar protege sua coluna e vc chega inteiro após um dia inteiro de viagem. O motor é liso e atende perfeitamente a proposta do carro.
Abs e boa sorte.
Jofran

Newton Guerra
13/08/2010, 18:56
Olá, Netuno!!!

Aproveitando a ocasião... pretendo adquirir um 4x4 para viagens curtas, expedições, estradas de terra e trilhazinhas leves... estava tentado a adquirir um pajero sport, pois é o que mais me agrada visualmente... mas confesso que olhando com mais atenção o tracker, fiquei na dúvida... gostaria de saber o desempenho do tracker nas condições citadas (viagens curtas, expedições, estradas de terra e trilhas leves), sendo que este será meu único carro para o dia-a-dia (normalmente duas pessoas no máximo) e também para viagens e expedições (cinco pessoas)... como é o espaço interno?... o desempenho nas situações que mencionei??... o consumo??

Agradeço a você e qualquer colega do fórum que quiser manifestar sua opinião...

Abraços!!!

Pô, só estou vendo esse tópico agora.

Não dá para comparar o espaço da Pajero com o Tracker. O porta-malas do Tracker é pequeno. Eu resolvo o problema de espaço com racks e caixa da Thule ou, para expedições maiores, com um bagageiro gigante que fiz.

Eu só posso ter um carro para o dia-a-dia, e minha garagem é pequena. Quando comprei o primeiro GV a grana tava curta e o carro atendeu exatamente as minhas necessidades. Eu já tinha um Vitarinha e confiava muito na mecânica Suzuki. Uma grande vantagem para expedições pela América Latina é que em todos os países Suzuki é mato. Tem peças e manutenção tranquilamente. O pior país acho que é o Brasil, hehehe.

Optei por fazer um lift de 2" com o kit da RC, amortecedor de Suprema e molas do Opala, além de colocar os protetores. Na primeira viagem que fiz a Ushuaia fui com os pneus originais e lift. Na outra ao NOA e Atacama troquei por pneus A/T 235/70 R16. Essa configuração é excelente para viagens e dia-a-dia. Comprei com 45.000 km, rodei mais 100.000 sem nenhum problema.

Consumo com o carro carregadaço na estrada cerca de 8 km/l a 120 km/h. Com carga normal a 100 km/h faz uns 9,5 -10 e na cidade de São Paulo, com muito trânsito faz entre 7,5 e 8. Não é o carro mais econômico do mundo mas também não é um absurdo.

Eu classifico o Tracker/GV como um carro "honesto". Aguenta muito bem o tranco.

Abraços

antoniogeo
15/08/2010, 18:28
Caro amigo forista,
Nós temos uma tracker 08-09, com a qual temos usado no dia-a-dia. É um carro muito robusto e economico, fazemos viagens longas e numa média de 12-13 km-litro-velocidade de cruzeiro para um jeep é confortável o apoio lombar protege sua coluna e vc chega inteiro após um dia inteiro de viagem. O motor é liso e atende perfeitamente a proposta do carro.
Abs e boa sorte.
Jofran


Caro Jofran,

Obrigado pela resposta!!!... na verdade, em função da grana disponível, estou ainda na dúvida entre um TR4 e um Tracker... mas como não tenho como objetivo trilhas mais radicais, e sim principalmente viagens e expedições, família grande (dois adultos, uma adolescente e duas crianças), talvez a coisa ande mesmo pro lado do tracker... embora a mulher esteja apaixonada por TR4, mesmo sendo um pouco mais apertada (aparentemente)... mas acho que a autonomia do Tracker proporciona uma tranquilidade bem maior... bom, até o fim do ano decido...

Abraço!!!!!!!!!!

antoniogeo
15/08/2010, 18:31
Pô, só estou vendo esse tópico agora.

Não dá para comparar o espaço da Pajero com o Tracker. O porta-malas do Tracker é pequeno. Eu resolvo o problema de espaço com racks e caixa da Thule ou, para expedições maiores, com um bagageiro gigante que fiz.

Eu só posso ter um carro para o dia-a-dia, e minha garagem é pequena. Quando comprei o primeiro GV a grana tava curta e o carro atendeu exatamente as minhas necessidades. Eu já tinha um Vitarinha e confiava muito na mecânica Suzuki. Uma grande vantagem para expedições pela América Latina é que em todos os países Suzuki é mato. Tem peças e manutenção tranquilamente. O pior país acho que é o Brasil, hehehe.

Optei por fazer um lift de 2" com o kit da RC, amortecedor de Suprema e molas do Opala, além de colocar os protetores. Na primeira viagem que fiz a Ushuaia fui com os pneus originais e lift. Na outra ao NOA e Atacama troquei por pneus A/T 235/70 R16. Essa configuração é excelente para viagens e dia-a-dia. Comprei com 45.000 km, rodei mais 100.000 sem nenhum problema.

Consumo com o carro carregadaço na estrada cerca de 8 km/l a 120 km/h. Com carga normal a 100 km/h faz uns 9,5 -10 e na cidade de São Paulo, com muito trânsito faz entre 7,5 e 8. Não é o carro mais econômico do mundo mas também não é um absurdo.

Eu classifico o Tracker/GV como um carro "honesto". Aguenta muito bem o tranco.

Abraços

Olá, Newton!...

Obrigado pela resposta... e pelas belíssimas fotos... na verdade, uma Pajero Sport agora teria que ser uma no máximo 2001... a dúvida se resume a um TR4 (2007) ou um Tracker 08, como disse antes...

Com certeza, optando pelo Tracker, entro em contato pra saber mais detalhes sobre o lift, o porta-malas e o bagageiro, que por sinal ficou show de bola...

Abraços!!!!!!!!

Martin Melcop
20/09/2010, 09:44
Antonio,

So uma questão, o custo de manutenção das Mit é mais alto.
Leve isso em consideração tb.

chicok
30/09/2010, 22:58
Pra evitar de criar um novo tópico vou aproveitar esse espaço.
Vou para atacama, NOA e bolivia no fim do ano, passando por São Pedro de Atacama e Chile. Por isso queria saber se é recomendável alguma modificação no carro.
1 - Lift de 2" pode fazer diferença na minha viagem?
2 - Qualquer pneu aguenta tranquilo as estradas de ripio
3 - é essencial um bagageiro de teto? Posso precisar de mais de 500km de autonomia e vamos em 3 pessoas no carro.
4 - É necessário proteger algo embaixo do carro?
5 - Mais alguma recomendação? Newton, vc que já foi para Argentina de tracker...

Newton Guerra
01/10/2010, 09:12
Pra evitar de criar um novo tópico vou aproveitar esse espaço.
Vou para atacama, NOA e bolivia no fim do ano, passando por São Pedro de Atacama e Chile. Por isso queria saber se é recomendável alguma modificação no carro.
1 - Lift de 2" pode fazer diferença na minha viagem?
2 - Qualquer pneu aguenta tranquilo as estradas de ripio
3 - é essencial um bagageiro de teto? Posso precisar de mais de 500km de autonomia e vamos em 3 pessoas no carro.
4 - É necessário proteger algo embaixo do carro?
5 - Mais alguma recomendação? Newton, vc que já foi para Argentina de tracker...

Chico, vou dar minha opinião:

1 - Pode fazer diferença. Algumas estradas de rípio são piores que outras, com pedras mais altas. Quando fui com o Mário Iwakura, o carro dele estava original e pegou o silencioso do escapamento em alguns lugares. O meu não pegou nada.

2 - Difícil de dizer. Acho que o Bridgestone original aguenta bem, eu fui de Yokohama A/T. Depende muito da tocada no rípio, se pegar pedras afiadas e grandes ferrou, corta qualquer pneu. Não tive problemas, mas se você for rodar por lugares muito isolados eu levaria outro estepe.

3- Depende só da sua bagagem. Para mim foi totalmente essencial: 1 casal, 2 crianças, material de camping, estepe extra e 40 litros de combustível.

4- Eu acho necessário sim. Principalmente porque o custo das proteções não é absurdo, pode salvar seu carro de boas encrencas.

5- Sobre levar gasolina extra: depende muito de onde você vai rodar. Se for à mina Júlia, Tolar Grande, Bolívia pela reserva Eduardo Avaroa, tem que levar combustível sim, acho que para uma autonomia de uns 800 km (Tem que pesquisar melhor). Se for só de San Antônio de los Cobres para Bélem, passando por Antofagasta de la Sierra dá uns 600 km. No meio do caminho, em ADLS, tem um posto, mas é comum faltar combustível. Então, pode ser um risco não levar uns galões extras.

Se levar combustível, procure trafegar com os galões cheios só onde realmente for necessário. Quando subir muito, por exemplo de Salta a San Antonio, abra o galão algumas vezes para tirar a pressão. O meu metálico rachou numa solda porque não fiz isso.

Eu levei também um cilindro pequeno de oxigênio. Minha esposa usou pra caramba, passou muito mal no primeiro e segundo dias na Puna.

Abraços

chicok
01/10/2010, 14:37
Obrigado pela ajuda Newton, muito útil.
Sobre o combustível, nós vamos passar em tolar grande e de lá passa por CAIPE – TOLAR GRANDE – SALAR DE POSITOS – CAUCHARI – SAN ANTONIO DE LOS COBRES – POSO LARGO – TRES MORROS – POSO COLORADO – AGUA CALIENTE – ABRA PAMPA – LA QUIACA.
Não vou colocar a viagem inteira pq não é o lugar, só pra ter uma noção onde nós vamos passar.
Vamos entrar no chile pelo passo de sico.
Pneu acho que vou com o brigestone e na passagem por assuncion na volta vou comprar pneus novos, isso se não ocorrer uma mudança agora.

Gostei da dica do oxigênio. Dá pra levar um cilindro bem compacto?

Minha mãe vai pegar uma hilux 2007 num negócio, provavelmente semana que vem.
Ela vai vender o carro, mas vai ficar uns meses com ele. Então estamos na duvida entre ir na minha tracker com 16000km ou na hilux com 90000km.

Newton Guerra
01/10/2010, 16:24
Obrigado pela ajuda Newton, muito útil.
Sobre o combustível, nós vamos passar em tolar grande e de lá passa por CAIPE – TOLAR GRANDE – SALAR DE POSITOS – CAUCHARI – SAN ANTONIO DE LOS COBRES – POSO LARGO – TRES MORROS – POSO COLORADO – AGUA CALIENTE – ABRA PAMPA – LA QUIACA.
Não vou colocar a viagem inteira pq não é o lugar, só pra ter uma noção onde nós vamos passar.
Vamos entrar no chile pelo passo de sico.
Pneu acho que vou com o brigestone e na passagem por assuncion na volta vou comprar pneus novos, isso se não ocorrer uma mudança agora.

Gostei da dica do oxigênio. Dá pra levar um cilindro bem compacto?

Minha mãe vai pegar uma hilux 2007 num negócio, provavelmente semana que vem.
Ela vai vender o carro, mas vai ficar uns meses com ele. Então estamos na duvida entre ir na minha tracker com 16000km ou na hilux com 90000km.

Eu aluguei um cilindro pequeno, de 0,75 m3. No link abaixo, é igual ao do conjunto portátil, mas sem o carrinho.

http://hospitalaraluguel.com.br/oxigenio.htm

Se a Hilux estiver boa e você tiver confiança na mecânica dela, eu iria de Hilux. Pelo roteiro, acho que você vai precisr de combustível extra. Qualquer coisa sobre a viagem posta no tópico sobre o NOA.

Abraços

MRaizer
04/04/2011, 12:41
Legal esse lance do cilindro de oxigênio, nunca me passaria pela cabeça!
Quanto às proteções inferiores, o peito de aço da Tracker é tão fraquinho assim? Eu já estou querendo trocar os para-choques (o original acho muito baixo) e estou procurando o par (os da FourWeel são lindos e caríssimos, estou tentando ver da RC4x4). Será que terei de trocar os protetores também?
Meu Tracker é um 2001 com motor Mazda... mantive os pneus nas medidas originais para aproveitar ao máximo o torque quando no trânsito... acho que vou raspar em algumas pedrinhas :(

chicok
16/04/2011, 13:18
MRaizer, que peito de aço? A unica proteção que a tracker tem é a do tanque de combustível. Na frente não tem nada não. O motor é meio alto, fica numa posição meio protegida, mas não tem nenhuma proteção de verdade.