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Ver Versão Completa : Dicas para reforma....



Pavani
28/08/2003, 21:14
Fala galera.....
Tudo tranquilo?!?
Bom. quero a opinião de vcs.... Dá para fazer uma reforma bem demorada, aos poucos?!? A grana tá curta né.... Não daria pra arrumar a lataria por partes né?!? A minha idéia era desmanchar o jeep.... E fazer tudo de novo.... Pra ele ficar redondinho né.... POr uma mecânica melhor.... E outra, tem tanta coisa que eu aprendi no fórum..... Que vejo que fazer uma reforma básica, como eu fiz a uns 4 anos atrás, acaba sendo básica mesmo né....
Abraço....
Pavani

ribon
29/08/2003, 07:42
Pavani,

Meu jipe esta em reforma a mais de 8 meses no geral já gastei muito com ele, mais de R$10.000,00, só que isso diluído ao longo do tempo não é muito... Ainda mais que tenho mania de perfeição, nem os parafusos estou deixando de olhar.

Gastei muito porque o comprei barato e detonado, paguei por ele R$2.500,00.

Se precisar de alguma dica ou sugestão é só falar.

Abraço.

andretomasi
29/08/2003, 18:48
Olá Pavani,
No meu caso, comprei o cj por R$ 3000, em bom estado, funcionando, claro que tinha um probleminha aqui, outro ali, mas nada muito "grande $$$".. Foi desmontado em janeiro, e está até agora (8 meses) em reforma.. O total que já gastei com ele até agora em peças foi uns R$ 3.000,00, com todas as peças que vou trocar e tudo que vai ser reformado.. Descontando o serviço de funilaria, pintura, desmontagem, montagem, soldas e todos os servicinhos da oficina (R$ 2.500,00), que vai ser pago em parcelas, gastei em torno de R$ 500,00 por mês (com as peças), às vezes mais, às vezes menos.. o cj ainda vai ficar mais uns 3 ou 4 meses no estaleiro até ficar "quase pronto" :lol: :lol: .. daí, eu vou começar a rodar com ele de novo.. e aos poucos, durante os próximos anos vou colocando os itens que não preciso necessariamente colocar durante a reforma, também por causa do preço (como bloqueios, guincho, etc...)
Não sei se ajudei, mas IMHO dá pra fazer uma reforma sem gastar muito a curto prazo, se você não tiver pressa (como eu) e planejar bem o que vai ser feito.

PS: Se interessar, tenho uma tabela com os gastos certinhos de tudo que investi no cj.

[ ]´s ansiosos pela volta do cj :cry:

fpandur
29/08/2003, 20:54
O meu eu demorei cerca de 1 ano e meio na reforma. Mas fiz tudo, absolutamente tudo sozinho, inclusive sem ajudante. Foi um parto, mas consegui .... :roll:

Desmontei ele completamente, deixando só o chassis e aí comecei: revisão nos eixos e diferenciais, câmbio, reduzida, motor, etc, etc, etc. Troca de todos os assoalhos e caixas de roda traseiras. Depois, funilaria e pintura completa.

Neste período, quando os gastos chegaram em cerca de R$ 9.000,00, parei de contar .... :lol: Mas já estava bem no final e deve ter ficado na faixa de uns R$ 11.000,00. Isso contando que não teve gasto com mão-de-obra nenhuma, somente os pagamentos p/ o torneiro mecânico. É claro que quando um "louco" gasta isso com um carro de 40 anos de idade, é porquê não espera se desfazer dele tão cedo ... :D Antes disso, eu andei uns 10 anos com este mesmo Jeep originalzinho ...

Depois dessa reforma geral, já troquei o motor BF-161 por um do Opala 4 cil e recentemente, o câmbio 3 marchas Willys por um Clarck 4 marchas da C-20, além dos diferenciais. Ou seja, é aquela máxima: a reforma de um Jeep não termina nunca .... :wink:

Mas vale a pena fazer uma super-reforma desta, a viatura fica bem confiável. Em Janeiro, rodei um total de 3000 Km com ele nas férias, viajando com a família para a região da Juréia, em São Paulo.

E no final deste ano, vou de novo .... :wink:

Abraços

Pavani
29/08/2003, 21:29
É galera to vendo aqui ainda....
Mas tá rolando uma coisa meio chata sabe... Preciso de um carro pra trabalhar.... E se eu for esperar o jeep ficar pronto, vai demorar muito.... A unica saída que eu to vendo é vende-lo :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: e comprar um carrinho normal... Aí depois com o tempo eu pego outro jeep.... Dói o coração, mas esse país tá uma droga, essa crise não acaba.... Farei o impossível pra ficar com o jeep vamos ver....
Mas valeu por tudo aí...
Ah! E outra coisa.... Na mecânica, o jeep pode ficar o tempo que for necessário?!? Por exemplo se em um mes eu não fazer muitas coisas nele e ele ficar paradao lá... Será que o cara não encana com isso?!? Por que esse é um medo né.... Afinal, é uma reforma longa....
Abraço.....
Pavani

Terada
29/08/2003, 23:52
Estou tb ha um ano e meio quase dois reformando o jeep, a principio ficou bastante tempo numa oficina para fazer a daptação do motor, mas agora resolvi fazer por conta própria, seguindo algumas "formulas" já testadas por outros companheiros e quebrando um pouco a cabeça tb, o maior problema é que não tenho ajudante nem muito tempo para fazer trabalho aos finais de semana e feriados.
Fiz a instalação elétrica toda, revisão da cx de redução, instalação do Clarck 5 marchas etc.
Mas vale a pena vc fazer por conta pois vc fica conhecendo o funcionamento da coisa, alem de economizar uns $$.
Em relação ao $$, é como o Flávio falou é um investimento a muito longo prazo que vai te retornar em muitas alegrias, amizades, passeios etc.

[]`s com fé que um dia vai ficar pronto.
Terada
CJ5/58

walter.andreis
30/08/2003, 01:54
Bom pessoal,
Aproveitando o clima de reforma... soh vou deixar aqui um relato...
Quando ganhei meu CJ, eu tinha 9 (!!!) anos de idade, ou seja, já fazem 10 anos...
Meu pai me deu ele, e falou: "Está aqui... vai arrumando ele, e pode ficar com ele..." então eu e um tio meu, após quase um ano de "mexidas" consguimos coloca-lo para rodar.. (ganhei ele desmontado, faltando 1 monte de peças.. )
Depois desta primeira "reformada", já se passaram inúmeras delas... ou encostava pra trocar juntas, ou lonas de freio, ou isso, ou aquilo, e cada encostada levava no mínimo uma semana...
Até um dia que INJURIEI, peguei uma caixa de ferramentas, e desmontei ele todinho...
Logo em seguida, eu passei no vestiba em uma cidade vizinha (120Km de onde estah o CJ), e fiquei completamente sem tempo de mexer com o CJ, já que eu me mudei de vez para Umuarama, e meu curso era integral...
Resumindo.. o CJ ficou mais de 1 ano desmontado... e neste meio tempo eu fui comprando peças aqui, motor alí, etc etc etc... e como o pessoal qui sabe, faz uns 3 meses que estou montando ele, adaptando motor, caixa, reduzida, radiador, cx. de direção, diferenciais, freios, e assim vai, uma coisa levando a outra...
Pra terminar, o cara que ficou responsável por terminar todas as adaptações do CJ acabou de PULAR PRA TRAS, e amanhã vou busca-lo na oficina do Filho de uma PURA mãe brasileira.... faltando o sistema de direção / freios / entre outras coisinhas, para terminar....

É isso. desculpem a mensagem BIG... :P

[]'s

Giovani
30/08/2003, 20:18
Pra terminar, o cara que ficou responsável por terminar todas as adaptações do CJ acabou de PULAR PRA TRAS, e amanhã vou busca-lo na oficina do Filho de uma PURA mãe brasileira.... faltando o sistema de direção / freios / entre outras coisinhas, para terminar....

:D Grande Walter e PessoALL!!!

:D Esse é um dos problemas que se enfrenta durante uma longa reforma... Ou o cara desiste ou vc descobre que está com o mecânico errado... Aí leva pra outro, e por aí vai... O ideal mesmo é ter uma "BIG" garagem em casa. Com rampa, ferramentas, solda, etc. O que vc não sabe aprende! Essa também é uma das melhores fases pela qual um jeepeiro novato, e mesmo um experiente, passa!! :D Vc conhece seu jeep à fundo. E vai poder confiar totalmente nele, conhecendo suas limitações e até podendo prever os futuros problemas... :wink:
:D Mas como nem todo mundo consegue isso (inclusive eu), é preciso se armar de muita paciência, muita meeessmo!!! O mecânico nunca terá o mesmo entusiasmo que vc, para terminar logo o jeep... Por isso que muitas reformas levam até 2 anos, ou mais...
:D Outra forma de se fazer é reformar aos poucos, começando por baixo. Tire um eixo e revise todo. Depois o outro. Daí a suspensão, freios, mecânica, cardãs, direção... Deixe a lataria para o final, depois que todo o resto estiver em ordem. Se houver problemas no chassi, faça os eixos 1º. Dessa forma, vc arruma o chassi e já pode montar a suspensão e eixos. Ao menos roda... :lol:
[]'s

Emerson de Oliveira
31/08/2003, 23:26
Olá pessoal,

Me sinto honrado em fazer parte de um grupo de alto nível como este e que, ao longo do tempo em que venho apenas "assitindo de camarote" todas as discussões, pude testemunhar todo o conhecimento dos participantes :) .

Bom agora, referente ao tópico da reforma gostaria de repassar a minha experiência à todos.

Tenho meu Jeep como carro do dia-a-dia (muitos acham que sou louco :D ) mas também gosto muito participar de raids e trilhas. Quando comprei meu Jeep a parte mecânica estava em dia, salvo pequenos problemas na suspensão, mas a lata e a pintura :( ....

Resumindo, a reforma se deu em 6 finais de semanas com a ajuda do meu pai, meu irmão, meu tio e um primo. Tiramos a carroceria de cima do chassi tudo foi lixado e pintado novamente, toquei os calços da carroceria, parafusos, aplicamos "batida de pedra" (acho que esse é o nome) no assoalho, etc, etc, etc.

O mais interessante é que tudo isso foi feito na frente da minha casa :D , isso mesmo na calçada, tá certo que meus vizinhos são gente boa, porque ninguém reclamou do barulho do compressor nem do cheiro de tinta e do solvente :D . Ainda vou colocar as fotos da reforma no meu álbum... :(

Ah, não menos importante, o valor disso tudo... R$ 400,00, bagatela se considerarmos que o preço mais baixo que consegui nas oficinas foi de R$ 1.500,00.

O Teimoso ficou bonito :D confiram na foto em anexo...

[]'s reformados, bonito e valente nas trilhas.
Emerson.

Pavani
01/09/2003, 13:55
Emerson...
Parabéns fico muito bom mesmo....
Mas o problema é que não tenho uma garagem equipada para fazer esse trabalho...
Que mecânica vc usa nele?!?
ABraço....
Pavani

Emerson de Oliveira
04/09/2003, 12:18
Emerson...
Parabéns fico muito bom mesmo....
Mas o problema é que não tenho uma garagem equipada para fazer esse trabalho...
Que mecânica vc usa nele?!?
ABraço....
Pavani

Caro Pavani,

Minha garagem também não é tão equipada assim. Algumas ferramentas e equipamentos que eu não tinha arrumei emprestado com os amigos. Deu um "trabalhão" mas foi legal. :D

A mecânica do meu Jeep é quase toda original, só troquei a caixa por uma de C20 4 marchas e instalei freio com hidrovácuo, o resto está da forma como ele veio ao mundo. :D

[]'s
Emerson.

Luciano R. Oliveira
04/09/2003, 13:13
:D Amigos, iniciei a reforma do meu cj5 58 a dois meses, já tive muita dor de cabeça com funileiro, mecânico, peças que faltam, situações que eu não esperava e tudo mais... Porém admito que aprendi muita coisa, estou achando o máximo, pois estou participando de perto em tudo. O pessoal do site, Giovani, andreis e vários outros participaram diretamente nisso, não vejo a hora de mostrar a todos como ficou.

Paguei :? 1.800 latinhas, mas gastei mais :shock: 2.000, e falta ainda um montão de coisas, mas o fato é que estou super contente.

Como o pessoal já citou :idea: tenha paciência, e sempre participe do foruns como esse o pessoal é BALA. :D

Obrigado a todos pela ajuda ! :wink:

Thiago Rodeghel
04/09/2003, 18:35
Não sei se todos concordam, mas aqui em SP, se vc chega em um desmanche ou uma autopeças e fala q precisa de uma peça para o Jeep, cara :shock: , se prepara, os cara já pensam q vc tem $$$$$ e muito. Tem de pedir para um carro velho, assim já economizei algumas latinhas. Exemplo foi um cambio clark 5m da C20 1996 q consegui por 500,00 lts :D .
Chegavam a me pedir até 1800,00 :shock:. Agora estou para trocar o motor e colocar esse cambio. Mas sempre fazendo aos poucos tô chegando lá...

Concordo com a maioria, de pouco em pouco vc termina, mas aja paciência :roll:

Abraços

Yuster Leonardo
04/09/2003, 19:48
Boa noite senhores, :D

Meu sonho era um Jeep, o bixim é antigo coisa e tal mas e CARO PAKAS :shock: Então eu juntei uma grana, 1.000,00 :x era pouco então fiz um empr. pessoal :wink: (o que o amor não faz né), ai consegui um total de L$5.000,00 :P :wink:

Com estas L$ eu poderia comprar um carro normal, mas pensem se deu um puta trampo conseguir L$5.000,00 pro Jeep imaginem juntar mais latas para outro carro :shock: Fora o serviço de funeraria que teria que contratar pois a dona da pensão com certeza iria usar meu cranio como peso de papel :lol:

Procurei um que andasse pelo menos e que o resto estivesse caidão para eu pagar barato :wink:
Achei :) Era simplão :o Gostei :D Convenci a patroa que era uma boa compra :P consegui convencer :twisted: Levei p/ casa 8)

Decidi fazer a reforma aos poucos e ainda usando o Jeep, começei nos freios a disco nas quatro, susp.,fiz uma gambiarra no BF para andar no alcool e economizar:shock: CALMA sei que é loucura mas parti do principio: o motor vai ser trocado mesmo então ate la vou usando(detonado) este e andando com a VTR :wink: , AI CRISE :shock: :cry: a economia parou e junto minha reforma :cry: :cry: Assim mesmo curto meu Lindomar, viajo perto e é meu carro no dia a dia, sabendo usa-lo claro, não ando de carro a toda hora e p/ todo canto.Transporte publico/carona: responsabilidade ecologica :wink:

AGORA, fim de ano tem 13 salario, ferias e algumas latinhas guardadas :twisted: Espero retomar a contrução do meu sonho :wink:

[]'s esperançosos em melhora$$

proença
11/10/2007, 12:01
salve!!
estou reformando um cj5 67 e depois de um longo juntar de peças, parece que a coisa vai começar a rolar
já desmontei o bicho, fiz up grade no motor, comprei kit pra usar o câmbio clark e outras cositas
pretendo pintar a viatura de verde (é claro!) mas tava pensando em fazer 2 faixas brancas iniciando na grade dianteira e indo até a tampa traseira
mas pra isso, precisava de alguma referência ou foto de algum jipe assim, pra ver como a coisa fica e tb as dimensões das faixas
alguém tem alguma dica?

Maurício Fernandes
11/10/2007, 19:07
a reforma é permanente.
o meu comprei a quase um ano, em bom estado, aí apareceu uns problemas até então ocultos e gastei um pouco para fazê-lo andar.
Neste exato momento está desmontado e até o final do mês vai ficar bala!!!
vou até abrir um tópico explicando o que foi feito.
a minha sugestão é botar o jipé para andar antes de fazer uma grande reforma, pois coisas que pensava em fazer há cinco meses atrás já abandonei e se tivesse feito me arrependeria.:concordo:

NIL
13/10/2007, 00:34
tenho um cj3 54 que fiz rolo numa pampa que eu tinha e estava cheia de dividas.
ele estava andando mas não era confiavel, peguei gosto pela encrenca, fui mexendo aos poucos sem parar de rodar,coloquei pedaleiras do opala, bancos do tipo, revisei a parte eletrica, quando fui tentar tirar a folga da direção colocando a direção do santana descobri que o chassi estava empenado e era impossivel colocar a direção, ai desmontei ele todo , e agora estou reformando pelo chassi , mas fazendo tudo eu mesmo , com a ajuda de horas de leitura dos topicos da familia 4x4. quando vou terminar so Deus sabe, porque o dinheiro é curto, mas a vontade é grande