Ver Versão Completa : Filtro de ar, com separador de poeira e água
Olá moçada!
Tendo em vista que a poira e a água acabam com a vida útili dos filtros secos muito rápido, andei pesquisando algum filtro que separasse a água e a poeira.
Achei esse filtro nacional:
http://www.ocuatrobrasil.com.br/site/produtos/pre-filtro-externo-standard-funcionamento.php
Entrei em contato pra ver se dava certo num 4x4 ciclo otto, e cara de empresa falou que dava, mas o troço é meio trambolhento demais. Tem cara de agrícola mesmo.
O que ele me indicou foi o KC41, mas o troço é um autentico tranbolho, tem 200mm de diametro.
No próprio site deles tem um separador que é integrado com o filtro, ai fica mais bonitinho.
Alguem sabe se tem algum modelo mais compacto, e com aspecto mais automotivo.
Já ouvi dizer que tem um de Kombi que possui separador, alguem sabe se isso é verade?
Um separador como esse seria muito útil, pois na trilha tem duas condiçoes de tempo, ou chove ou tá empoirado, ehhehe
Abraço a todos
Eu gostei.
Tem os de trator, igual da kombi, que tem uma especie de cliclone que separa a poeira e tem armadilhas para nao entrar água.
Mas esse dai é bem legal tb viu...os de trator sao baratos, mas dificeis de acoplar em qq veiculo.
Caro Chiari!
Os filtros automotivos, onde o regime de poeira é menor que de uma máquina que trabalha no campo, o filtro de ar já tem um sistema próprio.
Nos veículos leves, quase sempre a entrada de ar fica numa bolsa de "vácuo", como na parte traseira do farol, ou abaixo da linha do capô (linha GM).
Isso serve para evitar particulas pesadas, ajuda muito.
Nos veículos de carga, onde pode-se incluir os utilitmários e jipes (adjetivo), o sistema de filtro tem seu dispositivo de separação.
Consiste no ciclonizador, que é um cilindro plastico, que encaixa no filtro, e tem muitas pás.
a função desta peça, é evitar que o ar que entra, não vá diretamente ao filtro, pois pode ter água.
Quando passa pelo ciclonizador, o ar gira de forma muito rápida, fazendo com que a água e as partículas pesadas fiquem funto à parede interna do sistema filtrante, não chegando ao elemento (filtro).
Agora o sistema divide-se em dois modelos.
1 - com a tampa servindo de depósito e água e partículas pesadas.
A tampa parece uma panela, com uma tampa de plástico, que tem um recorte que deve ficar na parte superior, conforme as partículas rodam, entram pelo recorte e ficam presa à tampa.
2 - a tampa é reta, é só uma tampa.
Na parede do sistema há uma saída com uma chupeta, que é de borracha macia, que fica fechada, mais com a pressão do ar, se abre.
Esse sistema funciona muito bem com snorkel, todos os caminhões novos usam.
Na MINHA opinião, o chapéu do snorkem deve ficar virado para a parte traseira, pois evita detritos pesados.
Se possível fotografarei os dois sistemas, pois os tenho.
Abraços.
Kim.
será que um modelo destes fica bom como chapeu de snorkel ??
http://www.ocuatrobrasil.com.br/site/produtos/pre-filtro-externo-compacto.php
http://www.ocuatrobrasil.com.br/site/demonstracao/filmes/demokc2.swf
A idéia é justamente essa, porem o modelo que ele indicou pra um AP 1.8 é o KC41 que tem 200mm de diametro, e achei que vai ficar bem feioso.
Pelas medidas do site vou fazer um modelo de papel pra ver se num fica muito grande.
Num chega a ser um sombrero, mas um chapelão, hehe
Abraço.
Moçda, desanimei desse troço! o cara me passou o orçamento:
R$ 494,81+8%IPI
Desencanei desse troço, da pra trocar uns 400 filtro ao invés de pagar esse valor.
Abraço.
Bom mesmo é o nome da empresa:parede:
[]´s
Senhores,
esta é a minha primeira participação no Forum 4x4... Vamos lá... Tenho um CJ5 79 equipado com o OHC 2300. Como neste tópico finalmente encontrei a informação que gostaria a respeito do tal ciclonizador, gostaria de saber se alguém possui algum contato onde venda essa peça, uma vez que a minha está toda rachada e não encontro ela em lugar nenhum, causando algumas falhas no motor... Podem me ajudar? O meu filtro é aquele cilíndrico...
Obrigado!