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Ver Versão Completa : Diesel brasileiro: o vilão



Loyer
23/06/2010, 08:42
Mais dois veículos pra lista:putz:
Nissan Frontier - Quem assume o estrago?

Pedro Cerqueira (pedrocerqueira.mg@diariosassociados.com.br) - Estado de Minas



Tanque de combustível da picape Frontier e do utilitário X-Terra da Nissan apresentam desgaste prematuro, deixando clientes a pé. Fabricante culpa o diesel brasileiro
Nissan/Divulgaçãohttp://imgs.vrum.com.br/veiculos/noticias/12769623055032110214.JPEG
“Eu encaro isso como algo muito grave, de uma irresponsabilidade sem tamanho. Vai morrer gente e a Nissan nem disponibiliza uma alternativa, um tanque de plástico, para nós mesmos resolvermos o assunto”. O desabafo é do arquiteto Silvio Roberto Silva, do Rio de Janeiro (RJ), proprietário de um Nissan X-Terra 2006, que apresenta falhas constantes, chegando mesmo a apagar, comprometendo sua segurança em viagem. Ao parar numa autorizada em Juiz de Fora, região da Zona da Mata, o funcionário que o atendeu nem tocou no carro, disse que o problema era o tanque de combustível, que estava enferrujado.

Esta vem sendo uma reclamação recorrente entre os proprietários de veículos movidos a diesel da Nissan. O empresário Hésio Alvares de Oliveira, do Rio de Janeiro (RJ), conta que o tanque de sua Frontier 2006 também oxidou. Ele mandou limpar o recipiente e trocou o filtro de combustível. Para não ter que conviver com o problema, o empresário também diminuiu o tempo de troca do filtro. João Batista Silva, caminhoneiro de Jacareí (SP), já sabe como lidar com o problema em sua Frontier 2005. “Quando o carro começa a falhar, eu já encosto e desligo a chave. Depois desligo os cabos da bateria, torno a ligá-los e dou ignição. O veículo volta a funcionar normalmente”, explica. De tanto a picape falhar, ele investiu R$ 570 em um tanque de inox para tentar resolver a questão.

Marlos Ney Vidal/EM/D.A Presshttp://imgs.vrum.com.br/veiculos/noticias/12769623056139659882.JPEGO problema também é comum no X-Terra

O engenheiro Arlindo Costa e Silva, do Rio de Janeiro (RJ), gastou quase R$ 5 mil com a troca do tanque, filtro e bombas de combustível em sua Frontier 2007 quando ela ainda era nova. Mesmo assim, os problemas voltaram e ele reclama da falta de solução, já que o novo tanque enferrujou novamente. O engenheiro mecânico Elieber Mateus dos Santos, de Itajubá, região sul do Estado, dono de uma Frontier 2006 que apresentou as falhas decorrentes do tanque oxidado, concorda que a troca do recipiente de combustível é apenas uma solução paliativa. “A Nissan poderia ao menos disponibilizar o tanque de plástico para que a gente resolvesse esse problema”, diz Silvio Roberto Silva.

PLÁSTICO
Muitos clientes da Nissan afirmam que a nova geração da Frontier já vem com um tanque feito em plástico, sinal que o fabricante japonês sabe do problema, mas nada fez para solucioná-lo. Perguntada sobre isso, a Nissan fala apenas que “a geração atual da Frontier é um projeto completamente novo, cujas especificações técnicas são diferentes da versão anterior”.

PERIGO
A preocupação dos proprietários que precisam usar o carro é constante. “Eu estava a uns 100km/h numa via expressa, quando minha X-Terra 2006 apresentou falhas e apagou. O freio e a direção perderam eficiência”, relata o engenheiro mecânico Huei Sun, do Rio de Janeiro (RJ). “O motor simplesmente apaga. Acho um perigo porque o carro fica sem freio e a direção fica dura. Se isso acontecer com uma pessoa com pouca habilidade pode ser fatal”, fala Silvio Roberto Silva. A advogada Maria Edna Carvalho Portinari, do Rio de Janeiro (RJ), afirma que a Frontier 2008 de seu marido também teve a direção e o freio comprometidos quando o veículo apresentou o problema.

NISSAN
De acordo com todos os proprietários ouvidos, a Nissan atribui a culpa ao combustível. A empresa não se interessou em esclarecer o assunto. Disse que “desconhece casos de que resíduos de ferrugem tenham causado o desligamento do motor de algum de seus veículos” e confirmou que “o uso de combustível adulterado, em alguns casos, pode enferrujar o tanque de combustível”. A empresa conta que garante o bom funcionamento de seus veículos e componentes desde que o combustível utilizado esteja dentro das especificações exigidas pela legislação e, por isso, não se responsabiliza pela utilização de combustível adulterado.

Fábio de Araújo Amaral, do Rio de Janeiro (RJ), comprou uma Frontier 2007 nova. O técnico em prótese dentária ficou apenas um ano com o carro, que apresentou esse e outros problemas. “Eu tinha que carregar sempre comigo um filtro reserva. Acho que o tanque da picape deveria estar preparado para receber nosso combustível”, diz.

Algumas pessoas que passaram pelo mesmo problema foram à Justiça. O advogado Maurício Souza Rocha relata que um cliente, dono de uma Frontier 2008 com o tanque enferrujado, teve a troca do componente em garantia negado pela Nissan. A causa foi levada a um Juizado Especial e a concessionária que vendeu o veículo foi obrigada a ressarcir ao cliente o valor gasto com os reparos do carro. Maria Portinari conta que estava com a ação pronta para reaver seu prejuízo quando a concessionária ofereceu comprar o carro problemático se a advogada ficasse com o modelo novo e pagasse a diferença.

Link: http://noticias.vrum.com.br/veiculos_correiobraziliense/template_interna_noticias,id_noticias=38826&id_sessoes=4/template_interna_noticias.shtml

bgtn
23/06/2010, 09:43
Mais uma....
Ah! mas tomei um p. susto: Loyer, Hilux zerada, Tópico: "Diesel brasileiro: o vilão"

Depois de ler alguns post´s a respeito da "alta afinidade" do CR com nosso diesel....

P.S. não estou urubuzando não, viu Loyer!!!

jlfarani
23/06/2010, 12:40
Tive problema igual na minha Ranger ,como estava na garantia trocaram filtros, limparam o tanque e tudo voltou ao normal, só não sei o estado do tanque e quanto tempo vai levar pra acontecer de novo. Encomendei na autorizada Ford em Itaipava o filtro pra colocar no bocal de abastecimento , chega hoje e custa R$17,00.
abs
J.L.Farani

Deivid/silveira
23/06/2010, 12:52
Que filtro é esse Jlfarani??

sarias
23/06/2010, 13:12
JL Farani,

Esse filtro é exclusivo da Ranger ou serve em outras camionetes tambem?

Agradeço a sua resposta.

sarias.



Tive problema igual na minha Ranger ,como estava na garantia trocaram filtros, limparam o tanque e tudo voltou ao normal, só não sei o estado do tanque e quanto tempo vai levar pra acontecer de novo. Encomendei na autorizada Ford em Itaipava o filtro pra colocar no bocal de abastecimento , chega hoje e custa R$17,00.
abs
J.L.Farani

Loyer
23/06/2010, 15:57
Mais uma....
Ah! mas tomei um p. susto: Loyer, Hilux zerada, Tópico: "Diesel brasileiro: o vilão"

Depois de ler alguns post´s a respeito da "alta afinidade" do CR com nosso diesel....

P.S. não estou urubuzando não, viu Loyer!!!
hehe não foi dessa vez.

Abraço.

jlfarani
24/06/2010, 12:07
Sarias , o filtro é original da Ford mas de repente pode servir nas outras , vai ter que experimentar pra saber , aqui na minha garagem tem uma hilux 3.0 , vou tentar ver se serve e posto o resultado .
Abs
J.L.Farani
Ranger 3.0 Ltd 06

jlfarani
24/06/2010, 12:15
Deivid , vou tirar uma foto e posto aqui , eu já vi essa foto em algum lugar acho que foi aqui no forum mesmo mas não lembro, deve ser a tal da esclerose causada pela IMA,he,he
abs
J.L.Farani
Ranger 3.0 Ltd 06
Pneus BF 265/75/16 sem BL (raspando um pouco)

sarias
24/06/2010, 13:22
Valeu! JLFarani, muito obrigado! :concordo: Os donos de Hilux vão te agradecer.
Eu não tenho uma, mas vou ver com uma autorizada Nissan se os caras sabem de alguma coisa.

Abraço,

sarias.


Sarias , o filtro é original da Ford mas de repente pode servir nas outras , vai ter que experimentar pra saber , aqui na minha garagem tem uma hilux 3.0 , vou tentar ver se serve e posto o resultado .
Abs
J.L.Farani
Ranger 3.0 Ltd 06

CARLOS-BSB
27/06/2010, 14:38
O tanque de combustível da Ranger já é de plástico. Não sei se são todas ou a partir de que ano. Mas a idéia do filtro instalado logo no bocal é muito boa. Quando passar por uma autorizada Ford vou procurar saber.

Loyer
01/07/2010, 15:01
E continua repercutindo:

http://www.dzai.com.br/blogdoboris/blog/borisfeldman?tv_pos_id=62722

Me lembrei de vários relatos aqui do forum quando começou esse problema nas tritons.
Alguns foristas aqui tiveram o filtro de suas triton´s substituídos pelo da outddor. :parede: E viva o amadorismo de muitas concessionárias MIT espalhadas Brasil a fora.

Marcelo-HPE
01/07/2010, 15:49
Isso depende da micragem do filtro se for a mesma micragem não há problema , resta saber se a micragem do filtro da outdoor é o mesmo da triton ,mas mesmo assim , não passa particulas.
Até agora não ví nehuma triton com a Injeção moida ao contrario da hilux mas tb só ví um caso no forum.
Tenho certeza que um pedaço de tanque não passa em filtro de diesel nenhum nem no de trator antigo os filtros são de papel especial !! como vão passar??
Na próxima troca de filtro , vou pegar o filtro substituído, vou rasgar a lata e ver se há muita sujeira no papel ,só de curiosidade .

jlfarani
01/07/2010, 15:59
Na minha 2006 o tanque não é de plastico não.

Loyer
02/07/2010, 17:26
Isso depende da micragem do filtro se for a mesma micragem não há problema , resta saber se a micragem do filtro da outdoor é o mesmo da triton ,mas mesmo assim , não passa particulas.
Até agora não ví nehuma triton com a Injeção moida ao contrario da hilux mas tb só ví um caso no forum.
Tenho certeza que um pedaço de tanque não passa em filtro de diesel nenhum nem no de trator antigo os filtros são de papel especial !! como vão passar??
Na próxima troca de filtro , vou pegar o filtro substituído, vou rasgar a lata e ver se há muita sujeira no papel ,só de curiosidade .

Casos de hilux e sw4 com injeção bichada é mais comum do que você pensa.
Só na minha família são 9 hilux e 3 sw4.
Dessas, uma pick-up deu problema aos 85.000 Km e 4 anos de uso e a sw4 era 2008/09 com 30.000 km.
Ambas tiveram o sistema commom rail trocados pela toy, mesmo essa 2006 que estava a 11 meses fora da garantia.

Abraço.

Daniel.Shimomoto
02/07/2010, 18:38
Apenas para constar;

Ontem abasteci a Ranger com Shell Formula Diesel aditivado. E uma coisa saltou a vista: O danado espuma super pouco! Vamos ver o desempenho da Ranger.

Abs!!!

Pequeno jr
02/07/2010, 20:06
Shimo .. primeiro tanque acho que não dará diferença.

Acho que só a partir do segundo ou terceiro.

RONIE_VALIM
05/07/2010, 01:27
Assinando o tópico...

Obs.: Caraca! 9 Hilux e 3 SW4 Loyer?

Walter L. L. Casitta
05/07/2010, 06:46
Apenas para constar;

Ontem abasteci a Ranger com Shell Formula Diesel aditivado. E uma coisa saltou a vista: O danado espuma super pouco! Vamos ver o desempenho da Ranger.

Abs!!!

A diferença é só a espuma mesmo e por falar em espuma, agora que percebi o quanto é chato abastecer uma Ranger. A Triton nunca afoga...

Loyer
05/07/2010, 11:27
Assinando o tópico...

Obs.: Caraca! 9 Hilux e 3 SW4 Loyer?
hehe os vovôs não brincavam em serviço, são 9 tios de um lado e 5 do outro, fora a família da noiva que é GIGANTE.:concordo:
Por ai vc imagina o tanto de primo(a) que eu tenho.
O pequeno jr diz que todo final de semana tenho um aniversário ou casamento kkkkkkkkkkkkkkkkk
Abraço.

carioca10
23/07/2010, 07:43
Fonte: clubranger4x4 da Argentina

"respuesta de ford sobre gasoil"
http://clubranger4x4.com.ar/phpBB2/viewtopic.php?f=6&t=15580&start=0

"
Estimado Oscar:

Agradecemos a Usted el tiempo que se ha tomado en contactarnos. La satisfacción de Nuestros Clientes es el Primer Objetivo de Ford Argentina, e intentamos cumplir con esta condición. En referencia a su consulta le informamos que los vehículos Ford son aptos tanto para combustible grado 2 y grado 3, entiéndase por esto ultra diesel y Euro diesel. Le sugerimos no cargar combustible grado 1, o común el cual tiene un alto contenido de azufre contraproducente para el sistema de inyección Common rail. Por otro lado, Ford siempre recomienda la marca YPF en combutibles y lubricantes.

Cordialmente,
Centro de Atención a Clientes Ford Ford Argentina
SCA 0800-888-3673
www.ford.com.ar
STRICTLY CONFIDENTIAL. The contents of this e-mail and any attachments are strictly confidential and property of Ford Argentina S.C.A. They may not be used or disclosed by someone who is not a named recipient. If you have received this e-mail in error please notify the sender by replying to this email inserting the word "Misdirected" as the message and delete the present message.

-----Original Message-----
From: Ford Argentina, Website (.)
Sent: Sábado, 10 de Julio de 2010 08:00 p.m.
Subject: Contactenos Ford Argentina Mensaje de Ford S.A. - Contactenos Nombre: ccccccccc
Email:xxxxxxxxxx
Motivo: Contacto de Ford.com.ar
Comentario:
compre en octubre de 2009 una ford ranger doble cabina 3.0 diesel 0 km, veo en los foros asi como en el sevicio tecnico maipu de cordoba, que no esta claro que gasoil colocarle, yo utlizo eurodiesel de ypf, quisiera saber si hay que agregarle algun aditivo, y si se puede usar ultradiesel de ypf"

"COMBUSTIBLE PARA 3.0 CONTESTO DE FORD"
http://clubranger4x4.com.ar/phpBB2/viewtopic.php?f=6&t=15688

"Estimado Cesar:

Agradecemos a Usted el tiempo que se ha tomado en contactarnos. La satisfacción de Nuestros Clientes es el Primer Objetivo de Ford Argentina, e intentamos cumplir con esta condición.

En referencia a su consulta le informamos que los vehículos Ford son aptos tanto para combustible grado 2 y grado 3, entiéndase por esto ultra diesel y Euro diesel. Le sugerimos no cargar combustible grado 1, o común el cual tiene un alto contenido de azufre contraproducente para el sistema de inyección Common rail.

Cordialmente,

Centro de Atención a Clientes Ford

Ford Argentina SCA

0800-888-3673

www.ford.com.ar"

Na minha Ranger com 13 mil km coloco Shell Fórmula Diesel ou quando possível BR Diesel Power.

carioca10
23/07/2010, 07:49
Gostaria de colocar a cada 4 ou 5 tanques este aditivo especial para motores common rail Liqui Molly, que os argentinos colocam, mas que parece não estar disponível no Brasil.

Algum aditivo substituto específico para motores common rail que recomendem?