Ver Versão Completa : tr4 para expedição com a familia
boa noite,
estou pensando em comprar uma tr4 2010 para fazer uma viagem com minha familia( esposa e dois filhos 7 e 3 anos) e gostaria de saber se o carro é confiavel?
vou andar mais ou menos 9000 km
outra coisa...ela anda bem na areia,,,devo compra a manual ou automatica?
tenho que comprar um carro a 75 mil
abraços
boa noite,
estou pensando em comprar uma tr4 2010 para fazer uma viagem com minha familia( esposa e dois filhos 7 e 3 anos) e gostaria de saber se o carro é confiavel?
abraços
Tubino, dê uma passada em uma concessionária Mit e faça um test drive tanto na manual quanto na automática pois assim você vai poder decidir qual lhe atenderá melhor.
O que me preocupa quando ouço a combinação TR4 e família é o espaço interno que não tenho outra apalavra se não ridículo.
O martírio começa pra entrar, o acesso ao bando traseiro é horrível e pra piorar vc tem um filho de 7 anos que essas crianças hj em dia são bem altas.
Eu por exemplo tenho 1,80 de altura e na regulagem que uso para dirigí-la nãos enta ninguem atrás de mim pois o banco dianteiro fica praticamente colado no traseiro.
Por isso que eu digo: Pegue sua família no sábado e leve para fazer um test drive que você verá que o mini suv é valente, mas que fique bem claro: NA MINHA OPINIÃO não combina com família.
Quanto a andar na areia vou deixar os experts do nordeste responderem mas quando estive em Recife ano retrasado o pessoal por la diziam que a embreagem da tr4 no areião costuma não aguentar la essas coisas e se não reduzir o câmbio AT esquenta com certa facilidade.
Veja que não tenho experiencia com a tr4 na areia, aliás com carro nenhum a gasolina, só estou vendendo o peixe pelo preço que paguei.
Abraço e boa sorte com a nova viatura.
obrigado
já tinha pensado nesse problema de espaço interno... vc acha que a pajero sport vai melhor?
O problema da Pajero Sport é o motor, que quando forçado pode esquentar, sobre tudo na areia.
Eu ja fiz uma viagem de 10,000 kms para o sul do Brasil, Uruguai e a Patagonia Argentina com uma TR4 e para resolver o problema do espaço coloquei um bagageiro da THULE.
Espero ter ajudad.
Abraço,
sarias
obrigado
já tinha pensado nesse problema de espaço interno... vc acha que a pajero sport vai melhor?
Be Trindade
23/06/2010, 12:03
Tr4 na areia, pelo menos aqui no RJ, anda muuuuuito beem!! na praia uns amigos que tem, chegam a dar (uiii) 100km/h!!! anda demais!! e em dunas a mesma coisa...
Mas concordo com o Loyer... deixemos pros experts do nordeste!!!
o espaço interno é terrivel!!
Abração!
Pequeno jr
23/06/2010, 12:05
obrigado
Sem sombra de dúvidas eu optaria por uma pajero sport e nesse valor, procuraria uma Sport 2.8 HPE. A última que tem destas é o ano de 2006 e você encontra várias com pouco km/rodados e em ótimo estado de conservação.
Neste valor, não sei se pega uma 2.5 modelo novo, mas mesmo pegando a questão dela aquecer é meio controlável com o seu uso. Tenho amigos com Pajeros 2.5 fazendo muita merda e eles não tem tido problema algum.
Ademais sobre outros itens da pajero ela é muito boa, suspensão boa, bom conjunto decâmbio AT e tração, altura e boa de venda e revenda.
Marcio Medina
23/06/2010, 12:27
Eu tenho 1,81m de altura e gosto de deixar o banco bem confortável, por isso jogo lá atrás. Já o amigo Deotti, aqui do Fórum, viaja com o carro e a família, sendo ele, a esposa e duas filhas, uma de 11 e a outra de 9 anos.
Espaço traseiro para bagagens realmente deixa a desejar, mas nada que não se resolva com um bagageiro de teto. O Cesar, outro amigo forista, viaja com a mulher e esposa e sanou seu problema com o uso do bagageiro.
Veja bem: não estou dizendo que o espaço dos passageiros são confortáveis, apenas que depende de quem dirige e como gosta da regulagem do banco.
Já viajei em 5 adultos na minha TR. Claro que não usei o banco como costumo, mas fui e voltei na boa.
Quanto ao fato de andar na areia, ela vai bem sim. Qualquer carro de transmissão automática sofre com aquecimento do câmbio quando muito exigido, mas acho que esse não é o seu caso. Salientando o que o amigo disse, uma reduzida resolve. Aliás, a reduzida é feita, entre outras coisas, pra andar na areia mesmo!
O problema de aquecimento no câmbio é facilmente resolvido colocando-se um radiador exclusivo para o câmbio. A instalação é facílima e a peça não é muito cara. O radiador de óleo da L200 R serve como uma luva e vc nunca mais terá problema com aquecimento de câmbio.
Pra finalizar, vale pensar que fazer uma expedição exige algumas melhorias no carro. O nosso amigo Geraldo Bergamo (GeBê) fez Patagônia, Matchu-Pitchu, Atacama e Ushuaia com uma Pajero iO, mais fraca que a TR4. Não teve problema algum com o carro - foi e voltou sem quebra. Mas fez uma bela revisão antes e adaptou algumas pequenas coisas no carro.
Falando em diferença de consumo, a TR4 AT é mais econômica na estrada do que a MT. Em contrapartida, a MT é bem mais econômica que a AT na cidade.
Para começar as modificações, sugiro o seguinte:
- Protetores inferiores (são essenciais, acima de tudo);
- Um kit lift para dar uma levantada no carro, 2" resolve;
- Escolha de um bom jogo de pneus;
- O radiador de câmbio, se seu uso for realmente extremo;
- Bagageiro e, se possível, 2 faróis de milha;
- Protetor do parabrisa (os cascalhos das estradas nesses locais podem danificar o vidro);
- Suporte para 1 pneu extra no teto.
Tirando o radiador do câmbio, todas as outras peças são bem vindas em qualquer outro carro, ou seja, essas modificações não são solicitadas apenas para TR4.
De toda forma, se vc for fazer essa expedição sozinho (o que nunca é recomendado), não se esqueça do guincho, cintas, manilhas, âncoras de solo e patesca.
Outro detalhe importante sobre toda a linha Mitsubishi: a falta de conforto dos bancos frontais. Por serem muito macios, cansam muito em viagens longas. Se puder substituí-los por algum concha reclinável, seria o ideal. Eu recomendo bancos da Rallye Design modelo Stradalle ou da Sparco, modelo Chrono Road.
Mas veja bem: é totalemente possível fazer essa viagem com a TR4 original. Só estou sugerindo algumas melhorias que farão muita diferença na sua viagem, tanto em questão de segurança quanto em conforto.
Se quiser mais orientações sobre as modificações, procure a 4WD Brasil - Four Wheel Acessórios. Preparei a minha lá. Fale com o Rochinha ou Jorge Boliviano - www.4wdbrasil.com.br
Este é o link das primeiras modificações que fiz na minha, agora está um pouco mais equipada, com banco concha etc: http://mitsubishibrasil.com.br/portal/news/mitsubishi/pajero-tr4-armada-ate-os-dentes.html
Espero ter ajudado. Qqr dúvida, é só postar ou mandar MP.
Grande abraço e boa sorte na compra,
Tubino, o carro apesar de valente, robusto e andar bem em qualquer terreno não faz o tipo carro pra família e viagens, o espaço interno é sofrível, o consumo é elevado e nas subidas tem q ter paciência. Fiz o test drive na época e não achei tão apertado assim só depois viajando com amigos ou agora com um bebe de 7 meses é q pude constatar o inferno da falta de espaço.
Existem opções bem mais interessantes pelo mesmo preço. Já olhou o Subaru Forester? Tá 79 paus e é um baita carrão, dá uma olhada aqui no forum e nos videos do youtube. Tem a Sport, a Xterra e a Defender tb, com a vantagem de ser diesel mas com mais anos de uso.
Ande nos carros e pesquise no forum, no final todos tem vantagens e desvantagens q só vc vai poder considerar pra decidir.
Abç
Cesar
obrigado
Sem dúvida a sport seria bem melhor para a família.
Marcelo-HPE
23/06/2010, 17:33
No 1° Arraial Sand -Storm , mas 10 tr-4 andaram 104 km pela areia fofa de Maricá a Arraial do Cabo .
tem até uns vídeos no You tube.
Pequeno jr
23/06/2010, 17:37
Eu sou daqueles que pensa assim:
Expedição chama veículo "diesel", "4x4" de preferência grande e confortável para todos que estarão no veículo.
Uma coisa é rodar 1000km .. outra coisa são os 9.000 que o camarada falou.
boa noite,
abraços
Olá!
Estou acompanhando o tópico e resolvi me manifestar.
Se eu fosse fazer uma viagem longa, não ia comprar o carro destinado a fazer esta viagem às vésperas da mesma, ia preferir viajar com um carro que eu já conhecesse. Mesmo sendo novo ou seminovo, todo carro tem seus truques, suas particularidades, e o TR4 não deve ser exceção.
Pergunto, sob o risco de ser considerado atrevido :mrgreen: : quando será esta viagem? Qual o roteiro? Será necessário um 4x4 para fazê-la? Você tem experiência na condução fora-de-estrada?
O objetivo das perguntas acima não é ser enxerido, nem criticar a sua viagem, e sim tentar ajudá-lo em sua escolha.
[ ]s
marcio,
obrigado pelas dicas...
na verdae minha viagem vai ser pela argentina, tb acho que o melhor seria um carro a diesel...pensei na L200 mas pelo que li o espaço interno eh pior e qinda tem o problema de esquentar, por isso pensei na tr4.
continuo esperando por mais ajuda
obrigado a todos.
Tubino,
eu tenho uma TR4 com 105.000 km, viajei bastante nela... seja AT ou MT não vai ter problema. só fique esperto que no dia que escolher uma AT e entrar na trilha, reduz, mesmo que não seja necessário, reduz. teu câmbio vai durar mais de 105.000km... como viagens longas só fiz a dois, não tive esse problema de espaço.
agora vou entrar no coro "DIESEL". mesmo sendo gasolina, sendo eletrônica. sendo flex, o motor é adaptado a nossa gasolina com mistura. Diesel não te dará problemas, mesmo que acabe na pqp, terá um caminhão que poderá te ceder 10L, um trator, um gerador... expedição = diesel. como também tenho essa intenção, comprei uma Xterra 2005 por não ser eletrônica. qualquer lugar do mundo eu acho quem arruma.
e outra, vai pegar atacama/patagônia no inverno com um carro com 400km de autonomia? com família? você é mais corajoso que eu.
Pequeno jr
24/06/2010, 07:58
e outra, vai pegar atacama/patagônia no inverno com um carro com 400km de autonomia? com família? você é mais corajoso que eu.
Esse é o ponto vital de um veículo para expedição. Autonomia.
Guilha;
MUITO OBRIGADO POR ME PASSAR ESSAS DICAS!
Na verdae quem esta organizando essa viagem é um primo da minha esposa que mora em ouro branco /mg então eu não tenho detalhes como esse que vc me passou, estou verdinho da silva...
ele vai em uma pajero gls, eu eh que pensei na tr4 por minha conta... acho que me dei mal.
o que vc acha da l200 ou quem sabe até um troller?
um abraço
gustavo tubino
Marcelo-HPE
24/06/2010, 09:08
Tubino !! sou de Campos dos Goytacazes , aqui do seu lado , como é o esquema dessa viagem , quando vcs irão ?, qual o roteiro ? me manda seu fone por M.P que eu te ligo pra gente conversar . tô querendo entrar nessa barca ai !!
Abração .
Bargiela
24/06/2010, 09:49
Guilha;
MUITO OBRIGADO POR ME PASSAR ESSAS DICAS!
Na verdae quem esta organizando essa viagem é um primo da minha esposa que mora em ouro branco /mg então eu não tenho detalhes como esse que vc me passou, estou verdinho da silva...
ele vai em uma pajero gls, eu eh que pensei na tr4 por minha conta... acho que me dei mal.
o que vc acha da l200 ou quem sabe até um troller?
um abraço
gustavo tubino
Tubino,
Com a grana que vc falou que tem disponivel vc pode pegar uma TR4 2009 praticamente 0km, aqui no rio tem varias a venda com 20mil rodados, e sobra grana pra adptar o veiculo para expediçao, com bagageiro, step extra, 2 galoes, lift 2", pneus 225/75 16 AT, guincho,etc.
Mas se vc quer mais conforto, e menos preocupação vai de X-terra ate 2005, de L200 savana ou hilux SW4.
Essa Savana 2005 aqui, considero uma boa sugestão. É a quadradinha, tem 8 amortecedores, pneus 32, snorkel, bagageiro... 55.000
http://www.webmotors.com.br/webmotors/carro/usado/mitsubishi-l200-2.5-savana-4x4-cd-8v-turbo-diesel-4p-manual/6319137/detalhe.wm
Comprou mais um step, um galão, bota um guincho e instala 4 milhas no bagageiro.
Faz a revisão no carro e partiu.:dance:
ABS
Pequeno jr
24/06/2010, 11:50
Essa Savana 2005 aqui, considero uma boa sugestão. É a quadradinha, tem 8 amortecedores, pneus 32, snorkel, bagageiro... [SIZE=4][COLOR=Red]55.000
Para o off road, esses 8 amortecedores são perfeitos.
Agora para expedição .. 9000km/rodados .. muito tempo dentro do carro ... você não tem a noção do quanto você iria xingar os amortecedores.
o carro vira um cabrito .. Pula pra caramba... é questão de gosto, mas eu optaria por uma com 4 amortecedores normais mesmo.
Lembrando que o amigo tem família.... Eu particularmente partiria para uma SUV.
Troller é boa opção, mas aonde você vai levar sua bagagem? Normalmente pessoas que fazem expedição com um troller, vão com 2 pessoas e arrancam os bancos trazeiros. Ou senão um Jet bag que só comporta 100kg de bagagem.
L-200 sendo outdoor (de preferência GLS) também é uma boa opção além de que, no valor que você fala que tem, seria mais fácil de achar uma bem mais nova do que uma Pajero Sport.
X-terra ... nem precisa falar .. perfeita! Com esse valor vc pegaria uma muito nova.
Agora como dissemos lá no início, vá com a família e faça o test drive nos veíiculos, pois quem vai andar nela é você. Nós aqui damos relatos baseados em nosso uso, mas o seu poderá ser bem diferente do que o nosso.
Leva a família, faça o test drive com todos na viatura e veja o que melhor se comporta no seu bolso.
Ah sim, muito importante, carro usado é procedência!
Caro,
Tenho um aTR4 2009 e estive com ela em Mendoza/Argentina e Colônia/Uruguai.
O que posso lhe dizer:
Autonomia
Na viagem ao Uruguai (três pessoas) fiz 5mil km e uma média excelente: 9.4 km/l com gasolina (autonomia de 650km +/). Mas não é esse o padrão do carro. O padrão na estrada é de 8,5km/l com gasolina, andando entre 3/4 mil giros. No Uruguai contaram a favor eu ter andado na casa dos 3mil giros, o país ser plano, a gasolina ser melhor.
Na viagem a Mendoz a (duas pessoas), fiz ida e volta 7mil km e a média geral foi de 7,5km/l com gasolina. Considerando que andei a viagem toda a 5mil giros e na volta o carro veio arriado de tanta carga, achei a média razoável. Nessa média tb estão incluídos os km rodados em cidades, trechos 4x4H, ar ligado o tempo todo, estrada de terra, etc.
Espaço interno
O espaço interno para os passageiros que vão atrás tem limitações. Se as pessoas forem de estatuta mediana para baixo (1,70m), dá pra rodar com certo conforto. Para o Uruguai, fomos em três pessoas entre 1,70 e 1,60m e não tivemos problemas. Tb já fiz algumas viagens de 5 horas com 4 pessoas de estaturas de medianas pra baixo sem problemas.
Mas eu costumo dizer que a TR4 é um carro adequado para duas pessoas (FUN FOR TWO que é a minha placa).
Quanto ao espaço para malas eu acho excelente. No meu caso eu tirei aquela tampa inútil do porta malas, inclusive os batentes laterais, e já coloquei bagagem de 4 pessoas (sendo três mulheres...), caixa de ferramentas, caixa de pic nic, caixa de isopor, etc, etc. Vc vai amontoando tudo até o teto e cabe muita coisa. Além disso, coloquei um bagageiro tipo cesta que garate um espaço extra.
Desempenho
Andei só uma vez com ela na praia (Cassino) e não deu pra ver o desempenho em dunas pq andei pouco e não sai da praia. Mas pelo que eu sei a TR4 é muito bem cotada no NE pq é leve e se sai muito bem nas dunas. Estive em Jericoacoara em Setembro (mas de Hilux) e a TR4 era só elogios.
Conclusão
Minha conclusão é que o carro é muito bom, a um apreço bastante justo, mas vc deve ver se ele serve pra vc. Faça um teste drive e veja principalmente como ficam os bancos da frente e quanto espaço sobra atrás para os seus filhos. Esse eu acho que é unico porém pra vc, dependendo da sua altura e da sua mulher. Seus filhos ainda são pequenos.
O desempenho eu acho que é mais do que suficiente para uma condução familiar e excelente para condução off road.
A questão da autonomia não é problema se vc se programar (recomendo o guia YPF da Argentina). Sempre tem um posto no meio do caminho. Pra Mendoza, o trecho mais longo sem posto foi de 450km e eu passei sem qq problema. Mas se a Patagônia ou Atacama estão no roteiro é bom pensar em levar um galão de 20l e aliviar o pe. Com isso vc terá seguramente uns 740km de autonomia, fazendo 8,0km/l.
Eu recomendo a manual, pois acho o câmbio automático da TR4 ineficiente.
Boa escolha!
Abs
marcelo, boa noite
sou de itaperuna e vou muito a campos, terca feira mesmo estou ai...
manda seu contato que a gente se fala.
quero ver sua l200...pode ser?
estou pensando em comprar uma
Luiscarioca
26/06/2010, 13:26
Ola . . . eu fiz no ultimo verao 3.700 km com a TR4 MT 08 e a verdade fiquei muito satisfeito com o desempenho do carro tanto na estrada como en alguns passeios que dei nas praias do sul da bahia.
O espaço interno do carro pra 4 adultos em viagem longa acho pouco mais para dois adultos e duas crianças nao vejo problema.
O tamanho da mala eu acho bom tem bastante espaço e ainda possibilidade de tirar a tampa e ir empilahndo coisas.
Principal problema que vejo e no consumo . No alcool fiz um promedio de 6,20 km/litro e olha que meu pe e levinho a velocidade normal na estrada e 100 - 110 km/hora .
Na gasolina na estrada estou fazendo uns 9 km/litro. Na minha opiniao nesse carro nao e interessante usar alcool ate que o preço do alcool seja 65% ou menos do valor da gasolina.
Andei un pouco em praias com 4x4 e dif bloqueado e nunca tive problemas, e claro que nao setou falando de subir dunas ou andar na areia fofa, isso ai eu nao fiz e nao sei bem o desempenho do carro.
Bargiela
26/06/2010, 19:39
Realmente isso depende mt de cada um, qual a referencia de conforto de cada um.
Podemos somente dar uma idéia mas a melhor coisa como mts falaram é o test drive.
Minha experiência em viagens é acima do esperado, todo ano pego minha IO e faço RJ-SC, RJ-BA, trajetos de de 2600km, 3400km.
Tenho 1,86 e sempre vao 2 adultos comg, inclusive um deles tem 1,94.
Minha média na estrada é de 9,5 - 10km/l , com gasolina aditivada.E o carro sempre regulado e com manutenção em dia.
Pego areia fofa, e dependendo do clima, pego lama tbm.
Nunca tive problemas, e conheço que ja tenha feito expedição a patagonia com IO com lift sem problemas.
Abs
Marcelo-HPE
26/06/2010, 21:59
Eu Já ví TR4 até em expedição transamazônia junto com troller e defender . e o carro foi muito bem .
A minha tinha lift e fazia curva a 150km/h sem medo.
fez trocentas trilhas, saiu no +off road algumas vezes, fez partes do Verde 3, trilha do índio, trilha da pamonha, castelhanos... até no cachorro louco eu brinquei com ela, só no início, claro.
Viagens pra SC eram frequentes. o carro não te cansa.
manutenção barata... fácil de achar peça. foi um carro que só me deu alegria. quando falei que ia vender, minha mãe quis ficar com o carro e me deu a zafira dela, que eu dei num rolo numa Xterra.
que recomendo um absurdo pro seu caso. é uma SUV que meu banco todo pra trás ainda dá 30 cm pra joelhos. Diesel (MWM 2.8), Câmbio Eaton (peça em qualquer canto), Eixos Dana44 (peça em qualquer canto), toda a hidráulica é ZF, a turbina Garrett funciona com 0.8bar que não força o motor e é um carro confortável. mas muito confortável.
a TR4 parece um kart comparada a Xterra. a TR4 é espertinha, canta a traseira o tempo todo, firme no chão... a Xterra é macia, banheirona, entra na curva a 160km/h igual a TR4, mas não sente nada do chão pro porte dela. muito mais macia.
além de fazer normalmente 730km com um tanque que enche com 110 reais de diesel.
a minha Xterra é 2005, escolhi por ser o último ano do motor ainda sem eletrônica. para de fato, em qualquer buraco que eu me meter, poder arrumar o carro.
a única ressalva que faço pra TR4 é a autonomia. é um carro pra 200.000km, então se achar uma Long Range 2005/2006 com tanque de 90L original, com uma boa km. rapaz, não pensa duas vezes. compra, pega essa diferença de grana e faz um lift (R$800), guincho (R$2500), revisa o carro, coloca um pneu AT (ou melhor, coloca o pneu na argentina, ainda economiza umas latinhas) e vai sem medo.:concordo:
valeu pela dica...eu sei das qualidades da tr4 mas etou convencido de comprar um carro diesel para essa aventura...a xterra parou de fabricar?
Sim, a Xterra parou em 2008.
mas as peças dela continuam sendo fabricadas até hoje. o motor é MWM 2.8, que equipou trollers por anos, ainda equipa Blazer e Volares (microônibus). deve equipar outros, mas não me lembro. comprei a minha faz uns 40 dias... ela tinha 50.000km, pra um motor feito pra mais de 700.000... vai dizer que não é um seminovo?
Câmbio Eaton, também tem peça em qualquer esquina. e dura um absurdo.
Eixos Dana 44. nem preciso dizer... é tão comum que tenho um na garagem de uma engesa antiga. ficou de reserva.
é um carro bruto, com a suspensão suave de um sedan. adoro a minha, coloquei um dvd nela, gps, em breve um px. lift de suspensão comprados, rodas aro 16 compradas pra receber em breve um 265/75/16 (tenho certo receio de 33" pra uso diário)
fernandotf
29/06/2010, 09:01
valeu pela dica...eu sei das qualidades da tr4 mas etou convencido de comprar um carro diesel para essa aventura...a xterra parou de fabricar?
Veículo a Diesel tem diversas vantagens em expedições:
1) Os motores Diesel são em geral muito mais resistente;
2) O "giro" de combustível Diesel é maior do que o "giro" de Gasolina nos postos do interior... isto significa menos chance de pegar combustível velho;
3) São mais econômicos e tem uma autonomia maior;
4) Levar Diesel reserva é mais seguro do que levar Gasolina reserva;
5) Tem mais torque. Em expedição, ninguém vai postar corrida... mas podem precisar rebocar algum caminhão atolado pelo caminho.
Estou indo para o Atacama agora na segunda quinzena em Julho (parte Sul, região da Argentina). Embora eu tenha uma TR4, irei de Hilux... confio muito na TR4, sei que não me deixaria na mão, mas como surgiu a oportunidade de ir de carona, poupo o meu carro e tenho com quem dividir o volante (a patroa não gosta de dirigir :) ).
Agora, por fim, estarei indo em grupo para o Atacama... viagens deste tipo é importantíssimoos andar em mais de um veículo, pois por mais confiável que seja a viatura, se quebrar (ou quebrar um eixo em alguma pedra), o bicho vai pegar, pois é um lugar no meio do nada...
aaaaaaaah sim!
esse é o ponto mais importante! viaje em grupo.
não importa que seja uma expedição pelo centro suiça, lugar seguro, iluminado... filhão, é chapa de outro país, encostado na estrada com capô aberto. se tem 4 carros parados, 10 pessoas, só polícia pára pra ver, você sozinho parado na estrada é melhor do que lasanha pros ladrõeszinhos locais.
asviegas
04/11/2010, 17:35
A minha tinha lift e fazia curva a 150km/h sem medo.
fez trocentas trilhas, saiu no +off road algumas vezes, fez partes do Verde 3, trilha do índio, trilha da pamonha, castelhanos... até no cachorro louco eu brinquei com ela, só no início, claro.
Viagens pra SC eram frequentes. o carro não te cansa.
manutenção barata... fácil de achar peça. foi um carro que só me deu alegria. quando falei que ia vender, minha mãe quis ficar com o carro e me deu a zafira dela, que eu dei num rolo numa Xterra.
que recomendo um absurdo pro seu caso. é uma SUV que meu banco todo pra trás ainda dá 30 cm pra joelhos. Diesel (MWM 2.8), Câmbio Eaton (peça em qualquer canto), Eixos Dana44 (peça em qualquer canto), toda a hidráulica é ZF, a turbina Garrett funciona com 0.8bar que não força o motor e é um carro confortável. mas muito confortável.
a TR4 parece um kart comparada a Xterra. a TR4 é espertinha, canta a traseira o tempo todo, firme no chão... a Xterra é macia, banheirona, entra na curva a 160km/h igual a TR4, mas não sente nada do chão pro porte dela. muito mais macia.
além de fazer normalmente 730km com um tanque que enche com 110 reais de diesel.
a minha Xterra é 2005, escolhi por ser o último ano do motor ainda sem eletrônica. para de fato, em qualquer buraco que eu me meter, poder arrumar o carro.
a única ressalva que faço pra TR4 é a autonomia. é um carro pra 200.000km, então se achar uma Long Range 2005/2006 com tanque de 90L original, com uma boa km. rapaz, não pensa duas vezes. compra, pega essa diferença de grana e faz um lift (R$800), guincho (R$2500), revisa o carro, coloca um pneu AT (ou melhor, coloca o pneu na argentina, ainda economiza umas latinhas) e vai sem medo.:concordo:
A minha é TR4 Long Range 06/07 AT tá com 60.000km. Meu consumo gira em torno de 8.8-9km/L. Estou planejando uma viagem pra Fortaleza no ano que vem ( 2.946km até a porta da casa dos meus pais ) .. ainda não planejei o percurso nem preparei o carro, mas pelo que vejo no forum uma viajem de 6~7mil Km pra uma TR4 é relativamente tranquilo. Quando estiver mais próximo da viagem vou precisar de ajuda pra preparar o carro e quem sabe alguém possa me ajudar com percurso.
Meu amigo, é tarde para falar, mas preciso me manifestar.
Creio que andar de carro preparado para viagem é muito melhor, mas, considerando que sua viagem é pela argentina, não vejo a necessidade de adaptação do carro ou pneu extra. Apenas um boa revisão do seu veículo e pode andar com segurança. Já viajei pela argentina com um gol g3 1.0 e fui e voltei na boa. Já viajei com astra por 8000 kms por oitos estados brasileiros e não precisei de nenhuma adaptação. Tenho no meu currículo algumas viagens e todas com carros de passeio.
Aconselho sempre ter uma corda forte no porta-malas, um kit de reparo de pneu que pode ser adquirido facilmente, e você mesmo faz o reparo em poucos minutos, um compressor que funciona na tomada do carro.
Quanto ao tr4, ele tem suas limitações em relação a espaço interno, mas como seus passageiros de trás são crianças, não vejo problema algum. Quanto ao consumo, isso é uma questão particular, pois comprar o carro nessa faixa de preço e se preocupar com a gasolina, daí é melhor comprar um carro 1.0.
Considerando o conforto, acho que ele atende bem, pois é bem silencioso em relação a carros diesel, tem abs, airbag e câmbio automático.
Nessa faixa de preço, é um carro completo porque atende as necessidades urbanas e também fora da estrada.
Abraço.
boa noite,
abraços