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Gersin
22/06/2010, 00:32
Pessoal,

Gostaria de ajuda. Estou pensando em turbinar um MWM 229, de um trator Valmet 885 4x2 (Que acho um excelente trator):dance:. O trator é aspirado, original, e então gostaria de instalar uma turbina. É possível fazê-lo sem ter que ''abrir'', mecher no motor. Gotaria de ''turbinar por fora'' (já vi uma expressão assim). Se possível alguém já o fez? Alguém pode dizer +/- quanto fica?!?! Alguém já fez algo semelhante em alguma máquina agrícola? Desculpem pelo assunto um pouco diferente do forum.

Grato. GMC

Tio Eddie
22/06/2010, 00:41
Gersin

Tem kit de turbinamento pro mwm 229, agora não sei dizer como fica num trator.

Nas pkps funciona bem.

my 2 cents

[]s

Gersin
22/06/2010, 00:46
Tio Eddie, grato pela atenção. O motor entrega 79cv, como está. Se turbinar, se for semelhante às picapes vou ganhar qtos cv's??

DiEgOsEiChIrLz
22/06/2010, 04:50
Tio Eddie, grato pela atenção. O motor entrega 79cv, como está. Se turbinar, se for semelhante às picapes vou ganhar qtos cv's??

se ele for 4 cilindros (tive um valmente 85D e era 3Cil.) vai subir pra 119cvs tendo como base o 229 turbo 4cil da f1000.

Gersin
22/06/2010, 11:39
Ele é 4 cilindros sim.

Nava
22/06/2010, 11:55
Mas e qual o objetivo? Puxar algum implemento mais pesado?

Veja, temos um ford serie 30 dual power com motor de 95Cv e 4x2. É um trator muito forte mas que perde feio para tratores menores 4x4 pq tem força mas patina muito, mesmo com lastro, água nos pneus, etc.

Dependendo do que for, não valeria a pena comprar um kit de tração para ele e mexer um pouco no débito da bomba? O 885 é serie prata?

Gersin
22/06/2010, 15:06
Então, ele é um 885 s. Temos também tratores 4x4, um 785 e um 900. O 885 possui lâmina, e com bom lastro faz um bom serviço, na lâmina. Se conseguisse tirar mais potência, penso que ele possa melhorar seu desempenho em tarefas mais árduas como tracionar uma plantadeira jummil(2580) ou uma JF Colhedora de silagem. Se ficar tudo bacana quem sabe até uma plantadeira maior. O 985 me parece que o mesmo motor(229 4 cil) só que turbo? É isso?

Gersin
22/06/2010, 15:12
Como que posso saber quanto ganhei de potência em um trator alterando o débito da bomba? Pois tendo em mente +/- qtos cv's a máquina tem, posso trabalhar''adquirir'' ou não com determinado implemento.

_montanha_
22/06/2010, 15:48
Darei aqui meus "2 cents" também...

Fizemos isso duas vezes por aqui, uma vez numa F1000 89 e outra vez num Valmet 88 Série prata (por um acaso este que aparece no meu avatar) ambos, 229 "series".

Com o kit da F1000 vc pode colocar tranquilamente neste motor, tendo que adaptar somente o escape, que na F1000 é pra baixo, e colocando um filtro de ar a seco (no Valmet 88 ele é a óleo), e depois da instalação vc pode regular em casa mesmo a injetora (meio arriscado) ou levar em um bombista pra fazer isso, porém, mesmo sem aumentar o diesel ja da pra sentir a diferença, trabalhamos muito tempo assim, e nunca deu problema.
Vai ser como ganhar uma marcha, ou seja, onde precisava de 3ª reduzida, da pra ir em 4ª reduzida.

No kit provavelmente vai vir
A turbina (óbvio);
Parte do coletor quente, somente onde vai "sentada" a turbina;
Ponteira para escape (esta, virada pra baixo), mas é só cortar e emendar pra cima;
Bocal pra retorno do oleo, este vai na boca do bujão de oleo do motor mesmo, como se fosse um prolongador pra colocar a mesma tampa, mas com uma bifucação pra receber a mangueira do retorno;
Um bifurcador da cebolinha do óleo (pressão do óleo), que vai alimentar a lubrificação da turbina (verifique sua bomba de oleo, se não está fraca!!);
Mangueiras e mangotes para as devidas conexões...

o bagulho é bem intuitivo e da pra fazer em casa sem medo de ser feliz! :palmas:

Se falei caca, me corrijam!

[]'s!

bgtn
22/06/2010, 16:04
Gersin,

De maneira geral, quanto ao dimensionamento do conjunto trator - máquina/implemento, convem adequar à potencia "original" do motor. Um simples aumento no débito da bomba não vai trazer tanta potencia assim.

Eu concorcordo com a colocação do Nava, às vezes não adiante ter muita potencia, se ela não pode ser trasferida, transformada em tração/arrasto.

Com relação ao "turbinamento", você vai, com certeza ganhar potência, mas EU acredito que isso vai te matar na questão da embreagem, principalmente por causa da "lamina"....
Ah! se a idéia persistir (turbinar...), recomendo dar uma atenção especial ao sistema de fitro de ar, inclusive com utilização de pré-filtro, se possivel...

bgtn
22/06/2010, 16:06
se ele for 4 cilindros (tive um valmente 85D e era 3Cil.) vai subir pra 119cvs tendo como base o 229 turbo 4cil da f1000.
Diego,

Tem certeza que seu Valmet 85iD era 3 cilindros? não seria um 60iD (ou 62 - 65)?
pelo que eu me lembre, o 85 que tivemos era com o mwm 225-4.

bgtn
22/06/2010, 16:19
De maneira geral, quanto ao dimensionamento do conjunto trator - máquina/implemento, convem adequar à potencia "original" do motor. Um simples aumento no débito da bomba não vai trazer tanta potencia assim.



Falta de atenção de minha parte: isso é valido apenas para o caso de "abrir a bomba" (aumentar o débito). Se você turbinar, obviamente muda a potencia, com isso a realaçaõ de conjunto.

_montanha_
22/06/2010, 16:30
ó eu entrando na conversa alheia de novo
mas quanto a embreagem, não vai acarretar em grandes diferenças não
até pq esses sistemas de embreagem dos tratores são um pouco superdimensionados, já que a mesma embreagem equipa tratores com motores de maior potência, como o caso do 985 turbo mwm que tem cerca de 95cv.
O que tem de cuidar meeesmo é a questão filtro de ar, bomba de oleo e se a mistura não vai ficar muito pobre.
Claro, uns pesos a mais na roda de tração também é bem-vindo!

[]'s!

DiEgOsEiChIrLz
22/06/2010, 16:41
Diego,

Tem certeza que seu Valmet 85iD era 3 cilindros? não seria um 60iD (ou 62 - 65)?
pelo que eu me lembre, o 85 que tivemos era com o mwm 225-4.

era sim um 85id amarelo, quanto a quantidade de cilindros eu devo ter confundi com um agrale(acho q era 4200) vermelho q tivemos antes do valmet.

http://www.tratora.com.br/imagens/pecas/trator/trator4.jpg

http://images.quebarato.com.br/photos/big/5/7/30757_2.jpg

bgtn
22/06/2010, 17:01
Legal, também tivemos por muito tempo um Valmet 85iD. Bom trator...
Mas... o que era aquela redução final de dentes retos??? nos dias de hoje, só com protetor auricular para trabalhar com aquilo.... ainda assim o Ministério deve "met.. o ferro"

bgtn
22/06/2010, 17:17
ó eu entrando na conversa alheia de novo
mas quanto a embreagem, não vai acarretar em grandes diferenças não
até pq esses sistemas de embreagem dos tratores são um pouco superdimensionados, já que a mesma embreagem equipa tratores com motores de maior potência, como o caso do 985 turbo mwm que tem cerca de 95cv.
O que tem de cuidar meeesmo é a questão filtro de ar, bomba de oleo e se a mistura não vai ficar muito pobre.
Claro, uns pesos a mais na roda de tração também é bem-vindo!

[]'s!
Montanha,
Tens razão, o kit de embreagem do 885 (embreagem simples) é o mesmo do 980 (95cv), 985 (105cv). Mesmo assim, lembro-me que o do 980 não era grande coisa, não.....
Lastrear um trator para trabalhos de tração/arrasto é obrigatório, ainda assim, há uma perda considerável por patinagem em tratores sem tração auxiliar....

Ah! Montanha, é o cara certo para tirar as dúvidas de nosso colega, pois, pelo que pude perceber, o que ele quer é exatamente o que você fez, pegou um caracol, "meteu" (ui!!!!) no motor e fez alguns ajustes necessários.... Coisa simples, baixo custo.
Também tive essa vontade com tratores que tivemos, mas, depois de um 980 que tivemos, desisti dessa idéia....

Abs

DieselPower
22/06/2010, 21:50
quanto a quantidade de cilindros eu devo ter confundi com um agrale(acho q era 4200) vermelho q tivemos antes do valmet.


4100 = 1 cilindro
4200 = 2 cilindros
4300 = 3 cilindros

Segundo um vendedor aqui da cidade, os novos Valtra 75 cvs, com motor Valtra, são 3 cilindros turbinados.

DieselPower
22/06/2010, 21:52
O que tem de cuidar meeesmo é a questão filtro de ar, bomba de oleo e se a mistura não vai ficar muito pobre.



Mistura pobre em motores ciclo Diesel não tem problema, ao contrário dos motores ciclo Otto, mistura pobre resulta em motor mais frio.
Mas concordo que com a mistura correta a potência será maior.

DieselPower
22/06/2010, 22:01
Gersin,
Já pensei várias vezes em turbinar um trator originalmente maçarico também...
Mas meu objetivo era outro. Comprar um Massey 55X, 65X ou 85X, reforma-lo inteiro e turbinar, escape diretão pra cima e um manômetro de pressão da turbina parafusado na lata próximo ao volante!
Mas não seria para trabalho duro, apenas para rebocar carretas e dar uns "rolés" na região!
Ou seja, trator "curinga", quando não tiver um liberado ele quebra o galho.
Fico imaginando a "ronqueira" que ficaria! Será que pia?

_montanha_
22/06/2010, 23:42
DieselPower, tu tens razão!

o que costuma acontecer quando não se ajusta a bomba injetora nesses casos, é que vc aperta o acelerador no fundo e da a impressão que ta dando falta, isso nos dois casos foi consertado dando um pouco mais de diesel pro motor beber e deu tudo certo...

bgtn

me parece que aqueles primeiros 985 mwm sairam com esses 95 cv, só os 985 "S" com motor Valmet mesmo (valtra ou Delphi, agora não sei ao certo, coisa que os vendedores da época me falaram) que tinham os 103~105 cv.

[]'s

bgtn
23/06/2010, 08:38
montanha,
os primeiros que você fala são os 980, esses eu tenho certeza que tinham 95cv... Eu estava achando que, quando mudaram para 985, além da opção do Multitorque (acho que era isso o nome do "Dual Power" da Valmet), já tinham alterado para 100 ou 105, por meio de alteração nos prospectos e propaganda de venda, kkkkk. para alinhar com os concorrentes à época o MF 292 e ford 7610 (ou já era 30?)

_montanha_
23/06/2010, 09:11
pois é
ainda era 7610 mesmo, os 30 vieram depois...

ps.
nosso papo ta bão por demais da conta, mas acho que não tem muito a ver com pickups, será que não era interessante mover o tópico não???

[]'s