Ver Versão Completa : 4.1 + câmbio automático?
GPA-Airborne
09/03/2005, 12:15
Lá vem o GPA e suas idéias... rs
Admito, sou criativo até demais!
Enfim...
Pessoal, em paralelo aquela manutenção normal, de quem anda todo dia de jipe (no meu caso um CJ-6), fico estudando e pensando nas futuras adaptações, que chamo de "Projeto 200".
O Projeto 200 consiste em colocar um motor com 200 Cv no B.
Liderando a disputa, estão o V8 302 e o 4.1 injetado (e modificado p/ chegar aos 200cv).
Mas não encontrei nada sobre a possibilidade de instalar o 4.1 com câmbio automático.
É possivel?
É viável?
É confiável?
Qual seria o câmbio adequado?
Qualquer outra informação será bem vinda!
Valeu
Sandro Tannuri
09/03/2005, 13:18
Eu faria com o cambio do Opala e adaptaria na t case.
Nunca fiz e nem nunca vi nenhum assim mas é como eu apostaria.
Abraços,
Marcelo R. A. da Cunha
09/03/2005, 15:20
Eu concordo com o Sandro os Diplomatas tinham um otimo cambio!!!!! Talvez o do Omega, mais provavelmente seria mais caro.
rgds,
ramiro_eli
09/03/2005, 15:54
Eu andei cogitando esta configuração p/ o meu jipe.
Mas tem um problema: o cambio mede exatos 77cm!!!(do inicio da capa seca até a ponta do entalhado) Em um CJ5 como o meu não cabe. :evil:
Este cambio é encontrado facilmente e teoricamente resistiria sob uso off-road, pois a LR Discovery v8 usa este mesmo cambio.
Sandro Tannuri
09/03/2005, 16:43
Ramiro,
Ele é longo porque é 4x2, a versão 4x4 deve ser mais curta porque a tampa traseira costuma ser diferente.
No da Blazer existe uma boa diferença de comprimento entre o 4x2 e o 4x4.
Abraços,
leovalle
09/03/2005, 16:54
Eu andei cogitando esta configuração p/ o meu jipe.
Mas tem um problema: o cambio mede exatos 77cm!!!(do inicio da capa seca até a ponta do entalhado) Em um CJ5 como o meu não cabe. :evil:
Este cambio é encontrado facilmente e teoricamente resistiria sob uso off-road, pois a LR Discovery v8 usa este mesmo cambio.
Ramiro,
Tem gente que corta e faz uma flange. Contate o Dryoffroad aqui no fórum ou pelo e-mail dryoffroad@globo.com que ele tem informação sobre isso. Lembre-se de informar que eu que te indiquei (tenho que fazer graça pro meu patrocinador) :wink:
[]'s
leopoldo
18/03/2005, 14:05
Boa tarde GPA.
A configuração Ford 302 V8 + automático já é conhecida e sem mistérios
Num CJ6, poder-se iria colocar o C-4 até sem a adaptação da advance adapters, o que é uma vantagem logística. Mas se precisar, tem kit para isso. Para o cambio independente voce tera que fazer sua própria modificação.
No caso do 4.1, os cambios disponíveis eram o ZF e o australiano de 3 marchas. Eu pessoalmente - como tantos outros - não cheguei a ver um jeep com essa configuração. Não há que eu saiba, kit para isso. Dá para desenvolver? dá, mas:
Essa história de sair cortando eixo e fazer entalhado para encurtar ou caber no jeep é BARCA FURADA pois esses eixos são tratados térmicamente para ter resistência e vida em fadiga. Fundir carcaça não é segredo mas os alinhamentos SIM.
Para fazer esse tipo de adaptação, precisa recozer o eixo, cortar, usinar, dependendo do caso, cementar e depois de tudo, temperar, revenir e retificar se houver colo de mancal ou de retentor.
Não é como o pessoal faz tabajaramente por ai.
Não cheguei a ver os cambios da S-10/BLAZER 4x4, portanto não comento sobre esses. Só indo a um desmanche para namorar um cambio desses.
GPA-Airborne
18/03/2005, 18:05
Eu gosto muito do 302 com Câmbio automático, mas penso em colocar um motor mais moderno, pois acho que daqui a uns 6-7 anos será muito mais fácil fazer a manutenção de um 4.1 do que de um 302.
Mas valeu pela aula pessoal. Vou continuar pesquisando. E tudo o que eu descobiri, coloco aqui!
Os 6 cilindros em linhas são mais complicados de instalar e o resultado final fica pior. Isso pelo maior comprimento do motor que dificulta a instalação e joga o peso lá para frente.
Se quer algo melhor e moderno tem os V6 de Ranger e S-10 por ai.
GPA-Airborne
03/04/2005, 23:30
E pensando em conjunto Motor + câmbio "originais".
Como por exemplo um motor 4.1 com câmbio automátíco do ômega.
Será que é viável? O câmbio aguenta? O Ômega é pesadão e anda muito bem...
Como disse o Leopoldo, cortar eixo e e fazer entalhado é roubada, comprando um motor com câmbio, só preciso me preocupar com a interação entre o conjunto e a T-Case....
andretomasi
03/04/2005, 23:43
GPA, eu acho que deve ficar show.. e como é um CJ-6 vai ter menos preocupação em "encurtar" o câmbio.
[ ]´s
GPA-Airborne
03/04/2005, 23:45
GPA, eu acho que deve ficar show.. e como é um CJ-6 vai ter menos preocupação em "encurtar" o câmbio.
[ ]´s
Exato.. espaço não falta... e sendo automático, não vu ter problema com a posição da alavanca (eu acho)...
andretomasi
04/04/2005, 00:20
GPA, a alavanca é acionada por um cabo, vai ter que ser adaptada, logo você pode escolher o lugar no assoalho onde vai ficar :wink:
[ ]´s
GuTo_Cerulli
04/04/2005, 09:09
Sugestão:
Compra um power-train completo de uma explorer (V6 e quase 200 cv), ou um de Cherokee V8, tá completo também...ambos tem injeção e tal...razoáveis para se encontrar e acabam as gambiarras...Questão de bolso :roll:
GPA-Airborne
04/04/2005, 09:09
GPA, a alavanca é acionada por um cabo, vai ter que ser adaptada, logo você pode escolher o lugar no assoalho onde vai ficar :wink:
[ ]´s
Então... pode ser adaptada no painel também?
GPA-Airborne
04/04/2005, 09:12
Sugestão:
Compra um power-train completo de uma explorer (V6 e quase 200 cv), ou um de Cherokee V8, tá completo também...ambos tem injeção e tal...razoáveis para se encontrar e acabam as gambiarras...Questão de bolso :roll:´
E esse bolso tem que ter + - quanto?
andretomasi
04/04/2005, 14:15
Então... pode ser adaptada no painel também?
Pode, se tu usar uma alavanca de painel que encaixe.. tem que ver uma que dê pra adaptar na sua coluna de direção, ou trocar a coluna por uma com alavanca original.. do Landau por exemplo..
Se for no assoalho, pode adaptar a alavanca de vários automáticos, Opala, Ômega, até de Chevette acho que existe :lol:
[ ]´s
GuTo_Cerulli
05/04/2005, 10:07
GPA - Airborne,
Ainda não sei...Pois tô querendo fazer algo como você...mas o problema tá em fazer bem feito...para se ter idéia, já achei mecânica de Cherokee sport por R$7.000,00, completona e com chicote, módulo etc e tal, é mais caro, mais tá pronta...sem adaptação...
DICA: procure o tiozinho (esqueci o nome) da Fiber 4x4 - que faz asa carrocerias de fibra...ele tinha um câmbio de opala e e caixa da willys funcionando no jeep, mas deu pau, sei lá porque...mas me interessou e fui ver....
Beto Lacerda
05/04/2005, 12:23
...para se ter idéia, já achei mecânica de Cherokee sport por R$7.000,00, completona e com chicote, módulo etc e tal, é mais caro, mais tá pronta...sem adaptação....
cara na boa não esta caro , é um belo powertrain , a t-case da cheroka é muito boa , o cambio é otimo e o motor é forte pacas , soma ai um 4.1 2k + um cambio auto 2k + uma t-case 1k (se achar uma barata ) , da 5k e ainda tem que adaptar tudo , se por 7k vc tem a da cheroka abraça que ta num belo preço , mas é um conjunto bem longo , não cabe nem no wrangler ... tanto que o wrangler é outra cx de cambio e outra t-case ...
[]'s
GuTo_Cerulli
05/04/2005, 13:03
Beto,
Extamente por isso é fods comprar...um motor em linha, com um cambio auto, deve teruns 3 km de comprimento, e pra por num CJ-5...
GPA-Airborne
06/04/2005, 12:05
Já para colocar no meu CJ6....
Uma adaptação na parede corta fogo e pronto!
GuTo_Cerulli
06/04/2005, 21:57
Esse é meu garoto...Serra na corta fogo!!!! :evil: :evil:
PS: Foi mal...tinha esquecido aue era pra por no CJ-6...
mak (SP/ZN)
29/04/2005, 20:21
Esses modelos de automatico do OPALA e OMEGA? tem algum comando eletronico no controle ou são todos mecanicos (ou hidraulicos, sei lá)?
Alguem já mediu o C4 pra ver o comprimento dele???
Reduzida nesse trem só a de toyota, né? vai ficar com uma força animal!
GuTo_Cerulli
29/04/2005, 22:18
MAk,
Do opala não tem nada eletrônico...do ômega tem que funcionar com o módulo...ou seja, tem que comprar motor e Cãmbio juntos...
O câmbio C4 o Leopoldo usa e com caixa de Cj...
mak (SP/ZN)
29/04/2005, 22:46
MAk,
Do opala não tem nada eletrônico...do ômega tem que funcionar com o módulo...ou seja, tem que comprar motor e Cãmbio juntos...
O câmbio C4 o Leopoldo usa e com caixa de Cj...
Xiiiii... logo não funcionaria com meu motor de silverado... :(
usa C4 com reduzida de CJ? que pneu?
ramiro_eli
30/04/2005, 11:00
Por que não funcionaria?!?!
Esse câmbio só precisa de uma entrada de vácuo p/ funcionar. E é a mesma furação do motor, é P&P :wink:
Mas tem um probleminha: ele mede 77cm do início da cx seca até o final do entalhado. No Devasso só cabe se eu cortar o chassis ao meio e aumentá-lo uns 25 cm. :?
Reduzida, eu colocaria a da Band.
mak (SP/ZN)
30/04/2005, 11:55
Por que não funcionaria?!?!
Esse câmbio só precisa de uma entrada de vácuo p/ funcionar. E é a mesma furação do motor, é P&P :wink:
Mas tem um probleminha: ele mede 77cm do início da cx seca até o final do entalhado. No Devasso só cabe se eu cortar o chassis ao meio e aumentá-lo uns 25 cm. :?
Reduzida, eu colocaria a da Band.
Ué? o Guto não disse que usa modulo? os modulos não conversam entre si nesse caso?
Segundo um cara que reforma cambios o TH350 tem um comprimento legal pra jeep (55cm) e encaixa direto no 4.1... diz que é bem forte tbm... só não gostei das relações... :(
Transmission 1st 2nd 3rd 4th 5th Rev
TH350 2.52 1.52 1.00 NA
nessas paginas falam um pouco dele:
http://www.novak-adapt.com/knowledge/th350.htm
http://www.jeeptech.com/convtrans/gm/gmth350id.html
j.sebastian
30/04/2005, 13:56
Mak,
só não gostei das relações...
Lembra que o conversor de torque ainda vai dar uma redução de 2 ou 2.5:1 a mais nessa conta...
A 1a iria para algo em torno de 5:1... depois mexer em relação de diferencial...
Seba
Equipe Jipenet-Off
GuTo_Cerulli
30/04/2005, 17:29
Eita,
A informação que eu tinha era do módulo do ômega utilizar a centralina para o controle do câmbio... :oops: sei lá...se for só uma entrada de vácuo tá fácil...TH350 acho que os gringos usam...
ramiro_eli
02/05/2005, 10:38
Galera,
O cambio que eu me referi é do OPALA, ok?
O do Omega TEM interface com a centralina sim, mas o do Opala não. Basta uma leitura de vácuo no coletor de admissão e pronto. Não importa se o motor é injetado ou não. :wink:
Mak,
O TH 350 é um put@ cambio, mas é soda achar ele aqui no Brasil...e quando acha $$$...
Na minha opinião, só existem tres cambios viáveis de serem adaptados aos nossos jipes: C4(Landau) se o motor for Ford 302(acredito que só sirva nele, pois a furação da capa seca nos motores Ford não é padrão) e os câmbios de 3 e 4 marchas do Opala.
Mas o bicho mesmo seria um Vortec + cambio original aut da Blazer...
Marcos Ojeda
02/05/2005, 11:28
segue foto de uma adaptação de cambio Opala 3m + tcase de S10, o tcase é muito grande é forte pra kct.
mak (SP/ZN)
02/05/2005, 11:48
segue foto de uma adaptação de cambio Opala 3m + tcase de S10, o tcase é muito grande é forte pra kct.
Pusta mostro... que redução dá essa Tcase? é da S10 né? a da Toyota tem esse tamanho também?
mak (SP/ZN)
02/05/2005, 11:52
Galera,
O cambio que eu me referi é do OPALA, ok?
O do Omega TEM interface com a centralina sim, mas o do Opala não. Basta uma leitura de vácuo no coletor de admissão e pronto. Não importa se o motor é injetado ou não. :wink:
Mak,
O TH 350 é um put@ cambio, mas é soda achar ele aqui no Brasil...e quando acha $$$...
Na minha opinião, só existem tres cambios viáveis de serem adaptados aos nossos jipes: C4(Landau) se o motor for Ford 302(acredito que só sirva nele, pois a furação da capa seca nos motores Ford não é padrão) e os câmbios de 3 e 4 marchas do Opala.
Pela foto do Coyote ele é beeeeeeeem grande mesmo... pra CJ5 sem alteração na posição do eixo traseiro acho que teria que usar o V6... alguem tem a informação do comprimento do Vortec?
O V6 das toyotas+caixa automatica+Tcase? alguem sabe o tamanho também?
Marcos Ojeda
02/05/2005, 11:52
De Toy eu não conheço mas no Tcase de Willys, acho que ficará ótimo.
GuTo_Cerulli
02/05/2005, 17:13
Marquinhos,
isso aí vai pra dentro do Coyote? :shock: Sempre quis um jeep automático...acho que é o caminho!
dptucunduva
02/05/2005, 17:25
Fala Ramirão,
Num sei se vc já viu um cjunto desses no chão.... O motor é pequeno no comprimento, no chutômetro deve ser alguns cm menos que um opala 4. Mas o câmbio + transf.......
Deve ser o mesmo tamanho ou algo muito próximo desse cjunto aí que o marquinhos colocou foto. O que eu vi não era original, mas era adaptação da transferência no auto da blazer, c/ um Vortec (não me perguntem pque adaptação, o cara que estava colocando numa rural que me falou).
mas que cabe cabe, tem gente no sul rodando assim.
ramiro_eli
02/05/2005, 17:36
Fala Ramirão,
Num sei se vc já viu um cjunto desses no chão.... O motor é pequeno no comprimento, no chutômetro deve ser alguns cm menos que um opala 4. Mas o câmbio + transf.......
Deve ser o mesmo tamanho ou algo muito próximo desse cjunto aí que o marquinhos colocou foto. O que eu vi não era original, mas era adaptação da transferência no auto da blazer, c/ um Vortec (não me perguntem pque adaptação, o cara que estava colocando numa rural que me falou).
mas que cabe cabe, tem gente no sul rodando assim.
Eles estão montando isso em Cj 5/3 com entre eixos original?!?! :shock:
Deve ser uma reza braba, macumba, sei lá o que, pq meu power train(GM 250 +câmbio e T-case Toy Band) já fica meio apertado...
Fiz uns cálculos meio toscos, e para colocar o ZF (Opala 4m aut) no meu motor e mantendo a T-case toy, teria que aumentar em quase 25 cm o entre-eixos do Devasso, para poder ter um cardan que não dê muitos problemas...(ângulos de cruzetas, curso da luva, etc...)
Marcos Ojeda
02/05/2005, 17:38
Foi o que eu Vi, o vortec, não e grande não, mas achei muit cheio de coisa, quero algo mais simples, pode ser que eu pegue um motor menor. O conjunto motor + cambio + tcase da S10 BLAZER É maior que o da Cherokee
dptucunduva
02/05/2005, 17:48
Eles estão montando isso em Cj 5/3 com entre eixos original?!?! :shock:
Boa pergunta, isso eu não sei. O Stephan que viu ao vivo, saberia dizer, mas acho que tão aumentando o entreeixo sim.... Ou só jogando o eixo pra trás (mais fácil) ou na longarina mesmo...
O que eu vi o cara tava colocando numa Rural, então não tinha problema, embora eu não tenha achado que o cardã ia ficar muito grande não...
Outra coisa, vc não pode comparar muito com o 250, pque ô motorzinho grande!
mak (SP/ZN)
17/05/2005, 19:31
Aê moçada... de tanto quebrar a cabeça pensando qual cambio automatico encaixaria no 4.1Mpfi e imaginar quais seriam os pepinos e custos pra encaixar uma redução fiquei meio frustrado... começei a fazer conta e os valores, já contando o proprio motor, passavam de R$5k facinho... e vi também que ficava muito complicado administrar a robustez do cjto pelo tamanho do motor, caixa, flanges, adaptações e tudo mais...
Na mesma epoca eu fui num leilão de batidos e sinistrados babando num wrangler que tava facil de arrumar mas o destino me fez quase casar com uma pajero 3.0 V6 destruida mas com a mecanica aparentemente boa... até R$6000 eu pagava mas o treco foi alem e por R$8200 numa bagaceira me borrei... não topei a brincadeira e obvio que depois de fazer umas contas rapidas me arrependi até o ultimo fio de cabelo... só de eixos e peças que davam pra aproveitar tinha mas de 4K...
Mas esse leilão me deu uma esperança a mais numa ideia maluca... um Powertrain completo de motor em V... é pequeno e caberia no MATADOR com a possibilidade de joga-lo um pouco mais para frente se necessario... teria que ser completinho pois os cjtos novos usam centralinas para o controle do cambio... então fiquei de mutuca por semanas nos leilões e hoje arrematamos uma explorer 94 4.0 V6 automatica pra brincar... tá completinha e não aparenta pepinos graves... tá com cara de ter sido roubada e depois recuperada e os oleos aparentemente bons e com estado geral interessante... beeeeeeem aproveitavel!
Não medi nada da mecanica ainda mas tô achando que isso vai dar um pusta cjto bom... assim que começar a brincadeira eu informo á todos mas oficialmente o MATADOR terá Powertrain FORD e com mais de 150cv!! ou seja um POWERtrain :D
j.sebastian
17/05/2005, 20:39
V6 4.0+auto4+Tcase 2.48:1
165cv, 32kgfm@2200rpm...
VAI FICAR SHOW!!
Seba - Equipe Jipenet/Off
MAK , Traz logo, que a esmerilhadeira já tá quente !!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
GuTo_Cerulli
18/05/2005, 13:35
Caraio!!!! :shock:
Com esse power train vai ficar bom pacas...da até para usar um eixo traseiro (ford 8.8), o eixo dianteiro você faz igual igual do alemão...
j.sebastian
18/05/2005, 14:00
O problema do 8.8" são as relações... a mais curta que se acha por aqui é de ranger diesel, 4.56:1 (9/41)... como casar isso com a frente? Qual a relação que o pessoal tá usando nos eixos de rural?
Medi nos "palmos" o cardã traseiro da Mazda hoje e tem 1 metro, com esse mesmo conjunto e entre-eixos de 100"... num CJ5 alongado (81"+10") vai ficar belezinha!
Seba
Qual a relação que o pessoal tá usando nos eixos de rural?
Seba
Em D44 usamos 43/8 = 5,38...
j.sebastian
18/05/2005, 18:00
18% mais curta que a 4.56...
mak (SP/ZN)
18/05/2005, 19:29
Qual a relação que o pessoal tá usando nos eixos de rural?
Seba
VICHE... V6 com 32KgF + conversor de torque + redução + 5,38... vai ficar fooooooorte pracas... ainda bem que AUTO não dá tranco!
:P :P :P
GuTo_Cerulli
18/05/2005, 21:23
Mak,
Alías, achei dois eixos de Rural (dianteiro e traseiro), razoavelmente baratos...O cara pede LT$1.000,00 nos dois completões...qualquer coisa da um toque... :wink:
andretomasi
18/05/2005, 21:43
VICHE... V6 com 32KgF + conversor de torque + redução + 5,38... vai ficar fooooooorte pracas... ainda bem que AUTO não dá tranco!
Imagina pisar no freio nisso aí com câmbio manual em primeira reduzida :shock:
[ ]´s
mak (SP/ZN)
18/05/2005, 23:58
Imagina pisar no freio nisso aí com câmbio manual em primeira reduzida :shock:
[ ]´s
ué? assim como o manual, quando vc para de acelerar o cambio tbm para de jogar torque... tranquilys! ;-)
Dennis Figueiredo
19/05/2005, 08:26
ué? assim como o manual, quando vc para de acelerar o cambio tbm para de jogar torque... tranquilys! ;-)
Ops..... você precisa rever seus conceitos :wink:
Ontem comecei a projetar o câmbio. com a capa seca em contraste com o meu, ele (até o estriado da cruzeta) é 7 cm maior apenas... isso quer dizer que com a flange bem feita nem preciso mexer na travessa ! :D
j.sebastian
19/05/2005, 09:45
ué? assim como o manual, quando vc para de acelerar o cambio tbm para de jogar torque... tranquilys!
Na verdade, mesmo em marcha lenta o cambio auto tenta sair andando sozinho... Em 1a reduzida o meu, com relação nova, está subindo ladeira sozinho...
Mas a redução não está tão gigante assim como para não segurar no freio (existe uma tcase atlas que só é vendida para cambio manual, pq na auto o freio não segura!)
Outra coisa: o A4LD (teu câmbio auto) permite sair em 2a, selecionando isso na alavanca.
Seba
Dennis Figueiredo
19/05/2005, 09:55
Outra coisa: o A4LD (teu câmbio auto) ...
Mas o dele não é o ZF 4HP22?
Sandro Tannuri
19/05/2005, 09:58
Seba,
Qual a relação da 1a deste cambio A4LD?
Abraços,
j.sebastian
19/05/2005, 10:08
Mas o dele não é o ZF 4HP22?
Do Mak é o A4LD, de Explorer/Ranger/Navajo
Qual a relação da 1a deste cambio A4LD?
2.47:1
mak (SP/ZN)
19/05/2005, 11:11
Ô camagada... por isso que o N tá bem pertinho do D, né? :?
Dennis Figueiredo
19/05/2005, 11:22
Auto se contradiz a si próprio sozinho sem ajuda de ninguem 8)
mak (SP/ZN)
19/05/2005, 11:30
Auto se contradiz a si próprio sozinho sem ajuda de ninguem 8)
Se não puder vence-los, confuda-os! :twisted: :twisted: :twisted:
Lembra do desenho do leão da montanha? Saida de emergencia pela esqueeeeeeeeeeeeeeeeerda! :D :D :D :D :D
Dennis Figueiredo
19/05/2005, 12:08
Afinal.... o cambio do opala aguenta ou não? Tem gente que fala que sim....... tem gente que fala que não...... sei lá
Para quem quer um TH350
http://www.mercadolivre.com.br/jm/item?site=MLB&id=28761747
GPA-Airborne
19/05/2005, 16:50
Mas pessoal, e depois do câmbio?
Um 4.1 (seja carburado, injetado, do Ômega, Silverado, Opalão) fica forte.
Com câmbio automático, não tem tranco, e tem o conversor de torque.
MAS.. com a redução nos diferenciais, e a própria redução da reduzida ( :shock: que português lindo heim :wink: ) vai sobrar muito torque nos cardâns e semi-eixos.
O B tá original, mas pretendo colocar eixos de rural. O que eu preciso fazer para não estourar tudo?
mak (SP/ZN)
19/05/2005, 18:56
Mas pessoal, e depois do câmbio?
Um 4.1 (seja carburado, injetado, do Ômega, Silverado, Opalão) fica forte.
Com câmbio automático, não tem tranco, e tem o conversor de torque.
MAS.. com a redução nos diferenciais, e a própria redução da reduzida ( :shock: que português lindo heim :wink: ) vai sobrar muito torque nos cardâns e semi-eixos.
O B tá original, mas pretendo colocar eixos de rural. O que eu preciso fazer para não estourar tudo?
bitcho... quando isso for "descoberto" será um dia muito feliz para todos nós! :D :D :D :D
Aguardem... hpje pela manhã vi meus eixos na usinagem !!! :D :D
Aguardem... hpje pela manhã vi meus eixos na usinagem !!! :D :D
Dai Stephan
pô, ve se tira umas fotos e bota aqui, preciso de material combustível para o meu cerebro, a fornalha ta meio morna :twisted: :twisted:.
O FL já chegou??? Ja vi que agora ta patrocinado, hehehe :D :D
É isso mesmo, uma mão lava outra e juntas ficam limpas ( essa doeu de infame.... :lol: :lol: )
Agora aquele munhão monstro, dobrou em chapa mesmo??
Descuple a bangunça.. :oops: :oops:
Voltando a cambio automático. Eu particulamente acredito muito em automático, é exepcional, dificilmente quebra e dificlmente quebra os componetes depois dele. Isto tem uma razão, ele não gera impactos com uma embreagem seca e mesmo se ouver, o ATF se encarrega de amortecer. Assim picos são consumidos e integridade preservada.
Mas nem tudo é ouro, como nos aqui no Brasil modificamos ou usamos muito pouco auto's em off-road, fica uma imensidão de "como se faz?" mexendo nelas, e obviamente isso gerou a má fama de auto's não aguentarem.
O cambio do Opala, (3L30, se não me engano), é bom, funciona e até ja vi em Jeep. Aguenta até um 4.1. Se tiver mais latinhas, pode usar o seu substituto mais moderno (3L40, esse to chutando mesmo), ZF 4HP22 no caso.Esse código que eu saiba é europeu e adotado tb nos EUA, trocando em miudos 3L30 = 3marchas-L=longitudinal-30Kgfm de torque de entrada. Quanto ao esse ultimo não lembro se é entrada ou saida ou se é Kgfm ou Nm, bom. A maioria da cx auto é identificada assim, pode olhar na BMW ou em uma cx TH moderna, dai fica facil identificar o que serve e o que não.
Sonho de consumo, uma 4L80, a ultima e mais utilizada auto mecanica usada no EUA.
Tenho na ENSIMEC uma 3L30, que está a venda, reformada com discos mais fortes e com ponto de mudança alterado, para subir um pouco mais de giro. Uma outra, TH400, trouxe de lá para fazer um Silverado pro Sertões, mas infelismente parou ai, agora os sonhos são outros, mas esta não vendo :twisted: .
Os aspectos que deve se levar em conta na escolha de uma caixa, é o troque que o motor pode produzir. Se ele não for elevado, a cx tb não vai fazer milagres e criar torque monstruosos, fabricando parafusos a partir de cardans....então para um Jeep com 4.1 normal ou leve preparação até 180 CV não tem o menor problema. Desde que a cx esteja perfeita e ajustada e assistida com perifêricos digo radiadores e aditivos. Da pra fazer alguns BurnOut sem moer nada com a maior facilidade.
Beleza, é issso ai.
[]s
Marcio Vargas
11/11/2005, 13:00
PessoALL
Ninguem mais colocou cambio auto de opala nos Jeep's?
Preciso de alguem que tenha colocado e tenha fotos, relatos da istalação, foi facil, foi dificil, o que teve que mudar.. etc etc,,, Haaa... E pricipalmente se ficou bom, se gostou do resultado...
Apareceu uma oportunidade de comprar um cambio auto de opala 3 marchas que mesmo estando sem jeep no momento não posso perder... Afinas já tenho jogado na garagem freio a disco, servo vacuo, DH de santana,,, Só esperando o proximo CJ, um cambio auto a mais não faz diferença;;;
Falem ai!!!!!!!!!!
Marcos Ojeda
11/11/2005, 14:01
Marcio, instalei em meu Jeep, só que eu sou burro pra kct, não fixei o coxin do cambio , e qundo fui testar o Jeep, acabei quebrando a flange de aluminio, como meu Jeep é para Trial, estou fazendo outra flange só que de aço, para não quebrar, nem a pau.
O primeiro teste , foi muito bom ( até quebrar hehe) quem conhece ou andou com carro de cambio automatico sabe que é outra história, a força duplica, e o controle e total, se estiver barato abraça, que é bom. :concordo:
Marcio Vargas
11/11/2005, 14:14
Certo Marcos,,,
Vou dar uma olhada lá no album do Coyote no Frota...
Justamente influenciado por vc's do trial que resolvi encarar,,, O Sandro, o Bill, o ADI... Todos auto, e manda muito bem.
Valewwwww Marcos
Dennis Figueiredo
11/11/2005, 14:28
O Sandro, o Bill, o ADI... Todos auto, e manda muito bem.
O Sandro é automático e manda bem;
o Bill é automático mas NÃO manda bem;
o ADI não é automático e não manda bem :mrgreen:
Marcio Vargas
11/11/2005, 14:34
Mas o ADI tinha um auto que ele ia colocar né?
Eu já tenho tanta peça lá em casa que só falto o " xaxis" mesmo...
O Sandro, o Bill, o ADI... Todos auto, e manda muito bem.
O Sandro é automático e manda bem;
o Bill é automático mas NÃO manda bem;
o ADI não é automático e não manda bem :mrgreen:
Marci.. deixa, num escuta o catarina não, ele num sabe oque fala :parede: :parede: :parede:
O meu câmbio está pronto, até o final da semana que vem tá instalado, falo mais depois... :concordo:
E ai beleza!
Qual a relação de das marchas dos câmbios 3M e 4M, do Opala.
Valew!
Marcos Ojeda
11/11/2005, 17:23
1° 2,31
2° 1,46
3° 1,00
ré 1,85
4 marchas
1° 2,48
2° 1,48
3° 1,00
4° 0,73
ré 2,09
Marcos, Valew!
Mas, é isso X(2,5) do convenssor, ou 2,5 não é uma regra p/ câmbio-auto?
E possive regular esse converssor: uma regulagem p/ on-road e outra p/ off-road?
Tem mais opcões de câmbios-autos, tipo esse do opala, e mais reduzidos? é p/ uma F-75.
Valew Camarada!
Marcos Ojeda
14/11/2005, 10:28
Marcos, Valew!
Mas, é isso X(2,5) do convenssor, ou 2,5 não é uma regra p/ câmbio-auto?
É isso mesmo tem o conversor para compensar esta bx redução da cx.
E possive regular esse conversor: uma regulagem p/ on-road e outra p/ off-road? Possivel deve ser, mas isso tem que ver com as empresas que recuperam conversor de Torque.
Tem mais opcões de câmbios-autos, tipo esse do opala, e mais reduzidos? é p/ uma F-75.
Valew Camarada!
o que vc pode mexer é somente na relação do diferencial, deixa-lo mais longo ou curto, vai depender do uso que dará ao veiculo.
Eu usei este cambio pelo custo estremamente barato, paguei 200 reais, o de 4 marchas cheguei a achar por 650. mas em loja cobram até 2000.
Marcos,
Vou ajeitar a F-75 p/ Trilhas Pesadas, não extremas tipo TRC, e pequenos deslocamentos on-road
(p/ chegar nas trilhas). Meu Dif. é 43/8, acredito que o CA-4M, seja a melhor opção, mas, o $$$ é quem vai dizer.
Sem querer abuzar, é muito diferente a flange para o CA-3M ou CA-4M?
Valew! vou ver o que encontro por aqui.
Marcos Ojeda
14/11/2005, 14:23
a flange de 3 marchas já estou na versão 4.01 hehe, de 4 marchas não fiz nenhum ainda, mas não parece bicho de 7 cabeças não, quando fizer (se fizer) um eu coloca aqui os devidos comentários.
Beleza!
Valew Marcos! se eu conseguir o CA-4M, serei o cobaia. hehehe! :mrgreen:
Até Mais Camarada!
Pessoal,
Aqui tem um tutorialzinho sobre como funcionam os conversores de torque.
http://auto.howstuffworks.com/torque-converter.htm
Abraços Du.
Fotos de uma adaptaçao de tcase Dana 18, num cambio automatico, modelo B35, o cambio é de um carro da Volvo.
Pra quem entende:
Segue o link :
http://jeepsweden.net/jeepforum/viewtopic.php?p=275&sid=2017434b7c1a5b2791a3554b3ecee6d7
boa noite, tenho uma explorer cambio a4ld, 1993 e patinava a 2ª marcha, frio funcionava muito bem, fui viajar e no meio do caminho estourou alguma coisa do câmbio, pois vazou óleio e fiquei na estrada. Alguem poderia me indicar uma boa oficina em São Paulo?
Obrigado.