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Ver Versão Completa : Viatura Aqueceu !



andradeterra
21/06/2010, 22:17
Olá pessoal, visto que sou novo aqui gostaria que me ajudassem.
A 30 dias adquiri minha primeira Hilux uma SW4 98 3.0 TD, fiz uma viajem de natal a petrolina. Durante certa parte do percurso minha viatura aqueceu mas não ao ponto de chegar ao limite porque estava atento. Parei esperei esfriar coloquei agua e segui viajem depois de mais 400 km ela voltou a esquentar e água do radiador sumiu. O que pode ser?

Dimasi
22/06/2010, 08:35
Se a água sumiu, tem três hipóteses, Vazamento externo, geralmente por mangueira, retentor da bomba de água ou junta. é fácil de ver. Outra causa pode ser vazamento de vapor pela tampa do radiador ou do reservatório de expansão. Eliminadas essas duas hipóteses, resta vazamento para o motor, pela junta do cabeçote ou trinca.

Abs.

Marcelo-HPE
22/06/2010, 08:40
Problema de Aquecimento é crônico nesse carro até 2001 pois o radiador e oé subdimensionado !! vc tem que instalar o radiador da SW de 2001 que possui maior capacidade de água.
abs

dpab
22/06/2010, 11:01
Vejo que vc possui uma L200 da Mitsubishi e talvez por isso não tenha se aprofundado no assunto de superaquecimento das Toyotas SW4...
Na verdade, SOMENTE os modelos 1997 e 1998 foram importados com os radiadores subdimensionados, que tinham a capacidade de 7 litros, o que provocava o superaquecimento e consequente trinca no cabeçote. À partir de outubro de 1998, TODAS as SW4 (modelos 1999, 2000, 2001 e 2002) já vieram equipadas com radiadores de 10 litros e tal problema mecânico deixou de existir...
Assim, melhor dizendo, todos os problemas de superaquecimento que ocorreram ou ocorrem nas SW4 dos anos/modelos citados acima, e que saíram da fábrica com radiadores de 10 litros, FORAM PROVOCADOS POR SEUS PROPRIETÁRIOS, POR RELAXAMENTO E FALTA DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA ROTINEIRA !!!
Isso se deve, em parte, pela fama de "INDESTRUTÍVEL" e "INQUEBRÁVEL" adquirida pela marca TOYOTA ao longo dos anos, fazendo com que pessoas irresponsáveis entendessem que nem mesmo os cuidados básicos de manutenção precisassem tomar com seus veículos.
Desse modo, é importante esclarecer corretamente aos neófitos compradores e admiradores da marca TOYOTA. Um abraço, Delfim.

andradeterra
22/06/2010, 13:28
o interessante é que dentro da cidade não aquece nada roda muito bem obrigado,e nessa viagem ela aqueceu mas antes de sair todos os dias verifiquei o nivel de agua e oleo. o ponto em questão e que sou novo em possuir uma maquina como essa.

Alexandre Couto
22/06/2010, 15:49
Perfeita a colocação do colega DPAB, só que eu vou ainda além... tenho uma 97, com o radiador original (chaleira de plástico) e nunca atingi a metade do marcador de temperatura. Quando estava comprando esse veículo no ano passado, procurei mais informações e estava inclinado a fazer a troca do radiador seguindo o conselho do Sergio Holanda aqui do Fórum mas desisti depois de fazer a viagem de Brasília a Porto Velho e perceber que a temperatura não passava do meio, mesmo com o pé atolado. O que não pode é deixar a manutenção de lado...

Quanto ao teu problema, pode ser que um dos mangotes do radiador (ou do aquecimento da cabina) tenha um micro furo ou trinca ou mesmo ainda um rasgo na região das braçadeiras. Na estrada o regime mais alto e constante faz atingir uma temperatura que faz expandir as mangueiras e a água vai embora. Se fosse cabeçote, o nível da água abaixaria em qualquer regime de rotação.

Existem outras possibilidades e vamos aguardar mais informações e\ou observações suas,

Abs

Alexandre

andradeterra
22/06/2010, 18:34
o engraçado que dentro da cidade nao baixa agua nem oleo e nem aquece, poderia ser o multiviscoso do radiador? ainda mais no eixo da valvula borboleta esta respingando oleo o que tem feitobaixar o nivel no carter o que pode ser?

fgibin
23/06/2010, 09:55
Só para contribuir, se for necessário: o meu Nerone é 98 e tem radiador de 10 litros (conforme citado no manual do carro), mas a parte superior (onde tem a tampa) é de plastico. Graças a Deus nunca tive problemas de aquecimento, mesmo em longos trechos como RJ-SP.
Penso que o problema do Andrade seja mesmo como diz o Alexandre...se fosse trinca a agua sumiria em qualquer condição...
Obvio que se insistir sem agua a trinca vai aparecer sim rsrsrs

andradeterra
23/06/2010, 17:50
Pois é sobre o óleo descobri o problema, não era turbina e sim um problema maior vou ter que abrir o motor da viatura o mecanico disse que pode ser pistão ou anel efim terá que ser aberto para resolver. o bom que a viatura está na garantia.

GalegoFerrari
23/06/2010, 20:47
Caro Andrade esse assunto já foi largamente debatido aqui no forum, procura na seção Toyota o tópico CABEÇOTE X RADIADOR que é leitura obrigatória para este problema. O tópico é grande mas vale a pena.

[]´s