PDA

Ver Versão Completa : 148GTL "Mudo"



DougBRSP
09/03/2005, 09:08
Olás, vê se alguém tem alguma idéia do que seja, instalei a 1 mes o PX
na viatura, tudo funcionando, ROE na casa dos 2 e recepção normal em todos os canais, hj pela primeira vez baixei a capota depois de instalado o rádio e acontece o seguinte: o rádio ficou mudo, mudinho, nem ruído se ouve, é como se o squelch estivesse todo para a direita, o cabo está ok.

Só consegui ouvir alguma conversa quando passei por sobre a bandeirantes no canal 5, a conversa estava alta e clara, sem ruídos, mas quando me afastei da bandeirantes ficou mudo de novo, em todos os canais, a única coisa que mudou é a lona da capota estar encostada na antena e as ferragens da capota, por trás da lona ficaram bem próximas da mesma, isso seria o suficiente para afetar tanto assim a recepção? Nem testei transmitir com medo de f%$# algo.

[]s

Luiz Claudio
09/03/2005, 14:53
Douglas,

Está parecendo ser algum problema do próprio rádio, mas sem ver de perto fica difícil opinar... Uma vez tive um problema semelhante que era ocasionado por um mal contato justamente no botão do squelch!!!

Amanhã no Ibira eu vou dar uma mão pro Edu Velo que está com problemas no PX, se você aparecer por lá a gente dá uma olhada no seu também...

[]'s...

DougBRSP
09/03/2005, 16:51
Oi Luiz, valeu pela resposta, eu ia dar um update nesse topico que abri, mas acabei esquecendo :oops: , na hora do almoço dei uma verificada na instalação, fui testar com um multimetro pra ver se a antena estava aterrada e descobri que ela estava é em curto, a solda do fio que vai na base da antena quebrou pelo lado de dentro do suporte e ficou encostanto na carcaça do mesmo, só espero que isso não tenha estragado o rádio, como eu nao tinha certeza do que podia ser em nenhum momento arrisquei em tentar transmitir, será que pode ter f%$#ido algo, tendo ligado ele com a antena em curto? :cry:

Quanto ao convite pro ibira faz tempo que estou com vontade de ir, mas depois que começaram as aulas fica meio dificil escapar, mas valeu o convite, mas um dia eu vou lá tomar umas brejas com o pessoal do fórum.

[]s

Luiz Claudio
09/03/2005, 17:40
...como eu nao tinha certeza do que podia ser em nenhum momento arrisquei em tentar transmitir, será que pode ter f%$#ido algo, tendo ligado ele com a antena em curto?

Douglas,

Pode ficar sossegado!!! Se você não fez nenhuma transmissão não tem como o rádio ter sido danificado...

[]'s...

DougBRSP
09/03/2005, 17:50
UFA!! Era tudo que eu queria ouvir :D

Obrigado de novo!

[]s

marcelino
10/03/2005, 08:00
Douglas e Pessoal

Realmente voce deu sorte em não transmitir com o cabo/antena em curto o dano é grande ao amplificador de potencia de saida. Quanto ao receptor não existem prejuizos neste caso.

Um conselho a todos, a medida da ROE principalmente em veiculos deve ser frequente, pois a possibilidade de um dano ao conjunto cabo+antena+conectores é bem frequente (nem se fala num jeep que chacoalha pra burro), por isso o 148 já vem com um medidor interno (apesar de não muito preciso) para que o Macanudo possa fazer esta medida frequentemente. Tanto o curto circuito quanto circuito em aberto joga a ROE nas alturas e aí o prejuizo é certo.O certo seria sempre medir a ROE antes de operar o rádio. Para os demais rádios que não tem esse recurso à mão devemos optar por utilizar um medidor de ROE externo, desconectar os cabos etc e tal...

Por isso na instalação devemos atentar também à passagem do cabo, evitar o emagamento ou o contato direto do cabo com parte metálicas que possam cortar o cabo,utilize o chamado "mata-burro", ou seja aquela borrachinha no furo da lataria. Outra dica e a isolação das terminações do cabo (principalmente a maria-mole) com cola de silicone, evitando-se a entrada de umidade no cabo (esta provoca curto circuito rapidinho).

Espero ter ajudado,

um abraço a todos.

DougBRSP
10/03/2005, 08:57
Não foi bem sorte foi kgaço mesmo :shock: não arrisquei nem tentar medir a estacionária. Agora uma dúvida, da forma que estava a minha antena em curto, se eu tentasse medir a estacionária utilizando o medidor do rádio, isso já não seria o suficiente para torrar o rádio?

[]s

marcelino
10/03/2005, 09:01
Douglas

Na medida da ROE se aconselha a transmitir por um pequeno espaço de tempo, voce imediatamente verificaria a estacionaria ALTA e não mais transmitiria.

Se insistisse em transmitir com certeza voce teria danos ao equipamento...

um abraço

DougBRSP
10/03/2005, 09:44
Entendi, eu tava pensando que era instantânea a queima, tipo apertou o ptt por uma fração de segundo e já era.

Nesse caso então, apertou e bateu lá no máximo da escala, pára tudo e checa o que está de errado antes de tentar novamente..

[]s

marcelino
10/03/2005, 14:30
É isso ai.

Problemas tipo curto a ROE sube muito....
Geralmente se o rádio já estiver calibrado, é algum problema tipo cabo, antena então verifica-se tudo antes de ficar dando PTT...

abraço