PDA

Ver Versão Completa : Barra Central da Direção do Vitara 92

hpschico
20/06/2010, 20:08
Olá Pessoal!
Sou novo no mundo 4x4, procurei nos tópicos e não encontrei algo que falasse a respeito do que preciso. Possuo um Vitara Canvas 92 e um dos pivôs da barra central de direção abriu folga, mas dei uma olhada e os pivôs são fixos e a distância entre os pivôs e os olhais que encaixa os braços é muita curta, então gostaria de saber se alguém já fez a adaptação de outro pivô, ou se tem que trocar mesmo toda a barra, se fez gostaria de dicas, pois pensava em fazer uma interna e adaptar outro pivô, para não precisar trocar a barra toda vez que folgar os pivôs.
Aguardo respostas dos companheiros.

nanito
20/06/2010, 20:27
Fale com algum mecânico ou torneiro que trabalhe com borrachas que ele recondiciona esse pivôs! Fiz isto no meu e gastei menos de R$ 100,00 e ficou como novo!

mairo
22/03/2011, 07:42
pessoal, renovando o tópico, ja apareceu alguma adaptação da barra central do vitara ou só recondicionando mesmo!!! to com mesmo problema do colega ai!!! grato.

nanito
22/03/2011, 12:11
pessoal, renovando o tópico, ja apareceu alguma adaptação da barra central do vitara ou só recondicionando mesmo!!! to com mesmo problema do colega ai!!! grato.
Recondiciona Mairo, se for só problema das borrachinhas estouradas! Se tu usa a viatura pra fazer trilha, não vale a pena comprar nova, pois logo logo detona.

Eu recondicionei a minha e ficou bem boa. Na nova viatura que eu pegar, provavelmente vou recondicionar também!

Tu podes desmontar a peça e mandar ali no pladim em POA ou qualquer recondicionadora que achar por aí na tua região.

Abraço!!

mairo
23/03/2011, 07:29
valeu nanito,
eu não faço trilhas, mas ando bem pouco no vitara, então deve de durar! ainda não sei qual defeito da barra, o mecânico levantou a viatura, deu uma examinada e me largou a lista de peças, só a barra que ta pegando, achei caro!
vou conversar com ele pra ver o real defeito e o que da pra fazer!!!

nanito
23/03/2011, 12:01
valeu nanito,
eu não faço trilhas, mas ando bem pouco no vitara, então deve de durar! ainda não sei qual defeito da barra, o mecânico levantou a viatura, deu uma examinada e me largou a lista de peças, só a barra que ta pegando, achei caro!
vou conversar com ele pra ver o real defeito e o que da pra fazer!!!
Geralmente o que detona são os pivôs que tem na barra, as borrachas ressecam e a barra fica meio solta, daí dá uma folga a mais na direção. Às vezes um bom aperto resolve, temporariamente. O ideal mesmo é refazer a borracha destes pivôs.

mairo
23/03/2011, 16:58
blz, vou verificar isto!!! olha a lista do mecanico:

- terminal de direção longo;
- terminal de direção curto;
- barra central;
- bucha do braço auxiliar;
- buchas da barra estabilizadora;
- amortecedores (ja comprados uruguai);
- braçadeira que prende bucha do estabilizador;
- pivô de suspensão.

mole mole, hehehehe!!!! ja cotei suzucar e alternativa, vou comprar tudo novo, exceto a barra, ainda to aguardando orçamento do hector no uruguai, talvez compre tudo novo!

nanito
01/04/2011, 15:34
Cara, vou te dar umas dicas:

- barra central - dá pra recondicionar
- bucha do braço auxiliar - dá pra mandar fazer embuchamento
- buchas da barra estabilizadora - em POA numa casa de borrachas as da towner custam R$ 2,50...o PAR!!
- braçadeira que prende bucha do estabilizador - precisa mesmo!? tá carcumida de ferrugem?!
- pivô de suspensão - pivôs das balanças dianteiras? dá pra recondicionar, assim como o pivô da balança traseira.

Abraço!

mairo
01/04/2011, 18:44
Cara, vou te dar umas dicas:

- barra central - dá pra recondicionar
- bucha do braço auxiliar - dá pra mandar fazer embuchamento
- buchas da barra estabilizadora - em POA numa casa de borrachas as da towner custam R$ 2,50...o PAR!!
- braçadeira que prende bucha do estabilizador - precisa mesmo!? tá carcumida de ferrugem?!
- pivô de suspensão - pivôs das balanças dianteiras? dá pra recondicionar, assim como o pivô da balança traseira.

Abraço!
nanito, barra central, vou recondicionar, ou cortar as pontas e soldar ponteira nacional, ou fazer de rosca!
quanto a bucha do braço auxiliar quero saber mais detalhes, como faz esse embuchamento?????
minha cidade é pequena, num fim de mundo, sai mais em conta e facil compra novo que descobrir, sabe deus onde, quem recondicione, consegui barato as peças no uruguai!!! a braçadeira eu perdi com bucha e tudo!!!

rodrigo.hoffman
20/01/2015, 10:05
Rapaziada..

Os pivôs da barra central do pinto pequeno tiraram ferias já faz um tempo e agora decidi mexer nela..

Minha ideia é de adaptar pivôs para que futuramente possa trocá-los.. Sei que existe as barra para vender, mas fico meio com o pé atras de comprar por não saber da qualidade do produto, já que uma marca importada e o preço é meio salgado.. Juntando isso mais os pneus grandes, comprar uma barra e daqui a alguns meses apresentar a folga novamente prefiro me arriscar..

A ideia inicial é adaptar pivôs de toyota bandeirante, por ser um pivô bem robusto em comparação ao original, fácil de achar e com um custo bem mais baixo do que ficar trocando essa bendita barra..

A barra já ta fora e o pivô na mão.. Vamos ser consigo por em pratica a ideia inicial..

[ ]´s

mairo
21/01/2015, 08:58
rodrigo e o pivô da bandeirantes vai encaixar no olhal cônico do vitara? acredito ser maior que o original!

rodrigo.hoffman
22/01/2015, 18:29
rodrigo e o pivô da bandeirantes vai encaixar no olhal cônico do vitara? acredito ser maior que o original!

É um pentelhezimo maior que o original.. Daqui a pouco eu posto os detalhes e as fotos de como ficou...

[ ]´s

rodrigo.hoffman
22/01/2015, 23:26
Segue as fotos da bagaça..

Parece que ficou muito bom..

Amanha termino de apertar tudo e vai pro chão pro teste de rodagem.. Na mão já deu pra sentir que acabou a folga da direção.. Quero ver se a direção fica um pouco mais firme do que era antes...

[ ]´s

mairo
23/01/2015, 09:29
muito bom!

mas o vitara tem muito pivô pra estourar (6), hoje se eu tivesse com o sistema de direção original tentaria eliminar o braço auxiliar e faria uma barra de roda a roda e outra menor do pitman até a primeira barra, hoje uso assim, mas no eixo do samurai! ficou leve até demais

rodrigo.hoffman
01/02/2015, 23:51
muito bom!

mas o vitara tem muito pivô pra estourar (6), hoje se eu tivesse com o sistema de direção original tentaria eliminar o braço auxiliar e faria uma barra de roda a roda e outra menor do pitman até a primeira barra, hoje uso assim, mas no eixo do samurai! ficou leve até demais

É verdade.. tem pivô demais mesmo.. Mas eu acho que um sistema desse tipo que vc sugeriu não funcionaria bem com as bandejas do Vitara..

Rapaziada..

Só pra ficar registrado aqui que a adaptação ai dos pivôs da bandeirante na barra central ficou muito bom... O serviço e basicamente cortar as pontas das barras e soldar um tubo (parede de 8mm) e fazer a rosca dos terminais novos.. E um pequeno desbaste nos cônicos do braço pitman e no do braço auxiliar..

A direção ficou mais firme de como era antes.. O alinhamento conferi hj novamente e esta com 4mm convergente.. O valor do serviço e peças ficou praticamente o mesmo de uma barra nova, mas agora tenho a possibilidade de trocar somente os pivôs que estragarem, que fica na faixa de R$ 55,00 cada..

Próxima empreitada é descobrir um barulho chato que tem na roda dianteira (motorista) com se fosse um rangido de molas quando viro a roda...

Abraços

vinisão62
05/02/2015, 23:50
Olá Mairo eu fiz uma adaptação que ficou melhor que a fabrica...kkkkk minha segunda barra estorou falei não vou compra outra ne a pau dai fui no ferro velho e comecei a procurar algo que podeia ser usado, achei aqueles terminais do uno que vai na suspenção barra tensora falei bingo, corto os terminais estragados mando no torneiro abrir rosca e pronto, dito e feito so tive que dar uma pequena escariada na parte conica para entrar na outra barra, bateu certinho, rodo a mais de dois anos nunca deu problema, faço trilhas usava pneus 31 agora uso 30, tirei algumas fotos na epoca mas perdi o cartão de memoria mas posso tirar dela instalada. Agora vamos aos valores dois terminais da barra tensora do uno 92/94 N6014 na epoca R$48,00 cada mão de obra torneiro R$60,00 total R$156,00 claro que aredondei mas foi isso, estou muito satisfeito meus prolemas acabaram, fiquem a vontade em perguntarem a respeito o que é bom e deu certo é pra se passar....kkkkkkk
Abraços....

leonboschetti
26/01/2017, 14:53
Rodrigo, tudo bom!

Cara muito bacana sua receita para a barra da direção, serviço de primeira, era isso que eu estava procurando.
Vou precisar trocar diversas buchas e pecas na suspensão dianteira e queria fazer algo mais robusto para aguentar as trilhas e os pneus maiores. Como que esta o resultado hoje em dia?

Sobre o barulho chato que tem na roda dianteira (motorista) com se fosse um rangido de molas quando vira a roda, encontrou o que era? Esta acontecendo o mesmo com o meu Canvas!

Valeu por compartilhar, abraços!

É verdade.. tem pivô demais mesmo.. Mas eu acho que um sistema desse tipo que vc sugeriu não funcionaria bem com as bandejas do Vitara..

Rapaziada..

Só pra ficar registrado aqui que a adaptação ai dos pivôs da bandeirante na barra central ficou muito bom... O serviço e basicamente cortar as pontas das barras e soldar um tubo (parede de 8mm) e fazer a rosca dos terminais novos.. E um pequeno desbaste nos cônicos do braço pitman e no do braço auxiliar..

A direção ficou mais firme de como era antes.. O alinhamento conferi hj novamente e esta com 4mm convergente.. O valor do serviço e peças ficou praticamente o mesmo de uma barra nova, mas agora tenho a possibilidade de trocar somente os pivôs que estragarem, que fica na faixa de R$ 55,00 cada..

Próxima empreitada é descobrir um barulho chato que tem na roda dianteira (motorista) com se fosse um rangido de molas quando viro a roda...

Abraços