PDA

Ver Versão Completa : Nivuska



Renata_Interior
09/03/2005, 01:33
Olá, a todos, novamente...

Achei um com motor Nivuska (a alcool).

Gostaria de opiniões sobre essa adaptação de motor. O que pertence ao Niva e o que pertence ao Fusca (se há as partes certas a serem trocadas)? A manutenção ainda é muito cara?

Mais uma coisa: "Junta homocinética em substituição a junta elástica da caixa de transferência" - alguém pode decifrar isso?

Me desculpem pela ignorância (mais uma vez), só estou tentando fazer um bom negócio.

Obrigada!

Renata

braszil
09/03/2005, 05:50
Bem vamos por partes,

A adaptaçao de motor se bem feita é ótima ela deve ser feita por pessoa qualificada e devera usar um Kit que se chama BR2000 ele foi criado para adaptar motores AP nos Nivas. Eu tenho um Niva com motor AP2.0 e meu carro ficou muito mas muito melhor que com o motor original. Quanto às partes na troca devera ser trocado o motor e a embreagem utilisando uma flange para adaptar a caixa seca original do niva. a caixa de marcha e de transferencia permanescem 9bem a caixa pode ser trocada mas isto é outra historia) A manutençao fica muito mais facil e mais barata que com o motor original. Lembre-se que peças VW sao encontradas em qualquer banca de jornal do nosso pais. A caixa de transferencia tem uma junta que transfere a força para o diferencial. Para melhorar o desempenho e diminuir a vibraçao causada pelo aumento de força de um motor mais possante como o AP ela serve de amortecedor das vibraçoes. Ela foi desenhada pela mesma pessoa que inventou o kit BR2000 o Rogerio Bacelar :!: o papa dos Nivas. Liga pra ele e converça com ele ele vai te explicar tudinho muito melhor que eu. (11)6952-9078 pode dizer que foi o Serginho que mandou voce ligar. :wink:

Boa sorte....espero ter ajudado em algo :lol:


GALERA ME DESCULPE SE DISSE ALGO ERRADO NO PONTO DE VISTA DE VOCES. :?

marzano
09/03/2005, 09:51
Braszil,

Creio que vc esta equivocado na resposta. Imagino eu que a Renata esteja se
referindo ao motor original do niva com pistões de fusca.

Renata,

Segue um link com os dados e testes da adaptação;
http://www.nivasite.com/nivuska.htm


"Junta homocinética em substituição a junta elástica da caixa de transferência"
Bom .. a junta elastica é um tipo de cardãzinho que liga o cambio a caixa de transferencia(o que leva a tração pras rodas)
essa junta usa uma cruzeta e por isso tende a vibrar muito.
Segundo relatos ao substituir essa junta pela homocinetica a vibração diminui drasticamente.


[]s

NeRo
09/03/2005, 12:51
Oi... eu penso que carros modificados nesse grau não são o ideal para um primeiro passo.
Você acaba não sabendo tudo que foi feito e para quê... Já o carro original você pasta um pouco (pouco?) para achar determinadas peças mas uma vez encontrada é só trocar.

mpasquar
09/03/2005, 13:57
Ola Renata,
eu fiz o meu motor p/ esta mesma config deste motor. Nivuska a alcool.

A meu ver ficou otimo, uso o comando Aerocar na posição "B" mais torque, tenho o carburador Weber460 alcool(mudei a giclagem), fiz uma especie de "mufla no coletor de admissao" p/ nao condensar a mistura do alcool(dica de camaradas), e tenho GNV no carro tb.

As pecas que mudam no motor do Niva p/ adaptacao são apenas os pistoes e aneis do Fusca. Para isso foi aberto um pouco mais a camisa p/ caber o pistao maior (83mm +/-). Nas bielas foi feito um tipo de embuchamento para poder encaixá-las nos pistoes do fusca.

Optei por esta modif. pois os pistons e aneis do Niva achei muito caros.
Niva pistao e aneis - +/- 500,00 pra mais acho.
Fusca pistao e aneis - +/- 100,00

e com o pistao do fusca ele ficaria muito melhor +/- igual a um motor 1.7.

marzano
09/03/2005, 15:01
Ola Renata,
eu fiz o meu motor p/ esta mesma config deste motor. Nivuska a alcool.
A meu ver ficou otimo, uso o comando Aerocar na posição "B" mais torque, tenho o carburador Weber460 alcool(mudei a giclagem), fiz uma especie de "mufla no coletor de admissao" p/ nao condensar a mistura do alcool(dica de camaradas)


Mpasquar,

Onde fez o seu motor e qto gastou+/- entre peças e mão de obra?


[]s Pensando em fazer

braszil
09/03/2005, 16:22
marzano, verdade pensei sim. Vove tem razao. Ainda be que me desculpei antes :|

mpasquar
10/03/2005, 00:08
Ola Marzano,

eu fiz numa retifica em Guaianazes(faz 6 meses +/-) fui la pq o dono tem Niva e é tb onde o Cesar da Alternativa leva os motores p/ fazer.

Pecas eu gastei so os pistons e aneis +/- 110,00.

MO acho que ficou uns 700,00 (abrir a camisa, embuxar as bielas, passe no volante, no virabrequim, cabecote, etc) foi feito tudo praticamente. Mas acho que so pra abrir as camisas, embuxar as bielas, passe no pistao e tirar as saias uns 400,00 / 300,00. Eu digo acho pois naum lembro direito, tem um papel com o orcamento, mas preciso dar uma procurada.

E pra montar e fechar o motor +/- uns 600,00.
Gastei mais que isso pois troquei quase tudo ate bomba de oleo pus nova ai gastei +/- uns 2000,00 mas o motor ficou zerado.

Detalhe, naum sei se é so o meu, mas tem uma batidinha de saia do pistao qdo faz um pouco de forca, tem gente que diz que é normal, e outros que não, enfim, mas parece naum afetar em nada.

Ja rodei +/- 20.000 km e beleza.