Conectar

Ver Versão Completa : Lingueta: uma solução para os SPOAdos...

Mauro B.
28/08/2003, 00:41
:D Fala pessoal !!! :D

Resolvi abrir este tópico porque este assunto será um pouco mais longo e não se encaixava no tópico anterior. :wink:

Quando se faz SPOA, o jipe ganha muita altura, e o sistema de barras de direção do jipe precisa ser mudado. O sistema ideal é que uma barra inteiriça una as duas rodas, e que outra barra (a propulsora) ligue-se a uma dessas rodas (de preferência a mais distante). Para fazer esta ligação, usa-se uma peça que o pessoal apelidou de “lingüeta”.
A lingüeta nada mais é do que uma barra de aço que é fixa numa das extremidades sobre o pino mestre superior, e na outra extremidade fixa-se o pivô da barra de direção propulsora. É simples fazê-la, mas sua confecção exige alguns cuidados.
:arrow: Inicialmente, vc deve adquirir uma barra de aço de ½” de espessura X 2” de largura, cortada no comprimento de até 20cm.
:arrow: Vc deve levar a lingüeta a um torneiro para ele fazer um furo cônico em uma das extremidades, de acordo com o pivô que vc tem em seu sistema de direção.
:arrow: Na outra extremidade, a uns 30 a 35mm do fim, faça um furo (no centro) com uma broca 5/8”.
:arrow: Com o pino mestre na mão, mande o torneiro rebaixar a cabeça do pino mestre em ½”, mas deixando um pino nele (tbm bem no centro) de 5/8” de diâmetro, de forma que ele possa entrar no furo existente na lingüeta.
:arrow: Introduza o ‘pino’ do pino mestre no furo da lingüeta, e com uma furadeira de bancada (baixa rotação) faça os quatro(4) furos correspondentes na lingüeta. Esses furos são 3/8”.
:arrow: Monte o conjunto no lugar. Se precisar, vc deve dobrar a lingüeta, para que a barra de direção não esbarre no feixe de molas.
:arrow: Depois de tudo acertado, monte o conjunto no lugar, aperte os quatro parafusos e dê uma pequena solda para unir a ponta superior do ‘pino’ do pino mestre com a lingüeta. Obs: não precisa soldar a volta, apenas solde ali! :wink:

As desenhos estão abaixo. Caso fique alguma dúvida, crítica ou sujestão, é só postar! Fiz bem resumido, qualquer coisa é só gritar!!! :P

[]'s

monge
28/08/2003, 01:24
Fala Gente... :D

Mauro minha "lingueta" está mais ou menos assim, só que sem o rebaixo, e nem o furo no meio. :D

Sempre dou uma atenção especial pra ela, pois tanto o Bill falou que eu fiquei meio assim. Não vou trocar por enquanto, pois ela não apresenta fadigas nem sinal de esforço. :D

Agora, agora, AGORA, depois de muitas trilhas, quebrar diferencial, caixa, chassi, moringa do eixo piloto é que quebrou um dos 4 parafusos que a predem no pino mestre. :shock:

Mas quebrou pq eu fui brincar de derrubar cupim e depois que derrubei o segundo percebi uma certa indirigibilidade do jeep. :oops:

Parei, e fui olhar minha barra orizontal, (a debaixo) estava parecendo um arco. Ao subir no cupim a barra simplesmente acompanhou a forma do cupim e entortou causando assim a quebra do parafuso. :shock:

E pra mim ir embora depois com jeep pra casa? Parecia piada... ah o detalhe é que já era mais de 23:00hs e ainda tinha que desatolar uma band que afundou num brejo até encobrir o guincho da mesma. :roll: :roll:

Vai sofrê tião da lúcia!!!!!! :!: :!: :!:

Mas estava bom, e no final cheguamos todos em casa. :D :D :D

Já troquei o parafuso e agora só estou parado por causa da bendita moringa. :roll:

[]'s

Eugênio

Mauro B.
28/08/2003, 01:53
Fala Monge!!! :D

Mauro minha "lingueta" está mais ou menos assim, só que sem o rebaixo, e nem o furo no meio. :D

Cara, esté o o ponto PRINCIPAL desta modificação! Ele é feito justamente para não forçar demais os parafusos que prendem o pino, pois sem eles, adeus :? !
A lingueta em si não vai quebrar, mas os parafusos alí, imperceptíveis, poderão. Por isso, quem for fazer, recomendo o rebaixo! :wink:
Fazer esse rebaixo tem ainda outras vantagens, como por exemplo, vc poderá utilizar os mesmos parafusos (não recisará comprar outros mais compridos) e ainda o flexível de freio não ficará forçado, pois ele entra no cilindro logo acima do pino. O lingueta que tinha feito no meu cj5 foi que nem a do Monge, e, por causa do flexível, tive quer gastar ela lateralmente. Monge, pelas suas fotos, a gente nota que vc não teve este último problema pois seu prato do freio não está na pasição original, está, vamos dizer assim, "girado" em um parafuso para trás! :wink:

[]'s

walter.andreis
28/08/2003, 08:23
Maurão...
Que show que ficou o tópico! hehehehe!
Posso até bloquea-lo, afinal depois de tantas explicações / ilustrações vai ser dificil sobrar dúvidas...
Parabéns pelo trabalho 3D e pelas explicações.. até eu entendi! :lol: :lol: :lol: quem dirá o resto da turma...

[]'s

Mauro B.
29/08/2003, 00:11
:D Fala Walter !!! :D

Cara, os desenhos do AutoCad eu tive que pedir para meu irmão fazer...eu ainda não sei fazer esse tipo de coisa.... :oops:

Bom Walter, como vc passou seu jipe para SPOA, como vc adaptou o sistema de direção???

[]'s

Giovani
29/08/2003, 20:53
:D Salve Galera da Adaptação!!!!

:D No meu Jeep, e em muitos outros SPOAdos que rodam por aqui, fizemos o seguinte: soldamos uma chapa de 1/2" diretamente no pino do munhão, com a furação para o terminal de direção na outra ponta. Dali pra baixo, soldamos outro ferro, que parafusamos no furo do terminal original. Não solta nem com reza brava... :wink:
[]'s

Giovani
29/08/2003, 21:00
Mas quebrou pq eu fui brincar de derrubar cupim e depois que derrubei o segundo percebi uma certa indirigibilidade do jeep. :oops:
Parei, e fui olhar minha barra orizontal, (a debaixo) estava parecendo um arco. Ao subir no cupim a barra simplesmente acompanhou a forma do cupim e entortou causando assim a quebra do parafuso. :shock:

:D Grande Eugênio!!!

:D Derrubando cupim??? Não tem mais o que fazer???? :lol: :lol:
:D Não sofro mais desse mal, de entortar as barras... Veja a foto acima!
:D Vc pode também inverter os terminais, pondo eles por cima. Basta enluvar o furo com o cônico para cima. :wink:
[]'s

Mauro B.
29/08/2003, 23:49
:D Fala Giovani !!! :D

:D Não sofro mais desse mal, de entortar as barras... Veja a foto acima!
No meu jipe eu também fiz duas lingüetas, só que as duas foram fixadas ao pino da mesma forma que a do Monge, ou seja, sobre o pino. Eu já tinha olhado esta foto do teu jipe e percebi que as lingüetas não tinham sido fixadas sobre o pino, mas achei que tinha sido feitas do mesmo modo da primeira mensagem deste tópico. :o
Giovani, esse sistema de duas lingüetas, da forma que fizemos, tem um inconveniente: as duas rodas giram paralelas (ou quase)! Isso atrapalha em curvas! :( No sistema original isso não acontece (claro!) porque os terminais são fixos mais para “fora” do centro do pino, o que acarreta esse efeito de diferença de giro na estersão da direção. Com as duas lingüetas do nosso modo, os terminais ficam alinhados longitudinalmente com a parte superior do pino mestre, o que anula esse efeito :cry: . Quando fiz o sistema (igual ao seu) de cara percebi que havia alguma coisa errada, pois em curvas meu jipe se comportou mal, principalmente nas mais fechadas, e uma roda insistia em patinar :? .
Para corrigir este defeito, bastaria aproximarmos os terminais das duas lingüetas das rodas, mas isso não é possível pois o aro da roda impede essa aproximação (ou não, se a roda tiver off-set bem negativo). Por isso que eu acho que a melhor maneira é fazermos apenas uma lingüeta e uma outra barra interiça unindo as duas rodas. Desse jeito, não importa onde ficará o terminal da lingüeta, pois a diferença de giro será determinada pelos próprios terminais originais. :wink:
O desenho mostra as condições do sistema de direção...(tu já deves saber! :P)

:D Vc pode também inverter os terminais, pondo eles por cima. Basta enluvar o furo com o cônico para cima.
Não dá para inverter os terminais em um cj SPOA, pois a barra que liga uma roda á outra esbarraria nos feixes...ou melhor, nem daria para colocar! As duas fotos mostram essa impossibilidade: a barra 'sobe' demais... :wink:

[]'s

walter.andreis
30/08/2003, 01:24
Mauro,
Estou em faze de adaptação da direção do CJ... portanto este tópico está sendo de suma importância para mim (e provavelmente pra muitos aqui... ) :wink:
Conforme eu for fazendo as adaptações, vou colocando as fotos e informações aqui, assim todos podem me ajudar!!! :oops:
[]'s

monge
30/08/2003, 01:26
Fala Gente... :D

Giovani no meu caso eu ainda uso o sistema quase original, uma barra da caixa de direção até o munhão e uma outra barra ligando munhão a munhão, pra mim mudar pro seu jeito acho que complicaria um cadinho. :D :D :D

Quanto a derrubar cupim, é bom demais... heehehe muito divertido. Vc encosta o jeep nele e dá uma aceleradinha... :twisted: :D :D :D

Mas tem que tomar cuidado, se não tchau barra de direção :cry: :roll:

Amanhã vou dar uma mexida no meu SPOA pra ver se melhoro ele um pouco mais... só uns reapertos básicos. :D

[]'s

Eugênio

Mauro B.
30/08/2003, 01:49
Giovani no meu caso eu ainda uso o sistema quase original, uma barra da caixa de direção até o munhão e uma outra barra ligando munhão a munhão, pra mim mudar pro seu jeito acho que complicaria um cadinho. :D

Fala Monge !!! :D

Para deslocar a barra inteiriça para cima bastaria vc fazer uma outra lingueta, inverter o lado cônico do terminal duplo e prender essa barra inteiriça nas duas linguetas! :wink: Já ví uma F-75 assim... :P Só que daí aparece o problema das rodas girarem paralelas... :cry: mas vc pode tentar compensar isso descolcando o máximo que vc puder o terminal para perto das rodas, talvez daí vc nem sinta diferença... :wink:

[]'s

Giovani
30/08/2003, 19:52
Não dá para inverter os terminais em um cj SPOA, pois a barra que liga uma roda á outra esbarraria nos feixes...ou melhor, nem daria para colocar! As duas fotos mostram essa impossibilidade: a barra 'sobe' demais... :wink:

:D Grande Mauro!

:roll: Dãããããã.... É verdade! Não lembrei disso. É que no Jeep do meu Brother eu fiz assim, só que lá tem molas espirais... :wink: Veja as novas fotos dele no meu Álbum. :D
:D Quanto ao problema da direção, já senti sim o "efeito"... As barras de direção já estão na lista de futuras alterações, assim como a suspensão, lataria, quebra-mato (valeu Gustavo!!), bloqueios, eixo traseiro flutuante, etc, etc, etc... :D O problema é a falta de tempo ($$$)... :lol:
[]'s

Mauro B.
08/09/2003, 01:02
:D Fala Giovani !!! :D

Cara, vou aproveitar que tu já fezeste isso no jipe no teu irmão e te fazer uma pergunta: como eu devo proceder para inverter a conicidade do furo do terminal??? Eu pergunto isso pois não sei ainda se a gente vai passar o cj3a do meu pai para SPOA, e se não o fizer, vou ter que inverter a conicidade dos terminais, como no jipe do teu Brother... :P

[]'s

Giovani
08/09/2003, 23:31
:Cara, vou aproveitar que tu já fezeste isso no jipe no teu irmão e te fazer uma pergunta: como eu devo proceder para inverter a conicidade do furo do terminal???

:D Grande Mauro!

:D Vc precisa de um torneiro mecânico. Fure pelo diâmetro maior, fazendo um furo "reto". Então um torneiro faz uma bucha cônica e prensa no furo. Não é difícil, mas precisa ser bem feito, pois é item de segurança! :wink:
[]'s

Ricardão4x4
07/06/2005, 15:43
Pessoal :D ,

Tirei umas fotos de uma adaptação feita no Jipe de um amigo, que manteve o sistema de direção original mas, como o CJ está SPOADO, seguimos os conselhos acima adaptando lingüetas, só que com reforço = nervura mais chapa com furo que utiliza o furo côncio do munhão para mais um ponto de apoio. As barras de direção ficaram na posição horizontal, diminuíndo a influência do balanço da suspensão ou do veículo na direção das rodas.

Como se trata de item de segurança, aqui vão duas fotos que espero ajudem a entender.

Um abraço,

leopoldo
07/06/2005, 19:07
TENHO BOAS RESSALVAS QUANTO A ESSA ADAPTAÇÃO !

No período de 1992 a 1999 eu usei um sistema semelhante ao proposto e depois de alguns problemas resolví abandonar esse tipo de adaptação.

Histórico:

Durante algum tempo depois de ter colocado so pneus 9.00x16, fiz o SOA e como muitos tiveram, eu também, a de bater de frente com o problema do barramento que vai para a caixa. Dá interferência com a mola.

Numa 1º tentativa, usei o terminal central de direção do jeep no munhão direito, conjugado com uma barra em S, como no kit FESS, mas depois da fratura desse terminal de direção abandonei esse sistema.

Comprei um pedaço de barra de AÇO 4340 e mandei plainar segundo um desenho que eu fiz e criei uma peça que poderia ser parafusada na parte de cima do munhão, usando os 4 parafusos 3/8 UNF como ponto de ancoragem e usinando os furos cônicos na outra ponta. Vide foto abaixo.

IMPORTANTE:

1-por critério de segurança e resistência mecanica, não recomendo outro tipo de aço. Só o aço SAE 4340. TEMPERADO E REVENIDO de preferência

2-nunca fazer a montagem por sobre o pívô original do jeep. As forças envolvidas são consideráveis visto que nem preso diretamente sobre o munhão a peça fica firme.

Bom, continuando a história:

Na primeira tentativa, usei os próprios parafusos originais do munhão, 3/8"x1" UNF. Depois de alguns meses de uso, o jeep começou a ficar instável na direção e percebí que os parafusos ou soltavam ou rompiam na interface.

Então alarguei o furo do barramento e instalei 4 prisioneiros de aço 12.9 no munhão, com trava química, e na medida M11x60 ... com porcas parlok.

A fixação melhorou mas mesmo assim, percebí que mesmo torqueados os prisioneiros, os espaçadores do munhão começaram a ser esmagados e sairem pela interface, criando folga no rolamento e na direção.

Infelizmente os calços tem de existir e estarem instalados

De 6 em 6 meses tinha que trocar os calços do munhão e reapertar os prisioneiros.

Assim, a minha conclusão é que essa aplicação não é muito válida para jeep com pneus iguais ou maiores de 33" e que existe uma insegurança inerente nesse sistema.

Para quem for se arriscar, use aço de boa qualidade, e insista numa programa de inspeção permanente pois ele solta sózinho

A opção com ancoragem no próprio munhão como na foto em que a peça apresenta-se como um X é mais confiável pois há uma distribuição das forças de esterçamento.

Só que nesse jeep ai de cima , a diferença de altura é exagerada e complementado, em termos de engenharia, é uma peça com problemas estruturais de engastamento pois a linha de centro dos parafusos está ortogonal com o sentido da força aplicada. É como voce estar de pé e alguém sempre empurrando e puxando. Como a base não é um sapato, e sim parafusos, alguém vai quebrar e isso será a cabeça dos parafusos pois a peça age como um saca-rolhas sobre eles. O momento fletor de esterçamento sobre eles causa enormes tensões normais.

São grandes as chances de romper os parafusos num fora de estrada, se a roda receber um golpe. O ideal seria uma peça mais "baixa".

Agora, revendo o tópico ví a adaptação do Giovani. Parece ser mais razoável em relação a essa última observação porém, aqui vai um lembrete para todos:

MAURO, GIOVANI E OUTROS:

Não se deve soldar esse componente montado no próprio jeep !

mesmo que a peça fosse feita da sua maneira (MAURO) - o que não é necessário, veja a minha peça, ou da maneira como fazem no SUL - a solda só deve ser feita com a peça isolada numa bancada e não no próprio eixo, pois corre-se o risco de fazer passar corrente elétrica pelos rolamentos e destruí-los, dependendo de onde seja feito o aterramento.

Fabil
04/07/2005, 08:40
a solda só deve ser feita com a peça isolada numa bancada e não no próprio eixo, pois corre-se o risco de fazer passar corrente elétrica pelos rolamentos e destruí-los, dependendo de onde seja feito o aterramento.
???????
Leopoldo... explica isso melhor por favor... nunca ouvi dizer que corrente eletrica danifica rolamentos??...

T+

leopoldo
04/07/2005, 14:49
Se você for soldar algo no munhão e pinçar o aterramento no grampo da mola, está passando corrente elétrica do grampo para a mola, da mola para o a carcaça do eixo e/ou tubeira, da tubeira para a capa do rolamento, da capa para os roletes, dos roletes para o cone, do cone para o pino mestre/parafusos e daí para o munhão..........

Parabéns, soldou o munhão e faiscou tudo pelo caminho.

Como a pista de rolamentos é muito sensível, queimou a pista e microfundiu as áreas de contato dos roletes.

Ganhou um rolamento soldado.

Nunca viu isso?

Veja o manual de manutenção e falhas de rolamentos da TIMKEN Co. ou SKF.

Lá tem algumas fotos.

Beto Lacerda
04/07/2005, 17:28
Veja o manual de manutenção e falhas de rolamentos da TIMKEN Co. ou SKF.

Caro Leopoldo onde acho isso , tenho curiosidade sobre o assunto , quem sabe não tem umas cacas que fazemos ou coisas que deixamos de fazer p/ preservar nossos caro$ rolamentos :lol:
[]'s

Fabil
04/07/2005, 17:42
Valeu Leopoldo... bacana saber disso... acho que tem muito "mexanico" por ai que tambem nao sabe... heheh

T+

leopoldo
04/07/2005, 17:50
Nesse caso que comentei, os manuais de inspeção de rolamentos, normalmente com uma boa cantada a engenharia passa via correio. Não sei se já estão disponíveis via eletrônica.

Outra fonte são os revendedores de rolamentos.

Recomendo as seguintes:

Timken - how to recognize and prevent tapperred roller bearing damage. Excelentes fotos. Esta publicação não tem nº. de referencia.

http://www.timken.com/industries/automotive/autoaftermarket/techtips/techtips.asp

http://www.timken.com/products/bearings/techtips.asp

FAG - danificações em rolamentos. Muito boa também. Referência WL82102PB

FAG - montaje de rodamientos - Referência WL80100/2 S/PB

SKF - falha de rolamentos e suas causas - Referência BR7604-1991

Mas veja que isso é regra de bom senso.....tal como não soldar tanque de combustível cheio de vapor, ou usar aliança ou pulseira quendo se mexe com baterias e cabos ...... etc .....

bom senso.

Agora, se você me perguntar sobre itens mais gerais ........ só a experiência pessoal.

leopoldo
04/07/2005, 17:57
... acho que tem muito "mexanico" por ai que tambem nao sabe...

Não acho - tenho certeza. :wink:

e tem mais :shock: (lá vou eu de novo provocar a ira alheia e receber um monte de email malcriado de gente ofendendo ou se justificando) :D

quem falou que eles sabem ler? :D

Beto Lacerda
04/07/2005, 18:00
Nesse caso que comentei, os manuais de inspeção de rolamentos, normalmente com uma boa cantada a engenharia passa via correio. Não sei se já estão disponíveis via eletrônica.

nesse caso vou dar um pulo ali no visinho p/ ver se descolo um ...
[]'s da R. eng. mesquita sampaio :lol: :lol:

AMANETO
16/08/2005, 14:15
alguem pode me dizer o que é SPOA????
Nunca ouvi este termo antes..., desculpem a ignorancia.
Amaneto :oops:

Beto Lacerda
16/08/2005, 14:33
SPring Over Axle ... molas sobre o eixo , tipo o original é spua (spring under axle ) ou seja o feixe fica por baixo do eixo .
da uma fuçada no forum que vc vai achar tudo que precisa saber sobre spoa
[]'s

Sergio Rocha
16/08/2005, 21:55
To me controlando pra nào responder. :evil: :evil: :evil:

[]'pergunta pro Bill

leopoldo
16/08/2005, 22:45
VAMOS COMEÇAR O JOGO DE NOVO !

MANDA UM MP PRO BILL + JUNTO DAS COORDENADAS gps

monge
17/08/2005, 10:00
æ, pergunta pro Bill.... :D :D

Ele é o cara que endente mais de SPOA no fórum, e terá o maior prazer em te explicar tudinho. Ele que me disse o que era, na época da jipenet ainda, só que quando era da powerline... ou seja há muito tempo atrás.. heehehehee

[]'s

Eugênio

AMANETO
17/08/2005, 11:36
SPring Over Axle ... molas sobre o eixo , tipo o original é spua (spring under axle ) ou seja o feixe fica por baixo do eixo .
da uma fuçada no forum que vc vai achar tudo que precisa saber sobre spoa
[]'s

AMANETO
17/08/2005, 11:43
To me controlando pra nào responder. :evil: :evil: :evil:

[]'pergunta pro Bill

Carlos ZN
17/08/2005, 14:31
Amigos desculpe a iguinorância,

Mas vamos lá:

O que é SPOADOS :parede: :parede:
Outra pergunta na caixa de direção VW qual amortecedor de direção uzar?
O unico que deu para ver era um Rancho como sou primo pobre pode ser um pequeno sitio ou uma chacrinha.

Beto Lacerda
17/08/2005, 14:39
spoado é carro com spoa
amortecedor de direção de caminhonetes , tem quem usa de kombi
pesquise por amortecedor de direção que vai achar uns 20 topicos falando disso
[]'s

Giovani
17/08/2005, 15:05
Outra pergunta na caixa de direção VW qual amortecedor de direção uzar?
O unico que deu para ver era um Rancho como sou primo pobre pode ser um pequeno sitio ou uma chacrinha.

Carlos, à menos que vc vá participar de um rally, ou mesmo um raid, usando pneus maiores que 33", vc não precisa de nenhum Rancho ou Heckentorn da vida...
Pneus dentro da "normalidade", tipo 31", 275x55, ou 750x16, vc pode usar o amortecedor original de direção do Santana. Se usar um pneu maior, até mesmo um 35", mas sem fazer rally, um amortecedor de direção da F-4000 dá e sobra... :concordo:
Pergunto: essa direção seria hidráulica???

[]'s

Marcos Arcosy
17/08/2005, 15:48
Grande Carlos,

Você tem duas opções:

01 - Pergunta pro Bill

02 - Usa a http://www.4x4brasil.com.br/forum/templates/subSilver/images/botoes/Pes_Ver.jpg

Surigo a segunda alternativa :mrgreen:

Abraços,

cristiano
17/08/2005, 17:03
Grande Carlos,

Você tem duas opções:

01 - Pergunta pro Bill

02 - Usa a http://www.4x4brasil.com.br/forum/templates/subSilver/images/botoes/Pes_Ver.jpg

Surigo a segunda alternativa :mrgreen:

Abraços,

Eu sugiro a primeira alternativa :dance: :dance:

Marcos Arcosy
17/08/2005, 17:07
Eu sugiro a primeira alternativa

01 + divertida :twisted:

Abraços,

Carlos ZN
18/08/2005, 09:48
Deculpe amigos,

Mas tenho fios de cabelos loiros :cry: :cry: :cry:
Referente ao amortecedor de direção BRIGADUUUUUUUU :D :D :D :D
Mas o spoa :?: :?: :?: :parede: :parede: :parede:
Grande amigo Bill o que é :?: :?: :?: :?:
Ele é conhecido por chime :?: :?: :?:

Marcos Arcosy
18/08/2005, 10:39
Vou te dar uma colher de chá :concordo:

Sugiro que você leia estes tópicos (todos que são novos no fórum deveriam fazer o mesmo):
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=8511

Para SPOA, você deve consultar este:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=393&highlight=spoa

Grande amigo Bill o que é

Você vai aprender com o tempo :mrgreen:

Espero ter ajudado :!:

Abraços,

billj
18/08/2005, 11:39
Deculpe amigos,

Mas tenho fios de cabelos loiros :cry: :cry: :cry:
Referente ao amortecedor de direção BRIGADUUUUUUUU :D :D :D :D
Mas o spoa :?: :?: :?: :parede: :parede: :parede:
Grande amigo Bill o que é :?: :?: :?: :?:
Ele é conhecido por chime :?: :?: :?:

SPOA = Sibilar Pelo Orifício Anal

Espero que tenha ajudado. Qualquer coisa, estamos aí..........

Abraços sibilados,

equipeminas4x4
18/08/2005, 11:41
Sibilar, gostei. Não sei onde acha essas palavras.... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

[]´s... colaborativos.

Sergio Rocha
18/08/2005, 11:46
Grande Mestre Bill

Essa foi uma das melhores que já vi aki no forum.

[]´

Marcos Arcosy
18/08/2005, 11:56
Citação:

Grande amigo Bill o que é

Você vai aprender com o tempo

SPOA = Sibilar Pelo Orifício Anal

Foi mais rápido do que eu imaginava :lol:

Abraços,

Carlos ZN
18/08/2005, 12:07
Obrigado Marcos e Bill. :D :D :D :D

Agora matei a charada :dance: :dance: :dance:
Para os amigos que estão na janelinha mas tem medo de perguntar.

SPOA - SPring Over Axle
(Feixe de molas em cima do eixo)

Primeiramente vou explicar o que é SPOA e SPUA, pois sempre que falo em SPOA algumas pessoas não conhecem o termo e tem dificuldade de visualizar.

SPOA significa: SPring Over Axle - no português bom e simples quer dizer que os feixes de mola estão por cima do eixo.

SPUA significa: SPring Under Axle - no português simples quer dizer que os feixes de mola são por baixo do eixo. Originalmente os jeeps são SPUA.

Porque se faz um SPOA?

O SPOA é feito para ganhar altura no jipe e assim colocar pneuzões de 35" pra cima. A altura do eixo em relação ao solo não aumenta, ela só é modificada com pneus maiores. Mas em compensação todo o resto do jipe levanta. O ganho de altura é bem cosiderável. Estes dias atrás saiu na jipenet um assunto dizendo que com SPOA não muda o angulo de ataque e saida do jeep. Vamos considerar a seguinte situação: Seu jeep é SPUA e vc vai subir um degrau digamos de uns 30cm de altura, seu parachoque ira pegar primeiro no degrau e depois os pneus. Com SPOA vc não terá este problema, seus parachoques superarão facilmente o obstáculo em tocá-lo.

O que se ganha e se perde com o SPOA?

Ao fazer o SPOA você tem que colocar na cabeça que o jeep está muito, mas muito mais alto do que originalmente, o centro de gravidade do jeep foi alterado, então haverá uma desestabilização do jeep. No meu caso passei a andar com mais calma no jeep. Já estou com o SPOA há mais de um ano e nunca tive nenhum acidente sequer por causa do SPOA.

Fonte: http://www.furreca4x4.hpg.ig.com.br/

Sergio Rocha
18/08/2005, 16:05
Gallera

O Bill como a maior autoridade em Spoa, dentre outras coisas, aki no forum, já disponibilizou essa resposta
no link abixo.

http://www.suzukioffroad.com.br/portal2/index.php?option=com_content&task=view&id=26&Itemid=2

Aprendam com quem realmente sabe.

[]'

samukanvas
19/08/2005, 18:12
Sibilar = do Lat. sibilare

v. int.,
assobiar;

produzir um som muito agudo;

silvar.

Na frase: Assobiar Pelo Orifício Anal (APOA)

Resumindo: peidar fino....

[]'s

Doc. bill tá ótimo no português...... :palmas: :palmas: :palmas: :dance: :dance: :dance:

pbofreitas
14/09/2005, 21:27
Olá Mauro B.

Estou adaptando uma direção de vw (santana) em meu cj-5.
Fiz SPOA nele e aproveitei para mecher na direção. Porém, estou com dúvidas quanto a passagem dos braços da direção. Passo eles por baixo das molas ou por cima?
Pelo que li aqui, a lingueta faz a passagem dos braços da direção por cima das molas, correto?
Essa é a forma ideal? Qual seria o melhor amortecedor para utilizar nesse sistema de direção com linguetas?
Obrigado!

Elmer_Jeep
14/09/2005, 23:44
pbofreitas, gente boa eu não sou o Mauro B. mas vou tentar ajudar.

O posicionamento da barra de direção que liga roda-a-roda por cima dos feixes é mais seguro pois ficando por baixo vc deixa a barra muito exposta à possíveis impactos que podem comprometer a dirigibilidade do jeep.

Sobre o amortecedor de direção eu recomendo o da Toyota Band que é o mesmo da Silverado.

[]'s

FernandoRisso
15/09/2005, 10:37
pbofreitas,

Só pra exemplificar, a barra no Cj que estamos montando ficou assim, fora de perigo e numa altura que não compremete torção etc.

O principal fato da lingueta ou high steer é pra manter os ângulos da barra que sai da caixa de direção e vai para roda (do passageiro normalmente) se mantenha o mais paralela ao solo possível, para isso vc pode precisar de um dropped pitman ou algo similar.

Espero que tenha ajudado :concordo:

[]'s

pbofreitas
16/09/2005, 00:00
Estou super agradecido pela ajuda Dr. Elmer e Dr. Fernando,

Pelo visto terei que fazer a lingueta depois de concluir o SPOA, assim saberei ao exato se preciso curvar ou não a tal lingueta... estou correto? Primeiro OA depois DH.

Agora só mais umas duvidaszinhas:
:arrow: Quais braços são ideais para utilizar no conjunto DH santana? Medida?
:arrow: Quais pinos pivôs e posições deles na lingueta? (pra cima? para frente?....)
:arrow: O local ideal para colocar o amortecedor de direção?

obrigado pela compreensão.
pedro :|

Elmer_Jeep
16/09/2005, 09:36
Pedro.

Eu não li o tópico todo mas pela quantidade de páginas tem muita informação sobre adaptar DH VW no Jeep
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=1024&start=0

Na primeira página ja tem respostas pras suas dúvidas

[]'s e boa leitura.

Germano
19/12/2005, 11:33
Aí pessoal, quebrou o bracinho-do-munhão, do lado direiro do meu 51 lá no Pantanal... e agora? Aguém tem uma sugestão ? O jeep está na casa de um colega , aguardando o resgate!

Elmer_Jeep
19/12/2005, 12:16
se é pra tirar do prego compra o tal de s.o.s munhão :wink:

Marcos ET
20/12/2006, 15:44
pessoALL, onde foram parar as fotos e os desenhos em Auto CAD deste tópico?????

Nilsinho
20/12/2006, 20:38
é isso ai também queria esse material, tem como resgatar :wink: ?

Pedro Freitas
20/12/2006, 21:54
é mais fácil comprar o "sos munhão" pronto nas casas de acessórios 4x4.
eles já possuem a peça pra pronta entrega, vem na medida certa. :concordo:

[]'s

Elmer_Jeep
27/02/2009, 17:40
pessoALL, onde foram parar as fotos e os desenhos em Auto CAD deste tópico?????

Anexos restaurados :concordo:

rubensx
27/02/2009, 18:32
alguém tem o arquivo em CAD e se é em tamanho real?