Ver Versão Completa : instalação de GNV
Paulo Cesar
18/06/2010, 10:51
Amigos
como o uso do gás natural (GNV) é muito, muito mais economico que a gasolina/álcool, estou
para instalar um kit, e gostaria de saber quais as opções de cilindro (tamanho) mais
utilizados por vocês, pois pelo jeito terei que tirar o banco trazeiro para colocar o cilindro
no lugar, asssim mandem fotos dos já instalados para que possamos ter uma noção de
como ficou e analisarmos as opções existentes.
abs.
Paulo
Ralado/SP
03/07/2010, 16:01
Paulo,
realmente está caro rodar com nossos brinquedos, com o preço da nossa gasolina... já pensei nessa possibilidade algumas vezes, principalmente depois que tive uma camper 6cc com GNV, que na minha humilde opnião era a melhor relação custo benefício.
Em relação à engesa, pensei em fazer um serviço bem rico em acabamento e que me daria uma boa autonomia, para descontar o custo x benefício... a sugestão final seria: retirar o tanque original, e instalar 2 cilindros de 10m por baixo do chassi revestidos apenas pela protetor de tanque original e alguns retalhos de chapa se necessário e um tanque reduzido ( nas mesmas dimensões do "capacete" - aquela parte mais elevada do tanque original ) onde seria utilizado para a gasolina, creio que algo perto de uns 15 a 20 litros, preso entre as longarinas. Não cheguei a orçar nem mesmo montar esse KIT, mas seria o mais legal, na minha opnião.
Fora isso pensei em colocar dois cilindros estreitos e cumpridos embaixo da carroceria, onde vão os estribos, mas não sei como ficariam. Dentro do carro JAMAIS, pois adoro levar umas tralhas e dou valor a qq espaço extra onde caiba uma coisa qq.
Abraçones e poste a saída que vc optar, pra ajudar a ILUSTRAR meus davaneios, pois ainda estou mexendo em lata e elétrica.
Ralado
Paulo Cesar
03/07/2010, 19:14
a sugestão final seria: retirar o tanque original, e instalar 2 cilindros de 10m por baixo do chassi revestidos apenas pela protetor de tanque original e
Fora isso pensei em colocar dois cilindros estreitos e cumpridos embaixo da carroceria, onde vão os estribos, mas não sei como ficariam. Dentro do carro JAMAIS,
Abraçones e poste a saída que vc optar, pra ajudar a ILUSTRAR meus davaneios, pois ainda estou mexendo em lata e elétrica.
Caro Ralado
Também andei pesando em colocar um ou dois cilindros em baixo como você, como ninguem
ainda fez isso ou não deram referencias, vou levar o carro em uma instaladora e ver como
pode ficar utilizando aqueles tanques de fibra de amostra que eles tem.
pesquisando na Web descobri um link aqui no forum que já falava no assunto (não entendi
porque não encontrei nada na pesquisa interna), nele tem uma boa dica de como pode
ficar com dois cilindros dentro do carro, com medição de consumo M3/KM.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=62357
valeu pela participação.
abs.
Eriksom Teixeira Lima
03/07/2010, 19:19
PC
segue a foto que você havia me pedido. Como te escrevi, estou concluindo um pequena reforma no Engesa (nova suspensão dianteira) e, por enquanto, os tanques não devem voltar para lá. Sua outra pergunta, CREIO que são de 18 m3 cada um
Eriksom
Paulo Cesar
03/07/2010, 19:23
Valeu Erikson
abs.
Ralado/SP
04/07/2010, 18:36
Paulo,
depois que tive uma camper 6cc com GNV que fazia 7 km/m3 na cidade e 10Km/m3 na estrada a primeira coisa que passou ne minha cabeça foi colocar GNV no engesa, porém como entrei no "jaque, jaque..." até hoje não toquei o projeto a diante.
Na minha camper, eram dois cilindros de 10 m3 a de uma amigo tem 1 cilindro de 20 m3; neste caso específico achei que 2 de 10m3 ficam melhor, atrapalham menos e permitem uma utilização melhor do espaço no portamalas. Creio que fazer um teste com diversos tipos e tamanhos de cilindros seja bem legal, pois assim pode descobrir alguma combinação de melhor aproveitamento do espaço.
Como disse anteriormente, não optarei pela instalação dentro do carro, pois teria que retirar minha maleta de ferramentas e várias outras tralhas ( cintas, anilhas, WD... )
Vicarei de olho nos relatos das opções, pitacos e tentativas
Abraçones
Ralado
Paulo Cesar
14/07/2010, 13:51
Uma foto de um kit na lateral embaixo do banco
CARLOS SIQUEIRA
14/07/2010, 15:00
PC, o meu quando comprei veio com esta montagem, acho que o menor de 8 e o outro de 12 m3. Como eram de diâmetro reduzido, o banco original ainda cabia, com um pequeno deslocamento para frente. Desisti, pois a autonomia para viagens era pequena, +/- 150 km, com o 4cc.
[]'s
Paulo Cesar
15/07/2010, 19:21
PC, o meu quando comprei veio com esta montagem, Desisti, pois a autonomia para viagens era pequena, +/- 150 km, com o 4cc.
Carlos,
Embora a autonomia não seja grande, 150 km não é pouco, pois hoje podemos encontra
postos com facilidade, e eles fazem o carro gastar a metade ou menos no custo do Km
rodado (com o preço atual do GNV).
Vendeu o kit??
abs.