PDA

Ver Versão Completa : SPOA só na traseira

elmestizo
15/06/2010, 18:40
Ops...

O que vocês acham de spoar só traseira? Resolveria o problema dos pneus >33 não pegar na lata e não teria que mexer no sistema de direção.

Alguém já fez? Que acham da loucura?

Abrass

Makaya
15/06/2010, 21:32
Amigo não ficara estranho ? veja quantos centimetros a traseira ficara mais alta, faz a mudança e veja se fica bom.

abraço

Amadeus_band
15/06/2010, 21:57
LM, fiquei pensando do SPOA só na traseira depois daquele dia, acho que precisaria pelo menos cunhar o eixo dianteiro, pois ao levantar a traseira, o eixo dianteiro vai rotacionar, inclusive, minha direção ficou meio estranha, só com os jumelos maiores. Eu pensava que era pelos pneus laros, mas com pneus finos (e offset 0) a direção também fica meio boba, então só pode ser o up na traseira!

Fernando Massad
15/06/2010, 22:04
Só um detalhe: as dimensões dos pneus em um 4X4 têm que ser, NECESSARIAMENTE, as mesmas para as 4 rodas, sob pena de se forçar as engrenagens de cx e redução, podendo destruir mesmo todo o conjunto de transmissão.
Assim, se a intenção de spoar só a traseira for para pôr pneus maiores na traseira a operação comprometerá a mecânica da viatura.

hercilio.neto
15/06/2010, 23:17
Spoar só a trazeira resolve o problema dos pneus nas caixas de roda, e não complica na barra de direção.
Mas deve ficar com uma aparencia bem estranha, não?

HERCILIO NETO

elmestizo
16/06/2010, 07:28
Se olharmos as bands com algum critério, vamos reparar que 80% das bands que estão rodando por ai, a traseira é ligeiramente mais alta que a dianteira.

Se comparar uma band spoada, com as molas planas, e uma band com molas arqueadas e spua... a altura fica similiar.

A discussão está lançada...

fabioabe
16/06/2010, 10:04
Eu ja vi Rural somente spoado na traseira, mas naum sei o desempenho e dirigibilidade.

Creio q seja uma opção legal, se tivesse pensado nisso antes, teria tentado fazer isso antes de spoar total, soh para ver no q da. Essa eh uma opcao/esperiencia que alguem que esteja para spoar faça.

Att
Fabio

mecamaniaco
16/06/2010, 17:58
Spoar apenas a traseira fica uma verdadeira M.... Isso só fica "menos pior" quando é em rural pois o eixo é mais fino e o carro é mais longo.

Quando estava spoando a minha eu passei por dificuldades técnicas e pensei em deixar apenas na traseira mas fica um lixo, parece HotRod, sem falar q muda completamente o caster.

elmestizo
16/06/2010, 18:24
Meca,

Resolveu seu problema da direção? As molas estão/estavam planas?

alexandre diniz
16/06/2010, 19:51
tbem acho q ficaria estranho mas...
é uma solução

mas que vai ter de mexer em algo na dianteira caster e rotacionar isso acredito q terá sim

Elmer_Jeep
18/06/2010, 15:13
Não seria mais facil fazer uma funilaria na caixa de rodas trazeira ?

elmestizo
18/06/2010, 15:36
Talvez sim... mas quem gosta do mais fácil... kkkk

Criei o tópico para gerar a discussão mesmo....

... o que acha do spoa só na traseira, ELMER?

Elmer_Jeep
18/06/2010, 15:48
... o que acha do spoa só na traseira, ELMER?
Bom, Eu recomendo fazer o serviço completo.

Ja vi um CJ5 que um gaucho amigo meu fez spoa somente na trazeira e alongou os suportes dianteiros(pra compensar a diferença) mantendo o spua, não gostei da caca, deu muito trabalho pra manter tudo na mesma posição...

Se for pra fazer algo desse tipo eu acho que nao precisa mexer na dianteira, mas isso vai depender do arqueamento dos feixes dianteiros.

Mas acredito que se fizer spoa trazeiro mantendo jumelos curtos e deixando as molas planas não ficará muito desproporcional, ainda mais quando andar de tanque cheio e com passageiros no banco de trás, é provável que nessas condições a viatura fique nivelada e sem risco de raspar os pneus na caixa de roda. E creio também que nao seja necessário mexer no sistema de direção.

Lembrando que vai precisar de uma barra anti rolagem.

[]'s