Conectar

Ver Versão Completa : Kit da RC4x4 .......

Eduardo Thum
07/03/2005, 16:59
Dai pessoal !!!! :D :D Beleza !!!!
Dei uma pesquisada no kit de suspensão da RC 4x4. Acho que vou comprá-lo para levantar a viatura. Quero levantar a viatura para aumentar a distância do solo, no entanto tenho dúvidas se tal prática de alterar a originalidade do carro não causa desgastes prematuros nas demais peças da suspensão.
Quando levantamos o carro ocasionamos algum tipo de desgaste ou trabalho forçado da suspensão ?
Se alguém puder me responder fico muito agradecido.
Um abraço, :lol:
Thum

billj
07/03/2005, 17:08
Não tem almoço grátis.........

samukanvas
07/03/2005, 18:04
Sobre a rc... Alguém já usou o suporte da tcase? é bom?

Diego Durigon
07/03/2005, 18:31
Você está falando de body lift ou calços de suspensão?

Em tempo, o vitara possui homocinéticas, estas trabalhando em angulos diferentes dos originais estão mais sujeitas a quebras...

[]'s

Eduardo Thum
08/03/2005, 15:58
Você está falando de body lift ou calços de suspensão?

Amigo Diego. Na verdade não sei qual a diferença de body lift e calço de suspensão. Mas o kit que me refiro esta no site da RC 4x4 como calço para suspensão, para ser instalado nas molas e nos amortecedores dianteiros. Dá uma olhada !!!

No entanto já fico apreensivo pelo que tu tá me dizendo "levantar o carro força as homocinéticas" !!!
Um abraço,
Thum

Diego Durigon
08/03/2005, 18:00
Olá Eduardo :)
Veja só, Body Lift trata-se de colocar calços de carroceria maiores do que os originais, em função de colocar pneus maiores.

[]'s

Rafael_Reis
08/03/2005, 18:44
Sobre a rc... Alguém já usou o suporte da tcase? é bom?
Uso todos os equipamentos da RC4x4 no Cabrito, inclusive a travessa. Ja dei muita porrada nela ficando inclusive com o peso de boa parte do jipe apoiado nela. Aquela coisa é MUITO forte!!!! Vai sem medo.

Abracao,

Eduardo Thum
08/03/2005, 19:00
Veja só, Body Lift trata-se de colocar calços de carroceria maiores do que os originais, em função de colocar pneus maiores.

Oi Diego !! Valeu responder .... !!!! :D :D
Na verdade já uso pneus AT23575R15 da Wangler. Meus pneus não raspam na carroceria. O que quero é levantar a viatura com calços de suspensão e não de carroceria. Dizem que aumenta 2" (algo em torno de 5cm). Vi instalado em outro vitara - nas molas.
Mas agora estou preocupado "Esta alteração" diminui a vida útil da suspensão mesmo ????? :shock:
Um baita abraço,
Thum

Diego Durigon
08/03/2005, 19:16
Tendo em vista que você não faça nada muito hard com o seu vitara, não vejo problema algum...

[]'s

Rafael_Reis
08/03/2005, 20:18
Tendo em vista que você não faça nada muito hard com o seu vitara, não vejo problema algum...

[]'s

QUal o problema? Uso 3" de bodylift e 2" de lift na suspensão, faço trilhas BEM pesadas e não vejo problema algum...

EU SEMPRE vou recomendar erguer a suspensao em vez do BL, apesar do BL ser inevitavel para pneus grandes no vitara.
Com o BL vc so arruma espaço para os pneus, com a suspensao melhora o vao livre e ganha mais curso. 2" nao força em nada as homocineticas, e o kit da RC já preve estes limites

Faça 2" de suspensao... é padrao para vitara. Não vejo o motivo desse alarde todo... :roll: Q frescura!

Thum, primeiro tente entender o q é lift na suspensao e o q é bodylift.
E acima de tudo PRA QUE tu quero teu jipe "mais alto".

Abração,

Rafael_Reis
08/03/2005, 20:24
Falando em travessa... logo devo fazer um bazar das peças do cabrito: kit de suspensao, calço de pivo traseiro, molas de competição, pnaus 3K frederico 32", inclusive a travessa da RC. Dependendo vai rolar cambio, t-case, eixos e suspensões. Fica de olho!!!

Abração,

tecnica
08/03/2005, 21:00
Rafael,

Já visitei seu site, muito bom, inclusive achei show de bola a matéria sobre o calço do pivô do diferencial, pena que o mesmo não esteja incluso no kit RC4x4.

Tenho a intenção de colocar o kit de 2" no meu Vitara, e tenho as mesmas dúvidas que o Eduardo. No topico http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=4470, o Periquito cita 3,7cm (1,5") como lift máximo da suspensão dianteira do Vitara, acima disso, segundo ele, a bandeja fica muito arqueada... o que afeta a cambagem, por consequencia a dirigibilidade.

Me fala a tua experiência, como fica o lance da cambagem, já que a vida útil da homocinética não muda muito.

Com suspensão original, qual o maior pneu possível ? E com 2" ?

Abraços,

Rafael_Reis
08/03/2005, 21:47
Nao sei qual o maior pneu possivel com original... acho q é 215 ou alguma medida comparavel a 195/75 (original). Com 2" da para usar um 31" mas vai raspar um pouco. 235/75 deve rodar sem raspar.

A cambagem com lift de 2" é muito facil de resolver.
Basta abrir (oblongar) o furo superior do amortecedor dianteiro para q o parafuso passe a ter ajuste. Ai é so ir em um lugar q faz geometria e balanceamento e colocar o camber em 0 ou levemente negativo, como eu uso.
No meu caso, q exijo bastante do jipe, depois de acertar a cambagem no parafuso dei um pingo de solda ali para evitar q corresse.

Usei o cabrito com 2" de suspensao e pneus 30" por um bom tempo, viajava a 120 Km/h sem problemas e a dirigibilidade era excelente para um jipe.

Vai tranquilo q esse pavor ai é lenda urbana...

Abração,

Eduardo Thum
09/03/2005, 10:26
Faça 2" de suspensao... é padrao para vitara. Não vejo o motivo desse alarde todo... Q frescura!

Grande Rafael !!! Esse sabe muito !!!! :D :D
Rafael, meus pneus são 235/75R15 Wangler. Hoje com a suspensão original não raspam em nada. Quero levantar a suspensão porque eventualmente participo dos passeios da Rotas e Trilhas (que por sinal vi que tu também participa) e não quero que a viatura raspe em obstaculos. Não que eu faça trilha direto mas também acho que o jipe fica mais personalizado. Não pretendo trocar os pneus (são novos).
Estou cotando o serviço com o sagui da Repecol, segundo ele em torno de R$600,00 para aumentar em torno de 5cm (2")
Mas para que eu possa acompanhar e entender o serviço diz ai:
Além dos caras instalarem o kit deve ser feito um ajuste de cambagem ?
É simplesmente isso ou tem mais alguma coisa que eu deva exigir ?
Valeu mesmo - Um grande abraço, :D :D
Thum

isaianet
09/03/2005, 10:53
Faça 2" de suspensao... é padrao para vitara. Não vejo o motivo desse alarde todo... Q frescura!

Rafael, meus pneus são 235/75R15 Wangler. Hoje com a suspensão original não raspam em nada. Quero levantar a suspensão porque eventualmente participo dos passeios da Rotas e Trilhas (que por sinal vi que tu também participa) e não quero que a viatura raspe em obstaculos. Não que eu faça trilha direto mas também acho que o jipe fica mais personalizado. Não pretendo trocar os pneus (são novos).
Estou cotando o serviço com o sagui da Repecol, segundo ele em torno de R$600,00 para aumentar em torno de 5cm (2")
Mas para que eu possa acompanhar e entender o serviço diz ai:
Além dos caras instalarem o kit deve ser feito um ajuste de cambagem ?
É simplesmente isso ou tem mais alguma coisa que eu deva exigir ?
Valeu mesmo - Um grande abraço, :D :D
Thum

Eduardo, entre em contato com o Rodrigo da rc4x4 e cote com ele o preço do kit que ele vende, sem dúvidas é o de melhor qualidade feito no brasil.
Com um mínimo de conhecimento mecânico se instala ele, ou então em qualquer oficina tu manda instalar sem problemas.
Garando que vai gastar bem menos do que mandando na repecol.

Abraços

tecnica
09/03/2005, 11:26
Oi pessoal,

Obrigado por dirimir as dúvidas. Cada vez mais estou gostando do Vitara, é o bicho. Como moro em SP, tenho que fazer a personalização urbana primeiro (trava, seguro, filme), mas já cotei com o Rodrigo Portugal a parte lameira da coisa.

Abraços,

Eduardo Thum
09/03/2005, 11:33
Eduardo, entre em contato com o Rodrigo da rc4x4 e cote com ele o preço do kit que ele vende, sem dúvidas é o de melhor qualidade feito no brasil.
Com um mínimo de conhecimento mecânico se instala ele, ou então em qualquer oficina tu manda instalar sem problemas.
Abraços

E ai Isaias !!! Valeu !!!
Eu já cotei com o Rodrigo R$350,00 !!
Tu sabe alguma oficina que cobre menos de R$ 150,00 para instalar fazer cambagem etc...
Se souber me indica.
Fico muito agradecido,
Um abração,
Thum

Rafael_Reis
09/03/2005, 12:49
Bom, eu costumo evitar falar sobre a Repecol e a qualidade dos serviços e produtos deles... :?
Mas te garanto q os equipamentos da RC4x4 sao MUITO, mas MUITO melhores q os vendidos na dita cuja loja, e como disse o Isaia de quebra ainda são mais baratos.

Compra o kit da RC sem medo e de quebra manda fazer um calço de balança traseira seguindo o desenho do meu site q nao tem erro.
PELO AMOR DE DEUS, nao usa o calço de pivo da Repecol... é suicídio!!!
A nao ser q tenham criado vergonha e copiado o desenho do meu site pq o deles era duas chapas unidas por um tubo. :shock:
Pior é q mandaram os clientes para o Transparana com essa joia... acho q dá para imaginar o q aconteceu... hiii falei!!! :oops:

Se quer economizar, instala o kit vc mesmo, é MUITO fácil!!!
Instala deixando a cambagem errada mesmo, e depois leve em uma casa de geometria e balanceamento q os caras fazem o furo de ajuste brincando.

Abraços,

Rafael_Reis
09/03/2005, 12:53

Sei nada...
Tem duas maneiras de vc aprender as coisas:
1-adquirindo conhecimento primeiro e executando depois
2- executando primeiro e adquirindo conhecimento concertando a merd@ q acabou de fazer.

Eu so constumava ser (e as vezes ainda sou) um grande adepto da segunda opção... :lol:

Abraços sabendo nada de nada,

Eduardo Thum
09/03/2005, 17:20
Se quer economizar, instala o kit vc mesmo, é MUITO fácil!!!
Instala deixando a cambagem errada mesmo, e depois leve em uma casa de geometria e balanceamento q os caras fazem o furo de ajuste brincando.

E ai Rafael !!! Valeu mesmo !!!! :D :D
Meu jipe é um Vitara 5 portas 97 (o mesmo sideckick com nome de vitara) e pretendo fazer o lift de 2"
Então pelo que entendi compro o kit da RC 4x4 instalo mando acertar a cambagem como tu disse e DEVO FABRICAR E INSTALAR UM CALÇO DA BANDEJA TRASEIRA PARA CORRIGIR O ÂNGULO DO PIVO DO DIFERENCIAL TRASEIRO BEM COMO UM ESPAÇADOR DO EIXO CARDÂ.
É isto ? Este espaçador do cardã já tem no carro ?
Este calço e espaçador do eixo cardã não fazem parte do kit e tu aconselha usar para não forçar o pivô ?
Se é isto onde eu encontro este nylon (tecnil) ?
Aguardo resposta.
Muito obrigado
Um abração, :D :D
Thum

isaianet
09/03/2005, 22:58
Abraços

E ai Isaias !!! Valeu !!!
Eu já cotei com o Rodrigo R$350,00 !!
Tu sabe alguma oficina que cobre menos de R$ 150,00 para instalar fazer cambagem etc...
Se souber me indica.
Fico muito agradecido,
Um abração,
Thum

Eduardo,

Com certeza optar pelo kit da RC é a melhor opção, alem de ser muito mais barata... Conheço muitos vitaras levantados na Repecol e te digo que não gostei muito do serviço não.
Oficina??? Te recomendaria meu mecanico (Meia - Fone: 9685 0664), dá uma ligada pra ele, diz que é meu amigo e pergunta quanto que ele cobra pra te instalar, mas acredito que seja bem menos que 150,00, afinal de contas não tem mistério nenhum! Depois é só levar em qualquer casa de geometria e fazer a cambagem...
Também é só pegar o desenho do calço da bandeja traseira e mandar fazer em qualquer torneiro que trabalhe com nylon, não vai gastar nem 30 reais pra fazer, dae é só dar pro Meia que ele instala junto com o kit pra ti.

Qualquer coisa é só gritar

Abraços

tecnica
09/03/2005, 23:57
Rafael,

Escarafunchando os topicos antigos, vc falou em rebaixar o diferencial dianteiro para compensar a inclinação das homocineticas. Vc chegou a rebaixar ?

Desculpa encher de perguntas, mas é que eu sou meio chato. To gostando muito do Vitara, tive sorte de achar um carro em bom estado, e quero deixá-lo no esquema...

Abraços,

Rafael_Reis
10/03/2005, 00:03
Não cheguei nao... Acho q para 2" nao precisa.
MAS se quer fazer o troço gabarito, pede pro portugal os suportes q ele faz pra vc, ele ja tem a manha toda.

Abração,

isaianet
10/03/2005, 00:03
Acredito que pra um kit de 2' não seja mesmo necessario rebaixar o dif.

Ah nao ser que queria mesmo manter a originalidade mesmo estando mais alto...

Quanto forças as bixacineticas... num é nada de apavoroso..

Abs

Rafael_Reis
10/03/2005, 00:15
Se eu q sou eu nunca quebrei... ninguem quebra!!!

hahaha

Eduardo Thum
10/03/2005, 11:57
Eduardo,

Com certeza optar pelo kit da RC é a melhor opção, alem de ser muito mais barata... Conheço muitos vitaras levantados na Repecol e te digo que não gostei muito do serviço não.
Oficina??? Te recomendaria meu mecanico (Meia - Fone: 9685 0664), dá uma ligada pra ele, diz que é meu amigo e pergunta quanto que ele cobra pra te instalar, mas acredito que seja bem menos que 150,00, afinal de contas não tem mistério nenhum! Depois é só levar em qualquer casa de geometria e fazer a cambagem...
Também é só pegar o desenho do calço da bandeja traseira e mandar fazer em qualquer torneiro que trabalhe com nylon, não vai gastar nem 30 reais pra fazer, dae é só dar pro Meia que ele instala junto com o kit pra ti.

Abraços

Baita força Isaia !!! Valeu !!! :D :D
Já falei com o Meia e tratei tudo. Ele vai me cobrar R$ 50,00 - beleza !!
Vou mandar fazer o calço da bandeja em um torneiro.
Mas, desculpe a ignorância. No site do Rafael, onde ele coloca as medidas e fotos do calço da bandeja, ele menciona um espaçador do eixo cardã.
Esse espaçador já tem ou também tem que fazer ???
Ha, desculpe te alugar, mas tu conhece algum torneiro aqui por POA ?
Um abração e muito obrigado. :D :D
Thum

Rafael_Reis
10/03/2005, 12:43
Pode deixar sem espacador mesmo...

eu te devo ter uns sobrando aqui em casa (calco da bandeija e extensor), mas preciso verificar. Se quiser é so falar q te vendo.

Abracao,

isaianet
10/03/2005, 13:28
[quote]
Mas, desculpe a ignorância. No site do Rafael, onde ele coloca as medidas e fotos do calço da bandeja, ele menciona um espaçador do eixo cardã.
Thum

Blza, o Meia além de parceiro e bom mecânico, não te passa a faca na hora da conta, tenho certeza que vai gostar do serviço dele.
O calço do cardan também não vem no kit e tem que mandar fazer, sai baratinho, nem 10 reais eu creio.
Sobre torneiros posso te indicar dois lugares:

- Torneiro Daví (F: 3386 2871), o cara fica numa travessa da Antonio de Carvalho, faz um serviço muito bom, mas o cara é meio de dia, as vezes te trata bem e faz preço bom e tem vezes que mete o preço lá em cima.

- Alpha Mecânica de Precisão (Fone: 3337 2893) Fica na Dona Margarida 501, esquina com a Farrapos, conheço gente que já mandou fazer as buchas lá e saiu em torno de 40 reais as duas.

Abraços

Andre Sousa
11/03/2005, 13:00
Ai pessoal.

Sabem se o Kit funciona bem com o G. Vitara 3 portas.
É o mesmo carro?3
Só vejo Vitara. Posso levantar o G. Vitara também?

Eduardo Thum
11/03/2005, 13:48
[quote]
Thum

Blza, o Meia além de parceiro e bom mecânico, não te passa a faca na hora da conta, tenho certeza que vai gostar do serviço dele.
O calço do cardan também não vem no kit e tem que mandar fazer, sai baratinho, nem 10 reais eu creio.
Sobre torneiros posso te indicar dois lugares:

- Torneiro Daví (F: 3386 2871), o cara fica numa travessa da Antonio de Carvalho, faz um serviço muito bom, mas o cara é meio de dia, as vezes te trata bem e faz preço bom e tem vezes que mete o preço lá em cima.

- Alpha Mecânica de Precisão (Fone: 3337 2893) Fica na Dona Margarida 501, esquina com a Farrapos, conheço gente que já mandou fazer as buchas lá e saiu em torno de 40 reais as duas.

Abraços

Isaias!!!
Valeu mesmo meu amigo. Agradeço a todos a atenção dispensada. É por essas e outras que a gente fica feliz por ter tomado uma decisão acertada na hora de escolher o "Suzuki" como o nosso jipe. Ouço muita gente que diz "esse carro é importado - na hora de consertar o cara gasta uma fortuna". Eles nem sabem o que estão falando. Não imaginam a tribo que se reúne e se ajuda em torno desses jipinhos.
Tentem achar alguma "cultura" sobre BMW por exemplo !!!
Então é o seguinte: Vou levantar a viatura e depois de tudo pronto dou retorno neste tópico e posto umas fotos de como ficou.
Mais uma vez muito obrigado Isaia, Rafael e demais amigos.
Um baita abraço,
Thum

isaianet
11/03/2005, 15:31
Que isso tche! nem precisa agradecer..

O verdadeiro jipeiro ajuda sem pensar duas vezes...

Não sei se tu participas de algum grupo de trilhas, mas temos o nosso que se reúne uma quarta sim outra não lá na oficina do Meia a noite pra comer um churrasco e bater um papo.

Quando fores no Meia conversa com ele quando vai ter churrasco e dae é só aparecer por lá, eu infelizmente esse ano não to conseguindo aparecer lá, mas com certeza o pessoal vai te receber super bem, tem o Henrique Josino, o Ricardo Allgeyer e o Keko-CJ5 que participam do forum e aparecem por lá também.

Abraços

Andre Sousa
14/03/2005, 13:35
Alô Galera,

Algum conhecedor do G. Vitara 3 portas?

Posso levantar com o Kit e botar na trilha. É igual ao Vitara??

thiagobh
14/03/2005, 18:08
tenho grand vitara 3p

levantei com calços amortecedor 2polegadas

ta osso de arrumar a cambagemmmm

lixei, abri o primeiro buraco...
amortecedor ta quase encostando na manga de eixeo e a cambagem ta no lime

1 segundo...
kem me ajuda ?

nepomuk
10/06/2005, 14:41
Um detalhe que não comentaram aqui é a tal regulagem do freio. Não é necessária? o Freio não fica mais sensível?

Porque que o Rodrigo da RC já não inclui o calço do diferencial traseiro no seu Kit? Iria facilitar um monte!

Estou querendo levantar o meu também mas estou meio sem tempo. Não tem ninguém que faz o serviço completo? Tipo, deixo o bixim lá e já saio com ele sem precisar me preocupar... :mrgreen:

Valeu!
[]'s sem lugar pra levantar o bixim.

Maurício Vitara
10/06/2005, 14:46
Um detalhe que não comentaram aqui é a tal regulagem do freio. Não é necessária? o Freio não fica mais sensível?

Porque que o Rodrigo da RC já não inclui o calço do diferencial traseiro no seu Kit? Iria facilitar um monte!

Estou querendo levantar o meu também mas estou meio sem tempo. Não tem ninguém que faz o serviço completo? Tipo, deixo o bixim lá e já saio com ele sem precisar me preocupar... :mrgreen:

Valeu!
[]'s sem lugar pra levantar o bixim.

Ñ é necessário ...no meu caso o freio ficou normal...

Maurício Vitara
10/06/2005, 14:46
O q vc terá q fazer é cambagem posteriormente.

nepomuk
10/06/2005, 15:03
Eu verifiquei aqui na região de Sorocaba e apenas 1 loja faz cambagem pro vitara e cobram uma fortuna ($150 cada lado!!/ devem achar que todo dono de vitara é milionário), acho que porque os outros não o fazem por pura falta de conhecimento e medo de fazerem besteira.

Rafael (cabrito),
Poderia fazer um esquema (ou apenas os passos) para essa tal oblongação do suporte do amortecedor, pois pelo que ví ele suporta o mesmo através de 2 parafusos apenas. É só soltá-los, mover o amortecedor e apertar novamente?

Abraço,

AlemãoRS
13/06/2005, 14:05
Com pneus 31" vai pegar no paralama traseiro se tu naum colocar os extensores no eixo traseiro ou roda com offset.
Na dianteira, se trocar os parachoques naum pega..