PDA

Ver Versão Completa : Chapada Diamantina



valeriano
14/06/2010, 12:07
Pessoal,

vou para a Chapada Diamantina com minha namorada e um camarada me acompanhando de moto. Provavelmente devo ir na ultima semana de julho e primeira semana de agosto.
Minha idéia é sair do RJ e seguir pela BR116 até Caratinga no primeiro dia e, no segundo dia seguir até a Chapada. O meu camarada vai sair de SP e deve me encontrar em Governador Valadares, já no segundo dia.

Não conheço direito as atrações nem as cidades da Chapada e gostaria de dicas do local.
Como sei que a Chapada é MUITO grande, vou ter que da ruma filtrada e fazer um roteiro factível em 1 semana. Minha idéia é ficar 7 dias na Chapada, 4 dias na estrada e 3 dias visitando Ilhéus, Porto Seguro e algum outro lugar próximo dalí.

Não pretendo ficar em Lençóis, pois como é o ponto principal de entrada da Chapada, já ouvi que é bem mais caro que as outras cidades. Eu vi alguns outros lugares no mapa, mas agora não estou com ele em mãos para postar aqui. Quando chegar em casa vejo isso.

Quem tiver dicas sobre algum destes lugares (Chapada Diamantina, Ilhéus, Porto Seguro, etc), eu agradeço. Achei apenas 2 tópicos sobre a Chapada por aqui e eles eram bem pobres de informação (um deles tinha 0 respostas).

Lothar
14/06/2010, 20:01
Pessoal,

vou para a Chapada Diamantina com minha namorada e um camarada me acompanhando de moto. Provavelmente devo ir na ultima semana de julho e primeira semana de agosto.
Minha idéia é sair do RJ e seguir pela BR116 até Caratinga no primeiro dia e, no segundo dia seguir até a Chapada. O meu camarada vai sair de SP e deve me encontrar em Governador Valadares, já no segundo dia.

Não conheço direito as atrações nem as cidades da Chapada e gostaria de dicas do local.
...
Quem tiver dicas sobre algum destes lugares (Chapada Diamantina, Ilhéus, Porto Seguro, etc), eu agradeço. Achei apenas 2 tópicos sobre a Chapada por aqui e eles eram bem pobres de informação (um deles tinha 0 respostas).



Dá uma olhada no link abaixo que te leva ao site do extremos. A Dani Monteiro está fazendo uma séria de reportagens sobre o local, com travessias e trekkings. Muito bacana.

http://multishow.globo.com/Extremos/Episodios/Vale-do-Capao-2.shtml

[]

Lothar

konai
16/06/2010, 13:51
Valeriano.

Acho que Lençois não é muito caro não. Estive lá em jul/08 e paguei R$-25,00 p.pessoa em uma pousada nova, com estacionamento e bom café da manhã (Pousada Aguiar na entrada da cidade) e tinha vários restaurantes a R$-10,00 p.p.

A região é realmente extensa e os atrativos são muitos. Como vc só tem 7 dias, de fato não poderá ver tudo e vai ter que escolher o que mais se encaixar no seu perfil e dos acompanhantes.

valeriano
16/06/2010, 14:00
Valeriano.

Acho que Lençois não é muito caro não. Estive lá em jul/08 e paguei R$-25,00 p.pessoa em uma pousada nova, com estacionamento e bom café da manhã (Pousada Aguiar na entrada da cidade) e tinha vários restaurantes a R$-10,00 p.p.

A região é realmente extensa e os atrativos são muitos. Como vc só tem 7 dias, de fato não poderá ver tudo e vai ter que escolher o que mais se encaixar no seu perfil e dos acompanhantes.

hehe
Por isso que sempre digo que "barato" é relativo. Pra mim, R$25/pessoa já é relativamente caro.
Quando fiz a Expedição dos Sertões, em Janeiro de 2009 (passando pelo Deserto do Jalapão, Chapada das Mesas, São Luís, Lençóis Maranhenses, Camocim, Jericoacoara, Parque Nacional de Ubajara, Parque Nacional das 7 Cidades e Chapada dos Veadeiros) o hotel mais caro que paguei foi R$45,00 o casal. O hotel mais barato foi R$15/casal com garagem e café da manhã! Isso foi em Porto Nacional, no TO.
Nesta viagem eu também achei uns PFs de R$2,00 (isso mesmo: DOIS REAIS) que vinham arroz, feijão, carne ou frango, salada e molho vinagrete. Achei essas pérolas em Carolina (MA) e em Barreirinhas (MA), que por sinal é a porta de entrada para os Lençóis Maranhenses.
No final foram R$787 de estadia (casal) em 33 dias.

carlos cardoso
17/06/2010, 22:42
Valeriano,
na chapada diamantina, a cidade de lençóis tem a melhor estrutura e os preços para todos os gostos. Sempre que vou a chapada fico lá, já fiquei em mucugê, no sul da chapada, e tive alguns desgostos, como o dia em que o dono da pousada mucugê resolveu fazer uma festa para a cidade toda (na pousada), coisa de gente amadora no ramo. Em lençois o neco's bar é muito bom, tem comida regional de primeira. Quanto a lugares, existem vários, estou na chapada dos veadeiros, e vou a chapada diamantina pela enésima vez, e não canso.
Os programas clássicos são a cachoeira da fumaça, morro do pai inácio (tem um posto perto com comida bem razoável e barata), gruta da pratinha, lagoa encantada,etc... .
No sul da chapada, a cidade de Ibicoara e Mucugê têm atrativos muito bons como cachoeira do Buracão e Fumacinha, e cemitério bizantino e cachoeirão. Este ano vou tentar conhecer Rio de Contas.

Bom espero ter ajudado um pouco


Carlos Cardoso

konai
18/06/2010, 20:31
Rio de Contas, apesar de ser bem interessante, não é muito visitado. Estive lá em set/05 e gostei.

Foto 1 - Cachoeira do Brumado.
Foto 2 e 3 - Rio de Contas.
Foto 4 - Quilombo Bananl.
Foto 5 - Comunidade Mato Grosso (daqui, se o tempo estiver claro, é possível ter uma visão do Pico das Almas).

valeriano
18/06/2010, 22:04
Valeriano,
na chapada diamantina, a cidade de lençóis tem a melhor estrutura e os preços para todos os gostos. Sempre que vou a chapada fico lá, já fiquei em mucugê, no sul da chapada, e tive alguns desgostos, como o dia em que o dono da pousada mucugê resolveu fazer uma festa para a cidade toda (na pousada), coisa de gente amadora no ramo. Em lençois o neco's bar é muito bom, tem comida regional de primeira. Quanto a lugares, existem vários, estou na chapada dos veadeiros, e vou a chapada diamantina pela enésima vez, e não canso.
Os programas clássicos são a cachoeira da fumaça, morro do pai inácio (tem um posto perto com comida bem razoável e barata), gruta da pratinha, lagoa encantada,etc... .
No sul da chapada, a cidade de Ibicoara e Mucugê têm atrativos muito bons como cachoeira do Buracão e Fumacinha, e cemitério bizantino e cachoeirão. Este ano vou tentar conhecer Rio de Contas.

Bom espero ter ajudado um pouco


Carlos Cardoso

Carlos,

eu havia pensado em dormir na primeira noite em Itaetê, que é a primeira cidade subindo a BA-245 no sentido da chapada. Esta é também a cidade mais próxima do Poço Encantado, segundo o mapa da 4Rodas. Ae caso esta cidade fosse muito longe das outras atrações (ou não tivesse hospedagem barata), eu continuaria até outra cidade já no segundo dia, visitando o Poço Encantado logo pela manhã.
Eu continuaria então pela BA-142 até a BR-242, visitando o que tivesse de atração no caminho, caindo por último na região de Lençóis. Quando terminasse, eu seguiria pela BR-242 já pegando o caminho de Ilhéus e Porto Seguro.

valeriano
18/06/2010, 22:05
Rio de Contas, apesar de ser bem interessante, não é muito visitado. Estive lá em set/05 e gostei.

Foto 1 - Cachoeira do Brumado.
Foto 2 e 3 - Rio de Contas.
Foto 4 - Quilombo Bananl.
Foto 5 - Comunidade Mato Grosso (daqui, se o tempo estiver claro, é possível ter uma visão do Pico das Almas).

Show as fotos. Vou procurar mais informações sobre estes lugares.
Valeu!

JILP
19/06/2010, 10:26
Minhas sugestões para vc incluir no roteiro são: Fazenda pratinha que inclui a Gruta Azul, passeio de flutuação caverna adentro, passeios aá cavalo, tirolêsa em águas transparentes onde se pode ver o fundo até uma profundidade de dois metros, enfim, um verdadeiro oasis na Chapada; Mucugezinho e Poço do Diabo; Gruta da Lapa Doce... Sou Apaixonadao pela região e tbm estou querendo ir em breve. Conheço mta gente na região e mtos passeios, mergulhos e tirolesa nem pago mais... qquer coisa, qdo vc tiver a data confirmada vc me avisa p ver se sá p eu ir tbm. Tô querendo botar a tornado que tô equipando p fazer trilha em cima da Ranger p dar uns passeios por lá. Abraço.

konai
19/06/2010, 13:35
Valeriano.

Vc já confirmou se o Poço Encantado foi reaberto para visitação? Estava interditado pelo Ibama desde 2007. Naquele setor tem o Poço Azul com acesso por Nova Redenção. Entre Itaetê e Igatu tem um acesso por terra, mas tem um rio para atravessar, que pode ser feito a pé ou com viatura equipada com snorkel.

valeriano
20/06/2010, 19:23
Valeriano.

Vc já confirmou se o Poço Encantado foi reaberto para visitação? Estava interditado pelo Ibama desde 2007. Naquele setor tem o Poço Azul com acesso por Nova Redenção. Entre Itaetê e Igatu tem um acesso por terra, mas tem um rio para atravessar, que pode ser feito a pé ou com viatura equipada com snorkel.

Vou tentar verificar isso. Tenho que vedar melhor o meu snorkel, que não está com a vedação muito boa.

Cesar Machado
23/06/2010, 21:56
Oi Allan

Abaixo alguns lugares que valem a visita:
- Cachoeira do Buracão em Ibicoara, próximo a Rio de Contas;
- A cidade de Mucugê, boa para pernoitar para que vem do Rio de Janeiro.
- As Ruínas de Xique Xique do Igatu;
- O Poço Azul em Nova Redenção;
- As Cachoeiras do Rio Serrano e os Salões de Areia nas proximidades de Lençóis;
- A impressionante Caverna da Torrinha e o poço da Gruta da Pratinha em Iraquara;
- A Cachoeira da Fumaça, em Palmeiras.
Além disso, se programe para assistir ao magnífico Pôr do Sol no alto do Morro Pai Inácio, tendo como cenário a grandiosa paisagem dos canyons da Chapada Diamantina, é realmente inesquecível.

Só não vou com vc, porque meu jipe não ficará pronto até lá...

Então, Boa viagem...
:concordo:

valeriano
23/06/2010, 22:17
Oi Allan

Abaixo alguns lugares que valem a visita:
- Cachoeira do Buracão em Ibicoara, próximo a Rio de Contas;
- A cidade de Mucugê, boa para pernoitar para que vem do Rio de Janeiro.
- As Ruínas de Xique Xique do Igatu;
- O Poço Azul em Nova Redenção;
- As Cachoeiras do Rio Serrano e os Salões de Areia nas proximidades de Lençóis;
- A impressionante Caverna da Torrinha e o poço da Gruta da Pratinha em Iraquara;
- A Cachoeira da Fumaça, em Palmeiras.
Além disso, se programe para assistir ao magnífico Pôr do Sol no alto do Morro Pai Inácio, tendo como cenário a grandiosa paisagem dos canyons da Chapada Diamantina, é realmente inesquecível.

Só não vou com vc, porque meu jipe não ficará pronto até lá...

Então, Boa viagem...
:concordo:

Valeu!!!
Pena que vc não vai poder ir. Seria uma ótima compania.

CarlãoBH
05/08/2010, 00:29
E aí Valeriano, como foi a viagem? Estou querendo fazer esta mesma viagem em outubro, com 1 ou 2 carros e 1 ou 2 motos, a confirmar. Voce tem tracklogs? O que foi furada? O que é imperdível?
Falaí
abs

valeriano
05/08/2010, 00:33
E aí Valeriano, como foi a viagem? Estou querendo fazer esta mesma viagem em outubro, com 1 ou 2 carros e 1 ou 2 motos, a confirmar. Voce tem tracklogs? O que foi furada? O que é imperdível?
Falaí
abs

Carlão,

acabei não indo.
Tive uma colisão com um caminhão MB poucas semanas antes da viagem e fiquei preso no RJ por causa disso. :parede: