Conectar

Ver Versão Completa : Limpeza do filtro

Marcelo BFr
13/06/2010, 23:05
Caros membros do fórum, segundo a landrover é necessário que a cada mês se faça uma limpeza no filtro sedimentador de diesel, a minha dúvida é a não realização desse procedimento regularmente acarreta algum tipo de problema grave no motor ou no desempenho do defender? porque percebo que os mecânicos tem uma certa má vontade em executar essa limpeza, é possível e fácil executar essa limpeza em casa mesmo?

Carlão Rover
13/06/2010, 23:22
Ele fica atrás da roda traseira direita(do lado passageiro na roda de trás).

Drenar o filtro é apenas girar no sentido anti-horário uma pequena borboleta que serve de dreno, igual o sistema de drenagem do filtro do diesel.

Não há necessidade de fazer uma vez por mês.

E quando for fazer, sugiro retirar o sedimentador, pois a borboleta com o tempo começa a vazr,pois é bem fraca...

Hugo4x4
13/06/2010, 23:55
Caros membros do fórum, segundo a landrover é necessário que a cada mês se faça uma limpeza no filtro sedimentador de diesel, a minha dúvida é a não realização desse procedimento regularmente acarreta algum tipo de problema grave no motor ou no desempenho do defender? porque percebo que os mecânicos tem uma certa má vontade em executar essa limpeza, é possível e fácil executar essa limpeza em casa mesmo?

Marcelo

Toda vez que abasteço, no outro dia antes de ligar o carro dreno o sedimentador num copo de vidro para saber a qualidade do diesel que comprei. Se detecto água dreno com frequência tanto o sedimentador como o filtro de combustível para evitar que esta passe e comprometa a vida da bomba injetora e bicos.

Hugo4x4
Defender 110 04
Jeep CJ5 73

Ulisses 110
02/04/2012, 07:20
Fala Marcelo,

Recomendo que vc faça a limpeza deste filtro, pois tive o descuido de não fazer e acabou que aquele resíduo que fica armazenado lá entupiu a mangueira de combustível que vai ate a bomba alimentadora tendo o trabalho de desentupir (depois de ficar parado na estrada srsrsrsrsrsrsrsr, mas tudo é diversão referente o meu caverão). Não fique com preguiça meu camarada pois não tem dificuldade e nem trabalho.

Agora um pergunta: neste filtro alguem sabe me informar se dentro dele vai um cartucho de filtro ( se tiver alguem me informa o código do cartucho do filtro ou nome) ou não???
AGRADEÇO E ESPERO TER AJUDADO MARCELO,

UM ABRAÇO A TODOS.

ary nunes
02/04/2012, 09:39
Bom dia Ulisses,

O filtro sedimentador do Defender não possui nenhum elemento filtrante.Para uma limpeza profunda,retirada dos sedimentos após milhares de quilometros rodados,recomendo a desmontagem do caneco que é bipartido.Para a desmontagem do caneco basta retirar um parafuso ,com chave de 11mm,que esta colocado no centro da tampa superior e puxar o caneco para baixo,nesta operação pode ser que as duas metades ja se separem.

Abraço,

Ary

Defender 110 2004

vwinit
02/04/2012, 10:30
Grande Ulisses... Seja bem-vindo!!

Não tem elemento filtrante... apenas a gravidade mesmo.

Veja este tópico onde tem detalhado o procedimento e mostra o sedimentador:

landroverclub.com.ar :: Ver tema - Limpieza vaso sedimentador de gasoil (Defe y Disco 300 tdi) (http://www.landroverclub.com.ar/viewtopic.php?t=93417&highlight=sedimentador)

Abraço,
Hailton.

CGAUER
02/04/2012, 12:03
Achei que eu era o único maluco aqui.... Estou aliviado! rsrs

Mas depois que comecei a abastecer apenas com Podium nunca mais peguei água, nenhuma gota sequer a mais de um ano. Ainda assim não custa nada fazer este job. Retiro sempre uns 500ml de Diesel pelo dreno, filtro com um filtro de café e volto o óleo no tanque. Se tiver água jogo tudo fora.

Sim é bom pelo menos uma vez ao ano retirar o copo. Mas no meu 90 fiz isso depois de 10 anos e estava absolutamente limpo.

Em resumo, esquema é ser chato com o tipo de posto que se abastece.

Abs

Clemente

Marcelo

Toda vez que abasteço, no outro dia antes de ligar o carro dreno o sedimentador num copo de vidro para saber a qualidade do diesel que comprei. Se detecto água dreno com frequência tanto o sedimentador como o filtro de combustível para evitar que esta passe e comprometa a vida da bomba injetora e bicos.

Hugo4x4
Defender 110 04
Jeep CJ5 73

UiRá
06/04/2012, 18:50
Amigos, me pergunto como fazer a limpeza do mesmo se na minha viatura ele está envolto por esta "caixa" protetora um tanto quanto inacessível...alguém aí já passou pela mesma situação??? Ou será que só na minha 90tinha que ele está assim tão protegido??? :pensativo: Fotos abaixo. Grato e boa páscoa a todos.

340003340004340005

vwinit
06/04/2012, 21:20
Uirá, eu nunca tinha visto este "aparato"...

Se soltar estes parafusos o filtro deve sair de boa, não??
340040

UiRá
06/04/2012, 21:29
Fala Hailton, amanhã tentarei. Também pensei nisso...mas sabe como é, vai que alguém já passou pelas tentativas-erros em caso semelhante, tinha a esperança de me livrar dessa...rsrs. Sem falar que seria muito mais facil apenas drenar pela borboleta como manda o manual, já que é um lugar de acesso meio dificil pra trabalhar. Depois conto, abs.

rafaelfernandez
06/04/2012, 21:58

340040

Negativo amigos! :discordo:
O correto e mais facil é soltar esse pafaruso: 340042 Isso vai soltar a capa protetora, depois o mais facil a se fazer é soltar esse parafuso:340043 e desmontar o filtro todo.

Recomendo que baixem e leiam o Workshop Manual (Manual de oficina, em portugues). :concordo: Serviço simples e rápido. Unica dica é após a limpeza do sedimentador, ao ligar a viatura NÃO ACELERE e deixe o motor trabalhando em marcha lenta por alguns minutos para o filtro voltar a encher e não dar entrada de ar.

[]´s
Rafael

petcho
07/04/2012, 00:10
Rafael fiz exatamente dessa forma q indicou, é a mais fácil, e se me permitem, eu aconselharia tb retirar a mangueirinha q vem do tanque e levanta-la durante o procedimento, se nao fica escorrendo diesel do tanque!!!!!! aproveitando a oportunidade, alguem teria o manual de oficina em portugues???so acho em ingles, abraço Pedro

rafaelfernandez
07/04/2012, 03:04
Rafael fiz exatamente dessa forma q indicou, é a mais fácil, e se me permitem, eu aconselharia tb retirar a mangueirinha q vem do tanque e levanta-la durante o procedimento, se nao fica escorrendo diesel do tanque!!!!!! aproveitando a oportunidade, alguem teria o manual de oficina em portugues???so acho em ingles, abraço Pedro

Petcho,

Não ha necessidade de desmontar mais nada além dos 2 parafusos que indiquei. O diesel não fica ou pelo menos não deveria ficar caindo. Há algum gotejamento logo que se retira o filtro, mas ele para após algum tempo.

Eu costumo colocar uma vasilha embaixo para aparar o diesel e ter uma ideia da qualidade do combustivel no posto que costumo abastecer, como já foi mencionado aqui.

[]´s
Rafael

UiRá
07/04/2012, 19:36
Fala Rafael,

Obrigado amigo. Hoje fiquei ocupado em outros DIY :dance:. Limpei o respiro do cárter. Renovei o líquido do arrefecimento (esta tarefa é molhada mas divertida...rsrs...só não foi 100% porque o mardito plug da termostatica não saiu por nada :parede:!!! Fiquei com medo de forçar e ele ficar redondo ao invés de sextavado). E amanhã darei uma olhada no sedimentador.

Abs.

Rogbenno
08/04/2012, 07:41
Fala Rafael,

Obrigado amigo. Hoje fiquei ocupado em outros DIY :dance:. Limpei o respiro do cárter. Renovei o líquido do arrefecimento (esta tarefa é molhada mas divertida...rsrs...só não foi 100% porque o mardito plug da termostatica não saiu por nada :parede:!!! Fiquei com medo de forçar e ele ficar redondo ao invés de sextavado). E amanhã darei uma olhada no sedimentador.

Abs.

Fala, Uira.
Vou fazer o mesmo na minha 90. Qual aditivo vc usou? O Xlc da
Havoline nao tem aqui em Curitiba. Pelo menos, nao encontrei.
Um abraço e pelos Páscoa a todos.
Rogerio.

UiRá
08/04/2012, 18:11
Fala, Uira.
Vou fazer o mesmo na minha 90. Qual aditivo vc usou? O Xlc da
Havoline nao tem aqui em Curitiba. Pelo menos, nao encontrei.
Um abraço e pelos Páscoa a todos.
Rogerio.

Beleza Rogerio? Como anda a amarelinha? Já tá com as molas Bilsten? rsrs

Usei o aditivo Petronas Paraflu Up Orgânico - OAT para temperatura -38 a 108C. Pelo que pesquisei aqui o importante é esta especificação OAT + a água desmineralizada.

Como sou preguiçoso de ficar caçando e rodando pela cidade para encontrar outros, comprei este mesmo, na primeira autopeças que parei...não tava afim de ficar 3 dias rodando procurando Havoline...o preço não me lembro mas achei caro pra kct...os 5 litros de aditivo + uns 7 litros de água desmineralizada me custou uns 160 "milhões"...rs.

Boa sorte, abs.

---------------------------
Sedimentador:

Quanto ao sedimentador, Rafael acertou, era só soltar aquele parafuso-borboleta que a proteção sai fácil. Meu sedimentador não tinha mais a borboleta embaixo, no lugar, tinha um parafuso de cabeça sextavada de 13mm (deve ser coisa de antigo dono) bem meia boca. Na hora que soltei ele, deu a impressão que drenou uns 500 ml de água com óleo...:shock:.

Depois desmontei o copo soltando o parafuso superior de 11mm. Por dentro estava uma desgraça!!! Borra de óleo + barro + água. Limpei geral por dentro e por fora e remontei tudo sem maiores dificuldades. No lugar do tal parafuso inferior de 13mm coloquei um parafuso allen da mesma medida, que ficou mais firme e vedado. Agora é só manter a limpeza periódica.

Como vocês fazem para conferir a qualidade do diesel pelo sedimentador? O que me diz que o diesel é bom? O cheiro? A cor? Viscosidade? Ausência de água no sedimentador? Todas as alternativas?

Valeu a todos e boa semana!

Rogbenno
08/04/2012, 18:22
Beleza Rogerio? Como anda a amarelinha? Já tá com as molas Bilsten? rsrs

Usei o aditivo Petronas Paraflu Up Orgânico - OAT para temperatura -38 a 108C. Pelo que pesquisei aqui o importante é esta especificação OAT + a água desmineralizada.

Como sou preguiçoso de ficar caçando e rodando pela cidade para encontrar outros, comprei este mesmo, na primeira autopeças que parei...não tava afim de ficar 3 dias rodando procurando Havoline...o preço não me lembro mas achei caro pra kct...os 5 litros de aditivo + uns 7 litros de água desmineralizada me custou uns 160 "milhões"...rs.

Boa sorte, abs.

Uira,
Coloquei as molas com amortecedores ome, tambem troquei o amortecedor de direcao por ome. To gostando, mas ficou meio empinada a frente. Agora preciso trocar as molas e amortecedores traseiros. Pena que custa caro pra caramba. Acho que vou esperar ate a fenajeep, e ver se consigo alguma oferta boa.
Abraço.

rafaelfernandez
08/04/2012, 18:50
Sedimentador:

Quanto ao sedimentador, Rafael acertou, era só soltar aquele parafuso-borboleta que a proteção sai fácil. Meu sedimentador não tinha mais a borboleta embaixo, no lugar, tinha um parafuso de cabeça sextavada de 13mm (deve ser coisa de antigo dono) bem meia boca. Na hora que soltei ele, deu a impressão que drenou uns 500 ml de água com óleo...:shock:.

Depois desmontei o copo soltando o parafuso superior de 11mm. Por dentro estava uma desgraça!!! Borra de óleo + barro + água. Limpei geral por dentro e por fora e remontei tudo sem maiores dificuldades. No lugar do tal parafuso inferior de 13mm coloquei um parafuso allen da mesma medida, que ficou mais firme e vedado. Agora é só manter a limpeza periódica.

Como vocês fazem para conferir a qualidade do diesel pelo sedimentador? O que me diz que o diesel é bom? O cheiro? A cor? Viscosidade? Ausência de água no sedimentador? Todas as alternativas?

Valeu a todos e boa semana!

Uirá,

Diesel bom deve ser puro, sem partículas(sujeira) e principalmente sem água. Ao aparar e analizar o que sai do sedimentador, dá para se ter uma ideia do que foi colocado no tanque.

[]´s
Rafael

UiRá
08/04/2012, 19:46
Valeu Rafael.

Amigos, peço ajuda aos universitários! Após drenar o sedimentador, remontei o mesmo limpo (e vazio de qualquer liquido) e liguei o jipe. Funcionou 1 minuto e desligou. Tá com todo jeito que faltou diesel indo pro motor. Ao remontar o sedimentador deveria ter sido "enchido" de diesel??? Tentei ligar o jipe umas 2 x, ficou no "quase", ligou de novo 5 segundos, e morreu de novo...tenho certeza que tem a ver com a limpeza do sedimentador. Vai ver o motor não gostou da falta de lama no sedimentador!!! :parede:

E agora? Estou a 8 km do posto mais próximo, não dá pra ir lá comprar um litro de diesel...encho o copo do sedimentador com outro óleo (tenho óleo do motor, e óleo de cozinha...rs) pra fazer o bicho pegar de vez??? Não deveria precisar disso pois aqui mesmo neste tópico no link que o Hailton postou diz que não é necessário encher o mesmo...:pensativo:

Agradeço a ajuda. Abs.

UiRá
08/04/2012, 20:14
Verifiquei e o sedimentador, está com diesel dentro, mas o motor continua não dando a partida...

rafaelfernandez
08/04/2012, 20:17
Uirá,

Em cima do suporte do filtro de diesel(no cofre do motor) tem um pequeno parafuso(10mm salvo engano). Afrouxa ele e bombeia na bomba de transferência até sair todo o ar. Caso a bateria ainda tenha carga, pode dar na chave até começar a sair somente diesel pelo parafuso, ai fecha o parafuso e tentar fazer o carro pegar.

[]´s
Rafael

UiRá
08/04/2012, 20:31
Valeu Rafael, vou deixar esse job para amanhã cedo. Não insisti muito nas partidas justamente para não acabar com a bateria. Ela ainda tem alguma carga.

Também achei esses outros dois tópicos sobre o mesmo caso, mas sinceramente me pareceram meio confusos, mas uma coisa está clara, é ar no sistema, cagada minha. Abs.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/86994-purgando-o-filtro-sedimentador.html

http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/80377-drenei-o-sedimentador-e-agora-o-motor-nao-pega.html

rafaelfernandez
08/04/2012, 20:45
Recomendo que baixem e leiam o Workshop Manual (Manual de oficina, em portugues). :concordo: Serviço simples e rápido. Unica dica é após a limpeza do sedimentador, ao ligar a viatura NÃO ACELERE e deixe o motor trabalhando em marcha lenta por alguns minutos para o filtro voltar a encher e não dar entrada de ar.

Isso mesmo Uirá, ar no sistema. Provavelmente você esqueceu de seguir a dica acima(post #11).
Mas é coisa simples de resolver, basta seguir o que falei no post #21.

[]´s
Rafael

petcho
09/04/2012, 00:11
Rafael, nao sei se ficaria pingando pois sempre q fiz retirei a mangueira, acho q foi dica do clemente em outro topico, da proxima vez nao vou tirar pra ver!!!! alguem teria o manual de oficina em portugues pra me passar?????

petcho
09/04/2012, 00:16
Uira, caso o ar nao saia totalmente e ela nao pegue usando a dica do Rafael, podesse tb ,com uma chave de boca 17mm, abrir um pouco os bicos, dar partida ate o ar sair (vc verá diesel saindo por onde vc afrochou) e reapertar q ela irá pegar, Abraço, mas faça oq o rafael falou primeiro, é mais facil e quase sempre resolve

UiRá
09/04/2012, 09:04
Senhores, funcionou. Muito obrigado pelas dicas. Fiz só o que o Rafael orientou, nada que umas 50 bombadas não resolvesse...rsrs.

Errando e aprendendo! :concordo:

Valeu abs.

vwinit
09/04/2012, 09:18
Senhores, funcionou. Muito obrigado pelas dicas. Fiz só o que o Rafael orientou, nada que umas 50 bombadas não resolvesse...rsrs.

Errando e aprendendo! :concordo:

Valeu abs.

Uirá, só para deixar registrado ...
se este procedimento não resolver quando der entrada de ar no sistema, use uma chave 17 e afrouxe os bicos no bloco.
De partida até vazar óleo em todos os bicos (vai fazer uma baguncinha).
Aí é só fechar os bicos com a chave 17 novamente (com cuidado para não rasgar nenhuma mangueirinha), virar a chave... e voltar para a estrada.
;)